Maria Nazaré Mota de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0826619578019385
  • Última atualização do currículo em 17/04/2018


Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (1976), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996), doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2007) e pós-doutorado em Estudos Literários pela UFMG. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia, com atuação no Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural - PÓS-CRÍTICA. Pesquisadora associada da Universidade Estadual de Campinas, é colaboradora do ICEAFRO: Educação para a Igualdade Racial e de Gênero. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, voltada para os seguintes temas: formação de professores/as, identidade étnico-racial e de gênero, literatura e letramento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Nazaré Mota de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, M. N. M.;LIMA, Maria Nazaré Mota;LIMA, Maria Nazaré

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação.
BR Alagoinhas - Salvador Km 03
40000-000 - Alagoinhas, BA - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Letras e Lingüística.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Identidades e Cultura Afro-Brasileira: a formação de professoras na escola e na universidade, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Iracema Luísa de Sousa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Discurso e Poder; Formação de Professoras; Identidade Étnico-racial.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
1992 - 1996
Mestrado em Educação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: A Produção de Textos na Escola sob a Ótica do Aluno e do Professor,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Jandira Ribeiro.
1986 - 1986
Especialização em Educação de Adultos e Ensino à Distância.
University of British Columbia, UBC, Canadá.
Título: As tecnologias educacionais na alfabetização de jovens e adultos de classes populares.
Orientador: Maria Amélia Azevedo Goldberg.
1980 - 1980
Especialização em Administração e DRH.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Funcionamento e Normatização em Núcleos de Recursos Humanos: um estudo de caso.
Orientador: Neide Santos.
1972 - 1976
Graduação em Letras Vernáculas.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2006 - 2006
Fórum Internacional Salvador, Filadélfia, Luanda. (Carga horária: 16h).
Secretaria Municipal de Educação de Salvador, SMEC, Brasil.
2004 - 2004
Linguagem, Diversidade Cultural e Ensino. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2004 - 2004
Seminário Nacional de Educação e Cultura Afro-Bras. (Carga horária: 30h).
Casa de Cultura da Mulher Negra, CCMN, Brasil.
2002 - 2002
Fórum Nacional Diversidade na Universidade. (Carga horária: 32h).
Secretaria de Educação Média e Tecnológica, SEMT, Brasil.
2001 - 2001
Seminário do Núcleo de Estudos da Análise do Discu. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2001 - 2001
FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1994 - 1994
I Congresso Internacional de Linguística.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1994 - 1994
Análise do discurso de sala de aula. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1986 - 1986
Curriculum and Instructional Studies.
University of British Columbia, UBC, Canadá.
1986 - 1986
Programa de Educação de Adultos e ensino à Distânc. (Carga horária: 920h).
Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, IRDEB, Brasil.
1967 - 1969
Professor Primário.
Colégio Estadual Costa e Silva, CECS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora


Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
II Curso de Especialização em Literatura Brasileira

Atividades

01/2002 - 01/2002
Ensino, Literatura Brasileira, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Leitura: o Livro e o Leitor
01/1996 - 01/1996
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociolingüística

Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Cursos de Espacialização


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40

Atividades

03/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação Campus II, .


CEAFRO: Educação e Profissionalização para Igualdade Racial e de Gênero, CEAFRO/CEAO/UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Adjunta de Projetos, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora
Outras informações
Mapeamento das Iniciativas de Promoção da Equidade Racial no Nordeste

Atividades

05/1995 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , CEAFRO: Educação e Profissionalização para Igualdade Racial e de Gênero - B, CEAFRO: Educação e Profissionalização para Igualdade Racial e de Gênero - B.

Atividade realizada
Coordenação de Projetos Educacionais Em Raça\Gênero.


Linhas de pesquisa


1.
Letramento, Identidades e Formação de Professores


Projetos de pesquisa


2015 - 2015
Para compreender (auto)representações de negros/as em narrativas contemporâneas.
Descrição: A pesquisa ?Para compreender (auto)representações de negros/as em narrativas contemporâneas?, com apoio do Conselho Nacional Científico e Tecnológico (CNPq), foi desenvolvida entre fevereiro e julho de 2015, junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e teve como propósito principal produzir uma reflexão sobre hegemonias e contrahegemonias na produção de conhecimento, a partir de narrativas contemporâneas. Escolhi, como foco de análise, o Conexões de Saberes da Ufba, considerando narrativas produzidas no programa que tensionam uma lógica ocidental, universalista, dicotômica e excludente, com base em etnométodos gerados na experiência e tomando também o programa enquanto narrativa, por seu potencial de crítica e transformação, na medida em que, sobretudo por intermédio da formação de jovens negros/as, desestabiliza uma perspectiva hegemônica e investe em epistemologias emancipadoras. Para isso, me apoiei na discussão dos conceitos de colonialidade do poder/saber, racismo institucional, racismo epistêmico, interculturalidade, com base em autores/as latino-americanos que defendem e se filiam à abordagem ?decolonial? e outros cujas produções se relacionam à educação antirracismo e a linguagens, na interseccionalidade de raça-gênero. O presente projeto de pesquisa, em nível de pós-doutoramento, tem três objetivos bem precisos:a) Discutir conceitos prevalentes em textos de autores situados fora do eixo hegemônico de produção de conhecimento. b) Analisar (auto)representações de negros em narrativas contemporâneas. c) Refletir sobre o papel das linguagens na afirmação de identidades e culturas negras em contextos escolares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Maria Nazaré Mota de Lima - Coordenador / REINALDO MARTINIANO MARQUES - Integrante.
2010 - Atual
Relacionando Identidades e Formação de Professores/as
Descrição: O projeto investiga a relação entre identidades e formação de professores/as, no intuito de contribuir na discussão sobre educação das relações étnico-raciais na interseção com outras dimensões identitárias. Acompanha avanços e retrocessos ocorrentes no processo de implementação da Lei 10.639/03 e atenta para a importância da formação de professores/as na área, pressupondo identidades, seja de professores/as, seja de estudantes da educação básica. Enfoca dimensões relacionais das problemáticas que emergem das narrativas desses sujeitos, assim como o papel da Universidade na formação inicial, visando à efetivação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, alterada pelas leis 10.639/03 e 11.645/08. A proposta leva em conta que formar professores/as nesta perspectiva implica apreender conceitos e, principalmente, ressignificar posturas e atitudes, assim como redefinir concepções, valores, práticas já cristalizadas e naturalizadas, pelos sujeitos em formação e pela sociedade. Aborda a face racista da sociedade brasileira, enfatizando medidas legais e políticas públicas educacionais que visam desconstruir esse modelo, a partir da escola e da relação ensino-aprendizagem. Situando aspectos de natureza conceitual, mas também subjetiva, o projeto explora aspectos que caracterizam esta formação, questiona metodologias utilizadas e aponta como a constituição de vínculos, a memória, a dimensão individual e institucional impactam a formação e também a posterior abordagem da temática no currículo e na sala de aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Maria Nazaré Mota de Lima - Coordenador.
2007 - 2015
Formação de Professores\as: etnia, raça e intervenção social na educação
Descrição: Trata-se de um Projeto de Formação de Professores\as em educação das relações étnico-raciais, com oo objetivo de potencializar a história e a cultura afro-brasileira no currículo da escola básica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Maria Nazaré Mota de Lima - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Pontos de Interrogação: Revista de Crítica Cultural


