Crislaine Rangel Couto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9371712927731056
  • Última atualização do currículo em 30/09/2018


Possui graduação em Educação Física e especialização em Treinamento Esportivo e Educação Física Escolar pela Universidade de Itaúna, mestre e doutora em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM - UFMG) e da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor (SOCIBRACOM). Student visitor no Computational Vision and Learning Lab of the Department of Psychology of the University of California (UCLA - Los Angeles). Professora no curso de Educação Física, membro do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) e coordenadora do Grupo de Estudos em Comportamento Motor (GECOM) do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Experiência como professora voluntária durante no curso de Educação Física da UFMG. Trabalhou como coordenadora da Academia O2/ BH; professora de musculação; avaliadora física; professora de natação, hidroginástica e spinning; treinamento personalizado; educação física escolar e avaliadora do Programa Segundo Tempo/ MG pelo Ministério do Esporte. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Crislaine Rangel Couto
Nome em citações bibliográficas
COUTO, C.R.;COUTO, CRISLAINE RANGEL

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.
Rua da Bahia - de 1951/1952 ao fim
Lourdes
30160012 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 32447200


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Ciências do Esporte.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Efeitos do nível de estabilização do desempenho e estruturação da prática na adaptação a perturbações perceptivas imprevisíveis, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Herbert Ugrinowitsch.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Adaptação motora; Perturbação; nível de estabilização; estruturação da prática; interceptação; alvos móveis.
2010 - 2012
Mestrado em Ciências do Esporte.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Efeitos do nível de estabilização do desempenho na adaptação a perturbações inseridas após início do movimento.,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Herbert Ugrinowitsch.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: nível de estabilização do desempenho, perturbações; adaptação, pré-programação, feedback..
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Saúde humana e serviços sociais.
2008 - 2009
Especialização em Treinamento esportivo e educação física escolar. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Itaúna, UIT, Brasil.
Título: Diferença da Capacidade Aeróbica entre Escolares de Área Urbana e Rural.
Orientador: Carlos Eduardo Campos.
2003 - 2007
Graduação em Educação Física.
Universidade de Itaúna, UIT, Brasil.
Título: Diferença da Capacidade Aeróbica entre Escolares de Área Urbana e Rural.
Orientador: Carlos Eduardo Campos.




Atuação Profissional



Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, IMIH, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente Ensino Superior, Carga horária: 25

Atividades

02/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação de Extensão do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, .

08/2015 - Atual
Extensão universitária , Coordenação de Extensão do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação Projeto de Extensão Saúde Ocupacional.

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professora voluntaria, Enquadramento Funcional: Professora voluntaria, Carga horária: 6
Outras informações
Professora voluntaria das disciplinas Atuação Profissional em Educação Física (optativa) e Antropologia e Educação Física (obrigatória).

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista CAPES/ REUNI, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 4
Outras informações
Acompanhamento, planejamento e execução de aulas, elaboração, aplicação e avaliação de provas e trabalho sob supervisão do professor titular das disciplinas do curso de Educação Física da UFMG. Disciplinas: Comportamento Motor Aprendizagem Motora Aplicada ao Treinamento Técnico


Faculdade Pitágoras, UNIMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora nível superior, Carga horária: 11
Outras informações
Disciplinas ministradas: Crescimento e Desenvolvimento Humano - 80 horas Fundamentos da Iniciação Esportiva - 60 horas Trabalho de conclusão de curso - 60 horas


Faculdade Pitágoras Divinópolis, FP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: autônoma, Enquadramento Funcional: Docente curso de Especialização
Outras informações
Curso de Especialização em Fisiologia e Treinamento Desportivo Módulo: Desenvolvimento Humano e Motricidade


Ministério do Esporte, ME, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Avaliadora Programa Segundo Tempo, Carga horária: 20


Academia O2, AO2, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Coordenadora e professora da musculação, Carga horária: 16


Academia Corpo a Corpo, ACC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de musculação e avaliação física, Carga horária: 30
Outras informações
Trabalhou também com educação física escolar no ensino fundamental (1 a 8 séries) na rede estadual e com treinamento personalizado há 2 anos, trabalhei por 1 ano em projeto social e 2 anos com atividades aquáticas (natação infantil, adulta, treinamento; hidroginástica, spinning aquático).

Atividades

04/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação física escolar
03/2004 - 04/2006
Estágios , Academia Pódio, .

