Laura Fortes

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  • Última atualização do currículo em 06/07/2018


Professora da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) e coordenadora do Programa Idiomas sem Fronteiras nessa instituição. Doutora em Letras pelo Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, com realização de estágio sanduíche na University of Technology, Sydney. Mestre em Letras (DLM-FFLCH-USP). Graduada e licenciada em Letras (Português/Inglês) também pela FFLCH-USP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Língua Estrangeira, Discurso e Identidade - LEDI, coordenado pela Profa. Dra. Marisa Grigoletto. Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Política e Cidadania, coordenado pela Profa. Dra. Laura Janaína Dias Amato, atuando na linha de pesquisa Política de Linguagem e Integração. Possui experiência em docência desde 1998 em diversas modalidades e níveis de ensino, especialmente na área de inglês como língua estrangeira. O foco de sua atuação acadêmica tem sido a análise de discurso pecheutiana em sua relação de entremeio com áreas da linguística aplicada, da sociolinguística e da história das ideias linguísticas, especialmente aquelas voltadas aos processos de ensino e aprendizagem de línguas, aos estudos de bilinguismo/multilinguismo, à análise do currículo, às políticas de línguas e à formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Laura Fortes
Nome em citações bibliográficas
FORTES, L.;FORTES, LAURA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, ILAACH - Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História.
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000
Jd. Universitário
85870901 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35292199
URL da Homepage: https://www.unila.edu.br/ilaach


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2016
Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em University of Technology Sydney (Orientador: Alastair Pennycook).
Título: Entre o silêncio e o dizível: um estudo discursivo de sentidos de bilinguismo, educação bilíngue e currículo em escolas bilíngues português-inglês, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Marisa Grigoletto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Análise de Discurso; Silenciamento; bilinguismo; escola bilíngue; currículo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Análise de Discurso.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2008
Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Sentidos de "erro" no dizer de professores de inglês/língua estrangeira: uma reflexão sobre representações e práticas pedagógicas,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Marisa Grigoletto.
Palavras-chave: Análise de Discurso; Erro; Lingüística Aplicada; Professor de língua estrangeira; Língua Inglesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
1999 - 2004
Graduação em Licenciatura Plena em Letras/Português/Inglês.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1999 - 2004
Graduação em Letras/Inglês/Português.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2002 - 2003
Graduação em Iniciação Científica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Um estudo sobre as concepções de erro no discurso de professores de língua estrangeira.
Orientador: Marisa Grigoletto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Extensão universitária em Francês Instrumental para pós-graduandos. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino, Ciências Econômicas - Economia, Integração e Desenvolvimento, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional Intermediário II
03/2017 - Atual
Ensino, Biotecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional Básico
03/2017 - Atual
Extensão universitária , ILAACH - Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História, .

Atividade de extensão realizada
O inglês como prática translíngue: ensino, discurso e subjetividade.
01/2017 - Atual
Extensão universitária , ILAACH - Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História, .

Atividade de extensão realizada
Língua inglesa, discurso e ensino.
01/2017 - Atual
Extensão universitária , ILAACH - Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Espanhol-Português para Intercâmbio (CEPI-UNILA) - (Coordenador: Simone da Costa Carvalho).
12/2016 - Atual
Direção e administração, PROINT - Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais, .

Cargo ou função
Coordenação Geral do Programa Idiomas sem Fronteiras - IsF-UNILA.
08/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, ILAACH - Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Acadêmica de Ensino do ILAACH.
07/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal da Integração Latino-Americana, ILAACH - Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História.

04/2016 - Atual
Extensão universitária , Universidade Federal da Integração Latino-Americana, ILAACH - Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História.

Atividade de extensão realizada
English for All (coordenador: Rinaldo Vitor da Costa).
08/2016 - 04/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, ILAACH - Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Eleitoral Local do ILAACH.
08/2016 - 12/2016
Ensino, Biotecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional Intermediário I
08/2016 - 12/2016
Ensino, Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa para Fins Acadêmicos I
08/2016 - 12/2016
Extensão universitária , ILAACH - Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História, .

Atividade de extensão realizada
Memória indígena e reparações pedagógicas na região de fronteira ( Coordenador: Clóvis Antonio Brighenti).
07/2016 - 12/2016
Extensão universitária , ILAACH - Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Espanhol-Português para Intercâmbio (CEPI-UNILA) - (Coordenador: Simone da Costa Carvalho).
05/2016 - 10/2016
Serviços técnicos especializados , ILAACH - Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História, .

Serviço realizado
Aplicação de exames do CELPE-BRAS.
04/2016 - 07/2016
Ensino, Relações Internacionais e Integração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional Básico
04/2016 - 07/2016
Ensino, Engenharia de Energias Renováveis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional Básico

University of Technology Sydney, UTS, Austrália.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Visiting research student
Outras informações
Realização de doutorado sanduíche sob orientação do Prof. Dr. Alastair Pennycook. Título do projeto: Novos modos de produção de línguas na globalização: o caso do currículo de língua inglesa em escolas bilíngues. Bolsista CAPES: Processo 3760/14-6.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora do curso English on Campus

Atividades

08/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .


