Pedro Afonso Cristovão dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6488323124417148
  • Última atualização do currículo em 19/11/2018


Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2006), graduação em Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (2007), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em História Social (2014) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia brasileira, capistrano de abreu, história das idéias, teoria da história e metodologia da história, historiografia do século XIX, história do Brasil no século XIX. Atualmente é professor de Teoria e Metodologia da História do curso de História - América Latina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pedro Afonso Cristovão dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, P. A. C.;CRISTOVÃO DOS SANTOS, PEDRO AFONSO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000
Jd Universitário
85870901 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35292194
URL da Homepage: http://unila.edu.br/ilaach


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em História Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Cobiçando o Amazonas: erudição histórica e diplomacia na questão de limites entre Brasil e França no Segundo Reinado (1858-1863), Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Paulo Teixeira Iumatti.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: historiografia brasileira; metodologia da história; teoria da história.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação.
2006 - 2009
Mestrado em História Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: HISTÓRIA ERUDITA E POPULAR: EDIÇÃO DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS NA OBRA DE CAPISTRANO DE ABREU,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: PAULO TEIXEIRA IUMATTI.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: historiografia brasileira; teoria da história; história das idéias; capistrano de abreu.
Grande área: Ciências Humanas
2005 - 2007
Graduação em Licenciatura em História.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2002 - 2006
Graduação em História.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Reflexões sobre a escrita da história na América Latina no período pós-Independências: como escrever as histórias nacionais latino-americanas?
Descrição: Nosso projeto pretende estudar a forma como os historiadores latino-americanos teorizaram a própria escrita da história, mapeando e analisando os textos teóricos produzidos por esses historiadores. Superando a caracterização desses historiadores como seguidores de modelos europeus (românticos, historicistas, rankeanos etc.) propomos uma visão fundada sobre as soluções que os autores encontraram para o problema de escrever a história de seus países, que envolvia questões como: de que maneira valorar a experiência colonial, como dar conta da multiplicidade étnica nas histórias nacionais, como lidar com fontes como as tradições orais indígenas e africanas, entre outras. Em particular, interessa-nos como os historiadores latino-americanos, dos anos seguintes às independências, no século XIX, até a efetiva institucionalização da história como disciplina nas universidades, na primeira metade do século XX (grosso modo, período 1830-1930), pensaram a própria escrita da história. Que categoria utilizaram para separar a história, processo vivido, da história relato desse processo e como estes historiadores incluíram (se incluíram) as histórias escritas no período colonial (fossem as indígenas, como as existentes para a Meso-América, fossem as histórias escritas por jesuítas e membros de outras ordens religiosas, ou a de letrados do mundo ibero-americano) estão entre as questões que norteiam nosso estudo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Historiografia Brasileira em Escala Global
Descrição: Pensando na acepção mais ampla de um pensamento histórico brasileiro, essa pesquisa versa sobre uma ampla gama de intelectuais brasileiros e sua inserção nos contextos intelectuais nacionais e internacionais. Tal estudo envolve as circunstâncias materiais de produção e circulação do conhecimento; os arquivos e bibliotecas consultados por esses intelectuais, bem como seus arquivos pessoais; as condições de publicação de suas obras (seus envolvimentos com editores e editoras). Sua inserção remete à problemática das relações centro-periferia no estudo das ideias, relações repensadas recentemente sob a ótica dos estudos subalternos, área studies, estudos de raça e gênero, entre outras perspectivas do pensamento crítico contemporâneo passíveis de serem contempladas por essa linha de pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Blog UNILA ? Curso de História: Blog do primeiro Bacharelado em História com ênfase em América Latina
Descrição: O projeto propõe o blog do curso de História ? América Latina da UNILA como um espaço de produção e compartilhamento de conteúdos historiográficos. A proposta envolve a abertura do blog a contribuições da comunidade acadêmica e externa, integrando-as e difundindo, especialmente para Foz do Iguaçu e região, as pesquisas realizadas por professores e alunos do curso de História, realizando o objetivo da Extensão universitária. O blog possui conteúdo bilíngue, em português e espanhol..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Pedro Afonso Cristovão dos Santos - Coordenador / Paulo Renato da Silva - Integrante / Mirian Santos Ribeiro de Oliveira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2009
Dissertação de mestrado aprovada com distinção e louvor e recomendação para publicação, Programa de Pós-Graduação em História Social/USP.
2005
Menção honrosa no XIII SIICUSP, universidade de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CRISTOVÃO DOS SANTOS, PEDRO AFONSO2018CRISTOVÃO DOS SANTOS, PEDRO AFONSO. A geografia da historiografia: o acesso à e o uso da documentação por Joaquim Felício dos Santos nas Memórias do Distrito Diamantino (1868). ANOS 90 (ONLINE) (PORTO ALEGRE), v. 25, p. 221-251, 2018.

