Rúbia Elza Martins de Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8908741399671431
  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


Possui Graduação em Turismo pela Universidade do Estado do Mato Grosso, mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia e doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero- GEPGENERO e do Grupo de Pesquisa Espacialidades e Identidades Raciais, Étnicas, de Gênero e Sexuais. Desenvolve atualmente pesquisa na área de Geografia Cultural e Geografia Agrária com ênfase nas áreas de comunidades tradicionais, relações de gênero, turismo rural e agricultura familiar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rúbia Elza Martins de Sousa
Nome em citações bibliográficas
SOUSA, R. E. M.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Geografia.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Rio de Vida: A Água como Elemento de Constituição Identitária da Mulher Ribeirinha,
Orientador: Alecsandro José Prudência Ratts.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2013
Mestrado em Geografia.
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Título: GEOGRAFIA E TURISMO RURAL: Estratégias para o desenvolvimento local,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Maria das Graças Silva Nascimento Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2015 - 2018
Graduação em Licenciatura em Geografia.
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
2007 - 2011
Graduação em Turismo.
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Título: Políticas Públicas Voltadas para o Meio Rural: Um Foco na Atividade Turística.
Orientador: Luciana Pinheiro Viegas.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, FAPEMAT, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Fenomenologia: Temas e Problemas. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2015 - 2015
Da Concepção do Projeto à Publicação do Artigo -. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2011 - 2011
Charge, Cartoon e Quadrinhos: Leitura Alternativa. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
2011 - 2011
Texto Científicos e o Método Hermenêutico-Fenomeno. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Projeto de pesquisa, Enquadramento Funcional: PesquisadoraColaborado de projeto de pesquisa


Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, IFRO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Projeto de Extensão, Enquadramento Funcional: PesquisadoColaboradora de projeto de extensão


Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20


Superintendência Estadual de Turismo, SETUR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Executora de Projetos I, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
O Empoderamento das Mulheres Rurais Ribeirinhas, através do acesso às Políticas Públicas e aos Programas de Transferência de Renda

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria das Graças Silva Nascimento Silva em 13/07/2016.
Descrição: A pesquisa ?O Empoderamento das Mulheres Rurais Ribeirinhas através do acesso às Políticas Públicas e aos Programas de Transferência de Renda?, terá como fio condutor, identificar as mudanças ocorridas na vida das mulheres rurais ribeirinhas do Assentamento rural PDSA Nazaré e Boa Vitória, a partir da implementação das políticas públicas dirigidas ás mulheres rurais e aos Programas de Transferência de Renda, como Bolsa Família, Auxílio Defeso e outros, e se de fato está havendo o desejado empoderamento das mesmas. A pesquisa será realizada no Distrito Ribeirinho de Nazaré, que fica distante a 120 km do Município de Porto Velho, Estado de Rondônia. O Método será o Fenomenológico, a partir do espaço vivido de Frémont (1980) que trata desse como um objeto de estudo da geografia e quando trata de espaço e seus valores, aborda que a organização deste ?assente no enraizamento, quer dizer, na ligação dos homens à terra, à casa, à região?, assim, o estudo de uma localidade como o Distrito de Nazaré deve considerar a ligação de seus habitantes com o lugar. Esses elementos juntos formam o que Frémont chama de ?combinação geográfica? onde as inter- relações entre sociedade, cultura e atividades econômicas dão forma às relações entre grupos e a imagem que homens e mulheres irão ter do mundo. Os resultados da pesquisa serão publicados em livro e em Revistas Especializadas da área, como forma de dar visibilidades à pesquisa com mulheres na Amazônia e agregar com novos conhecimentos á Ciência Geográfica, em especial, a Geografia dos Estudos de Gênero..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (9) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Rúbia Elza Martins de Sousa - Integrante / Tainá Trindade Pinheiro - Integrante / Maria das Graças Silva Nascimento Silva - Coordenador / Josué da Costa Silva - Integrante / Gracimar Moreira De Alencar - Integrante / Allan Robert Ramalho Morais - Integrante / Marizete Albino Marta - Integrante / Ana Paula Bezerra Schaefer - Integrante / Hellen Virginia da Silva Alves - Integrante / Ana Paula de Aquino Pereira Lyra - Integrante / Kelyany Oliveira de Castro Góes - Integrante / Hemili Vitória Do Carmo Pimentel - Integrante / Letícia dos Santos Lobato - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Ciência Básica no enfrentamento a Dependência Química para Associação Resgate de Vidas e seu entorno social
Descrição: Este projeto tem como objetivo ofertar palestras educativas e oficinas com divulgação da ciência básica visando o combate a dependência química tanto aos internos da Associação Resgate de Vidas Ernesta G Bernardi como a comunidade local ao entorno da associação oportunizando a inclusão social por meio da geração de renda e melhoria da qualidade de vida. Associação Resgate de Vidas Ernesta A G Bernardi, é uma associação sem fins lucrativos que atende homens em recuperação de dependência química em situação de vulnerabilidade social e econômica. O segundo público atendido serão as crianças que moram ao entorno da Associação e que diariamente são expostas aos malefícios da dependência química por morarem em um bairro vulnerável..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Rúbia Elza Martins de Sousa - Integrante / Alice Cristina Souza Lacerda Melo - Coordenador / Wemilly Cristina Reis Teixeira - Integrante / Sônia Carla Gravena Cândido da Silva - Integrante / Fernanda Rodrigues de Siqueira - Integrante / Pãmela Siqueira de Oliveira Jesus - Integrante / Alexandre Machado da Silva - Integrante / Fernando Alves da Silva - Integrante / Ana Maria de Paula Cordeiro - Integrante / Angélica Fernandes Stock - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - Auxílio financeiro.
2014 - 2016
ROTEIRO CAMINHO DE HISTÓRIA E FÉ ? UM ENCONTRO DE ESPIRITUALIDADE
Descrição: Este projeto pretende elaborar um roteiro turístico religioso e cultural para o Município de Nova Xavantina ? MT, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do planejamento. O projeto será dividido em cinco etapas, a saber: inventariar atrativos e equipamentos turísticos; diagnosticar as condições da infraestrutura e a qualidade dos atrativos e equipamentos turísticos; identificar os elementos que conferem identidade ao roteiro; formatar o itinerário de visitação; traçar estratégias de gestão, divulgação e comercialização do roteiro..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Agrária.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Cultural.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUSA, R. E. M.2017 SOUSA, R. E. M.. DO RIO EU SOU, 'DA BEIRA EU SOU': A RELAÇÃO IDENTITÁRIA DAS MULHERES RIBEIRINHAS DA COMUNIDADE DE NAZARÉ-RO COM O RIO MADEIRA. REVISTA GEONORDESTE, v. 28, p. 48-66, 2017.

