Juliana de Melo Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6338434855229996
  • Última atualização do currículo em 31/05/2014


Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, pesquisando principalmente o ensino dos gêneros discursivos e avaliação. Sou membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde desenvolvo atividades de formação de professores, produção e análise de materiais didáticos (livros e jogos). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana de Melo Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, J. M.


Formação acadêmica/titulação


2012
Doutorado em andamento em Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Quais as contribuições das avaliações dos estudantes para as aulas de língua portuguesa pautadas nos gêneros discursivos?,
Orientador: Telma Ferraz Leal.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.
Palavras-chave: Gêneros discursivos; Avaliação.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: OS CRITÉRIOS ADOTADOS POR CRIANÇAS PARA AVALIAR SUAS PROFESSORAS.,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Telma Ferraz Leal.
Bolsista do(a): Ministério da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2004 - 2008
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O olhar de crinaças sobre uma sequência didática....
Orientador: Telma Ferraz Leal.




Formação Complementar


2007 - 2008
Extensão universitária em Arte-Educação. (Carga horária: 45h).
Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em EJA e Educação Popular.
2007 - 2007
Extensão universitária em Como lidar com dificuldades de aprendizagem. (Carga horária: 8h).
Faculdade Frassinetti do Recife.
2006 - 2006
Artes visuais. (Carga horária: 12h).
Prefeitura Municipal de Recife.


Atuação Profissional



Colégio Boa Viagem, CBV, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessora de coordenação, Carga horária: 30


Centro de estudos em Educação e Linguagem, CEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Apoio pedagógico e administrativo, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Pedagógico, Carga horária: 20

Atividades

11/2010 - 12/2011
Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Serviço realizado
PROJETO REDE - FORMAÇÃO DOCENTE - INTERDISCIPLINARIDADE E AÇÃO DOCENTE.
08/2010 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Cursos de formação continuada, leitura e diversidade textual em AL..
08/2010 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Cursos de formação continuada, leitura e diversidade textual no RN.
07/2010 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Cursos de formação continuada, leitura e divewrsidade textual em PE.
05/2010 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Cursos de formação continuada, leitura e diversidade textual no CE..
04/2010 - 11/2010
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Cursos de formação continuada, leitura e diversidade textual na PB.
06/2010 - 10/2010
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Cursos de formação continuada, leitura e diversidade etxtual no PI.
03/2010 - 10/2010
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Cursos de formação, leitura e diversidade textual no RS.
03/2010 - 10/2010
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Cursos de formação continuada, leitura e diversidade textual em SC.
09/2010 - 09/2010
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Avaliação em língua portuguesa: ficha de acompanhamento.
08/2010 - 08/2010
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Alfabetização e ensino de língua portuguesa.
08/2010 - 08/2010
Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Serviço realizado
Seminário final do curso: Alfabetização e ensino da língua portuguesa - pró-letramento.
09/2009 - 04/2010
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Formação continuada de professores de Camaragibe anos 3 e 5.
08/2009 - 03/2010
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Cursos de formação continuada, leitura e diversidade textual em SE.
09/2009 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Diversidade textual e ensino: leitura de diferentes gêneros discursivos.
09/2009 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Práticas de leitura e escrita na EJA através do trabalho com sequências didáticas.
09/2009 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Sequências didáticas de alfabetização.
09/2009 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Diversidade textual e produção de textos.
09/2009 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Alfabetização, leitura e escrita.
08/2009 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
O fazer pedagógico na educação infantil.
07/2009 - 07/2009
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Avaliação de língua portuguesa: ficha de acompanhamento.
10/2008 - 03/2009
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Avaliação das Obras complementares do PNLD 2010.
08/2008 - 12/2008
Estágios , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Estágio realizado
Curso: Leitura e produção de textos na alfabetização. Carga horária: 140h.
08/2008 - 12/2008
Estágios , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Estágio realizado
Curso: Avaliação em língua portuguesa: contribuição para a prática pedagógica. Carga horária: 140h.
08/2008 - 12/2008
Estágios , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Estágio realizado
Curso Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Carga horária: 140h.
05/2008 - 12/2008
Estágios , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Estágio realizado
Alfabetização lúdica: os jogos na prática pedagógica. carga horária: 40h.
05/2008 - 11/2008
Estágios , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Estágio realizado
Curso: Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Carga horária: 100h.
10/2008 - 10/2008
Estágios , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Estágio realizado
Oficina: Jogos de alfabetização. Carga horária: 16h.
08/2008 - 08/2008
Estágios , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Estágio realizado
Oficina: Jogos de alfabetização. Carga horária: 16h.
08/2008 - 08/2008
Estágios , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Estágio realizado
Oficina: Sequências didáticas. Carga horária: 16h.
02/2007 - 07/2008
Estágios , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Estágio realizado
Avaliação em larga escala da produção de textos de alunos da rede municipal de ensino da Prefeitura do Recife. Carga horária: 200h.
07/2007 - 12/2007
Estágios , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Estágio realizado
Curso: Leitura e produção de textos na alfabetização. Carga horária: 140h.
07/2007 - 12/2007
Estágios , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Estágio realizado
Curso: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Carga horária: 140h.
07/2007 - 12/2007
Estágios , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Estágio realizado
Curso: Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Carga horária: 140h.

