Mateus Afonso Gomes

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  • Última atualização do currículo em 18/10/2018


Sou graduado em Licenciatura Plena no curso de Ciências Biológicas mantido pelo Centro Universitário Teresa D'Ávila (UNIFATEA) concluído em 2006 e Mestre em Ciências pelo Departamento de Biotecnologia Industrial da Escola de Engenharia de Lorena (USP), com obtenção do título em 2010. Desenvolvo atividades profissionais no Departamento de Química (LOQ) e atualmente ministro aulas no Colégio Técnico de Lorena (COTEL) para as turmas do Ensino Técnico Profissionalizante. Sou Responsável Técnico (ART) pelas atividades da área química desenvolvidas no COTEL e atuo como professor no Centro Universitário Teresa D'Ávila (UNIFATEA) em Lorena, ministrando as disciplinas de Citologia, Embriologia, Biofísica, Histologia, Bioquímica, Genética e Evolução, Química, Cinética e Equilíbrio Químico, para os cursos superiores de Biologia, Enfermagem, Estética e Farmácia e no curso de Pedagogia sou responsável pela disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Naturais. Também atuei na disciplina Didática do Ensino Superior na Pós Graduação do UNIFATEA e como professor do Ensino Fundamental II, no Instituto Santa Teresa, na disciplina de Ciências. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mateus Afonso Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, M. A.

Endereço


Endereço Profissional
Escola de Engenharia de Lorena, Departamento de Química - LOQ.
Estrada Municipal do Campinho, s/nº
Campinho
12602810 - Lorena, SP - Brasil - Caixa-postal: 116
Telefone: (12) 31595000
Ramal: 5109
Fax: (12) 31525122
URL da Homepage: http://www.eel.usp.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado em Biotecnologia Industrial.
Escola de Engenharia de Lorena, EEL, Brasil.
Título: Obtenção de biodiesel a partir de resíduos gordurosos obtidos de gordura animal - Vísceras de Frango,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Prof. Dr. George Jackson de Moraes Rocha.
Palavras-chave: Biodiesel; Etanol; Óleo de animal (combustivel).
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2003 - 2006
Graduação em Licenciatura plena Ciências biológicas.
Centro Universitário Teresa D`Ávila, UNIFATEA, Brasil.
Título: Avalição da Hibiscus sabdariffa como indicador natural e sua potencialidade como fonte alternativa para o ensino de ciências.
Orientador: Profa. Dra Mary Mitsue Yokosawa.
1998 - 2001
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio Técnico de Lorena, COTEL, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Docência e Fundamentos da Educação a Distância. (Carga horária: 60h).
Centro Universitário Teresa D`Ávila, UNIFATEA, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Teresa D`Ávila, UNIFATEA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 14

Atividades

08/2018 - Atual
Extensão universitária , NEXT, .

Atividade de extensão realizada
Saúde e Estética na Melhor Idade (SEMI).
02/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Naturais
02/2016 - Atual
Ensino, Tecnólogo de Estética e Cosmética, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Histologia e Citologia da Pele
02/2014 - Atual
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biofísica
Embriologia
Química
02/2014 - Atual
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Histologia dos Sistemas
Bioquímica de Macromoléculas
Bioquímica Metabólica
Genética e Evolução
Histologia Prática
02/2014 - Atual
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinética e Equilíbrio Químico
Citologia e Embriologia
Histologia Básica

Escola de Engenharia de Lorena, EEL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Ass.Téc; Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Aulas ministradas para: 1º ano do Ensino Médio (Química Geral); 1º ano do Ensino Profissionalizante (Química Geral e Química Geral Experimental); 2º ano do Ensino Profissionalizante (Análise Química I); 3º ano do Ensino Médio (Biologia) e 3º ano do Ensino Profissionalizante (Análise Química II). ART - Anotação de Responsabilidade Técnica CRQ- IV região - Responsável pelas atividades químicas desenvolvidas no COTEL. Supervisor de Estágios e Visitas do COTEL e Professor Supervisor de Programa De Pré Iniiciação Científica da USP.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar Técnico, Carga horária: 40

Atividades

02/2007 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Química Geral
02/2007 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Análise Química I
02/2007 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia
02/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Análise Química II
08/2004 - Atual
Direção e administração, Colégio Técnico de Lorena - COTEL, .

Cargo ou função
Supervisor de Estágios (Técnico em Química).
08/2004 - Atual
Direção e administração, Colégio Técnico de Lorena - COTEL, .

