Euder Arrais Barretos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0687380301691392
  • Última atualização do currículo em 03/10/2017


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1996). Pós graduação em Educação Infantil (PUC-GO/2002). Pós graduação em Atendimento Educacional Especializado - AEE (UFC/2010). Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2016). Atualmente é Apoio Técnico Professor da Gerencia de Inclusão, Diversidade e Cidadania da Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, Coordenador Geral do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS/Goiânia e Coordenador do Fórum Goiano em Defesa da Educação Bilíngue Libras/Português Escrito. Atua ainda como professor de pós graduação com ênfase em EDUCAÇÃO ESPECIAL, atuando principalmente nos seguintes temas:políticas públicas, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Educação de Surdos/ Libras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Euder Arrais Barretos
Nome em citações bibliográficas
BARRETOS, E. A.

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria Municipal de Educação.
Rua Leão XII Esquina com Rua Marcanã S/N
Setor Rodoviário
74000000 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 35245604


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Letras e Linguística.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: A situação de comunicação dos Akwe-Xerente Surdos,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Maria do Socorro Pimentel da Silva.
Palavras-chave: Comunicação; Educação; Surdez; Indígenas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2010 - 2011
Especialização em Atendimento Educacional Especializado. (Carga Horária: 540h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: AEE Pessoa Com Surdez.
2002 - 2002
Especialização em Educação Infantil. (Carga Horária: 540h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: Análise do projeto "Criança Cidadã".
Orientador: Ivone Garcia.
1993 - 1996
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Didática em Didática.
Orientador: Sandramara Matias Chaves.




Formação Complementar


2011 - 2012
Extensão universitária em Curso de Formação Continuada de Professores em Tec. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Aperfeiçoamento em Educação Integral e Integrada. (Carga horária: 260h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2008 - 2009
Extensão universitária em Professor e Surdez: Cruzando caminhos, produzindo. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Educação de Surdos sob o enfoque da Inclusão. (Carga horária: 120h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2008 - 2008
Interpretação Libras/Português/Libras. (Carga horária: 100h).
Centro de Capacit. dos Profis. da Educ. e de Atend. à Pessoa com Surdez, CAS, Brasil.
2007 - 2008
LIngua Brasileira de Sinais- Libras. (Carga horária: 180h).
Centro de Capacit. dos Profis. da Educ. e de Atend. à Pessoa com Surdez, CAS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Consciência GO, ICG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor


Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30


Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO ESPECIAL.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO ESPECIAL/Especialidade: Educação de Pessoas Com Surdez.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Outros
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARRETOS, E. A.2017BARRETOS, E. A.. INVESTIGAÇÕES A RESPEITO DA SITUAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DOS AKWẼ-XERENTE SURDOS. Articulando e Construindo Saberes, v. 02, p. 292-304, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARRETOS, E. A.. PATRIMÔNIO CULTURAL E EDUCAÇÃO. Goiânia: PUC Goiás, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
DUNCK-CINTRA, E. M. ; BARRETOS, E. A. ; NAZÁRIO, M.L. . Diversidade étnica e cultural indígena brasileira: discussões importantes no contexto da educação básica da escola não-indígena. In: Maria do Socorro Pimentel da Silva; Maria de Lurdes Nazário; Ema Marta Dunck-Cintra. (Org.). Diversidade cultural indígena brasileira e reflexões no contexto da educação básica. 1ed.Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2016, v. 01, p. 125-145.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARRETOS, E. A.. A mostra Pedagógoca da SME. Jornal "O Popular".