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio - Metodologia da alfabetização, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária docente, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: Metodologia da Alfabetização

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária docente, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docente na Disciplina Metodoligia do Ensino da Língua Portuguesa I, carga horária 60 horas.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária docente, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docente na Disciplina Fundamentos do Ensino da Língua Portuguesa II, carga horária 45 horas.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária docente, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docente na Disciplina Fundamentos do Ensino da Língua Portuguesa I, carga horária 75 horas.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4
Outras informações
Monitoria na disciplina Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 2 ministrada pela Professora Telma Ferraz Leal.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora na disciplina Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 1, carga horária 60 horas.


Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Regência em substituição de professores, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação de professores e impactos sobre a prática docente

Descrição: Não é recente a discussão sobre o processo de alfabetização no Brasil. Durante muitos anos a taxa de analfabetismo vem preocupando estudiosos e governantes, além disso, a possibilidade de termos jovens que terminam o ensino básico e que não são capazes de produzir ou ler textos com autonomia também é preocupante. Muitas ações têm sido implantadas para resolver tais problemas. O Brasil tem conseguido diminuir a taxa de analfabetismo, mas muito ainda tem a ser feito. No ano de 2012 o Governo Federal lançou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que constitui um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e universidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização. Nesse pacto para que a criança seja considerada alfabetizada não basta que ela seja capaz de realizar todas as correspondências entre grafema e fonema e escrever/ler algumas palavras. É necessário mais que isso: que ela seja capaz de ler e produzir textos com autonomia. Por essa razão, acredita-se que a criança necessite de um tempo maior para consolidar o processo de alfabetização o que se prolongaria até o final do 3º ano do ensino fundamental. Um dos principais investimentos do Pacto será o desenvolvimento da formação continuada de professores. Essa formação acontecerá dentro de uma perspectiva reflexiva sobre a prática de professores. Entendendo a importância do Pacto para o processo de alfabetização, essa pesquisa terá como objetivo principal analisar o processo de formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e os impactos dessa formação nas concepções e práticas de professores alfabetizadores de escolas da cidade e do campo. Tal objetivo desdobra-se em objetivos específicos organizados em nove subprojetos: formação continuada de professores em larga escala: limites e possibilidades; concepções sobre alfabetização de profissionais da educação: orientadores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Juliana de Melo Lima - Integrante / Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pesssoa - Coordenador / Telma Ferraz Leal - Integrante / Leila Nascimento da Silva - - Integrante.
2012 - Atual
Estudo comparativo do ensino da ortografia proposto nos livros didáticos aprovados no PNLD 2010 E 2013

