Cássio Bruno de Araujo Rocha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0153381151242770
  • Última atualização do currículo em 11/07/2018


É doutorando em História pela UFMG na linha de História Social da Cultura, em que desenvolve a pesquisa Sodomia e sodomitas: dos labirintos conceituais ao cotidiano do nefando. Homoerotismo no Império português nos tempos inquisitoriais ? séculos XVI ao XIX, sob a orientação do professor doutor Luiz Carlos Villalta. É mestre em História pela UFMG na linha de História Social da Cultura, em que desenvolveu a pesquisa Masculinidades e o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição:A ação das visitações do Santo Ofício às capitanias do Norte da América portuguesa na defesa da Ordem Patriarcal - séculos XVI e XVII, sob a orientação da professora doutora Júnia Ferreira Furtado. Mestrado defendido em junho de 2014. É licenciado em História pela UFMG, tendo se formado ao final de 2010. Autor do livro Masculinidades e Inquisição: gênero e sexualidade na América Portuguesa (2016). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cássio Bruno de Araujo Rocha
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, C. B. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.
Avenida Antônio Carlos, 6627
Pampulha
30161-970 - Belo Horizonte, MG - Brasil - Caixa-postal: 567
Telefone: (31) 34092084
Fax: (31) 34092080


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Sodomia e sodomitas: dos labirintos conceituais ao cotidiano do nefando. Homoerotismo no Império português nos tempos inquisitoriais ? séculos XVI ao XIX,
Orientador: Luiz Carlos Villalta.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: sodomia; Inquisição; Homoerotismo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
2012 - 2014
Mestrado em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Masculinidades e o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição: A ação das visitações do Santo Ofício às capitanias do Norte da América portuguesa na defesa da Ordem Patriarcal - séculos XVI e XVII,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Júnia Ferreira Furtado.
Palavras-chave: Inquisição; masculinidade; Visitações do Santo Ofício; sodomia; Performatividade de gênero.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2010
Graduação em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Leituras de um manual agrícola oitocentista. Saberes e preconizações de um ilustrado no nascimento da nação brasileira.
Orientador: José Newton Coelho Meneses.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
2007 interrompida
Graduação interrompida em 2007 em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Ano de interrupção: 2007




Formação Complementar


2014 - 2014
Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2013 - 2013
Oficina de Leitura e Transcrição. (Carga horária: 2h).
Programa de Pós-graduação em História - UFMG, PPGH/UFMG, Brasil.
2013 - 2013
História e Sensibilidades. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de História - Brasil, ANPUH - BRASIL, Brasil.
2012 - 2012
Minicurso 06. Mulheres e literatura: fontes, pesqu. (Carga horária: 8h).
Associação Nacional de História - Seção Minas Gerais, ANPUH/MG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado em História Social da Cultura, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Minicurso, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do minicurso A pesquisa histórica com um olhar contra hegemônico: Novas perspectivas do político, realizado nas dependências da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, entre os dias 08/03/2016 e 17/05/2016, totalizando a carga horária de 38 horas.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente Doutoral, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor da disciplina optativa no curso de graduação em História da UFMG com o título "História, gênero e sexualidade: da história das mulheres à Teoria Queer", com carga horária total de 60h/aula.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de pesquisa (mestrando), Carga horária: 40
Outras informações
Atuei como bolsista de pesquisa (mestrando), sob orientação da prof.ª drª. Thais Velloso Cougo Pimentel, no Projeto Portal Lygia Clark, financiado pela FAPEMIG e coordenado pela FUNDEP, no qual exerci funções de organização, construção e alimentação do banco de dados online sobre a artista a partir do acervo preservado pela Fundação Mundo de Lygia Clark.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista PBEXT, Enquadramento Funcional: Bolsista em programa de extensão, Carga horária: 20
Outras informações
O projeto tem como título: "Requalificação do Museu Padre Toledo: elaboração e desenvolvimento de um plano museológico e primeira etapa de pesquisas para subsidiar um projeto expográfico". O Museu Padre Toledo foi criado na década de 1970, por iniciativa da família Nabuco, por meio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA). No fim da década de 1990, a Fundação e seus equipamentos culturais foram doados à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Embora, ainda dividisse a administração da Fundação com os membros da família idealizadora da instituição, a Universidade não tinha plenos poderes para discutir e implantar mudanças na estruturas dos equipamentos culturais sem o aval desta parte de seu Conselho . Somente em 2009, a UFMG passou a ser a única gestora da instituição. Assim, nomeada uma nova administração, uma das primeiras iniciativas nesta gestão foi reconhecer os problemas enfrentados pelos espaços culturais e buscar soluções. No Museu Padre Toledo, os principais problemas eram a falta de um corpo técnico especializado, de planejamento das ações, de identificação do acervo, de segurança, etc. Identificados estes problemas, pretende-se com este projeto dar início aos trabalhos de requalificação do Museu pelo planejamento de suas ações com a elaboração de um Plano Museológico para o Museu. Paralelo a isso, o Museu passará por restauração de seu edifício e dos seus bens artísticos integrados [dois projetos aprovados pela Lei Rouanet e patrocinados pelo BNDES], e, desde setembro de 2009, estamos procedendo à identificação de todo o acervo da instituição. Durante o período de restauração do imóvel o Museu estará fechado, mas nos parece claro que não há sentido em reabri-lo sem a elaboração de um projeto expográfico para a sua exposição de longa duração. Neste sentido, o que solicitamos é a primeira etapa das pesquisas históricas que darão subsídios a esta nova exposição. Pretendemos ainda fazer pesquisas arqueológicas no quintal da casa, o que depend

