Iraci Nobre da Silva

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  • Última atualização do currículo em 02/07/2018


Doutoranda em ciências da Linguagem (Universidade Católica de Pernambuco), Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em docência de Ensino Superior (Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO), Licenciada em Letras Português (Universidade Federal de Alagoas), Licenciada em Artes práticas (Universidade Federal Rural de Pernambuco). Atualmente é professora assistente na Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Ministra as disciplinas de Leitura e Produção textual, Linguística Aplicada, Sintaxe e Semântica. Coordenadora do subprojeto PIBID/CAPES intitulado Reescrita e retextualização de gêneros textuais:uma proposta para a prática pedagógica no ensino de língua portuguesa. É orientadora do Programa de Iniciação Científica PIBIC/FAPEAL. Coordenadora do Coordenadora do projeto Aperfeiçoamento de práticas discursivas de graduandos do primeiro período do Curso de Letras UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL Campus III. Coordenou o Programa de Licenciatura Intercultural Indígena. Recebeu o título de Comendadora, pela Universidade Católica de Pernambuco, em reconhecimento ao trabalho realizado com os Povos Indígenas de Alagoas. É autora de capítulos de livros e artigos publicados em revistas especializadas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Iraci Nobre da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, I. N.;NOBRE SILVA, I.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Alagoas, Campus III.
Rodovia AL 115
Graciliano Ramos
57604595 - Palmeira dos Índios, AL - Brasil
Telefone: (82) 32412544


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Ciências da Linguagem.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Título: Análise da Organização Retórica em Resumos de Artigos Acadêmicos Produzidos por Alunos Ingressantes no Curso de Letras de Uma IES Pública,
Orientador: Benedito Gomes Bezerra.
Coorientador: Iraci Nobre da Silva.
1999 - 2001
Mestrado em Letras e Lingüística.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: A construção de tópico-sujeito no português do Brasil, mais especificamente em informantes da cidade de Maceió, Alagoas,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Januacele Francisca da Costa.
1993 - 1994
Especialização em Docência do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Título: Medidas e Avaliação em Educação.
1979 - 1985
Graduação em Letras - Português.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
1976 - 1977
Graduação em Licenciatura em Artes Práticas.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Teoria e prática na análise crítica de gêneros dis. (Carga horária: 3h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2015 - 2015
Tópicos de Estudos sobre Linguagem: Análise Dialógica do Discurso. (Carga horária: 45h).
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
2015 - 2015
Tópicos de Estudos sobre Linguagem: Análise Crítica de Gêneros. (Carga horária: 45h).
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
2014 - 2014
Iconicidade do Léxico. (Carga horária: 5h).
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
1993 - 1994
Docência superior. (Carga horária: 360h).
Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
1977 - 1977
Licenciatura em Artes Práticas.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40


Instituto Federal de Alagoas - Matriz, IFAL, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.


Governo do Estado de Alagoas, GOVERNO/AL, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Classe A Nível III, Carga horária: 200