Cargo ou função
ART - Responsável Técnico pelas atividades em Laboratório de Química.
02/2004 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Química Geral
Química Geral Experimental
09/2011 - 07/2013
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica II
Química Geral Experimental


Projetos de pesquisa


2013 - 2015
Avaliação e modificação de roteiros para práticas experimentais visando a diminuição de resíduos e toxicidade para a disciplina de Química Analítica Qualitativa.
Descrição: A Química Analítica é a parte da Química que estuda os princípios e métodos teóricos da análise química que são úteis em todos os campos da ciência e medicina. Seus objetivos práticos consistem na determinação da composição química das espécies (elementos e/ou compostos) presentes em uma amostra. A Química Analítica compreende a Análise Qualitativa e a Análise Quantitativa. A Química Analítica Qualitativa é utilizada para determinar a identidade das espécies químicas presentes em uma amostra, ou seja, não há interesse na quantidade de cada substância na amostra, mas apenas saber se certas substâncias estão ou não presentes. Estudos envolvendo a análise qualitativa são importantes porque possibilitam o desenvolvimento e aplicação de conceitos relacionados às reações de precipitação, reações redox e reações de formação de complexos, que são utilizadas para separar e identificar as espécies químicas. Além disso, nos faz compreender como podemos resolver um problema analítico através de técnicas de separação e detecção, utilizando os esquemas qualitativos de análise. O crescente aumento dos problemas ambientais e as consequências econômicas deles decorrentes colocam novos desafios aos profissionais da Química. Sendo assim, os estudantes deverão desenvolver suas habilidades com o pensamento crítico sistemático, resolução de problemas, tomada de decisões e raciocínio avaliativo diante da implementação de aspectos da Química Analítica Qualitativa de maneira sustentável, diminuindo os riscos, danos e custos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Estudo das Análises das águas do Rio Paraíba do Sul: Reflexos na Sociedade
Descrição: O uso predatório dos recursos naturais é causa de uma significativa parte dos problemas ambientais e socioeconômicos que o planeta vem enfrentando na atualidade, incluindo-se: a escassez de água, a significativa perda da biodiversidade do planeta, a erosão e empobrecimento de solos agrícolas que, em casos extremos, resultam em processos de desertificação. Embora ainda não suficientemente amadurecida a ponto de mudar as atitudes, cresce em grande parte da sociedade uma consciência da necessidade de se preservar o meio ambiente e assegurar a utilização de seus recursos. Para a Escola torna-se primordial educar seus alunos para que possam apresentar uma conduta íntegra em seus princípios relacionados à preservação do meio ambiente. O presente projeto tem por a finalidade de promover mecanismos de ação perante aos alunos abordando os problemas ocasionados pelo uso indevido da água e proporcionando uma interação entre as disciplinas estudadas na Escola para discussões estratégicas que objetivam o conhecimento e a redução do impacto ambiental. Como resultado final, o desenvolvimento do Projeto possibilitará o estudo da problemática ambiental referente à poluição e o uso racional das águas do rio Paraíba do Sul, buscando soluções plausíveis em conjunto, por meio da Escola, alunos e da sociedade local..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Saúde e Estética na Melhor Idade - SEMI
Descrição: Os alunos da Escola de Engenharia de Lorena ? EEL ? USP, realizam desde 2015 o projeto social: ?Idoso Amigo ? O amor não tem idade?, que promove visitas nos finais de semana aos asilos da cidade de Lorena, com atividades lúdicas envolvendo oficinas de música e artesanatos em geral, com intuito de integrar jovens e idosos. O UNIFATEA, representado pelos cursos de Enfermagem e Estética e Cosmética se integra ao público alvo do Idoso Amigo, com um projeto voltado para as áreas da Saúde e da Estética contribuindo com: verificação de pressão arterial, diabetes, orientações educacionais na área da saúde; visagismo e técnicas de maquiagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Mateus Afonso Gomes - Coordenador / Ana Beatriz Pinto Morita - Integrante / Claudia Lysia de Oliveira Araújo - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Silva Neto, W. R.2014Silva Neto, W. R. ; ZORZI, N. ; PEREIRA, T. A. ; MENDES, G. A. B. ; MOTTA, G. S. ; GOMES, M. A. . Avaliação e adequação de metodologias para a prática experimental visando à diminuição de resíduos e toxicidade de reagentes no Ensino de Química. REVISTA JANUS (LORENA), v. 19, p. 96-106, 2014.

2.
PINHO, A. P. S.2014PINHO, A. P. S. ; PINTO, A. C. P ; SILVA, A. N. ; SILVA, V. P. ; GOMES, M. A. . A inserção de recursos lúdicos e visuais no ensino de embriologia e histologia: uma proposta alternativa no processo didático-pedagógico. REVISTA JANUS (LORENA), v. 11, p. 84-93, 2014.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Napoleão, D.A.S. ; GOMES, M. A. . A atuação de alunos e professores do COTEL na preservação do Paraíba do Sul.. Informativo do CRQ-4, São Paulo/SP, p. 10 - 11, 09 ago. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, V. P. ; GOMES, M. A. ; PINHO, A. P. S. ; SANTOS, A. C. P. ; MOREIRA, A. L. ; SILVA, A. N. . A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS LÚDICAS E VISUAIS NO ENSINO DE EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA NO PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO. In: Jornada de produção científica e prática de estágio, 2014, Lorena. A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS LÚDICAS E VISUAIS NO ENSINO DE EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA NO PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, 2014. p. 142-142.