2.
SOUSA, R. E. M.2013SOUSA, R. E. M.; VIEGAS, L. P. . Turismo rural: uma possibilidade do novo para o assentamento Banco da Terra. Revista Brasileira de Ecoturismo, v. 6, p. 500-517, 2013.

3.
GÓES, K. O. C.2012GÓES, K. O. C. ; SOUSA, R. E. M. ; SILVA, M. G. S. N. . Equidade de Gênero no Assentamento Rural Joana D'arc III. Revista Pesquisa & Criação (impresso), v. 11, p. 20, 2012.

4.
SOUSA, R. E. M.2012SOUSA, R. E. M.; NASCIMENTO SILVA, M. G. S. . MULHER: A QUEBRA DO PARADIGMA DA FUNÇÃO REPRODUTIVA. Geografares: Revista do Mestrado e do Departamento de Geografia, Centro de Ciências Humanas e Naturais (UFES), v. 10, p. 203-224, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUSA, R. E. M.; SANTOS, R. de C. E. . ?É A ÁGUA DO RIO QUE A GENTE USA PRA TUDO?: AS MULHERES RIBEIRINHAS DA COMUNIDADE DE NAZARÉ-RO E A RELAÇÃO COM AS ÁGUAS DO RIO MADEIRA.. A Produção do Conhecimento Geográfico. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. , p. 28-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VIEGAS, L. P. ; NASCIMENTO, E. N. S. do ; SILVA, T. P. da ; SOUSA, R. E. M. . Turismo Pedagógico e a Produção do Espaço Urbano em Cáceres-MT: História e Vivência. Turismo Pedagógico e a Produção do Espaço Urbano em Cáceres-MT: História e Vivência, Manaus, p. 18 - 18, 23 nov. 2015.

2.
SOUSA, R. E. M.. Potencialidade da Comunidade de Nazaré. Diário da Amazônia, Porto Velho, p. 8 - 8, 25 set. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, R. E. M.; MENEZES, E. F. . No compasso das águas: o envolvimento das mulheres ribeirinhas da comunidade de Nazaré- RO em movimentos sociais. In: 13º Mundo de Mulheres e 11º Fazendo Gênero, 2017, Florianópolis. Transformações, Conexões, Deslocamentos., 2017.

