Maria da Penha Fonseca

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6644156236926277
  • Última atualização do currículo em 02/12/2018


Professora no Ensino Superior no Curso de Licenciatura em Pedagogia, na Faculdade Novo Milênio, nas disciplinas de Arte-Educação e Orientações ao TCC. Coordenadora do Polo Faculdade Novo Milênio/Rede Arte na Escola. Professora de Arte na Educação Básica/Aposentada na Rede do Estado da Educação do Espírito Santo. Graduada em Licenciatura em Educação Artística/Artes Plásticas (1997); Especialização Lato Sensu: Abordagens Contemporâneas em Arte-Educação (1999) e Mestrado em Educação - PPGE/UFES- Universidade Federal do Espírito Santo (2007). Experiência docente na área da Educação, atuando principalmente nos temas: Ensino de Arte, Arte Contemporânea, Abordagens Contemporâneas em Educação, Formação Continuada de Professores, Metodologia de Pesquisa, Patrimônio Histórico Cultural e Tecnologias da Informação na Comunicação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria da Penha Fonseca
Nome em citações bibliográficas
FONSECA, M. P.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Novo Milênio.
Avenida Santa Leoplodina
Coqueiral de Itaparica
29102901 - Vila Velha, ES - Brasil
Telefone: (27) 33395599
URL da Homepage: http://www.novomilenio.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Título: A Arte Contemporânea: Instalações Artísticas e suas contribuições para um processo educativo em Arte,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Moema Martins Rebouças.
Palavras-chave: Arte Contemporânea; Formação de professores; Instalação Artística; Semiótica Discursiva.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1998 - 1999
Especialização em Abordagens Contemporâneas em Arte Educação. (Carga Horária: 390h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Título: A Proposta Curricular de Arte-Educação na Educação Infantil, nas ecolas Maristas da Província do Rio de Janeiro.
Orientador: Maria Auxiliadora de C. Corassa.
1992 - 1997
Graduação em Licenciatura Plena em Ed Artística - Artes Plástic.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.




Formação Complementar


2013
A COR DA CULTURA.
Fundacão Roberto Marinho, FRM, Brasil.
2012
História e Cultura Afro brasileira. (Carga horária: 60h).
Grupo para Educação, Cultura e Formação Profissional Liberdade & Vivência, GRUPO, Brasil.
2013 - 2013
CAPACITAÇÃO EM ARTES PARA EDUCADORES / ARTES VISUA. (Carga horária: 124h).
Serviço social do Comercio ES, SESC, Brasil.
2012 - 2012
Avaliação Econômica de Projetos Sociais. (Carga horária: 72h).
Fundacão Itau Social, ITAU SOCIAL, Brasil.
2011 - 2011
Cinema para Educadores. (Carga horária: 150h).
Serviço Social do Comercio, SESC, Brasil.
2008 - 2008
Ensino de Arte na Contemporaneidade: desafio para. (Carga horária: 120h).
Informação e Cultura e Humbiubi - Arte Cultura e Educação, DUO, Brasil.
2007 - 2007
Iniciando um Pequeno Grande Negócio. (Carga horária: 30h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2007 - 2007
Workshop Arte para Crianças. (Carga horária: 6h).
Museu Vale do Rio Doce, MVRD, Brasil.
2005 - 2005
Desdobramentos da Psicologia Vigotskiana para a Ed. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
1998 - 1998
Windows 95, Word, Corel Draw, Scanner, Excel, Inte. (Carga horária: 82h).
DATAPRO - Treinamento em INformática, DATAPRO, Brasil.
1998 - 1998
CAP - Educação Artística - Metodologia Triangular. (Carga horária: 28h).
União Brasileira de Educação e Ensino, UBEE, Brasil.
1996 - 1996
Relação Professor-aluno na escola de hoje. (Carga horária: 7h).
Associação de Educação Católica do Espirito Santo, AEC/ES, Brasil.
1996 - 1996
Os desafios da Educação para um Novo Milênio. (Carga horária: 24h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1996 - 1996
CAP - Currículo: tendências atuais". (Carga horária: 40h).
União Brasileira de Educação e Ensino, UBEE, Brasil.
1995 - 1995
CAP - Currículo: tendências atuais". (Carga horária: 40h).
União Brasileira de Educação e Ensino, UBEE, Brasil.
1988 - 1989
Extensão universitária em Capacitação de Professores na área de DV. (Carga horária: 380h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
1986 - 1988
Habilitação Profissional em Magistério. (Carga horária: 1886h).
Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, CNEC, Brasil.


Atuação Profissional



Sociedade Educacional Capixaba, PIO XII, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora


Secretaria Estadual de Educação do Espirito Santo, SEDU, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica Educacional, Carga horária: 40
Outras informações
Professora efetiva da Rede Estadual de Educação / Ensino Médio com cadeira na EEEM Godofredo Schneider, estando localizada no momento na SEDU - Secretária Estadual de Educação - Sub-secretaria de Educação Básica - Assessoria Especial de Esporte e Cultura e CEFOPE - Centro de Formação de Profissionais do Magistério do Estado do Espírito Santo.


Faculdade Novo Milênio, FNMILÊNIO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Atividades

07/2013 - Atual
Extensão universitária , INSTITUTO ARTE NA ESCOLA, .

Atividade de extensão realizada
Polo Regional Arte na Escola.