Revisor de periódico


2011 - 2011
Periódico: A Cor das Letras (UEFS)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:2
FERREIRA, APARECIDA DE JESUS  Data: 10/04/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, M. N. M.2017LIMA, M. N. M.; MESSEDER, S. A. . As ambiguidades nos atos performativos dos rapazes negros estudantes: possibilidades para uma educação libertadora. Momento Diálogos em Educação, v. 26, p. 191, 2017.

2.
VALE, MAÍSA MARIA2015VALE, MAÍSA MARIA ; LIMA, Maria Nazaré . A QUEM PODE SER ATRIBUÍDO O STATUS DE SUJEITO DO CONHECIMENTO? DESAFIOS PARA O DEBATE TEÓRICO-CRÍTICO FEMINISTA SOBRE GÊNERO. Caderno Espaço Feminino (Online), v. 28, p. 122-148, 2015.

3.
LIMA, M. N. M.2015LIMA, M. N. M.; Oliveira, Dayse Sacramento de . Por que elas e não outras? Algumas histórias sobre adolescentes negras em privação de liberdade na FUNDAC. Pontos de Interrogação: Revista de Crítica Cultural, v. 5, p. 87-98, 2015.

4.
SANTOS, J. P.2014SANTOS, J. P. ; LIMA, Maria Nazaré Mota . EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: TRAJETÓRIAS HISTÓRICAS E MOMENTO ATUAL NO BRASIL E NA BAHIA. Pontos de Interrogação: Revista de Crítica Cultural, v. 4, p. 147-160, 2014.

5.
LIMA, M. N. M.2012LIMA, M. N. M.; SANTOS, C. B. . A prática lexicográfica na formação do professor indígena. Pontos de Interrogação, v. 2, p. 50-63, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, O. M. (Org.) ; LIMA, Maria Nazaré Mota (Org.) . Devir Negro: por democracia e cidadania cultural do Brasil. 1. ed. Salvador: Eduneb, 2016. v. 1. 241p .

2.
LIMA, M. N. M.. Relações étnico-raciais na escola: o papel das linguagens. 1. ed. SALVADOR: EDUNEB, 2016.

3.
LIMA, M. N. M.. Escola Plural: a diversidade está na sala Formação de Professores/as em História e Cultura Afro-brasileira e Africana. 3. ed. Cortez, 2012.

4.
LIMA, M. N. M.; SANTOS, C. B. (Org.) . Linguagens, identidades e letramentos, dossiê do vol. 2, n.2 da Revista Pontos de Interrogação. 2. ed. Alagoinhas: Fábrica de Letras, 2012. v. 1. 245p .

5.
LIMA, M. N. M.; WALTER, R. (Org.) ; QUEIROZ, Amarino (Org.) . Literatura, cultura e memória negra - tema de A cor das Letras. 12. ed. Feira de Santana: UEFS, 2011.

6.
LIMA, M. N. M.. ? Literatura Afro-brasileira. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.

7.
LIMA, M. N. M.. Escola Plural: a diversidade está na sala Formação de Professores/as em História e Cultura Afro-brasileira e Africana. 2. ed. Cortez, 2006.

8.
LIMA, M. N. M.. Escola Plural: a diversidade está na sala: Formação de Professoras em História e Cultura Afro-brasileira e Africana. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, M. N. M.. AÇÕES AFIRMATIVAS NO CONEXÕES/UFBA: ENTRE CONFLITOS E DIÁLOGOS INTERCULTURAIS. In: SANTOS, OSMAR MOREIRA. (Org.). ARQUIVOS, TESTEMUNHOS E POBREZA NO BRASIL. 1ed.SALVADOR: EDUNEB, 2016, v. , p. 05-218.

2.
LIMA, M. N. M.; SOUZA, A. L. S. . HISTÓRIAS DE LEITURA EM CONEXÕES DE SABERES. In: SANTOS, O. M.; LIMA, M.N.M.. (Org.). Devir Negro: por democracia e cidadania cultural do Brasil. 1ed.Salvador: Eduneb, 2016, v. 1, p. 143-167.