Descrição: O presente projeto de pesquisa foi aprovado pelo EDITAL UNIVERSAL e integra o conjunto dos que analisam o processo de alfabetização tal como praticado, no Brasil, hoje, priorizando vertentes relativas ao ensino e à aprendizagem, naquela etapa de ensino. Quanto ao primeiro polo, o do ensino, objetiva examinar questões ligadas à formação dos professores alfabetizadores, às práticas de ensino e avaliação daqueles docentes e ao processo de ensino proposto pelos atuais livros didáticos destinados aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No que diz respeito à aprendizagem, visa a discutir, por um lado, questões envolvidas no aprendizado da ortografia e, por outro, reexaminar detalhes ligados ao percurso de evolução vivenciado pelos aprendizes na apropriação da escrita alfabética, desde a educação infantil. Esse projeto é composto por 11 subprojetos que buscarão investigar todos esses temas e questões. Como procedimentos metodológicos, serão realizadas entrevistas, observações de aulas, atividades com alunos das turmas observadas para analisar seus conhecimentos sobre a escrita alfabética e análise documental, tanto de livros de alfabetização de crianças, como dos Guias de Livros Didáticos do PNLD (2007 a 2013) e de distintas edições da Provinha Brasil. Pretende-se, com o desenvolvimento desse projeto, contribuir para uma melhor compreensão dos processos de didatização da língua e de institucionalização dos conhecimentos escolares. Desse modo, ele se situa no conjunto de investigações que está sendo desenvolvida dentro do Grupo de Pesquisa em Didática da Língua Portuguesa, no Centro de Educação da UFPE..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Juliana de Melo Lima - Integrante / Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pesssoa - Coordenador.
2010 - Atual
Alfabetização e ensino de língua portuguesa: investigando o currículo no Brasil

Descrição: Objetiva-se, neste projeto de pesquisa, analisar 21 propostas curriculares: 12 de redes estaduais (Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo) e 09 de redes municipais de capitais brasileiras (Cuiabá, Curitiba, Macapá, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, São Paulo e Teresina), buscando identificar as orientações relativas ao processo de alfabetização, tanto no tocante às concepções de alfabetização e princípios didáticos subjacentes às propostas, quanto a se há nos documentos alguma indicação da etapa de escolaridade em que tal processo deve ser iniciado. Tais propostas também serão analisadas com o intuito de investigarmos quais princípios teórico-metodológicos acerca do ensino da leitura e produção de textos orientam os documentos e os modos como os pressupostos relativos à diversidade textual são inseridos. A análise estará fundamentada nas abordagens sociointeracionistas, com base na teoria bakhtiniana e no sociointeracionismo instrumental de Dolz e Schneuwly, bem como na abordagem de Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2007). Outros autores serão inseridos, sobretudo, para estabelecermos diálogos em relação às diferentes abordagens teóricas que possam perpassar os documentos analisados.. Integrantes: Fátima Ribeiro - Integrante / Ana Carolina Perrusi Brandão - Integrante / Severina Érika Morais Silva Guerra - Integrante / Leila Nascimento da Silva - Integrante / Francisca Maura Lima - Integrante / Edla Ferraz Correia - Integrante / Leila Britto de Amorim - Integrante / Barbhara Elyzabeth Souza Nascimento - Integrante / Elaine Nascimento da Silva - Integrante / Juliana de Melo Lima - Integrante / Ana Gabriela de Souza Seal - Integrante / Hélia Akemi Hiramine - Integrante / Fernanda Michelle Pereira Girão - Integrante / Eleriza Melquiades Ribeiro - Integrante / Juliana Lima de Azevedo - Integrante / Manoela Rodrigues de Oliveira - Integrante / Nathália Késsia de Sousa Campos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Juliana de Melo Lima - Coordenador.
2008 - 2010
Apropriação de gêneros discursivos da ordem do argumentar por crianças: análise da mediação de professoras no desenvolvimento de seqüências didáticas