2.
SANTOS, P. A. C.2017SANTOS, P. A. C.; NICODEMO, THIAGO LIMA ; Mateus Henrique de Faria Pereira . Historiografias Periféricas em Perspectiva Global ou Transnacional: Eurocentrismo em Questão. ESTUDOS HISTÓRICOS, v. 30, p. 161-186, 2017.

3.
SANTOS, P. A. C.;CRISTOVÃO DOS SANTOS, PEDRO AFONSO2015SANTOS, P. A. C.. De 'Ramusio' a plagiário: apontamentos sobre a relação de Alexandre José de Melo Morais (1816-1882) com o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro, v. 176, p. 151-178, 2015.

4.
DE FARIA PEREIRA, MATEUS HENRIQUE2015DE FARIA PEREIRA, MATEUS HENRIQUE ; CRISTOVÃO DOS SANTOS, PEDRO AFONSO ; NICODEMO, THIAGO LIMA . BRAZILIAN HISTORICAL WRITING IN GLOBAL PERSPECTIVE: ON THE EMERGENCE OF THE CONCEPT OF -HISTORIOGRAPHY-. History and Theory, v. 54, p. 84-104, 2015.

5.
SANTOS, P. A. C.;CRISTOVÃO DOS SANTOS, PEDRO AFONSO2013SANTOS, P. A. C.. Compilação e plágio: Abreu e Lima e Melo Morais lidos no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. História da Historiografia, v. 13, p. 45-62, 2013.

6.
Mateus Henrique de Faria Pereira2010 Mateus Henrique de Faria Pereira ; SANTOS, P. A. C. . Odisseias do conceito moderno de história. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, v. 50, p. 28-78, 2010.

7.
SANTOS, P. A. C.;CRISTOVÃO DOS SANTOS, PEDRO AFONSO2010 SANTOS, P. A. C.. As notas de rodapé de Capistrano de Abreu: as edições da coleção Materiais e Achegas para a História e Geografia do Brasil (1886-1887). Revista de História (USP), v. 163, p. 15-52, 2010.

8.
SANTOS, P. A. C.;CRISTOVÃO DOS SANTOS, PEDRO AFONSO2010 SANTOS, P. A. C.. Um "distinto bibliógrafo e bibliófilo": Capistrano de Abreu editor de documentos históricos. História (São Paulo. Online), v. 29, p. 418-441, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NICODEMO, THIAGO LIMA ; CRISTOVÃO DOS SANTOS, PEDRO AFONSO ; Mateus Henrique de Faria Pereira . Uma introdução à História da Historiografia Brasileira (1870-1970). 1. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018. v. 1. 230p .

Capítulos de livros publicados
1.
NICODEMO, THIAGO LIMA ; SANTOS, P. A. C. ; Mateus Henrique de Faria Pereira . Teoria, Historiografia e Ensino nas Páginas da Revista De História da Usp (1950-1960). In: Arrais, Cristiano; Bentivoglio, Julio. (Org.). (Org.). As revistas de história e as dinâmicas do campo historiográfico. 1ed.Vitória, ES: Milfontes, 2017, v. 1, p. 105-130.

2.
SANTOS, P. A. C.; Mateus Henrique de Faria Pereira . Apresentação de Alcides Bezerra, os historiadores do brasil no século XIX. In: Fernando Nicolazzi. (Org.). HISTÓRIA E HISTORIADORES NO BRASIL: DO FIM DO IMPÉRIO AO ALVORECER DA REPÚBLICA. 1ed.: , 2015, v. , p. 327-.

3.
SANTOS, P. A. C.. As ?questões de limites? no Brasil do século XIX: diplomacia e erudição histórica a partir da contribuição de Joaquim Caetano da Silva (1810-1873) ao debate da fronteira com a Guiana Francesa. In: PORTO, J. L. R. (Org.) ; CHAVES, D. (Org.) ; NORONHA, A. (Org.). (Org.). A Fronteira Setentrional Brasileira: das histórias pós-coloniais à formação de uma fronteira tardia, volume I. 1ed.Rio de Janeiro/Macapá: Autografia / Editora da Universidade Federal do Amapá, 2015, v. 1, p. 152-186.

4.
SANTOS, P. A. C.; Mateus Henrique de Faria Pereira . Mutações do conceito moderno de história? Um estudo sobre a constituição da categoria 'historigorafia brasileira' a partir de quatro notas de rodapé (1878-1951). In: SILVA, Ana Rosa Cloclet (Org.); NICOLAZZI, Fernando (Org.); PEREIRA, Mateus Henrique de Faria (Org.). (Org.). Contribuições à história da historiografia luso-brasileira. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2013, v. 1, p. 17-73.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, P. A. C.. As 'questões de limites' no Brasil do século XIX: diplomacia e erudição histórica a partir da contribuição de Joaquim Caetano da Silva (1810-1873) ao debate da fronteira com a Guiana Francesa. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal - RN. Anais eletrônicos do XXVII Simpósio Nacional de História da Anpuh, 2013.

