Jailson José dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7757868120391992
  • Última atualização do currículo em 09/09/2018


Jailson José dos Santos possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (1998). Cursou três programas de pós-graduação latu senso, a saber: Especialização em Lingüística Aplicada pela UERN/CAMEAM (2001), Especialização em Linguagens e Educação, promovida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte/Universidade Potiguar - UNP (2003) e Especialização em Língua Inglesa pela UERN/CAMEAM (2005). Exerceu a função de Professor Permanente de Língua Inglesa junto à Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte - SEE/RN no periodo de 2000 a 2014. Atualmente, exerce a função de Professor Permanente, na categoria Adjunto IV, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no Campus da UERN na cidade de Pau dos Ferros - Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM). Cursou Mestrado Acadêmico em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2009). Em 2013, participou do Programa de Desenvolvimento para Profesores de Língua Inglesa (PDPI) - promovido pela CAPES e FULBRIGHT, no Curso de Metodologia do Ensino de Língua Inglesa nos Estados Unidos, na Universidade Internacional da Flórida (Florida International University - FIU). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada e Língua Inglesa, atuando principalmente nas seguintes áreas e temas: formação de professor de Inglês como Língua Estrangeira (LE), Avaliação/uso de livros e materiais didáticos de Língua Inglesa, ensino de leitura em inglês como LE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jailson José dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, J. J.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Faculdade de Letras, Departamento de Letras.
BR 405 - KM 3
Arizona
59000000 - Pau dos Ferros, RN - Brasil
Telefone: (84) 33512560
Ramal: 205
Fax: (84) 8433513909
URL da Homepage: http://www.uern.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Mestrado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: Linguagem e Ideologia: aspectos da construção de sentidos para o texto na aula de leitura no Ensino Médio,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Profa. Dra. Stella Maria Miranda Vieira.
Palavras-chave: Leitura Crítica; Ideologia; Ensino Médio; Ensino de Inglês; Análise Crítica do Discurso.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2004 - 2006
Especialização em Língua Inglesa. (Carga Horária: 260h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: Ideologia no livro didático do ensino médio: um estudo de caso.
Orientador: Lílian de Oliveira Rodrigues.
2003 - 2003
Especialização em Linguagens e Educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Potiguar, UnP, Brasil.
Título: Planejamento para o III e IV Níveis da EJA: uma prática necessária a Escola Estadual tarcísio Maia.
Orientador: Cristiane Medeiros Cavalcante.
2000 - 2003
Especialização em Lingüística Aplicada. (Carga Horária: 465h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: Competências essenciais para o professsor de língua inglesa dentro de seu processo de (auto)formação.
Orientador: José Roberto Alves Barbosa.
1995 - 1998
Graduação em Letras.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Curso Letras Língua Inglesa e Respectivas Literatu. (Carga horária: 6h).
Departamento de Letras Estrangeiras CAMEAM/UERN, DLE - CAMEAM/UER, Brasil.
2013 - 2013
English Language and Pedagogy Instruction. (Carga horária: 180h).
Florida International University, FIU, Estados Unidos.
2012 - 2012
Pesquisa em Análise do Discurso: filiações teórica. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2008 - 2008
O discurso como dispersão: um olhar sobre as forma. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Capacitação em Informática para Professor. (Carga horária: 120h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2002 - 2003
PROGESTÃO. (Carga horária: 270h).
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY, IESPK, Brasil.
2001 - 2003
Parâmetros em Ação. (Carga horária: 180h).
Governo do Estado do Rio Grande do Norte, GOVERNO/RN, Brasil.
1995 - 1995
Noções de Fonologia da Língua Inglesa. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.


Atuação Profissional



Comissão Permanente de Vestibular/UERN, COMPERVE-UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comissão Permanente do Vestibular UERN, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenador Local da COMPERVE n Campus da UERN na cidade de Pau dos Ferros nomeado pelo Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Portaria 136/2014 - GR/UERN de 22/07/2014

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Cidade - Pau dos Ferros, Carga horária: 2
Outras informações
Membro Representante da COMISSÃO PERMANENTE DE VESTIBULAR da UERN - Coordenador de Cidade - Pau dos Ferros - Rio Grande do Norte.


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenado de Curso de Graduacao pelo PARFOR, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenador do Curso Letras Espanhol (Segunda Licenciatura) no Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).


Departamento de Letras - CAMEAM/UERN, DL/CAMEAM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento Acadêmico de Letras, Carga horária: 20
Outras informações
Chefe de Departamento Acadêmico - Departamento de Letras - Campus Avançado "Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN


Prefeitura Municipal de Francisco Dantas, PMFD, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Secretário Municipal de Educação, Carga horária: 20
Outras informações
Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esporte da PMFD - Com carga horária definida por Convênio entre a PMFD e a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (SEE/RN).

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Secretário Municpal de Administração
Outras informações
Exonerado, a pedido, para concorrer a cargo eletivo

Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Coordenador do Ensino Fundamental, Carga horária: 20
Outras informações
Deixou a Coordenação do Ensino Fundamental para assumir a Secretaria de Administração


Colégio e Curso Evolução, CCE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 40
Outras informações
Exerceu livre docência nas disciplinas de Língua Inglesa e História.


Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor Censitario Agrícola e Populacional, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou na Supervisão do Censo Populacional e Agrícola do município de Francisco Dantas-RN


Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Professor Permanente, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA E LINGUÍSTICA DO DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice Diretor do Campus da UERN, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Função: Vice Diretor do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) na cidade de Pau dos Ferros Rio Grande do Norte. Portaria: 0225/2016 de 19/04/2016 com posse em 19.04.2016.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Curador da Fundação UERN, Carga horária: 1

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Local - COMPERVE - CAMEAM/UERN, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador - Curso Letras-Espanhol (Seg Lic)

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientador Acadêmico do Curso Letras-Inglês, Carga horária: 8
Outras informações
Orientador Acadêmico do Curso de Graduação em Letras - Língua Inglesa no Departamento de Letras - 2011 e 2012; Orientador Acadêmico do Curso de Graduação em Letras - Língua Inglesa no Departamento de Letras - 2013 e 2014

Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Local dos Cursos do PARFOR
Outras informações
Coordenador Local dos Cursos do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) no Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) na cidade de Pau dos Ferros/RN.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-Coordenador Curso Especialização em LA, Carga horária: 4
Outras informações
Vice Coordenador do Curso de Especialização em Linguística Aplicada no Departamento de Letras (DL) do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Portaria 2318/2012 - GR/UERN. 28 de Março de 2012.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Vice Coordenador de Curso de Especialização, Carga horária: 4
Outras informações
Vice Coordenador do Curso de Especialização em Literatura e Estudos Culturais no Departamento de Letras (DL) do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Portaria 2309/2012 - GR/UERN - 28 de Março de 2012

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Cargo Em Comissão, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Letras - CAMEAM, Carga horária: 20
Outras informações
Chefe do Departamento de Letras do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) na cidade de Pau dos Ferros/RN. O DL/CAMEAM congregou: Departamento de Letras Vernáculas (DLV) e Departamento de Letras Estrangeiras (DLE).

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor/Contrato Provisório, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Contrato Provisório na área de Linguística e Língua Inglesa no Curso de Letras do CAMEAM/UERN

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professor/Contrato Provisório, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Contrato Provisório no Curso de Letras - Inglês no CAMEAM/UERN na área de Linguística e Língua Inglesa.

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professor-Contrato Provisório, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Contrato Provisório nas áreas de Linguística e Língua Inglesa no CAMEAM/UERN.

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Professor de Contrato Provisór, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou como Professor no Curso de Letras - Inglês no Campus de Pau dos Ferros (CAMEAM / UERN)

Atividades

07/2017 - Atual
Direção e administração, Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM/UERN), .

Cargo ou função
Diretor do Campus da UERN - Pau dos Ferros.
11/2004 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Língua e Imperialismo Cultural
Língua Inglesa I
Língua Inglesa II
Língua Inglesa III
Lingua Inglesa IV
Lingüística I
Metodologia do Ensino de Língua Inglesa
Metodologia do Trabalho Científico
02/2018 - 07/2018
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação e Estágio Supervisionado I (Inglês)
06/2017 - 11/2017
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação e Estágio Supervisionado I (Inglês)
06/2017 - 11/2017
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do Discurso (Curso Letras Português)
07/2009 - 11/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Coordenação do estágio - LETRAS/UERN/CAMEAM - 2009.1
Ensino de Línguas e Imperialismo Cultural - 7º Período
Orientação e Estágio Supervisiondo I - 5º Período
Seminário de Monografia II - 8º Período - NAESU
Literatura Norte Americana I
Literatura Norte-Americana I
06/2006 - 07/2006
Ensino, Letras, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
TÓPICOS EM LINGÜÍSTICA APLICADA I
TÓPICOS EM LINGUÍSTICA APLICADA II
06/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Faculdade de Letras, .

Atividade de extensão realizada
COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURAS - NELL.

Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, SECD, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor PERMANENTE, Carga horária: 20
Outras informações
ATUOU COMO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO - ESCOLAS ESTADUAIS "26 DE MARÇO" E ESCOLA ESTADUAL "FRANCISCO DANTAS" NA CIDADE DE FRANCISCO DANTAS - ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. CARGA HORÁRIA: No período de setembro de 2000 à Outubro de 2004: vínculo de 40 horas No período de Novembro de 2004 à Abril de 2014: vínculo de 20 horas.

Atividades

04/2001 - 02/2003
Direção e administração, ESCOLA ESTADUAL 26 DE MARÇO - ENSINO MÉDIO, .

Cargo ou função
DIRETOR.

Departamento de Letras Estrangeiras, DLE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor - Orientador Acadêmico, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Portaria 007/2016 - Direção do CAMEAM/UERN


Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal, NAESU/UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Nomeação pela Reitoria da UERN, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico de Curso de Graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenador Pedagógico (pela segunda vez) do Curso de Graduação em Letras Língua Inglesa no Núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte na Cidade de Umarizal/RN. Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal (NAESU). Indicação pela Plenária do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE/CAMEAM/UERN) e nomeação pela Reitoria da UERN - Presidente da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN). Portaria Nº 0539/2016 - GP/FUERN de 31/10/2016.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico de Curso de Graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenador Pedagógico do Curso de Graduação em Letras Língua Inglesa no Núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte na Cidade de Umarizal/RN - NAESU: Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal. Indicação pela Plenária do Departamento de Letras e nomeação pela Reitoria da UERN. Portaria 6362/2014 - GP/FUERN de 11/11/2014.


Campus Avançado Profa Maria Elisa A. Maia, CAMEAM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor do Campus Avançado Profa. Maria Elisa, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Diretor do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) na cidade de Pau dos Ferros - Rio Grande do Norte - Brasil.