2.
MENEZES, E. F. ; SOUSA, R. E. M. . As subjetividades da realidade vivenciada no espaço ribeirinho: Juventude e Gênero na Comunidade de Nazaré. In: 13º Mundo de Mulheres e 11º Fazendo Gênero, 2017, Florianópolis. Transformações, conexões, deslocamentos, 2017.

3.
SOUSA, R. E. M.; SANTOS, R. de C. E. . ?É A ÁGUA DO RIO QUE A GENTE USA PRA TUDO?: AS MULHERES RIBEIRINHAS DA COMUNIDADE DE NAZARÉ-RO E A RELAÇÃO COM AS ÁGUAS DO RIO MADEIRA. In: XII Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2017, Porto Alegre. Geografia, ciência e política: do pensamento à ação, da ação ao pensamento, 2017.

4.
SANTOS, R. de C. E. ; SOUSA, R. E. M. . A REGIÃO CACAUEIRA DA BAHIA SOB O OLHAR DE JORGE AMADO: DA CONQUISTA ÉPICA DAS TERRAS DO SEM FIM AOS ÁVIDOS EXPORTADORES DE CACAU DE SÃO JORGE DOS ILHÉUS. In: XII Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2017, Porto Alegre. Geografia, ciência e política: do pensamento à ação, da ação ao pensamento., 2017.

5.
SOUSA, R. E. M.; VIEGAS, L. P. . ?SAGA BEIRADEIRA?: o cotidiano das mulheres ribeirinhas da comunidade de Nazaré-RO entremeado por atividades produtivas e reprodutivas. In: VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2017, Curitiba. Geografia das Redes de Mobilização Social na América Latina: Resistência e Rebeldia desde Baixo nos Territórios de Vida, 2017.

6.
SOUSA, R. E. M.. Para além dos afazeres domésticos: o envolvimento das agricultoras da comunidade de Nazaré- RO com a pluriatividade. In: II Colóquio Nacional Espaço e Diferença, 2016, Goiânia. Colóquio Nacional Espaço e Diferença, 2016.

7.
VIEGAS, L. P. ; NASCIMENTO, E. N. S. do ; SILVA, T. P. da ; SOUSA, R. E. M. . TURISMO PEDAGÓGICO E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM CÁCERES (MT): HISTÓRIA E VIVÊNCIA. In: Encontro Nacional de Turismo de Base Local, 2016, Manaus. Anais do XIV Encontro Nacional de Turismo de Base Local - ENTBL. São Paulo: Revista Brasileira de Ecoturismo, 2016. v. 9. p. 19.

8.
SOUSA, R. E. M.; LEANDRO, E. L. ; MELO, K. C. . Propensões e Percepções da Comunidade Indígena Zoró-MT Acerca do Desenvolvimento do Ecoturismo. In: XI Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2015, Presidente Prudente. A Diversidade da Geografia Brasileira: Escalas e Dimensões da Análise e da Ação. Dourados: UFGD Editora, 2015.

9.
MELO, K. C. ; SOUSA, R. E. M. . Antropofagia Pós-Moderna - Os Paiter Suruí e as Tecnologias do Século XXI. In: XI Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2015, Presidente Prudente. A Diversidade da Geografia Brasileira: Escalas e Dimensões da Análise e de Ação, 2015.

10.
SOUSA, R. E. M.; MELO, K. C. . Mãos 'Trabalhadeiras', Mãos Habilidosas: Trabalho e Mobilização de Mulheres Ribeirinhas da Comunidade de Nazaré, Porto Velho, Rondônia. In: VII Simpósio Internacional e VIII Simpósio Nacional de Geografia Agrária, 2015, Goiânia. VII Seminário Internacional e VIII Simpósio Nacional de Geografia Agrária. Goiânia: Editora UFG, 2015.

11.
MELO, K. C. ; SOUSA, R. E. M. . Os Guarani-Kaiowá no Imaginário Popular sobre a Demarcação de Terra Pensando a Partir dos Mapas Mentais. In: VII Simpósio Internacional e VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária, 2015, Goiânia. VII Seminário Internacional e VIII Simpósio Nacional de Geografia Agrária. Goiânia: Editora UFG, 2015.

12.
SILVA, N. M. ; GARCIA, R. M. P. ; SOUSA, R. E. M. . PLURIATIVIDADE NA AGRICULTURA FAMILIAR COMO ALTERNATIVA COMPLEMENTAR À RENDA DOS AGRICULTORES DO ASSENTAMENTO SERRA NEGRA. In: VII Simpósio Internacional e VIII Simpósio Nacional de Geografia Agrária, 2015, Goiânia. VII Simpósio Internacional e VIII Simpósio Nacional de Geografia Agrária. Goiânia: Editora UFG, 2015.

