Ricardo Edgard Caceffo

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  • Última atualização do currículo em 07/11/2018


Ricardo Caceffo é atualmente pós-doutorando no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com bolsa de pesquisa da FAPESP. Recebeu o título de bacharel (2006), mestre (2009) e doutor (2015) em Ciência da Computação pela mesma universidade. Antes de ingressar na carreira acadêmica, trabalhou em empresas de tecnologia como Embrapa Informática Agropecuária (CNPTIA), Matera, Ci&T e Instituto de Pesquisas Eldorado. Em 2009 foi finalista da competição Imagine Cup, organizada pela Microsoft no Cairo/Egito. Foi docente convidado da disciplina MC102 no primeiro semestre de 2015, segundo semestre de 2017 e primeiro semestre de 2018; e da disciplina MC001 no primeiro semestre de 2017. Realizou no período de outubro de 2015 a setembro de 2016 estágio na University of British Columbia (UBC) no Canadá, pelo programa Bolsa Estágio em Pesquisa no Exterior (BEPE) da FAPESP. Mais informações em: www.ricardocaceffo.com Áreas de interesse: Computer Science Education, HCI, Ubiquitous Computing, Computational Thinking (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ricardo Edgard Caceffo
Nome em citações bibliográficas
CACEFFO, Ricardo Edgard;Caceffo, Ricardo Edgard;CACEFFO, RICARDO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação.
Av. Albert Einstein, 1251
Cidade Universitária
13083970 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 91735533
URL da Homepage: www.ricardocaceffo.com


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2015
Doutorado em Ciência da Computação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Arquitetura Pervasiva para Suporte ao Ambiente de Aprendizado Ativo na Sala de Aula, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Rodolfo Jardim de Azevedo.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Aprendizado Ativo; Educação; Tablet PC; Computação Ubíqua e Pervasiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Mestrado em Ciência da Computação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Ferramenta de Apoio para o Aprendizado Ativo usando dispositivos com caneta eletrônica,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Heloísa Vieira da Rocha.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Aprendizado Ativo; Educação; Tablet PC.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2006
Graduação em Ciencia da Computação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1998 - 2001
Curso técnico/profissionalizante em Processamento de Dados.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Pós-doutorado


2015
Pós-Doutorado.
Instituto de Computação - UNICAMP, IC - UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informação / Especialidade: Interação Homem-Computador.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informação / Especialidade: Informática Aplicada à Educação.
2015 - 2016
Pós-Doutorado.
University of British Columbia, UBC, Canadá.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informação / Especialidade: Informática Aplicada à Educação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informação / Especialidade: Interação Homem-Computador.


Atuação Profissional



University of British Columbia, UBC, Canadá.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Postdoc, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2015 - 9/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Computer Science, .

Linhas de pesquisa
Computer Science Education

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa de pós-doutorado FAPESP.

Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Bolsista de Doutorado (Bolsa FAPESP e SAMSUNG). - PED B no 2o semestre de 2010.

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Bolsa de Mestrado e Doutorado, Enquadramento Funcional: Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Mestrado.

Atividades

07/2010 - 12/2010
Estágios , Instituto de Computação, .

Estágio realizado
Participação no programa PED-C - Programa de Estágio Docente.
07/2009 - 06/2010
Direção e administração, Instituto de Computação, .

Cargo ou função
Representante Discente junto à Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Computação da Unicamp.

Instituto de Pesquisas Eldorado - Brasília, ELDORADO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico em Informática, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvimento de softwares e páginas web em JAVA/JSP.


Ci&T, CI&T, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvimento de sistemas e páginas web usando a tecnologia JAVA/JSP.


Embrapa Informática Agropecuária, CNPTIA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico em Informática, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvimento de projetos e páginas web com a tecnologia JAVA/JSP.


Matera Systems, MATERA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Estagário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio na área de desenvolvimento de sistemas em JAVA/JSP.


Instituto de Computação - UNICAMP, IC - UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado (PPPD) - MC102, Carga horária: 4
Outras informações
Docente da disciplina MC102 durante o 1o semestre de 2018.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Convidado (PPPD), Enquadramento Funcional: Professor Convidado (PPPD) - MC001, Carga horária: 4
Outras informações
Docente da disciplina "MC001- Tecnologias da Informação" durante o primeiro semestre de 2017.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado (PPPD) - MC102, Carga horária: 4
Outras informações
Docente da disciplina MC102 durante o 2o semestre de 2017.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Convidado (PPPD), Enquadramento Funcional: Professor Convidado (PPPD) - MC102, Carga horária: 4
Outras informações
Docente da disciplina MC102 durante o 1o semestre de 2015.

Atividades

03/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Computação - UNICAMP, .