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
As práticas de ensino de leitura em língua Inglesa na escola pública e as contribuições da Análise do Discurso
Descrição: As teorias do discurso contribuíram para que as análises no campo da linguagem deixassem de considerar apenas os aspectos linguísticos para se centrar nas análises contextuais, discursivas, sociais e até simbólicas que compreendem a atuação humana pelo discurso. Nesse sentido, o ensino de língua inglesa como língua estrangeira deve incluir no seu processo de educação linguística a perspectiva do discurso, sobretudo considerando as dimensões de poder e ideologia(s), típicas das análises a que se circunscrevem à Análise Crítica do Discurso (ACD), teoria de origem europeia e mais especificamente inglesa. As contribuições mais centrais dessa teoria vieram do chamado Grupo de Amsterdã, mas tem o pesquisador inglês, Norman Fairclough como maior colaborador. Assim sendo, este projeto pretende investigar se e como os conceitos das teorias do discurso permeiam as práticas de ensino e aprendizagem de inglês no ensino médio, nas escolas públicas da região do Alto-Oeste do Rio Grande do Norte, notadamente se nas práticas dos professores e no material didático por eles utilizados para o ensino da compreensão de textos em inglês se consubstanciam em análises discursivas dos textos e das práticas de linguagem relativas a eles, que colaborem para a construção de uma base discursivas nos estudantes (OCEM, 2006). Nosso propósito é investigar de que maneira as práticas de ensino contemplam análises discursivas dos textos, que embora não se trabalhem os conceitos de discurso, sejam sustentadas por eles. Assim, a noção de texto como elemento situado nas práticas sociais discursivas, descrito por Fairclough (2003), pode e deve ser uma perspectiva de sustentação do trabalho com textos nas aulas de inglês no ensino médio. Resende e Ramalho (2006) entendem que a abordagem de discurso na ADC tem, necessariamente, que considerar as contribuições bakhtinianas no que tange ao enfoque discursivo-interacionista. A partir desta proposta, pretende-se com este estudo estabelecer uma compreensão de, pelo menos, três categorias discursivas principais: observar se ocorre a exploração dos aspectos ideológicos dos textos; se as discussões em sala de aula a partir de atividades de interpretação de textos no material didático fazem abertura à exploração de elementos contextuais ? considerando o processo de produção, circulação e recepção dos textos. Além disso, pretende-se investigar se ocorre uma abertura para posicionamentos dos alunos no processo de compreensão textual, que inclua as produções escritas e que lhes permita acrescentar conhecimentos para a formação de uma base discursiva, para a qual a interação é um elemento bem importante..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Jailson José dos Santos - Coordenador / José Erick Ferreira da Silva - Integrante / Maria Gabriella Pereira do Carmo Araújo - Integrante / Tamires da Silva Oliveira - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Projeto: Núcleo de Ensino de Cultura, Literatura e Língua Inglesa (NECLLI)
Descrição: Núcleo de Ensino de Cultura, Literatura e Língua Inglesa (NECLLI) tem se consolidado como um espaço de extensão que além de ofertar cursos de Língua Inglesa, Literatura e Cinema, realiza atividades de ensino que tem servido como laboratório para Ensino de Graduação do Curso Letras Língua Inglesa, bem como para o experimento de pesquisas neste campo. O Núcleo submente semestral e anualmente projetos à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, através dos Editais de Extensão, com notória avaliação dessas ações..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Jailson José dos Santos - Coordenador / Gilton Sampaio de Souza - Integrante / Francisco Marcos de Oliveira Luz - Integrante / Charles Albuquerque Ponte - Integrante / Francisco Paulo da Silva Júnior - Integrante / Francisco Roberto da Silva Santos - Integrante.
2015 - 2016
Programa de Extensão Raízes da Cultura Sertaneja (PROCULT) - 2 Edição
Descrição: Projeto de Extensão dentro do Programa de Extensão Raízes da Cultura Sertaneja, vinculado ao Museu de Cultura Sertaneja da UERN.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Jailson José dos Santos - Coordenador / Etevaldo Almeida Silva - Integrante / Secleide Alves da Silva - Integrante.
2013 - 2015
Raízes da Cultura Sertaneja - Museu Virtual
Descrição: Projeto de Extensão que tem como objetivo mepear as atividades culturais relativas a manutenção da memória no semi-árido nordestino sobretudo na cultura do homem e da mulher sertanejos. Projeto vinculado ao Museu de Cultura Sertaneja do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Jailson José dos Santos - Integrante / Gilton Sampaio de Souza - Integrante / Maria Edneide Ferreira de Carvalho - Coordenador / Antonia Gerlânia de Medeiros - Integrante.
2013 - 2013
Projeto Maratona Fotográfica: Caminho das Águas de Areia Branca a Luís Gomes "A saga de um Rio"
Descrição: Projeto de Amostra Fotográfica Itinerante, depois das atividades de registro da vida e estado atual do Rio Apodi-Mossoró. Projeto desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão da UERN.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Jailson José dos Santos - Coordenador / Antonia Gerlânia de Medeiros - Integrante / Francisco Vanderley de Lima - Integrante / Francisco Adalberto Veronese - Integrante.


Outros Projetos


2018 - Atual
Residência Pedagógica
Descrição: Sub-Projeto Língua Inglesa no Ensino Médio. A formação e a atuação de professores de língua inglesa na educação básica: aproximações, diálogos e práticas.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Jailson José dos Santos - Coordenador / Maria Zenaide Valdivino da Silva - Integrante.
2011 - 2011
Projeto Institucional de Monitoria de Ensino
Descrição: PIM - Projeto Institucional de Monitoria - Disciplina na Graduação em Letras - Habilitação em Língua Inglesa - Componente Curricular: Fundamentos de Língua Inglesa.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Jailson José dos Santos - Coordenador / Jorge Luiz Queiroz Carvaho - Integrante / Cleide Alane Dantas Balbino - Integrante.


