Samuel Vieira Dias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2651422114397357
  • Última atualização do currículo em 22/10/2018


É TÉCNICO EM MECÂNICA INDUSTRIAL pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2001), possui graduação em MECATRÔNICA INDUSTRIAL pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2004), graduação em MATEMÁTICA pela Universidade Estadual do Ceará (2005), ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2007), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (2011) e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (2016). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Samuel Vieira Dias
Nome em citações bibliográficas
DIAS, S. V.;DIAS, SAMUEL

Endereço


Endereço Profissional
iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ, Campus Maracanaú.
AV. PARQUE CENTRAL, S/N
DISTRITO INDUSTRIAL I
61939140 - Maracanaú, CE - Brasil
Telefone: (85) 38786316


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: CONTROLADOR PREDITIVO GENERALIZADO COM ANTI- WINDUP APLICADO A UM SISTEMA DE GERAÇÃO EÓLICO BASEADO EM DFIG, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Laurinda Lúcia Nogueira dos Reis.
Coorientador: José Carlos Teles Campos / Tobias Rafael Fernandes Neto.
Palavras-chave: Controlador PI; Controlador Preditivo Robusto; Energia Eólica.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Acionamento de Máquinas.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica de Potência.
2009 - 2011
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Controle de Velocidade Variável de um Sistema de Correia Transpotadora,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: José Carlos Teles Campos.
Palavras-chave: Controlador GMV; Controlador LQI; Controlador LQR; Controlador PI; Correia Transportadora; Velocidade Variável.
Grande área: Engenharias
2006 - 2007
Especialização em Educação de Jovens e Adultos. (Carga Horária: 400h).
Instituto Federal do Ceará - Reitoria, IFCE, Brasil.
Título: A contribuição do ensino semipresencial para a formação cultural dos discentes do CEJA: um estudo de caso.
Orientador: Profa. Ms. Natal Lânia Roque Fernandes.
1999 - 2005
Graduação em MATEMÁTICA.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2000 - 2004
Graduação em Mecatrônica Industrial.
Instituto Federal do Ceará - Reitoria, IFCE, Brasil.
Título: FERRAMENTA SCAM: uma ferramenta para a geração de programas NC's.
Orientador: Prof. Ms. Francisco Valdenor Pereira da Silva.
2000 - 2001
Curso técnico/profissionalizante em TÉCNICO EM MECÂNICA.
Instituto Federal do Ceará - Reitoria, IFCE, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Material Didático Digital Acessível. (Carga horária: 80h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Ceará - Campus Maracanaú, IFCE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord. do Curso de Manutenção Industrial

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord. do Curso de Eng. Controle e Automação

