Jonatas Carlos de Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6286684346484320
  • Última atualização do currículo em 23/07/2018


Jonatas Carlos de Carvalho é graduado em História pela Universidade Veiga de Almeida e Mestre em História pelo PPGH da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na linha de pesquisa Política e Sociedade. É Pesquisador associado ao Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais (LEDDES-UERJ) e ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre Psicoativos (NEIP-USP). Realiza pesquisas sobre o proibicionismo e seus efeitos, nos últimos anos vem realizando estudos sobre a regulamentação e criminalização de substâncias psicoativas no Brasil. Foi pesquisador nível A no projeto de extensão Espaço Charles Darwin na Fazenda Campos Novos no município de Cabo Frio entre 2014 e 2016. É professor na educação básica nas áreas de história e história da arte. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jonatas Carlos de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, Jonatas C. de;CARVALHO, JONATAS;CARVALHO, JC


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Regulamentação e criminalização das drogas: a Comissão Nacional de Fiscalização de Entorpecentes e a internalização do proibicionismo no Brasil (1936-1946).,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Dr.ª Marilene Rosa Nogueira da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
2004 - 2007
Graduação em História.
Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Título: Fragmentos Filosóficos em Canteiros Históricos;´por uma concepção de História em Foucault..
Orientador: João Gilberto de Carvalho.




Formação Complementar


2010 - 2010
Extensão universitária em Prevenção ao uso indevido de drogas - Capacitação. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2001 - 2001
Empreendedorismo. (Carga horária: 80h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador em Extensão no País Nível A, Regime: Dedicação exclusiva.


Prefeitura Municipal de Cabo Frio, PMCF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2016
Vínculo: Contrato de Serviço, Enquadramento Funcional: Pesquisador historiador, Carga horária: 20
Outras informações
O PROJETO consiste na criação de um grande centro de difusão e pesquisa cultural, científico e ecológico, destinado à preservação da memória natural e cultural brasileiras e ao desenvolvimento social da Região dos Lagos. Sediado na Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, o projeto engloba pesquisas em História, Arte, Arqueologia e Museologia, com atividades educacionais, ambientais, culturais e turísticas, realizadas com a participação de moradores da localidade. A Fazenda Campos Novos se estende por 184 hectares, localizados em um ponto estratégico do Estado do Rio de Janeiro, no quilômetro 123 da rodovia Amaral Peixoto, próximo a Búzios, São João da Barra e Macaé. É uma área de rara riqueza ambiental, com dunas, praias e ilhas sobre afloramentos de rochas com mais de dois bilhões de anos. A fazenda abriga remanescentes da restinga, associados à mata de tabuleiros, que se encontram em processo de extinção. Sua sede conta com uma casa-grande e igreja construídas pela Companhia de Jesus, conjunto arquitetônico considerado dos mais importantes e originais do país, pois se trata de rara construção jesuítica do século XVII. Sob suas fundações e no entorno da construção, foram identificados diversos sambaquis de grupos Una, uma das primeiras ocupações humanas no Estado do Rio de Janeiro. A grande variedade de artefatos encontrados ainda requer estudos de síntese capazes de explicar a real dimensão da cultura indígena na região. Durante o século XIX, a fazenda manteve sua importância e recebeu a visita de célebres naturalistas como Auguste de Saint-Hilaire e Charles Darwin, além de viajantes e da comitiva de D. Pedro II, em 1847. Hoje a fazenda faz parte do projeto científico e educativo Caminhos de Darwin.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Pesquisador Associado, Enquadramento Funcional: Pesquisador Externo
Outras informações
O Laboratório do Estudo das Diferenças e Desigualdades Sociais, criado em 2001, faz parte do Programa de Pós Graduação e História-PPGH e do Departamento de História da UERJ. O LEDDES possui caráter transdisciplinar, propondo-se analisar os traços diacríticos historicamente produzidos que constituem as diferenciações e desigualdades. Entre estas, destaca em especial, as de status, de ocupação no mercado de trabalho, de gênero, de geração, as étnicas e as raciais, assim como as linguísticas, as regionais e nacionais, entre outras, que não apenas distinguem, mas hierarquizam, subordinam, opõem e excluem pessoas e grupos, direcionando e produzindo condutas. Entende que as taxonomias não são neutras, encontrando-se na relação saber-poder em suas construções de subjetividades. O Leddes está, portanto, eticamente voltado a problematização das diferenças e desigualdades sociais afirmando a prerrogativa das pessoas serem tratadas como iguais em todas as esferas institucionais e situações que afetam suas oportunidades de vida. Assim, propomos um trabalho historiográfico em constante interação com a diversificada agenda de movimentos e grupos que compõem a sociedade, estabelecendo um diálogo com outros saberes, acadêmicos ou não. Esta inquietação encaminha nossa prática de pesquisa e divulgação por um viés plural sem perder o poder de análise e o compromisso como profissionais do saber histórico.