Linhas de pesquisa


1.
Computer Science Education
2.
Computer Science Education (CSE), HCI, Ubiquitous Computing, Computational Thinking


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Sistemas Sócio-Enativos: Investigando Novas Dimensões no Design da Interação Mediada por Tecnologias de Informação e Comunicação
Descrição: Sistemas enativos têm sido definidos como sistemas computacionais constituídos por processos humanos e tecnológicos vinculados dinamicamente, i.e., constituindo ciclos de feedback usando sensores e análise de dados, possibilitando uma interação fluida entre humano e computador. A presença de novas tecnologias e de novas modalidades de interação (interfaces tangíveis, vestíveis e naturais), somada à ubiquidade da computação e das redes sociais, apresentam desafios que demandam a consideração de novos fatores (emocionais, físicos e culturais) no design de sistemas que estamos denominando sócio-enativos. Tais sistemas representam um cenário complexo para o qual ainda não se tem bases teóricas e metodológicas (e nem experiências práticas) adequadas para seu design. As maneiras como as pessoas irão interagir em ambientes sócio-enativos não é fácil de explicar e de predizer em tempo de design. Consequentemente, a essência de como desenvolver sistemas dessa natureza requer o tratamento de aspectos tecnológicos nos quais a consideração da dinâmica social é potencializada por conceitos como Acesso Universal e Participativo, Computação Afetiva, Ubíqua, Valores e Pragmática. Este projeto objetiva construir um framework conceitual a partir da experimentação com diferentes cenários, que instrumentalize aqueles envolvidos com o design e desenvolvimento de tais sistemas a produzirem soluções tecnológicas que efetivamente levem em conta o contexto cultural dos que dele participam, incluindo suas diferenças, necessidades, preferências, habilidades e valores. Este framework articulará o uso de novas tecnologias de interfaces tangíveis, vestíveis e naturais com o conceito de web pragmática para o design socialmente responsável em diferentes contextos. O conhecimento produzido com o projeto tem o potencial de influenciar o modo como sistemas interativos são entendidos e projetados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Ricardo Edgard Caceffo - Coordenador / Rodolfo Jardim de Azevedo - Integrante / M. Cecília C. Baranauskas - Integrante.
2015 - 2017
Projeto Vecindário
Descrição: Parceria do Instituto de Computação da Unicamp (IC) com o Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp (IEL) para desenvolvimento de um aplicativo android para ensino de línguas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ricardo Edgard Caceffo - Integrante / Rodolfo Jardim de Azevedo - Coordenador / Izabel Reggo - Integrante / Denize Braga - Integrante.
2015 - 2016
Projeto BEPE(FAPESP) - Estudo, Desenvolvimento e Avaliação de Novas Metodologias Associadas aos Clickers para Suporte ao Ambiente de Aprendizado Ativo
Descrição: O Aprendizado Ativo é um modelo caracterizado pela participação direta dos alunos em seu processo de aprendizagem. Um exemplo de aplicação do Aprendizado Ativo ocorre através dos Sistemas de Resposta em Sala de Aula (SRSs), que suportam o feedback dos alunos para o professor de maneira imediata, permitindo ao docente ajustar em tempo real suas aulas de acordo com as informações recebidas. Usualmente os SRSs são implementados através dos clickers, pequenos dispositivos que permitem aos alunos submeterem ao professor respostas a questões de múltipla escolha. Além deste uso tradicional, os clickers podem ser aplicados para suportar novas metodologias educacionais, bem como serem utilizados em situações específicas de ensino, como por exemplo em exercícios associados à Teoria dos Jogos. Entretanto, não há para o contexto referente às matérias introdutórias de Ciência da Computação, focadas no ensino de lógica e fundamentos de programação, uma aplicação customizada do uso do clickers, sendo essa uma área ainda a ser explorada. Deste modo, esta proposta de estágio no exterior (BEPE) tem os seguintes objetivos: a) criação, desenvolvimento e avaliação de uma nova abordagem educacional de Aprendizado Ativo, no âmbito das matérias introdutórias de lógica e fundamentos de programação, que vai além da metodologia tradicional de resolução de questões de múltipla escolha e que suporte o uso tanto de clickers pelos alunos como de dispositivos móveis pelo docente e; b) desenvolvimento e avaliação de um protótipo para validar a metodologia proposta. A avaliação dos resultados ocorrerá num processo de iteração em 3 fases, onde após cada um dos experimentos os resultados serão analisados e a metodologia e protótipo ajustados. Sendo que este projeto BEPE está intrinsicamente relacionado com o projeto de pesquisa em nível de pós-doutorado atualmente em execução pelo pesquisador, após o final dos experimentos os resultados serão utilizados como base para ajustes e melhorias nas metodologias em desenvolvimento (especificamente o Computer Science Concept Inventory - CSPI - e o Computer Science Peer Instruction - CSPI)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Metodologia Educacional para Promoção do Aprendizado Ativo através do suporte ao Conteúdo Dinâmico de Aula