Descrição: Considerando que o objetivo do ensino da língua portuguesa no Ensino Fundamental é fazer com que os alunos desenvolvam a capacidade de pensar sobre a língua, ampliando suas estratégias para lidar na sociedade de modo autônomo e crítico, este Projeto objetiva analisar situações de ensino e aprendizagem organizadas em forma de seqüências didáticas voltadas para o trabalho de produção e compreensão de textos orais e escritos da ordem do argumentar. Serão investigadas as estratégias de mediação adotadas pelas docentes e os conhecimentos explicitados por alunos e professoras acerca dos gêneros discursivos em foco durante a realização das atividades. A emergência de tais objetivos foi decorrência das análises de dados de estudos anteriores em que constatamos que a argumentação é pouco contemplada nos livros didáticos destinados aos anos iniciais do Ensino Fundamental e que há tentativas dos professores em desenvolver atividades de produção e compreensão de textos da ordem do argumentar, que não são bem sucedidas. Buscar-se-á, então, verificar se os fracassos são conseqüência apenas da má condução das atividades pelos professores ou se, de fato, o ensino da argumentação nas primeiras etapas de escolarização não é recomendado. Procuraremos também pesquisar quais são as melhores conduções didáticas para o desenvolvimento das habilidades argumentativas. A pesquisa está sendo desenvolvida em escolas públicas, envolvendo professoras do pimeiro e segundo ciclos. Ao todo, serão desenvolvidas cinco fases, relacionadas a reflexões sobre o ensino de cinco gêneros: debate, cartaz educativo, reportagem, artigo de opinião, carta de reclamação. A primeira etapa de cada fase será de planejamento, juntamente com seis professoras que integrarão o grupo de trabalho, de seqüências didáticas. Na segunda etapa, haverá avaliação dos alunos quanto às habilidades de produção e compreensão do gênero escolhido. Na terceira, haverá o desenvolvimento das seqüências didáticas, com observação das aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Juliana de Melo Lima - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, J. M.2013LIMA, J. M. ; PESSSOA, A. C. R. G. . SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES NA ALFABETIZAÇÃO: TRABALHANDO A ESCRITA NA SALA DE AULA. Revista Pedagogia em Foco, v. 8, p. 262-272, 2013.

2.
LIMA, J. M.2012LIMA, J. M. ; Leal, T. F. . As aulas de língua portuguesa sob a perspectiva de crianças: o que elas dizem sobre a prática docente?. Leitura. Teoria & Prática, v. 30, p. 1395, 2012.

3.
LIMA, J. M.2012LIMA, J. M. ; SILVA, S. C. O. ; SILVEIRA, R. C. ; SILVA, T. T. . Reflexões sobre as orientações de leitura da proposta curricular de Olinda: relacionando com o discurso docente.. Leitura. Teoria & Prática, v. 30, p. 2597, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, J. M. ; LEAL, TELMA FERRAZ . DIDÁTICA DA LÍNGUA EM UMA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA: APROXIMAÇOES ENTRE O DISCURSO DOS TEÓRICOS E OS DEPOIMENTOS DAS CRIANÇAS. In: TELMA FERRAZ LEAL E LÍVIA SUASSUNA. (Org.). ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO. 1ed.BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA, 2014, v. 1, p. 145-170.

2.
Leal, T. F. ; BRANDAO, A. C. P. ; LIMA, J. M. . A ORALIDADE COMO OBJETO DE ENSINO NA ESCOLA: O QUE SUGEREM OS LIVROS DIDÁTICOS?. In: TELMA FERRAZ LEAL, SIANE GOIS. (Org.). A ORALIDADE NA ESCOLA: A INVESTIGAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE COMO FOCO DE REFLEXÃO. 1ed.BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA EDITORA, 2012, v. 1, p. 13-36.

3.
Leal, T. F. ; GUERRA, S. E. M. S. ; LIMA, J. M. . ATIVIDADES EM GRUPO: QUE BENEFÍCIOS PODEM TRAZER AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM?. In: ANDREA TEREZA BRITO FERREIRA, ESTER CALLAND DE SOUSA ROSA. (Org.). O FAZER COTIDIANO NA SALA DE AULA: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. 1ed.BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA EDITORA, 2012, v. 1, p. 85-104.