Escola Estadual Ensino Médio Godofredo Schineider, EEEM GODOFREDO S, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25


Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, NSPENHA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12


Sociedade Civil Casa de Educação, SACRECOUER, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora


Escola São Domingos Ltda, ESD, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora


Instituto Educacional do Espírito Santo, UNIVILA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora


Universo do Ensino Novo Milênio Ltda, NOVO MILÊNIO, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: Professora


Escola Gente Miúda Ltda, EGM, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1992
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A Formação do professor em Grupo de Estudo
Descrição: O Grupo de Estudos e Pesquisa Arte na Escola - GEPAE - visa promover palestras, estudos e pesquisas, debates e reflexões acerca da didática e metodologia do ensino da arte; ampliar a formação estética do professor por meio de visitas à espaços artísticos culturais, tais como exposições, espetáculos e concertos. A partir da vivência e experiência realizada, os professores elaborarão projeto de trabalho a ser desenvolvido em sala de aula, e este será acompanhado e orientado junto ao GEPAE..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (8) .
Integrantes: Maria da Penha Fonseca - Coordenador / Myriam Fernandes PESTANA - Integrante / Hendy Anna Oliveira - Integrante / Veronica Devens - Integrante / Renata Rodrigues Ferrari - Integrante.Financiador(es): Arte na Escola - Bolsa.
2016 - 2016
Pesquisa Didática em Ensino da Arte
Descrição: Pesquisa realiza em 2016 no Polo Faculdade Novo Milênio, da Rede Arte na Escola, com a temática Arte e Identidade Cultural na Barra do Jucu. Envolvendo Grupo de Estudos e professora/Arte e alunos de 5º do Ensino Fundamental, na Unidade Municipal de Ensino Fundamental Dr. Tuffy Nader/Vila Velha/ES..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Maria da Penha Fonseca - Coordenador / Renata Lucia de Assis Gama - Integrante / Cristina Gonçalves Dias - Integrante / Vania Ribeiro Moreira - Integrante / Rubenita Torres Lyrio - Integrante / Patrícia Czaplinsky - Integrante / Vanessa Bianca Sgalheiro - Integrante / Roney Jesus Ribeiro - Integrante / Hércules Gomes da Silva - Integrante.Financiador(es): Arte na Escola - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2
2015 - 2015
Apreciação e Reflexão nas Diferentes linguagens Artísticas na Sala de Aula
Descrição: Pesquisa-ação: Formação Continuada em Arte na Educação Básica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (38) .
Integrantes: Maria da Penha Fonseca - Coordenador / Myriam Fernandes PESTANA - Integrante / Elaine Karla de Almeida - Integrante.Financiador(es): Arte na Escola - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2013 - Atual
POLO ARTE NA ESCOLA/FNM
Descrição: O Polo Arte na Escola é um Projeto de Extensão do Curso de Pedagogia, em uma parceria da Faculdade Novo Milênio e o Instituto Arte na Escola com o objetivo de prestar assessoria gratuita aos professores de Arte, graduando de licenciatura em Arte, Pedagogos e graduandos em Pedagogia, por meio de Encontros Educativos, Visitas Educativas aos espaços expositivos e culturais, viagens culturais, Formação Continuada, apoio em planejamentos e empréstimos de materiais educativos do IAE..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria da Penha Fonseca - Coordenador / Myriam Fernandes PESTANA - Integrante / Elaine Karla de Almeida - Integrante / Hendy Anna Oliveira - Integrante / Dione Batista do Amaral Sardinha - Integrante / Veronica Devens - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia Científica.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
FONSECA, M. P.; GAMA, R. L. A. . FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ARTE. In: Jeanine Mafra Migliorini. (Org.). Reflexões sobre a arte e seu ensino. 1ed.Ponta Grossa: Paraná: ATENA EDITORA, 2018, v. 1, p. 25-35.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, M. P.. (Re) Conhecendo a Identidade Capixaba. In: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2013, Salvador. IX ENECULT, 2013.

2.
FONSECA, M. P.. A Educação de Patrimônio: (re) conhecendo a identidade cultural capixaba. In: X Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte / II Encontro de Licenciaturas em Artes Visuais EAD, 2013, Vitória. X Seminário Capixaba do Ensino da Arte, 2013.

3.
FONSECA, M. P.. O Ensino de Arte na Rede Pública do Estado do Espírito Santo: uma análise de sua aplicabilidade no espaço escolar. In: XXIII CONFAEB, 2013, Porto de Galinhas. ARTE/EDUCAÇÃO NO PÓS MUNDO, 2013.

4.
FONSECA, M. P.. O Pedagogo na docência em Arte: qualificação e desafios. In: IX Seminário Capixaba sobre o Ensino de Arte / IX Encontro do Pólo Arte na Escola / I Encontro das Licenciaturas em Artes Visuais (EAD), 2011, Vitória. Investigações e Processualidades nas práticas educativas em Arte, 2011.

5.
FONSECA, M. P.; PESTANA, M. . (IN) FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE O ENSINO DE ARTE: UM PROCESSO EM CONQUISTA POR MEIO DE GRUPO DE ESTUDOS. In: VII Seminário do Ensino de Arte de Goiás e CONFAEB 20 ANOS, 2010, Goiânia. Indivíduos/Coletivos/Comunidades/Redes, 2010.

6.
FONSECA, M. P.; SILVA, Maria Cristina Garcia Teixeira ; SILVA, Mirtes Angela Moreira . PROJETO CULTURA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA NA PRÁTICA ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. In: VII Seminário do Ensino de Arte do Estado de Goiás e da CONFAEB 20 ANOS, 2010, Goiânia. Indivíduos/Coletivos/Comunidades/Rdes, 2010.

7.
FONSECA, M. P.. A Experiência Estética na Arte Contemporânea. In: VIII Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte e III Encontro do Pólo Arte na Escola/UFES, 2009, Vitória/ES. Seminário Capixaba Sobre o Ensino da Arte. Vitória: GM Gráfica & Editora Ltda, 2009. v. Único. p. 8-283.

8.
FONSECA, M. P.. Impressões em Defesa da Vida - Artes Visuais - Xilogravura. In: VIII Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte e III Encontro do Pólo Arte na Escola/UFES, 2009, Vitória. Seminário Capixaba Sobre o Ensino da Arte. Vitória: GM Gráfica & Editora, 2009. v. Unico. p. 8-283.