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
GÊNERO TIRINHAS EM QUADRINHOS: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE MAFALDA E SUSANITA
Descrição: A análise do gênero tirinhas em quadrinhos representativos do discursivo de Mafalda e Susanita, na perspectiva do ISD e ACG constitui o foco deste projeto de iniciação científica. A importância em estudar as tirinhas da Mafalda reside em perceber como Mafalda desvela e retrata o discurso de um determinado contexto histórico. Assim, as tirinhas de Mafalda têm a intenção de descortinar a realidade cotidiana da sociedade, através do humor, da ironia e da crítica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Iraci Nobre da Silva - Coordenador / ANA KAROLINE DA SILVA FERNANDES DUARTE - Integrante.
2016 - 2017
A Referência do Discurso do outro: Produção Textual na Universidade Estadual de Alagoas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Iraci Nobre da Silva - Coordenador / Fellype Lima Alvesda Costa - Integrante.
2014 - 2015
PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: A REESCRITA COMO ESTRATÉGIA PARA O APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS
Descrição: A Linguística textual (doravante LT) passou por significativas mudanças até tomar o texto como centro do estudo. Inicialmente, incentivada por uma perspectiva estruturalista, seus estudos se concentravam na análise da frase (transfrástica), preocupando-se com os estudos dos referentes (ex.: Pedro ama livros. Ele estuda todos os dias). Convém dizer que a linguística da frase não abarcou todas as questões relativas ao texto.A partir daí elaborouse a construção das gramáticas de texto. Esse modelo de se estudar o texto também se mostrou pouco produtivo, já que não seria possível a construção de uma gramática que desse conta de todos os textos de uma língua. Chega-se, assim, segundo koch (2012), a uma LT que se debruça sobre a produção e compreensão de textos numa investigação pragmática, levando em conta não só o cotexto, mas o contexto em que tais textos são produzidos. Este projeto, ao propor a reescrita como estratégia para o aperfeiçoamento de artigos científicos, o que implica o desenvolvimento das habilidades nas práticas discursivas da Universidade, tem como maior objetivo tornar consciente o aluno ingressante no ensino superior de que o texto não é algo acabado, e que ele deverá empenhar-se na atividade como próprio produtor de sentidos. Mais precisamente, partindo do curso de Letras, o projeto pretende contemplar os alunos dos cursos de História, Pedagogia e Geografia da Universidade Estadual de Alagoas, Campus III que têm a Leitura e Produção de Textos como disciplina obrigatória em sua matriz curricular..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Iraci Nobre da Silva - Coordenador / FELLYPE LIMA ALVES DA COSTA - Integrante / JAMIRS FELIX BEZERRA - Integrante / MILLA DE SOUZA FERREIRA - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa.
2013 - 2014
RETEXTUALIZAÇÃO E REESCRITA: APERFEIÇOAMENTO DE PRÁTICAS DISCURSIVAS DE ALUNOS DO PRIMEIRO PERÍODO DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS ?UNEAL ? CAMPUS III.
Descrição: Projeto sem remuneração, apenas bolsa para o aluno bolsista..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) .
Integrantes: Iraci Nobre da Silva - Coordenador / Fellype Lima Alvesda Costa - Integrante / Gisely Martins da Silva - Integrante / John Hélio Porangaba de Oliveira - Integrante / Maria Aparecida Vieira de Melo - Integrante.
2011 - 2012
VARIEDADE LINGUÍSTICA: INCIDÊNCIA NA ORALIDADE E REPERCUSSÃO NA ESCRITA
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Iraci Nobre da Silva - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - Atual
PROJETO DE NIVELAMENTO:RETEXTUALIZAÇÃO E REESCRITA COMO ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS DISCURSIVAS NO CURSO DE LETRAS UNEAL
Descrição: Este projeto de nivelamento tem como objetivo aplicar uma nova proposta metodológica de ensino de produção de leitura e textos na Universidade Estadual de Alagoas.EOte projeto tem como meta incluir práticas de retextualização e reescrita na produção de textos dos alunos ingressantes no curso de Letras da UNEAL, entendendo que tais alunos chegam ao ensino superior com uma visão descontextualizada de língua, bem como de texto como produto estanque e sem as devidas competências para a produção de leitura e escrita de textos acadêmicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Iraci Nobre da Silva - Coordenador / Maria Margaret de Paiva Silva - Integrante / FELLYPE LIMA ALVES DA COSTA - Integrante.
2014 - Atual
Reescrita e Retextualização de gêneros textuais: uma proposta para a prática pedagógica no ensino de Língua Portuguesa
Descrição: O subprojeto Reescrita e Retextualização a partir de gêneros textuais: uma proposta para a prática pedagógica no ensino de Língua Portuguesa pretende despertar no público alvo a necessidade da prática da leitura como suporte para a produção da escrita de textos coesos e coerentes. Viabilizar metodologias que estimulem a reflexão, discussão e análise embasadas no estudo dos gêneros textuais, só vem a contribuir para desenvolver no discente o prazer de ler. Buscamos, ao mesmo tempo, contribuir para que o aluno possa se apropriar de um conhecimento crítico a respeito da língua, ampliando, assim, sua competência discursiva. Do ponto de vista de Bakhtin (1992), as atividades humanas estão relacionadas ao uso da língua; da mesma forma que ao se comunicar, os sujeitos envolvidos nesse processo fazem uso de algum gênero discursivo. Nenhuma atividade de produção escrita pode se desvincular de um determinado gênero discursivo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Iraci Nobre da Silva - Coordenador / Maria Margarete de Paiva Silva - Integrante / Gisely Martins da Silva - Integrante / Marieta Siqueira da Silva - Integrante / Tarcísia Dantas de Silva - Integrante.Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.
2012 - 2013
Subprojeto- Leitura: o caminho da liberdade para novas práticas docentes em Língua Portuguesa.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Iraci Nobre da Silva - Integrante / Maria Margarete de Paiva Silva - Coordenador.
2008 - Atual
Nucleo de Estudos Xucuru Kariri
Descrição: Coordenadora do Núcleo de estudos Xucuru Kariri.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Iraci Nobre da Silva - Coordenador.


Outros Projetos


2008 - Atual
Projeto do curso de Licenciatura específico para formação de professores indígenas- no estado de Alagoas
Descrição: Sem remuneração..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise de Gêneros.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teorias Linguísticas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Comenda em Defesa dos direitos da Mulher, Universidade Católica de Pernambuco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, A. P. ; SILVA, I. N. ; SILVA, M. M. P. . Letras Indígena: PROLIND em Alagoas. 1. ed. Arapiraca: Eduneal, 2018. v. 1. 220p .

Capítulos de livros publicados
1.
NOBRE SILVA, I.. MOVIMENTOS RETÓRICOS EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS: UMA ANÁLISE EM DUAS ÁREAS DISCIPLINARES. In: Francisca Maria Neta; José Adelson Lopes Peixoto. (Org.). Saberes compartilhados: múltiplos olhares na contemporaneidade. 1ed.Recife: Libertas Editora, 2018, v. 1, p. 145-161.

2.
SILVA, I. N.; MARTINS SILVA, Gisely . Breve panorama dos estudos linguísticos, com ênfase na sociolinguística de Willan Labov. In: SILVA-JÚNIOR, Sílvio Nunes da;SILVA, Eliane Bezerra da. (Org.). (RE)PENSANDO A PESQUISA EM LINGUAGEM:VÁRIAS QUESTÕES, MÚLTIPLOS OLHARES. 1ed.Pará de Minas: Virtualbooks, 2017, v. 1, p. 109-118.

3.
SILVA, I. N.; MARTINS SILVA, Gisely . Ação verbo-visual no âmbito do Discurso Multimodal no Aplicativo WhatsApp. In: SILVA JÚNIOR, Silvio Nunes da; SILVA, Maria Ivone da; SILVA, Eliane Bezerra da. (Org.). Letramento, Ensino e Formação docente: diálogos em perspectivas contemporâneas. 1ed.Pará de Minas: Virtualbooks, 2016, v. 1, p. 163-173.