4.
PESSSOA, A. C. R. G. ; CABRAL, A. C. S. P. ; LIMA, J. M. . O ENSINO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA NAS SÉRIES INICIAIS. In: ANDREA TEREZA BRITO FERREIRA, ESTER CALLAND DE SOUSA ROSA. (Org.). O FAZER COTIDIANO NA SALA DE AULA: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. 1ed.BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA EDITORA, 2012, v. 1, p. 127-146.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PESSSOA, A. C. R. G. ; LIMA, J. M. ; ALVARES, Y. S. N. . O TRATAMENTO DA ORTOGRAFIA EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS E OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM APRESENTADOS NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, 2013, BELO HORIZONTE. ANAIS DO I CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, 2013. v. 1. p. 1-15.

2.
LIMA, J. M. ; SOUZA, JULIA TEIXEIRA . AS DIMENSÕES DO ENSINO DE ORALIDADE CONTEMPLADAS NAS PROPOSTAS CURRICULARES. In: XXI ENCONTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM, 2013, RECIFE. XXI EPENN, 2013. p. 1-7.

3.
LIMA, J. M. ; Leal, T. F. . A AVALIAÇÃO DE AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA POR CRIANÇAS: REFLEXÕES SOBRE A RELEVÂNCIA DAS APRENDIZAGENS. In: XXI ENCONTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM, 2013, RECIFE. XXI EPENN, 2013. p. 1-20.

4.
LIMA, J. M. ; Leal, T. F. . A AULA COMO OBJETO DE ANÁLISE: PRINCÍPIOS DIDÁTICOS EM DISCUSSÃO. In: XX EPENN, 2011, MANAUS. XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste, 2011, Manaus. Anais do XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste. Manaus: Editora da UFAM, 2011. v. 1. p. 1-12. MANAUS: VALER EDITORA, 2011. v. 1. p. 1-12.

5.
Leal, T. F. ; BRANDAO, A. C. P. ; LIMA, J. M. . O oral como objeto de ensino na escola: o que sugerem os livros didáticos?. In: 34ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2011, NATAL. 34a Reunião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Educação (ANPED), 2011, Natal - RN. Anais da 34a Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Educação., 2011. v. 1. p. 1-20.

6.
LIMA, J. M. . O que os alunos e professora pensam das leituras de reportagem em sala de aula?. In: XV ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE, 2010. p. 2-14.

7.
LIMA, J. M. ; Leal, T. F. . O olhar de crianças sobre uma sequência didática.... In: 19º EPENN, 2009, JOÃO PESSOA. ANAIS DO 19º EPENN, 2009. p. 1-14.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, J. M. ; Leal, T. F. . A AULA COMO OBJETO DE ANÁLISE: PRINCÍPIOS DIDÁTICOS EM DISCUSSÃO. In: XX EPENN, 2011, MANAUS. CADERNOS DE RESUMOS DAS COMUNICAÇÕES DO 20º EPENN. MANAUS: VALER EDITORA, 2011. v. II. p. 489-489.

Apresentações de Trabalho
1.
PESSSOA, A. C. R. G. ; LIMA, J. M. . O TRATAMENTO DA ORTOGRAFIA EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS E OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM APRESENTADOS NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, J. M. ; LEAL, TELMA FERRAZ . A AVALIAÇÃO DE AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA POR CRIANÇAS: REFLEXÕES SOBRE A RELEVÂNCIA DAS APRENDIZAGENS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
LIMA, J. M. . AS DIMENSÕES DO ENSINO DE ORALIDADE CONTEMPLADAS NAS PROPOSTAS CURRICULARES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
LIMA, J. M. . O olhar das crianças sobre o trabalho docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIMA, J. M. ; Leal, T. F. . AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A PERSPECTIVA DE CRIANÇAS: O QUE ELAS DIZEM SOBRE A PRÁTICA DOCENTE?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVEIRA, R. C. ; SILVA, T. T. ; SILVA, S. C. O. ; LIMA, J. M. . REFLEXÕES SOBRE AS ORIENTAÇÕES DE LEITURA DA PROPOSTA CURRICULAR DE OLINDA: RELACIONANDO COM O DISCURSO DOCENTE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LIMA, J. M. ; L, Ferraz Telma . A aula como objeto de análise: princípios didáticos em discussão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIMA, J. M. ; Leal, T. F. . OS CRITÉRIOS ADOTADOS POR CRIANÇAS PARA AVALIAR SUAS PROFESSORAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LIMA, J. M. ; Leal, T. F. . AVALIAÇÃO: DIFERENTES FINALIDADES, DIFERENTES AGENTES.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
LIMA, J. M. . O QUE OS ALUNOS E PROFESSORA PENSAM DAS LEITURAS DE REPORTAGEM EM SALA DE AULA?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
LIMA, J. M. ; L, Ferraz Telma . O olhar de crianças sobre uma sequência didática.... 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LIMA, J. M. . Pôster: Receitas Culinárias . 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
LIMA, J. M. . Jogo: Dominó de rimas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
LIMA, J. M. . Jogo: Dominó R & RR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
LIMA, J. M. . Jogo Trilhixo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, J. M. ; Leal, T. F. . Planejar para integrar saberes e experiências. Brasília: Ministério da Educação, 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