Membro de corpo editorial


2011 - 2012
Periódico: Revista Geotemas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Inglesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Inglesa/Especialidade: Lingüística Aplicada.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de Língua Inglesa.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende PoucoLê Pouco.
Francês
Compreende PoucoLê Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Título Honorífico de "CIDADÃO FRANCISCODANTENSE", Câmara Municipal de Vereadores de Francisco Dantas - RN.
2007
Homenagem Especial no Cinqüentenário da Escola Estadual Tarcísio Maia por Relevantes Serviços Prestados, Escola Estadual Tarcísio Maia - Pau dos Ferros - RN.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, W. P. A. ; SANTOS, J. J. . Leitura e construção dos sentidos: as perguntas do professor e a voz do aluno na aula de inglês no Ensino Médio. In: Walison Paulino de Araújo Costa. (Org.). Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. 1ed.João Pessoa - Paraíba: Kiron, 2012, v. 01, p. 07-170.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, J. J.. Explorando aspectos ideológicos em materiais didáticos de inglês a partir da teoria social do discurso na ADC. In: VI SEmana de Estudos Linguisticos e Literários de Pau dos Ferros - VI SELLP, 2008, Pau dos Ferrros. Anais da VI SELLP. Mossoró - RN: Queima-Bucha, 2008.

2.
SANTOS, J. J.. Questões de interpretação de texto como elementos para a leitura crítica. In: I Simpósio Nacional de Leitura - I SINALE, 2007, João Pessoa - PB. ANAIS - I Simpósio Nacional de Leitura - I SINALE. João Pessoa - PB: Editora Idéia Ltda., 2007. v. S612. p. 1-1.108.

3.
SANTOS, J. J.. Interpretação de texto no livro didático de inglês: questões de interpretação e criticidade. In: I Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem, 2007, Natal - RN. I CONEL. Natal - RN: Art Press - Gravadora e duplicadora, 2007.

4.
SANTOS, J. J.. Ideologia em textos de um livro didático de inglês. In: XXI JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, 2006, JOÃO PESSOA - PB. CD - XXI JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS. JOÃO PESSOA - PB: IDÉIA, 2006. v. 1.

5.
SANTOS, J. J.. Aspectos ideológicos em textos de um livro de inglês. In: V Semana de Estudos Liüísticos e Literários de Pau dos Ferros - V SELLP, 2006, Pau dos Ferros. V SELLP, 2006.

6.
SANTOS, J. J.. Conceitos teóricos advindos da formação do professor que operam no ensino de língua estrangeira. In: XI Seminário de Pesquisa do CCSA - UFRN, 2005, Natal-RN. XI Seminario de Pesquisa do CCSA - Universidade, democracia e desenvolvimento sustentável. Natal - RN: ArtPress - Gravadora e multiplicadora, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, J. J.. Conceitos teóricos advindos da formação do professor que operam no ensino de LE. In: XI Encontro de Pesquisa e Extensão - ENCOPE, 2005, Mossoró - RN. XI ENCOPE, 2005.

2.
SANTOS, J. J.; OLIVEIRA, M. E. L. . Planejamento para o III e IV Níveis da EJA : uma prática necessária à Esc. Est. "Tarcísio Maia". In: IV Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros - IV SELLP, 2004, Pau dos Ferros - RN. IV SELLP, 2004.

3.
SANTOS, J. J.. O ensino de língua inglesa: uma proposta a partir de fatores interdisciplinarese interacionais. In: II Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros - II SELLP, 2000, Pau dos Ferros - RN. II SELLP, 2000.

4.
SANTOS, J. J.. Steps: sua aplicabilidade na sala de aula de língua inglesa. In: I Semana de Estudos Linguisticos e Literários de Pau dos Ferros, 1997, Pau dos Ferros. I SELLP, 1997.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, J. J.. O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, J. J.. Explorando Aspectos ideológicos em material didático de inglês a artir da teoria social do discurso na ADC. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, J. J.. Explorando aspectos ideológicos em material didático de inglês a partir da teoria social do discurso na ADC. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SANTOS, J. J.. Aula de leitura em inglês: implicações das escolhas textuais e sua exploração sob a ótica da análise do discurso crítica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, J. J.. Aula de leitura em inglês: implicações das escolhas textuais e sua exploração na ADC. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTOS, J. J.. Questões de compreensão de texto como elementos determinantes para a leitura crítica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, J. J.. Aspectos ideológicos em um livro didático de inglês para o ensino médio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SANTOS, J. J.. Competências essenciais para o professor de língua estrangeira dentro do seu proceso de (auto)formação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SANTOS, J. J.. Planejamento para o 3° e 4º níveis da EJA: uma prática necessária à Escola estadual "Tarcísio Maia". 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SANTOS, J. J.. O ensino de línguia inglesa: uma proposta de leitura a partir de fatores interdisciplinares e interacionais. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SANTOS, J. J.. Steps, sua aplicabilidade na sala de aula de língua inglesa. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, J. J.; BARBOSA, M. S. M. F. ; BARBOSA, E. R. ; CARVALHO, T. L. ; IRINEU, L. M. . Projeto Pedagofico do Curso de Letras Espanhol - Segunda Licenciatura. 2013.

2.
SOUZA, G.S de ; SANTOS, J. J. ; BESSA, J. C. R. ; BERNARDINO, R. A. S. . Comissão Científica do II Simpósio Nacional de Texto e Ensino - II SINATE. 2012.