Atividades

01/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , LEDES - Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais, .


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado

Atividades

03/2012 - 03/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Antropologia.



Linhas de pesquisa


1.
O Laboratório do Estudo das Diferenças e Desigualdades Sociais

Objetivo: O LEDDES possui caráter transdisciplinar, propondo-se analisar os traços diacríticos historicamente produzidos que constituem as diferenciações e desigualdades. Entre estas, destaca em especial, as de status, de ocupação no mercado de trabalho, de gênero, de geração, as étnicas e as raciais, assim como as linguísticas, as regionais e nacionais, entre outras, que não apenas distinguem, mas hierarquizam, subordinam, opõem e excluem pessoas e grupos, direcionando e produzindo condutas. Entende que as taxonomias não são neutras, encontrando-se na relação saber-poder em suas construções de subjetividades..
2.
O NEIP - Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos

Objetivo: O NEIP tem funcionado, sobretudo, como um espaço de diálogo acadêmico útil para o desenvolvimento de nossas pesquisas pessoais. Até o momento, nossos esforços mais importantes foram a realização de dois cursos de extensão universitária a respeito das atuais perspectivas nos estudos sobre drogas, durante o primeiro semestre de 2003, e o segundo semestre de 2006, no Departamento de Antropologia da FFLCH da USP, a realização de um simpósio sobre drogas no Departamento de História da FFLCH da USP em 2005, a relização de um debate sobre a legislação de drogas no Departamento de Antropologia da FFLCH da USP em 2006, a publicação do livro "Drogas e Cultura: Novas Perspectivas" (Edufba/MinC, 2008) e a realização do Encontro "Ayahuasca e o Tratamento da Dependência" no Departamento de Antropologia da FFLCH da USP em 2011..
Palavras-chave: criminalização; Drogas.


