Jênifer Rosa de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7716788745643197
  • Última atualização do currículo em 25/11/2018


Relações Públicas no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Mestra em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, na linha COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA NAS INTERAÇÕES SOCIAIS. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo e Relações Públicas - pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Tecnologia em Radiologia pelo CEFET-MG. Atualmente dedica-se a pesquisas que envolvam as interfaces entre mídia e religião. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jênifer Rosa de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, J. R.;OLIVEIRA, JÊNIFER ROSA DE;OLIVEIRA, JE'NIFER ROSA DE


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Cantar para quê? A música gospel no processo de midiatização: o caso do programa Esquenta!,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Magali do Nascimento Cunha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cultura Gospel; Evangélicos; Esquenta!; Midiatização.
2006 - 2011
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2006 - 2010
Graduação em Tecnologia em Radiologia.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Normas Protocolares para o Judiciário. (Carga horária: 16h).
IBRADEP, IBRADEP, Brasil.
2018 - 2018
Cerimonial no Ambiente Legislativo. (Carga horária: 40h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2018 - 2018
Atualização Gramatical. (Carga horária: 30h).
Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, EJEF, Brasil.
2017 - 2017
Atualização em telejornalismo. (Carga horária: 60h).
Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, EJEF, Brasil.
2017 - 2017
Workshop Comunicação Colaborativa. (Carga horária: 8h).
Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, EJEF, Brasil.


Atuação Profissional



Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, TJMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Relações Públicas, Carga horária: 30


Conselho Regional de Psicologia Minas Gerais, CRP 04, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Relações Públicas, Carga horária: 40


Fundação Hospitalar São Francisco de Assis, FHSFA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Regime de contratação CLT, Enquadramento Funcional: Analista de Comunicação, Carga horária: 44
Outras informações
Atuação como analista de comunicação do Complexo Hospitalar São Francisco (CHSF), realizando todo o trabalho de comunicação interna e externa (criação de conteúdo para os canais institucionais, organização de eventos institucionais, criação de peças gráficas). Membro do Grupo Gestor e da Comissão de Humanização do CHSF.


BH Press Comunicação, BHPRESS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Regime de Contratação CLT, Enquadramento Funcional: Analista de Comunicação, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação como produtora de conteúdo para publicações empresariais.


Rede Minas, ADTV, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Produtora Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio como produtora na Rede Minas, afiliada da TV Brasil.


Programa Polo da UFMG no Vale do Jequitinhonha, POLO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
O Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha promove ações que busquem o protagonismo local no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres de Minas Gerais. Enquanto bolsista de extensão, pude participar do planejamento de ações de comunicação, análise da mídia local, e da produção de conteúdo para os veículos de comunicação do Projeto, além de atuar como monitora na disciplina Laboratório Polo Jequitinhonha.


Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciaçao Científica-FAPEMIG, Carga horária: 20
Outras informações
Estudo comparativo entre os telejornais brasileiros "Jornal da Noite", apresentado por Boris Casoy e transmitido pela Rede Band, e "Jornal da Globo", apresentado por Willian Waack e Cristiane Pelajo e transmitido pela Rede Globo. A pesquisa buscava uma análise dos elementos constintuintes dos telejornais, sob a ótica da análise do discurso.



Projetos de pesquisa


2008 - 2009
Análise das estratégias argumentativas na construção dainformação televisa
Descrição: Estudo comparativo entre os telejornais brasileiros "Jornal da Noite", apresentado por Boris Casoy e transmitido pela Rede Band, e "Jornal da Globo", apresentado por Willian Waack e Cristiane Pelajo e transmitido pela Rede Globo. A pesquisa buscava uma análise dos elementos constintuintes dos telejornais, sob a ótica da análise do discurso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Jênifer Rosa de Oliveira - Integrante / Giani David Silva - Coordenador / Igor Braga Martins - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUSA, MARCO TU'LIO2018SOUSA, MARCO TU'LIO ; OLIVEIRA, JE'NIFER ROSA DE . Entre o convencer e o admirar: estrate-gias discursivas da Igreja Universal na Programac-a-o IURD e na campanha Eu Sou A Universal. Estudos em Comunicação, v. 1, p. 51-63, 2018.