3.
SILVA, N. R. B. ; SANTOS, J. J. ; LUZ, F. M. O. . Tradutor no II Colóquio do Imaginário - INTERNACIONAL. 2011.

4.
SANTOS, J. J.; SOUZA, G.S de . Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras - CAMEAM. 2006.

5.
SANTOS, J. J.. Orientador Acadêmico. 2006.

6.
SANTOS, J. J.; GOMES, W. M. S. ; QUEIROZ, M. F. F. . Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual 26 de Março - Fco. Dantas/RN. 2003.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RÊGO, I. A. A. ; OLIVEIRA, M. N. ; BEZERRA, E. D. ; SANTOS, J. J. ; SILVA, M. Z. V. . Ensino de Língua Inglesa na Escola Pública. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
OLIVEIRA, M. N. ; SANTOS, J. J. ; BARBOSA, E. R. . Pesquisas em Línguas Estrangeiras no DLE/CAMEAM?UERN. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
RAMALHO, E. B. M. ; SANTOS, J. J. . A importância do Núcleo Avançado de Ensino Superior de Umarizal - NAESU. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, J. J.. Minicurso: Textos para o ensino de língua inglesa: seleção e avaliação. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, J. J.; NASCIMENTO, M. A. R. . Leitura em Língua Inglesa: técnicas de análise de textos. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SANTOS, J. J.. Minicurso: Os tempos verbais em inglês: sua contribuição para a leitura. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SANTOS, J. J.. Fundamentos de Língua Inglesa. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, J. J.; LUZ, F. M. O.; RÊGO, I. A. A.. Participação em banca de FRANCISCO RANDENBERG DE LIMA. Análise da Proposta de Leitura Crítica no Livro Didático Síntesis de Língua Espanhola do Ensino Médio. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
SANTOS, J. J.; Ponte, C. A.; DINIZ, A. G.. Participação em banca de Edneudo Cavalcante de Medeiros. The use of Subtitled Movies as a tool in the Teaching of English as a Foreign Language. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Ensino de Língua Ingles) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
SANTOS, J. J.; LUZ, F. M. O.; MOURA, C. F.. Participação em banca de Francisco Elieudo de Oliveira. O trabalho com textos nas seções de leitura em livro didático de Língua Inglesa no Ensino Médio: uma análise discursiva. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
SANTOS, J. J.; REIS e SILVA, A. C.; SILVA, A. F.. Participação em banca de Claudiane Félix de Moura. O Ensino de Língua Inglesa no PROEJA de Informática: uma proposta de material didático. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Educação Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, J. J.; SILVA, M. A.; RÊGO, I. A. A.. Participação em banca de Mônica Heloyza de Freitas Figueirêdo.A habilidade de Leitura em Língua Inglesa: uma análise descritiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
SANTOS, J. J.; PENHA, D. T. S.; COSTA, R. L.. Participação em banca de MIKALLINNY KARLA LIMA GALDINO.A Construção Argumentativa do Discurso da Governadora Rosalba Ciarlini (RN). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Departamento de Letras - CAMEAM/UERN.

3.
LUZ, F. M. O.; SANTOS, J. J.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de ERLLANE BATISTA DE AQUINO.LD e ensino de LI: um olhar sobre as propostas de escrita para o Ensino Medio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
LUZ, F. M. O.; OLIVEIRA, M. N.; SANTOS, J. J.. Participação em banca de EDILSON JUNIOR DE AQUINO.As quatro habilidades linguisticas no LD de Lingua Inglesa do Ensino Medio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
SANTOS, J. J.; MOURA, C. F.; MEDEIROS, F. R.. Participação em banca de Antonio Júnior da Silva.O Ensino da Língua Inglesa na perspectiva do sócio-interacionismo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
BARBOSA, E. R.; IRINEU, L. M.; SANTOS, J. J.. Participação em banca de Francisca Lúcia da Silva.Crenças sobre Formação de Professor de Língua Espanola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
LUZ, F. M. O.; MOURA, C. F.; SANTOS, J. J.. Participação em banca de Kaliene Emanuely Aires Costa.Questões discursivas e criticidade nas seçoes de leitura no LD de Língua Inglesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
LUZ, F. M. O.; MOURA, C. F.; SANTOS, J. J.. Participação em banca de Francisco de Assis da Silva Júnior.Reflexões sobre as propostas de produção textual no Livro Didático de Língua Inglesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa) - Departamento de Letras Estrangeiras.

9.
SANTOS, J. J.; MOURA, C. F.; MEDEIROS, F. R.. Participação em banca de Maria Alice Pinheiro Pessoa.Formação de professores e abordagem reflexiva: uma análise da prática docente de professores de inglês em São Miguel/RN. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

10.
SANTOS FILHO, I. O.; SANTOS, J. J.; SANTOS, E. G.. Participação em banca de Margleice Lima Pimenta.Uma abordagem da escravidão no Conto "Mariana" de Machado de Assis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

11.
SANTOS, J. J.; SANTOS, E. G.; LUZ, F. M. O.. Participação em banca de Francisco Xavier de Carvalho Rufino.Estrangeirismos e problemas de compreensão leitora: uma análise de coluna de jornal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
SANTOS, J. J.; LUZ, F. M. O.; RÊGO, I. A. A.. Participação em banca de Victor Hugo Santana de Almeida.A metodologia utilizada por professores de língua Inglesa na cidade de Uiraúna - PB. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

13.
SANTOS, J. J.; SANTOS, E. G.; OLIVEIRA, M. N.; SANTOS, J. J.. Participação em banca de ELISONETE MARIA DA SILVA.O gótico em "The Black Cat" e "The Tell-Told Heart". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

14.
SANTOS, J. J.; LUZ, F. M. O.; MEDEIROS, F. R.. Participação em banca de Francisco Helton Duarte Leite.A avaliação escolar como processo no ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Inglesa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