4.
NOBRE SILVA, I.; SILVA, M. M. P. ; RAMALHO, M. S. O. ; COSTA, J. J. C. . Relato de experiência do Programa de Licenciatura Intercultural Indígena de Alagoas - PROLIND/AL ofertado pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. In: TENÓRIO, D. A.; COSTA, J. C. da. (Org.). Alagoas: a herança indígena. 1ed.Arapiraca: EdUneal, 2015, v. 1, p. 40-60.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NOBRE SILVA, I.. INTRODUÇÕES DE ARTIGOS DE GRADUANDOS: UMA ANÁLISE DE MOVIMENTOS RETÓRICOS EM DIFERENTES ÁREAS DISCIPLINARES. In: Seminário PIBID História ? Metodologias do Ensino de História: Identidade e Memória, 2017, Palmeira dos Índios. Anais do Seminário PIBID História ? Metodologias do Ensino de História: Identidade e Memória, 2017. v. 1. p. 1-22.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, I. N.; SILVA, G. M. . Variedade linguística: incidência na oralidade e repercussão na escrita. In: Abralin em Cena Sergipe, 2012, Aracaju. Matrizes de Linguagem: diálogos em interação. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2012. v. 1. p. 204-205.

2.
SILVA, I. N.. Retextualização e reescrita a partir dos gênero textuais, como ferramento facilitadora no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa. In: II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: intervenções - Universidade e Edução Básica: ações e omições, 2012, Belo Horizonte. II Simpósio de Lìngua Portuguesa e Literatura: intervenções - Programação e Caderno de Resumos. Belo Horizonte: Puc Minas, 2014. v. Único. p. 164-165.

3.
SILVA, I. N.; OLIVEIRA, J. H. P. . Português: uma língua de proeminência de tópico: um confronto a Língua Inglesa. In: Abralin em Cena Sergipe, 2012, Aracaju. Matrizes de Linguagem: diálogos em interação. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2012. v. 1. p. 177-178.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, I. N.. ?MOVIMENTOS RETÓRICOS EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: UMA ANÁLISE EM PRODUÇÕES DE GRADUANDOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, I. N.. ANÁLISE DE MOVIMENTOS RETÓRICOS EM ARTIGOS CIENTÍFICOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, I. N.. ANÁLISE DE GÊNEROS NAS TRADIÇÕES LINGUÍSTICAS: UM BREVE PANORAMA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, I. N.. EDUCAÇÃO SUPERIOR INDÍGENA EM ALAGOAS: BREVES CONSIDERAÇÕES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, I. N.; SANTOS, E. . O FENÔMENO DA MONOTONGAÇÃO EM TEXTOS DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ESFERA PÚBLICA DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS - AL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, I. N.; COSTA, F. L. A. . A reescria de artigos científicos: produção textual no curso de Letras da Universidade Estadual de Alagoas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SILVA, I. N.; OLIVEIRA, J. H. P. . Português: uma língua de proeminência de tópico: um confronto a Língua Inglesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, I. N.; SILVA, G. M. . Variedade linguística: incidência na oralidade e repercussão na escrita. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, I. N.. Projeto de curso de licenciatura específicos para a formação de professores indígenas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SILVA, I. N.. A construção de sentenças como elementos topicalizados: variação linguística e sintaxe. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, I. N.. Diálogo, Universidade e Escola: muúltiplos olhares frente às metodologias de ensino. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SILVA, I. N.. As Línguas e suas Gramáticas. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SILVA, I. N.. Pressuposições: condições das palavras na Língua Portuguesa como representação do sentido. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
SILVA, I. N.. Polissemia os textos Publicitários. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
SILVA, I. N.. Extencionistas em ação. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, I. N.; SILVA, M. S. ; SILVA, T. D. . Retextualização, produção e reescrita. 2014. .

2.
SILVA, I. N.. Retextualização e reescrita a partir dos gênero textuais como ferramento facilitadora no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa. 2014. .

3.
SILVA, I. N.. Diversidade Cultural na Educação Escolar Indígena. 2014. (Palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, I. N.. Participação em banca de Wellington Luiz da Silva Torres. O fenômeno da dupla negação nas produções textuais de pré-vestibulandos dos povoados de Craíbas Tortas e Mandacaru-Pameira dos Índios-AL. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas.

2.
SILVA, I. N.. Participação em banca de Maria Luciene da Silva Cirilo. Advérbios e expressões negativas: confronto entre o ponto de vista gramatical e semântico. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas.

3.
SILVA, I. N.. Participação em banca de Daniele Barros Leite. A Presença da Monotongação do (OW) na Fala de Presidenciáveis da Eleição de 2006. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas.

4.
SILVA, I. N.. Participação em banca de Wilma dos Santos Silva. Uso do pronome SE em sobreposição ao ME: A intensidade do fenômeno na fala tem repercussão na escrita. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas.

5.
SILVA, I. N.. Participação em banca de Edja Marques dos Santos. Fenômenos analógicos: A mudança linguística como interferência no processo ensino aprendizagem da língua materna. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas.

6.
SILVA, I. N.. Participação em banca de Edilma dos Santos Silva. O ato de ler e a formação de leitores críticos na escola. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, M. M. P.; SANTOS, M. F. O.; SILVA, I. N.; OLIVEIRA, A. A.. Participação em banca de MAX SILVA DA ROCHA.DO TEXTO AO DISCURSO: O GÊNERO CORDEL NUMA ABORDAGEM DIALÓGICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas.

2.
SILVA, M. M. P.; SILVA, I. N.; LIMA, I. P.. Participação em banca de Fernanda Torres Pereira.Um Caminho à Cidadania. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas.

3.
SILVA, I. N.; SILVA, Maria Margaret de Paiva; BALLERINE, D.. Participação em banca de Divanilda Dantas de Melo Ferreira.O Fenômeno da Hipossegmentação na Escrita de Alunos Indígenas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas.

