Daniel Moreira de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8428076605497154
  • Última atualização do currículo em 07/06/2018


Mestre em geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Bacharel-licenciado em geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008).Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino da Geografia, Crítica e Linguagem Cinematográfica, Cinema, Geopolítica e Epistemologia da Geografia (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Moreira de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, D. M.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Instituto de Ciências Humanas da PUC Minas.
Rua Dom Jose Gaspar 500
Coração Eucarístico
30535-610 - Contagem, MG - Brasil
URL da Homepage: www.puc.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Geografia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A Análise Fílmica e a Geografia; Uma experiência no CEFET-MG,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Rogata Soares Del Gaudio.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino da geografia; Crítica e linguagem cinematográfica.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2008
Graduação em geografia.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Ensino da geografia para deficientes visuais.
Orientador: marcelo eduardo zanetti.




Formação Complementar


2011 - 2011
Linguagem e crítica Cinematográfica. (Carga horária: 15h).
Cinema em Cena, CEC, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: servidor público contratado, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Básica e Tecnológica, Carga horária: 40


Sítio Escola 4 Elementos, 4 ELEMENTOS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 5
Outras informações
Professor de Geografia do sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental


Instituto Árvore da Vida, IAV, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia e Filosofia, Carga horária: 20


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágiario, Carga horária: 20


Compasso Centro de Acompanhamento Escolar, CAE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Professor Geografia/História, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia e História, Carga horária: 40


Prefeitura Municipal de Contagem, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Monitor e auxiliar de professores, Carga horária: 20
Outras informações
Monitor de alunos com deficência inclusos na rede pública municipal de Contagem


Centro Nacional de Ensino(CNEC) Educare Itaúna, CNEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de geografia da Educação Básica, Carga horária: 9



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Impacto do cinema na construção do conceito de território e territorialidade em alunos do Ensino Médio do CEFET-MG
Descrição: A Geografia no Ensino Médio, constantemente utiliza-se dos conceitos de território e territorialidade, seja para subsidiar o debate acerca da reordenação territorial global ou para tecer críticas à disseminação de uma ética neoliberal. Esses conceitos, porém, na história do pensamento geográfico, foram se metamorfoseando à medida que novas correntes de pensamento se consolidavam e se sobrepunham às precedentes. Nessas mudanças, a aparente imobilidade dos territórios se dinamiza e traz à geografia novas demandas por recursos metodológicos mais plásticos e móveis, capazes de aproximarem o ensino de geografia à nova realidade configuradas. Nesse contexto, o uso de filmes e documentários vem sendo apontado como importantes recursos audiovisuais para o ensino de conceitos e temas da geografia, principalmente para alunos do Ensino Médio. Por sua linguagem metafórica e abstrata, a problematização de filmes e documentários apresenta-se como rico recurso para o desenvolvimento da reflexão e compreensão do espaço geográfico. Sendo assim, esse projeto tem como objetivo selecionar, avaliar e divulgar a importância de alguns filmes e documentários para o ensino de geografia a partir de sua problematização com alunos do Ensino Médio do CEFET MG..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2008
A Universidade e a Editora PUC Minas; Primeiro Estudo: O Estoque de Livros II
Descrição: Bolsa de iniciação científica patrocinada pelo FIP da PUC Minas, com o objetivo de catalogar todo o acervo publicado pela Editora PUC Minas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, D. M.2010SOUZA, D. M.. Uma Volta ao antigo Regime?. Observatório da Imprensa (São Paulo), v. 2010, p. http://www.obse, 2010.

2.
SOUZA, D. M.2010SOUZA, D. M.. A relação conflituosa entre moral e política. Observatório da Imprensa (São Paulo), v. 2010, p. http://www.obse, 2010.

3.
SOUZA, D. M.2010SOUZA, D. M.. A Geografia e o Deficiente Visual. Revista do Instituto de Ciências Humanas, v. 5, p. 99-103, 2010.

4.
SOUZA, D. M.2010SOUZA, D. M.. Os Racistas são os outros. Observatório da Imprensa (São Paulo), v. 2010, p. http://www.obse, 2010.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUZA, D. M.; SOUZA, D. M. . Observatório da Imprensa. Observatório da Imprensa.

2.
SOUZA, D. M.. Observatório da Imprensa. Observatório da Imprensa.

3.
SOUZA, D. M.; SOUZA, D. M. . Observatório da Imprensa. Observatório da Imprensa.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, D. M.. A Linguagem do Cinema na Geografia ou a Geografia na Linguagem do Cinema? Discussões e Conceituações da Linguagem Cinematográfica no Ensino da Categoria Fronteira em Sala de Aula. In: Encontro Nacional da ANPEGE, 2017, Porto Alegre. Anais do XII ENANPEGE, 2017. p. http://www.enan.

