Juliano Peroza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7499541372746985
  • Última atualização do currículo em 09/03/2018


Possui graduação em Filosofia pela Universidade São Francisco (2001), mestrado (2009) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em filosofia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, Paulo Freire, pensamento utópico, neoliberalismo e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliano Peroza
Nome em citações bibliográficas
PEROZA, J.;PEROZA, JULIANO

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná, Campus Irati.
Rua Pedro Koppe
Vila Matilde
84500000 - Irati, PR - Brasil
Telefone: (42) 21040202
URL da Homepage: http://www.ifpr.irati.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil.
com período sanduíche em Université de Genève (Orientador: Abdeljalil Akkari).
Título: Provocações antecipatórias ou a esperança como inédito-viável: a contribuição do pensamento utópico de Paulo Freire para a Formação de Professores., Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Peri Mesquida.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Paulo Freire; Libertação; Utopia; Epistemologia; Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia da Educação.
2008 - 2009
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil.
Título: Educar na Esperança com Paulo Freire: Para além da visão educacional do neoliberalismo,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Peri Mesquida.
Palavras-chave: Ideologia; Neoliberalismo; Educação; Utopia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Setores de atividade: Educação.
2003 interrompida
Graduação interrompida em 2006 em Teologia.
Instituto Teológico de Estudo Superiores de São Paulo, ITESP, Brasil.
Ano de interrupção: 2006
1999 - 2001
Graduação em Filosofia.
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Título: O cooperativismo no MST: Ideologia ou Utopia?.
Orientador: José J. Queiroz.
1996 - 1998
Curso técnico/profissionalizante em Habilitação para Magistério de 1ª a 4ª Série.
Colégio Imaculada Conceição, CIC, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Minicurso - Modelos de Formação Humana. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPED, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em O Esquecimento da Política. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2006 - 2006
Aspectos Fundamentais da Metafísica de Hegel..
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Palestras Públicas em Filosofia e Direitos Humanos.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2003 - 2005
Centro de línguas estrangeiras do CEFET_CE. (Carga horária: 400h).
Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará, CEFET-CE, Brasil.
2004 - 2004
Água é Vida: dom de Deus e responsabilidade humana. (Carga horária: 100h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2000 - 2001
Windows, Office, Internet, Intranet, Redes.. (Carga horária: 72h).
Neo-Mídia Informática, NEOMIDIA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Campus Irati Disciplinas ministradas: Filosofia / Sociologia / Informática, ética e sociedade / Introdução ao pensamento social / Ética na comutação / Identidade e Cultura camponesa.

Atividades

05/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Irati, .


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade Pequeno Príncipe, FPP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina - Concepções do Pensamento Filosófico


Centro Universitário Campos de Andrade, UNIANDRADE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina - Introdução à Filosofia

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Disciplina - Projeto de Pesquisa em Filosofia


Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assitente de Pastoral, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Curitiba, .


Editora Vozes Ltda, VOZES, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vendedor, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Pensamento Educacional Brasileiro, História e Políticas
2.
Prática Pedagógica e Pesquisa na Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal do Paraná Campus Irati