2.
Leal, T. F. ; LIMA, J. M. . Projetos didáticos: compartilhando saberes, compartilhando responsabilidades. Brasília: Ministério da Educação, 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

3.
LIMA, J. M. ; Leal, T. F. ; TELES, Rosinalda . Sequência didática: sistematização e monitoramento das ações rumo a novas aprendizagens. Brasília: Ministério da Educação, 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

4.
Leal, T. F. ; LIMA, J. M. . Planejamento do ensino: princípios didáticos e modos de organização do trabalho pedagógico. Brasília: Ministério da Educação, 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

5.
Leal, T. F. ; LIMA, J. M. . Rotina na alfabetização: integrando diferentes componentes curriculares. Brasília: Ministério da Educação, 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

6.
Leal, T. F. ; LIMA, J. M. . Materiais didáticos no ciclo de alfabetização. Brasília: Ministério da Educação, 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

7.
SILVA, J. N. ; Leal, T. F. ; LIMA, J. M. . Diferentes realidades, diferentes modos de organização: o planejamento escolar. Brasília: Ministério da Educação, 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

8.
Leal, T. F. ; LIMA, J. M. ; SILVA, J. N. . A rotina na alfabetização: os diferentes espaços de aprendizagem. Brasília: Ministério da Educação, 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

9.
Leal, T. F. ; LIMA, J. M. ; SILVA, J. N. . Materiais didáticos no ciclo de alfabetização. Brasília: Ministério da Educação, 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

10.
Leal, T. F. ; LIMA, J. M. ; MESQUITA, R. . Projetos didáticos: ações para aprender conceitos e para viver o campo. Brasília: Ministério da Educação, 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

11.
LIMA, J. M. ; Leal, T. F. ; MESQUITA, R. . Sequência dicaidática: do macro ao micro da ação didática. Brasília: Ministério da Educação, 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIMA, J. M. . VI Seminário De Estudos em Educação e Linguagem. 2014.

2.
LIMA, J. M. . PROCESSO DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE OBRAS COMPLEMENTARES - PNLD 2013. 2012.

3.
LIMA, J. M. . Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa: o trabalho com os gêneros textuais na sala de aula. 2012.

4.
LIMA, J. M. . Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa: concepções e princípios. 2012.

5.
LIMA, J. M. . Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa: planejamento escolar: alfabetização e enino de língua portuguesa. 2012.

6.
LIMA, J. M. . Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa: planejando a alfabetização; integrando diferentes áreas do conhecimento: projetos didáticos e sequências didáticas. 2012.

7.
Leal, T. F. ; LIMA, J. M. . Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa: currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem. 2012.

8.
LIMA, J. M. . Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa:a heterogeneidade em sala de aula e os direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização. 2012.

9.
Leal, T. F. ; LIMA, J. M. . Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa:currículo inclusivo: o direito de ser alfabetizado. 2012.

10.
LIMA, J. M. . Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa: alfabetização em foco: projetos didáticos e sequências didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares. 2012.

11.
LIMA, J. M. ; Leal, T. F. . Caderno de educação especial: a alfabetização de crianças com deficiência: uma proposta inclusiva. 2012.