Estágio realizado
NATAÇÃO INFANTIL E ADULTO (ENSINO, APERFEIÇOAMENTO E TREINAMENTO); HIDROGINÁSTICA E SPINNING AQUÁTICO..

Escola Estadual João Guimarães Rosa, EEJGR, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física, Carga horária: 24


Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social e Esportes, SEDESE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Esportes, Carga horária: 20


Academia Pódio, AP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Prof. de natação, hidroginástica e spinning, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

Objetivo: Investigar os efeitos de variáveis que influenciam no desenvolvimento motor de crianças e adolescentes. Investigar os fatores subjacentes à aquisição de habilidades motoras..
Palavras-chave: Desenvolvimento motor; Aprendizagem motora; Capacidades coordenativas; Habilidades motoras.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Grupo de Estudos em Comportamento Motor
Descrição: Grupo de estudos composto por alunos do curso de Educação Física do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Reuniões semanais com discussões de projetos de pesquisa e artigos da área do Comportamento Motor..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Crislaine Rangel Couto - Coordenador.
2015 - Atual
Saúde Ocupacional
Descrição: Coordenadora do Projeto Saúde Ocupacional no Instituto Metodista Izabela Hendrix - coordena alunos de graduação do curso de Educação Física durante realização de avaliações físicas, planejamento, prescrição e avaliação de programas de exercícios físicos aos funcionários da instituição. Dados referentes ao aspecto físico, assim como à qualidade de vida dos funcionários têm sido utilizados para desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso de alunos da instituição..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Crislaine Rangel Couto - Coordenador / ANNA CAROLINE SANTANA - Integrante / UBIRATAN RODRIGUES VIEIRA DE SOUZA - Integrante.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: BRAZILIAN JOURNAL OF MOTOR BEHAVIOR
2016 - Atual
Periódico: Journal of Physical Education
2018 - Atual
Periódico: REVISTA FORMAÇÃO@DOCENTE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Paraninfa, Izabela Hendrix.
2017
Professora homenageada, Izabela Hendrix.
2016
Professora homenageada, Izabela Hendrix.
2013
Professora homenageada - curso de Educação Física., Universidade Federal de Minas Gerais.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DOS SANTOS, SUZIANE PEIXOTO2017DOS SANTOS, SUZIANE PEIXOTO ; BENDA, RODOLFO N. ; COUTO, CRISLAINE RANGEL ; CAMPOS, CARLOS EDUARDO ; ANDRADE, ANDRÉ GUSTAVO PEREIRA ; LAGE, GUILHERME M. ; UGRINOWITSCH, HERBERT . The level of performance stabilization influences motor adaptation on an isometric force control task. PLoS One, v. 12, p. e0185939, 2017.

2.
SONSIN, R.2015SONSIN, R. ; ARAUJO, W. F. ; PINHO, J. P. ; AZEVEDO, A. P. ; PENNONE, J. ; MEZENCIO, B. ; COUTO, C.R. . MODELO DE ANÁLISE DO SCOUT PARA O FUTEBOL BASEADO NA COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA DE 2014. Acta Brasileira do Movimento Humano, v. 5, p. 26-38, 2015.

3.
CAMPOS, C. E.2015CAMPOS, C. E. ; MEDEIROS, P.E.S ; COUTO, C.R. ; CARDOSO, C.LM ; ANDRADE, A.G.P . AVALIAÇÃO DA FORÇA MÁXIMA ISOMÉTRICA DE ROTADORES INTERNOS E EXTERNOS DO OMBRO DE TENISTAS JUVENIS. Conexão Ciência: revista científica da FUOM, v. 10, p. 1, 2015.

4.
COUTO, C.R.;COUTO, CRISLAINE RANGEL2012COUTO, C.R.; CAMPOS, C. E. ; CASTRO, G. F ; SILVA, S. F. . Diferença da capacidade aeróbica entre escolares de áreas urbana e rural do sexo masculino com idade entre 12 e 15 anos. Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV), v. 3, p. 1884-1890, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, C. E. ; UGRINOWITSCH, H. ; FERREIRA, A. M. ; RIBEIRO-SILVA, P. C. ; COUTO, C.R. . Mecanismo de controle utilizado diante de prática em blocos em uma tarefa de interceptação a alvos móveis. In: Congresso Brasileiro de Comportamento Motor (CBCM), 2016, João Pessoa. Brazilian Jounal of Motor Behavior - VIII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2016. v. 10.