Centro Universitário Ibero-Americano, UNIBERO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Atividades

10/2008 - 04/2012
Ensino, Língua Inglesa: Estudos Avançados, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Abordagens Críticas da Produção Escrita
Abordagens Críticas da Produção Oral
Gramática Avançada
08/2011 - 12/2011
Ensino, Estudos Literários, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e análise do conto

Colégio Oswald de Andrade, -, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa (EF), Carga horária: 20


Centro Britânico, -, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar de ensino, Carga horária: 20


Centro Norte-Paulista de Cultura Anglo-Americana, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar de ensino, Carga horária: 10



Linhas de pesquisa


1.
Linguagem, Educação e Sociedade

Objetivo: Esta linha de pesquisa faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Língua Estrangeira, Discurso e Identidade - LEDI (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5966551115420891), coordenado pela Profa. Marisa Grigoletto (USP). O principal objetivo dessa linha de pesquisa é estudar as diferentes formas de linguagem em contextos de educação e em outras áreas da sociedade, com foco nas representações textuais, nos mecanismos discursivos de produção de sentido, nos valores sociais, na ideologia e nas relações entre conhecimento e poder em sociedade..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: linguagem; produção de sentido; Ideologia.
2.
Política de Linguagem e Integração

Objetivo: Esta linha de pesquisa faz parte do Grupo de Pesquisa Linguagem, Política e Cidadania (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3954267458504655), coordenado pela Profa. Dra. Laura Janaína Dias Amato. O objetivo principal desta linha de pesquisa é integrar teorias e instrumentos de multidisciplinares para investigar os problemas e desafios envolvendo a linguagem nas sociedades multilíngues e multiculturais contemporâneas. Volta-se para análise do desenvolvimento e implementação, bem como da avaliação de políticas de linguagem em contextos latino-americanos, com foco no avanço da cidadania e da integração. Acesso ao espelho da linha de pesquisa: dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/3954267458504655463586.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Política de Linguagem; Cidadania e Integração; Contextos multilíngues e multiculturais.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
O currículo como instrumento linguístico: ordem e organização de saberes em contextos educacionais multilíngues e translíngues
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como principal objetivo compreender as relações discursivas que se constituem nas diversas práticas pedagógicas significadas pelos currículos de línguas na educação básica em contextos educacionais multilíngues e translíngues. Para proceder à análise discursiva, propõe-se conceber o currículo como um instrumento linguístico, ou seja, um construto histórico-político que descreve e instrumentaliza os saberes sobre a língua e seu ensino, dando-lhes uma forma, uma interpretação, um recorte, uma organização. Tal instrumentalização não trabalha apenas (os saberes sobre) a língua, mas também produz efeitos sobre a relação sujeito-língua. Isso significa pensar a língua e o ensino em suas relações com determinadas condições históricas, políticas e econômicas que trabalham os sentidos sobre essa língua, produzindo determinadas representações de nacionalidade, de cultura, de sujeito. Desse modo, a pesquisa busca desenvolver reflexões que contribuam para a construção de saberes em torno do currículo, produzindo possibilidades de deslocamentos de determinadas posições subjetivas impostas pelas diversas práticas e sentidos que afetam o trabalho docente, tais como: elaboração de materiais didáticos, práticas pedagógicas, processos formativos e políticas de línguas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Laura Fortes - Coordenador / Marisa Grigoletto - Integrante / Liz Leticia Martinez Ramirez - Integrante.Número de orientações: 1
2016 - Atual
Linguagem, Política e Cidadania (Grupo de Pesquisa)
Descrição: Pesquisas relacionadas ao ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais, com implicações nas relações interculturais e nos processos de construção de alteridade, a partir de um viés discursivo. Grupo de Pesquisa (CNPq) - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3954267458504655.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .
Integrantes: Laura Fortes - Integrante / Jorgelina Tallei - Integrante / Francisca Paula Maia - Integrante / Olga Viviana Flores - Integrante / Tatiana Carvalhal - Integrante / Laura Janaína Dias Amato - Coordenador / Adriane Elisa Glasser - Integrante / Eliana Cristina Pereira Santos - Integrante / Henrique Rodrigues Leroy - Integrante / Marcia Palharini Pessini - Integrante / Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro - Integrante / Simone da Costa Carvalho - Integrante.Número de orientações: 1
2015 - Atual
Grupo de Estudos e Pesquisa em Língua Estrangeira, Discurso e Identidade - LEDI