2.
OLIVEIRA, JÊNIFER ROSA DE2018 OLIVEIRA, JÊNIFER ROSA DE. Entre a Experiência Religiosa e o Entretenimento: ressignificações da música gospel como atração no programa Esquenta!. COMUNICOLOGIA (BRASÍLIA), v. 11, p. 99-119, 2018.

3.
OLIVEIRA, J. R.2016 OLIVEIRA, J. R.; CUNHA, M. N. . Produzindo o sagrado pelas mídias sociais: a interação dos fiéis com o Templo de Salomão no Instagram. Comunicação & Informação (UFG), v. 19, p. 35-52, 2016.

4.
1SOUSA, MARCO TÚLIO DE2014 SOUSA, MARCO TÚLIO DE ; OLIVEIRA, JÊNIFER ROSA DE . O Fiel Como Garoto Propaganda: Análise Discursiva De Uma Campanha Publicitária Da Igreja Universal do Reino de Deus. Novos Olhares (USP), v. 3, p. 226-238, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, JÊNIFER ROSA DE; ALBERTI, A. A. F. V. . A metáfora como contestação: análise discursiva das músicas de protesto no período da ditadura militar no Brasil. In: ANDRADE, Antônio de; GONÇALVES, Elizabeth Moraes; FARO, José Salvador; SANTOS, Marli dos.. (Org.). Comunicação e Democracia: 50 anos do golpe militar. 1ed.São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2015, v. único, p. 278-290.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, J. R.; SOUSA, M.T. . Uma história, duas estratégias: análise comparativa de dois produtos midiáticos da Igreja Universal do Reino de Deus. In: 28° Congresso Internacional Soter. Religião e Espaço Público: Cenários Contemporâneos., 2015, Belo Horizonte. Anais do Congresso da Soter ? 28° Congresso Internacional Soter. Religião e Espaço Público: Cenários Contemporâneos., 2015. v. unico. p. 1204-1211.

2.
OLIVEIRA, JÊNIFER ROSA DE. Produzindo o sagrado pelas mídias sociais: a interação dos fiéis com o Templo de Salomão no Instagram. In: XIV Congresso Ibero-Americano de Comunicação - IBERCOM, 2015, São Paulo. Anais do XIV Congresso Ibero-Americano de Comunicação IBERCOM 2015 : comunicação, cultura e mídias sociais. São Paulo: ECA: USP, 2015. p. 3462-3473.

3.
OLIVEIRA, J. R.. A religião como ingrediente da feijoada de domingo: a participação dos artistas gospel no programa Esquenta!. In: IX Eclesiocom - Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial, 2014, Londrina. Anais da IX Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial, 21 de agosto de 2014, [recurso eletrônico]: Relações Públicas e Opinião Pública em tempos de efervescência na relação política-religião.. São Bernardo do Campo: Cátedra Unesco de Comunicação e Desenvolvimento Regional, 2014. v. 2. p. 1-15.

4.
OLIVEIRA, J. R.. Da fé ao funk: o cotidiano como legitimador do gospel no programa ?Esquenta!?. In: 4º Congresso Internacional de Comunicação e Consumo, 2014, São Paulo. Comunicon 2014 Anais, 2014.