13.
MELO, A. C. S. L. ; SOUSA, R. E. M. . 'Nem Serva, Nem Objeto': A Atuação do Programa Mulheres Mil na Formação Profissional de Mulheres no IFRO, Campus Ji-Paraná. In: II Seminário Latino Americano de Geografia, Gênero e Sexualidades: Interseccionalidade, Gênero e Sexualidades na análise espacial, 2014, Porto Velho. II Seminário Latino Americano de Geografia, Gênero e Sexualidades: Interseccionalidade, Gênero e Sexualidades na análise espacial, 2014.

14.
SOUSA, R. E. M.; SILVA, R. C. ; VIEGAS, L. P. . Sabores da Roça: Os Saberes Gastronômicos das Agricultoras Familiares do Assentamento Banco da Terra - MT. In: II Seminário Latino Americano de Geografia, Gênero e Sexualidades: Interseccionalidade, Gênero e Sexualidades na análise espacial, 2014, Porto Velho. II Seminário Latino Americano de Geografia, Gênero e Sexualidades: Interseccionalidade, Gênero e Sexualidades na análise espacial, 2014.

15.
VIEGAS, L. P. ; SILVA, C. A. F. ; SOUSA, R. E. M. . TERRITÓRIO BAIXO ARAGUAIA-MT: ENFOQUE TERRITORIAL DAS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO RURAL. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2013, Campinas. TERRITÓRIO BAIXO ARAGUAIA-MT: ENFOQUE TERRITORIAL DAS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO RURAL, 2013.

16.
SOUSA, R. E. M.; VIEGAS, L. P. ; MELO, K. C. ; NASCIMENTO SILVA, M. G. S. . ?DESCONSTRUINDO A AMÉLIA?: OS MÚLTIPLOS PAPÉIS ASSUMIDOS PELA MULHER NO ESPAÇO RURAL. In: VI Seminário Internacional de Geografia Agrária; VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária; 1 Jornada de Geografia das Águas, 2013, João Pessoa. VI Seminário Internacional de Geografia Agrária; VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária; 1 Jornada de Geografia das Águas, 2013.

17.
SOUSA, R. E. M.; VIEGAS, L. P. . OS MÚLTIPLOS PAPÉIS ASSUMIDOS PELA MULHER NO CAMPO: A TERRITORIALIDADE DAS AGRICULTORAS FAMILIARES DO ASSENTAMENTO BANCO DA TERRA ? MT. In: V Colóquio Nacional do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações, 2013, Cuiabá. V Colóquio Nacional do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações, 2013.

18.
SOUSA, R. E. M.; VIEGAS, L. P. ; NASCIMENTO SILVA, M. G. S. ; PEREIRA, A. P. A. . A JORNADA DO TRABALHO FEMININO: O NOVO COTIDIANO DA MULHER RIBEIRINHA NO ESPAÇO TRADICIONAL. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2013, Campinas. Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia.

19.
SOUSA, R. E. M.; S, M. das G. S. N. ; MELO, K. C. ; PEREIRA, A. P. A. . NAVEGANDO ENTRE OS BANZEIROS DO RIO MADEIRA: A PLURIATIVIDADE EM QUESTÃO. In: Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2012, Uberlândia. Territórios em Disputa: o desafia da geografia agrária nas contradições do desenvolvimento brasileiro, 2012.

20.
MELO, K. C. ; SOUSA, R. E. M. ; ANASTASSIOY, C. A. ; G., K. O. C. de ; SILVA, A. A. . Análise Socieconômica e ambiental dos produtores familiares do município de Juína/MT e suas dificuldades. In: Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2012, Uberlândia. Territórios em Disputa: o desafia da geografia agrária nas contradições do desenvolvimento brasileiro, 2012.

21.
SOUSA, R. E. M.; VIEGAS, L. P. . ABRINDO AS PORTEIRAS PARA O TURISMO RURAL: UM ENFOQUE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS. In: Encontro Nacional de Turismo de Base Local, 2012, São Paulo. Turismo com Base Comunitária e Inclusão Social, 2012.

22.
SOUSA, R. E. M.; PINHEIRO, T. T. ; MELO, K. C. ; S, M. das G. S. N. . Relações de Gênero no Espaço da Produção do Distrito de Nazaré - RO. In: XXX Semana de Geografia VII Encontro de Pós-Graduação em Geografia I Seminário de Integração dos Territórios da Cidadania de Rondônia I Encontro Internacional de Geografia: Colonização, Território e Meio Ambiente em Rondônia, 2012, Porto Velho. XXX Semana de Geografia, 2012.