Descrição: O grupo tem como objetivo o estudo da relação entre língua estrangeira, discurso e processos identitários, pelo viés teórico da análise do discurso materialista inaugurada por Michel Pêcheux. O projeto do grupo compreende o estudo de textos teóricos que deem sustentação para compreendermos a relação entre língua, discurso e identidade, a produção de dissertações e teses e a produção de outros textos para divulgação em eventos científicos e publicação. Grupo cadastrado no CNPq http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5966551115420891.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Laura Fortes - Integrante / Maria Dolores Wirts Braga - Integrante / Inês Confuorto - Integrante / Marisa Grigoletto - Coordenador / Bruno Molina Turra - Integrante / Beatriz Silva Pinto Jorge - Integrante / Daniella de Almeida Santos Ferreira de Menezes - Integrante / Patricia Helena Nero - Integrante.
2014 - 2014
Novos modos de produção de línguas na globalização: O caso do currículo de língua inglesa em escolas bilíngues
Descrição: Projeto de doutorado sanduíche desenvolvido na University of Technology, Sydney, sob orientação do Prof. Dr. Alastair Pennycook entre julho e dezembro de 2014..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
Língua estrangeira e identidade: a investigação das relações entre texto, imagem e memória no caso do inglês no Brasil
Descrição: O projeto investiga a discursividade em torno da língua inglesa no Brasil produzida no discurso político-educacional sobre línguas estrangeiras (e, em especial, inglesa) no Brasil e na mídia e os seus efeitos de sentido, buscando, sobretudo, observar as representações da língua inglesa no corpus pesquisado e a construção de posições identitárias para o sujeito brasileiro. O projeto busca responder às seguintes questões: 1. Que sentidos são construídos no imaginário nacional brasileiro sobre a língua inglesa e que entram na composição da história local dos brasileiros no que tange à construção da identidade de brasileiro? 2. Quais os modos materiais de existência da memória na ordem do discurso sobre a língua inglesa no Brasil dos séculos XX e XXI? 3. Tomando como pressuposto que os discursos nos constituem como sujeitos, de que formas os discursos em análise sobre a língua inglesa se refletem na constituição da identidade do brasileiro exposto a essa língua estrangeira? Em outras palavras, que lugares discursivos se criam para serem ocupados pelos sujeitos que com eles se identificarem?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Laura Fortes - Integrante / Marisa Grigoletto - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2003 - 2006
A presença simbólica da língua inglesa no Brasil e na construção da identidade nacional
Descrição: Os objetivos do projeto são: a) estudar a discursividade em torno da língua inglesa no Brasil com base em documentos político-educacionais sobre o ensino e a história do ensino dessa língua e em artigos da imprensa escrita sobre essa língua estrangeira; b) analisar o modo de interpelação ideológica dos sujeitos, conforme efetuado pelos discursos sobre a língua inglesa no Brasil e sua influência na construção da identidade nacional brasileira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Laura Fortes - Integrante / Marisa Grigoletto - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
1998 - 2004
Representação e Identidade no discurso didático-pedagógico de língua estrangeira
Descrição: Estudo das representações de professores e alunos sobre a língua e cultura estrangeiras, investigando os discursos que atravessam a constituição do saber desses sujeitos, sobretudo no viés apresentado pelos livros didáticos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (8) .
Integrantes: Laura Fortes - Integrante / Marisa Grigoletto - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - Atual
O inglês como prática translíngue: ensino, discurso e subjetividade
Descrição: Este projeto de extensão visa propiciar o desenvolvimento de atividades acadêmicas voltadas ao estudo da língua inglesa e seu ensino, criando oportunidades de contato e, ao mesmo tempo, de reflexão sobre os discursos produzidos em torno dessa língua. Desse modo, a partir de uma abordagem discursiva, preconiza-se que o ensino e a reflexão sobre a língua constituem atividades abertas à comunidade, considerando os contextos multilíngues e translíngues nos quais a universidade está inserida..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Laura Fortes - Coordenador / Roberth Steven Gutierrez Murillo - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Bolsa.
2017 - Atual
Língua inglesa, discurso e ensino
Descrição: Esta ação de extensão visa propiciar o desenvolvimento de atividades acadêmicas voltadas ao estudo da língua inglesa e seu ensino, criando oportunidades de contato e, ao mesmo tempo, de reflexão sobre os discursos produzidos em torno dessa língua. Esta ação alinha-se à proposta do Programa de Extensão Universitária CIPDEAL (Centro Intercultural de Pesquisa, Documentação, Ensino e Aprendizagem de Linguagens) da Unila, que, por meio de uma abordagem discursiva, preconiza o ensino de línguas como uma atividade aberta à comunidade, o desenvolvimento de pesquisas voltadas aos contextos sociolinguísticos latino-americanos, a produção de material didático e o desenvolvimento de estratégias didáticas para o ensino de línguas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Laura Fortes - Coordenador / Mildred Astrid Torres Umba - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2017 - 2017
Periódico: Revista SURES


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Análise de Discurso.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Guarani
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FORTES, L.2017FORTES, L.. Sentidos de legitimação do ensino bilíngue Português-Inglês: efeitos do discurso institucional. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 1, p. 104-120, 2017.