Descrição: No âmbito das matérias introdutórias de algoritmos e programação em Ciência da Computação (CS1) existe uma deficiência em relação à possibilidade de utilização de metodologias de suporte ao Aprendizado Ativo, como o Peer Instruction (PI), criado originalmente para o contexto do ensino de Física. Ainda, a área carece de um Inventário Conceitual (CI), que é um questionário de avaliação usualmente aplicado de forma a analisar a compreensão dos alunos em relação aos principais temas e conceitos relacionados a determinado assunto. Deste modo, neste projeto de pesquisa é proposto o Computer Science Peer Instruction (CSPI), uma adaptação do PI ao ambiente, necessidades e características de CS1. O CSPI foi elaborado com o intuito de permitir que, durante sua aplicação, seja estabelecido um workflow de questões, classificadas como Questões de Pré-Aula, Testes Conceituais e Questões de Inventário Conceitual. Desta forma, a aplicação do CSPI permitirá a criação de um Inventário Conceitual para CS1 (CSCI). O CSPI será validado inicialmente de forma qualitativa e quantitativa, através da criação e aplicação de um software em disciplinas introdutórias à algoritmos e programação da Universidade (MC102). Já o CSCI será validado através de métodos estatísticos de verificação de consistência interna, bem como através do método Think Aloud, verificando se os problemas de entendimento originalmente associados pelo professor correspondem aos reais problemas de entendimento encontrados pelos alunos. Finalmente, o CSCI será aplicado a diversas turmas de MC102 com o intuito de medir o impacto de aplicação de diferentes metodologias educacionais de promoção do Aprendizado Ativo. Nesta etapa cada uma das turmas será orientada a aplicar uma metodologia distinta de Aprendizado Ativo durante um semestre letivo. O CSCI será aplicado, em cada turma, no início e ao final do semestre, medindo assim o ganho de entendimento dos alunos e permitindo a avaliação e comparação do impacto educacional destas metodologias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2015
Arquitetura para Suporte a Aplicações Ubíquas que Viabilizam a Criação de um Ambiente de Aprendizado Ativo em Sala de Aula
Descrição: O modelo do Aprendizado Ativo defende uma maior participação, motivação e colaboração entre os alunos no ambiente de ensino e aprendizagem. Usualmente o Aprendizado Ativo é suportado através de elementos tecnológicos, como os sistemas de resposta em sala de aula. Neste ambiente, o professor propõe aos alunos questões de múltipla escolha, que são respondidas através de clickers, sendo os dados organizados por um software gerenciado pelo professor. Ocorre que, apesar do crescente desenvolvimento da tecnologia, este suporte ainda é limitado, não considerando variáveis importantes do contexto, histórico e ambiente de ensino e aprendizagem, apresentando ainda problemas em sua aplicação, como a distração dos alunos. Nesta tese ´e proposta uma Arquitetura Ubíqua de Suporte ao Aprendizado Ativo (AUSAA), em que é desenvolvido um framework para promoção do Aprendizado Ativo através do uso de dispositivos m´oveis. A AUSAA incorpora elementos da Computação Ubíqua, como sensibilidade ao contexto, localização e análise do histórico dos usuários, permitindo a criação de funcionalidades que se adaptam ao ambiente e necessidades dos participantes. A AUSAA suporta ainda o modelo de estilos de aprendizagem de Felder & Silverman, que afirma que cada aluno possui preferências individuais em relação à percepção, processamento e manipulação da informação. Parte da AUSAA foi implementada através de um software (LSQuiz). Nele ´e proposto um processo colaborativo em que o professor disponibiliza um conjunto de questões de múltipla escolha aos alunos, que podem, a qualquer instante, informar ao sistema que estão com dificuldades. A partir disso, através da análise de fatores de contexto e da localização dos estudantes, é escolhido um aluno para ser convidado a ajudar. O LSQuiz foi aplicado e avaliado em um ambiente de ensino, sendo identificados pontos de melhoria em seu design, como a necessidade de identificação automática da localização dos alunos e ajustes pontuais no algoritmo do processo colaborativo. Verificou-se que é válida a premissa de que a aplicação da Computação Ubíqua neste ambiente viabiliza de uma forma mais efetiva o modelo do Aprendizado Ativo, sendo a autonomia dos alunos um elemento positivo neste processo. Por fim, identificou-se que não é possível inferir os estilos de aprendizagem dos alunos através do seu desempenho nos questionários, sendo inviável a aplicação do modelo de Felder & Silverman neste contexto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ricardo Edgard Caceffo - Integrante / Heloisa Vieira da Rocha - Integrante / Rodolfo Jardim de Azevedo - Coordenador / Diego Souza - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 1
2007 - 2009
Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica
Descrição: No atual ambiente educacional, com o advento de tecnologias como os Notebooks, Palmtops e Tablets PCs, existe a oportunidade para os estudantes participarem de modo mais ativo nas aulas, colaborando diretamente com o professor, tornando as atividades em sala de aula mais dinâmicas, flexíveis e interessantes. Dentre as tecnologias citadas, a que mais se destaca, tanto pela proximidade com as ferramentas já conhecidas do aluno (caderno e caneta) quanto pelas possibilidades e potenciais de desenvolvimento de aplicativos colaborativos, são os Tablets PCs, que permitem que os estudantes, por exemplo, registrem anotações diretamente nos slides usados na aula. Neste contexto, o Instituto de Computação da Unicamp, com o financiamento da HP, desenvolve um projeto com o objetivo de testar a viabilidade de utilização de Tablets PCs no ensino superior. Para tanto, uma ferramenta de software será desenvolvida, permitindo, além das funcionalidades citadas, que os alunos submetam atividades e exercícios ao professor. As respostas dos estudantes podem ser consolidadas, e utilizadas pelo professor para averiguar o nível de entendimento da classe, suas dificuldades e pontos a suprir. Como parte deste grande projeto, tem-se um projeto específico preocupado com as dificuldades de interface humano computador inerentes à utilização de Tablets PCs no contexto de uso educacional, mais especificamente em sala de aula convencional. Este é o tema do projeto de pesquisa descrito nesta proposta..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ricardo Edgard Caceffo - Coordenador / Rodolfo Jardim de Azevedo - Integrante / Heloisa Vieira da Rocha - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 9