23.
SOUSA, R. E. M.; S, M. das G. S. N. ; MELO, K. C. . Pluriatividade e Turismo Rural: Produção Alternativa para os Agricultores Familiares do Assentamento Banco da Terra. In: Seminário Internacional e Nacional de Geografia Agrária, 2011, Belém. V Simpósio Internacional e VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária, 2011.

24.
SOUSA, R. E. M.; S, M. das G. S. N. ; MELO, K. C. . MÃOS À OBRA: A MULHER E SUA FUNÇÃO NO CONTEXTO DA PLURIATIVIDADE. In: IV Colóquio Nacional do Núcleo de Estudos em Espaços e Representações, 2011, Santa Maria. IV Colóquio Nacional do Núcleo de Estudos em Espaços e Representações, 2011.

25.
G., K. O. C. de ; SOUSA, R. E. M. ; S, M. das G. S. N. . UM ESTUDO SOBRE GÊNERO NO ASSENTAMENTO RURAL JOANA D?ARC III ? PORTO VELHO/RO. In: IV Colóquio Nacional do Núcleo de Estudos em Espaços e Representações, 2011, Santa Maria. IV Colóquio Nacional do Núcleo de Estudos em Espaços e Representações, 2011.

26.
MELO, K. C. ; SOUSA, R. E. M. ; SILVA, A. A. . ?Da percepção à representação do espaço: uma abordagem das histórias em quadrinhos no ensino da geografia ? um estudo de caso na Escola Estadual Sete de Setembro Juina/MT?. In: IV COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM ESPAÇO E REPRESENTAÇÕES (IV NEER), 2011, Santa Maria. IV COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM ESPAÇO E REPRESENTAÇÕES (IV NEER), 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, R. E. M.. ?SOU DA BEIRA?: A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DAS MULHERES DA COMUNIDADE DE NAZARÉ ? RO. In: I SIMPÓSIO INTEGRADO DE ESTUDOS TERRITORIAIS, 2018, Goiânia. I SIMPÓSIO INTEGRADO DE ESTUDOS TERRITORIAIS, 2018.

2.
SOUSA, R. E. M.. Rio de vida: a água como elemento de constituição cultural identitária da mulher ribeirinha. In: XXI Seminário Interno da Pós-Graduação em Geografia: Geografia, pesquisa e produção do conhecimento, 2016, Goiânia. Geografia, pesquisa e produção do conhecimento, 2016.

3.
SOUSA, R. E. M.; MINERVINO, V. S. . Desenvolvimento do Turismo no Espaço Rural: Planejando Atividades Não-Agrícolas Ligadas à Produção Familiar. In: Fórum Mundial AMFORTH 2010, 2010, São Paulo. Fórum Mundial 2010 AMFORTH "Turismo de Experiência e Formação Profissional". São Paulo: Senac, 2010.