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coord. do Curso de Automação Industrial, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro de Estudos e Pesquisas em Eletrônica Profissional e Informática LTDA, CEPEP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
MONITORAMENTO, SUPERVISÃO E CONTROLE DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA VISANDO A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Descrição: Considerando o aumento da demanda por energia elétrica decorrente do desenvolvimento e crescimento de uma instituição de ensino, bem como da necessidade de redução dos gastos com energia, este projeto de pesquisa tem como por objetivo principal identificar, monitorar e controlar as principais cargas elétricas instaladas através de um sistema automatizado. A partir dos dados coletados e de sua análise, será possível descrever um perfil de consumo e verificar quais dispositivos são os maiores consumidores. Espera-se que este projeto de pesquisa seja ampliado em todas as instituições de ensino públicas e seja desenvolvida uma cultura de uso eficiente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Samuel Vieira Dias - Coordenador.
2018 - Atual
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AERODINÂMICO DE AEROMODELO PARA COMPETIÇÃO SAE - AERODESIGN
Descrição: Um modelo ou miniatura de uma aeronave é definido por aeromodelo, podendo ser de caráter esportivo, recreativo ou experimental. A competição SAE BRASIL Aerodesign lança um novo desafio a cada ano para estudantes de engenharia interessados em projetar aeromodelos. Tal competição proporciona aos estudantes uma troca de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, através de aplicações práticas e teóricas entre as equipes. Neste contexto, é de suma importância a existência de pesquisas realizadas no foco da aerodinâmica do conjunto de modelos, proporcionando a compreensão dos procedimentos técnicos e teóricos sobre tais. Dessa forma, faz-se necessária uma avaliação detalhada tanto sobre áreas da Engenharia de Materiais, como da mecânica dos fluidos voltada a Engenharia Aeronáutica, propiciando melhores tomadas de decisão no desenvolvimento do trabalho. O projeto se iniciará com o desenho do protótipo, em seguida será feita a avaliação aerodinâmica no software Ansys CFX. Com o desenho concluído, terá início a fase de confecção do modelo e testes práticos. Serão utilizados materiais de baixo custo, fácil manipulação e que maximizem os resultados desejados. Salienta-se, que a busca de tais melhorias será perseguida ao longo de todo o projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Samuel Vieira Dias - Coordenador.
2014 - 2015
Sistema de Geração Eólico baseado em DFIG utilizando topologia de Conversores Simplificada através de Controle AutoCompensado
Descrição: Este projeto apresenta um estudo sobre o desempenho de uma topologia de sistema de geração eólica utilizando um Gerador de Indução Duplamente Alimentado (DFIG) e um conversor simplificado. Esta topologia difere da comumente utilizada por empregar um retificador não-controlado que causa distorções nas correntes da rede e consequentemente nas potencias geradas. Para manter a qualidade da energia elétrica entregue à rede utiliza-se uma técnica de controle autocompensado, que consiste em controlar o gerador para produzir potências distorcidas que compensem às geradas pelo retificador não controlado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Samuel Vieira Dias - Integrante / José Carlos Teles Campos - Coordenador / Paulo Janderson Gonçalves Lima - Integrante.
2013 - 2017
Análise e Implementação de Estratégias de Controle Aplicadas a um Sistema de Geração Eólica
Descrição: Dentre os geradores de indução que são usados nas turbinas eólicas de velocidade variável, destaca-se o gerador de indução duplamente alimentado (DFIG) que é uma máquina de indução com rotor bobinado onde um conversor é conectado à rede elétrica e o outro é conectado aos enrolamentos do rotor, sendo que os dois conversores são interligados através de um acoplamento CC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Samuel Vieira Dias - Integrante / José Carlos Teles Campos - Coordenador / Laurinda Lúcia Nogueira dos Reis - Integrante.
2013 - 2014
ESTUDO, SIMULAÇÃO E CONTROLE DE UM GERADOR DE INDUÇÃO DUPLAMENTE ALIMENTADO QUANDO SUBMETIDO A AFUNDAMENTO DE TENSÃO DA REDE ELÉTRICA TRIFÁSICA
Descrição: O gerador de indução duplamente alimentado (DFIG) é um dos principais tipos de geradores utilizados em turbinas eólicas, pois possibilita o funcionamento do aerogerador a velocidade variável. Através do uso de um modelo do DFIG e conversor back-to-back no ambiente MATLAB / SIMULINK®, pretende-se implementar um controlador para suavizar picos de corrente elétrica no circuito do rotor quando submetido a um afundamento de tensão da rede elétrica trifásica. No entanto, devido a complexidade e quantidade de equações matemáticas envolvidas no equacionamento do DFIG, tornam-se necessários conhecimentos específicos de máquinas elétricas e de sua dinâmica. Além disso, destaca-se a necessidade do estudo na área de eletrônica industrial para entender o pleno funcionamento do circuito back-to-back, necessário para efetuar a ligação deste gerador a rede elétrica. Por fim, o objetiva-se neste projeto implementar em ambiente computacional o modelo do DFIG, com conversor, e simular a dinâmica deste equipamento em operação normal e com distúrbios na rede elétrica (afundamento de tensão), mostrando a eficácia do controlador proposto no controle da corrente elétrica do circuito rotórico. Espera-se que este trabalho sirva de base a construção de novos projetos, sendo fundamental a pesquisa em energias renováveis..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Samuel Vieira Dias - Coordenador.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Protótipo de um Estacionamento Vertical Automatizado
Descrição: Devido ao crescimento populacional e a concentração de pessoas nos grandes centros urbanos, é inevitável o aumento da frota de veículos automotores para locomoção diária e/ou passeio. Neste cenário, a restrição de espaços físicos destinados ao estacionamento destes veículos é um problema que deve ser solucionado. Dentre as várias alternativas de solução, destaca‐se a construção e implementação de estacionamentos verticais através dos quais é possível estacionar uma elevada quantidade de veículos para uma mesma área disponível. Portanto, este trabalho tem como objetivo principal implementar e desenvolver um sistema de estacionamento vertical utilizando a teoria de microcontroladores, instrumentação e acionamento pneumático. Espera‐se que este trabalho seja o primeiro de vários nesta concepção..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Desenvolvimento de Circuito Pneumático e Eletropneumático aplicado a um sistema de corte automático de chapas metálicas.
Descrição: A ideia deste trabalho consiste em desenvolver através de ambiente computacional o projeto pneumático e eletropneumático de um sistema de corte automático de chapas metálicas a partir dos conhecimentos vistos no curso de Automação Industrial. Este projeto de automação é importante devido à necessidade de aumento da qualidade do produto final e bem como da quantidade de peças fabricadas diariamente, frente à demanda do mercado consumidor, a concorrência entre várias marcas e a busca pela expansão econômica e desenvolvimento da empresa. Logo, iremos falar sobre os processos de corte de chapa, como também suas aplicações, quais os locais onde são utilizados, com qual finalidade são usados, suas características e também suas vantagens e desvantagens..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Geração da Energia Elétrica.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Geração Eólica.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Qualidade de Energia.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Controle de Sistemas Industriais.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Acionamento de Máquinas e Geradores Elétricos.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica de Potência.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DIAS, SAMUEL2017DIAS, SAMUEL; NETO, TOBIAS ; REIS, LAURINDA ; TORRICO, BISMARK ; CAMPOS, JOSÉ . Continuous Time Anti-windup Predictive Current Controller Applied To Dfig-based Wind Turbine. ELETRÔNICA DE POTÊNCIA (IMPRESSO), v. 22, p. 71-80, 2017.