4.
SANTOS, Aldir de Paula; SILVA, Maria Margaret de Paiva; SILVA, I. N.. Participação em banca de Agno Santos Souza.A Língua Kariri entre os Tingui Botó. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Línguas, Art. e Lit. de Licenciatura Indígena) - Universidade Estadual de Alagoas.

5.
SILVA, I. N.; SANTOS, Aldir de Paula; SILVA, Maria Margaret de Paiva. Participação em banca de Claudete Queiroz Suira.História de Trancoso: Um Gênero Textual na Perspectiva do Ensino de Produção de Leitura e Escrita na Escola Estadual Indígena na Aldeia Kariri-Xocó. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia de Lic. Intercultural Indígena) - Universidade Estadual de Alagoas.

6.
SILVA, I. N.; SANTOS, Aldir de Paula; SILVA, Maria Margaret de Paiva. Participação em banca de Nilma Roberto da Silva.História de trancoso: como instrumento de Incentivo à Produção de Escrita de Alunos do 2º dos Iniciais do ensino Fundamental da Aldeia Tingui Botó. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia de Lic. Intercultural Indígena) - Universidade Estadual de Alagoas.

7.
SILVA, I. N.; SILVA, Maria Margaret de Paiva; COSTA, P. L.. Participação em banca de Elisangela da Costa Gaia.A Influência de Traços da Oralidade em Produção Escrita, mais Especificamente, a Redução do Ditongo /EJ/ e /OW/ em Alunos do Quinto Ano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas.

8.
SANTOS, A. P.; SILVA, M. M. P.; SILVA, I. N.. Participação em banca de Agno Santos Souza.A LÍNGUA KARIRI ENTRE OS TINGUI BOTÓ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Línguas, Art. e Lit. de Licenciatura Indígena) - Universidade Estadual de Alagoas.

9.
SILVA, I. N.; SILVA, M. M. P.; SANTOS, A. P.. Participação em banca de Luciete Souza Ferreira.EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ALAGOAS: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM CONTEXTOS DIFERENTES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Línguas, Art. e Lit. de Licenciatura Indígena) - Universidade Estadual de Alagoas.

10.
SILVA, M. M. P.; RAMALHO, M. S. O.; SILVA, I. N.. Participação em banca de Vaneide Messias da Silva.Índios e não ídios: indentidade e diferenças na escola indígena Xucuru-Kariri, da Serra do Capela, Palmeira dos Índios, Alagoas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Línguas, Art. e Lit. de Licenciatura Indígena) - Universidade Estadual de Alagoas.

11.
SILVA, M. M. P.; RAMALHO, M. S. O.; SILVA, I. N.. Participação em banca de Lenice Neci da silva.Educação Escolar: Escola Indígena José Maximo de Oliveira - Wassu Cocal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Línguas, Art. e Lit. de Licenciatura Indígena) - Universidade Estadual de Alagoas.

12.
SILVA, M. M. P.; RAMALHO, M. S. O.; SILVA, I. N.. Participação em banca de Maria gilda Santos da Silva.Rotacismo: um estudo na Língua escrita de alunos da Educação Jovens e Adultos da aldeis Koiupanká, Inhapi, Alagoas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Línguas, Art. e Lit. de Licenciatura Indígena) - Universidade Estadual de Alagoas.

13.
SILVA, M. M. P.; RAMALHO, M. S. O.; SILVA, I. N.. Participação em banca de Jussiara Ferreira Pinto.O lúdico no processo de ensino aprendizadem na escola da comunidade indígena Xucuru-Kariri, Serra do Amaro, Palmeira dos Índios, AL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Línguas, Art. e Lit. de Licenciatura Indígena) - Universidade Estadual de Alagoas.

14.
SILVA, M. M. P.; RAMALHO, M. S. O.; SILVA, I. N.. Participação em banca de Hildérica de Lima Silva.A identidade cultural do povo Xucuru-Kariri na aldeia Mata da Cafurna. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Línguas, Art. e Lit. de Licenciatura Indígena) - Universidade Estadual de Alagoas.

15.
SILVA, M. M. P.; SILVA, I. N.; OLIVEIRA, Fernando Augusto de Limade. Participação em banca de SOLANGE REGINA RIBEIRO.A AMBIGUIDADE NO GÊNERO PUBLICITÁRIO PROPAGANDA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas.

16.
TAVARES, M. V.; SILVA, I. N.; SILVA, M. M. P.. Participação em banca de Ricardo Ferreira Silva Lima.A influência de Lord Byron na produção literária de Álvares de Azevedo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua e Literaturas da Língua Inglesa) - Universidade Estadual de Alagoas.

17.
SILVA, I. N.; SILVA, M. M. P.; SANTOS, A. P.. Participação em banca de Luciana Cristina Melo.A INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS NÃO VERBAIS PARA A MANUTENÇÃO DO PROCESSO CONVERSACIONAL EM ENTREVISTAS INFORMAIS EM PROGRAMAS DE TELEVISÃO.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas.

18.
SILVA, I. N.; SILVA, M. M. P.; SILVA, E. B.. Participação em banca de Rafaela Araújo Dantas.POLÊMICAS SOBRE O ENSINO DA GRAMÁTICA NORMATIVA: EQUÍVOCO OU PRECONCEITO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas.

19.
SILVA, I. N.; SILVA, M. M. P.; TAVARES, M. V.. Participação em banca de Camila Silva de Oliveira.Ensino de Língua Portuguesa: Uma Reflexão A Partir do Nível de Letramento de Alunos do Ensino Médio de uma Escola da Esfera Pública. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas.