4.
MINERVINO, V. S. ; SOUSA, R. E. M. . Desenvolvimento da Atividade Turística no Espaço Rural: O Meio Ambiente em Foco. In: Fórum Mundial AMFORTH 2010, 2010, São Paulo. Fórum Mundial 2010 AMFORTH "Turismo de Experiência e Formação Profissional". São Paulo: Senac, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, R. E. M.; VIEGAS, L. P. . Análise das políticas públicas voltadas para o meio rural:um foco na atividade turística,. In: Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2009, São Paulo. 9 Congresso Nacional de Iniciação Científica - CONIC SEMESP, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA, R. E. M.; MENEZES, E. F. . No compasso das águas: o envolvimento das mulheres ribeirinhas da comunidade de Nazaré- RO em movimentos sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SOUSA, R. E. M.; SANTOS, R. de C. E. . ?É A ÁGUA DO RIO QUE A GENTE USA PRA TUDO?: AS MULHERES RIBEIRINHAS DA COMUNIDADE DE NAZARÉ-RO E A RELAÇÃO COM AS ÁGUAS DO RIO MADEIRA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SOUSA, R. E. M.; VIEGAS, L. P. . ?SAGA BEIRADEIRA?: o cotidiano das mulheres ribeirinhas da comunidade de Nazaré-RO entremeado por atividades produtivas e reprodutivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SOUSA, R. E. M.. Rio de vida: a água como elemento de constituição cultural identitária da mulher ribeirinha. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SOUSA, R. E. M.. Para além dos afazeres domésticos: o envolvimento das agricultoras da comunidade de Nazaré- RO com a pluriatividade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUSA, R. E. M.; MELO, K. C. . Propensões e Percepções da Comunidade Indígena Zoró-MT Acerca do Desenvolvimento do Ecoturismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUSA, R. E. M.; MELO, K. C. . MÃOS ?TRABALHADEIRAS?, MÃOS HABILIDOSAS: TRABALHO E MOBILIZAÇÃO DE MULHERES RIBEIRINHAS DA COMUNIDADE DE NAZARÉ, PORTO VELHO, RONDÔNIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MELO, A. C. S. L. ; SOUSA, R. E. M. . 'Nem Serva, Nem Objeto': A Atuação do Programa Mulheres Mil na Formação Profissional de Mulheres no IFRO, Campus Ji-Paraná. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SOUSA, R. E. M.; VIEGAS, L. P. . A Jornada de Trabalho Feminino: O Novo Cotidiano da Mulher Ribeirinha no Espaço Tradicional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SOUSA, R. E. M.; VIEGAS, L. P. . Os Múltiplos Papéis Assumidos pela Mulher no Campo: A Territorialidade das Agricultoras Familiares do Assentamento Banco da Terra - MT. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SOUSA, R. E. M.; MELO, K. C. ; S, M. das G. S. N. ; PEREIRA, A. P. A. . NAVEGANDO ENTRE OS BANZEIROS DO RIO MADEIRA: A PLURIATIVIDADE EM QUESTÃO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOUSA, R. E. M.; VIEGAS, L. P. . Abrindo as Porteiras para o Turismo Rural: Um Enfoque nas Políticas Públicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SOUSA, R. E. M.; S, M. das G. S. N. ; MELO, K. C. . Pluriatividade e Turismo Rural: Produção Alternativa para os Agricultores Familiares do Assentamento Banco da Terra. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
SOUSA, R. E. M.. Análise das políticas públicas voltadas para o meio rural:um foco na atividade turística. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SOUSA, R. E. M.; MINERVINO, V. S. . Análise das políticas públicas voltadas para o meio rural:um foco na atividade turística. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MINERVINO, V. S. ; SOUSA, R. E. M. . Desenvolvimento to Turismo no Espaço Rural: Planejando Atividades Não-Agrícolas Ligadas à Produção Familiar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SOUSA, R. E. M.; MINERVINO, V. S. ; VIEGAS, L. P. . Estudo das Atividades Não-Agrícolas, como Alternativa de Renda para os Agricultores Familiares do Assentamento Banco da Terra. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOUSA, R. E. M.; LEANDRO, E. L. . Uso Público no Plano de Manejo de Uso Múltiplo da Reserva Extrativista Estadual Rio Preto Jacundá, no estado de Rondônia.. 2015.

2.
SOUSA, R. E. M.; LEANDRO, E. L. ; GAVIAO, A. C. ; ZORO, I. X. . Diagnóstico Etnoambiental Participativo da Terra Indígena Zoró. 2012.

Processos ou técnicas
1.
SOUSA, R. E. M.; SOUZA, A. D. ; TIERLING, I. M. B. ; ALVES, L. M. ; TEIXEIRA, J. C. ; BOCATO JUNIOR, F. C. ; MONTEIRO, S. V. ; SCHEBELESKI, M. ; SCHEBELESKI, P. G. ; OLIVEIRA, F. T. ; PAVAO, Y. M. P. ; BASTOS, L. A. ; BECHLIN, A. R. ; ROSA, T. D. L. F. ; CARVALHO, L. C. ; HOLM, C. ; ARTIGAS, A. ; MORAIS, M. F. ; LUDEWIG, D. R. . Comissão Científica do SECISA - SEMINÁRIO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DA UNESPAR CAMPUS DE CAMPO MOURÃO : REFLEXÃO : DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA PESQUISA CIENTÍFICA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. 2015.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
SOUSA, R. E. M.; COSTA, O. A. ; FARIA, R. P. N. . Mini-Curso: Geografia e Gênero. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SOUSA, R. E. M.. Oficina: Turismo de Base Comunitária. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SOUSA, R. E. M.. Oficina Educativa sobre Drogras. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SOUSA, R. E. M.; LEANDRO, E. L. . Mini-Curso: Geografia e Turismo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, N. M.; GARCIA, R. M. P.; SOUSA, R. E. M.; MAIA, A. H.. Participação em banca de Naiane Martins da Silva.PLURIATIVIDADE NA AGRICULTURA FAMILIAR COMO ALTERNATIVA COMPLEMENTAR À RENDA AOS AGRICULTORES DO ASSENTAMENTO SERRA NEGRA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