2.
APOLINÁRIO-SOUZA, T ; LIMA, C. A. P. ; BENDA, R. N. ; MARINHO, N. F. S. ; COUTO, C.R. . Desenvolvimento Motor Global de crianças de zona rural e região metropolitana do estado de Minas Gerais. In: Congresso Brasileiro de Comportamento Motor (CBCM), 2016, João Pessoa. Brazilian Jounal of Motor Behavior - VIII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2016. v. 10.

3.
LOPES, L. X. ; CAMPOS, C. E. ; COUTO, C.R. ; UGRINOWITSCH, H. ; LAGE, G.M. . O feedback autocontrolado favorece a formação de uma estrutura de controle mais eficiente para a aprendizagem motora. In: Congresso Brasileiro de Comportamento Motor (CBCM), 2016, João Pessoa. Brazilian Jounal of Motor Behavior - VIII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2016. v. 10.

4.
COUTO, C.R.; UGRINOWITSCH, H. ; PORTES, L. ; BENDA, R. N. . Adaptação em função do nível de estabilização do desempenho. In: VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2012, São Paulo, SP. Brazilian Journal of motor behavior. Rio Claro, SP: Mundo Color, 2012. v. 7. p. 5-5.

5.
COUTO, C.R.; CAMPOS, C. E. ; BENDA, R. N. ; FONSECA, M. A. . Influência de diferentes níveis de estabilização do desempenho na adaptação de uma tarefa de lançamento de dardo de salão. In: VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2012, São Paulo, SP. Brazilian Journal of Motor Behavior. Rio Claro, SP: Mundo Color, 2012. v. 7. p. 19-19.

6.
COUTO, C.R.; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA, R. N. ; CAMPOS, C. E. ; MALTA, P. R. ; AZEVEDO, R. L. . O Efeito da Interferência Contextual na aprendizagem do saque por baixo de voleibol em idosos. In: VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2012, São Paulo, SP. Brazilian Journal of Motor Behavior. Rio Claro, SP: Mundo Color, 2012. v. 7. p. 20-20.

7.
COUTO, C.R.; FONSECA, M. A. ; CAMPOS, C. E. ; Oliveira ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA, R. N. . Efeito de diferentes frequencias de conhecimento de resultados na adaptação a perturbações perceptivas imprevisíveis. In: 2o Encontro Paulista de Comportamento Motor, 2011, Bauru. 2o Encontro Paulista de Comportamento Motor - ENPACOM, 2011. v. 6. p. 31-32.

8.
Cassiano, G.J.M ; Junqueira, G.C ; LAGE, G.M. ; Malloy-Diniz, L.F ; COUTO, C.R. . Análise do desempenho em uma tarefa manual de apontamento com diferentes demandas percepto-motoras. In: V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2010, Londrina. Avanços e Perspectivas nos Estudos em Comportamento Motor, 2010. v. 5. p. 64-64.