9.
FONSECA, M. P.; Rabello, Beatriz . Arte e Patrimônio. In: VIII Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte e III Encontro do Pólo Arte na Escola/UFES, 2009, Vitória. Seminário Capixaba Sobre o Ensino da Arte. Vitória: GM Gráfica & Editora, 2009. v. Único. p. 8-285.

10.
FONSECA, M. P.. Linguagem verbal e não verbal: possibilidades de leituras integradas no processo educativo. In: VI Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte / 2º Encontro do Pólo Arte na Escola/UFES, 2007, Vitória. Anais do VI Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte / 2º Encontro do Pólo Arte na Escola/UFES. Vitória: GM Gráfica & Editora Ltda., 2007. v. único.

11.
FONSECA, M. P.. Linguagem verbal e não verbal: possibilidades de leituras integradas no processo Educativo. In: III Congresso Internacional da ABES, 2007, Vitória / ES. Anais do III Congresso Internacionais da Associação Brasileira de Estudos Semióticos, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, M. P.; ALMEIDA, E. K. . FORMAÇÃO CONTINUADA: ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA COM ARTE NA ESCOLA. In: XXIV Congresso Nacional da Federação de Arte / Educadores do Brasil II Congresso Internacional da Federação dos Arte / Educadores, 2014, Ponta Grossa. Arte / Educação Contemporânea: metamorfoses e narrativas do ensinar/aprender, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, M. P.; ALMEIDA, E. K. . Trabalhando com Arte na Rede Estadual do Espírito Santo. In: Seminário Ibero-Americano sobre o processo de criação nas Artes, 2014, Vitória. POÉTICAS DA CRIAÇÃO, ES 2014. São Paulo: Intermeios, 2014.

2.
FONSECA, M. P.. A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA ARTE CONTEMPORÂNEA. In: 18º CONFAEB, 2008, Crato/ Ceará. 18º CONFAEB - Congresso Nacional da Federação de Arte-Educadores do Brasil. Crato: Universidade Regional do Cariri, 2008. v. único.

3.
FONSECA, M. P.. IMPRESSÕES EM DEFESA DA VIDA. In: 18º CONFAEB, 2008, Crato / Ceará. 18º CONFAEB - Congresso Nacional da Federação de Arte-Educadores do Brasil. Crato: Universidade Regional do Cariri, 2008. v. único.

4.
FONSECA, M. P.. Arte Contemporânea: Instalação, uma porta aberta para a Educação Ambiental. In: VI Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte / I Encontro do Polo Arte na Escola / UFES, 2006, Vitória / ES. Anais do VI Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte / I Encontro do Polo Arte na Escola / UFES. Vitória / ES: GM Gráfica & Editora Ltda., 2006. v. único.

5.
FONSECA, M. P.. A Educação Artística no atendimento a deficientes visuais. In: I SEMINÁRIO CAPIXABA SOBRE O ENSINO DA ARTE, 1993, Vitória. ANAIS DO I SEMINÁRIO CAPIXABA SOBRE O ENSINO DA ARTE, 1993.

Apresentações de Trabalho
1.
FONSECA, M. P.. Formação e Investigação a partir da Prática Pedagógica em Arte. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FONSECA, M. P.; GAMA, R. L. A. . Professor Pesquisador e Investigador de sua Prática Pedagógica em Arte. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FONSECA, M. P.; PESTANA, M. F. . O uso do material educativo da DVDteca do Arte na Escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
FONSECA, M. P.; PESTANA, M. . TRANSITANDO POR PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM GRUPO DE ESTUDOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
FONSECA, M. P.; SILVA, Maria Cristina Garcia Teixeira ; SILVA, Mirtes Angela Moreira . PROJETO CULTURA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA NA PRÁTICA ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FONSECA, M. P.. ARTE E DOCÊNCIA EM PESQUISA. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
FONSECA, M. P.; FERRARI, Renata Rodrigues ; COELHO, S. M. M. ; VICOSI, P. W. B. ; AMARO, B. . Página do Curso de Pedagogia/Faculdade Novo Milênio. 2017; Tema: Ações e Projetos de Pedagogia. (Rede social).

2.
FONSECA, M. P.; ALMEIDA, E. K. . ESPAÇO VIRTUAL DO POLO ARTE NA ESCOLA/FNM. 2015; Tema: Aprender e Ensinar Arte. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
FONSECA, M. P.; PESTANA, M. ; AVANCE, L. . .http://arteeducadoresdoespiritosanto.blogspot.com. 2009. (BLOG).


Produção artística/cultural
Música
1.
FONSECA, M. P.. COLETIVA - Pinturas. 1999. Composição (estréia).

Artes Visuais
1.
FONSECA, M. P.. Mandala verde. 2007. Pintura.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERRARI, Renata Rodrigues; FONSECA, M. P.; Bosco. João. Participação em banca de C A. Nolasco; F. P. de Souza; S. Q. S. Fiuza.Investigação da indisciplina escolar no ensino fundamental ? anos finais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

2.
FERRARI, Renata Rodrigues; FONSECA, M. P.; COSTALONGA, M.. Participação em banca de COUTINHO, H. G; RUELA, M. A. L. G; RIBEIRO, R. O. C..A importância da relação entre família e escola na contribuição do desenvolvimento educacional do aluno. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

3.
FERRARI, Renata Rodrigues; FONSECA, M. P.; COSTALONGA, M.. Participação em banca de CAMPOS, I. B; MARTINS, I. O; ROCHA, T. B.A importância da família na escola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

4.
FERRARI, Renata Rodrigues; FONSECA, M. P.; VICOSI, P. W. B.. Participação em banca de LEBAL, M. A.; MATHIAS, T. M. S.; TESCH, L. F. C;.Formação de professores da educação especial na perspectiva inclusiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

5.
FERRARI, Renata Rodrigues; FONSECA, M. P.; VICOSI, P. W. B.. Participação em banca de SANTOS, J. R.C; SANTOS, L. M. de O; FANNI, M. B..Dificuldades de aprendizagem: desafios e possibilidades no ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