12.
LIMA, J. M. . PROCESSO DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE OBRAS DE APOIO PEDAGÓGICO DESTINADAS A DOCENTES PARA O PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA PNBE DO PROFESSOR 2010. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
CABRAL, A. C. S. P. ; Albuquerque, E. B. C. ; PEDROSA, I. S. ; LIMA, J. M. ; Leal, T. F. ; PIMENTEL, L. ; PESSSOA, A. C. R. G. . PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LIMA, J. M. . PLANEJAMENTO DE ENSINO E TEMAS ESPECÍFICOS NA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LIMA, J. M. ; Leal, T. F. . PNAIC - UNIDADE 2 - ANO 3. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernos de formação de professores).

4.
LIMA, J. M. ; Leal, T. F. . PNAIC - UNIDADE 6 - ANO 2. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernos de formação de professores).

5.
LIMA, J. M. . PNAIC - INSTRUMENTOS AVALIATIVOS. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrumentos de Avaliação diagnóstica).

6.
LIMA, J. M. ; Leal, T. F. ; PESSSOA, A. C. R. G. . PNAIC - Jogos de alfabetização - educação especial. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogos de alfabetização).

7.
LIMA, J. M. ; Leal, T. F. . PNAIC - CAMPO UNIDADE 2. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - cadernos de Formação de professores).

8.
LIMA, J. M. ; Leal, T. F. . PNAIC - CAMPO UNIDADE 6. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Formação continuada de professores).

9.
LIMA, J. M. . Formação continuada de professores do CE, no âmbito do Plano de Ações Articuladas - PAR. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
LIMA, J. M. . Formação Continuada de professores SE, no âmbito do Plano de Ações Articuladas - PAR. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
LIMA, J. M. . Ensino de língua portuguesa: o planejamento nas séries iniciais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
LIMA, J. M. ; BARBOSA, M. X. . Jogos de alfabetização: possibilidades de aprendizagem. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
LIMA, J. M. . Leitura e produção de textos acadêmicos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
LIMA, J. M. . Leitura e produção de textos na alfabetização - CE. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
LIMA, J. M. . Leitura e produção de textos na alfabetização - SE. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
LIMA, J. M. . Ensino Fundamental de nove anos: reflexões sobre a leitura e produção de textos na alfabetização. 2010. (Pelestra).

17.
LIMA, J. M. . Seminário de Formação Continuada dos cursos PAR no RS. 2010. (Coordenadora de cominicação oral).

18.
LIMA, J. M. ; BRANDAO, A. C. P. . O fazer pedagógico na Educação infantil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
LIMA, J. M. ; BARBOSA, M. X. . Alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva de letramento. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
LIMA, J. M. . Sequências didáticas de alfabetização. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
LIMA, J. M. . Sequência didática na Alfabetização em Camaragibe. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
LIMA, J. M. ; Leal, T. F. ; Albuquerque, E. B. C. . Jogos de alfabetização. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual didáticos de Jogos de Alfabetização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LIMA, J. M.. Participação em banca de MÔNICA MARIA PEREIRA. REFLEXÕES SOBRE LEITURA NA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE LAGOA DE ITAENGA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA EDUCACIONAL) - Faculdade Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, J. M.; Leal, T. F.; A, E.B. C.. Participação em banca de Amanda Kelly Ferreira.De qual livro gosto mais? A recepção dos livros do PNLD - Obras complementares por crianças. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
LIMA, J. M.; AGUIAR, D. C.. Participação em banca de ELIZETE SILVA NEGRÃO.A CULTURA DA PARTILHA, UMA ALTERNATIVA AO TERCEIRO SETOR: O CASO DA ESCOLA SANTA MARIA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM. 2014. (Seminário).

2.
VI SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM.Projetos e sequências didáticas na escola. 2014. (Seminário).

3.
I CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO. 2013. (Congresso).

4.
II SIHELE - SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DA LEITURA E ESCRITA. 2013. (Seminário).

5.
XXI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE. 2013. (Encontro).

6.
18º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. MINICURSO? Leitura, escrita e autoria nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2012. (Congresso).