Projetos de extensão


2014 - 2016
ESPAÇO CHARLES DARWIN: Um projeto de construção de espaço científico-cultural inovador na Fazenda Campos Novos.
Descrição: O projeto consiste na criação de um espaço de difusão científico-cultural, a ser chamado "Espaço Charles Darwin",na sede principal da Fazenda Campos Novos. A mesma serviu de hospedagem a diversos viajantes ao longo do século XIX, dentre os quais estão John Loccock em 1813, Príncipe de Wied em 1815, Auguste de Saint Hilaire em 1818 e Charles Darwin em 1832. O projeto visa estabelecer na região o turismo científico já iniciado com o projeto Caminhos de Darwin, iniciado em 2008 por meio de uma ação conjunta entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, a Casa da Ciência da UFRJ e o Departamento de Recursos Minerais através do Projeto Caminhos Geológicos, se uniram à instituições de pesquisa, empresas, ONGs, redes de ensino e representantes de governos municipais. A Fazenda Campos Novos se estende por 184 hectares, localizados em um ponto estratégico do Estado do Rio de Janeiro, no quilômetro 123 da rodovia Amaral Peixoto, no município de Cabo Frio, mas é próxima as cidades de Búzios, São Pedro da Aldeia, Barra de São João/Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Macaé. É uma área de rara riqueza ambiental com dunas, praias e ilhas sobre afloramentos de rochas com mais de dois bilhões de anos. A fazenda abriga remanescentes da restinga, associados à mata de tabuleiros, que se encontra em processo de extinção. Sua sede conta com uma casa-grande, igreja e cemitério construídas pela Companhia de Jesus, conjunto arquitetônico considerado dos mais importantes e originais do país, pois se trata de rara construção jesuítica do século XVII. Tal relevância levou em 2011 o reconhecimento da União (IPHAN) tombando-a por seu valor histórico e arquitetônico. Sob suas fundações e no entorno da construção, foram identificados diversos sambaquis de grupos Una, uma das primeiras ocupações humanas no Estado do Rio de Janeiro. A grande variedade de artefatos encontrados ainda requer estudos de síntese capazes de explicar a real dimensão da cultura indígena na região. Neste sentido, a construção de um espaço científico?cultural inovador, altamente interdisciplinar e abrangente como o pretendido envolverá atividades de pesquisa, levantamento de dados, articulações institucionais, definição do projeto conceitual, realização de atividades de divulgação científica e aproximação com os poderes públicos e comunidades locais. A estratégia será dar início à criação do ECD pela realização de estudos sobre o potencial científico da região da Fazenda Campos Novos, a elaboração de um plano museológico/museógrafo para o novo espaço científico-cultural e, paralelamente, iniciar a realização de atividades educacionais e de divulgação, com o objetivo de acumular experiência e envolver a população e as escolas locais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) .
Integrantes: Jonatas Carlos de Carvalho - Integrante / Kátia Leite Mansur - Coordenador / Ildeu de Castro Moreira - Integrante / João Wagner Alencar Castro - Integrante / Cyl Farney Catarino de Sá - Integrante / Maria de Fátima Brito - Integrante.
2008 - 2016
CAMINHOS DE DARWIN
Descrição: O Projeto Caminhos de Darwin no Estado do Rio de Janeiro é fruto da cooperação entre o MCT ? Ministério da Ciência e Tecnologia, a Casa da Ciência da UFRJ e o DRM-RJ / Projeto Caminhos Geológicos, para a divulgação da passagem desse importante cientista pelas terras fluminenses. Conta, também, com a parceria das municipalidades, escolas, empresas e voluntários..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Jonatas Carlos de Carvalho - Integrante / Kátia Leite Mansur - Integrante / Ildeu de Castro Moreira - Integrante / Luciane Correia Simões - Integrante / Maria de Fátima Brito - Coordenador.


Outros Projetos


2009 - 2016
Projeto Refazenda Campos Novos
Descrição: Visa a criação e fomento do centro de difusão de pesquisa cultural, científico e ecológico, destinado à preservação da memória natural e cultural brasileiras e ao desenvolvimento social da Região dos Lagos. Sediado na Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, o projeto engloba pesquisas em História, Arte, Arqueologia e Museologia, com atividades educacionais, ambientais, culturais e turísticas, realizadas com a participação de moradores da localidade, alunos de escolas públicas e privadas, universidades e institutos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Oficina do Historiador


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende PoucoLê Pouco.
Inglês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Italiano
Compreende PoucoLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRANDÃO, BEATRIZ2017BRANDÃO, BEATRIZ ; CARVALHO, JONATAS . "PROGRAMA DE BRAÇOS ABERTOS" E AS POLÍTICAS DE DROGAS NA SOCIEDADE DE CONTROLE: um diálogo histórico-antropológico. Outros Tempos (Online), v. 14, p. 184-206, 2017.

2.
BRANDAO, B.2016BRANDAO, B. ; CARVALHO, Jonatas C. de . ?AQUI NÃO É UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA?: ENTRE A DIVERSIDADE E NORMATIVIDADE EM TRATAMENTOS COM USUÁRIOS ABUSIVOS DE DROGAS. TEIAS (RIO DE JANEIRO. IMPRESSO), v. 17, p. 45-61, 2016.

3.
CARVALHO, Jonatas C. de;CARVALHO, JONATAS;CARVALHO, JC2014CARVALHO, Jonatas C. de. A CRIAÇÃO DA COMISSÃO NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO DE ENTORPECENTES: INSTITUCIONALIZAÇÃO E INTERNALIZAÇÃO DO PROIBICIONISMO NO BRASIL.. Inter-legere (UFRN), v. 2, p. 15-38, 2014.

