Lucas da Silva Moreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4033536570935627
  • Última atualização do currículo em 19/01/2018


Possui Mestrado em Docência Para Educação Básica na UNESP - Bauru/SP. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2009). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho e Especialização em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2012) . Atualmente é Diretor do Núcleo Pedagógico - Diretoria de Ensino da Região de Botucatu - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Professor titular nos Cursos de Pedagogia, Letras e Psicologia do Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel - IMESSM, Professor de Estatística e Probabilidade na Faculdade Galileu. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucas da Silva Moreira
Nome em citações bibliográficas
MOREIRA, L. S.

Endereço


Endereço Profissional
Diretoria Regional de Ensino de Botucatu, Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.
Praça da Bandeira, s/n°
Centro
18600020 - Botucatu, SP - Brasil
Telefone: (14) 38113200
Ramal: 3210
URL da Homepage: debotucatu.edunet.sp.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado profissional em Docência para Educação Básica.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA PELA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: SUPERAÇÃO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS., Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: José Roberto Boettger Giardinetto.
Palavras-chave: interdisciplinaridade; Ensino da Matemática; Pedagogia Histórico-Crítica; Temas Político-sociais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2017
Especialização em andamento em Gestão da Educação Pública. (Carga Horária: 540h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2011 - 2012
Especialização em Matematica. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Conjuntos e Funções: Saber Matemático disponível para todos.
Orientador: Walter Camargo.
2016 - 2017
Graduação em Pedagogia.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2006 - 2009
Graduação em Matemática plena.
Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
A PHC e a Educação Matemát. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
Currículo +. (Carga horária: 40h).
Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo, EFAP, Brasil.
2013 - 2013
Formação de Formadores/Ação MGME - Curso 1. (Carga horária: 60h).
Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo, EFAP, Brasil.
2012 - 2013
Educação Matemática nos Anos Iniciais. (Carga horária: 240h).
Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo, EFAP, Brasil.
2012 - 2012
Disseminadores da Educação Fiscal. (Carga horária: 160h).
Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2011 - 2011
M@tMídias. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEE-SP, Brasil.


Atuação Profissional



INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL, IMESSM_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Outras informações
Lecionando nas disciplinas: História da Educação, Políticas Públicas, Estatística e Estatística educacional.


Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor do Núcleo Pedagógico, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica Matemática, Carga horária: 40
Outras informações
Encontra-se afastado na função de Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino Região de Botucatu desde 05/2012.


Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo, EFAP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20


Faculdade Galileu, GALILEU, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 8
Outras informações
Professor de Estatística e Probabilidade nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Administração.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MOREIRA, L. S.; GIARDINETTO, J. R. B. . A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA PELA PERSPECTIVA. In: KOBAYASHI, Maria do Carmo M.. CORTELA, Beatriz Salemme Corrêa; ROSSI, Fernanda; REIS, Márcia Lopes e CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho. (Org.). ANAIS do V CBE - Congresso Brasileiro de Educação - "Pesquisa e Formação de Professores: políticas e programas". 1ed.: , 2015, v. , p. 2175-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, L. S.; DIAS, M. S. ; GIARDINETTO, J. R. B. . A interdisciplinaridade no ensino da matemática pela perspectiva da pedagogia histórico-crítica: caracterização das contribuições da pesquisa para a área da educação matemática. In: III Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de aprendizagem do professor que ensina matemática, 2015, São Paulo. III Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de aprendizagem do professor que ensina matemática, 2015.

2.
BORDIGNON, F. ; SANTANA, V. F. ; MOREIRA, L. S. . A confiança dos alunos do ensino médio e a resolução de problemas de matemática. In: III Simpósio Nacional de Grupos colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina matemática., 2015, São Paulo. III Simpósio Nacional de Grupos colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina matemática., 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, L. S.; GIARDINETTO, J. R. B. . A Interdisciplinaridade no Ensino da Matemática pela perspectiva da Pedagogia histórico-crítica: superando a pedagogia de projetos. In: V Congresso Brasileiro de Educação. Pesquisa e Formação de Professores: políticas e programas, 2015, Bauru. V Congresso Brasileiro de Educação. Pesquisa e Formação de Professores: políticas e programas, 2015. p. 4709-4713.