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Ética, técnica e responsabilidade - uma investigação sobre o pensamento de Hans Jonas e a formação tecnológica.
Descrição: Este projeto de pesquisa procura investigar os limites e consequências da civilização tecnológica à luz do pensamento do filósofo Hans Jonas para subsidiar uma reflexão contemporânea sobre as dimensões da ética na formação dos tecnólogos. Para este autor, o atual nível de desenvolvimento tecnológico concedeu à humanidade um poder inigualável de domínio sobre a natureza e sobre os próprios indivíduos. As dimensões deste domínio, que muitas vezes podem ser benéficas, também demonstrou um potencial de destruição em massa. Seu argumento central é que diante deste novo cenário hegemônico da tecnologia surge um problema jamais enfrentado pelos seres humanos, o qual coloca em evidência as limitações de todo o referencial ético tradicional. Portanto, ética, técnica e responsabilidade são temas correlacionados e precisam estar em primeiro lugar na pauta da reflexão filosófica contemporânea. Assim, o objetivo principal do projeto será aprofundar a leitura e o debate da obra O Princípio Responsabilidade (2006) de Hans Jonas para a fundamentação axiológica da formação tecnóloga no IFPR. Nos procedimentos metodológicos, iniciaremos com a leitura e fichamento da obra jonasiana e da literatura secundária sobre o autor e os temas abordados. Em seguida, problematizaremos os principais impasses socioambientais devido ao alto nível do avanço tecnológico nas áreas da informática e da agricultura convencional. O próximo passo será estabelecer um diálogo crítico em defesa do princípio responsabilidade para a formação dos futuros tecnólogos que atuarão na produção científica e tecnológica nas áreas de informática e agroecologia. Por fim, prosseguiremos com a produção de comunicações para debater em congressos das áreas de filosofia e educação, bem como de artigos científicos para a submissão à análise de revistas especializadas. Esperamos que a pesquisa possa contribuir na fundamentação de subsídios teóricos para a prospecção futura de possíveis debates sobre ética é técnica na formação de professores no IFPR, a fim de que possamos fazer desta instituição uma referência e exemplo de comunidade educativa responsável pela sustentabilidade das gerações presentes e futuras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Filosofia e Educação: A filosofia da prática em Paulo Freire.
Descrição: Descrição: A hipótese fundamental dessa pesquisa é a seguinte: há organicidade na relação entre teoria e prática em Paulo Freire. Dessa maneira, o fundamento epistemológico que sustenta a prática apesar de representar o pensamento de autores diversos e divergentes na sua concepção de mundo, fará nascer uma teoria consistente e sólida. Para confirmar ou infirmar essa hipótese, o grupo de pesquisa estará fazendo um inventário da obra de Paulo Freire e, ao mesmo tempo, desenvolvendo uma pesquisa de campo para verificar na prática de educadores e educandos a coerência entre teoria e ação pedagógica. A participação de pesquisadores estrangeiros no grupo permitirá a presença de um olhar mais crítico sobre os dados levantados e acrescentará a visão européia sobre a teoria e a prática de Paulo Freire, contemplando, assim, uma percepção de totalidade. O grupo procurará, ainda, responder a uma pergunta inquietante: afinal, conceitos de 'povo", "classe", "liberdade", "oprimido", "educação para a liberdade", "conscientização",. "diálogo" têm, hoje, o mesmo peso contra-ideológico de que eram dotados nas décadas de 1970 e 1980? Acreditamos que a busca de respostas à hipótese fundamental da pesquisa e às questões claramente políticas levantadas, está revestida de grande importância científica e política, pois o pensamento de Paulo Freire e o método de alfabetização que se origina da teoria por ele edificada, continuam a servir de instrumentos didático-educativos no Brasil e em diversas partes do mundo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2014
Cine Debate: Mudanças Climáticas e Crise Civilizatória
Descrição: Tendo em vista as inúmeras polêmicas que surgem na contemporaneidade a respeito das causas e consequências das mudanças climáticas de impacto global, se faz necessário aprofundar o debate para compreender o fenômeno numa perspectiva criteriosa e problematizante. Para isso, o Cine Debate ?Mudanças Climáticas e Crise Civilizatória? se apresenta como uma proposta pedagógica atraente para alimentar essa discussão em meio à comunidade do IFPR de maneira lúdica. O objetivo principal do projeto é compreender criticamente a abrangência e o impacto social das mudanças climáticas a partir de obras cinematográficas, filmes e documentários, que abordam os temas referidos para propor princípios de práticas sustentáveis para a comunidade local. Para cada encontro há um debatedor que motiva a reflexão a partir dos temas abordados no filme/documentários. A dinâmica dos debates de cada encontro é conduzida de acordo com a metodologia proposta por cada debatedor a fim de abordar a centralidade da temática de cada filme/documentário numa perspectiva global e local. A finalidade de cada debate é conduzir os participantes a uma auto avaliação de seus hábitos ecologicamente inconscientes para incentivar a prática da sustentabilidade no cotidiano. Ao todo são sugeridos seis encontros..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2009 - 2010
Periódico: Revista de Pastoral da ANEC


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia da Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
1º Colocado na área de Ciências Sociais Aplicadas - A ética da responsabilidade em Hans Jonas: um diálogo com a Agenda 2030 e a Encíclica Laudato Si, V Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR - SE²PIN.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEROZA, J.2017PEROZA, J.; RESENDE, Marilúcia A. . Discípulo da vida e Mestre de si: Narrativas e memórias de Paulo Freire sobre a origem esperançosa de sua (auto)formação docente. ESCRITOS (CURITIBA), v. 14, p. 8-18, 2017.