2.
SANTOS, P. A. C.. A erudição histórica na história da historiografia brasileira: uma análise da memória acerca da historiografia oitocentista. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo SP. Anais eletrônicos, 2011.

3.
SANTOS, P. A. C.. A história da história em Capistrano de Abreu. In: 2 Seminário Nacional de História da Historiografia: a dinâmica do historicismo: tradições historiográficas modernas, 2008, Mariana - MG. Cadernos de Resumos & Anais, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, P. A. C.. A HISTÓRIA DA HISTÓRIA EM CAPISTRANO DE ABREU: UMA ANÁLISE DE SUA PRÁTICA E VISÃO HISTORIOGRÁFICAS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, P. A. C.. Parecer ad hoc para a revista História da Historiografia (ISSN 1983-9928).. 2017.

2.
SANTOS, P. A. C.. Parecer ad hoc para a Revista Maracanan (ISSN-E 2359-0092). 2017.

3.
SANTOS, P. A. C.. Parecer ad hoc para a EDUEL. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
CRISTOVÃO DOS SANTOS, PEDRO AFONSO. Micro-história. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, P. A. C.; GERALDO, E. . Mini-curso Expulsão dos imigrantes e imprensa operária no Brasil e na Argentina no início do século XX. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Paulo Teixeira Iumatti; WALDMAN, T. C.; MORAES, M. A.; CRISTOVÃO DOS SANTOS, PEDRO AFONSO. Participação em banca de Marcel Villemor Jofily de Lima. "Paulo Amigo": novas perspectivas e documentos para o estudo da obra de Paulo Prado. 2018. Dissertação (Mestrado em Culturas e Identidades Brasileiras) - Universidade de São Paulo.

2.
SILVA, P. R.; QUINTEROS, M. C.; CRISTOVÃO DOS SANTOS, PEDRO AFONSO. Participação em banca de Letícia Consalter de Lima. Stroessner: Biografia, História e Propaganda (1972-1979). 2018. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
CIACCHI, A.; GARZONI, L. C.; CRISTOVÃO DOS SANTOS, PEDRO AFONSO. Participação em banca de Isadora Luiza Francisca Alves Flores. Faits divers: narrativas de transgressão e crime no Rio de Janeiro do início do século XX (1901-1904). 2018. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
Paulo Teixeira Iumatti; NICODEMO, THIAGO LIMA; LARA, F.; SANTOS, P. A. C.. Participação em banca de Pedro Lotti Carvalho Dias. A linguagem de Monções: estudo através do plural do texto. 2017. Dissertação (Mestrado em Culturas e Identidades Brasileiras) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
Paulo Teixeira Iumatti; OLIVA, J. T.; SANTOS, P. A. C.. Participação em banca de Marcel Villemor Jofily de Lima. Retrato do Brasil: a atuação política de Paulo Prado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Culturas e Identidades Brasileiras) - Universidade de São Paulo.

2.
SILVA, P. R.; QUINTEROS, M. C.; SANTOS, P. A. C.. Participação em banca de Letícia Consalter de Lima. Usos do Passado: a História como ferramenta discursiva e legitimadora do Stronismo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
CIACCHI, A.; CHECCHIA, C.; SANTOS, P. A. C.. Participação em banca de Jean Carlos Ramos Ribeiro. Do Rio ao Pará: os projetos intelectuais de Brasil nos libretos das óperas Moema e Paraguasú (1852/1861) e Jara (1895). 2017 - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CHECCHIA, C.; FRIGGERI, F. P.; VASQUEZ, L. H. L.; SANTOS, P. A. C.. Participação em banca de Sonia Inés Varela.Antigua Ciudad de Quilmes: Memorias a 40 años de su reconstrucción. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
GUIZZO, A. R.; SANTOS, P. A. C.. Participação em banca de Fabiana Santos da Silva.?LAS ESTATUAS DE SAL?: LA SOMBRA DE LO QUE FUIMOS COMO RECURSO DE MEMÓRIA DA EXPERIÊNCIA DITATORIAL CHILENA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
KASHINDI, J. B. K.; SANTOS, P. A. C.. Participação em banca de Bruno Luján da Silva.O ILÊ ASÉ OJU OGÚN FUNMILAIYÓ: A TRAJETÓRIA DE UMA FAMÍLIA DE SANTO NA TRÍPLICE FRONTEIRA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
SILVA, P. R.; SANTOS, P. A. C.; MANARIN, O.. Participação em banca de Igor da Silva Batista.A Itaipu e o "progresso": uma análise da memória de ex-trabalhadores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

5.
SILVA, P. R.; SANTOS, P. A. C.. Participação em banca de ISADORA LUIZA FRANCISCA ALVES FLORES."Quem não é pelo Brasil, é contra o Brasil!": A Semana Ilustrada de Henrique Fleiuss e a Guerra da Tríplice Aliança. Rio de Janeiro 1865-1870.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Seminário Brasileiro de Teoria da História e História da Historiografia.Narrativa e argumentação na erudição histórica oitocentista. 2018. (Seminário).