2.
FERREIRA, L. B.; PIERI, F. R.; SOUSA, R. E. M.; SILVA, R. C.. Participação em banca de LETÍCIA BRAVO FERREIRA.A ANÁLISE DO INGLÊS EM HOTÉIS DE CUIABÁ ? MT. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

3.
SUDRE, S. G. S.; SOUSA, R. E. M.; RIBEIRO, Y. A. F.. Participação em banca de Janaina Ribeiro de Castro.Atrativos Turísticos Históricos e Culturais de Nova Xavantina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

4.
SILVA, R. M.; VIEGAS, L. P.; SOUSA, R. E. M.; BEDIN, R. J.. Participação em banca de RAYANE MAYARA DA SILVA.Hotel Fazenda- Encantos do Roncador em Nova Xavantina-MT: um estudo diagnóstico do turismo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

5.
SANTOS, E. S. C.; CARNEIRO JR, A. G.; CARNEIRO, R. C.; SOUSA, R. E. M.. Participação em banca de ELANE SOUZA COSTA SANTOS.ETNODESENVOLVIMENTO E APROPRIAÇÃO DOS BENS NATURAIS EM ÁREA DE CONSERVAÇÃO: ESTUDO DE CASO NO ASSENTAMENTO SANTO MARIA, ÁGUA BOA-MT. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

6.
SOUZA, H. M.; MANFRINATO, M. H. V.; SOUSA, R. E. M.; MESQUITA, A. M.. Participação em banca de Helaine Maria de Souza.Cachoeira da Saudade: Ameaças e Oportunidades de um Potencial Turístico em Nova Xavantina, MT. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

7.
NEGREIROS, L. M.; BEDIN, R. J.; SOUSA, R. E. M.; MELO, H. P.. Participação em banca de Lusney Martins Negreiros.A Passarela Sobre o Rio das Mortes Sob a Ótica da População Local. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade do Estado de Mato Grosso.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GARCIA, R. M. P.; SOUSA, R. E. M.; BONFANTI, G.. Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para Contratação Temporária de Professor para Educação Superior. 2014. Universidade do Estado de Mato Grosso.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º Mundo de Mulheres e 11º Fazendo Gênero. No compasso das águas: o envolvimento das mulheres ribeirinhas da comunidade de Nazaré- RO em movimentos sociais. 2017. (Congresso).

2.
VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária.?SAGA BEIRADEIRA?: o cotidiano das mulheres ribeirinhas da comunidade de Nazaré-RO entremeado por atividades produtivas e reprodutivas. 2017. (Simpósio).

3.
XXI Encontro Nacional da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia.?É A ÁGUA DO RIO QUE A GENTE USA PRA TUDO?: AS MULHERES RIBEIRINHAS DA COMUNIDADE DE NAZARÉ-RO E A RELAÇÃO COM AS ÁGUAS DO RIO MADEIRA. 2017. (Encontro).

4.
II Colóquio Nacional Espaço e Diferença.Para além dos afazeres domésticos: o envolvimento das agricultoras da comunidade de Nazaré-RO com a pluriatividades. 2016. (Outra).

5.
Semana da África - Áfricas ocultas: natureza, cultura e desenvolvimento. 2016. (Outra).

6.
VI Colóquio do Núcleo de Estudos em Espaços e Representações. 2016. (Outra).

7.
XXI Seminário Interno da Pós-Graduação em Geografia.Rio de vida: a água como elemento de constituição cultural identitária da mulher ribeirinha. 2016. (Seminário).

8.
Semana da África. 2015. (Outra).

9.
VII Simpósio Internacional e VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária.MÃOS ?TRABALHADEIRAS?, MÃOS HABILIDOSAS: TRABALHO E MOBILIZAÇÃO DE MULHERES RIBEIRINHAS DA COMUNIDADE DE NAZARÉ, PORTO VELHO, RONDÔNIA. 2015. (Simpósio).

10.
XI Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia.Propensões e Percepções da Comunidade Indígena Zoró-MT Acerca do Desenvolvimento do Ecoturismo. 2015. (Encontro).

11.
II Seminário Latino Americano de Geografia, Gênero e Sexualidades: Interseccionalidade, Gênero e Sexualidades na Análise Espacial."Nem Serva, Nem Objeto": A Atuação do Programa Mulheres Mil na Formação Profissional de Mulheres no IFRO, Campus Ji-Paraná. 2014. (Seminário).