2.
PEROZA, J.2016PEROZA, J.; DREMISKI, J. L. . A agroecologia e a prática da responsabilidade: um diálogo com o pensamento de Hans Jonas. ESCRITOS (CURITIBA), v. 13, p. 18-27, 2016.

3.
MESQUIDA, PERI2014 MESQUIDA, PERI ; PEROZA, JULIANO ; AKKARI, ABDELJALIL . A contribuição de Paulo Freire à educação na África: uma proposta de descolonização da escola. Educação & Sociedade (Impresso), v. 35, p. 95-110, 2014.

4.
PEROZA, J.;PEROZA, JULIANO2013PEROZA, J.; POMPEU, C. ; AKKARI, A. . Paulo Freire e a Diversidade Cultural: um humanismo político-pedagógico para a transculturalidade na educação.. Reflexão e Ação (Online), v. 21, p. 461-481, 2013.

5.
PEROZA, J.;PEROZA, JULIANO2011 PEROZA, J.; RESENDE, Marilúcia A. . Paulo Freire e a Dialética da Curiosidade: Pistas para uma praxiologia do conhecimento. Eccos Revista Científica (Impresso), v. n.25, p. 77-94, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
PEROZA, J.; POMPEU, C. ; AKKARI, A. . Paulo Freire e a Diversidade Cultural: contribuições para uma educação transcultural. In: Elcio Cecchetti; Adecir Pozzer (Orgs.). (Org.). Educação e Diversidade Cultural - Tensões, desafios e perspectivas. 1ed.Blumenau: EDIFURB, 2014, v. 1, p. 123-146.

2.
PEROZA, J.. Utopia e educação em Paulo Freire: uma contribuição crítico-reflexiva para a formação de professores da Educação Básica. In: Maria Elisabeth Blanck Miguel. (Org.). Formação do Professor para a Educação Básica: Contribuições de Pesquisas na Pós-Graduação. 1ed.Curitiba: Champagnat, 2013, v. , p. 13-45.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PEROZA, J.; FINAMOR, A. A. S. . PUC Identidade, um projeto para dirigentes e professores da Universidade.. Revista de Pastoral da ANEC, Brasília, p. 121 - 124, 10 maio 2009.

2.
BROLLO, A. ; PEROZA, J. . Pastoral na Universidade: Construindo Caminhos na troca de experiências. Revista Pistis Praxis, Revista de Teologia, 01 jan. 2009.

3.
PEROZA, J.. Concurso de Artigos Científicos PUCPR. Revista de Pastoral da ANEC, Brasília, p. 97 - 101.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEROZA, J.. A Ética da Responsabilidade e a Educação: uma reflexão a partir do pensamento de Hans Jonas.. In: Reunião Científica Regional da ANPED, 2016, Curitiba. Educação, movimentos sociais e políticas governamentais.. Curitiba: UFPR, 2016.

2.
PEROZA, J.; DREMISKI, J. L. . Hans Jonas e a Agroecologia: princípios para uma prática da responsabilidade na educação socioambiental.. In: EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. Formação de Professores, Complexidade e Trabalho Docente. Curitiba: PUCPress - Editora Universitária Champagnat, 2015. p. 30037-30051.

3.
PEROZA, J.; SANTIS, R. . Ética e Responsabilidade na Educação Técnica na e Tecnológica: Uma discussão a partir de Hans Jonas e Edgar Morin. In: EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. Formação de Professores: Complexidade e Trabalho Docente.. Curitiba: PUCPress - Editora Universitária Champagnat, 2015. p. 30052-30065.

4.
PEROZA, J.; RESENDE, Marilúcia A. . Confissões Pedagógicas: as memórias de Paulo Freire sobre os acontecimentos de sua infância e juventude que contribuíram para sua formação docente esperançosa.. In: XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE; II SIRSSE e IV SIPD/ Cátedra Unesco, 2013, Curitiba. Formação Docente e Transdisciplinaridade: um olhar transdisciplinar.. Curitiba: Champagnat, 2013. p. 9145-9158.

5.
PEROZA, J.. Reflexões sobre Cultura e Diversidade Cultural em Paulo Freire: Um humanismo crítico para a transculturalidade em educação.. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED Sul, 2012, Caxias do Sul - RS. A Pós-Graduação e suas Interlocuções com a Educação Básica. Caxias do Sul: UPPLAY, 2012.