Outros Projetos


2017 - Atual
Desafio BEBRAS
Descrição: BEBRAS - International Challenge on Informatics and Computational Thinking. Membro da comitiva brasileira, em associação com a SBC (Sociedade Brasileira de Computação). O Objetivo é a implantação do BEBRAS no Brasil. Participação no "Desafio BEBRAS" dentro do escopo do projeto de Pós-Doutorado, apoiado pela FAPESP..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2018 - 2018
Periódico: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC)
2018 - 2018
Periódico: JOURNAL OF UNIVERSAL COMPUTER SCIENCE
2018 - 2018
Periódico: ACM Global Computing Education Conference
2018 - 2018
Periódico: Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC)
2018 - 2018
Periódico: Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC)
2018 - 2018
Periódico: Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC)
2018 - 2018
Periódico: Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC)
2018 - 2018
Periódico: Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC)
2018 - 2018
Periódico: Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC)
2017 - 2017
Periódico: Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC)
2017 - 2017
Periódico: Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC)
2017 - 2017
Periódico: Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC)
2017 - 2017
Periódico: Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC)
2017 - 2017
Periódico: Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC)
2017 - 2017
Periódico: Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC)
2016 - 2016
Periódico: Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC)
2016 - 2016
Periódico: Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC)
2015 - 2015
Periódico: Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC)
2017 - 2017
Periódico: ACM Innovation and Technology in Computer Science Education (ITCSE)
2017 - 2017
Periódico: BEBRAS - International Challenge on Informatics and Computational Thinking
2017 - 2017
Periódico: Interaction South America (ISA)
2017 - 2017
Periódico: Interaction South America (ISA)
2018 - 2018
Periódico: ACM Technical Symposium on Computing Science Education (SIGCSE)
2018 - 2018
Periódico: ACM Technical Symposium on Computing Science Education (SIGCSE)
2017 - 2017
Periódico: ACM Technical Symposium on Computing Science Education (SIGCSE)
2016 - 2016
Periódico: ACM Technical Symposium on Computing Science Education (SIGCSE)
2016 - 2016
Periódico: ACM Technical Symposium on Computing Science Education (SIGCSE)
2015 - 2015
Periódico: Jornada de Atualização em Informática em Educação (JAIE)
2013 - 2013
Periódico: Ubiquitous Learning: An International Journal
2013 - 2013
Periódico: Ubiquitous Learning: An International Journal
2012 - 2012
Periódico: Ubiquitous Learning: An International Journal


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informação/Especialidade: Informática Aplicada à Educação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
Primeiro Colocado na IV Competição de Avaliação de Sistemas Interativos - Nível Pós-Graduação, IHC., SBC.
2010
Premiado na III Competição de Avaliação de Sistemas - Nível Pós-Graduação - IHC 2010, SBC.
2009
Prêmio Internacional de Reconhecimento na Competição Imagine Cup - Categoria Acessibilidade em Tablet PC (2o Lugar), Microsoft.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:9
Total de citações:17
Caceffo, R.; Caceffo, RE  Data: 19/01/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Caceffo, Ricardo Edgard2012Caceffo, Ricardo Edgard; Rocha, Heloisa . Design and Model of a Ubiquitous Classroom Response System Through Context Factors. Ubiquitous Learning an International Journal, v. 4, p. 61-77, 2012.