3.
SANTOS, O. M. ; LIMA, M. N. M. . O pretume e seus vagalumes. In: SANTOS, O. M.; LIMA, M.N.M.. (Org.). Devir negro: por democracia e cidadania cultural do Brasil. 1ed.Salvador: Eduneb, 2016, v. 1, p. 4-26.

4.
LIMA, M. N. M.. Identidades étnico-raciais na educação básica: razões e fundamentos da prática na escola. In: Áurea da Silva Pereira, Marcos Antonio Maia Vilela. (Org.). Letramentos no estágio supervisionado e formação de professores. 1ªed.Salvador: EDUNEB, 2013, v. 100, p. 393-409.

5.
LIMA, M. N. M.. Por que e como Formar Professores(as) em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. In: Maria Nazaré Mota de Lima. (Org.). Escola Plural: a diversidade está na sala Formação de Professores/as em História e Cultura Afro-brasileira e Africana. 3ed.: Cortez, 2012, v. , p. 19-32.

6.
LIMA, M. N. M.. ? Sobressaltos na Flor da idade: expectativas sobre a inserção de jovens negros e negras no mercado de trabalho em Salvador. In: Maria Lúcia Santana Braga Braga, Edileuza Penha de Souza, Ana Flávia Magalhães Pinto. (Org.). Dimensões da inclusão no ensino médio: mercado de trabalho, religiosidade e educação quilombola. Brasília: MEC/SECAD, 2006, v. , p. -.

7.
LIMA, M. N. M.. Por que e como Formar Professores(as) em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. In: Maria Nazaré Mota de Lima. (Org.). Escola Plural: a diversidade está na sala Formação de Professores/as em História e Cultura Afro-brasileira e Africana. 2ed.: Cortez, 2006, v. , p. 14-26.

8.
LIMA, M. N. M.. ? Por que e como formar professores\as em história e cultura afro-brasileira e africana. In: Maria Nazaré Mota de Lima. (Org.). Escola Plural: a diversidade está na sala: Formação de Professoras em História e Cultura Afro-brasileira e Africana.. 1ed.São Paulo: Cortez, 2005, v. 1, p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LIMA, M. N. M.. Pode o Negro Falar?. Heterotopia, Alagoinhas, p. 12 - 12, 04 dez. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, M. N. M.. Leitura e escrita de professoras negras: uma experiência intercultural para uma educação antirracismo. In: XII CONLAB- CONGRESSO LUSO AFRO-BRASILEIRO, 2015, LISBOA - PORTUGAL. Livro de Atas do 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa 2015., 2015. v. 01. p. 04-10889.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, M. N. M.. Por que e como formar professores\as em Pluralidade Cultural. In: XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 2003, São Cristovão. XVI EPENN. São Cristovão: UFS, 2003. v. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
LIMA, M. N. M.; VALE, M. M. . A QUEM PODE SER ATRIBUÍDO O STATUS DE SUJEITO DO CONHECIMENTO? Desafios para o debate teórico-crítico feminista sobre gênero. Caderno Espaço Feminino (UFU), 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, M. N. M. ; LIMA, Maria Nazaré . Relações Raciais e a Produção do Conhecimento na Interseção com Gênero e Sexualidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LIMA, M. N. M.. Educação para Relações Étnico-raciais e Currículo Escolar: um diálogo possível. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LIMA, M. N. M.; CESAR, A. L. . A Dimensão Política do Fazer Docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LIMA, M. N. M.. Identidades e Cultura Afro-Brasileira na Formação de Professores/as e na Gestão Educacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LIMA, M. N. M.. Leitura e escrita de professoras negras: uma experiência intercultural para uma educação antirracismo?.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LIMA, M. N. M.. Trilhando novos rumos para a pluralidade e as diferenças. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LIMA, M. N. M.. Literatura afro-brasileira e políticas públicas antirracismo na educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
LIMA, M. N. M.; José Henrique Freitas ; FILHO . AFRO-RIZOMAS: LITERATURAS AFRO-BRASILEIRA E AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
LIMA, M. N. M.; SANTOS, Cosme Batista dos . LETRAMENTO E IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
FREITAS, Henrique ; LIMA, M. N. M. ; PATAXÓ, Anari ; PITOMBO, Nildon Carlos Santos . Raça/gênero, sexualidades e formação de professores/as;. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, M. N. M.; OLIVEIRA, M. A. . Apresentação Revista Pontos de Interrogação: Leituras e identidades negras: narrativas, histórias, memórias de Interrogação. Alagoinhas: Fabrica de Letras, 2015 (Revista Pontos de Interrogação).

2.
OLIVEIRA, M. A. ; LIMA, M. N. M. . Entrevista com Profa. Dra. Denise Maria Botelho. Alagoinhas: Fábrica de Letras, 2015 (Entrevista).

3.
LIMA, M. N. M.. MOITA, lopes Paula da. Identidades fragmentadas: a construção de raça, gênero e sexualidade na sala de aula.. ANPOLL, 2004 (Resenha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LIMA, M. N. M.. I Oficina Implementando a Lei 10.639/03 na região do semi-árido brasileiro - Iniciativas de combate ao racismo na educação. 2008.

2.
LIMA, M. N. M.. Planejamento Estratégico do CDCN\Ba. 2008.

3.
LIMA, M. N. M.. Programa de Formação em Magistério Indígena - Linguagens. 2001.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, M. N. M.; SANTOS, C. B. . Entrevista com Ângela Kleiman. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
JESUS, J. S. ; LIMA, M. N. M. . Utofauti. 2011; Tema: Linguagens e Diversidade Étnico Racial. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, M. N. M.. RELATÓRIO TÉCNICO DE ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL. 2015. (Relatório de pesquisa).