6.
PEROZA, J.; RESENDE, Marilúcia A. . Dialética da curiosidade: pressupostos para uma praxiologia do conhecimento em Paulo Freire. In: X Educere - Congresso Nacional de Educação e I Seminário Internacional de RS , Subjetividade e Educação, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 1904-1918.

7.
BRIGHENTE, M. F. ; PEROZA, J. . Tecendo um novo paradigma a partir da educação: uma resposta à crise do paradigma científico da modernidade. In: X Congresso Nacional de Educação e I Seminário Internacional de RS, Subjetividade e Educação, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 901-914.

8.
PEROZA, J.; Siderly . O Impacto da Ideologia Neoliberal sobre o Campo Educacional: A Educação como Fator Econômico. In: ANPED SUL 2010, 2010, Londrina. Formação, Ética e Políticas: Qual Pesquisa? Qual Educação?, 2010.

9.
PEROZA, J.. Compreensão Freireana da 'Esperança Oprimida' na educação: uma abordagem histórico-filosófica. In: IX COngresso Nacional de Educação - EDUCERE e III Encontro Sul Brasileiro De Psicopedagogia, 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2009. p. 5031-5042.

10.
PEROZA, J.; SCHIFFER, M. B. . Paulo Freire: Utopia, Educação e Emancipação.. In: VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire: Globalização, Educação e Movimentos Sociais (40 anos da Pedagogia do Oprimido), 2008, São Paulo. VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2008.

11.
PEROZA, J.; MESQUIDA, P. . A Utopia como condição antropológica para uma educação libertadora em Paulo Freire. In: VIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE - III Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escolas - CIAVE, 2008, Curitiba. VIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Curitiba: Champagnat, 2008.

12.
MESQUIDA, P. ; PEROZA, J. . Os intelectuais e a guerra de posição da Igreja, de 1916 a 1940, à luz de fontes documentais. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracaju. O Ensino e a Pesquisa em História da Educação, 2008.

13.
PEROZA, J.; SCHIFFER, M. B. . Educação em Valores Humanos e a proposta de Freire na formação Docente. In: 20 Anos de Pós-graduação em Educação: Avaliação e Perspectivas, 2008, Cuiabá. Seminário Educação 2008 - 16ª edição, 2008.

14.
PEROZA, J.. Educar na Esperança: Uma crítica freireana ao neoliberalismo na educação.. In: VII Congresso Nacional de Educação - Educere, 2007, Curitiba. Saberes Docentes. Curitiba, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
PEROZA, J.. Paulo Freire: Um legado de Esperança, Diálogo e Libertação.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PEROZA, J.. Educação para a Transformação: Esperança e utopia na prática pedagógica.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PEROZA, J.. A Ética da Responsabilidade e a Educação: uma reflexão a partir de Hans Jonas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PEROZA, JULIANO. Hans Jonas e Papa Francisco: a transversalidade do Princípio responsabilidade na Encíclica Laudato Si. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PEROZA, JULIANO; MARCINIAKI, E. D. ; SANTIS, R. . Ética, técnica e responsabilidade: uma investigação sobre o pensamento de Hans Jonas e a formação tecnológica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
PEROZA, J.; MARILUCIA, . Confissões Pedagógicas: as memórias de Paulo Freire sobre os acontecimentos de sua infância e juventude que contribuíram para sua formação docente esperançosa.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PEROZA, J.. Reflexões sobre Cultura e Diversidade Cultural em Paulo Freire: Um humanismo crítico para a transculturalidade em educação.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PEROZA, J.. Dialética da Curiosidade: Pressupostos para uma 'praxiologia do conhecimento' em Paulo Freire. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PEROZA, J.. Tecendo um novo paradigma a partir da educação: uma resposta à crise do paradigma científico da modernidade.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PEROZA, J.; Siderly . O imapacto da Ideologia Neoliberal sobre o Campo Educacional: A educação como fator econômico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PEROZA, J.. Compreensão Freireana da 'Esperança Oprimida' na Educação: Uma abordagem histórico-filosófica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PEROZA, J.; SCHIFFER, M. B. . Paulo Freire: Utopia, Educação e Emancipação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PEROZA, J.; MESQUIDA, P. . A utopia como condição antropológica para uma educação libertadora em Paulo Freire. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PEROZA, JULIANO. Educação em valores humanos e a proposta de Freire na Formação Docente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PEROZA, J.. Educar na Esperança: uma crítica freireana ao neoliberalismo na educação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PEROZA, J.. O Resgate da natureza em Ludwig Feuerbach.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PEROZA, J.; OLIVEIRA, R. A. . Marx e a sua Concepção de Sujeito.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PEROZA, J.. Habermas e a crise de legitimação no capitalismo tardio.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PEROZA, J.; FERREIRA, L. . Investir no pré-escolar na África Subsaariana: Uma síntese da literatura internacional.. Presidente Prudente: UNESP/ Nuances: estudos sobre educação, 2012. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PEROZA, J.. Coordenação de Sessão no XI Congresso Nacional de Educação - Educere, II SIRSSE e IV SIPD.. 2013.