2.
CACEFFO, Ricardo Edgard;Caceffo, Ricardo Edgard;CACEFFO, RICARDO2011CACEFFO, Ricardo Edgard; Rocha, Heloisa . Ubiquitous Classroom Response System: An Innovative Approach to Support the Active Learning Model. Ubiquitous Learning: an International Journal, v. 3, p. 43-55, 2011.

3.
CACEFFO, Ricardo Edgard;Caceffo, Ricardo Edgard;CACEFFO, RICARDO2011CACEFFO, Ricardo Edgard; Da Rocha, Heloisa Vieira ; De Azevedo, Rodolfo Jardim . Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletrônica. Revista Brasileira de Informação na Educação, v. 19, p. 25-41, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
CACEFFO, RICARDO; ROCHA, H. V. ; AZEVEDO, RODOLFO . A Ubiquitous, Pen-Based and Touch Classroom Response System Supported by Learning Styles. In: Hammond, T.; Valentine, S.; Adler, A.; Payton, M.. (Org.). A Ubiquitous, Pen-Based and Touch Classroom Response System Supported by Learning Styles. 1ed.Zürich: Springer International Publish, 2015, v. 1, p. 373-381.

2.
CACEFFO, Ricardo Edgard; Rocha, Heloisa ; Azavedo, Rodolfo . Slides Manager Tool: Supporting Active Learning Using Tablet PC and Pen-Based Devices. In: Laura M. Konkle;Robert H. Reed,;Dave A. Berque. (Org.). The Impact of Tablet PCs and Pen-Based Technology on Education. 1ed.West Lafayette, IN 47907 USA: Purdue University Press, 2009, v. 1, p. 39-47.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CACEFFO, RICARDO; GAMA, GUILHERME ; AZEVEDO, RODOLFO . Exploring Active Learning Approaches to Computer Science Classes. In: the 49th ACM Technical Symposium, 2018, Baltimore. Proceedings of the 49th ACM Technical Symposium on Computer Science Education - SIGCSE '18. New York: ACM Press, 2018. v. 1. p. 922-6.

2.
REGGO, I. ; CACEFFO, Ricardo Edgard ; SOUZA, R. ; AZEVEDO, R. J. ; BRAGA, D. . Aprender a língua espanhola pelo aplicativo Vecindario: soluções para as necessidades contemporâneas.. In: XXVIII SBIE ? Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2017, Recife. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2017). Recife: SBC, 2017. v. 1. p. 315-322.

3.
CACEFFO, Ricardo Edgard; WOLFMAN, S. ; BOOTH, K. ; AZEVEDO, R. . Developing a Computer Science Concept Inventory for Introductory Programming. In: 47th ACM Technical Symposium on Computing Science Education (SIGCSE '16), 2016, Memphis. Proceedings of the 47th ACM Technical Symposium on Computing Science Education (SIGCSE '16). New York: ACM, 2016. v. 1. p. 364-369.

4.
Caceffo, Ricardo Edgard; Azavedo, Rodolfo . LSQuiz:A Collaborative Classroom Response System to Support Active Learning Through Ubiquitous Computing. In: 11th International Conference Cognition and Exploratory Learning in Digital Age, 2014, Porto. Proceedings of 11th International Conference Cognition and Exploratory Learning in Digital Age, 2014. v. 1. p. 63-71.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Caceffo, Ricardo Edgard; Da Rocha, Heloisa Vieira ; Azavedo, Rodolfo . A Ubiquitous Pen-Based and Touch Classroom Response System Supported by Learning Styles. In: Workshop for Pen and Touch Technology in Education (WIPTTE2013), 2013, Los Angeles. Abstracts for 2013 WIPTTE, 2013.

2.
CACEFFO, Ricardo Edgard; Rocha, Heloisa . Arquitetura para Suporte a Aplicações Ubíquas que Viabilizam a Criação de um Ambiente de Aprendizado Ativo em Sala de Aula. In: 6o Workshop de Teses, Dissertações e Trabalhos de Iniciação Científica em Andamento do IC-UNICAMP, 2011, Campinas. Anais do 6o Workshop de Teses, Dissertações e Trabalhos de Iniciação Científica em Andamento do IC-UNICAMP, 2011. v. 1. p. 25-26.

3.
CACEFFO, Ricardo Edgard; Rocha, Heloisa ; Azavedo, Rodolfo . Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletrônica. In: 5o Workshop de Teses, Dissertações e Trabalhos de Iniciação Científica em Andamento do IC-UNICAMP, 2009, Campinas. Anais do 5o Workshop de Teses, Dissertações e Trabalhos de Iniciação Cientí􏰄ca em Andamento do IC-UNICAMP, 2009. v. 1. p. 107-110.