Apresentações de Trabalho
1.
MOREIRA, L. S.; GIARDINETTO, J. R. B. . A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA PELA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MOREIRA, L. S.; GIARDINETTO, J. R. B. . Os Limites e as Contribuições da Interdisciplinaridade no Ensino da Matemática: Superando a Pedagogia de Projetos.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MOREIRA, L. S.; GIARDINETTO, J. R. B. . A interdisciplinaridade no ensino da matemática pela perspectiva da pedagogia histórico-crítica: superando a pedagogia de projetos.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BORDIGNON, F. ; SANTANA, V. F. ; MOREIRA, L. S. . A confiança dos alunos do ensino médio e a resolução de problemas de matemática de Krutestkii. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MOREIRA, L. S.; JASINEVICIUS, F. P. M. . Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MOREIRA, L. S.; DIAS, M. S. ; GIARDINETTO, J. R. B. . A interdisciplinaridade no ensino da matemática pela perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica: caracterização das contribuições da pesquisa para a área da educação matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOREIRA, L. S.; JASINEVICIUS, F. P. M. . Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FILLHO, E. A. B.; MOREIRA, L. S.. Participação em banca de Aline Chiquinato Parenti.A Educação na Alemanha durante a segunda guerra mundial: Uma educação remodelada pelo governo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.

2.
CHAGURI, M. A. L. P.; MOREIRA, L. S.. Participação em banca de Larissa Aparecida da Silva.Alfabetização: política e realidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.

3.
MOREIRA, L. S.; NEGRELLI, F. J. D.. Participação em banca de Amanda Macedo Moscatelli.Como trabalhar a matemáticana educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.

4.
MOREIRA, L. S.; MACEDO, E. R. O.. Participação em banca de Eliana Maria Afonso Ferreira.A Matemática como mediadora para o desenvolvimento do raciocínio lógico na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.

5.
MOREIRA, L. S.; CARDOSO, N. M.. Participação em banca de RAFAELA CAROLINA CASERTA CORRÊA.A importância do Letramento na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.

6.
MOREIRA, L. S.; CARDOSO, N. M.. Participação em banca de BRUNA BERNARDES DE ALMEIDA.A Utilização dos Jogos e de Materiais Didáticos no Ensino da Matemática na Educação Infantil e nas Séries Iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.

7.
MOREIRA, L. S.; CARDOSO, N. M.. Participação em banca de AMANDA MACEDO MOSCATELLI.A Matemática na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MOREIRA, L. S.. Comissão Examinadora - Agente Educacional - Cuidador de Crianças, Jovens, Adultos e Idosos.. 2014. Prefeitura Municipal de Bauru.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Estadual da Base Nacional Curricular Comum. 2016. (Seminário).

2.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática. A Interdisciplinaridade no Ensino da Matemática na Perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. 2016. (Congresso).

3.
Congresso Brasileiro de Educação: Pesquisa e Formação de Professores: políticas e programas.. 2015. (Congresso).

4.
Congresso Pedagogia Histórico-Crítica: educação e desenvolvimento humano.. A Interdisciplinaridade no Ensino da Matemática pela perspectiva da Pedagogia histórico-crítica: superando a pedagogia de projetos. 2015. (Congresso).

5.
III Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que Ensina Matemática..A interdisciplinaridade no ensino da matemática pela perspectiva da pedagogia histórico-crítica. 2015. (Simpósio).

6.
XVI Encontro Baiano de Educação Matemática. 2015. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOREIRA, L. S.. V Congresso Brasileiro de Educação: Pesquisa e Formação de professores: políticas e programas. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eliana Maria Afonso Ferreira. A matemática como mediadora para o desenvolvimento do raciocínio lógico na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL. Orientador: Lucas da Silva Moreira.

2.
AMANDA MACEDO MOSCATELLI. A Matemática na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL. Orientador: Lucas da Silva Moreira.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 6:59:08