6.
FERRARI, Renata Rodrigues; FONSECA, M. P.; AMARO, B.. Participação em banca de BATISTA, Brunella F. N; TAVARES, Kélvia Kelly; ASSIS, Vânia.Didática na EJA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

7.
FERRARI, Renata Rodrigues; FONSECA, M. P.; AMARO, B.. Participação em banca de NASCIMENTO, E. P.M.; MARTINS, Geneilda; FIRMINO, Iracema.Alfabetização na EJA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

8.
FERRARI, Renata Rodrigues; FONSECA, M. P.; AMARO, B.. Participação em banca de STEIN, Áurea Maria.Os desafios na Educação de Jovens e Adultos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

9.
FERRARI, Renata Rodrigues; FONSECA, M. P.; RAFALSKI, J. P.. Participação em banca de SILVA, D. V.; XAVIER, E. R.; CRUZ, M. C..Bullying na Instituição Escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

10.
FERRARI, Renata Rodrigues; FONSECA, M. P.; RAFALSKI, J. P.. Participação em banca de Jéssica Severino Ferreira.O Bullying no Ensino Fundamental I. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

11.
FERRARI, Renata Rodrigues; FONSECA, M. P.; NUNES, R. D. L.. Participação em banca de Rafiza Camargo da ilva.Intolerância Religiosa: a omissão as religiões não cristãs nas escolas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

12.
FERRARI, Renata Rodrigues; FONSECA, M. P.; VICOSI, P. W. B.. Participação em banca de RASSELI, B. P.; MALAFAIA, E. P. G..As relações do brincar nas práticas pedagógicas no ensino regular para a criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

13.
FERRARI, Renata Rodrigues; FONSECA, M. P.; COELHO, S. M. M.. Participação em banca de CELOVANI, L. A. B.; LENZI, N. S. L..A adequação da Criança na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

14.
FERRARI, Renata Rodrigues; FONSECA, M. P.; RANGEL, V.. Participação em banca de LIRA, Jan Vieira de.O empoderamento do Profissional Pedagogo: Construção de Identidade e Luta em defesa de sua Ciência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

15.
FERRARI, Renata Rodrigues; FONSECA, M. P.; BARBOSA, J. P. M.. Participação em banca de CORREA, D. S.; NUNES, L. R.; SOUZA, N. J. K..A Contação de Histórias na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

16.
GARCIA, C.; FLOR, E.; PECANHA, V.; FONSECA, M. P.. Participação em banca de Cláudia Garcia; Elisabeth Flor e Viviane Peçanha.Miiscalização na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

17.
MEDICE, K.; DAVILA, Z.; FONSECA, M. P.. Participação em banca de Kamila Medice e Zelia D'Avila.As Contribuições do desenho Infantil para o desenvolvimento da criança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

18.
CIBIEN, L.; FONSECA, M. P.. Participação em banca de Livyane Cibien.Brincadeiras afro brasileira no Ensino Fundamental (anos iniciais) e suas contribuições no processo de ensino aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

19.
FONTES, R.; GONCALVES, S.; SOUZA, V.; FONSECA, M. P.. Participação em banca de Renata Fontes. Sabrina Gonçalves e Verônica Souza.Alfabetização na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

20.
RAMENGHI, E.; SPERANDIO, K.; FONSECA, M. P.. Participação em banca de Elizabeth Ramenghi e Kamila Sperandio.Alfabetização e Ludicidade numa perspectiva Sócio-histórica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

21.
LEITE, M. C.; VITORINO, I.; FONSECA, M. P.. Participação em banca de Mariangela Cantamesse Leite e Ingrid Vitorino.Criança: entre o alfabetizar e o brincar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

22.
SILVA, M. L.; FONSECA, M. P.. Participação em banca de Maria de Lourdes Silva.Arte Capixaba: brincando com Ângela Gomes na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

23.
SILVEIRA, R. M. A.; FONSECA, M. P.. Participação em banca de Roseli Maria Azevedo da Silveira.A importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

24.
FONSECA, M. P.; PEIZINI, Angela M. L.; ZAVARIZE, R. C.. Participação em banca de Fernanda M. Carnielle, Larissa C. L. Cassandro, Rayane Marti.As implicações culturais no ensino da arte na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE.

25.
FERRARI, Renata Rodrigues; FONSECA, M. P.. Participação em banca de Brunela Ronchi Botelho.A importância do Brincar para o desenvolvimento infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

26.
FERRARI, Renata Rodrigues; FONSECA, M. P.. Participação em banca de Lucinea S. Oliveira, Márcia S. V. Coutinho e Marcela C. da S.A importância de brincar na Educação Infantil: Jogos e Brincadeiras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

27.
FERRARI, Renata Rodrigues; FONSECA, M. P.. Participação em banca de Dirlene Azevedo Sousa e Mônica Rodrigues Pulcheri.As contribuições da literatura infantil na formação do leitor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio.

28.
Bosco. João; FONSECA, M. P.; NASCIMENTO. Carlos A.. Participação em banca de Leidiane de Melo Braga.Educação Ambiental como fator de prática sustentável. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Lic. em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdade Novo Milênio.

29.
BREGONCI, A.; NASCIMENTO. Carlos A.; FONSECA, M. P.. Participação em banca de Liian Ramos Vidal Lima.A Trajetória Histórica e Conceito de Família e Arte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Lic. em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdade Novo Milênio.

30.
AMARO, B.; FONSECA, M. P.; GALDINO, L. L.. Participação em banca de Kamila Santos Jesus Schorock e Katiana Gomes da Silva.O Uso da Tecnologia Assistiva no Ambiente Escolar em uma Perspectiva Inclusiva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Lic. em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdade Novo Milênio.

31.
Mônica Friggini; GALDINO, L. L.; FONSECA, M. P.. Participação em banca de Eniam Cardozo Dazzi.Revelando o Pensamento de Vigotski acerca da Educação Inclusiva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Lic. em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdade Novo Milênio.