4.
CARVALHO, Jonatas C. de;CARVALHO, JONATAS;CARVALHO, JC2014 CARVALHO, Jonatas C. de. A EMERGÊNCIA DA POLÍTICA MUNDIAL DE DROGAS: O BRASIL E AS PRIMEIRAS CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS DO ÓPIO. Oficina do Historiador, v. 7, p. 153-176, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARVALHO, Jonatas C. de. Regulamentação e criminalização das drogas no Brasil: A Comissão Nacional de Fiscalização de Entorpecentes - 1936-1946. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Multifoco, 2013. 192p .

Capítulos de livros publicados
1.
CARVALHO, Jonatas C. de. A produção de leis e normas sobre drogas no Brasil:a governamentalidade da criminalização.. In: SILVA, Marilene Rosa N. da; TORRES, Magda M.; PINTO, Luciano Rocha.. (Org.). Experimentadores: Michel Foucault e práticas historiográficas.. 1eded.Rio de Janeiro: Pajú, 2011, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, Jonatas C. de. A América Latina e a criminalização das drogas entre os anos de 1960-1970: Prenúncios de outra guerra por outra América.. In: XV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio, 2012, São Gonçalo. Anais do XV Encontro Regional de História da AMPUH-Rio, 2012.

2.
CARVALHO, Jonatas C. de. Uma história política da criminalização das drogas no Brasil: a construção de uma política nacional.. In: VI SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA E III SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA E CULTURA & POLÍTICA E SOCIEDADE, 2011, Rio de Janeiro. Anais da VI Semana de História Política | III Semana Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade, 2011. p. 819-833.

3.
CARVALHO, Jonatas C. de. A produção de leis e normas sobre drogas no Brasil; a governamentalidade da criminalização. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo: ANPUH-SP.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, Jonatas C. de. Profanadores ingovernáveis: o dispositivo droga, governamentalidades e subjetivações. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CARVALHO, Jonatas C. de. ?Regulamentação e criminalização das drogas: a Comissão Nacional de Fiscalização de Entorpecentes (CNFE) e a internalização do proibicionismo no Brasil?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
CARVALHO, Jonatas C. de. A Fazenda Campos Novos entre indígenas, escravos e viajantes; uma história da formação social do Brasil.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CARVALHO, Jonatas C. de. O contexto histórico de regulamentação das drogas no Brasil - UFF. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
CARVALHO, Jonatas C. de. A Fazenda Campos Novos; janelas para a história do Brasil.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MANSUR, K. L. ; BRITO, M. F. ; MOREIRA, I. C. ; SIMOES, L. C. ; CARVALHO, Jonatas C. de . Divulgação científica como ferramenta para o restauro, conservação e uso de um patrimônio com múltiplos valores: o caso de Campos Novos, Cabo Frio - RJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MANSUR, K. L. ; BRITO, M. F. ; MOREIRA, I. C. ; SIMOES, L. C. ; CARVALHO, Jonatas C. de . CAMPOS NOVOS: SÍTIO GEOLÓGICO, PRÉ-HISTÓRICO, HISTÓRICO, AMBIENTAL E CULTURAL DO GEOPARQUE COSTÕES E LAGUNAS DO RIO DE JANEIRO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CARVALHO, Jonatas C. de. A América Latina e a criminalização das drogas entre os anos de 1960-1970: Prenúncios de outra guerra por outra América.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CARVALHO, Jonatas C. de. História das drogas e seus interditos: Problematizações na Historiografia Brasileira.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CARVALHO, Jonatas C. de. A produção de leis e normas sobre drogas no Brasil; a governamentalidade da criminalização. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
CARVALHO, Jonatas C. de. Uma história política da criminalização das drogas no Brasil: a construção de uma política nacional.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
CARVALHO, Jonatas C. de. Uma história política da criminalização das drogas no Brasil: a construção de uma política nacional.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CARVALHO, Jonatas C. de. Fragmentos Filosóficos em Canteiros Históricos: Contribuições de Foucault à historiografia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
CARVALHO, Jonatas C. de; ARAUJO, P. R. . ENTRE O LATIFÚNDIO E A VILA: A FAZENDA CAMPOS NOVOS E A FORMAÇÃO URBANA DE CABO FRIO; SÉCULOS XVII E XVIII. 2017 (Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CARVALHO, Jonatas C. de. Levantamento histórico do imóvel Fazenda Campos Novos em Cabo Frio.. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARVALHO, Jonatas C. de. Café Pedagógico - Episódio 2. 2015.