2.
LIMA, M. N. M.. Conexões de Saberes. 2008. (Projeto de permanência de Estudantes Cotistas na Universidade).

3.
LIMA, M. N. M.; MAGALHAES NETO, P. D. . Curso Construindo um Projeto Pedagógico: Usos da Linguagem e Diversidade Étnico-Racial. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
LIMA, M. N. M.. Inclusão da dimensão racial no Planejamento Estratégico das Organizações voltadas para a garantia de direitos de mulheres, crianças, adolescentes e juventude. 2007. .

5.
LIMA, M. N. M.. Identidades e Cultura Afro-Brasielira: a Formação de Professoras na Escola e na Universidade. 2007. (Relatório de pesquisa).

6.
LIMA, M. N. M.. Igualdade das Relações Étnico-Raciais na Escola: possibilidades e desafios para a implementação da Lei 10.639\2003. 2007. (Coordenação Estadual de Pesquisa).

7.
LIMA, M. N. M.. Trnsculturalidade, Linguagem e Educação. 2007. (Vice-Coordenação de GT).

8.
LIMA, M. N. M.. Expectativas de Inserção de Jovens Negros e Negras no Ensino Médio. 2006. (Relatório de pesquisa).

9.
LIMA, M. N. M.. Curso Preparatório para o Exame de Certificação Ocupacional de Professores Alfabetizadores. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
LIMA, M. N. M.. Curso Preparatório para o Exame de Cerificação de Professores Alfabetizadores. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
LIMA, M. N. M.. Leitura: o livro e o leitor. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
LIMA, M. N. M.. Leitura: o livro e o leitor. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
LIMA, M. N. M.. Inclusão da Dimensão Racial no Planejamento Estratágico de Org. Voltadas para o Enfrentamento do trabalho Doméstico de crianças Trabalhadoras Domésticas e pela Garantia de Direitos da Adolescente trabalhadora Doméstica. 2001. .

14.
LIMA, M. N. M.. Sócio-linguística. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
LIMA, M. N. M.. A Produção de Textos na Escola sob a Ótica do professor e do Aluno. 1996. (Relatório de pesquisa).

16.
LIMA, M. N. M.. Língua Portuguesa. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
LIMA, M. N. M.. Sociolinguística. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
LIMA, M. N. M.. Curso de Sociolingüística. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
LIMA, M. N. M.. O texto numa abordagem sócio-construtivista. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
LIMA, M. N. M.. II Jornada de Atualização Pedagógica. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
LIMA, M. N. M.. Atualização Pedagógica/ Português- Redação. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
LIMA, M. N. M.. Seminário Encontro Pedagógico. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
LIMA, M. N. M.. Seminário Encontro Pedagógico. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
LIMA, M. N. M.. Encontro Pedagógico. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
LIMA, M. N. M.. Curso de Reciclagem Técnica para secretária- Módulo COMUNICAÇÃO. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SANTOS, A. A.; SILVA, S. B. B.; SOUZA, A. L. S.; LIMA, M. N. M.; LIMA, M. N. M.. Participação em banca de LUZIMEIRE CARVALHO PEREIRA. O HIP-HOP COMO ESTRATÉGIA DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2016.

2.
LIMA, M. N. M.; SANTOS, Cosme Batista dos; Suzane Lima Costa. Participação em banca de Kátia Maria Rodrigues Gomes. Práticas de escrita das professoras Truká na ilha da Assunção. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
MOTA, K. M. S.; LIMA, M. N. M.; SILVA, A. P. G.. Participação em banca de Andreia Vieira da Conceição. Diálogos e Silenciamentos Interculturais em uma turma de Educação de Jovens e Adultos no Terreiro Mokambo, em Salvador, Ba. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
LIMA, M. N. M.; SANTOS, C. B.; Suzane Lima Costa. Participação em banca de Jucimar Pereira dos Santos. Leituras e leitores: as práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
LIMA, M. N. M.; MESSEDER, S. A.. Participação em banca de Jandira Dantas dos Santos. Práticas homofóbicas: uma realidade no cotidiano escolar. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
CESAR, A. L.; LIMA, M. N. M.; CARVALHO, M. R. G.. Participação em banca de Arissana Braz Bonfim de Souza. Arte e identidade: adornos corporais Pataxó. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos) - Universidade Federal da Bahia.

7.
LIMA, M. N. M.; Alves, A. L.; LIMA, M. B.. Participação em banca de Táissa Fernanda de Oliveira Silva. A dimensão étnico-racial na formação inicial de professores/as: algumas reflexões a partir da licenciatura em letras da UNEB. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
CAMARGO, F. P.; LIMA, M. N. M.; MOREIRA, J. S. P.. Participação em banca de Raphaella Silva Pereira de Oliveira. Representação de sexualidades de mulheres negras na literatura de Alice Walker. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
LIMA, M. N. M.; Ferreira, M. C.; SIQUEIRA, S. M.. Participação em banca de Zenaide Maria Santos. As práticas socioculturais no currículo da educação de jovens e adultos em Alagoinhas. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

10.
LIMA, M. N. M.. Participação em banca de Ursula Nascimento de Souza Cunha. Formação de professores para o letramento digital: uma nova perspectiva de prática pedagógica. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

11.
LIMA, M. N. M.. Participação em banca de Murilo da Silva Neto. Professor e letramento no semi-árido baiano: a escola como espaço de construção de identidades.. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