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista PROBIC/FAPEMIG, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
O projeto Manuais Técnicos para o mundo rural: A instrução técnica em publicações para o agricultor, da capitania ao estado de Minas Gerais. 1750-1950, se insere no campo de estudos de uma história cultural da ciência, em uma intersecção entre história da cultura e história da divulgação científica, dentro de um amplo recorte temporal, que atravessa a história de Minas Gerais desde o século XVIII até o XX. O projeto de pesquisa interdisciplinar congrega análises históricas e das técnicas de produção agropecuária e visa interpretar a instrução técnica destinada a produtores rurais através de publicações que circularam pelo espaço histórico das Minas Gerais, de fins do século XVIII a início do século XX, inventariando tais publicações e analisando seu conteúdo instrutivo.


Editora Bernoulli, EDITORA DRP LTDA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Redator de História, Carga horária: 44
Outras informações
Atua como editor de material de didático de História - livros didáticos, apostilas, simulados, revisionais - e como coordenador de processo editorial de material didático de História.


Colégio Santo Antônio, CSA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: monitor de história e professor substituto, Carga horária: 6
Outras informações
Atuo como monitor de História para o segundo ciclo do Ensino Fundamental e para todo o Ensino Médio. Minhas atividades consistem em realizar plantões para tirar dúvidas dos alunos, fazer acompanhamento didático dos alunos, redigir material didático-pedagógico, como textos, apostilas, apresentações em power point e listas de exercícios, coordenar equipes discentes do colégio para participação de olimpíadas temáticas e simulações das Nações Unidas, conduzir grupos de estudos temáticos periódicos e escrever e manter um blog (monitoriahistoriacsa.blogspot.com) específico para a monitoria em parceria e diálogo com os alunos e professores. Atuo também como professor substituo conforme necessidade da escola.



Outros Projetos


2012 - Atual
Oficina de Paleografia UFMG
Descrição: A Oficina de Paleografia é uma iniciativa discente, congregando alunos da graduação, pós-graduação e egressos no trabalho com fontes manuscritas em língua portuguesa, de variadas tipologias, produzidas entre os séculos XV e XIX. Nosso principal objetivo é consolidar um espaço permanente de estudo, discussão, exercício e troca de experiências no trabalho em arquivos, promovendo treinamento em leitura e transcrição paleográfica e o reconhecimento das distintas tipologias documentais e suas especificidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Cássio Bruno de Araujo Rocha - Coordenador / Fabiana Léo Pereira Nascimento - Integrante / Gabriel Afonso Vieira Chagas - Integrante / Mateus Freitas Ribeiro Frizzone - Integrante / Douglas Lima de Jesus - Integrante / Leandro Gonçalves de Rezende - Integrante / Gislaine Gonçalves Dias Pinto - Integrante / Ludmila Machado Pereira de Oliveira Torres - Integrante / Igor Tadeu Camilo Rocha - Integrante / Luiza Rabelo Parreira - Integrante / Mateus Rezende de Andrade - Integrante / Maria Clara Caldas Soares Ferreira - Integrante / Rodrigo Paulinelli de Almeida Costa - Integrante / Kellen Cristina Silva - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - 2016
Periódico: Temporalidades