9.
COUTO, C.R.; CAMPOS, C. E. ; CASTRO, G. F ; SILVA, S. F. . Diferença da capacidade aeróbica entre escolares de áreas urbana e rural do sexo masculino com idades entre 12 e 15 anos. In: XXXI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte do CELAFISCS - Da Teoria à Prática do Fitness ao Rendimento, 2008, São Paulo. XXXI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2008.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, S. P. ; BENDA, R. N. ; COUTO, C.R. ; CAMPOS, C. E. ; ANDRADE, A.G.P ; LAGE, G.M. ; UGRINOWITSCH, H. . The level of performance stabilization influences motor adaptation on a isometric force control task. PLoS One, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
COUTO, C.R.; CAMPOS, C. E. ; AGUILAR, D. R. ; OLIVEIRA NETO, A. R. ; UGRINOWITSCH, H. . Nível de estabilização do desempenho e estruturação da prática na adaptação motora. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
COUTO, C.R.. Primeiros Socorros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
COUTO, C.R.; BENDA, R. N. ; UGRINOWITSCH, H. ; CAMPOS, C. E. ; LUCAS, M. H. S. . Efeitos da prática com alta variação na adaptação motora. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
COUTO, C.R.; PORTES, L. ; UGRINOWITSCH, H. . Adaptação em função do nível de estabilização do desempenho. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
COUTO, C.R.; CAMPOS, C. E. ; MALTA, P. R. ; AZEVEDO, R. L. ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA, R. N. . Efeito da Interferência Contextual na aprendizagem do saque por baixo do voleibol em idosos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
COUTO, C.R.. Procedimentos metodológicos para o programa segundo tempo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
COUTO, C.R.. Planejamento do programa segundo tempo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
COUTO, C.R.; Oliveira ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA, R. N. . Efeito de diferentes Frequências de Conhecmento de Resultado na Adaptação a perturbações perceptivas imprevisíveis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
COUTO, C.R.. Organização e desenvolvimento pedagógico do esporte no programa segundo tempo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
COUTO, C.R.. Estilos de Ensino Aprendizagem Motora. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
COUTO, C.R.; LAGE, G.M. ; Cassiano, G.J.M ; Malloy-Diniz, L.F ; CORRÊA, H. . Análise do desempenho em uma tarefa manual de apontamento com diferentes demandas percepto-motoras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
COUTO, C.R.; CASTRO, G. F ; CAMPOS, C. E. ; SILVA, S. F. . Diferença da capacidade aeróbica de escolares de zonas urbana e rural do sexo masculino com idades de 12 a 15 anos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
COUTO, C.R.; Portes L ; UGRINOWITSCH, H. . Tarefa de interceptação virtual (TVI). 2012.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COUTO, C.R.. Participação em banca de Isabelle Hallack.EFEITOS DA PRÁTICA VARIADA NA TRANSFERÊNCIA DE HABILIDADES MOTO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
COUTO, C.R.; SONCIN, R. R.; FARIAS, V. L.. Participação em banca de Waltair Gonçalves de Oliveira.Nível de aptidão física de crianças de ambos os sexos da cidade de Betim-MG.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Pitágoras.

3.
COUTO, C.R.; SONCIN, R. R.; FARIAS, V. L.. Participação em banca de Heber Martins Aguiar.Benefícios do treinamento de força muscular no controle do equilíbrio entre idosos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Pitágoras.

4.
COUTO, C.R.; SONCIN, R. R.; FARIAS, V. L.. Participação em banca de Patrícia Eustáquia do Espírito Santo.O estilo musical que melhor contribui na participação de jump fit em academias das cidades de Betim e Contagem-MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Pitágoras.

5.
DRUMMOND, M.; SONCIN, R. R.; COUTO, C.R.. Participação em banca de Lurdiano Osório Ferreira.Efeitos colaterais associados ao uso de esteroides anabolizantes artificiais auto-relatados por praticantes de musculação do sexo masculino de Betim-MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Pitágoras.

6.
FARIAS, V. L.; ROCHA, G. D.; COUTO, C.R.. Participação em banca de Cinthia Luíza de Oliveira.Análise da alteração da percepção da auto imagem corporal após intervenção de um programam público em adolescentes obesos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Pitágoras.

7.
AGUIAR, S. H. E.; MORALES, J. C. P.; COUTO, C.R.. Participação em banca de Ana Paula Costa.Fatores determinantes para a escolha das pessoas pelas aulas de hidroginástica como atividade física regular: uma possibilidade de maior adesão à prática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Pitágoras.

8.
DRUMMOND, M.; MORALES, J. C. P.; COUTO, C.R.. Participação em banca de Jéssica Alves Nogueira.Desenvolvimento das aptidões físicas relacionadas ao desempenho motor de adolescentes praticantes de futebol. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Pitágoras.

9.
AGUIAR, S. H. E.; MORALES, J. C. P.; COUTO, C.R.. Participação em banca de Jéssica Diniz Moreira.Nível de satisfação dos associados de um clube em relação às atividades recreativas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Pitágoras.

10.
DRUMMOND, M.; BORGES, R.; COUTO, C.R.. Participação em banca de Hugo Dutra Moraes.Influência do alongamento sobre a produção de força muscularm. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Pitágoras.

11.
AGUIAR, S. H. E.; MORALES, J. C. P.; COUTO, C.R.. Participação em banca de Rosana Cândida de Almeida.Situações de estresse durante o jogo de futebol de campo das categorias mirim e pré mirim masculino. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Pitágoras.