12.
Ferreira, M. C.; Brito, M. C. E.; LIMA, M. N. M.. Participação em banca de Isabel Leslie Figueirêdo de Menezes Lima. Transtextualidades em Poesias Negras Diaspóricas, Usos esentidos na Educação Multicultural. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

13.
SANTOS, Cosme Batista dos; LIMA, M. N. M.; Borges, C. L. C.. Participação em banca de Murilo da Silva Neto. Práticas de Letramento na Educação de Surdos: Representação Docente sobre a Inclusão. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

14.
CESAR, A. L.; LIMA, M. N. M.; Simone Bueno Borges da Silva. Participação em banca de Elvina Perpétua Ramos de Almeida. Linguagem e Identidade Ètnica no Quilombo de Araça-Cariacá. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

15.
LIMA, M. N. M.; Lysie dos Reis Oliveira; Nádia Virgínia Borges Carneiro. Participação em banca de José Jorge dos Santos Almeida. Periódicos: Memória Visual das Páginas Policiais Jornal da Bahia - A Língua do Povo (1990 - 1993). 2010. Dissertação (Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

16.
Lysie dos Reis Oliveira; LIMA, M. N. M.; Nádia Virgínia Borges Carneiro. Participação em banca de José Jorge dos Santos Almeida. Periódicos: Memória Visual das Páginas Policiais Jornal da Bahia - A Língua do Povo (1990-1993). 2010. Dissertação (Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

17.
FIGUEIREDO, A. L. S.; LIMA, M. N. M.; Bacelar, Jeferson. Participação em banca de Nildes Costa Ribeiro Vieira. O bando de teatro Olodum: a questão étnica e racial da perspectiva afro. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos) - Universidade Federal da Bahia.

18.
FIGUEIREDO, A. L. S.; Bacelar, Jeferson; LIMA, M. N. M.. Participação em banca de Nildes Costa Ribeiro Vieira. Cabaré da rrrrraça: um espetáculo planfetário, didático e interativo. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos) - Universidade Federal da Bahia.

19.
LIMA, M. N. M.; NASCIMENTO, C. O. C.; ARAGAO, J. W.. Participação em banca de Marta Alencar dos Santos. Educação da Primeira Infância Negra em Salvador: Um Olhar Sobre as Políticas Educacionais. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

20.
LIMA, M. N. M.; SANTOS, J. T.; SOUZA, F. S.. Participação em banca de Cláudia Alexandra Silva Santos. O Presidente Negro - Literatura e Sociedade no Brasil do Início do Século XX. 2008. Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
Souza, I. L.; LIMA, M. N. M.; CESAR, A. L.; Suzane Lima Costa; Lopes, N. S.. Participação em banca de Leonarda Jacinto José Maria Menezes. O Letramento Bilíngue em Moçambique: Interferências das línguas bantu no português escrito de alunos da quarta e sétima classes do ensino básico bilíngue das zonas rurais dos distritos de Maquivale e Gurué, na Zambézia. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

2.
CESAR, A. L.; FIGUEIREDO, A. L. S.; LIMA, M. N. M.; Suzane Lima Costa; José Henrique Freitas. Participação em banca de Trezinha Oliveira Santos. "Só Agora eu Falo Alto": Reflexões Acerca de Raça, Linguagem e Gênero na Formação Docente em EJA. 2011. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

3.
CAVALCANTI, M. C.; LIMA, M. N. M.; Terezinha Maher; Moita Lopes, Luiz Paulo da; Rajagopalan, Kanavilil. Participação em banca de Rogeria Costa de Paula. ´Não quero ser branca, não, só quero ter um cabelo bom, cabelo bonito´ - Performances de corpos/cabelos de adolescentes negras em práticas informais de letramento. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
Kleiman, Ângela B.; ROJO, Roxane Helena Rodrigues; Pinto, A. L. G.; Barbosa L. M. A.; LIMA, M. N. M.. Participação em banca de Ana Lúcia Silva Souza. Letramentos de Reexistência: culturas e identidades no movimento hip-hop. 2009. Tese (Doutorado em doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
Muniz, D. M. S.; LIMA, M. N. M.. Participação em banca de Maria de Fátima Berenice da Cruz. Memórias de leituras literárias de jovens e adultos alagoinhenses. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

6.
CAVALCANTI, M. C.; MORI, A. H. C.; MENDES, J. R.; AZEVEDO, M. M. A.; LIMA, M. N. M.. Participação em banca de Maria Gorete Neto. As Representações dos Tapirapé Sobre sua Escola e as Línguas Faladas na Aldeia: Implicações Para a Formação de Professores. 2009. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
LIMA, M. N. M.; BORDAS, M. A. G.; GOMES, C. M. S.; BELTRAO, L. M. F.. Participação em banca de Maria de Fátima Berenice da Cruz. Memórias de Leituras Literárias de Jovens e Adultos Alagoinhenses. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
MOTA, K. M. S.; CANEN, A.; LIMA, M. N. M.. Participação em banca de Josinélia dos Santos Moreira. Educação Multicultural e Formação de Professores no Cenário da Educação de Jovens e Adultos. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
Souza, S. R.; LIMA, M. N. M.; Messeder, m. L. L.; Lima, M. C.. Participação em banca de Hugo Silva Caetano. Na Maré e na Escola: aspectos sobre a educação informal, formal e não formal na experiência de marisqueiras. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
LIMA, M. N. M.; SANTOS, C. B.; Suzane Lima Costa. Participação em banca de Jucimar Pereira dos Santos. Leituras e leitores: as práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
Garcia, P. C. S.; LIMA, M. N. M.; Alves, I. I. D.. Participação em banca de Raphaella Silva Pereira de Oliveira. Representação da Sexualidade das Mulheres Negras na Literatura de Alice Walker. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, M. N. M.. Participação em banca de Liliane Rodrigues de Santana.O tratamento dado à contribuição africana para o português brasileiro em livros didáticos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
Jailma Pedreira; LIMA, M. N. M.; Osmar Pedreira. Participação em banca de Sandra Freitas de Carvalho Cruz.Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Inhambupe: um canto a ser ouvido. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
LIMA, M. N. M.. Participação em banca de Roemeire Araújo Santos.A educação de crianças e adolescentes em situãção de risco: o caso da FUNDAC. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superor - Séries Iniciais) - Centro Universitário Jorge Amado.