Revisor de periódico


2015 - 2016
Periódico: Temporalidades


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROCHA, C. B. A.2017 ROCHA, C. B. A.. Teoria Queer entre a Pós- modernidade e o Presentismo: um caminho crítico possível?. REVISTA PERIÓDICUS, v. 1, p. 212-240, 2017.

2.
ROCHA, C. B. A.2016 ROCHA, C. B. A.. Sodomitas no mundo ibérico quinhentista: afirmação e subversão dos padrões identitários da masculinidade. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 10, p. 13-40, 2016.

3.
ROCHA, C. B. A.2015ROCHA, C. B. A.; CUNHA, V. S. . Editorial. Temporalidades, v. 7, p. 8-18, 2015.

4.
ROCHA, C. B. A.2015ROCHA, C. B. A.; CUNHA, V. S. . Entrevista com a professora e pesquisadora Sarug Dagir Ribeiro (UFOP). Temporalidades, v. 7, p. 368-379, 2015.

5.
ROCHA, C. B. A.2014ROCHA, C. B. A.. 'Entre blasfêmias, feitiçarias, fornicações e sodomia: vivências e identidades masculinas na Primeira Visitação do Santo Ofício à América Portuguesa. Revista de História (Salvador), v. 5, p. 47-67, 2014.

6.
ROCHA, C. B. A.2014ROCHA, C. B. A.. Um pequeno guia ao pensamento, aos conceitos e à obra de Judith Butler. Cadernos Pagu (UNICAMP. Impresso), p. 507-516, 2014.

7.
ROCHA, C. B. A.2014ROCHA, C. B. A.. Masculinidade e homoerotismo no Império português seiscentista: as aventuras sodomíticas do Padre Frutuoso Álvares, vigário do Matoim. Em tempo de História (digital), v. 2, p. 151-171, 2014.

8.
ROCHA, C. B. A.2013ROCHA, C. B. A.. Questões de gênero e de raça: interrogações pós-modernas. Temporalidades, v. 4, p. 62-79, 2013.

9.
ROCHA, C. B. A.2009ROCHA, C. B. A.. Leituras de um manual agrícola oitocentista. Saberes e preconizações de um ilustrado no nascimento da nação brasileira. Temporalidades, v. 1, p. 126-149, 2009.

10.
ROCHA, C. B. A.2008ROCHA, C. B. A.. O Manual do Agricultor Brasileiro: saberes e preconizações para uma agricultura escravista no nascimento da nação brasileira. Multiface Revista da Graduação da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, v. 2, p. 93-102, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ROCHA, C. B. A.; LIMA, A. F. O. (Org.) ; TOLEDO, A. T. L. (Org.) ; ROCHA, I. T. C. (Org.) ; CRUZ, J. M. A. (Org.) ; TORRES, L. M. P. O. (Org.) ; ALVES, M. V. G. (Org.) ; CARVALHO, N. T. (Org.) ; PEREIRA, R. V. F. (Org.) . Caderno de Resumos V EPHIS ? Encontro de Pesquisa em História. Brasil em Perspectiva: Passado e Presente.. 1. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - UFMG, 2017. v. 1. 407p .

2.
ROCHA, C. B. A.; LIMA, A. F. O. (Org.) ; TOLEDO, A. T. L. (Org.) ; ROCHA, I. T. C. (Org.) ; CRUZ, J. M. A. (Org.) ; TORRES, L. M. P. O. (Org.) ; ALVES, M. V. G. (Org.) ; CARVALHO, N. T. (Org.) ; PEREIRA, R. V. F. (Org.) . Anais Eletrônicos do V EPHIS Encontro de Pesquisa em História da UFMG: Brasil em perspectiva: passado e presente. 1. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - UFMG, 2017. v. 1. 1331p .