2.
Napoleão, D.A.S. ; Guimarães, O.L.C. ; GOMES, M. A. ; Filho, H.J.I. . Avaliação da qualidade da água do rio Paraíba do Sul próximo à Escola de Engenharia de Lorena EEL/USP. In: X Simpósio Itálo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - X SIBESA, 2010, Maceió/Alagoas. Gestão de resíduos e desafios de oportunidades, 2010.

3.
GOMES, M. A.; Figueira, J. H. G. ; Yokosawa, M. M . Avaliação da Hibiscus sabdariffa como indicador natural e sua potencialidade como fonte alternativa para o Ensino de Ciências.. In: III Encontro de Iniciação Científica - FATEA, 2006, Lorena/SP. III Encontro de Iniciação Científica - FATEA, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, M. A.. Didática no Ensino. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
GOMES, M. A.; GOMES, M. A. . Qual é a diferença? Um novo olhar sobre a Síndrome de Down. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficinas em EAD).

2.
GOMES, M. A.; GOMES, M. A. . Histotecnologia. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficinas em EAD).

3.
GOMES, M. A.. O mundo das células. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficinas em EAD).

4.
GOMES, M. A.. Química Verde. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficinas em EAD).

5.
GOMES, M. A.. Biomecânica. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficinas em EAD).

6.
GOMES, M. A.. Tecido Muscular: A fisiologia da contração muscular. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficinas em EAD).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Nunes, F. Laís; Yokosawa, M. M; GOMES, M. A.; RODRIGUES, G. M.. Participação em banca de Laís Fernandes Nunes.Estudo e Quantificação de vitamina C presente em chá de Hibiscius Sabdariffa in natura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena Ciências biológicas) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

2.
França, L.; Yokosawa, M. M; GOMES, M. A.. Participação em banca de Ludmila França.Estudo da Cinética da reação do bambu. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena Ciências biológicas) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e IX Encontro Latino Americano de Pós-Graduação ? Universidade do Vale do Paraíba.ESTUDO DO PROCESSO DE DESCOLORAÇÃO UTILIZANDO-SE UV/H2O2 DO CORANTE LURAZOL BEGE LB-LF UTILIZADO EM CURTUMES. 2010. (Encontro).

2.
IV Forum de Comunicação Ciência e Tecnologia. 2008. (Outra).

3.
III Encontro de Iniciação Científica - FATEA.Avaliação da Hibiscus sabadriffa como indicador natural e sua potencialidade como fonte alternativa para o ensino de ciências.. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, M. A.. 3ª Semana de Ciências e Cultura. 2013. .

2.
GOMES, M. A.. XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Murilo Areco. Estágio Supervisionado - Técnico em Química. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Pedro Guimarães de Oliveira. Estágio Supervisionado - Técnico em Química. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade de São Paulo. (Orientador).

3.
Gabriel Caracciolo. Estágio Supervisionado - Técnico em Química. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Anderson Antônio da Motta Junior. Principais impactos e controle no desmatamento da Amazônia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Mateus Afonso Gomes.

2.
Adriélli dos Santos de Souza Siqueira. ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DE UMA CISTERNA RESIDENCIAL DA CIDADE DE GUARATINGUETÁ-SP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Mateus Afonso Gomes.

3.
Anderson de Oliveira Carvalho. UTILIZAÇÃO DE PROJETO TEMÁTICO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: A QUÍMICA DOS SABÕES E DETERGENTES EM UM CONTEXTO MULTIDISCIPLINAR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Mateus Afonso Gomes.

4.
Paola Maria de Jesus Neves Silva. RELAÇÃO DE SÓDIO EM PACIENTES DA UTI CARDIOVASCULAR (UCO). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Mateus Afonso Gomes.

5.
Anna Júlia Siqueira Weber de Assis. METAIS PESADOS: POSSIBILIDADE DE CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA SUBTERRÂNEA PELA DECOMPOSIÇÃO DE ANIMAIS EM LOCAIS INADEQUADOS.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Mateus Afonso Gomes.

6.
Simone Alves de Oliveira. ?Biossegurança: Conscientização da comunidade acadêmica das Faculdades Integradas Teresa D?Ávila - FATEA sobre o trabalho de forma segura e correta referente aos laboratórios das áreas de saúde e meio ambiente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Mateus Afonso Gomes.

7.
Janete Aparecida Paulino. Análise da produção científica sobre Ginkgo biloba no Brasil e América Latina período de 2000 à 2014. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Mateus Afonso Gomes.