15.
DANTAS, M. F. C.; SANTOS, J. J.. Participação em banca de Edjailson Rodrigues Ferreira.O Ensino de leitura em Língua Inglesa no Ensino Fundamental da Escola Estadual Zenon de Souza. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

16.
SANTOS, J. J.. Participação em banca de Gardênia Lúcia Junqueira Paz.Avaliação em língua Inglesa: análise desta prática no ensino médio no município de Iracema-CE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

17.
SANTOS, J. J.. Participação em banca de José Aires Alves de Lima.Avaliação em língua inglesa na Escola Municipal Elisiário Dias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

18.
SANTOS, J. J.. Participação em banca de Maria Audaclécia Jácome de Lima.A variação lingüística e o fazer pedagógico do professor: análise das implicações lingüísticas sobre a aprendizagem dos alunos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

19.
GANDOUR, P. M. D. S.; SANTOS, J. J.. Participação em banca de Maria Gorete nanes de Carvalho.Considerações acerca da alieenação do prfessor de língua inglesa no Brasil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

20.
LIMA, A. M. J.; SANTOS, J. J.. Participação em banca de Jodevânia Pinheiro Diógenes.Motivação: palavra chave no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

21.
SANTOS, J. J.. Participação em banca de Rita de Cássia Fernandes.O ensino de leitura em língua inglesa no ensino médio: a busca as aprendizagem significativa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

22.
VIDAL, R. M. B.; SANTOS, J. J.. Participação em banca de Francisca Carlene da Silva.O aluno do ensino médio e as aulas de gramática: uma investigação das práticas de linguagem na Esc. Est. "Prof. Angelina Gomes" - Riacho de Santana - RN.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

23.
VIDAL, R. M. B.; SANTOS, J. J.. Participação em banca de Maria Adriane dos Santos.A gramática no ensino médio: reflexões em torno da persperctiva do estudantes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

24.
VIDAL, R. M. B.; SANTOS, J. J.. Participação em banca de Aldicelandra Carla de Andrade.O ensino de gramática nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental: da abordagem tradicional à visão sócio-interacionista da linguagem.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

25.
VIDAL, R. M. B.; SANTOS, J. J.. Participação em banca de Anne Mirele S. Souza.A presença da variação lingüística e a competência sócio-comunicativa dos usuários da língua: uma investigação sóciolingüística. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

26.
DANTAS, M. F. C.; SANTOS, J. J.. Participação em banca de Dalyewsky Kell de Almeida Sena.A língau falada, a fala do aluno, as variações lingüísticas e a perspectiva de ensino da escola. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

27.
VIDAL, R. M. B.; SANTOS, J. J.. Participação em banca de Rosângela Ferreira de L. Souza.Á gramática no ensino médio: uma análise do aspecto metodológico em aulas de língua materna. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Ponte, C. A.; MANGUEIRA, J. V.; SANTOS, J. J.. Professor de Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa. 2014. Departamento de Letras - CAMEAM/UERN.

2.
LUZ, F. M. O.; SANTOS, J. J.; OLIVEIRA, M. N.. Seleção de Professor de Língua Inglesa para o Curso Letras Inglês no DLE - CAMEAM/UERN. 2013. Departamento de Letras Estrangeiras CAMEAM/UERN.

3.
SANTOS, J. J.; SANTOS, E. G.; LIMA, A. M. J.. XV Concurso Público de Provas e Títulos para Docente da UERN. 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Avaliação de cursos
1.
SANTOS, J. J.; DANTAS, M. F. C.; COSTA, M. E.; FREITAS, M. C.. Comissão para Avaliação de Desempenho Docente em Estágio Probatório. 2010. Departamento de Letras - CAMEAM/UERN.

Outras participações
1.
SANTOS, J. J.; CARNEIRO, L. S.; COSTA, M. V.. Banca de Seleção do PIBID Interdisciplinar. 2017. Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia.

2.
SANTOS, J. J.; SILVA, M. Z. V.; OLIVEIRA, M. N.. Banca de Seleção do PIBID SubProjeto Letras Inglês. 2017. Campus Avançado Profa Maria Elisa A. Maia.

3.
SANTOS, J. J.; LUZ, F. M. O.; SANTOS, F. R. S.. Banca para Elaboração, Aplicação e Correção de Prova de Proficiência Leitora em Língua Inglesa. 2017. Departamento de Letras Estrangeiras.

4.
Ponte, C. A.; SANTOS, J. J.; LUZ, F. M. O.; BESSA, J. C. R.; QUEIROZ, M. E.. Banca de Seleção em Processos de Vagas Não Iniciais na UERN. 2017. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
RAMALHO, E. B. M.; SANTOS, F. R. S.; SANTOS, J. J.. Banca para Aproveitamento Extraordinária de Estudos. 2016. Departamento de Letras Estrangeiras CAMEAM/UERN.

6.
SANTOS, J. J.; MARINHO, S. C. S.; RIBEIRO, F. A. S.. Avaliador no Projeto Ciências para Todos no Semiárido Potiguar. 2014. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

7.
BARBOSA, M. S. M. F.; SANTOS, J. J.; QUEIROZ, M. E.. Comissão Setorial de Avaliação do DLE/CAMEAM/UERN. 2014. Departamento de Letras Estrangeiras CAMEAM/UERN.

8.
Ponte, C. A.; MANGUEIRA, J. V.; SANTOS, J. J.. Projeto Institucional de Monitoria de Ensino. 2014. Departamento de Letras Estrangeiras CAMEAM/UERN.