2.
FORTES, LAURA2015FORTES, LAURA. The emergence of bilingual education discourse in Brazil: bilingualisms, language policies, and globalizing circumstances. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, v. ns, p. 1-10, 2015.

3.
FORTES, L.;FORTES, LAURA2014FORTES, L.. O acontecimento do ?ensino bilíngue?: representações da língua inglesa entre memórias e políticas. Recorte (UninCor), v. 11, p. 1-18, 2014.

4.
FORTES, L.;FORTES, LAURA2014FORTES, L.. A representação do inglês/língua estrangeira como ?matéria escolar? e alguns de seus efeitos nas práticas pedagógicas. Diálogo das Letras, v. 03, p. 27-49, 2014.

5.
FORTES, L.;FORTES, LAURA2013FORTES, L.; GRIGOLETTO, M. . Concepções de ?erro? no discurso do professor de le: reflexões sobre o sujeito e saberes sobre a língua. Revista Letras Raras, v. 2, p. 6-18, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FORTES, L.. Meanings of ?error? in EFL teachers? discourse: a reflection about representations and pedagogical practices. Saarbrücken: VDM Verlag Dr. Müller GmbH & Co. KG, 2010. v. 1. 136p .

Capítulos de livros publicados
1.
FORTES, L.. A Linguística Aplicada significando e ressignificando o ?erro? em discursos sobre o ensino e a aprendizagem de inglês/língua estrangeira. In: CARMAGNANI, A. M. G.; GRIGOLETTO, M.. (Org.). Língua, discurso e processos de subjetivação na contemporaneidade. 1ed.são Paulo: Editora Humanitas, 2013, v. 1, p. 293-319.

2.
FORTES, L.. Sentidos de ?erro? no dizer de professores de inglês/língua estrangeira: algumas considerações sobre a representação da língua como gramática. In: GARCIA, B.R.V.; CUNHA, C.L.; PIRIS, E.L.; FERRAZ, F.S.M.; GONÇALVES SEGUNDO, P.R.. (Org.). Análises do Discurso: o diálogo entre as várias tendências na USP. 1ed.São Paulo: Paulistana, 2009, v. , p. 1-9.

3.
FORTES, L.. As concepções de erro no discurso de professores de língua estrangeira. In: FERNANDES, Cleudemar Alves; BERTOLDO, Ernesto Sérgio; MUSSALIM, Fernanda; STAFUZZA, Grenissa Bonvino; SANTOS, João Bosco Cabral dos; FREITAS, Vilma Aparecida Botelho; GOMES, Vilma Aparecida. (Org.). Análise de Discurso: perspectivas. 1ªed.Uberlândia: EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2007, v. 1, p. 574-586.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FORTES, L.. O intelectual e o subalterno: conhecimento, invenção e engajamento. Revista Escrita, Foz do Iguaçu, p. 22 - 23, 14 maio 2013.

2.
FORTES, L.. Política e Políticas Linguísticas (Resenha). Revista Sures (Revista Digital do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História- Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA), Foz do Iguaçu, PR, , v. 3, p. 1 - 3.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FORTES, L.; FERREIRA, M. C. L. ; INDURSKY, F. ; MITTMANN, S. . A língua inglesa no acontecimento do ?ensino bilíngue?: memória, currículo e políticas de línguas. In: VI SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2013, Porto Alegre. Anais do VI SEAD: 1983-2013 - Michel Pêcheux: 30 anos de uma presença. Porto Alegre, 2013. v. 1. p. 1-7.

2.
FORTES, L.. Discursividades sobre o ?ensino bilíngue? (português/inglês): acontecimento, memória, subjetividade. In: X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2013, Rio de Janeiro. Anais do X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2013. v. 2. p. 1-27.

3.
FORTES, L.. Entre o silêncio e o dizível: um estudo discursivo do currículo de língua inglesa em escolas bilíngues. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (IX CBLA), 2012, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos do IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2011. v. 1.

4.
FORTES, L.. Conceitos de bilinguismo em discursos da linguística e da sociolinguística: relações de poder, implicações políticas e processos identitários em questão. In: III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade, 2012, Campinas. Anais eletrônicos do III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade, 2012. v. 1.

5.
FORTES, L.. O currículo de inglês na escola 'bilíngue' de educação infantil: representações, políticas de línguas e silenciamentos. In: III Congresso Internacional da ABRAPUI (Associação Brasileira de Professores Universitários de Inglês), 2012, Florianópolis. Anais do III Congresso Internacional da ABRAPUI, 2012. v. 1.