20.
SILVA, I. N.; SILVA, M. M. P.; SANTOS, A. P.. Participação em banca de Jaciele Nunes dos Santos.ANÁLISE DA PALATALIZAÇÃO DA OCLUSIVA DENTAL [t] NA FALA DE INFORMANTES DO CURSO DE LICENCIATURA INDÍGENA DE ALAGOAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas.

21.
SILVA, I. N.; SILVA, M. M. P.; SANTOS, Aldir de Paula. Participação em banca de Ítala Marta Nunes da Silva.LEITURA E GRAMÁTICA NORMATIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA EM PROL DO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas.

22.
SILVA, I. N.; SILVA, M. M. P.; SILVA, E. B.. Participação em banca de Janicleide D'Ávila da Silva.TEATRO: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas.

23.
SILVA, I. N.; SILVA, M. M. P.; TAVARES, M. V.. Participação em banca de José Luciano da silva Medeiros.Dificuldade de Acesso à Norma Culta da Língua Portuguesa de Alunos de Nível Médio em uma Escola da Esfera Pública Estadual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas.

24.
SILVA, M. M. P.; SILVA, I. N.; SILVA, I. S. P.. Participação em banca de Claudia Maria de Oliveira Lamenha.A polifonia no Gênero Publicitário Propaganda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas.

25.
FERREIRA, W. M; SILVA, I. N.. Participação em banca de Maria Aparecida Leite.Análise acerca dos prejuísos causados pelo ensino de Língua Portuguesa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Alagoas.

26.
SILVA, I. N.. Participação em banca de Reiva Mandu Veiga.Um estudo sobre o uso indevido das representações gráficas do fonema /s/. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas.

27.
SILVA, I. N.. Participação em banca de Fabiana Silva de Almeida.Uma releitura dos PCNs:um desafio para os professores de Língua Portuguesa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas.

28.
SILVA, I. N.. Participação em banca de Áurea Jaqueline Leite da Silva.O dialeto não padrão e o ensino de língua materna: aceitação e adequação visando um ensino/aprendizagem mais eficaz. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas.

29.
SILVA, I. N.. Participação em banca de Anne Kelly Santos da Silva.Reconhecimento da variedade linguística falada pelo aluno como forma de acesso ao dialeto padrão ensinado na escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas.

30.
SILVA, I. N.. Participação em banca de Carmilene Cavalcante de Oliveira.Leitura:suporte fundamental para as atividades de produção de texto na escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SILVA, I. N.; PEIXOTO, J. A. L.; OLIVEIRA, M. B. R. Concurso Público para Professor Efetivo da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. 2014. Universidade Estadual de Alagoas.

2.
SILVA, I. N.. Processo Seletivo Especial para o Curso e Licenciatura Em Educação no Campo - PROCAMPO, destina à seleção de professor de Língua Portuguesa. 2013. Universidade Estadual de Alagoas.

Concurso público
1.
SILVA, I. N.. Seleção para Professor substituto. 2008.

2.
SILVA, I. N.. Professor substituto da Universidade Estadual de Alagoas. 2008. Universidade Estadual de Alagoas.

Livre docência
1.
SILVA, I. N.; RAMALHO, M. S. O.; ARAUJO, B. F.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Especial de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas. 2014. Universidade Estadual de Alagoas.

2.
SILVA, I. N.; RAMALHO, M. S. O.; ARAUJO, B. F.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Especial de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas. 2014. Universidade Estadual de Alagoas.

3.
QUIRINO, J. S. A.; SILVA, I. N.; ALVES, M. S. C.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Especial de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas. 2013. Universidade Estadual de Alagoas.

Outras participações
1.
SILVA, I. N.. Banca de Correção das Redações referentes ao processo de Seleção de alunos portadores de diploma. 2015. Universidade Estadual de Alagoas.

2.
SILVA, I. N.; SILVA, M. M. P.; SANTOS, V. A. P.. Banca Avaliadora do Projeto Palmeira-Paraty: por um Brasil Millôr. 2014. Isntituto Federal de Alagoas.

3.
SILVA, I. N.. BAnca Examinadora Especial Universidade Estadual de Alagoas para para o Curso de Licenciatura em Eduacação do Campo - PROCAMPO. 2013. Universidade Estadual de Alagoas.

4.
OLIVEIRA, Fernando Augusto de Limade; ROMÃO, Djenise Miramar; SILVA, I. N.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Especial para o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena de Alagoas/ CLIND - AL. 2013. Universidade Estadual de Alagoas.

5.
OLIVEIRA, Fernando Augusto de Limade; ROMÃO, Djenise Miramar; SILVA, I. N.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Especial para o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena de Alagoas/ CLIND - AL. 2013. Universidade Estadual de Alagoas.

6.
SILVA, I. N.; BRITO, H. C. B. B.; SILVA, M. M. P.. Banca Examinadora Simplificada de Provas de Títulos e Didáticas para contratação de Professor Substituto. 2013. Universidade Estadual de Alagoas.

7.
SILVA, M. M. P.; SILVA, I. N.; TAVARES, M. V.. Banca Examinadora para formação de cadastro de reserva oara contratação de Professor Substituto. 2013. Universidade Estadual de Alagoas.

8.
SILVA, I. N.. Banca Examinadora Simplificada de Provas de Títulos e Didáticas para contratação de Professor Substituto. 2012. Universidade Estadual de Alagoas.

9.
SILVA, I. N.. Banca Examinadora do Processo Seletivo simplificado para contratação temporária de Monitor, atividade e Professor das Escolas Indígena de Alagoas. 2010. Universidade Estadual de Alagoas.

10.
SILVA, I. N.. Banca examinadora do processo seletivo para professor substituto da Universidade Estadual de Alagoas. 2009. Universidade Estadual de Alagoas.