7.
ENCONTRO REGIONAL SAS. 2012. (Encontro).

8.
34ª Reunião ANPED. 2011. (Congresso).

9.
34ª Reunião ANPED - Minicurso: Teorias de alfabetização. Minicurso: Teorias de alfabetização. 2011. (Congresso).

10.
V SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM. 2011. (Seminário).

11.
XX EPENN. 2011. (Encontro).

12.
Seminário Educação e linguagem: pesquisa em debate. 2010. (Seminário).

13.
XV ENDIPE. 2010. (Encontro).

14.
19º EPENN.Avaliação da aprendizagem sob diferentes perspectivas teóricas. 2009. (Encontro).

15.
VI Congresso Internacional em Educação. 2008. (Congresso).

16.
IV Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2008. (Seminário).

17.
Oficina: Gêneros orais: existe espaço para eles na sala de aula?. 2008. (Oficina).

18.
Palestra: Modelos teóricos e prática pedagógica. 2008. (Outra).

19.
Palestra: Cultura escrita e letramentos. 2008. (Outra).

20.
Fórum SM de Educação - A escola que faz sentido: chaves para transformar o mundo. 2008. (Outra).

21.
III Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2007. (Seminário).

22.
PROJETOS DIDÁTICOS: TEXTOS PARA ALÉM DA SALA DE AULA. 2007. (Oficina).

23.
Palestra: "Alfabetização: além da concepção alfabética". 2007. (Outra).

24.
Gestão e Financiamento da Educação: Um olhar a Partir do Pedagogo. 2006. (Seminário).

25.
Contos do mundo: formando contadores de histórias. 2006. (Oficina).

26.
XIII ENDIPE. 2006. (Encontro).

27.
XIII ENDIPE. 2006. (Encontro).

28.
XIII ENDIPE. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, J. M. . VI Seminário De Estudos em Educação e Linguagem. 2014. (Congresso).

2.
LIMA, J. M. . XXI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE. 2013. (Congresso).

3.
L, Ferraz Telma ; LIMA, J. M. ; PESSSOA, A. C. R. G. ; PEDROSA, I. S. . V Seminário de Estudos em educação e Linguegem. 2011. (Outro).

4.
LIMA, J. M. ; Leal, T. F. . Avaliação e planejamento na alfabetização. 2011. (Outro).

5.
LIMA, J. M. . Seminário- Educação e Linguagem: pesquisa em debate. 2010. (Outro).

6.
LIMA, J. M. . EXPOSIÇÃO DE JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO. 2009. (Exposição).

7.
LIMA, J. M. . Projeto de Formação Continuada dos Professores de Camaragibe. 2009. (Outro).

8.
LIMA, J. M. . IV Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2008. (Outro).

9.
LIMA, J. M. . Jogos para alfabetizar. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANA LÚCIA DA SILVA. Ludicidade no processo do ensino e aprendizagem na educação infantil. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Faculdade Santa Catarina. Orientador: Juliana de Melo Lima.

2.
LENICE LEITE DE MACEDO. A PRÁTICA DE LEITURA COMO PROCESSO DE DESCOBERTA DA REALIDADE. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Faculdade Santa Catarina. Orientador: Juliana de Melo Lima.

3.
ZÉLIA TAVARES NERY DA SILVA. A PRÁTICA DA ESCRITA NO TERCEIRO AN DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL 1º DE MAIO NA CIDADE DE SÃO CAETANO - PE. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Faculdade Santa Catarina. Orientador: Juliana de Melo Lima.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pollyana Patrícia Santos Silva. Concepções de alfabetização de professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental: um estudo e caso numa escola particular do Recife. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Juliana de Melo Lima.



Outras informações relevantes


Aprovada no Concurso Público para Professor em Educação I, realizado pela Prefeitura da Cidade do Recife - 2012.

Autora do capítulo: Didática do ensino da língua em uma perspectiva sociointeracionista: doas autores às crianças, a ser publicado no livro Currículo e avaliação no ensino fundamental de nove anos (prelo), organizado pelo CEEL. - 2012



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 01/11/2014 às 9:46:29