2.
CARVALHO, Jonatas C. de. Café Pedagógico - Episódio 1. 2015.

3.
CARVALHO, Jonatas C. de. Fazenda Campos Novos marco histórico de Cabo Frio, RJ, é tombada pelo Iphan. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
CARVALHO, Jonatas C. de. Fazenda Campos Novos em Cabo Frio, Rj, será reformada. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
CARVALHO, Jonatas C. de. Obra de restauro da Fazenda Campos Novas é orçada em 8 milhões. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
CARVALHO, Jonatas C. de; Amantino, M. . Fim da Disputa. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
CARVALHO, Jonatas C. de. A lenda do Santo Inácio de Ouro. 2015; Tema: História e memória regional em Cabo Frio. (Blog).

2.
CARVALHO, Jonatas C. de. Fazenda Campos Novos. 2013. (Rede social).

3.
CARVALHO, Jonatas C. de. Fazenda Campos Novos. 2010; Tema: Consiste em divulgar resultados das pesquisas realizadas na Fazenda Campos Novos, construída pelos jesuítas no final do século XVII.. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARVALHO, Jonatas C. de. A Fazenda Campos Novos na história de Cabo Frio. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CARVALHO, Jonatas C. de. Capacitação para professores da rede pública de Búzios. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CARVALHO, Jonatas C. de. Levantamento histórico do imóvel Fazenda Campos Novos em Cabo Frio.. 2014. (Relatório de pesquisa).

4.
SILVA, M. L. ; CARVALHO, Jonatas C. de . POLÍTICA DE PROIBIÇÃO ÀS DROGAS E EDUCAÇÃO: ASPECTOS DA PEDAGOGIA DO MEDO.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Workshop Espaço Charles Darwin.A Fazenda Campos Novos: Janelas para a história do Brasil. 2015. (Outra).

2.
Memórias de Tamoios.Pequeno ensaio sobre memória. 2013. (Encontro).

3.
Curso de Extensão Michel Foucault e a História. 2011. (Outra).

4.
Terceiro Seminário LEDDES - História, Discursos e Poderes.Uma história política da criminalização das drogas no Brasil: a construção de uma política nacional.. 2011. (Seminário).

5.
VI Semana de História Política e III Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade..Uma história política da criminalização das drogas no Brasil: a construção de uma política nacional.. 2011. (Seminário).

6.
XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.A produção de leis e normas sobre drogas no Brasil; a governamentalidade da criminalização. 2011. (Simpósio).

7.
Curso de Extensão Michel Foucault e a História.História das Políticas Sobre Drogas no Brasil: a governamentalidade de uma política nacional. 2010. (Seminário).

8.
O Valor da História Hoje.. 2010. (Seminário).

9.
VIII Congresso de História da Região dos Lagos: Os Campos da História; Teoria, Metodologia e Ensino.. Fragmentos Filosóficos em Canteiros Históricos; As contribuições de Foucault à Historiografia.. 2010. (Congresso).

10.
V Congresso de História da Região dos Lagos. Guerras, Revoltas e Revolções.. 2007. (Congresso).

11.
XIX Congresso ABEAD Álcool e Drogas,: Cuidando dos Jovens. 2007. (Congresso).

12.
IVCongresso de História da Região dos Lagos. História Global e História Regional .. 2006. (Congresso).

13.
VII Simpósio Internacional Sobre Tratamento de Tabagismo e III Simpósio Internacional Sobre Álcool e Outras Drogas. ABEAD.. 2003. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, Jonatas C. de; SILVA, M. L. ; POLICARPO, F. ; BRANDAO, B. . III Colóquio sobre drogas; democracia e direitos na agenda político-social brasileira.. 2018. (Outro).

2.
CARVALHO, Jonatas C. de; SILVA, M. L. ; BRANDAO, B. . II Colóquio Sobre Drogas: pedagogias das políticas de atenção e cuidado. 2016. (Outro).

3.
CARVALHO, Jonatas C. de; SILVA, M. L. . I Colóquio Sobre Drogas: ?Quem tem medo de falar sobre drogas?. 2015. (Outro).