2.
RAMALHO, G. L. B.2012RAMALHO, G. L. B. ; SCHMIDLIN Jr, C. R. ; BEZERRA, L. D. S. ; DIAS, S. V. . Monitoramento de condição de máquina utilizando acelerômetro MEMS. Revista Tecnologia (UNIFOR), v. 33, p. 63-72, 2012.

3.
RAMALHO, G. L. B.2009RAMALHO, G. L. B. ; DIAS, S. V. . Estimativa da Velocidade Média Diária do Vento no Município de Fortaleza Utilizando Redes Neurais Artificiais. Conexões : Ciência e Tecnologia, v. 3, p. 12-15, 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DIAS, S. V.; FERNANDES NETO, T. R. ; REIS, L. L. N. dos ; TORRICO, B. C. ; CAMPOS, J. C. T. . Anti-Windup Predictive Current Controller Applied to a DFIG-based Wind Turbine under low DC-Link Voltage. In: Applied Power Electronics Conference and Exposition, 2017, Tampa - Flórida. APEC, 2017.

2.
DIAS, S. V.; FERNANDES NETO, T. R. ; REIS, L. L. N. dos ; TORRICO, B. C. ; CAMPOS, J. C. T. . Robust analysis of a predictive controller of DFIG wind energy systems. In: 8th International Symposium on Power Electronics for Distributed Generation Systems, 2017, Florianópolis. PEDG, 2017.

3.
DIAS, S. V.; SILVA, W. A. ; FERNANDES NETO, T. R. ; REIS, L. L. N. dos ; TORRICO, B. C. ; CAMPOS, J. C. T. . Robust Generalized Predictive Control Applied to The Mitigation of Electromagnetic Torque Oscillations in a Wind Energy Conversion System Based on DFIG. In: ARGENCON, 2016, Buenos Aires. Anais do ARGENCON 2016, 2016.

4.
DIAS, S. V.; COSTA, M. V. S. ; FERNANDES NETO, T. R. ; REIS, L. L. N. dos ; CAMPOS, J. C. T. ; ALMEIDA, O. M. . Controle por D-alocação via LMI aplicado a Malha de Corrente do Rotor de um Sistema de Geração Eólico baseado em DFIG. In: International Conference on Industry Applications, 2016, Curitiba. INDUSCON, 2016.

5.
DIAS, S. V.; LIMA, P. J. G. ; REIS, L. L. N. dos ; CAMPOS, J. C. T. . Controle de Potência Ativa e Reativa Autocompensada utilizando Topologia de Conversores simplificada aplicado a um Gerador Eólico Duplamente Alimentado. In: Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2015, Natal - RN. SBAI, 2015.

6.
DIAS, S. V.; SILVA, W. A. ; REIS, L. L. N. dos ; CAMPOS, J. C. T. . Robust Generalized Predictive Control Applied to the Rotor Side Converter of a Wind Power Generator System Based on DFIG. In: IEEE/IAS International Conference on Industry Applications, 2014, Juiz de Fora. Induscon, 2014.