5.
OLIVEIRA, J. R.. Cantar para quê? As funções não-sacras da música cristã contemporânea na conformação do ser cristão. In: XXVI Congresso Internacional Soter - Fé, Símbolos, Narrativas, 2013, Belo Horizonte. Anais do Congresso da Soter - 26º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião, 2013. p. 1552-1556.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, J. R.; SOUSA, M.T. . Quem é a Universal? Análise discursiva de uma campanha publicitária da Igreja Universal do Reino de Deus. In: 27º CONGRESSO INTERNACIONAL DA SOTER: Espiritualidades e Dinâmicas Sociais: Memória ? Prospectivas, 2014, Belo Horizonte. Caderno de Resumos - 27º Congresso Internacional Soter. Belo Horizonte: Soter, 2014. p. 220-220.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA, M.T. ; OLIVEIRA, J. R. . Mídia e Religião: aspectos históricos e questões atuais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OLIVEIRA, J. R.. ?Cantar para quê? A música gospel no processo de midiatização: o caso do programa Esquenta!. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA, JÊNIFER ROSA DE. Produzindo O Sagrado Pelas Redes Sociais: A Interação Dos Fiéis Com O Templo De Salomão No Instagram. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA, J. R.; SOUSA, M.T. . Uma história, duas estratégias: análise comparativa de dois produtos midiáticos da Igreja Universal do Reino de Deus. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA, J. R.. Da fé ao funk: o cotidiano como legitimador do gospel no programa ?Esquenta!?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
OLIVEIRA, J. R.; ALBERTI, A. A. F. V. . A metáfora como contestação: análise discursiva das músicas de protesto no período da ditaduramilitar no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
OLIVEIRA, J. R.. A inserção da música gospel nos programas de TV não-religiosos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
OLIVEIRA, J. R.; SOUSA, M.T. . Quem é a Universal? Análise discursiva de uma campanha publicitária da Igreja Universal do Reino de Deus. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
OLIVEIRA, J. R.. Cantar para quê? As funções não sacras da música cristã contemporânea na conformação do 'ser cristão'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
OLIVEIRA, J. R.; MARTINS, I.B. . Análise das estratégias argumentativas na construção da informação televisiva. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, JÊNIFER ROSA DE. Trabalho avaliado para a Revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura. 2018.

2.
OLIVEIRA, JÊNIFER ROSA DE. Trabalho avaliado para a Edição 2018 da INICIACOM. 2018.

3.
OLIVEIRA, JÊNIFER ROSA DE. Trabalho avaliado para a revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUSA, M.T. ; OLIVEIRA, J. R. . Mídia, Religião e Sociedade: estudos e perspectivas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SOUSA, M.T. ; OLIVEIRA, J. R. . Mídia, religião e sociedade: estudos e perspectivas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II CONACIR / V Semana de Ciência da Religião ? Religião e violência: configurações contemporâneas.. ?Cantar para quê? A música gospel no processo de midiatização: o caso do programa Esquenta!. 2016. (Congresso).

2.
28° Congresso Internacional Soter. Religião e Espaço Público: Cenários Contemporâneos.. Uma história, duas estratégias: análise comparativa de dois produtos midiáticos da Igreja Universal do Reino de Deus. 2015. (Congresso).

3.
II Simpósio Nordeste da ABHR. Minicurso - Mídia, Religião e Sociedade: estudos e perspectivas. 2015. (Congresso).

4.
XIV Congresso Ibero-Americano de Comunicação - IBERCOM. Produzindo O Sagrado Pelas Redes Sociais: A Interação Dos Fiéis Com O Templo De Salomão No Instagram. 2015. (Congresso).

5.
27º CONGRESSO INTERNACIONAL DA SOTER: Espiritualidades e Dinâmicas Sociais: Memória ? Prospectivas. Quem é a Universal? Análise discursiva de uma campanha publicitária da Igreja Universal do Reino de Deus. 2014. (Congresso).

6.
4º Congresso Internacional de Comunicação e Consumo. Da fé ao funk: o cotidiano como legitimador do gospel no programa ?Esquenta!?. 2014. (Congresso).

7.
V Colóquio de Comunicação e Inovação (USCS). 2014. (Seminário).

8.
XVII Congresso Metodista. A metáfora como contestação: análise discursiva das músicas de protesto no período da ditadura militar no Brasil. 2014. (Congresso).

9.
26° Congresso Internacional da Soter. Cantar para quê? As funções não sacras da música cristã contemporânea na conformação do 'ser cristão'. 2013. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, J. R.. Psicologia em Foco - Ciclo de Debates. 2015. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, J. R.; MARTINS, I.B. . Análise das estratégias argumentativas na construção da informação televisiva. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, J. R.; ALBERTI, A. A. F. V. . A metáfora como contestação: análise discursiva das músicas de protesto no período da ditaduramilitar no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA, J. R.. A inserção da música gospel nos programas de TV não-religiosos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SOUSA, M.T. ; OLIVEIRA, J. R. . Mídia, religião e sociedade: estudos e perspectivas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 6:05:42