11.
SILVA, I. N.. Membro da banca examinadora do processo seletivo para professor do PGP- Programa de Graduação de Professores. 2009.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX SIGET SIMPOSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS.ANÁLISE DE MOVIMENTOS RETÓRICOS EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS POR GRADUANDOS DE DIFERENTES ÁREAS DISCIPLINARES. 2017. (Simpósio).

2.
JORNADA DOS 40 ANOS DE GELNE GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE. MOVIMENTOS RETÓRICOS EM ARTIGOS EM ARTIGOS CIENTÍFICOS:UMA ANÁLISE EM PRODUÇÃO DE GRADUANDOS2. 2017. (Congresso).

3.
XX SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS UNICAP. MOVIMENTOS RETÓRICOS DE INTRODUÇÃODE ARTIGOS CIENTÍFICOS:UMA ANÁLISE EM PRODUÇÃO DE GRADUANDOS. 2017. (Congresso).

4.
Analyzing the production, circulation and use of knowledge in texts. 2015. (Seminário).

5.
Ciclo de conferências "Gêneros como instrumento no ensino e aprendizagem de línguas". 2015. (Outra).

6.
II Seminário Institucional do PIBID/UNEAL.Ensino Aprendizagem e Formação de Professores. 2015. (Seminário).

7.
Seminários 10 anos de PROLIND - Programa de Formação de Professores Indígenas nas Licenciaturas Interculturais. 2015. (Seminário).

8.
VIII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2015. (Simpósio).

9.
VIII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.A reescria de artigos científicos: produção textual no curso de Letras da Universidade Estadual de Alagoas. 2015. (Simpósio).

10.
CLISERTÃO - 2º Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão. Retextualização e reescrita a partir de gêneros textuais: ferramenta facilitadora do processo ensino aprendizagem. 2014. (Congresso).

11.
CLISERTÃO - 2º Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão. O gênero textual conto como ferramenta facilitadora para a prática do letramento em sala de aula. 2014. (Congresso).

12.
CLISERTÃO - 2º Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão. Retextualização e reescrita a partir de gêneros textuais: ferramenta facilitadora do processo ensino aprendizagem. 2014. (Congresso).

13.
I Encontro do PIBID/UNEAL.Formação de Professores e literatura na Educação Básica. 2014. (Encontro).

14.
I Encontro PIBID/UNEAL.Formação de Professores: Língua e Literatura na educação básica. 2014. (Encontro).

15.
Seminário de Educação Superior de Indígenas no Brasil: Balanço de de uma década e subsídios para o futuro. 2014. (Seminário).

16.
Seminário Educação Superior Indígena no Brasil: balanços de uma década e subsídio para o futuro. 2013. (Seminário).

17.
Abralin em Cena Sergipe e IV Encontro da Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe. Variedade Linguística: Incidência na oralidade e repercussão na escrita. 2012. (Congresso).

18.
Abralin em Cena Sergipe e IV Encontro da Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe. Português: uma língua de proeminência de tópico - confronto com a língua inglesa. 2012. (Congresso).

19.
III Encontro Nacional das Licenciaturas e II Seminário Nacional do PIBID.Leitura: o caminha da liberdade para novas práticas pedagógicas em Língua Portuguesa. 2012. (Seminário).

20.
II Jornada De Estudos Indigenistas- NEI/ PET.Da aldeia à Universidade: arco, flecha e diploma. 2012. (Seminário).

21.
Conferência Nacional de Educação(CONAE). Construindo Sistema Nacional Articulado de Educação. 2010. (Congresso).

22.
Primeira Jornada Docente para Discussção Estágio Supevisionado e TCC.I Jornada de Estudos Sobre TCC e Estágio Supervisionado. 2010. (Seminário).

23.
Primeiro Encontro de Pesquisa Científica. Licenciatura Indígena em Alagoas - Ensino, Pesquisa e Extensão. 2010. (Congresso).

24.
Seminário de Políticas de Ensino Superior e Povos Indígenas.Construindo as Bases para uma Política Pública diferenciada de Acesso e Permanência. 2010. (Seminário).

25.
Seminário Intercuturalidade e Formação de Professores Indigenas.Análise das Experiência em Curso. 2010. (Seminário).

26.
Seminário Nacional de Educação superior Indígena.Consolidando uma Política Nacional de Educação Superior Indígena. 2010. (Seminário).

27.
III semana de Letras: A Pesquisa em Letras: Teoria e Prática do Saber Científico. projeto de cursos de licenciatura específicos para a formação de professores indígenas. 2009. (Congresso).

28.
IV Encontro de professores de Português, Inglês, Espanhol e Literatura.A construção de sentenças como elementos topicalizados: variação linguística e sintaxe. 2009. (Encontro).

29.
Nas trilhas e redes do saber: Universidade e Educação Superior Indígena. 2009. (Seminário).

30.
Nas trilhas e redes do saber: Universidade e Educação Superior Indígena.Projeto de cursos de licenciatura específicos para a formação de professores indígenas. 2009. (Outra).

31.
Encontro de extensão da UNEAL. 2008. (Encontro).

32.
Extencionista em ação.Ações interdisciplinares de extensão. 2008. (Seminário).

33.
Forum Permenente de Educação Escolar Indígena - FEPEEIND. 2008. (Outra).

34.
I Encontro de Estudos em Pesquisa e Extensão.Linguagem e poder. 2007. (Encontro).

35.
Seminário de Letramento e Ensino Fundamental. 2007. (Seminário).

36.
V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística. 2007. (Congresso).

37.
V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística/Workshop. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, I. N.; SILVA, Maria Margaret de Paiva . I Seminário PIBID Letras Campus III. 2017. (Outro).