7.
RAMALHO, G. L. B. ; FILHO, P. P. R. ; SCHMIDLIN Jr, C. R. ; DIAS, S. V. . Deteção de falhas em máquinas rotativas através de características do sinal de vibração e rede SOFM. In: Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente -SBAI, 2013, Fortaleza. XI SBAI e DINCON, 2013.

8.
DIAS, S. V.; CAMPOS, J. C. T. ; REIS, L. L. N. dos . Optimal Control Strategy of with Integral Action Applied to Variable Speed Control System of a Conveyor Belt. In: XIX Congresso Brasileiro de Automática - CBA, 2012, Campina Grande - PB. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Automática, 2012. p. 4475-4482.

9.
Júnior, A. B. S. ; DIAS, S. V. ; SENA, F. G. ; TORRICO, B. C. ; BARRETO, L. H. S. C. ; PINTO, V. P. . Controle de Posição utilizando Motor de Indução Trifásico empregando Controlador Preditivo Generalizado. In: 10th IEEE/IAS International Conference on Industry Applications, 2012, Fortaleza. Proceedings of the 10th IEEE/IAS International Conference on Industry Applications, 2012.

10.
DIAS, S. V.; RAMALHO, G. L. B. . Modelagem e Controle de uma Correia Transportadora Utilizando Redes Neurais Artificiais. In: Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação do IFCE, 2011, Maracanaú. Anais do X ENPPG, 2011.

11.
DIAS, S. V.; CAMPOS, J. C. T. ; REIS, L. L. N. dos . Controle de Velocidade de uma Correia Transportadora utilizando Controlador PI. In: 9th IEEE/IAS International Conference on Industry Applications, 2010, São Paulo. Proceedings of the 9th IEEE/IAS International Conference on Industry Applications, 2010.

12.
DIAS, S. V.; CAMPOS, J. C. T. ; REIS, L. L. N. dos . Controlador PI Auto-Ajustável através do Controle de Variância Mínima Generalizada (GMV) aplicado a uma Correia Transportadora. In: XVIII Congresso Brasileiro de Automática, 2010, Bonito - MS. XVIII Congresso Brasileiro de Automática, 2010.

13.
DIAS, S. V.; RAMALHO, G. L. B. . Estimação da Velocidade de Deslocamento de uma Esteira Transportadora utilizando Redes Neurais Artificiais. In: IX Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação do IFCE, 2009, Fortaleza. Anais do IX ENICIT, IX ENPPG e III SIMPIT, 2009.

14.
MOREIRA, A. P. ; CARVALHO, P. C. M. ; NETO, M. R. B. ; RAMALHO, G. L. B. ; DIAS, S. V. . Avaliação e potencial eólico utilizando estimadores de mínimos quadrados baseados na distribuição de Weibull. In: The 8th Latin-American Congress On Electricity Generation and Transmission, 2009, Ubatuba. Book of Abstracts and Proceedings of The 8th Latin-American Congress: Eletricity Generation and Transmission, 2009. v. 1. p. 695.

15.
MOREIRA, A. P. ; CARVALHO, P. C. M. ; NETO, M. R. B. ; RAMALHO, G. L. B. ; DIAS, S. V. . Identificação da curva de máxima potência de módulos FV utilizando softwares de simulação. In: 7o Congresso Internacional sobre Geração Distribuída e Energia no Meio Rural, 2008, Fortaleza. Anais do 7o Congresso Internacional sobre Geração Distribuída e Energia no Meio Rural, 2008.

16.
DIAS, S. V.; CARVALHO, P. C. M. ; RAMALHO, G. L. B. ; NETO, M. R. B. ; MOREIRA, A. P. . Estimação da irradiação solar média diária no Município de Fortaleza através de Redes Neurais Artificiais. In: II Congresso Brasileiro de Energia Solar e III Conferência Regional Latino-Americana da ISES, 2008, Florianópolis. Anais do II CBENS e III ISESCLA, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
RAMALHO, G. L. B. ; DIAS, S. V. . Redes Neurais: Aplicações em Identificação de Sistemas e Previsão de Séries Temporais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MATOS, F. F. S.; SANTOS, J. C.; DIAS, S. V.; RAMALHO, G. L. B.. Participação em banca de Luana Lemos AmaraL.Sistematização de programa para simulação de pás de turbinas eólicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Manutenção Industrial) - Instituto Federal do Ceará - Campus Maracanaú.