32.
DANTAS, Colette; FONSECA, M. P.; NEIVA, S.. Participação em banca de Ana Paula Sanson.Arquitetura Escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Vila Velha.

33.
Anna Cecília Teixeira; FONSECA, M. P.; Bosco. João. Participação em banca de Aldicélia Pereira Lunz e Mayra Brigida F. de Souza.Sala Ambiente: A importância dos cantinhos para o enriquecimento da prática pedagógica da Ed. Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Lic. em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdade Novo Milênio.

34.
AMARO, B.; FONSECA, M. P.; BORGES. Daniela. Participação em banca de Maria Cristina Lima.Analfabetismo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Lic. em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdade Novo Milênio.

35.
Anna Cecília Teixeira; FONSECA, M. P.; NASCIMENTO. Carlos A.. Participação em banca de Dayane Kuster.Inteligências Múltiplas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Lic. em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdade Novo Milênio.

36.
FONSECA, M. P.; Anna Cecília Teixeira. Participação em banca de Luciene Venturin e Selma Silva dos Santos.Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil: um olhar diferente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Lic. em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdade Novo Milênio.

37.
FONSECA, M. P.; TEIXEIRA, Anna Cecília. Participação em banca de LEILA PATRICIA ALVES e TATIANA GONÇALVES ROCHA.O Jogo Simbólico como instrumento pedagógico na Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Lic. em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdade Novo Milênio.

38.
FONSECA, M. P.; TEIXEIRA, Anna Cecília. Participação em banca de LIUDIMILA KATRINI PROXIMOZER e VALERIA CRISTINA MANHAES CAB.Dificuldade de Aprendizagem: Amplitude e Profundidade no Olhar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Lic. em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdade Novo Milênio.

39.
FONSECA, M. P.; TEIXEIRA, Anna Cecília; Mônica Friggini. Participação em banca de DAYSE KELY ROCHA SILVEIRA e RITA DE CÁSSIA SANTOS DE ALMEID.Dificuldades de Aprendizagem no Processo de Alfabetização da. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Lic. em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdade Novo Milênio.

40.
FERREIRA, Fabiula Santos Silva Felz; FONSECA, M. P.; TEIXEIRA, Anna Cecília. Participação em banca de LILIAN REGINA FERREIRA LIMA e PAULA FIÓRIO LUCAS.Drogas na adolescência e seus reflexos no processo ensino e aprendizagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Lic. em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdade Novo Milênio.

41.
FONSECA, M. P.; TEIXEIRA, Anna Cecília; FRIGINI, Mônica. Participação em banca de ALINE DE CASTRO DUHZ e LARISSA KARINN JÓIA CANEDO.A importância da afetividade e da auto-estima segundo Piaget. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Lic. em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdade Novo Milênio.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FONSECA, M. P.; FERRARI, Renata Rodrigues; VICOSI, P. W. B.; PAZOLIN, J. S.. Seminário Educação Especial Inclusiva: Entre Olhares, Saberes e Reflexões. 2018. Faculdade Novo Milênio.

2.
XAVIER, A. M.; FONSECA, M. P.; ALMEIDA, E. K.. II Concurso Cultural "MOJUBÁ". 2014. Secretaria de Estado da Educação - Espírito Santo.

3.
FONSECA, M. P.; ALMEIDA, E. K.. Concurso "De Cara pra Vida". 2014. Secretaria de Estado da Educação - Espírito Santo.

4.
FONSECA, M. P.. I CONCURSO CULTURAL E LITERÁRIO DO MPES/SEDU. 2011. Ministério Público do Espírito Santo.

5.
SILVA, Mirtes Angela Moreira; FONSECA, M. P.. Concurso Einstein. 2010. Secretaria Estadual de Educação do Espirito Santo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8º Congresso Educacional das Escolas Particulares do ES. 2018. (Congresso).

2.
Congresso Regional Latinoamericano INSEA 2018. A Formação continuada do Professor de Arte na Pesquisa Didática. 2018. (Congresso).

3.
Residência Artística Pedagógica.Pesquisa: Paisagem Sonora - sons do GCA. 2018. (Encontro).

4.
Seminário Educação Especial Inclusiva: entre Olhares, Saberes e Reflexões. 2018. (Seminário).

5.
17 Encontro de Reflexões e Ações no Ensino de Arte.Professor Pesquisador e Investigador de sua Prática Pedagógica em Arte. 2017. (Encontro).

6.
17º Encontro de Reflexões e Ações no Ensino de Arte.REFLEXÃO E AÇÃO PEDAGÓGICA:novos sentidos e aprendizagens na formação continuada em ensino de arte. 2017. (Oficina).

7.
27 Encontro Nacional da Rede Arte na Escola.Formação de Professor e Investigação Didática. 2017. (Encontro).

8.
I Romaria dos Conguistas. 2017. (Outra).

9.
Seminário Itinerante Educação, Juventude e Ensino Médio. 2017. (Seminário).

10.
XII Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte.Formação, Investigação Didática e Aprendizagem em Arte. 2017. (Seminário).

11.
XXVII CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL/V CONGRSSO INTERNACIONAL DOS ARTE/EDUCADORES/ II SEMINÁRIO DE CULTURA E EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL. Formação e Investigação a partir da prática pedagógica em Arte. 2017. (Congresso).

12.
26 Encontro Nacional da Rede Arte na Escola.Oficina Metodológica DVDteca Arte naEscola. 2015. (Encontro).

13.
Seminário Capixaba de Pesquisa-ação e Educação Especial. 2015. (Seminário).

14.
Seminário Estadual de Avaliação do Programa de Formação de Professores e Pedagogos do Ensino Médio do Espírito Santo. 2015. (Seminário).

15.
XI Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte / II Encontro de Licenciatura em Artes Visuais Ead.Apreciação, vivência e ensino da arte contemporânea na DVDteca Arte na Escola. 2015. (Seminário).

