Thais Arrias Weiller

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  • Última atualização do currículo em 17/09/2018


Designer de jogos brasileira e professora de Game Design na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) estudando a relação entre o jogador e o game design de um jogo (2012). Possui graduação em Jornalismo e Design de Moda pelo Centro Universitário de Maringá (2008). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thais Arrias Weiller
Nome em citações bibliográficas
WEILLER, Thais Arrias

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Conselho Universitário.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Prado Velho
80215901 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 32711555
URL da Homepage: www.pucpr.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Ciências da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Game Design Inteligente: Elementos de design de videogames, como funcionam e como utilizá-los dentro e fora de jogos,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Fredric Michael Litto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Jogos Digitais; Jogos Virtuais; Videogame; comportamento; Game Studies; Game design.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Game Desing.
2005 - 2008
Graduação em Jornalismo.
Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
Título: Uso e Evolução da Estrutura Narrativa na História do Jornalismo.
Orientador: Leisy Regina Fracasso Stefano.
2005 - 2008
Graduação em Moda.
Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
Título: Beyla & Verthandy: Uma Proposta Eticamente Responsável de Headgear.
Orientador: Ana Paula Machado Velho.




Formação Complementar


2013 - 2013
Critical Thinking. (Carga horária: 30h).
University of Edinburgh, EDINBURGH, Escócia.
2012 - 2013
Model Thinking. (Carga horária: 60h).
University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.
2012 - 2012
Extensão universitária em Fantasy and Science Fiction. (Carga horária: 120h).
University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.
2012 - 2012
Game Theory Class. (Carga horária: 40h).
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
2011 - 2011
Extensão universitária em AI Class (online). (Carga horária: 110h).
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
2011 - 2011
UX bootcamp. (Carga horária: 20h).
Faber Ludens, FL, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Linux - Operação e Administração Básica - Modo Txt. (Carga horária: 32h).
Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Iniciação Científica: formulação de projetos. (Carga horária: 30h).
Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Auxiliar, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar de Game Design, Carga horária: 10

Atividades

02/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho Universitário, .

02/2017 - Atual
Ensino, Design Digital, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Game Design A
Game Design U
Oficina V
Oficina VI

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Grupo de Estudos, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 2

Atividades

11/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Curitiba, .


Alpha Channel - Centro de Computação Gráfica, AC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora de game design, Carga horária: 4

Atividades

05/2011 - 12/2012
Ensino, Técnico em Design Digital, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design Digital
Game Design

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Pesquisadora bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda em Comunicação, Carga horária: 40

Atividades

03/2010 - 09/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, .


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 4

Atividades

06/2010 - 10/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, .



Linhas de pesquisa


1.
Game Design
2.
Desenvolvimento de jogos
3.
Gameplay
4.
Game Design
5.
Game Design Inteligente
6.
Léxico de meios interativos e jogos digitais
7.
Level Design
8.
Jogos & Mensagem
9.
Game Design
10.
Jogos e Gênero
11.
Interseccionalidade


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
GG, Grupo de Estudos em Gênero e Games
Descrição: Grupo de estudos que visa trazer as discussões de gênero, raça/etnia e sexualidade para o âmbito dos games..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Thais Arrias Weiller - Integrante / Letícia Rodrigues - Coordenador / Felicia Guerreiro - Integrante / Luciana Vidolin Martins - Integrante / Mariana Michels Fontoura - Integrante / Vitória Lorencetti - Integrante.
2010 - 2012
CS Games
Descrição: CS:Games, Grupo de Pesquisa em Games da PUC-SP, reúne pesquisadores de campos interdisciplinares que têm como objetivo comum investigar os games como formas de linguagem, dialogando com campos de estudos emergentes a eles relacionados, como game studies, design e cultura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (12) Doutorado: (3) .
Integrantes: Thais Arrias Weiller - Integrante / Ana Paula Narciso Severo - Integrante / Flávia Tavares Gasi - Integrante / Levy Henrique Bittencourt - Integrante / Sabrina Carmona - Integrante / Maria Lucia Santaella Braga - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Cooperação.


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: MERLOT Journal of Online Learning and Teaching


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Game Desing.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Mediada por Computador/Especialidade: Videogames.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Mediada por Computador/Especialidade: Gameplay.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
WEILLER, T. A.2010WEILLER, T. A.. Jogos digitais: interfaces gráficas e interação. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. VI, p. 01-10, 2010.

2.
WEILLER, T. A.2009WEILLER, T. A.. L?Appropriation et l'Interprétacion de Signes et Sens de Produits Écologicament Responsables. SOCIéTéS - Centre d'Etude sur l'Actuel et le Quotidien (CeaQ) - Sorbonne, v. -, p. ---, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
WEILLER, T. A.. Pense Pequeno: e termine seu primeiro videogame. 1. ed. Curitiba: Game Start, 2018. v. 01. 47p .

2.
WEILLER, Thais Arrias. Game Start. 01. ed. Curitiba: JoyMasher, 2016. v. 01. 302p .

3.
WEILLER, Thais Arrias. Game Start: Lições de Game Design para começar seu videogame. 01. ed. São Paulo: Blucher, 2015. v. 01. 291p .

Capítulos de livros publicados
1.
WEILLER, Thais Arrias; SEVERO, Ana Paula Narciso . Shaping a Digital Me: An Introduction to Avatar Customization as Interactional and Engaging Feature in Videgames. In: Annakaisa Kultima; Mirva Peltoniemi. (Org.). Games and Innovation Research Seminar 2011 Working Papers. 7ed.Tampere: TRIM, 2012, v. 1, p. 77-82.