9.
MARINHO, S. C. S.; RIBEIRO, F. A. S.; SANTOS, J. J.. Avaliador no Projeto Ciências para Todos no Semiárido Potiguar. 2013. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

10.
SANTOS, J. J.. Professor Avaliador de Trabalhos no Projeto Ciências para Todos no Semiárido Potiguar. 2012. Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte.

11.
SANTOS, J. J.. Profesor Avaliador do Projeto "Ciências para todos no Semi-árido Potiguar". 2011. Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
SANTOS, J. J.; DANTAS, M. F. C.; SILVA, N. R. B.. Subcomissão de Avaliação de Estágio Probatório. 2011. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

13.
SANTOS, J. J.; COSTA, W. P. A.; SANTOS, E. G.. Banca de Seleção para o Programa Institucional de Monitoria - PIM Letras/CAMEAM/UERN. 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

14.
DANTAS, M. F. C.; SANTOS, J. J.; RODRIGUES, M. F.; FREITAS, M. C.. Subcomissão de Avaliação de Estágio Probatório. 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

15.
SANTOS, J. J.. Banca examinadora para seleção de monitores do Núcleo de ensino de língua e Literaturas - NELL. 2005. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

16.
SANTOS, J. J.; BRITO, J. F. H. de J.; SANTOS, E. G.. Banca para a seleção de monitores do Programa Institucional de Monitoria (PIM), para a disciplina Fonética e Fonologia. Curso Letras-CAMEAM/UERN. 2004. Campus Avançado Profa Maria Elisa A. Maia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Colóquio de Estudos da Linguagem e Sociedade (CELIS). 2016. (Simpósio).

2.
Maratona Fotográfica: caminho das águas de Luís Gomes a Areia Branca. 2013. (Outra).

3.
II Semana de Estudos Linguísticos e Literários do NAESU.Mesa Redonda: Pesquisas em Línguas Estrangeiras. 2012. (Outra).

4.
II Simpósio Nacioanl de Texto e Ensino. 2012. (Simpósio).

5.
I Seminário Estadual de Formação e Articulação com os Sistemas de Ensino. 2012. (Seminário).

6.
I Seminário Estadual de Formação e Articulação com os Sistemas de Ensino do Rio Grande do Norte. 2012. (Seminário).

7.
I Encontro Nacional do PARFOR. 2011. (Seminário).

8.
I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários.Moderador na Conferência: Gêneros Textuais Acadêmicos: a escrita na formação inicial de professores. 2010. (Simpósio).

9.
I Jornada de Gestão do Ensino de Granduação da UERN. 2010. (Seminário).

10.
Conferência Regional de Educação. 2009. (Encontro).

11.
I Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso - I CONLID. Aula de leitura em inglês:implicações das escolhas textuais e sua exploração na ADC. 2008. (Congresso).

12.
VI Semana de Estudos Linguisticos e Literários de Pau dos Ferros. Explorando aspectos ideológicos em matrial didático de inglês a partir da teoria social do discurso na ADC. 2008. (Congresso).

13.
13th Braz-Tesol Fortaleza Chapter Event. 2007. (Encontro).

14.
I Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem. Interpretação de texto no livro didático: questões de interpretação e criticidade. 2007. (Congresso).

15.
I Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem. Gêneros Textuais Acadêmicos: a escrita na formação inicial de professores (Conferência). 2007. (Congresso).

16.
II Encontro de Profesores de LEs - Portfolio feedback from students perspectives techniques (Palestra). 2007. (Encontro).

17.
II Encontro de Professores de LEs - Classroom Assesment Techniques (Palestra). 2007. (Encontro).

18.
II Encontro de Professores de LEs - Os métodos de Ensino de Língua Inglesa: uma visão crítica (Minicurso). 2007. (Encontro).

19.
II Encontro de Professores de LEs - Pronouciation Brush up (Palestra). 2007. (Encontro).

20.
I Simpósio Nacional de Leitura - I SINALE.Questões de interpretação de texto como elementos determinantes para a leitura crítica. 2007. (Simpósio).

21.
Seminar: "Improving student writing in the disciplines and professions: activity theory and genre systems. 2007. (Seminário).

22.
I Seminário Setorial da Pesquisa Matrix e a Desconstrução - A Farmácia de Platão: contribuições da teoria de Jacques Derrida para os estudos literários. 2006. (Seminário).

23.
V Semana de Estudos Liüísticos e Literários de Pau dos Ferros - V SELLP. Aspectos ideológicos em textos de um livro didático de inglês. 2006. (Congresso).

24.
XXI Jornada de Estudos Lingüísticos. Aspectos iedeológicos em um livro didático de inglês para o ensino médio. 2006. (Congresso).

25.
I Seminário Multidisciplinar de Pesquisa. 2005. (Seminário).

26.
Seminário: Perspectivas e desafios da Pós-graduação lato sensu em Educação. 2005. (Seminário).

27.
Seminário: Possibilidades da prática de ensino frente à realidade do alto-oeste potiguar e adjacências. 2005. (Seminário).

28.
XI Encontro de Pesquisa e Extensão - ENCOPE.Conceitos Teóricos advindos da formação do professor que operam no ensino de LE. 2005. (Encontro).

29.
XI Seminário de Pesquisa do CCSA - UFRN.Conceitos teóricos advindos da formação do professor que operam no ensino de língua estrangeira. 2005. (Seminário).

30.
Aspecto teórico metodológico da tradução - minicurso na IV SELLP. 2004. (Congresso).

31.
IV Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros - IV SELLP. Planejamento para o II e IV Níveis da EJA: uma prática necessária a Esc. Est. Tarcísio Maia. 2004. (Congresso).