2.
CAMPOS, J. C. T.; DIAS, S. V.; COSTA, M. V. S.; MONTEIRO, A. Q.. Participação em banca de Raphael Fernandes Sales Costa.Análise comparativa de Controle de Aerogeradores utilizando Controladores PI e LQR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Ceará.

3.
DIAS, S. V.; OLIVEIRA, R. S.; MOREIRA, A. P.. Participação em banca de Haroldo Colares Coelho Júnior.Automação da Etapa de Transesterificação do Processo de Fabricação de Biodisel. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Mecatrônica Industrial) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria.

4.
DIAS, S. V.; REIS, L. L.; PINTO, V. P.. Participação em banca de Francisco Lincoln Matos da Costa Filho.Desenvolvimento de Sistema de Controle e Aquisição Microcontrolado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Ceará.

5.
BLUM, M. A. F.; SILVA, F. V. P.; DIAS, S. V.. Participação em banca de Dyonatha Rodrigues da Costa.Desenvolvimento de Procedimento de Manutenção de Fornos de Microondas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MECATRÔNICA INDUSTRIAL) - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ.

6.
BLUM, M. A. F.; DIAS, S. V.; SILVA, F. V. P.. Participação em banca de Maria Alice de Freitas Marques.Robótica Educacional: Estudo de Caso do Colégio Christus. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MECATRÔNICA INDUSTRIAL) - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ.

7.
DIAS, S. V.; MOURA, C. R. O.; SILVA, F. V. P.. Participação em banca de Francisco Wescley Florencio Rodrigues.Estudo da Importância das Luvas Exotérmicas como Massalotes em Peças Fundidas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MECATRÔNICA INDUSTRIAL) - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ.

8.
DIAS, S. V.; FILHO, P. P. R.. Participação em banca de Marcelo Pereira Costa Sousa.Aplicações Industriais das Radiações Ionizantes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MECATRÔNICA INDUSTRIAL) - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ.

9.
DIAS, S. V.; MOREIRA, A. P.. Participação em banca de Ítalo Rosse Alves Castelo Branco.Sistema de Controle da Captação de Água da cidade de Juazeiro do Norte. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MECATRÔNICA INDUSTRIAL) - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DIAS, S. V.; SILVEIRA, R. M. L.; RAMALHO, G. L. B.. Concurso público para o cargo de professor efetivo. Area de estudo: Desenho Técnico, Desenho Auxiliado por Computador, Informática. 2010.

2.
DIAS, S. V.; LIMA, R. S. G.. Concurso público para professor efetivo. Área de estudo: Automação e Sistema de Supervisão. 2010.

3.
DIAS, S. V.; CRUZ, R. L. S.. Concurso público para professor efetivo. Área de estudo: Eletromecânica. 2010.

4.
DIAS, S. V.; RAMALHO, G. L. B.; SILVEIRA, R. M. L.. Concurso público para o cargo de professor efetivo. Área de Estudo: Desenho Técnico, Desenho Assistido por Computador (CAD) e Informática. 2008. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ.

5.
DIAS, S. V.; SILVEIRA, R. M. L.; ALVES, F. R. V.. Concurso público para o cargo de professor efetivo. Área de Estudo: Cálculo e Estatística. 2008. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ.

Outras participações
1.
DIAS, S. V.. Comissão Responsável pela elaboração do Projeto do Curso de Engenharia de Controle e Automação. 2013. Instituto Federal do Ceará - Campus Maracanaú.

2.
FILHO, V. X. L.; SANTOS, J. D. A.; DIAS, S. V.; JUCA, S. C. S.. Comissão incumbida de elaborar o projeto de criação do curso de Nível superior em Tecnologia em Manutenção Industrial. 2008. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ.



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DIAS, S. V.. Semana de Tecnologia e Aplicações Industriais. 2011. (Outro).

2.
DIAS, S. V.. Semana de Tecnologia e Aplicações Industriais. 2009. (Outro).

3.
DIAS, S. V.. Semana de Tecnologia e Aplicações Industriais. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rafael Bruno de Oliveira Nojosa. Processo de Lavagem e Prensagem de Tambores para Produtos Químicos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em MECATRÔNICA INDUSTRIAL) - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ. Orientador: Samuel Vieira Dias.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 6:14:57