2.
WEILLER, Thais Arrias. Mine, Yours and Ours: How narrative structures may influence User Generated Content. In: Matteo Ciasrellardi, Cristiba Miranda de Almeida, Carlos A. Scolari. (Org.). Understanding Media, Today. Barcelona: Book Printing S.L., 2011, v. 01, p. 319-328.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
WEILLER, Thais Arrias. O meu, o seu, o nosso: Apropriação da narrativa em videogames e a construção de um saber coletivo. In: ABCIber, 2010, Rio de Janeiro. IV Simpósio Nacional da ABCiber. -: -, 2010. v. 4. p. ---.

2.
WEILLER, Thais Arrias; SEVERO, Ana Paula Narciso ; GASI, Flávia Tavares ; Bittencourt, Levy Henrique . Nem real nem virtual: A problemática entre avatares e realidade na sociedade contemporânea. In: ABCIber, 2010, Rio de Janeiro. IV Simpósio Nacional da ABCiber. -: -, 2010. v. 4. p. ---.

Apresentações de Trabalho
1.
WEILLER, Thais Arrias. Introdução ao Level Design. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
WEILLER, Thais Arrias; SEVERO, Ana Paula Narciso ; Protasio, Arthur . Pesquisa em Videogames. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
WEILLER, Thais Arrias. O meu, o seu, o nosso: Apropriação da narrativa em videogames e a construção de um saber coletivo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SEVERO, Ana Paula Narciso ; GASI, Flávia Tavares ; Bittencourt, Levy Henrique ; WEILLER, Thais Arrias . Nem real nem virtual: A problemática entre avatares e realidade na sociedade contemporânea. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
WEILLER, Thais Arrias; CARMONA, Sabrina . Pesquisa em Videogames no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
WEILLER, T. A.. Rainy Day. 2016.

2.
PACITO, Danilo D. ; GALVAO, Marco . Odallus: The Dark Call. 2015.

3.
PACITO, Danilo D. ; KAUFMMAN, Thommaz. ; WEILLER, T. A. . MRC6-454. 2012.

4.
PACITO, Danilo D. ; PAIVA, Pedro F. ; WEILLER, T. A. . Oniken. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
WEILLER, T. A.. Pense Pequeno: e termine seu primeiro videogame. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Tutorial).

2.
WEILLER, Thais Arrias. Introdução ao Level Design. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ALVES, A. ; BOTELHO, R. ; DEAK, A. ; GALASSO, B. ; LOURENCO, C. E. ; NOMURA, M. ; SERRA, G. ; WEILLER, Thais Arrias . Uma leitura despretenciosa sobre comunidades, autoria e controle na contemporaneidade. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Hipertexto científico a respeito do ciber espaço feito de forma coletiva).

4.
WEILLER, Thais Arrias; PACITO, Danilo D. . Game Comments. 2010. (Blog de Notícias).

5.
WEILLER, Thais Arrias; GASPAROTO, Mayara . Vista-se!. 2008. (Blog de Notícias).

6.
Barbosa, Ana ; Contiero, Ariscia ; ELIAS, Vanderlei ; WEILLER, Thais Arrias . Lola- Moda & Negócios. 2007. (Jornal Impresso).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
WEILLER, Thais Arrias; ADORNO, Guilherme ; ELIAS, Vanderlei . Gamers. 2007. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
WEILLER, T. A.; ASAI, A. . Glitch Festa. 2017 (Feira).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Games and Innovation Seminar.Almost Real: A Brieth Introduction to Avatar Customization. 2011. (Seminário).

2.
Jornada Discente.Homo Cyber Ludens. 2011. (Outra).

3.
SP Game Show.Jogos Digitais e Jogos Tradicionais: Estruturas comuns. 2010. (Simpósio).

4.
Nestor Garcia Canclini e a Globalização.Globalização: Movimentos de Massificação e de Regionalização na visão de Canclini. 2006. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
WEILLER, T. A.; GOULART, Lucas . Jogos Diversos - SBGames. 2018. (Congresso).

2.
WEILLER, T. A.; GOULART, Lucas . Jogos Diversos - SBGames. 2017. (Congresso).

3.
WEILLER, Thais Arrias; GIRELLO, Thiago. ; MEDEIROS, Pedro. ; PACITO, Danilo D. ; CEZARINO, Paulo. ; ATAIDE, Gilberto. ; YOSHIOKA, Heloisa. ; JOCK, Lucas. ; OLIVEIRA, Raquel. ; MANFROI, Henrique. S. . Mesa de Discussão de Desenvolvedores Independentes de Jogos. 2012. (Congresso).

4.
SANTAELLA, Maria Lucia Braga ; CARMONA, Sabrina ; SEVERO, Ana Paula Narciso ; WEILLER, Thais Arrias ; GASI, Flávia Tavares ; Bittencourt, Levy Henrique ; LEMES, David Oliveira ; MUSSARA, Fábio ; ATAIDE, Gilberto ; TOKIO, Kao ; CARNEIRO, Luiz Marcelo Brandão ; RAMOS, Reinaldo ; MITTERMAYER, Thiago ; FREITAS, Gabriela Teles . 1a Jornada Gamer. 2010. (Festival).



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
WEILLER, T. A.. Pense Pequeno: e termine seu primeiro videogame. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Tutorial).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
WEILLER, T. A.; GOULART, Lucas . Jogos Diversos - SBGames. 2018. (Congresso).

2.
WEILLER, T. A.; GOULART, Lucas . Jogos Diversos - SBGames. 2017. (Congresso).




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