4.
CACEFFO, Ricardo Edgard; Rocha, Heloisa . Arquitetura Pervasiva para Suporte ao Ambiente de Aprendizado Ativo na Sala de Aula. In: 5o Workshop de Teses, Dissertações e Trabalhos de Iniciação Científica em Andamento do IC-UNICAMP, 2009, Campinas. Anais do 5o Workshop de Teses, Dissertações e Trabalhos de Iniciação Cientí􏰄ca em Andamento do IC-UNICAMP, 2009. v. 1. p. 215-219.

Apresentações de Trabalho
1.
CACEFFO, Ricardo Edgard; AZEVEDO, R. ; GAMA, GUILHERME . Exploring Active Learning Approaches to Computer Science Classes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CACEFFO, RICARDO; AZEVEDO, R. . Redesigning MC102 and other Introductory Programming Courses through the development and assessment of Perceptual Learning Modules (PLM); the Computer Science Peer Instruction (CSPI) method; and the Computer Science Concept Inventory (CSCI). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CACEFFO, RICARDO; AZEVEDO, RODOLFO . An Antipattern Documentation about Misconceptions related to an Introductory Programming Course in C. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CACEFFO, RICARDO; AZEVEDO, RODOLFO . Developing a Computer Science Concept Inventory for Introductory Programming. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CACEFFO, RICARDO; AZEVEDO, R. . Developing a Computer Science Concept Inventory for Introductory Programming. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Caceffo, Ricardo Edgard; AZEVEDO, R. J. . LSQuiz:A Collaborative Classroom Response System to Support Active Learning Through Ubiquitous Computing. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Caceffo, Ricardo Edgard; Rocha, Heloisa ; Azavedo, Rodolfo . A Ubiquitous, Pen-Based and Touch Classroom Response System Supported by Learning Styles. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CACEFFO, Ricardo Edgard; Rocha, Heloisa . Arquitetura para Suporte a Aplicações Ubíquas que Viabilizam a Criação de um Ambiente de Aprendizado Ativo em Sala de Aula. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Caceffo, Ricardo Edgard; Da Rocha, Heloisa Vieira . Design and Model of a Ubiquitous Classroom Response System Through Context Factors. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
CACEFFO, Ricardo Edgard; Rocha, Heloisa . Ubiquitous Classroom Response System: An Innovative Approach to Support the Active Learning Model. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CACEFFO, Ricardo Edgard; Rocha, Heloisa ; Azavedo, Rodolfo . Slides Manager Tool: Supporting Active Learning using Tablet Pc and Pen Based Devices. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
CACEFFO, Ricardo Edgard; Rocha, Heloisa ; Azavedo, Rodolfo . Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletrônica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CACEFFO, Ricardo Edgard; Rocha, Heloisa ; Azavedo, Rodolfo ; ALMEIDA, P. B. . Classroom Tablet PC Accessibility Kit. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
CACEFFO, Ricardo Edgard; Rocha, Heloisa . Arquitetura Pervasiva para Suporte ao Ambiente de Aprendizado Ativo na Sala de Aula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
Caceffo, Ricardo Edgard. Arquitetura para Suporte a Aplicações Ubíquas que Viabilizam a Criação de um Ambiente de Aprendizado Ativo em Sala de Aula. Campinas: Unicamp, 2015 (Tese de Doutorado).

2.
SILVA, A. C. ; VARGAS, A. ; LETIZIO, C. ; ROCHA, H. V. ; Caceffo, Ricardo Edgard . Avaliação da Usabilidade e da Acessibilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem TelEduc: levando o aprender a todos 2011 (Relatório para Competição de Avaliação).

3.
SILVA, A. C. ; Caceffo, Ricardo Edgard ; Alex Calagua ; ROCHA, H. V. . Avaliação de Acessibilidade de Sites Através de Guidelines e Heurísticas Apoiado por Personas e Cenários. 2010 (Relatório para Competição de Avaliação).

4.
CACEFFO, Ricardo Edgard. Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica. Campinas: UNICAMP, 2009 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
REGGO, I. ; CACEFFO, R. ; AZEVEDO, R. ; SOUZA, R. ; BRAGA, D. ; Caceffo, Ricardo Edgard . Vecindario: uma proposta de aplicativo para aprendizagem de línguas assistida por dispositivos móveis. 2017.

2.
CACEFFO, Ricardo Edgard; AZEVEDO, R. ; Rocha, Heloisa . LSQuiz. 2014.

3.
CACEFFO, Ricardo Edgard; Azavedo, Rodolfo ; Rocha, Heloisa . Slides Manager Tool. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
CACEFFO, RICARDO; GAMA, G. ; BENATTI, R. ; APARECIDA, T. ; CALDAS, T. ; AZEVEDO, RODOLFO . A Concept Inventory for CS1 Introductory Programming Courses in C. 2018.