12.
COUTO, C.R.; GRECO, J. P.. Participação em banca de Carlos Eduardo D. M. Lages.Futebol e Lazer: diálogos e aproximações. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
COUTO, C.R.; BERTU, F.. Participação em banca de Tiago Henrique A. Barbosa.Avaliação física na pré-temporada:uma análise de atletas de Ginástica Artística. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
COUTO, C.R.; NOCE, F.. Participação em banca de Maria Carolina A. Sousa.Efeitos de faixas de amplitude de CP na aprendizagem do saque tipo tênis do voleibol. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
COUTO, C.R.; BERTU, F.. Participação em banca de Madson P. Cruz.Efeitos temporário e permanente da faixa de amplitude de conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Minas Gerais.

16.
COUTO, C.R.; NOGUEIRA, S. L.. Participação em banca de Paulo Roberto de Oliveira Lopes e Madicley Glaydson Pimenta.Contribuição da hidroginástica para a melhora na realização das atividades básicas e instrumentais da vida diária de idosos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Pitágoras.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Seminário Científico do LABESPEE. 2016. (Seminário).

2.
Conference on Sport Science and Olympic and Paralympic Legacy. 2016. (Outra).

3.
Avaliação Física e Postural. 2014. (Encontro).

4.
Atualização Científica em Musculação. 2013. (Encontro).

5.
Seminário Mineiro de Comportamento Motor. 2013. (Seminário).

6.
Formação em Docência do Ensino Superior. 2012. (Outra).

7.
Metodologias do Ensino Superior. 2012. (Oficina).

8.
Planejamento no Ensino Superior. 2012. (Oficina).

9.
VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. 2012. (Congresso).

10.
2o ENCONTRO PAULISTA DE COMPORTAMENTO MOTOR - ENPACOM.Efeito de diferentes frequencias de conhecimento de resultados na adaptação a perturbações perceptivas imprevisíveis. 2011. (Encontro).

11.
Redação Científica. 2011. (Encontro).

12.
V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. 2010. (Congresso).

13.
APRENDIZAGEM DE HABILIDADES ESPORTIVAS. 2009. (Encontro).

14.
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO - CELAFISCS. 2008. (Simpósio).

15.
FORÇA MUSCULAR - CELAFISCS. 2008. (Simpósio).

16.
MUSCULAÇÃO - FIEP. 2008. (Congresso).

17.
DE PRFESSOR À EMPREENDEDOR. 2007. (Encontro).

18.
GINÁSTICA POSTURAL (REESTRUTURAÇÃO CORPORAL GLOBAL) - FIEP. 2007. (Congresso).

19.
CONGRESSO BRASILEIRO DE MUSCULAÇÃO. 2006. (Congresso).

20.
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO - FIEP. 2006. (Congresso).

21.
FORMAÇÃO DE TREINADORES DE FUTSAL. 2006. (Seminário).

22.
MASSAGEM ANTIESTRESSE - ENAF. 2006. (Seminário).

23.
CURSO DE CORFEBOL. 2005. (Encontro).

24.
HIDROGINÁSTICA - FIEP. 2005. (Congresso).

25.
HIDRO WORKOUT - ENAF. 2005. (Seminário).

26.
NATAÇÃO -ENAF. 2005. (Seminário).

27.
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DO DESPORTO. 2004. (Encontro).

28.
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, TREINAMENTO ESPORTIVO E PERSONALIZADO - FIEP. 2004. (Congresso).

29.
GESTÃO ESPORTIVA. 2004. (Encontro).

30.
HIDROGINÁSTICA ATUALIDADES - WORKSHOPS E WORKOUTS/ ENAF. 2004. (Seminário).

31.
RECREAÇÃO ESCOLAR - FIEP. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COUTO, C.R.; MENZEL, H. K. . Conference on Sport Science and Olympic and Paralympic Legacy. 2016. (Outro).

2.
COUTO, C.R.; ALVES, A. L. ; GASPERIN, F. ; MENDES, T. T. ; SONCIN, R. R. . Atualização Científica em Treinamento Esportivo. 2016. (Outro).

3.
COUTO, C.R.. SEMINÁRIO MINEIRO DE COMPORTAMENTO MOTOR. 2013. (Congresso).

4.
COUTO, C.R.. TORNEIO ESPORTIVO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2006. (Festival).

5.
COUTO, C.R.. VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E EDUCAÇÃO. 2005. (Congresso).

6.
COUTO, C.R.. V CONGRESSO INTERNACIONAL DE ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E EDUCAÇÃO. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rúben Máximo Lima. Efeitos do treinamento funcional nas capacidades físicas. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. (Orientador).