Apresentações de Trabalho
1.
BARRETOS, E. A.. Educação Bilíngue para Surdos considerando o decreto 5626/05 e a Política Nacional de Educação Especial/2008. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BARRETOS, E. A.. Políticas Públicas Educacionais para Surdos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BARRETOS, E. A.. Onde estão os indígenas surdos?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BARRETOS, E. A.. A Educação Akwe- Xerente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
BARRETOS, E. A.. Educação Bilingue. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BARRETOS, E. A.. Propostas de Educação Bilingue para surdos em Goiânia e no Estado de Goiás. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BARRETOS, E. A.. Políticas Públicas de Educação Bilíngue Libras/Português Escrito. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BARRETOS, E. A.. Educação Bilíngue para Surdos: A experiência da Rede Pública em Goiás. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
BARRETOS, E. A.. Curso de Libras. Goiânia 2009 (Apostila).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARRETOS, E. A.; FIGUEIREDO, F. J. Q. ; REZENDE, L. . I Seminário Goiano de Educação Bilingue para Surdos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
BARRETOS, E. A.. O Atendimento Educacional Especializado no processo de construção do conhecimento. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BARRETOS, E. A.. Educação de Surdos. 2013; Tema: Educação de Surdos. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARRETOS, E. A.. Atendimento Educacional Especializado. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BARRETOS, E. A.. Pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva . Módulo: Metodologia de ensino aplicada ao deficiente auditivo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
BARRETOS, E. A.. Pós-graduação em Educação Especial com ênfase no Atendimento Educacional Especializado -AEE. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
BARRETOS, E. A.. A Prática de Interpretação e Tradução em Libras. 2010. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MONTAGNINI, M. I.; DUTRA, V. G.; BARRETOS, E. A.. Participação em banca de PAULA CRISTINA FARIA VASCONCELOS. A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO INCLUSI) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

2.
BARRETOS, E. A.; MONTAGNINI, M. I.; DUTRA, V. G.. Participação em banca de Talyta Oliveira Cunha Alves. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO INCLUSI) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

3.
BARRETOS, E. A.; DUTRA, V. G.; VITORINO, P. V. O.. Participação em banca de Caroline Menezes Gouveia Araujo Borba. A importância da libras para a constituição da identidade do sujeito surdo na sociedade de ouvinte.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO INCLUSI) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

4.
BARRETOS, E. A.; VITORINO, P. V. O.; DUTRA, V. G.. Participação em banca de Marina Rossi Melo. LIBRAS - ACESSO AO MUNDO DO SURDO. 2012 - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARRETOS, E. A.. Participação em banca de GRAYCE IRENE BARBOSA TORRES.RISCOS ERGONÔMICOS E PSICOSSOCIAIS DOS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM QUE ATUAM NO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM AMBIENTES HOSPITALARES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Inhumas.

2.
BARRETOS, E. A.; FARIA, N. G.. Participação em banca de Mariana Cirqueira Ricardo da Silva.O material didático no ensino da Libras como L2 para alunos ouvintes do ensino fundamental na perspectiva da escola inclusiva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

3.
BARRETOS, E. A.; FARIA, N. G.. Participação em banca de Werley Lucas Martins.O jogo no ensino da Libras no curso de Letras Libras da UFG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

4.
BARRETOS, E. A.; FARIA, N. G.. Participação em banca de Carla Cacilda Pinheiro.A importância do uso do lúdico no ensino da criança surda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

5.
Roseni; BARRETOS, E. A.. Participação em banca de Maria Roseni.Educação de Surdos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Padrão.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
12º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX.Aspectos Sociolinguísticos dos Surdos Akwe-Xerente. 2015. (Seminário).

2.
XII Congresso Internacional do INES. Programa de Inclusão Educacional para Surdos na Perspectiva Bilingue. 2013. (Congresso).

3.
XII Congresso Nacional das Associações Pestalozzi. Atendimento Educacional Especializado para Pessoa com Surdez. 2011. (Congresso).

4.
XIII CONGRESSO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES PESTALOZZI. Atendimento Educacional Especializado pra Pessoa com Surdez. 2011. (Congresso).

5.
II Congresso Nacional de Pesquisa em Tradução e Interpretação de Língua de Sinais Brasileira. 2010. (Congresso).

6.
IX Congresso Internacional do INES. 2010. (Congresso).

7.
XIII Congresso Internacional e IX Seminário Nacional - INES. 2010. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARRETOS, E. A.. I Simpósio de Educação Bilíngue de Goiás. 2013. (Outro).

2.
BARRETOS, E. A.. I SEminário de Educação de Surdos da SME. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
WALERYA SOUZA DOS SANTOS. A LINGUA DE SINAIS BRASILEIRA ? LIBRAS E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO SURDO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LIBRAS - FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA O ATEND) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

2.
KAROEYNNE DE CASTRO PIMENTA. ESCOLA E BILINGUISMO: INCLUSÃO DE SURDOS.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LIBRAS - FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA O ATEND) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

3.
MÔNICA CRISTINA SILVA. A IMPORTÂNCIA DO INTERPRETE DE LIBRAS PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO NA ESCOLA REGULAR PARA OUVINTES.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LIBRAS - FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA O ATEND) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