6.
FORTES, L.. Entre saber e poder: uma análise das concepções de 'erro' no discurso do professor de língua inglesa na escola pública. In: VIII ENIL ? Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal e II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso, 2007. Anais do VIII ENIL, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FORTES, L.. Sentidos de legitimação do ensino bilíngue português-inglês: efeitos do discurso institucional. In: VIII SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2017, Recife. VIII SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso. Caderno de Resumos, 2017.

2.
FORTES, L.. The discursive construction of English language curricula in Brazilian prestige bilingual schools. In: 2014 FASS HDR Students Conference, 2014, Sydney. 2014 FASS HDR Conference. Sydney: University of Technology, Sydney, 2014. p. 1-23.

3.
FORTES, L.. A língua inglesa no acontecimento do ?ensino bilíngue?: memória, currículo e políticas de línguas. In: VI SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2013, Porto Alegre. Anais do VI SEAD: 1983-2013 - Michel Pêcheux: 30 anos de uma presença. Porto Alegre, 2013.

4.
FORTES, L.. Discursividades sobre o ?ensino bilíngue? (português/inglês): acontecimento, memória, subjetividade. In: X CBLA - Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2013, Rio de Janeiro. X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada: Política e Políticas Linguísticas. Rio de janeiro, 2013. v. 1. p. 161-161.

5.
FORTES, L.. Sobre a invenção do ?bilinguismo? pela/na linguística: a produção de sentidos e a lógica da complementaridade. In: V SEPIDIS - Seminário de Pesquisa, 2013, Campinas. V SEPIDIS: aderno de resumos e programação, 2013.

6.
FORTES, L.. O currículo de inglês na escola bilíngue: políticas linguísticas e silenciamentos. In: III Congresso Internacional da ABRAPUI: Language and literatura in the age of technology, 2012, Florianópolis. Anais do III Congresso Internacional da ABRAPUI, 2012.

7.
FORTES, L.. Discursos sobre bilinguismo (português/inglês) e educação bilíngue no Brasil: relações de poder, implicações políticas e processos identitários em questão. In: III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade, 2012, Campinas. Anais do III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade/ I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade, 2012.

8.
FORTES, L.. Entre o silêncio e o dizível: um estudo discursivo do currículo de língua inglesa em escolas bilíngues. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (CBLA), 2011, Rio de Janeiro. Anais do IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2011.

9.
FORTES, L.. A formação discursiva do Inglês como Língua Internacional: reflexões sobre a representação da língua como instrumento de comunicação e suas implicações na constituição identitária de professores de inglês/língua estrangeira. In: II CIAD (Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2009, São Carlos. II CIAD Colóquio Internacional de Análise do Discurso: apresentação, programação e resumos, 2009. v. 1.

10.
FORTES, L.. Entre saber e poder: uma análise das concepções de "erro" no discurso de professores de inglês. In: VIII ENIL ? Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal e II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso, 2007, São Paulo. VIII ENIL ? Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal e II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso, 2007.

11.
FORTES, L.. A prática pedagógica como prática discursiva: A questão do "erro" no dizer do professor de. In: II EPOG (Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH-USP), 2007. Anais do II EPOG, 2007.

12.
FORTES, L.. As concepções de erro no discurso de professores de língua estrangeira. In: II Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso, 2006. Anais do II Seminário de Pesquisa em Análise de Discurso, 2006.

13.
FORTES, L.. Concepções de 'erro' no discurso do professor de LE: reflexões sobre o sujeito e saberes sobre a língua. In: 1º Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2006. Anais do 1º Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2006.

14.
FORTES, L.. Concepções de "erro" no discurso do professor de língua estrangeira: reflexões sobre o sujeito e saberes sobre a língua. In: I Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2006. I Colóquio Internacional de Análise do Discurso: caderno de programação e resumos, 2006.

15.
FORTES, L.. As concepções de erro no discurso de professores de língua estrangeira em escolas de idiomas. In: 53º GEL (Grupo de Estudos Linguísticos), 2005, São Carlos. Anais do 53º GEL, 2005.

16.
FORTES, L.. As concepções de erro no discurso de professores de língua estrangeira: delineando (possíveis) relações com as práticas pedagógicas. In: IV Congresso Internacional da ABRALIN, 2005, Brasília. Anais do IV Congresso Internacional da ABRALIN, 2005.

17.
FORTES, L.. Um estudo sobre as concepções de erro no discurso de professores de língua estrangeira. In: 51º GEL (Grupo de Estudos Linguísticos), 2003, Taubaté. Anais do 51º GEL, 2003.