16.
Capacitação O mundo mágico de Escher. 2014. (Encontro).

17.
I FÓRUM DE ARTE, EDUCAÇÃO E CULTURA DO IFF CÂMPUS CAMPOS-CENTRO.PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS NO ENSINO DA ARTE: MÚLTIPLAS LINGUAGENS. 2014. (Outra).

18.
SEMINÁRIO DE CONSERVAÇÃO: ACERVOS EM PAPEL. 2014. (Seminário).

19.
Seminário Estadual Formação de Professores e Pedagogos da Rede Estadual de Ensino Médio do Espírito Santo. 2014. (Seminário).

20.
XXIV CONFAEB. O ensino de arte na Rede Publica do Estado do Espírito Santo: uma análise de sua aplicabilidade no espaço escolar. 2014. (Congresso).

21.
Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.(Re) Conhecendo a Identidade Capixaba. 2013. (Encontro).

22.
I Seminário Estadual de Prevenção às Drogas. 2013. (Seminário).

23.
Seminários Internacionais Museu Vale 2013. 2013. (Seminário).

24.
VII FORUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR -. 2013. (Seminário).

25.
X Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte / II Encontro de Licenciaturas em Artes Visuais EAD.A Educação de Patrimônio: (re) conhecendo a identidade cultural capixaba. 2013. (Seminário).

26.
XXIII CONFAEB. O Ensino de Arte na Rede Pública do Estado do Espírito Santo: uma análise de sua aplicabilidade no espaço escolar. 2013. (Congresso).

27.
XXV ENCONTRO NACIONAL DA REDE ARTE NA ESCOLA. 2013. (Encontro).

28.
VI FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - II ENCONTRO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTE.PLURALIDADE CULTURAL NO ÂMBITO DA ESCOLA. 2012. (Encontro).

29.
XII Congresso Espirito Santense de Educação Física - IV Congresso Sudeste de Ciências do Esporte. 2012. (Congresso).

30.
I SEMINÁRIO CURRÍCULOS, CULTURAS, COTIDIANOS E FORMAÇÃO DE EDUCADORES. 2011. (Seminário).

31.
IX SEMINÁRIO CAPIXABA SOBRE O ENSINO DE ARTE / IV ENCONTRO DO POLO ARTE NA ESCOLA / I ENCONTRO DE LICENCIATURAS EM ARTES VISUAIS (EAD).TRANSITANDO POR PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM GRUPO DE ESTUDOS. 2011. (Seminário).

32.
Workshop da Exposição "Anticorpos - Irmãos Camapana". 2011. (Oficina).

33.
IV Fórum de Atenção ao uso de álcool e outras drogas da Região Metropolitana da Grande VItória e II do Município de Vila Velha. 2010. (Outra).

34.
Seminário de Patrimônio Cultural: Educar e Preservar. 2010. (Seminário).

35.
Seminário do Pólo Regional Arte na Escola: "O Ensino da Arte Contemporânea e o Ensino Contemporâneo da Arte".Aprendendo e Ensinando Arte Contemporânea. 2010. (Seminário).

36.
SEMINÁRIOS INTERNACIONAIS MUSEU VALE - Do fundo abismo nascem as altas montanhas - ou: de como superar uma crise. 2010. (Seminário).

37.
VII Seminário do Ensino de Arte do Estado de Goiás e do CONFAEB 20 ANOS. (IN) FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE O ENSINO DE ARTE: UM PROCESSO EM CONQUISTA POR MEIO DE GRUPO DE ESTUDOS. 2010. (Congresso).

38.
19 Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil - CONFAEB e Encontro Nacional de Arte Educação Cultura e Cidadania. Arte e Contextos: o processo de criação em diferentes linguagens artísticas a partir da educação patrimonial.. 2009. (Congresso).

39.
Congresso Latinoamericano e Caribenho de Arte-Educação. Arte e Contextos: o processo de criação em diferentes linguagens artísticas a partir da educação patrimonial. 2009. (Congresso).

40.
Jornada Pedagógica do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha. 2009. (Seminário).

41.
SEMINÁRIOS INTERNACIONAIS MUSEU VALE - Criação e Crítica. 2009. (Seminário).

42.
VIII Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte e III Encontro do Pólo Arte na Escola/UFES.A Experiência Estética na Arte Contemporânea. 2009. (Seminário).

43.
Workshop - Silencio/Exposição Salas e Abismos do artista Waltércio Caldas. 2009. (Oficina).

44.
18º CONFAEB. A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA ARTE CONTEMPORÂNEA. 2008. (Congresso).

45.
Seminários Internacionais Museu Vale - ARTE EM TEMPO INDIGENTE. 2008. (Seminário).

46.
7º Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte / 2º Encontro do Polo Arte na Escola / UFES.Linguagem verbal e não verbal: possibilidades de leituras integradas no processo educativo. 2007. (Seminário).

47.
Arte, Tempo e Disposições Afetivas em a Origem da Obra de Arte. 2007. (Outra).

48.
Congresso Internacional de Semiótica. Linguagem Verbal e não verbal. 2007. (Congresso).

49.
Seminários Internacionais Museu Vale: Sentidos na/da Arte Contemporânea. 2007. (Seminário).

50.
Encontro de Professores na 27ª Bienal de São Paulo: Como Viver junto. 2006. (Encontro).

51.
Seminários Internacionais Museu Vale: Arte no Pensamento. 2006. (Seminário).

52.
VI Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte / I Encontro do Polo Arte na Escola / UFES.Arte Contemporânea: Instalação, uma porta aberta para a Educação Ambiental. 2006. (Seminário).

53.
28ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2005. (Congresso).