4.
LIMA, M. N. M.. Participação em banca de Aldívia Costa e Cerize Gomes.O preconceito racial entre crianças de 2 a 6 anos nas classes escolares de escolas privadas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superor - Séries Iniciais) - Centro Universitário Jorge Amado.

5.
LIMA, M. N. M.. Participação em banca de Cristiana Bispo e Rita Ferraz.O racismo nas escolas: análise de aspectos comportamentais, convivência e relacionamento aluno-professor e aluno-aluno. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superor - Séries Iniciais) - Centro Universitário Jorge Amado.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
LIMA, M. N. M.. Leitura e Produção de Textos\Portugês Instrumental. 2007. Universidade do Estado da Bahia.

2.
LIMA, M. N. M.. Língua Portuguesa. 2001. Universidade do Estado da Bahia.

3.
LIMA, M. N. M.; Longo, Suzana. Lingüística. 1995. Universidade do Estado da Bahia.

4.
LIMA, M. N. M.; Rocha, M. G.; Souza, F. S.. Laboratório de Expressão Oral. 1988. Universidade do Estado da Bahia.

Concurso público
1.
LIMA, M. N. M.. Concurso Público para Professor Assistente/ Auxiliar. 1995. Universidade do Estado da Bahia.

Outras participações
1.
LIMA, M. N. M.; Alves, A. L.; Garcia, P. C. S.. Comissão de Avaliação de Credenciamento de Docentes. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

2.
LIMA, M. N. M.. Leitura e Produção de Texto / Português Instrumental. 2007. Universidade do Estado da Bahia.

3.
LIMA, M. N. M.. Seleção Pública para professor substituto. 2001. Universidade do Estado da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminários de Pesquisas CELC/Pós-LIT.Narrativas E Caminhadas no Conexões/UFBA: diálogos, conflitos e epistemologias. 2015. (Seminário).

2.
Seminários de Pesquisas CELC/PÓS-LIT. 2015. (Seminário).

3.
Diálogos Formativos - Educação em Direitos Humanos: combatendo o racismo, o sexismo e a homofobia na escola.Problematizando o racismo, sexismo e homofobia na escola. 2012. (Encontro).

4.
Diálogos Formativos - Educação em Direitos Humanos: combatendo o racismo, o sexismo e a homofobia na escola.Problematizando o racismo, sexismo e homofobia na escola. 2012. (Outra).

5.
II Colóquio de Prática Pedagógica e Estágio.Identidades Etnicos-Raciais na Educação Básica: razões e fundamentos da prática na escola. 2012. (Outra).

6.
III Seminário Nacional de Educação Inclusiva.Inclusão e Diferenças: Conceitos e Práticas. 2012. (Seminário).

7.
III Seminário Nacional de Educação Inclusiva.Educação e Cultura Afrodescendente. 2012. (Oficina).

8.
Indicadores de Qualidade da Educação - Relações Raciais.Indicadores de Qualidade da Educação - Relações Raciais. 2012. (Oficina).

9.
IV Seminário Interdisciplinar Cultura Afro-Brasileira e Indígena: algumas reflexões no contexto da formação docente.Questões Raciais: o papel da linguagem na escola e na sala de aula. 2012. (Seminário).

10.
Roda de Conversa: Conceição Evaristo e Escritoras de Alagoinhas.Conceição Evaristo e escritoras da região. 2012. (Encontro).

11.
Seminario de produção docente e discente do mestrado em Crítica Cultural.Identidades e Formação de Professores. 2012. (Seminário).

12.
XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Identidades e Cultura Afro-brasileira e Indígena. 2011. (Congresso).

13.
XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC. Literatura afro-brasileira e políticas públicas antirracismo na educação. 2011. (Congresso).

14.
Fórum Nacional de Crítica Cultural 2.Raça/gênero, sexualidades e formação de professores/as;. 2010. (Outra).

15.
I Congresso Internacional de Línguas e Literaturas Africanas e Afro-brasilidades. LETRAMENTO E IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA. 2010. (Congresso).

16.
II Semana de Abertura do Mestrado em Crítica Cultural.Novos conhecimentos, novas subjetividades: os estudos de gênero e suas intersecções. 2010. (Simpósio).

17.
O impacto do racismo na infância.O impacto do racismo na infância. 2010. (Encontro).

18.
XIII Seminário Interdisciplinar de Letras.Novos conhecimentos, novas subjetividades: os estudos de gênero e suas intersecções. 2010. (Seminário).

19.
XIV Seminário Interdisciplinar de Letras: Linguagens, culturas e identidades.Taça, Gênero e Desigualdades. 2010. (Seminário).

20.
II Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Educação. 2009. (Congresso).

21.
II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Educação. 2009. (Congresso).

22.
III Fórum Identidades e Alteridades: Educação, Diversidade e Questões de Gênero.Questões Étnico-raciais e de Gênero e Ações Afirmativas. 2009. (Outra).