18.
FORTES, L.. Um Estudo Sobre as Concepções de Erro no Discurso de Professores de Língua Estrangeira. In: 11º SIICUSP, 2003, São Paulo. Anais do 11º SIICUSP, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
FORTES, L.. Sentidos de legitimação do ensino bilíngue português-inglês: efeitos do discurso institucional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FORTES, L.. O bilinguismo como objeto de conhecimento: a formação dos conceitos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FORTES, L.. O currículo como instrumento linguístico: ordem e organização de saberes em contextos educacionais multilíngues e translíngues. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FORTES, L.. O currículo como instrumento linguístico: ordem e organização de saberes em contextos educacionais multilíngues e translíngues. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FORTES, L.. A construção discursiva do currículo de língua inglesa em escolas bilíngues: internacionalização, poder e subjetividade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FORTES, L.. The discursive construction of English language curricula in Brazilian prestige bilingual schools. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FORTES, L.. Discursividades sobre o ensino 'bilíngue': acontecimento, memória, subjetividade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FORTES, L.. Sentidos legitimados de ?bilinguismo?: reflexões sobre a língua inglesa em espaços de enunciação e em políticas de línguas no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FORTES, L.. O ?bilinguismo? português/inglês no Brasil: subjetividade e representação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FORTES, L.; BRAGA, M. D. W. ; CONFUORTO, I. . SIMP123054 ? Língua e Educação: uma abordagem discursiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
FORTES, L.. Sobre a invenção do ?bilinguismo? pela/na linguística: a produção de sentidos e a lógica da complementaridade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FORTES, L.. Bilingüismo(s) y políticas de lenguas: identidad, cultura y relaciones de poder. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
FORTES, L.. Discursos sobre bilinguismo (português/inglês) e educação bilíngue no Brasil: relações de poder, implicações políticas e processos identitários em questão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FORTES, L.. O currículo de inglês na escola bilíngue: políticas linguísticas e silenciamentos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FORTES, L.; FERNANDES, Lauren . O projeto de leitura de Oliver Twist: uma experiência interdisciplinar na aula de inglês. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
FORTES, L.. Entre o silêncio e o dizível: um estudo discursivo do currículo de língua inglesa em escolas bilíngues. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FORTES, L.; FERNANDES, Lauren . Scrapbooking. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FORTES, L.. A formação discursiva do Inglês como Língua Internacional: reflexões sobre a representação da língua como instrumento de comunicação e suas implicações na constituição identitária de professores de inglês/língua estrangeira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FORTES, L.. Entre saber e poder: uma análise das concepções de 'erro' no discurso de professores de inglês. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
FORTES, L.. A prática pedagógica como prática discursiva: A questão do 'erro' no dizer do professor de LE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FORTES, L.. Concepções de 'erro' no discurso do professor de língua estrangeira: reflexões sobre o sujeito e saberes sobre a língua. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FORTES, L.. Concepções de ?erro? no discurso do professor de LE: reflexões sobre o sujeito e saberes sobre a língua. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
FORTES, L.. As concepções de erro no discurso de professores de língua estrangeira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
FORTES, L.. As concepções de erro no discurso de professores de língua estrangeira em escolas de idiomas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
FORTES, L.. As concepções de erro no discurso de professores de língua estrangeira: delineando (possíveis) relações com as práticas pedagógicas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
FORTES, L.. Um estudo sobre as concepções de erro no discurso de professores de língua estrangeira. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
FORTES, L.. Um Estudo Sobre as Concepções de Erro no Discurso de Professores de Língua Estrangeira. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FORTES, L.. Meanings of ?error? in EFL teachers? discourse: a reflection about representations and pedagogical practices. Saarbrücken: VDM Verlag Dr. Müller GmbH & Co. KG, 2010. (Tradução/Livro).

2.
FORTES, L.. Sentidos de ?erro? no dizer de professores de inglês/língua estrangeira: uma reflexão sobre representações e práticas pedagógicas 2008 (Dissertação de Mestrado).


Demais tipos de produção técnica
1.
FORTES, L.; PEREIRA, D. A. ; AMATO, L. J. D. ; SANTOS, L. . (Geo)poética da descolonização (dossiê) - Revista Sures - Revista Digital do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História- Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA. 2017. (Editoração/Periódico).

2.
FORTES, L.. Exame de proficiência em língua inglesa em nível de Mestrado. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de exames).

3.
FORTES, L.. Entre o silêncio e o dizível: um estudo discursivo do currículo de língua inglesa em escolas 'bilíngues'. 2013. (Relatório de pesquisa).

4.
FORTES, L.. Relatório para exame de Qualificação. 2007. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GRIGOLETTO, M.; CARMAGNANI, A. M. G.; FORTES, L.; MIZAN, S.. Participação em banca de Patricia Helena Nero. Língua (des)?colonizada ou lingua colonizadora? Autorrepresentações de editoras, representações do sujeito-aluno, do sujeito-professor e da língua inglesa em dois sites institucionais e mercadológicos no âmbito do ensino de inglês como língua estrangeira. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
PASSOS, D. M. S. P.; FORTES, L.; RODRIGUES, L. A. D.; CARMAGNANI, A. M. G.; GRIGOLETTO, M.. Participação em banca de Bianca Rigamonti Valeiro Garcia. Por que quanto mais cedo melhor?: uma análise discursiva da interface entre as neurociências e o ensino de inglês para crianças. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LESSA, G. S. M.; ANDRADE, L. K. M.; FORTES, L.. Participação em banca de Eva Yolanda Taberne Albarenga.Traducir "al revés": representaciones sobre la traducción inversa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Expressões Literárias e Linguísticas) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10ª Ambientação dos novos servidores da UNILA. 2017. (Encontro).