2.
CACEFFO, RICARDO; ABREU, J. ; GONCALVES, F. ; TAKINAMI, O. ; ROMANI, R. ; BARANAUSKAS, C. . Socio-enactive Systems: The Educational Scenario.. 2018.

3.
CACEFFO, RICARDO; GAMA, GUILHERME ; MOREIRA, M. ; GARCIA, I. ; AZEVEDO, R. . Usability and Reliability Data Relative to the Use of Clickers to Support the Computer Science Peer Instruction (CSPI) Approach.. 2018.

4.
CACEFFO, RICARDO; GAMA, G. ; GARCIA, I. ; WAINER, J. ; AZEVEDO, R. . A Questionnaire of Perceptual Learning Modules (PLM) for Introductory Programming (CS1) Courses in Python.. 2018.

5.
CACEFFO, RICARDO; WOLFMAN, S. ; BOOTH, K. ; GAMA, GUILHERME ; GARCIA, I. ; CALDAS, T. ; AZEVEDO, R. . An exploratory questionnaire to support the identification and assessment of misconceptions in CS1 courses based on C programming language.. 2018.

6.
CACEFFO, Ricardo Edgard; FRANCA, B. ; GAMA, G. ; BENATTI, R. ; APARECIDA, T. ; CALDAS, T. ; AZEVEDO, R. . An Antipattern Documentation about Misconceptions related to an Introductory Programming Course in C. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CACEFFO, Ricardo Edgard; ALMEIDA, P. B. . Imagine Cup 2009 - Record News. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CACEFFO, Ricardo Edgard. Imagine Cup 2009 - Link Brasil. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
Dias, Mariana Piquet ; Rubira, Cecília Mary F. ; Azavedo, Rodolfo ; Macario, Carla G. M. ; Santos, Jeferson Alex ; CACEFFO, Ricardo Edgard ; Pereira, Roberto ; Neris, Vânia Paula . Anais do 5o Workshop de Teses, Dissertações e Trabalhos de Iniciação Científica em Andamento do IC-UNICAMP. 2009. (Editoração/Anais).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CACEFFO, RICARDO; PINTO, A.. XIII Workshop de Teses, Dissertações e Trabalhos de Iniciação Científica do Instituto de Computação da Unicamp. 2018. Instituto de Computação - UNICAMP.

2.
CACEFFO, Ricardo Edgard; PEDROSA, L.. XII Workshop de Teses, Dissertações e Trabalhos de Iniciação Científica do Instituto de Computação da Unicamp. 2017. Instituto de Computação - UNICAMP.

3.
CACEFFO, Ricardo Edgard. XII Workshop de Teses, Dissertações e Trabalhos de Iniciação Científica do Instituto de Computação da Unicamp. 2015. Instituto de Computação - UNICAMP.

4.
CACEFFO, Ricardo Edgard. XII Workshop de Teses, Dissertações e Trabalhos de Iniciação Científica do Instituto de Computação da Unicamp. 2014. Instituto de Computação - UNICAMP.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
49th ACM Technical Symposium on Computer Science Education (SIGCSE '18). Exploring Active Learning Approaches to Computer Science Classes.. 2018. (Congresso).

2.
BEBRAS - International Challenge on Informatics and Computational Thinking.Participante do comitê de elaboração e avaliação das questões a serem usadas na competição.. 2017. (Encontro).

3.
XXVIII SBIE Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Aprender a língua espanhola pelo aplicativo Vecindario: soluções para as necessidades contemporâneas. 2017. (Simpósio).

4.
47th ACM Technical Symposium on Computing Science Education (SIGCSE ' 2017) )..Developing a Computer Science Concept Inventory for Introductory Programming.. 2016. (Simpósio).

5.
11th International Conference on Cognition and Exploratory Learning in Digital Age (CELDA 2014). A Collaborative Classroom Response System to Support Active Learning through Ubiquitous Computing.. 2014. (Congresso).

6.
WIPTE- WORKSHOP ON THE IMPACT OF PEN BASED TECHNOLOGY ON EDUCATION. A Ubiquitous Pen-Based and Touch Classroom Response System Supported by Learning Styles. 2013. (Congresso).

7.
Ubiquitous Learning International Conference. Design and Model of a Ubiquitous Classroom Response System Through Context Factors.. 2011. (Congresso).

8.
WTD - Workshop de Teses e Dissertações (IC-UNICAMP). Arquitetura para Suporte a Aplicações Ubíquas que Viabilizam a Criação de um Ambiente de Aprendizado Ativo em Sala de Aula. 2011. (Congresso).

9.
II Encontro de PAD/PED - UNICAMP. 2010. (Seminário).

10.
Ubiquitous Learning International Conference 2010. Ubiquitous Classroom Response System: An Innovative Approach to Support the Active Learning Model. 2010. (Congresso).