2.
PEROZA, J.. Coordenador de sala de comunicações e relatos de experiências no X EDUCERE e I SIRSSE. 2011.

3.
PEROZA, J.. Coordenação de relatos de experiências do IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. 2009.

4.
PEROZA, J.. Coordenação de Comunicação no VIII COngresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE e no III COngresso Ibero-Americano sobre violência nas Escolas - CIAVE. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
PEROZA, J.. Parecerista Ad Hoc da Revista Argumentos Pró-Educação. 2017.

2.
PEROZA, J.. Parecerista Ad Hod da Revista Emancipação - vinculada ao Departamento de Serviço Social da UEPG. 2017.

3.
PEROZA, JULIANO. Membro do Comitê Científico - XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE / III SIRSSE. 2015.

4.
PEROZA, J.. Membro do Comitê Científico - XI EDUCERE, II SIRSSE e IV SIPD.. 2013.

5.
PEROZA, JULIANO. Avaliador Ad hoc XI Congresso Nacional de Educação Educere. 2013.

6.
PEROZA, J.. Avaliador Ad Hoc - X Congresso Nacional de Educação; EDUCERE / I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação; SIRSSE.. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PEROZA, JULIANO; PEDRO FILHO, F. S. . O Papel da formação pública na formação humana ética, ecológica e para o mercado de trabalho.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
PEROZA, J.. Comentário sobre o filme 'A última hora'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
PEROZA, J.. A Autonomia e a Formação de Professores Implicações na Escola: Conceitos, currículos e práticas pedagógicas.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEROZA, J.; SANSON, Cesar ; Neutziling, Inácio . Religiões do Mundo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PEROZA, J.. Abordagem Sócio-histórica da missão. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PEROZA, J.; MESQUIDA, P.; MIGUEL, M. E. B.. Participação em banca de Mauricio Eduardo Bernz. Olhares de Nietzsche e Freire sobre a Autonomia e a Liberdade como Humanização: De uma filosofia pedagógica à uma pedagogia filosófica da libertação.. 2018. Dissertação (Mestrado em PPGE Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

2.
PEROZA, JULIANO; MELO, A.; MENDEZ, A. E. L.; VELOSO, E. L.; MOREIRA, R.. Participação em banca de Ana Claudia Marochi. A escolarização e o tempo na vida das trabalhadoras/estudantes do CEEBEJA de Irati. 2017. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

3.
PEROZA, J.; NOVELLO, D.; COSTA, Z. F.. Participação em banca de Mauricila Campos França. Elaboração da Lei Municipal de Agroecologia de Fernandes Pinheiro-PR: Um trabalho Interdisciplinar. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

4.
PEROZA, JULIANO; FREITAS, C. C. G.; LARA, L. F.; BAGAROLLO, M. F.. Participação em banca de Maura Aparecida de Paula Santos. Programa Mulheres Mil e o desenvolvimento comunitário: um estudo sob a ótica da tecnologia social. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Qualificações de Mestrado
1.
PEROZA, J.; MESQUIDA, P.; MIGUEL, M. E. B.. Participação em banca de Maurício Eduardo Bernz. Olhares de Nietzsche e Freire sobre a Autonomia e a Liberdade como Humanização: De uma filosofia pedagógica à uma pedagogia filosófica e prática da libertação.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PPGE Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

2.
PEROZA, JULIANO; FREITAS, C. C. G.; KLANOVICZ, J.; BAGAROLLO, M. F.. Participação em banca de Maura Aparecida de Paula Santos. Programa Mulheres Mil e o desenvolvimento comunitário: im estudo sob a ótica da tecnologia social.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEROZA, J.. Participação em banca de Gustavo Antonio Volpato.Conceituação de Linguagem em Jürgen Habermas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FIlosofia) - Centro Universitário Campos de Andrade.