2.
35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul ? SEURS. 2017. (Seminário).

3.
A língua portuguesa, identidade e diferenças: um olhar a partir de Moçambique. 2017. (Outra).

4.
II Encontro dos Leitores de Francês. 2017. (Encontro).

5.
VIII SEAD - Seminário de Estudos em Análise de Discurso.Sentidos de legitimação do ensino bilíngue português-inglês: efeitos do discurso institucional. 2017. (Seminário).

6.
Webinar Series on Brazil.Indigenous people in Brazil: stereotypes, diversity and political struggles. 2017. (Encontro).

7.
XII Encontro Nacional dos Coordenadores Gerais e Pedagógicos do Programa IsF-Inglês. 2017. (Encontro).

8.
CILADA - Semana do Centro Interdisciplinar de Letras e Artes.O currículo como instrumento linguístico: ordem e organização de saberes em contextos educacionais multilíngues e translíngues. 2016. (Encontro).

9.
Evento de Capacitação on-line de coordenadores, aplicadores e avaliadores do Celpe-Bras. 2016. (Outra).

10.
I Seminário de Formação Pedagógica da UNILA - práticas e desafios. 2016. (Seminário).

11.
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. O bilinguismo como objeto de conhecimento: a formação dos conceitos. 2016. (Congresso).

12.
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. Multiculturalidade e Contato Linguístico. 2016. (Congresso).

13.
XI CBLA - Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. A construção discursiva do currículo de língua inglesa em escolas bilíngues: internacionalização, poder e subjetividade. 2015. (Congresso).

14.
2014 FASS High Degree Research Students Conference. The discursive construction of English language curricula in Brazilian prestige bilingual schools. 2014. (Congresso).

15.
III Seminario Internacional de la Lengua y Cultura Guarani.Bilingüismo(s) y políticas de lenguas: identidad, cultura y relaciones de poder. 2013. (Seminário).

16.
InPLA-SIL 2013 - 19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada e 5º Simpósio Internacional de Linguística ).SIMP123054 ? Língua e Educação: uma abordagem discursiva. 2013. (Simpósio).

17.
InPLA-SIL 2013 - 19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada e 5º Simpósio Internacional de Linguística ).O ?bilinguismo? português/inglês no Brasil: subjetividade e representação. 2013. (Simpósio).

18.
Seminário Internacional Conhecimentos Compartilhados: Tradição e Modernidade. 2013. (Seminário).

19.
V EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP: Linguagem, Estratégia e (Re)construção.Sentidos legitimados de ?bilinguismo?: reflexões sobre a língua inglesa em espaços de enunciação e em políticas de línguas no Brasil. 2013. (Encontro).

20.
VI SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso.A língua inglesa no acontecimento do ?ensino bilíngue?: memória, currículo e políticas de línguas. 2013. (Seminário).

21.
V SEPIDIS - Seminário de Pesquisa "Identidade e Discurso".Sobre a invenção do ?bilinguismo? pela/na linguística: a produção de sentidos e a lógica da complementaridade. 2013. (Seminário).

22.
X CBLA - Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Discursividades sobre o ensino bilingue (portugues/ingles): acontecimento, memoria, subjetividade. 2013. (Congresso).

23.
III Congresso Internacional da ABRAPUI: Language and literatura in the age of technology. O currículo de inglês na escola bilíngue: políticas linguísticas e silenciamentos. 2012. (Congresso).

24.
III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade.Discursos sobre bilinguismo (português/inglês) e educação bilíngue no Brasil: relações de poder, implicações políticas e processos identitários em questão. 2012. (Seminário).

25.
III Congresso Práticas na Sala de Aula (Instituto Cultural Lourenço Castanho). O projeto de leitura de Oliver Twist: uma experiência interdisciplinar na aula de inglês. 2011. (Congresso).

26.
IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (CBLA). Entre o silêncio e o dizível: um estudo discursivo do currículo de língua inglesa em escolas bilíngues. 2011. (Congresso).

27.
The Bakhtin Circle: a historical and critical discussion. 2011. (Outra).

28.
A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2010. (Encontro).

29.
Diálogos Pertinentes: A Construção de Valores e a Gestão da Indisciplina em Sala de Aula. 2010. (Oficina).

30.
II Congresso Práticas na Sala de Aula (Instituto Cultural Lourenço Castanho). Scrapbooking. 2010. (Congresso).

31.
II Seminário de Pesquisas sobre Identidade e Discurso. 2010. (Seminário).

32.
I Encontro Nacional Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts. 2009. (Encontro).

33.
I EPED - Encontro de pós-graduandos em estudos discursivos da USP.Sentidos de ?erro? no dizer de professores de inglês/língua estrangeira: uma reflexão sobre representações e práticas pedagógicas. 2009. (Encontro).