3.
ROCHA, C. B. A.. Masculinidades e Inquisição: Gênero e Sexualidade na América Portuguesa. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2016. 264p .

Capítulos de livros publicados
1.
ROCHA, C. B. A.. PALEOGRAFIA & HISTÓRIA: AS EXPERIÊNCIAS DA OFICINA DE PALEOGRAFIA ? UFMG, ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. In: Alícia Duhá Lose; Arivaldo Sacramento de Souza. (Org.). Paleografia e suas interfaces. 1ed.Salvador: Memória & Arte; EDUFBA, 2018, v. 1, p. 80-91.

2.
ROCHA, C. B. A.. SODOMIA E GÊNERO NO TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO: AMANTES HETERO E HOMOEROTICOS ENTRE A MASCULINIDADE E A FEMINILIDADE NA AMÉRICA PORTUGUESA ? SÉCULOS XVI E XVII. In: Wlaumir Doniseti de Souza. (Org.). Sociedade, História e Relações de Gênero. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2016, v. 8, p. 35-53.

3.
ROCHA, C. B. A.. O estranho sodomita. In: LIMA, Douglas; LÉO, Fabiana; CHAGAS, Gabriel; GONÇALVES, Gislaine; ROCHA, Igor; REZENDE, Leandro; TORRES, Ludmila; PARREIRA, Luiza; FERREIRA, Maria Clara C.S.;FRIZZONE, Mateus; REZENDE, Mateus; PAULINELLI, Rodrigo. (Org.). Cadernos de Paleografia, número 1. 1ed.Belo Horizonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais, 2014, v. 1, p. 195-235.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ROCHA, C. B. A.. #prayforOrlando #fightforOrlando #protestforOrlando. Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022, Belo Horizonte, p. 1 - 2, 17 jun. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, C. B. A.; CAZARINI, C. ; PENA, W.L.S. . SEXO FORA DO GABINETE: UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA DE ETNÓGRAFXS DO SEXO. In: VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura, 2014, Rio Grande. Anais do VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura: Práticas, pedagogias e políticas públicas, 2014.

2.
ROCHA, C. B. A.. Carta de guia de casados: construções de gênero em um manual seiscentista para noivos Gênero; masculinidade; feminilidade; manual para casados; Idade Moderna. In: III Encontro de Pesquisa em História - UFMG, 2014, Belo Horizonte. Anais do III Encontro de Pesquisa em História da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: Departamento de História FAFICH/UFMG, 2014. p. 836-844.

3.
ROCHA, C. B. A.. SODOMIA E GÊNERO NO TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO: AMANTES HETERO E HOMOEROTICOS ENTRE A MASCULINIDADE E A FEMINILIDADE NA AMÉRICA PORTUGUESA ? SÉCULOS XVI E XVII. In: XII Encontro Estadual de História - ANPUH-RS, 2014, São Leopoldo. História, Verdade e Ética: anais / XII Encontro Estadual de História de 11 a 14 de agosto de 2014. Porto Alegre: ANPUH-RS, 2014. p. 1-16.

4.
ROCHA, C. B. A.. Da estética da existência à performatividade de gênero: uma linha do diálogo entre Michel Foucault e Judith Butler. In: II Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2013, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos do II Encontro de Pesquisa em História da UFMG - II EPHIS. 2013: FAFICH, 2013. v. II. p. 224-237.

5.
ROCHA, C. B. A.. Entre blasfêmias, feitiçarias, fornicações e sodomia: vivências e identidades masculinas na América Portuguesa. In: XVIII Encontro Regional (ANPUH MG), 2013, Mariana. Dimensões do poder na história. Ouro Preto: EDUFOP, 2013. v. 1.