54.
Seminário Internacional Marista 2005. 2005. (Seminário).

55.
CONHECER 2004. 2004. (Congresso).

56.
V Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte: Visibilidade da Arte e seu Ensino. 2002. (Seminário).

57.
I Seminário ARTEducação. 1998. (Seminário).

58.
XIV Encontro Provincial Mater Fidei, para Educadores.Maria, fonte de inspiração na fé, na vida e na arte. 1997. (Oficina).

59.
I Ciclo de Palestras sobre o Ensino da Arte. 1996. (Seminário).

60.
1º Encontro Nacional sobre a dupla deficiência: surdez / cegueira. 1994. (Encontro).

61.
II Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte. 1994. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FONSECA, M. P.; FERRARI, Renata Rodrigues ; COELHO, S. M. M. . Seminário Educação Especial Inclusiva: Entre Olhares, Saberes e Reflexões. 2018. (Outro).

2.
ALVES, Roseli ; SUZUKI, C. ; PINHEIRO, M. ; FONSECA, M. P. . 27 Encontro Nacional da Rede Arte na Escola. 2017. (Congresso).

3.
FONSECA, M. P.; PESTANA, M. F. . I ENCONTRO DO POLO ARTE NA ESCOLA/FNM. 2014. (Outro).

4.
FONSECA, M. P.. V FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - I ENCONTRO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTE. 2011. (Outro).

5.
Corassa ; DADALTO, M. G. ; REBOUCAS, M. M. ; FONSECA, M. P. . IX SEMINÁRIO CAPIXABA SOBRE O ENSINO DE ARTE/ IV ENCONTRO DO PÓLO ARTE NA ESCOLA / I ENCONTRO DE LICENCIATURAS EM ARTES VISUAIS (EAD). 2011. (Congresso).

6.
FONSECA, M. P.; SEDU . IV Fórum de Educação Física e Esporte na Escola. 2010. (Outro).

7.
FONSECA, M. P.; Rabello, Beatriz . I Encontro de Arte-Educadores da SRE - Secretaria Regional de Educação de Vila Velha. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
PATRICIA VIEIRA LOPES GALINA. OS JOGOS E BRINCADEIRAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE ALFABETIZAÇÃO. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em UNIVERSIDAD DEL SALVADOR FACULTAD DE CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN Y DE LA COMUN) - Universidad del Salvador. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
AURIANE DA SILVA VICTOR e VERA LUCIA FLORENÇO. REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

2.
CRISTINA SUBTIL NASCIMENTO e MARIA JOSÉ SILVA BORGHI. UM OLHAR REFLEXIVO NA INTERAÇÃO ENTRE INTEGRAÇÃO E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

3.
DÉBORA P C DIAS; RONIELLE P. LIMA e ROSIANE R. S. BOSSTEL. EDUCAÇÃO INFANTIL: Alfabetização e Letramento na Perspectiva Sócio Histórica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

4.
ELIANE COSTA DOS SANTOS e MARIA JOSE DA HORA. APONTAMENTOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CARIACICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

5.
CÉLIA NEITZEL. GIANANDRÉA L. FERREIRA e KÊNIA P. HARTWIG. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

6.
ANA CAROLINE MELGAÇO DE OLIVEIRA e DELVA LIMA DE JESUS. EDUCAÇÃO INFANTIL: ALFABETIZAÇÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

7.
MARTINS, A C. R.; POSSATTI, E. L.; TOLEDO, P. F. R.. PEDAGOGIA, UMA MOEDA DE DOIS GÊNEROS: A FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

8.
FERREIRA, B. A. da C. e FELIPE, D. S. N.. O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

9.
BRUNA SALES MILLI. ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

10.
DILZA LOPES DO VALE PEREIRA. DESENHO INFANTIL: Contribuições no processo de ensino aprendizagem da Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

11.
DAMASCENO, Rozali Maria; OLIVEIRA, Liliam Cordeiro Pereira. A IMPORTÂNCIA DO INTEGRAR E DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

12.
NADIR DA CONSOLAÇÃO FONSECA. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

13.
RENATA RIBEIRO GOMES ANDRADE. ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

14.
SAMARA PEREIRA DE SOUZA TEIXEIRA. REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

15.
SUELEN MECENAS RIBEIRO NASCIMENTO. OLHARES E REFLEXÕES DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

16.
MESS,Thyara Bravim. AS INFLUÊNCIAS DA CULTURA AFRO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL CAPIXABA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

17.
MACIEL, Valesca dos Santos. O papel da música na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

18.
Elizabeth Ramenghi de Oliveira e Kamila Moraes Sperandio. Alfabetização e ludicidade numa perspectiva sócio histórica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

19.
Maria de Lourdes Lima da Silva. Arte Capixaba: Brincando com Ângela Gomes na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

20.
Claudia S S. Garcia, Elizabeth F. Boechat e Viviane Peçanha. Musicalização na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

21.
Ingrid O. Victorino e Mariangela de S. Cantamesse Leite. Criança: entre o alfabetizar e o brincar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

22.
Kamila Mendes da S. Médici e Zelia Caroline Davila Luz. A contribuição do desenho infantil para o desenvolvimento da criança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

23.
Roseli Maria Azevedo da Silveira. Ã importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

24.
Livyane Germana Cibien. BRINCADEIRAS AFRO BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL/ANOS INICIAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

25.
Renata F. T. Coswosck, Sabrina P. Gonçalves e Verônica Beni. ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

26.
Acelia Mayer da Silva e Alessandra Américo N. Cerqueira. Reflexões sobre o Ensino da Arte na EJA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

27.
Karoline C Saccani, Lorrayne S. Teixeira e Shirley A. Silva. O desenho da criança da Educação Infantil como forma de expressão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

28.
Jamyle B Birschner, Tania R do Nascimento e Vivian P.A.Gomes. O Papel do Psicopedagogo no Ambiente Escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

29.
Joelma de Aguiar Nespola e Idailda Freire da Silva Gomes. Bullying no Espaço Escolar do Ensino Fundamental I. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