2.
SILVA, I. N.. I Semana de Letras: Linguagens em Interação. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Fellype Lima Alves da Costa; Gisely Martins da Silva;. RETEXTUALIZAÇÃO E REESCRITA: APERFEIÇOAMENTO DE PRÁTICAS DISCURSIVAS DE ALUNOS DO PRIMEIRO PERÍODO DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS ?UNEAL ? CAMPUS III PALMEIRA DOS ÍNDIOS ALAGOAS. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sandro Rogério Melros de Oliveira Rio. A Linguagem Jurídica EScrita: a dificukdade de comunicação na justiça. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

2.
Wilma dos Santos Silva. Uso do pronome SE em sobreposição ao ME:a intensidade do fenômeno na fala tem repercussão na escrita. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

3.
Edja Marques dos Santos e Maria Cecília Nascimento Santos. Fenômenos analógicos:a mudança linguística como referência no processo ensino aprendizagem da língua materna. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

4.
Edilma dos Santos Silva e Valdirene Vieira Cavalcante. O ato de ler e a formação de leitores críticos na escola. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ALINE DOS SANTOS OLIVEIRA. PRODUÇÃO DE RESENHA:UMA EXPERÊNCIA NO PIBID COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

2.
LUCÉLIA DOS SANTOS MENEZES. REESCRITA E RETEXTUALIZAÇÃO DO GÊNERO RESUMO: UMA ALTERNATIVA NA PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

3.
MARIA ANDREIA ALVES FERREIRA. USO DE NARRATIVAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTO: UM OLHAR SOBRE A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

4.
ROSE FERREIRA ALVES. GÊNEROS TEXTUAIS QT E CORDEL: INSTRUMENTO DE INTERAÇÃO TERCEIRA IDADE E CRIANÇA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

5.
ANA PAULA DA SILVA. PRODUÇÃO DE HQ COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

6.
MARIETA SIQUEIRA DA SILVA. A CARTA ARGUMENTATIVA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NA PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

7.
LÍDIA LENIÊ ZACARIAS MEDEIROS. O TEXTO JORNALÍSTICO ENQUANTO OBJETO DE AÇÃO PEDAGÓGICO NA PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

8.
ROSIENE NASCIMENTO SILVA SANTOS. O GÊNERO CONTO : FERRAMENTA DIDÁTICA PARA PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

9.
GLAUCIA LISBOA DE SOUZA. LETRA DE MÚSICA: UM G^NERO TEXTUAL COMO ALTERNATIVA COMO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADE DE LEITURA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

10.
ROSILEIDE BATISTA SOARES. GÊNERO TEXTUAL LETRA DE MÚSICA: UM INSTRUMENTO FACILITADOR PARA A PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

11.
Marília Conceição Gomes Miranda. Tratamento da Variação Linguística em Livros Didáticos do 1º ano do Ensino Médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

12.
MARTA DE MAGALHÃES OLIVEIRA. ANÁLISE DA INCIDÊNCIA DA SEGMENTAÇÃO NÃO-CONVENCIONAL DA ESCRITA EM ALUNOS DO 6º ANO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

13.
CÉLIA CORREIA DA SILVA. A VALORIZAÇÃO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA PELO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

14.
HELENILDA LIMA DA SILVA. MONOTONGAÇÃO: REDUÇÃO DO DITONGO 'EI' EM 'Ê' NA ESCRITA DE ALUNOS DA EJA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

15.
Maria Aparecida Machado da Silva. A Educação Inclusiva na Escola Estadual Indígena Pajé Miguel Selestino da Silva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia de Lic. Intercultural Indígena) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

16.
Nilma Roberto da Silva. História de trancoso: como instrumento de Incentivo à Produção de Escrita de Alunos do 2º dos Iniciais do ensino Fundamental da Aldeia Tingui Botó. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia de Lic. Intercultural Indígena) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

17.
Luciete Souza Ferreira. Educação Superior em Alagoas: uma Construção Coletiva em Contextos Diferenciados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Nat. de Lic. Intercultural Indígena) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

18.
Claudete Queiroz Suira. História de Trancoso: Um Gênero Textual na Perspectiva do Ensino de Produção de Leitura e Escrita na Escola Estadual Indígena na Aldeia Kariri-Xocó. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia de Lic. Intercultural Indígena) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

19.
Divanilda Dantas de Melo Ferreira. O Fenômeno da Hipossegmentação na Escrita de Alunos Indígenas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

20.
Elisangela da Costa Gaia. A Influência de Traços da Oralidade em Produção Escrita, mais Especificamente, a Redução do Ditongo /EJ/ e /OW/ em Alunos do Quinto Ano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

21.
JOEL LOPES LEITE. A valorização da modalidade oral como mecanismo facilitador no processo de ensino-aprendizagem da gramática normativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

22.
CRISTIANE VIEIRA DA SILVA. A FALTA DE SENTIDO E COERÊNCIA NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

23.
ALDA LÉIA SOUZA DE FREITAS. LETRA DE MÚSICA: UM GÊNERO TEXTUAL FACILITADOR DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

24.
ALDA LÉIA SOUZA DE FREITAS. LETRA DE MÚSICA: UM GÊNERO TEXTUAL FACILITADOR DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

25.
Camila Silva de Oliveira. Ensino de Língua Portuguesa: Uma Reflexão A Partir do Nível de Letramento de Alunos do Ensino Médio de uma Escola da Esfera Pública. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

26.
José Luciano da silva Medeiros. Dificuldade de Acesso à Norma Culta da Língua Portuguesa de Alunos de Nível Médio em uma Escola da Esfera Pública Estadual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