4.
HERMENEGILDA VIEIRA DA SILVA RODRIGUES. A ESCOLA REGULAR E O INTÉRPRETE DE LIBRAS.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LIBRAS - FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA O ATEND) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

5.
LUCIANA LEAL FREIRE TORRES. IDENTIDADE SURDA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LIBRAS - FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA O ATEND) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

6.
MARIA ANTONILDA SOUZA. LETRAMENTO DO SURDO.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Perspectiva do AEE) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

7.
NUBIA DA SILVA QUEIROZ. AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE ESCRITA PARA SURDOS. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LIBRAS - FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA O ATEND) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

8.
CARLA SALOME MARGARIDA DE SOUZA. O ENSINO DA LIBRAS NA ESCOLA REGULAR: CONTRIBUIÇÕES PARA A INCLUSÃO DO SURDO NO CONTEXTO ESCOLAR. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LIBRAS - FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA O ATEND) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

9.
CELIANY CANDIDA DE BRITO. A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR: SÍNDROME DE DOWN. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Perspectiva do AEE) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

10.
VALÉRIA RECART CARDOSO CARDOSO. SÍNDROME DE DOWN: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Perspectiva do AEE) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

11.
AMÉLIA CRISTINE DE OLIVEIRA GARCIA. A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS COMUNS: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Perspectiva do AEE) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

12.
SILZIA MARIA ROSA DA SILVA FREITAS. A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Perspectiva do AEE) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

13.
MARIA CELESTE DE QUELUZ. A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR: PESSOAS COM SURDEZ.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Perspectiva do AEE) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

14.
MÀRCIA ALVES DOS SANTOS SILVA. EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DO AEE: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Perspectiva do AEE) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

15.
LETÍCIA APARECIDA SILVA LEÃO. EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DO AEE: TRANSTORNO GLOBAL OU INVASIVO DO DESENVOLVIMENTO ? AUTISMO.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Perspectiva do AEE) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

16.
LEILA APARECIDA CARRIJO. EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Perspectiva do AEE) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

17.
HELISA PERES DE SIQUIERA. A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR: SURDEZ.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Perspectiva do AEE) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

18.
ELIANE SOARES DOS SANTOS. A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR: PESSOA COM SURDEZ.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Perspectiva do AEE) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

19.
EDNA RODRIGUES ARAUJO. A SURDEZ E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Perspectiva do AEE) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

20.
CRISTIANE VIÊIRA DA SILVA SILVESTRE. A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR: DEFICIÊNCIA AUDITIVA.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Perspectiva do AEE) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

21.
CÉLIA FERREIRA DOS SANTOS. EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR PARA ALUNOS SURDOS.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Perspectiva do AEE) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

22.
MICHELLE APARECIDA SANTOS. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Perspectiva do AEE) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

23.
LUCIENE MARIA DIVINA SILVA. EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR: TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Perspectiva do AEE) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

24.
ILMA DIVINA BARBOSA SILVA. TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO NO AEE - BAIXA VISÃO.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Perspectiva do AEE) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

25.
GENIMEIRE GOMES FARIA LIMA. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: PESSOA COM SURDEZ.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Perspectiva do AEE) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

26.
CLÁUDIA BORGES DA SILVA. A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Perspectiva do AEE) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

27.
ADAIR MARIA DA SILVA. A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DO AEE: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. -. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Perspectiva do AEE) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.

28.
Caroline Menezes Gouveia Araujo Borba. A importância da libras para a constituição da identidade do sujeito surdo na sociedade de ouvinte.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO INCLUSI) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Euder Arrais Barretos.

29.
Marina Rossi Melo. LIBRAS - ACESSO AO MUNDO DO SURDO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO INCLUSI) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Euder Arrais Barretos.

30.
MARTA DA SILVA RESENDE. DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Perspectiva do AEE) - Instituto Consciência GO. Orientador: Euder Arrais Barretos.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BARRETOS, E. A.. Educação Bilingue. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARRETOS, E. A.. Propostas de Educação Bilingue para surdos em Goiânia e no Estado de Goiás. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BARRETOS, E. A.. A Prática de Interpretação e Tradução em Libras. 2010. .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARRETOS, E. A.; FIGUEIREDO, F. J. Q. ; REZENDE, L. . I Seminário Goiano de Educação Bilingue para Surdos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
BARRETOS, E. A.. O Atendimento Educacional Especializado no processo de construção do conhecimento. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 6:13:53