2.
IV Congreso Internacional de Filosofía de la Historia. Conceito e evidência na teoria da historiografia e filosofia da história contemporâneas. 2017. (Congresso).

3.
2nd Conference of the International Network for Theory of History. A Concept of "Brazilian Historiography". 2016. (Congresso).

4.
I Congresso Internacional Epistemologias do Sul: Perspectivas Críticas. O ?privilégio epistêmico? da concepção eurocêntrica de História na História da Historiografia Latino-Americana. 2016. (Congresso).

5.
II Semana de Historia: Pensar la Historia desde América Latina.La América Latina de los historiadores. 2015. (Outra).

6.
Performances of Peace Utrecht 1713-2013. Interpreting the Treaty of Utrecht in the Nineteenth-Century: Colonialism and National Identity in a Territorial Dispute between France and Brazil. 2013. (Congresso).

7.
XXVII Simpósio Nacional de História.As "questões de limites" no Brasil do século XIX: diplomacia e erudição histórica a partir da contribuição de Joaquim Caetano da Silva (1810-1873) ao debate da fronteira com a Guiana Francesa. 2013. (Simpósio).

8.
6o. Seminário Brasileiro de História da Historiografia - O Giro-Linguístico e a Historiografia: balanço e perspectivas.Coleção, compilação e erudição na Corografia histórica de Alexandre José de Melo Morais (1816-1882). 2012. (Seminário).

9.
5o. Seminário Nacional de História da Historiografia: biografia e história intelectual.A polêmica Abreu e Lima e Varnhagen: as disputas pela (e através da) erudição histórica no Brasil oitocentista. 2011. (Seminário).

10.
VI Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP.Quando temos ?documentos positivos que falam?: o problema da erudição histórica no Brasil (1838-1878). 2011. (Encontro).

11.
XXVI Simpósio Nacional de História.A erudição histórica na história da historiografia brasileira: uma análise da memória acerca da historiografia oitocentista. 2011. (Simpósio).

12.
3o Seminário Nacional de História da Historiografia: aprender com a história?.Aprendendo tradições e identidades: o surgimento da história popular ao longo do século XIX. 2009. (Seminário).

13.
2o. Seminário Nacional de História da Historiografia: a dinâmica do historicismo: tradições historiográficas modernas.A história da história em Capistrano de Abreu. 2008. (Seminário).

14.
IX Seminário de Pós-Graduação em História Social.A história da História em Capistrano de Abreu. 2008. (Seminário).

15.
II Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.A história da história em Capistrano de Abreu. 2007. (Encontro).

16.
58a. Reunião Anual da SBPC.A HISTÓRIA DA HISTÓRIA EM CAPISTRANO DE ABREU: UMA ANÁLISE DE SUA PRÁTICA E VISÃO HISTORIOGRÁFICAS. 2006. (Simpósio).

17.
13o. Simpósio de Iniciação Científica.A História da História em Capistrano de Abreu. 2005. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, P. A. C.. II Semana de Historia: Pensar la Historia desde América Latina. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
André Felipe Delfino dos Reis Sabino. A NOVA HISTORICIDADE TRAZIDA À REGIÃO DA TRÍPLICE FRONTEIRA A PARTIR DO TEMPLO CHEN TIEN, DESDE SUA IMPLANTAÇÃO NA DÉCADA DE 1990 EC.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rosângela Daiana dos Santos. Movimento Justiça e Terra: Memória, Fotografia e Imprensa - nas páginas do Jornal Nosso Tempo (1980-1982). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Pedro Afonso Cristovão dos Santos.

Orientações de outra natureza
1.
Mariela Raquel Melgarejo López. Projeto de Extensão Blog do primeiro Bacharelado em História com ênfase em América Latina. 2016. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Pedro Afonso Cristovão dos Santos.

2.
Raquel Santos Souza. Monitoria Disciplina Teoria e Metodologia da História: Modernidades e Narrativas. 2016. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Pedro Afonso Cristovão dos Santos.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
NICODEMO, THIAGO LIMA ; CRISTOVÃO DOS SANTOS, PEDRO AFONSO ; Mateus Henrique de Faria Pereira . Uma introdução à História da Historiografia Brasileira (1870-1970). 1. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018. v. 1. 230p .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:04:01