6.
ROCHA, C. B. A.. PODERES DIFUSOS, PERIFÉRICOS E FRAGMENTÁRIOS: AS ESTRATÉGIAS SUBVERSIVAS DE GÊNERO NAS CONFISSÕES DE MULHERES À PRIMEIRA VISITAÇÃO DO SANTO OFÍCIO ÀS TERRAS DO BRASIL.. In: III Congresso Internacional do Curso de História da UFG/Jataí ? História e Diversidade Cultural, 2012, Jataí. I Congresso Internacional do Curso de História da UFG/Jataí. Jataí: CAJ, 2012. v. 1. p. 1-11.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, C. B. A.. O Provençal da Sodomia: problemas de gênero no processo inquisitorial do Padre Antônio Lourenço Veloso por sodomia (1645-1647). In: VI Encontro Internacional de História Colonial, 2016, Salvador. Caderno de resumos do 6º Encontro Internacional de História Colonial: mundos coloniais comparados: poder, fronteiras e identidades. Salvador: EDUNEB, 2016. p. 227-228.

2.
ROCHA, C. B. A.. INVESTIGANDO MASCULINIDADES NA HISTÓRIA: PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO DE HOMENS SODOMITAS E REIFICAÇÃO E/OU SUBVERSÃO DA MASCULINIDADE HEGEMÔNICA NA AMÉRICA PORTUGUESA E EM PORTUGAL NO SÉCULO XVI. In: II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2015, Salvador. Anais do II Seminário Internacional Desfazendo Gênero. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2015. v. 1. p. 1-5.

3.
ROCHA, C. B. A.. Sodomia e gênero no Tribunal da Inquisição: amantes hetero e homoeróticos entre a masculinidade e a feminilidade na América portuguesa. Séculos XVI e XVIII. In: XII Encontro Estadual de História ANPUH/RS, 2014, São Leopoldo. História, verdade e ética: caderno de resumos. São Leopoldo: Oikos, 2014. p. 311-312.

4.
ROCHA, C. B. A.. GÊNERO E INQUISIÇÃO: CONFISSÕES E DENÚNCIAS NAS VISITAÇÕES DO SANTO OFÍCIO COMO FONTES PARA UMA HISTÓRIA DOS GÊNEROS. In: XXVII Simpósio Nacional de História (ANPUH Brasi):Conhecimento histórico e diálogo social, 2013, Natal. Caderno de Resumos 2013, 2013. p. 163-163.

5.
ROCHA, C. B. A.. Entre blasfêmias, feitiçarias, fornicações e sodomia: vivências e identidades masculinas na América portuguesa. In: XVIII Encontro Regional (ANPUH-MG), 2013, Mariana. Anais Eletrônicos - Dimensões do poder na história. Ouro Preto: EDUFOP, 2012. v. 1. p. 62-62.