23.
I Seminário de Formação de Professores/Formadores do Projovem campo Saberes da Terra. 2009. (Seminário).

24.
I Seminário Estadual de Formação de Professores do Projovem Campo - saberes da Terra.eixo: Identidade, Cultura, Gênero e Etnia. 2009. (Seminário).

25.
Plurilinguismo, Multiculturalismo e Educação.Palestra: Identidades e Cultura Afro-brasileira: a formação de professores na escola e na universidade. 2009. (Seminário).

26.
Seminário Estadual de Formação de Professores/Formadores do ProJovem Campo Saberes da Tera.Identidade, Cultura, Gênero e Etnia. 2009. (Seminário).

27.
Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades: educação, Movimentos Sociais, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos.Gênero, Auto-estima e Sexualidade. 2009. (Seminário).

28.
1º Encontro de Educação Básica da Região metropolitana de São Paulo sobre a Aplicação da Lei 10.639/03.Formação de Professoras em História e Cultura Afro-brasileira: a experiência do CEAFRO. 2008. (Encontro).

29.
Linguagem, Literatura e Ensino: utopias e identidades.A condição da mulher no contexto pós-colonial. 2008. (Outra).

30.
A lei 10.639 e a Promoção da Igualdade Racial.A lei 10.639 e a Promoção da Igualdade Racial. 2007. (Outra).

31.
Encontro Brasil - África: Línguas e Literaturas.Formação de Professoras: uma experiência no CEAFRO. 2007. (Seminário).

32.
Outras palavras - Formação de Professores de Escola Comunitária para implementação da Lei 10.639/03.Outras palavras - Formação de Professores de Escola Comunitária para implementação da Lei 10.639/03. 2007. (Outra).

33.
Segundo Seminário de Mulheres Negras da Zona Rural e Urbana de Vitória da Conquista.Mulheres Negras na Educação Anti-racismo. 2007. (Seminário).

34.
Semana de Letras: Interculturalidades.A lei 10.639 e a Promoção da Igualdade Racial. 2007. (Seminário).

35.
VIII Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Identidades e Cultura Afro-brasileira: formação de professoras na escola e na universidade. 2007. (Congresso).

36.
Congresso Internacional de Política Lingüísticas na América do Sul. Reflexões sobre a formação de professores\as em História e Cultura Afro-brasleira e Africana. 2006. (Congresso).

37.
Diversidade Cultural e Discriminação na Escola.Diversidade Cultural e Discriminação na Escola. 2006. (Outra).

38.
Gongresso Internacional de Política e Lingüística na América do Sul - CIPLA. Reflexões sobre a Formação de Professores\as em História e Cultura Afro-brasileira e Africana. 2006. (Congresso).

39.
II Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora. Trocas de Experiências ente Mulheres da África\Diáspora. 2006. (Congresso).

40.
I Seminário de Pesquisa e Extensão do NUPE/CMPUS XI.Pesquisa e Formação do Pedagogo: limites, desafios e possibilidade. 2006. (Seminário).

41.
15º InPLA - Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada.Cultura afro-brasileira no currículo: o que muda no ensino-aprendizagem e o cotidiano escolar de línguas no simpósio Transculturalidade, linguagem e o cotidiano escolar: alguns desafios. 2005. (Outra).

42.
II Encontro Nacional Negros, Negras e Educação. 2004. (Encontro).

43.
Minicurso: Linguagem, diversidade cultural e ensino. 2004. (Outra).

44.
Seminário Nacional de Educação e Cultura Afro-brasileira. 2004. (Seminário).

45.
Palestra Pluralidade Cultural.Palestra Pluralidade Cultural. 2003. (Outra).

46.
Seminário Inter-municipal de Gestão Escolar.Pluralidade Cultural. 2003. (Seminário).

47.
XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste. Por que e como formar professores\as em Pluralidade Cultural. 2003. (Congresso).

48.
I Fórum Nacional Diversidade na Universidade. 2002. (Outra).

49.
Fórum Mundial de Educação- A Educação no mundo Globalizado. 2001. (Outra).

50.
Seminário do Núcleo de Estudos da Análise do Discurso da UCSal. 2001. (Seminário).

51.
I Congresso Internacional da Associação Brasielira de Lingüística. Análise do Discurso de Sala de Aula. 1994. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENEZES, L. ; LIMA, M. N. M. ; KEATING, C. ; CESAR, A. L. . Coordenadora do Grupo de Trabalho Línguas, educação, (políticas de) reconhecimento. 2015. (Congresso).

2.
LIMA, M. N. M.; CESAR, A. L. ; KEATING, C. ; MENEZES, L. . Coordenadora do Grupo de Trabalho Línguas, Identidades e Hegemonia. 2015. (Congresso).

3.
LIMA, M. N. M.. Roda De Conversa: Conceição Evaristo e Escritoras de Alagoinhas e Região. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
João David Santos Liro. A inclusão do sujeito surdo no universo normativo da escrita em língua portuguesa: Obstáculos Linguísticos.. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
Olandiara de Aragão dos Santos. Eventos e práticas de letramento(s) no/do grupo de Samba de Roda Pisadinha do Pé Firme de Irará-Ba. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

3.
Dilcinéia dos Santos. Formação do professor na área da surdez ? um olhar para a educação inclusiva no município de Alagoinhas/Ba. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

4.
Paloma Santana Pereira. "Teu Cabelo Não Nega: Um Estudo sobre as Identidades Negras de Professoras no Ensino Superior. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Íris Delano Santos Araujo. ESTUDOS DE LETRAMENTOS E ABORGAGENS INTER/TRANSCULTURAIS. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
Tatiane Zilah De Castro. PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE LITERATURA NEGRA E FEMININA: mapeando pesquisas e repercussões crítico-culturais. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Jeanne Lopes Santana. CASAS DE FARINHA: ESPAÇO DE CULTURA, EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Maria Nazaré Mota de Lima.