2.
Priscila Izabel B Santos. Tempo efetivo de prática nas aulas de educação física escolar. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. (Orientador).

3.
Jonathan Constantino R Ferreira. Nível de desenvolvimento motor global em crianças praticantes de capoeira. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. (Orientador).

4.
Thomás Augusto C Costa. Efeitos de aulas de educação física escolar no desenvolvimento motor global de crianças de 5 e 6 anos de idade. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. (Orientador).

5.
Daniel Barretos Ramos. Efeitos da frequência de demonstração na aquisição de uma habilidade motora por crianças. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. (Orientador).

6.
Katia M B Sales. Efeitos do treinamento funcional na redução do percentual de gordura. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Laís Marisa Rodrigues e Rodrigues. Efeitos da prática de balé clássico no desenvolvimento das capacidades coordenativas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Crislaine Rangel Couto.

2.
Daniel Ramos Barreto. Efeitos da demonstração na aprendizagem de habilidades motoras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Crislaine Rangel Couto.

3.
Emanuela de souza Oliveira. Nível de Desenvolvimento Motor Global de meninas praticantes de balé. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Crislaine Rangel Couto.

4.
Alex Bruno rodrigues Santos. Nível de Desenvolvimento Motor Global de crianças praticantes de natação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Crislaine Rangel Couto.

5.
Gabrielly Cardoso Venâncio. Desenvolvimento Motor Global de crianças estudantes de uma escola particular de Belo Horizonte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Crislaine Rangel Couto.

6.
Paulo Pereira de Sousa. Nível de Desenvolvimento Motor Global de crianças obesas e eutróficas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Crislaine Rangel Couto.

7.
Jéssica Lílian J Schetino. Influência da prática por partes e pelo todo na aprendizagem da habilidade pirueta do ballet clássico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Crislaine Rangel Couto.

8.
Felipe Roberto de Oliveira Gomes. BENEFICIOS DO TREINAMENTO CONTRA RESISTÊNCIA PARA SAUDE DO IDOSO HIPERTENSO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Crislaine Rangel Couto.

9.
Karoline Xavier de Oliveira. EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS EM IDOSOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Crislaine Rangel Couto.

10.
Maria Gislene Fernandes Santos. IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO FUNCIONAL PARA A TERCEIRA IDADE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Crislaine Rangel Couto.

11.
Flipe R. O. Santos. Benefícios proporcionados pela prática regular de exercícios físicos à saúde do idoso hipertenso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Crislaine Rangel Couto.

12.
Fernanda D.C Barbosa. Manipulação das variáveis da musculação no treinamento de idosos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Crislaine Rangel Couto.

13.
Karolina Xavier Oliveira. Efeitos da Interferência Contextual na aquisição de habilidades motoras em idosos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Crislaine Rangel Couto.

14.
Maria Gislene Fernandes Santos. Importância do treinamento funcional paraa terceira idade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Crislaine Rangel Couto.

15.
Anna Carolina Santana. Correlação entre indicadores antropométricos e satisfação corporal de mulheres praticantes de treinamento resisitido. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Crislaine Rangel Couto.

16.
Paula Rezende Malta e Rodrigo Lemos de Azevedo. O efeito da interferência contextual na aprendizagem do saque por baixo de voleibol em idosos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Crislaine Rangel Couto.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
COUTO, C.R.; Portes L ; UGRINOWITSCH, H. . Tarefa de interceptação virtual (TVI). 2012.



Outras informações relevantes


- Bolsista da CAPES no curso de Pós-graduação em Ciências do Esporte da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (03/2011 a 03/ 2012).
- Integrante do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM) da Universidade Federal de Minas Gerais.
- Prática Docente da disciplina Aprendizagem Motora na Universidade Federal de Minas Gerais (2010).
- Bolsista CAPES/ REUNI no curso de Pós-graduação em Ciências do Esporte da Universidade Federal de Minas Gerais (04/2012 a 12/ 2012). Como bolsista realizou o curso Docência do Ensino Superior ofertado pela UFMG (2o sem/ 2012), e adquiriu experiência docente nas disciplinas Comportamento Motor, Aprendizagem Motora Aplicada ao Treinamento Técnico e Pedagogia dos Esportes do curso de Educação Física da UFMG.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 16:17:38