11.
Imagine Cup.Classroom Tablet PC Accessibility Kit. 2009. (Outra).

12.
WIPTE- WORKSHOP ON THE IMPACT OF PEN BASED TECHNOLOGY ON EDUCATION. SLIDES MANAGER TOOL: SUPPORTING ACTIVE LARNING USING TABLET PC AND PEN-BASED DEVICES. 2009. (Congresso).

13.
WTD - Workshop de Teses e Dissertações (IC-UNICAMP). SUPPORTING ACTIVE LEARNING USING TABLET PC AND PEN-BASED DEVICES. 2009. (Congresso).

14.
WTD - Workshop de Teses e Dissertações (IC-UNICAMP). Arquitetura pervasiva para suporte ao ambi- ente de aprendizado ativo na sala de aula. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CACEFFO, Ricardo Edgard. WTD - Workshop de Teses e Dissertações (IC-UNICAMP). 2009. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Inacivera Michelle de Oliveira Moreira. Ensino-Aprendizagem Ubíqua: Um Ambiente de Apoio Institucional Sensível ao Contexto Baseado na Teoria de Carga Cognitiva. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Computação - UNICAMP. (Coorientador).

2.
Tânia Alencar de Caldas. A construção e avaliação de um inventário conceitual para os componentes curriculares introdutórios em Ciência da Computação. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Computação - UNICAMP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Igor Omote. Identificação de Misconceptions em Python através da aplicação do Computer Science Peer Instrucion, suportado com o uso de clickers e questões elaboradas através da Taxonomia de Bloom. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia da Computação) - Instituto de Computação - UNICAMP. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Renan Paes Leme de Souza. Produção de Concept Inventory a partir do estudo da linguagem de programação Java. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Instituto de Computação - UNICAMP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Edgard Caceffo.

2.
Guilherme Gama. Transcrição e Adaptação do Inventário Conceitual para Ciência da Computação à Linguagem Python. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Instituto de Computação - UNICAMP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Edgard Caceffo.

3.
Raysa Benatti. Criação de um website para aplicação do modelo de Inventário Conceitual no contexto do aprendizado em programação. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Instituto de Computação - UNICAMP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Edgard Caceffo.

4.
Renato Soma. Vecindario: uma proposta de aplicativo para aprendizagem de línguas assistida por dispositivos móveis. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Instituto de Computação - UNICAMP. Orientador: Ricardo Edgard Caceffo.

5.
João Pedro Guimarães. Vecindario: uma proposta de aplicativo para aprendizagem de línguas assistida por dispositivos móveis. 2015. Iniciação Científica - Instituto de Computação - UNICAMP. Orientador: Ricardo Edgard Caceffo.

6.
Renan Paes de Leme Souza. Vecindario: uma proposta de aplicativo para aprendizagem de línguas assistida por dispositivos móveis. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Instituto de Computação - UNICAMP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ricardo Edgard Caceffo.

7.
Diego Souza. Arquitetura para Suporte a Aplicações Ubíquas que Viabilizam a Criação de um Ambiente de Aprendizado Ativo em Sala de Aula. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Instituto de Computação - UNICAMP, SAMSUNG. Orientador: Ricardo Edgard Caceffo.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
CACEFFO, Ricardo Edgard; Azavedo, Rodolfo ; Rocha, Heloisa . Slides Manager Tool. 2009.

2.
REGGO, I. ; CACEFFO, R. ; AZEVEDO, R. ; SOUZA, R. ; BRAGA, D. ; Caceffo, Ricardo Edgard . Vecindario: uma proposta de aplicativo para aprendizagem de línguas assistida por dispositivos móveis. 2017.

3.
CACEFFO, Ricardo Edgard; AZEVEDO, R. ; Rocha, Heloisa . LSQuiz. 2014.


Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CACEFFO, RICARDO; AZEVEDO, RODOLFO . Developing a Computer Science Concept Inventory for Introductory Programming. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CACEFFO, RICARDO; AZEVEDO, R. . Developing a Computer Science Concept Inventory for Introductory Programming. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CACEFFO, RICARDO; AZEVEDO, RODOLFO . An Antipattern Documentation about Misconceptions related to an Introductory Programming Course in C. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CACEFFO, RICARDO; AZEVEDO, R. . Redesigning MC102 and other Introductory Programming Courses through the development and assessment of Perceptual Learning Modules (PLM); the Computer Science Peer Instruction (CSPI) method; and the Computer Science Concept Inventory (CSCI). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CACEFFO, Ricardo Edgard; ALMEIDA, P. B. . Imagine Cup 2009 - Record News. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CACEFFO, Ricardo Edgard. Imagine Cup 2009 - Link Brasil. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Google Scholar: https://scholar.google.ca/citations?user=JPD_E9UAAAAJ&hl=en&oi=ao
Website: www.ricardocaceffo.com



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