30.
Julia Caliari Arcebispo Ribeiro Nascimento. Avaliação na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

31.
Sidneia de Jesus Silva e Alexandra Regina C dos Santos. A Abordagem de questões etnicoraciais no Ensino Fundamental I. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

32.
Claudia Gimenez Souza, Natalina Caldeira e Vânia Ribeiro. Arte na Educação Infantil: contribuições no processo de aprendizagem da criança de 2 a 5 anos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

33.
Jéssica Nunes da Silva. Tecnologias e aprendizagem da Geografia no Ensino Fundamental I. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

34.
Maria Cristina de Oliveira e Michelle de Oliveira Tavares. BRINCANDO COM ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

35.
Carla Helena Rodrigues e Roberta Marangoni Dezan. ENSINO DE ARTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POSSIBILIDADES DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

36.
Barbara Marcelle Carmo Silva. EDUCAÇÃO INFANTIL: QUESTÕES DE RACISMO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

37.
Carla R Rodrigues, Erika R. Rodrigues e Stelamares N. Corrêa. A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

38.
Tayane Alves dos Santos. A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

39.
Ludimila de Oliveira Pauzen Andrade. MÚSICA NA ESCOLA: CONTRIBUINDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

40.
Mayara Milagre; Maria Aparecida Diniz e Silvana. A MÚSICA NO CONTEXTO ESCOLAR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

41.
Kelliucy Oaski Bueno e Rosilene Rocha Sbardelotti. A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO: NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

42.
Daiane Gutierrez. Um olhar na formação continuada do professor de Arte para séries iniciais do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

43.
Ana Paula Giestas M e Souza e Edneia da Silva Rocha Almeida. O DESENHO INFANTIL COMO FORMA DE EXPRESSÃO DE CRIANÇAS DE 2 A 5 ANOS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

44.
Deisiane Kuster Fernandes e Maria da Glória Lôvo Pires. A POÉTICA DO OLHAR PRESENTES NAS FOTOGRAFIAS DE SEBASTIÃO SALGADO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

45.
Viviane Perozini da Silva Côco. A PRÁTICA EDUCATIVA DE ARTE-EDUCAÇÃO NUMA CONCEPÇÃO CONTEMPORÂNEA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

46.
Rose Mari Becker Mariano. A ARTE PRESENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

47.
Kelem Patícia Dias de Sá e Vanusa Lelles Barbosa. A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO ESPECÍFICA DO PROFESSOR DE ARTE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

48.
Janaina Pinheiro Vasconcelos Mendes. EDUCAÇÃO DE PATRIMÔNIO: suas implicações e aplicações nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Lic. em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

49.
Laiz Batista Mares Guia e Suellen Silva Lourenço Regiani. O ENSINO ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Lic. em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

50.
Rayane Dias Spagnol. O ENSINO DE MÚSICA NO ENSINO REGULAR DE SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Lic. em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

51.
Regina Gonçalves de Lirio e Suelen Christine A. Torres. O Brincar do Séc. XX e XXI: uma breve reflexão das brincadeiras e dos brinquedos infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Lic. em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

52.
Lucielle de Souza. O Jogo do Imaginário e sua influencia na aprendizagem Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Lic. em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

53.
ALINE SEGATTO, DANIELE SANTOS XAVIER e SILVIA FERNANDA ENDLI. O Pedagogo na Docência em Arte. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Lic. em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

54.
GELSINÉIA DA CONCEIÇÃO BATISTA, GLAUCIENE ZUQUI, ILDA TEIXEI. O DESENHO INFANTIL DA CRIANÇA NA FAIXA ETÁRIA DE 1 A 5 ANOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Lic. em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

55.
KARLA SIMONE CAETANO. O ENSINO DE MUSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Lic. em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

56.
Letícia Alessandra Correa Zanoteli e Luana Parente Garioli. O DESENVOLVIMENTO DO DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Lic. em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

57.
Raquel Vargas do Espírito Santo. A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Lic. em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

58.
Amábile Bolonha Carvalho. Desenho na Educação Infantil: Por uma valorização da estética do grafismo infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Lic. em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

59.
Taíze Rodrigues Cassuce e Aline Aparecida Damacena. A influência da TV na formação das crianças e sua melhor utilização em sala de aula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Lic. em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdade Novo Milênio. Orientador: Maria da Penha Fonseca.

Iniciação científica
1.
RAPOSO, Yael. UM OLHAR NOS VÍDEOS DOCUMENTÁRIOS ARTE NA ESCOLA PARA O ESTUDO DA ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Novo Milênio, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Maria da Penha Fonseca.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FONSECA, M. P.; PESTANA, M. F. . O uso do material educativo da DVDteca do Arte na Escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
FONSECA, M. P.. Formação e Investigação a partir da Prática Pedagógica em Arte. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FONSECA, M. P.. ARTE E DOCÊNCIA EM PESQUISA. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FONSECA, M. P.; PESTANA, M. F. . I ENCONTRO DO POLO ARTE NA ESCOLA/FNM. 2014. (Outro).

2.
ALVES, Roseli ; SUZUKI, C. ; PINHEIRO, M. ; FONSECA, M. P. . 27 Encontro Nacional da Rede Arte na Escola. 2017. (Congresso).

3.
FONSECA, M. P.; FERRARI, Renata Rodrigues ; COELHO, S. M. M. . Seminário Educação Especial Inclusiva: Entre Olhares, Saberes e Reflexões. 2018. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
FONSECA, M. P.; FERRARI, Renata Rodrigues ; COELHO, S. M. M. ; VICOSI, P. W. B. ; AMARO, B. . Página do Curso de Pedagogia/Faculdade Novo Milênio. 2017; Tema: Ações e Projetos de Pedagogia. (Rede social).

2.
FONSECA, M. P.; ALMEIDA, E. K. . ESPAÇO VIRTUAL DO POLO ARTE NA ESCOLA/FNM. 2015; Tema: Aprender e Ensinar Arte. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 12:12:44