2.
Selma Maria Batista de Oliveira. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GUANAMBI-BA. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Nazaré Mota de Lima.

3.
Jucimar Pereira dos Santos. Leituras e Leitores: as práticas de Leitura dos Professores Indígenas Kiriri Cantagalo. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Maria Nazaré Mota de Lima.

4.
Zenaide Maria Santos. As Práticas Socioculturais no Currículo da Educação de Jovens e Adultos em Alagoinhas. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Maria Nazaré Mota de Lima.

5.
Dayse Sacramento de Oliveira. POR QUE ELAS E NÃO OUTRAS? VOZES E OLHARES DE MENINAS NEGRAS EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA NA FUNDAC/CASE SALVADOR. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Nazaré Mota de Lima.

6.
Tássia Fernanda de Oliveira Silva. Currículo do curso de Letras da UNEB: reflexões sobre questões étnico-raciais. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Maria Nazaré Mota de Lima.

7.
ELISETE SANTANA DA CRUZ FRANÇA. HOMOSSEXUALIDADE: QUAL A SUA VISIBILIDADE NA CULTURA ESCOLAR?. 2010. Dissertação (Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Maria Nazaré Mota de Lima.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Daniela F. H. Correia. O lugar dos ritmos africanos nas aulas de educação artística. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Desigualdades Raciais) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Maria Nazaré Mota de Lima.

2.
Maria Luíza de Souza Santos. Retomadas do Território Kaimbé. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação para o Magistério Indígena na Bahia) - Secretaria da Educação do Estado da Ba. Orientador: Maria Nazaré Mota de Lima.

3.
Lucimar Maria de Lima. Professor Branco na Escola da Aldeia: um Desafio para a Coordenação Indígena. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação para o Magistério Indígena na Bahia) - Secretaria da Educação do Estado da Ba. Orientador: Maria Nazaré Mota de Lima.

4.
Nilson Ferreira da Conceição (Wirapuru Pataxó). As Matas da Nossa Aldeia Belas e Destruídas. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação para o Magistério Indígena na Bahia) - Secretaria da Educação do Estado da Ba. Orientador: Maria Nazaré Mota de Lima.

5.
Uelson Santana Braz. Geografia da Aldeia Barra Velha. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação para o Magistério Indígena na Bahia) - Secretaria da Educação do Estado da Ba. Orientador: Maria Nazaré Mota de Lima.

6.
Antonia Cruz do Amaral. Comportamento dos Jovens Tuxá Antes e Depois da Barragem de Itaparica. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação para o Magistério Indígena na Bahia) - Secretaria da Educação do Estado da Ba. Orientador: Maria Nazaré Mota de Lima.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniele Gonçalves. Reflexões sobre a Temática Étnico-racial no Programa de Formação de Professores Plataforma Freire. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Maria Nazaré Mota de Lima.

2.
Carla do Espírito Santo Xavier. As cores das negras da Chã: identidade, resistência e autoestima. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Maria Nazaré Mota de Lima.

3.
Lorena Priscila Faria Alves Ribeiro. Cotas: paliativo ou reparação para os afro-descendentes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Maria Nazaré Mota de Lima.

4.
Ana Paula Oliveira Costa. Rendimento escolar de meninos e meninas no ensino fundamental II: por que será que há diferenças?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Maria Nazaré Mota de Lima.

5.
Deborah Evelyn de Souza Santos. Representações da mulher negra na Revista Raça Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Maria Nazaré Mota de Lima.

6.
Daniele Gonçalves. Reparos em ?si?: possibilidades de mudança na relação étnicorracial no contexto da sala de aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Maria Nazaré Mota de Lima.

7.
LAISA FERNANDES DE JESUS. O IMPACTO DA LEI 10.639/03 E 11.645/08 NAS IDENTIDADES DE PROFESSORES/AS E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA REGIÃO DE ALAGOINHAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Maria Nazaré Mota de Lima.

8.
Tássia Fernanda de Oliveira Silva. Mulheres-negras-professoras: reflexões sobre identidades, discurso e escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Maria Nazaré Mota de Lima.

9.
Ana Paula Oliveira Costa. Entre o sucesso e o fracasso escolar no ensino fundamental: uma questão de gênero. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Maria Nazaré Mota de Lima.

10.
Maria Conceição Oliveira da Paz. A ideologia presente em charges: uma reflexão a partir da Análise do Discurso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Maria Nazaré Mota de Lima.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, M. N. M.. Leitura e escrita de professoras negras: uma experiência intercultural para uma educação antirracismo?.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Enquanto professora titular do mestrado em Crítica Cultural na Uneb, Campus II nos anos de 2009, 2010 e 2011 ministrei as seguintes disciplinas, CCult 155 ? HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA (45 h ? 03 C) e CCult 157 ? POLÍTICAS DA SUBJETIVIDADE (45 h ? 03 C). Sendo que História e Cultura Afro-brasileira e Africana lecionei por duas vezes com os professores Cosme Batista dos Santos e Murilo da Costa Ferreira, no segundo semestre de 2009; e, no segundo semestre de 2010 e 2011, junto a professora Maria Anória de Jesus Oliveira. Políticas da Subjetividade foi ministrada junto a professora Suely Aldir Messeder no primeiro semestre de 2010.
no Curso: LICENCIATURA INTERCULTURAL EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA - LICEEI, ministrei a disciplina: Linguagens, no período de: 27 a 31 de janeiro de 2012 ( em Teixeira de Freitas) e de 25 a 28 de março de 2012 ( em Paulo Afonso).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 8:49:02