8.
Catilene Barboza da Silva. Investigação da variação do perfil cromatográfico de um Produto Intermediário do Princípio Ativo Valsartan. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena. Orientador: Mateus Afonso Gomes.

Iniciação científica
1.
Carlos Augusto Ramos. Elaboração de roteiros práticos para a disciplina de Corrosão. 2018. Iniciação Científica - Colégio Técnico de Lorena. Orientador: Mateus Afonso Gomes.

Orientações de outra natureza
1.
Pedro Henrique Cortez. Estágio Supervisionado - Técnico em Química. 2018. Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo. Orientador: Mateus Afonso Gomes.

2.
Tomás Lorena Reinato. Estágio Supervisionado no curso Técnico em Química. 2013. Orientação de outra natureza - Escola de Engenharia de Lorena. Orientador: Mateus Afonso Gomes.

3.
Gabriel Gomes Wendling. Estágio Supervisionado no curso Técnico em Química. 2013. Orientação de outra natureza - Escola de Engenharia de Lorena. Orientador: Mateus Afonso Gomes.

4.
Vitor Moreira de Mattos. Estágio Supervisionado no curso Técnico em Química. 2013. Orientação de outra natureza - Escola de Engenharia de Lorena. Orientador: Mateus Afonso Gomes.

5.
Helton Kleiner de Campos Conceição. Estágio Supervisionado no curso Técnico em Química. 2013. Orientação de outra natureza - Escola de Engenharia de Lorena. Orientador: Mateus Afonso Gomes.

6.
Marcelo Pimentel Esteves. Estágio Supervisionado no curso Técnico em Química. 2013. Orientação de outra natureza - Escola de Engenharia de Lorena. Orientador: Mateus Afonso Gomes.

7.
Paulo Henrique Costa de Assis. Estágio Supervisionado no curso Técnico em Química. 2012. Orientação de outra natureza - Escola de Engenharia de Lorena. Orientador: Mateus Afonso Gomes.

8.
Gabriel Freire Corrêa. Estágio Supervisionado - Nível Técnico. 2011. Orientação de outra natureza - Escola de Engenharia de Lorena. Orientador: Mateus Afonso Gomes.

9.
Helton Kleiner de Campos Conceição. Estágio Supervisionado - Nível Técnico. 2011. Orientação de outra natureza - Escola de Engenharia de Lorena. Orientador: Mateus Afonso Gomes.

10.
Carolina Laurindo Moreira. Estágio Supervisionado - Nível Técnico. 2011. Orientação de outra natureza - Escola de Engenharia de Lorena. Orientador: Mateus Afonso Gomes.

11.
Rafael Theotônio de Castro. Estágio Supervisionado - Nível Técnico. 2011. Orientação de outra natureza - Escola de Engenharia de Lorena. Orientador: Mateus Afonso Gomes.

12.
Bruno Vieira Nonato. Estágio Supervisionado - Nível Técnico. 2010. Orientação de outra natureza - Escola de Engenharia de Lorena. Orientador: Mateus Afonso Gomes.

13.
Gabriel Gomes Wendling. Estágio Supervisionado - Nível Técnico. 2010. Orientação de outra natureza - Escola de Engenharia de Lorena. Orientador: Mateus Afonso Gomes.

14.
Isnaldi Rodrigues de Souza Filho. Estágio Supervisionado Nível Técnico. 2008. Orientação de outra natureza - Escola de Engenharia de Lorena. Orientador: Mateus Afonso Gomes.

15.
André Navarro de Miranda. Estágio Supervisionado - Nível Técnico. 2008. Orientação de outra natureza - Escola de Engenharia de Lorena. Orientador: Mateus Afonso Gomes.

16.
Cibele Rosa de Oliveira. Banca Examinadora Processo Seletivo para contratação de Assistente Técnico para o Departamento de Biotecnologia na Faculdade de Engenharia Química de Lorena. 2005. Orientação de outra natureza - Escola de Engenharia de Lorena. Orientador: Mateus Afonso Gomes.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Silva Neto, W. R.2014Silva Neto, W. R. ; ZORZI, N. ; PEREIRA, T. A. ; MENDES, G. A. B. ; MOTTA, G. S. ; GOMES, M. A. . Avaliação e adequação de metodologias para a prática experimental visando à diminuição de resíduos e toxicidade de reagentes no Ensino de Química. REVISTA JANUS (LORENA), v. 19, p. 96-106, 2014.


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
GOMES, M. A.; GOMES, M. A. . Qual é a diferença? Um novo olhar sobre a Síndrome de Down. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficinas em EAD).

2.
GOMES, M. A.; GOMES, M. A. . Histotecnologia. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficinas em EAD).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, M. A.. 3ª Semana de Ciências e Cultura. 2013. .




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