4.
MOREIRA, I. C. ; BRITO, M. F. ; MANSUR, K. L. ; CARVALHO, Jonatas C. de . Workshop Espaço Charles Darwin. 2015. (Outro).

5.
CARVALHO, Jonatas C. de; MOREIRA, I. C. ; SIMOES, L. C. ; MANSUR, K. L. ; BRITO, M. F. . Semana Intermunicipal de Darwin. 2010. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MANSUR, K. L. ; BRITO, M. F. ; MOREIRA, I. C. ; SIMOES, L. C. ; CARVALHO, Jonatas C. de . CAMPOS NOVOS: SÍTIO GEOLÓGICO, PRÉ-HISTÓRICO, HISTÓRICO, AMBIENTAL E CULTURAL DO GEOPARQUE COSTÕES E LAGUNAS DO RIO DE JANEIRO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MANSUR, K. L. ; BRITO, M. F. ; MOREIRA, I. C. ; SIMOES, L. C. ; CARVALHO, Jonatas C. de . Divulgação científica como ferramenta para o restauro, conservação e uso de um patrimônio com múltiplos valores: o caso de Campos Novos, Cabo Frio - RJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CARVALHO, Jonatas C. de. A Fazenda Campos Novos; janelas para a história do Brasil.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARVALHO, Jonatas C. de. A Fazenda Campos Novos entre indígenas, escravos e viajantes; uma história da formação social do Brasil.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CARVALHO, Jonatas C. de. Capacitação para professores da rede pública de Búzios. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CARVALHO, Jonatas C. de. A Fazenda Campos Novos na história de Cabo Frio. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARVALHO, Jonatas C. de. Fazenda Campos Novos marco histórico de Cabo Frio, RJ, é tombada pelo Iphan. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CARVALHO, Jonatas C. de. Fazenda Campos Novos em Cabo Frio, Rj, será reformada. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CARVALHO, Jonatas C. de. Obra de restauro da Fazenda Campos Novas é orçada em 8 milhões. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
CARVALHO, Jonatas C. de; Amantino, M. . Fim da Disputa. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
CARVALHO, Jonatas C. de. Café Pedagógico - Episódio 2. 2015.

6.
CARVALHO, Jonatas C. de. Café Pedagógico - Episódio 1. 2015.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, Jonatas C. de; MOREIRA, I. C. ; SIMOES, L. C. ; MANSUR, K. L. ; BRITO, M. F. . Semana Intermunicipal de Darwin. 2010. (Exposição).

2.
CARVALHO, Jonatas C. de; SILVA, M. L. . I Colóquio Sobre Drogas: ?Quem tem medo de falar sobre drogas?. 2015. (Outro).

3.
CARVALHO, Jonatas C. de; SILVA, M. L. ; BRANDAO, B. . II Colóquio Sobre Drogas: pedagogias das políticas de atenção e cuidado. 2016. (Outro).

4.
MOREIRA, I. C. ; BRITO, M. F. ; MANSUR, K. L. ; CARVALHO, Jonatas C. de . Workshop Espaço Charles Darwin. 2015. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
CARVALHO, Jonatas C. de. Fazenda Campos Novos. 2010; Tema: Consiste em divulgar resultados das pesquisas realizadas na Fazenda Campos Novos, construída pelos jesuítas no final do século XVII.. (Blog).

2.
CARVALHO, Jonatas C. de. Fazenda Campos Novos. 2013. (Rede social).

3.
CARVALHO, Jonatas C. de. A lenda do Santo Inácio de Ouro. 2015; Tema: História e memória regional em Cabo Frio. (Blog).



Outras informações relevantes


Jonatas Carvalho é autor de Regulamentação e criminalização das drogas no Brasil; a Comissão Nacional de Fiscalização de Entorpecentes, 1936-1946 (2013). A obra tornou-se referência na historiografia das drogas no país por revelar o processo de institucionalização das políticas públicas sobre drogas a partir da criação da Comissão Nacional de Fiscalização de Entorpecentes em 1936. Entre 2016 e 2018 ajudou a coordenar três colóquios no Rio de Janeiro, o último, na Universidade Federal Fluminense contou com financiamento de edital da CAPES.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 18:26:23