2.
SOUZA, D. M.. Estilo Televisivo Educação: Uma Análise da violência na sociedade através da série Blach Mirror. In: XIII Seminário Cláudio Peres de Práticas de Ensino e Geografia Aplicada, 2015, Belo Horizonte. Anais completos em CD, 2015.

3.
SOUZA, D. M.. A Análise Fílmica e o Ensino da Geografia: Black Mirror e a espetaculização da violência. In: IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação, 2015, Belo Horizonte. Programação do evento e Anais Completos, 2015.

4.
SOUZA, D. M.. A análise fílmica e a geografia: aproximações e discussões entre os campos de estudo.. In: III Cóloquio Nacional de História do Pensamento Geográfico, 2014, Uberlândia. Anais completo do III Colóquio Nacional de História do Pensamento Geográfico, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, D. M.. As potencialidades da mediação de imagens em sala de aula: uma experiência com o filme 'O Som ao Redor'. In: I Congresso do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Imagem, 2016, Belo Horizonte. I Congresso do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Imagem-Ninfa UFMG, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, D. M.. A linguagem do Cinema na Geografia ou a Geografia na Linguagem do Cinema? Discussões e Conceituações da Linguagem Cinematográfica no Ensino da Categoria Fronteira em Sala de Aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SOUZA, D. M.. As Potencialidades da Análise Fílmica no Ensino da Geografia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SOUZA, D. M.. ?As potencialidades da mediação de imagens em sala de aula: uma experiência com o filme ?O Som ao Redor?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SOUZA, D. M.. Estilo Televisivo e Educação: uma análise da violência na sociedade através da série Black Mirror. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SOUZA, D. M.. A Analíse Fílmica e o ensino da geografia:black mirror e a espetacularização da violência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SOUZA, D. M.. A Análise Fílmica e a geografia: aproximações e discussões entre os campos de estudo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SOUZA, D. M.; DUARTE,Matusalém de Brito . Possibilidades do uso do Cinema na Construção dos Conceitos de Território e Territorialidade em alunos do Ensino Médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SOUZA, D. M.. Estrutura de Educação Básica; Ensino Fundamental em Belo Horizonte. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, D. M.. A Linguagem Cinematográfica e o Ensino da Geografia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SOUZA, D. M.. VIII Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG. 2012. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação.A ANÁLISE FÍLMICA E O ENSINO DA GEOGRAFIA: blackmirror e a espetacularização da violência. 2015. (Simpósio).

2.
Seminário Cláudio Peres de Práticas de Ensino e Geografia Aplicada. 2015. (Seminário).

3.
Terceiro Colóquio Brasileiro de História do Pensamento Geográfico.A análise fílmica e a geografia: aproximações e discussões entre os campos de estudo. 2014. (Outra).

4.
Mostra de Pesquisa em Geografia.A Geografia e o Deficiente Visual. 2009. (Outra).

5.
Minicurso "Políticas Públicas de Educação.Escola Plural. 2008. (Oficina).

6.
VI Seminário Cláudio Peres de Prática de Ensino em Geografia. 2008. (Seminário).

7.
Estrutura da Educação Básica.Ensino Fundamental em Belo Horizonte. 2007. (Oficina).

8.
Mostra de Pesquisa em Geografia.Região e Meio Ambiente: Um estudo exploratório da distribuição espacial dos impactos ambientais em Santa Luzia-MG. 2007. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, D. M.; DUARTE,Matusalém de Brito . Possibilidades do uso do Cinema na Construção dos Conceitos de Território e Territorialidade em alunos do Ensino Médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SOUZA, D. M.. A Análise Fílmica e a geografia: aproximações e discussões entre os campos de estudo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SOUZA, D. M.. Estilo Televisivo e Educação: uma análise da violência na sociedade através da série Black Mirror. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SOUZA, D. M.. A Analíse Fílmica e o ensino da geografia:black mirror e a espetacularização da violência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SOUZA, D. M.. A linguagem do Cinema na Geografia ou a Geografia na Linguagem do Cinema? Discussões e Conceituações da Linguagem Cinematográfica no Ensino da Categoria Fronteira em Sala de Aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SOUZA, D. M.. A Linguagem Cinematográfica e o Ensino da Geografia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 5:02:10