27.
Rafaela Araújo Dantas. POLÊMICAS SOBRE O ENSINO DA GRAMÁTICA NORMATIVA: EQUÍVOCO OU PRECONCEITO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

28.
Janicleide D'Ávila da Silva. TEATRO: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

29.
Ítala Marta Nunes da Silva. LEITURA E GRAMÁTICA NORMATIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA EM PROL DO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

30.
Luciana Cristina Melo. A INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS NÃO VERBAIS PARA A MANUTENÇÃO DO PROCESSO CONVERSACIONAL EM ENTREVISTAS INFORMAIS EM PROGRAMAS DE TELEVISÃO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

31.
Jaciele Nunes dos Santos. ANÁLISE DA PALATALIZAÇÃO DA OCLUSIVA DENTAL [t] NA FALA DE INFORMANTES DO CURSO DE LICENCIATURA INDÍGENA DE ALAGOAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

32.
ANDRÉIA CRISTINA CAVALCANTE DE GÓES FONSÊCA. O SILÊNCIO EM SOBREPOSIÇÃO AO DIÁLOGO NO CONTO O SILÊNCIO DOS AMANTES, OBRA DA AUTORA LYA LUFT. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

33.
Maria das Graças da Silva. O Processo de Leitura em Alunos da Rede Pública Estadual do Município de Viçosa Alagoas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

34.
Sandeline Cabral Barbosa. Gêneros Textuais, em especial MSN como Instrumento Interativo para uma dinâmica nas aulas de produção escrita. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

35.
José Ilário da Silva. A Sobreposição da Norma Culta em detrimento à Variação Linguística falada pelo aluno. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

36.
Thiago Barros dos Anjos. Artigo de Opinião no Ensino Médio: Uma proposta possível para o desenvolvimento do discurso argumentativo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

37.
Leide Iara dos Santos Lima. Análise do Processo de Coerência e Coesão Textual em Produção de Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública Estadual de Palmeira dos Índios Alagoas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

38.
Erisvan Luciano Cirilo. As Expressões Futibolísticas na Língua Portuguesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

39.
Milena Juvêncio Galdino. O Fenômeno da Juntura Vocabular em Textos de Alunos do 3º ano de Duas Escolas: Uma da esfera pública e outra da esfera privada. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

40.
Zeneide Bezerra da Silva. Habilidades de Leitura: Muito além de uma simples decodificação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

41.
Regis Telmo da Silva Nunes. A Deficiência da Leitura em Alunos do 9º ano em uma Escola da Rede Pública em Palmeira dos Índios Alagoas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

42.
Genilda Maria Silva e Sângela Izabel da Silva. Educação indígena em aldeia de Palmeira dos Índios-AL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

43.
Sheila Enaura da Silva de Almeida. Barroco versos modernidade: Um olhar sobre o sermão do Bom Lalrão de àdre Antônio Vieira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

44.
Aurea jacqueline Leite da Silva. O dialeto não padrão e o ensino da língua materna: aceitação e adequação visando um ensino-aprendizagem mais eficaz. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

45.
Rafaella Nunes de Araújo. A Construção de Sentenças com Elementos Topicalizados na Fala de Alunos Indígenas e não Indígenas de uma Escola da Rede Pública Estadual de Palmeira dos Índios Alagoas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

46.
Iolanda Braz Pereira. Leitura e Cognição como Facilitadores do Processo de Aquisição do Conhecimento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

47.
Maria Luciene da Silva Cirilo. Advérbios e Expressões Negativas: Confronto entre o Ponto de Vista Gramatical e Semântica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

48.
Josineise Maria de Oliveira Menezes. Um Estudo sobre os Desvios Ortográficos na Produção Textual de Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

49.
Wellington Luiz da Silva Torres. O Fenômeno da Dupla Negação e da Expressão Nominal "a gente" nas Produções Textuais dos Pré Vestibulandos dos Povoados: Caraíbas Tortas, Lagoa do Mato dos Lopes e Mandacaru. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

50.
Maria José Dantas da Silva. O Fenômeno da Próclise em Sobreposição à Ênclese nas Produções Textuais de Alunos do Ensino Médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

51.
Anne Kelly Santos da Silva. Reconhecimento da variedade linguística falada pelo aluno como forma de acesso ao dialeto padrão ensinado na escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

52.
Carmilene Cavalcante de Oliveira. Leitura: suporte fundamental para as atividades de produção de texto na eacola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

53.
Andréa Cordeiro da Silva. Reflexão sebre a dificuldade de leitura em aluno do ensino fundamental segunda fase. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

54.
Rutinéia Gino da Silva. Leitura: Instrumento indispensável na compreensão textual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

55.
Mário Henrique Barbosa dos Santos. Construção de sentenças com elementos topicalizados no Português do Brasil, mais especificamente na fala de entrevistados em programa de TV. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

56.
Reiva Mandu Veiga. Um estudo sobre o uso das representações gráficas do fonema /os/. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

57.
Leidjária Maria Bezerra Silva. Dificuldades de acesso à norma culta gramatical em alunos da 8ª série do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

58.
Juliane Pereira da Silva. A leitura como fator imprescindível à produção textual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

59.
Maria do Amparo Pereira da Silva. A formação do aluno leitor: desafios e ousadias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

Iniciação científica
1.
Fellype Lima Alves da Costa. A Referência do Discurso do outro: Produção Textual na Universidade Estadual de Alagoas. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.

2.
Gisely Martins da silva. Variedade Linguística: Incidência na oralidade e repercussão na escrita. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Orientador: Iraci Nobre da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, I. N.. Diálogo, Universidade e Escola: muúltiplos olhares frente às metodologias de ensino. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




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