2.
PEROZA, J.. Participação em banca de Daniel Luiz Medeiros.Análise do Conceito de Amor em Soren Kierkgaard. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FIlosofia) - Centro Universitário Campos de Andrade.

3.
PEROZA, J.; MANASSÉS, Miguel. Participação em banca de Sabrina da Silva.Mapeamento e Verificação da Aplicabilidade dos Trabalhos Apresentados no XXXI COngresso Nacional dos Jornalistas no ano de 2004.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Estudos Empresariais e Informática.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PEROZA, J.; GILLIES, A. M. R.; CORSO, J. C.. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores Colaboradores na área de Filosofia.. 2017. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

2.
PEROZA, J.; BORTOLI, M. F.; RIBAS, C. M.. Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para a Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Classe D - I, Nível 1. 2014. Instituto Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana Pedagógica do Instituto Federal do Paraná. 2016. (Outra).

2.
XI Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação - ANPED. 2016. (Congresso).

3.
I Encontro de Pesquisa, Inovação e Sustentabilidade. 2015. (Encontro).

4.
IX ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região SUl, 2012.. 2012. (Seminário).

5.
34ª ANPED. 2011. (Congresso).

6.
Seminário Avançado do PPGE e II Seminário Institucional PIBID/PUCPR - Formação de Professores e Violências nas Escolas: Perspectivas Históricas, Políticas e Práticas.. 2011. (Seminário).

7.
ANPED SUL. 2010. (Encontro).

8.
IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e no IIIEncontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. 2009. (Congresso).

9.
20 Anos de Pós-Graduação em Educação: Avaliação e Perspectivas. 2008. (Seminário).

10.
3º Congresso Nacional MArista de Educação. 2008. (Congresso).

11.
Espiritualidade e Direitos Humanos. 2008. (Simpósio).

12.
I Encontro - A filosofia e seu ensino - PUCPR. 2008. (Encontro).

13.
VI Congresso de Filosofia Contemporânea. 2008. (Congresso).

14.
VIII Congresso de Teologia - Teologia e Meio Ambiente. 2008. (Congresso).

15.
VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE e III Congresso Ibero-Americano sobre violência nas escolas - CIAVE.. 2008. (Congresso).

16.
Filosofia e Vida Religiosa II. 2007. (Simpósio).

17.
VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE "Saberes Docentes" e V Encontro Nacional sobre atendimento Escolar Hospitalar. 2007. (Congresso).

18.
Colóquio Natureza e Linguagem.. 2006. (Outra).

19.
Conferências com o Filósofo Ernst Tugendhat.. 2006. (Outra).

20.
Encontro em Comemoração aos 200 anos da obra Fenomenologia do Espírito.. 2006. (Encontro).

21.
Palestras Públicas: Pensando a Democracia.. 2006. (Outra).

22.
Semada de teologia.11a. Semana Teológica. 2006. (Seminário).

23.
Seminário latino-americano de Teologia e Migrações.I Seminário latino-americano de Teologia e Migrações. 2006. (Seminário).

24.
4º Colóquio Marx e Engels. 2005. (Outra).

25.
Curso: Música e sociedade - A música popular narra a história.. 2005. (Outra).

26.
O Concílio Vaticano II na América Latina - À luz da tradição de Medellín, Puebla e Santo Domingo.. 2005. (Outra).

27.
Cristianismo na América Latina.. 2003. (Congresso).

28.
www.deus.com - Desafios da teologia no mundo virtual.. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEROZA, JULIANO. III Seminário Interdisciplinar do Instituto Federal do Paraná - Campus Irati. 2016. (Outro).

2.
PEROZA, JULIANO. II Seminário Interdisciplinar "Tragédias Gregas. 2014. (Outro).

3.
PEROZA, J.; BROLLO, A. ; CAMERINI, I. I. M. . Curso de Extensão Universitária em Missiologia: Formação de Animadores Missionários. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Brenda Sandeski; Caroline Yelaia Marinho. "A reforma das janelas": as transformações do sistema Windows e a obsolescência programada.. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Juliano Peroza.

2.
Luisa Benado; Emanuelle Galvão. Facebook ou a outra face da vida: um estudo de caso a partir das representações dos adolescentes sobre o uso do Facebook.. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Juliano Peroza.



Outras informações relevantes


Aprovado em 1º lugar no Concurso Público de provas e títulos para o cargo de docente nas áreas de Filosofia e Sociologia no IFPR (Instituo Federal do Paraná) - Campus Irati; ano 2012.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 12:00:40