32.
Professor reflexivo: conceitos e implicações de uma nova prática - Minicurso na IV SELLP. 2004. (Congresso).

33.
XX Jornada de Estudos Lingüísticos. Competências essenciais ao professor de lingua estrangeira dentro do seu processo de (auto)formação. 2004. (Congresso).

34.
Intermidiate I (Curso de Idiomas) - 55 h/a. 2002. (Outra).

35.
Seminário de Desenvolvimento Curricular - 15ª Regional de Educação - Pau dos Ferros/RN. 2002. (Encontro).

36.
English Language Intonation and Connected Speech - Minicurso na IX Semana Universitária do CAMEAM. 2001. (Encontro).

37.
IX Semana Universitária do CAMEAM. 2001. (Encontro).

38.
II Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros - II SELLP. O ensino de língua inglesa: uma proposta de leitura a partir de fatores interdisciplinares e interacionais. 2000. (Congresso).

39.
VIII Semana Universitária do CAMEAM. 2000. (Encontro).

40.
I Seminário Literatura e Cinema Nacionais do CAMEAM.Casa grande e senzala, Os sertões: retratos do Brasil em análise. 1999. (Seminário).

41.
Metodologia da Pesquisa em Lingüística Aplicada - minicurso na Minicurso na VII Semana Universitária do CAMEAM. 1999. (Encontro).

42.
I Seminário de Atualização Curricular. 1998. (Seminário).

43.
Curso: A obra de John Steinbeck no contexto social americano da década de 1930 - I SELLP. 1997. (Congresso).

44.
Curso de Extensão em Arte e Recreação. 1997. (Oficina).

45.
Curso de Informática: MS-DOS e Windows 3.11 - 48 h/a. 1997. (Oficina).

46.
I Semana de Estudos Linguisticos e Literários de Pau dos Ferros. Steps: sua aplicabilidade na sala de aula de língua inglesa. 1997. (Congresso).

47.
Oficina Teatral em comemoração ao Aniversário do Teatro Alberto Maranhão. 1996. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ponte, C. A. ; SANTOS, C. L. ; SANTOS, J. J. . I Colóquio de Literatura e Cinema. 2017. (Outro).

2.
BESSA, J. C. R. ; BERNARDINO, R. A. S. ; REGO, S. M. O. ; SANTOS, J. J. . XVII Semena Universitária do Campus da UERN em Pau dos Ferros. 2017. (Congresso).

3.
DANTAS, M. F. C. ; SOUZA, G.S de ; SANTOS, J. J. ; MENDES, W. V. ; BARBOSA, M. S. M. F. . II Semana de Estudos Linguísticos e Liter´ários de Umarizal - II SELLN. 2012. (Outro).

4.
SANTOS, J. J.; SANTOS FILHO, I. O. ; SILVA, N. R. B. . I Colóqio Nacional de Estudos Linguiticos e Literários - I CENELL. 2010. (Congresso).

5.
SANTOS, J. J.; SANTOS FILHO, I. O. ; SILVA, N. R. B. . VII Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros. 2010. (Congresso).

6.
SANTOS, J. J.. IV SEMANA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
FRANCISCO ELIEUDO DE OLIVEIRA. Especialização. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Jailson José dos Santos.

2.
Edneudo Cavalcante de Medeiros. The Use of Subtitled Movies as a tool in the Teaching of English as Foreign Language. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização no Ensino de Língua Ingles) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Jailson José dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Kaele Lacerda de Queiroz. Formação e Atuação do Professor de Inglês no Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Jailson José dos Santos.

2.
KALIENE EMANUELY AIRES COSTA. Questoes discursivas e criticidade nas secoes de leitura no LD de Lingua Inglesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Jailson José dos Santos.

3.
FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA JUNIOR. Reflexoes sobre as propostas de producao textual no LD de Lingua Inglesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Jailson José dos Santos.

4.
Francisco Xavier de Carvalho Rufino. Estrangeirismo e problemas de compreensão leitora: uma análise de coluna de jornal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Jailson José dos Santos.

5.
Victor Hugo Santana de Almeida. A metodologia de ensino utilizada pelos professores de língua inglesa no Ensino Fundamental na cidade de Uiraúna - PB. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Jailson José dos Santos.

6.
Ana Tereza Paiva. A avaliação contínua na disciplina de língua inglesa: um diagnóstico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Jailson José dos Santos.

7.
José Aires Alves de Lima. A avaliação em Língua Inglesa na Escola Municipal Elisiário Dias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Jailson José dos Santos.

8.
Gardênia Lúcia Junuqeira Paz. Avaliação em Língua Inglesa: análise desta prática no ensino médio no município de Iracema-CE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Jailson José dos Santos.

9.
Maria Audaclécia Jácome de Lima. A variação lingüística e o fazer pedagógico do professor: análise das implicações lingüísticas sobre a aprendizagem dos alunos.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Jailson José dos Santos.

Orientações de outra natureza
1.
Jailson Jose dos Santos. Tuturia para o Curso de extensão inglês instrumental - Pau dos Ferros/RN. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras-Inglês) - Departamento de Letras Estrangeiras CAMEAM/UERN. Orientador: Jailson José dos Santos.

2.
Ronicleide Peixoto da Silva. Curso de Extensão: Língua Inglesa I (Tutoria - minicurso à comunidade). 2006. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Jailson José dos Santos.

3.
Valberes Soares. Curso de Extensão - Fundamentos de Língua Inglesa (Curso de Extensão: Língua Inglesa I (Tutoria - minicurso à comunidade)). 2006. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Jailson José dos Santos.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 22:13:47