34.
II CIAD (Colóquio Internacional de Análise do Discurso.A formação discursiva do Inglês como Língua Internacional: reflexões sobre a representação da língua como instrumento de comunicação e suas implicações na constituição identitária de professores de inglês/língua estrangeira. 2009. (Outra).

35.
Línguas e políticas: leituras de um momento histórico. 2008. (Outra).

36.
II EPOG (Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH-USP).A prática pedagógica como prática discursiva: A questão do "erro" no dizer do professor de inglês na escola pública.. 2007. (Encontro).

37.
VIII ENIL ? Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal e II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso.ENTRE SABER E PODER: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE ?ERRO? NO DISCURSO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA. 2007. (Encontro).

38.
1º Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.CONCEPÇÕES DE ?ERRO? NO DISCURSO DO PROFESSOR DE LE: REFLEXÕES SOBRE O SUJEITO E SABERES SOBRE A LÍNGUA. 2006. (Encontro).

39.
Debate: O discurso político (Patrick Charaudeau e José Luiz Fiorin). 2006. (Outra).

40.
I Colóquio Internacional de Análise do Discurso.Concepções de erro no discurso do professor de língua estrangeira: reflexões sobre o sujeito e saberes sobre a língua. 2006. (Outra).

41.
II Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso.As concepções de erro no discurso de professores de língua estrangeira. 2006. (Seminário).

42.
(Des)construindo identidade(s): formas de representação de si e do outro nos discursos sobre línguas (materna e estrangeira). 2005. (Outra).

43.
53º Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos).As concepções de erro no discurso de professores de língua estrangeira em escolas de idiomas. 2005. (Seminário).

44.
8º Colóquio de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês.As concepções de erro no discurso de professores de língua estrangeira: delineando (possíveis) relações com as práticas pedagógicas. 2005. (Outra).

45.
IV Congresso Internacional da ABRALIN. As concepções de erro no discurso de professores de língua estrangeira: delineando (possíveis) relações com as práticas pedagógicas. 2005. (Congresso).

46.
11º SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP).Um Estudo Sobre as Concepções de Erro no Discurso de Professores de Língua Estrangeira. 2003. (Simpósio).

47.
51º Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos).Um estudo sobre as concepções de erro no discurso de professores de língua estrangeira. 2003. (Seminário).

48.
II Encontro: A Formação de Professores de Línguas Estrangeiras: ?Plurilingüismo?.O Tratamento Dado ao Erro em Situações de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental (EF) e no Ensino Médio (EM). 2003. (Encontro).

49.
III Congresso Internacional da ABRALIN (Associação Brasileira de Lingüística). 2003. (Congresso).

50.
VI EAGiLE.A study on the conceptions of error within the discourse of second language teachers. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FORTES, L.; PEREIRA, D. A. ; TALLEI, J. ; DINIZ, A. G. ; PEREIRA, F. ; LESSA, G. S. M. ; CHOZAS, D. ; MAIA, F. P. ; OBANOS, G. P. ; ULLOA, I. B. ; ANDRADE, L. ; MORALES, L. ; SANTOS, L. ; VILLALVA FILHO, M. R. ; FLORES, O. V. ; CARVALHAL, T. ; AMATO, L. J. D. ; GARCIA, M. ; OTANI, B. ; RUBIO, E. ; GOMES, A. . IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2016. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Liz Leticia Martinez Ramirez. Sentidos sobre as línguas em contextos multilíngues a partir do discurso político-educacional. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Andrea Malago. Múltiplas Idéias para Aplicação da Teoria das Inteligências Múltiplas no Ensino de Inglês como Língua Estrangeira. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa: Estudos Avançados) - Universidade Anhanguera de São Paulo. Orientador: Laura Fortes.



Outras informações relevantes


Trabalho de Monitoria no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) realizado no 2º Semestre/2007: 
Estágio Supervisionado e Preparação Pedagógica na Disciplina de Graduação Discurso II (Bacharelado em Inglês), ministrado pela Profª Drª Marisa Grigoletto.
Tarefas realizadas:
-  Acompanhamento das aulas;
- Auxílio na dinâmica das aulas durante os exercícios práticas (organização e monitoramento de grupos de discussão de trabalho);
- Atendimento extra-classe aos alunos para esclarecimento de dúvidas quanto ao conteúdo do curso;
- Auxílio na preparação do material didático;
- Auxílio na avaliação dos alunos por meio da correção, junto à professora, dos trabalhos e provas aplicadas.



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