12.
Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia.A JORNADA DO TRABALHO FEMININO: O NOVO COTIDIANO DA MULHER RIBEIRINHA NO ESPAÇO TRADICIONAL. 2013. (Encontro).

13.
V Colóquio Nacional do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações.OS MÚLTIPLOS PAPÉIS ASSUMIDOS PELA MULHER NO CAMPO: A TERRITORIALIDADE DAS AGRICULTORAS FAMILIARES DO ASSENTAMENTO BANCO DA TERRA ? MT. 2013. (Outra).

14.
Encontro Nacional de Geografia Agrária.NAVEGANDO ENTRE OS BANZEIROS DO RIO MADEIRA: A PLURIATIVIDADE EM QUESTÃO. 2012. (Encontro).

15.
Encontro Nacional de Turismo de Base Local.ABRINDO AS PORTEIRAS PARA O TURISMO RURAL: UM ENFOQUE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS. 2012. (Encontro).

16.
XXX Semana de Geografia VII Encontro de Pós-Graduação em Geografia I Seminário de Integração dos Territórios da Cidadania de Rondônia I Encontro Internacional de Geografia: Colonização, Território e Meio Ambiente em Rondônia.Relações de Gênero no Espaço da Produção do Distrito de Nazaré - RO. 2012. (Seminário).

17.
Seminário Internacional e Nacional de Geografia Agrária.PLURIATIVIDADE E TURISMO RURAL: PRODUÇÃO ALTERNATIVA PARA OS AGRICULTORES FAMILIARES DO ASSENTAMENTO BANCO DA TERRA. 2011. (Seminário).

18.
Fórum Mundial AMFORTH 2010.Desenvolvimento do Turismo no Espaço Rural: Planejando Atividades Não-Agrícolas Ligadas à Produção Familiar. 2010. (Outra).

19.
II Dia de Campo "Demonstrações de Métodos Alternativos para a Agricultura Familiar. 2010. (Outra).

20.
Congresso Nacional de Iniciação Científica - CONIC. Análise das políticas públicas voltadas para o meio rural: um foco na atividade turística. 2009. (Congresso).

21.
Semana do Turismo. Análise das políticas públicas voltadas para o meio rural: um foco na atividade turística. 2009. (Congresso).

22.
Encontro de Bacharéis e Estudantes de Turismo. 2008. (Encontro).

23.
IV Semana Franciscana de Extensão Universitária. 2008. (Encontro).

24.
Noções Básicas de Etiqueta Pessoal e Profissional. 2008. (Oficina).

25.
Oficina de Projetos de Pesquisa - Turismo. 2008. (Oficina).

26.
Ciclo de Palestras. 2007. (Outra).

27.
CONGRETUR. 2007. (Congresso).

28.
I Seminário de Português da UNEMAT/ Campus Universitário de Nova Xavantina. 2007. (Seminário).

29.
I Seminário de Turismo Tecnológico. 2007. (Seminário).

30.
Oficina de Projetos de Pesquisa. 2007. (Oficina).

31.
Roda de Diálogo de Arte e Educação.. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUSA, R. E. M.. II Colóquio Nacional Espaço e Diferença. 2016. (Outro).

2.
SOUSA, R. E. M.. VIII Simpósio Interno de Pós-Graduação em Geografia. 2015. (Outro).

3.
SOUSA, R. E. M.. II Dia de Campo "Demonstrações de Métodos Alternativos. 2010. (Outro).

4.
SOUSA, R. E. M.. Simpósio de Produção e Conservação. 2009. (Outro).

5.
SOUSA, R. E. M.. Viva Cerrado. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Priscylla Alves Vilas Boas. Rio Quente ? GO: A cidade que nasceu em função do Turismo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Rúbia Elza Martins de Sousa.

2.
DANILA PEIXOTO DA SILVA. Assentamento Banco da Terra: potencial para o desenvolvimento do turismo rural em áreas de agricultura familiar.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Rúbia Elza Martins de Sousa.

3.
Rútila Priscila de Lima Pereira. A Construção da Identidade a partir da Cultura: Um Estudo de Riberãozinho - MT. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Rúbia Elza Martins de Sousa.

4.
Lidiane Sartori. A Desconstrução da Amélia: Novas Relações da Mulher no Meio Rural. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Rúbia Elza Martins de Sousa.

Iniciação científica
1.
KELYANY OLIVEIRA CASTRO DE GÓES. EQUIDADE DE GÊNERO NO ASSENTAMENTO JOANA D'ARC III. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Rúbia Elza Martins de Sousa.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 16:26:29