6.
ROCHA, C. B. A.. PODERES DIFUSOS, PERIFÉRICOS E FRAGMENTÁRIOS: AS ESTRATÉGIAS SUBVERSIVAS DE GÊNERO NAS CONFISSÕES DE MULHERES À PRIMEIRA VISITAÇÃO DO SANTO OFÍCIO ÀS TERRAS DO BRASIL.. In: III Congresso Internacional do Curso de História da UFG/Jataí ? História e Diversidade Cultural, 2012, Jataí. Cadernos de Resumos e Programação do III Congresso Internacional do Curso de História da UFG/Jataí - História e Mídia, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, C. B. A.. Sodomia Queer: ultrapassando o debate Essencialismo e Construcionismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ROCHA, C. B. A.. Teoria Queer e história: possibilidades para a história do homoerotismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ROCHA, C. B. A.. O admoesto com muita caridade: técnicas de produção de Si da Inquisição portuguesa e a elaboração do Eu de homens e mulheres sodomitas no Império português no Período Moderno. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ROCHA, C. B. A.. OS PADRES, OS PUTOS E O JUDEU: HIERARQUIAS ANAIS NOS CÁRCERES SECRETOS DO SANTO OFÍCIO DA INQUISIÇÃO ? LISBOA SÉCULO XVII. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ROCHA, C. B. A.. Paleografia & História: as experiências da Oficina de Paleografia - UFMG, entre ensino, pesquisa e extensão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ROCHA, C. B. A.. Uma rápida história do movimento LGBT. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ROCHA, C. B. A.. Por uma história menos careta e mais dissidente ou abrindo o Cu da História ou escrevendo a história do/com o Cu. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ROCHA, C. B. A.. Introdução à Teoria Queer: genealogia da homossexualidade moderna. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ROCHA, C. B. A.. Teoria Queer entre a Pós-modernidade e o Presentismo: um caminho crítico possível?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ROCHA, C. B. A.. Queer Theory between Postmodernity and Presentism - A Possible Critical Path?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ROCHA, C. B. A.. O Provincial da Sodomia: problemas de gênero no processo inquisitorial do Padre Antônio Lourenço Veloso por sodomia (1645-1647). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ROCHA, C. B. A.. Sodomia, homossexualidade, homoerotismo: por uma nova história das subjetividades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ROCHA, C. B. A.. Teoria de gênero e História: usando a performatividade de gênero de Butler em uma história social dos gêneros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ROCHA, C. B. A.. Identidades narrativas e performatividade de gênero: cruzamentos conceituais possíveis após a morte do sujeito. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ROCHA, C. B. A.. Sodomia na Primeira Visitação do Santo Ofício ao Brasil: o caso do mameluco Marcos Tavares ? 1592-1593. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ROCHA, C. B. A.. Investigando masculinidades na história: performatividade de gênero de homens sodomitas e reifição e/ou subversão da masculinidade hegemônica na América portuguesa e em Portugal no século XVI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ROCHA, C. B. A.. Sexualidade e gênero de sodomitas na América portuguesa e em Portugal no século XVI: atos nefandos ou a verdade do ser?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ROCHA, C. B. A.. A Oficina vai à escola: o uso de fontes manuscritas para a construção de discursos históricos em escolas do Ensino Básico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ROCHA, C. B. A.. Carta de guia de casados: construções de gênero em um manual seiscentista para noivos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ROCHA, C. B. A.. História dos gêneros: a performatividade de gênero como ferramenta de análise histórica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
ROCHA, C. B. A.. Sodomia e gênero no Tribunal da Inquisição: amantes hetero e homoeróticos entre a masculinidade e a feminilidade na América portuguesa. Séculos XVI e XVIII. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ROCHA, C. B. A.. Da estética da existência à performatividade de gênero: o diálogo entre Michel Foucault e Judith Butler. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ROCHA, C. B. A.. Inquisição, sodomia e gênero: novas abordagens. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
ROCHA, C. B. A.. Gênero e inquisição: confissões e denúncias nas visitações do Santo Ofício como fontes para uma história dos gêneros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ROCHA, C. B. A.. Entre blasfêmias, feitiçarias, fornicações e sodomia: vivências e identidades masculinas na América Portuguesa.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ROCHA, C. B. A.. Poderes difusos, periféricos e fragmentários: as estratégias subversivas de gênero nas confissões de mulheres à Primeira Visitação do Santo Ofício às terras do Brasil.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
GUIMARAES, C. M. ; MOL, J.S. ; MOREIRA, M.G. ; MORAIS, C.F. ; ROCHA, C. B. A. ; CASTO, T.M. ; PENA, W.L.S. . Inquisição, cristãos-novos e arqueologia (Minas Gerais, século XVIII). 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
ROCHA, C. B. A.. Manuais Técnicos para o mundo rural. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
ROCHA, C. B. A.. Manuais Técnicos para o Mundo Rural. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ROCHA, C. B. A.. Entrevista com o Astrofísico Zolt Levay. Belo Horizonte: Programa de Pós-graduação em História da UFMG, 2016. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROCHA, C. B. A.; IONTA, M. A. ; MAIA, C. ; MATOS, M. . Mesa Temática Políticas de gênero e sexualidade no Brasil. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ROCHA, C. B. A.. Comunicação Livre 1 - Mesa 1. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ROCHA, C. B. A.; TOLEDO, E. T. ; TEIXEIRA, A. B. M. . As doenças têm gênero: um estudo histórico a partir de 'A vida sexual' (1901-1933) de Egas Moniz. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
ROCHA, C. B. A.. A Coisa Toda - coluna Des-montando Gênero. 2015; Tema: Teoria de gênero, sexualidade e feminismo. (Site).

2.
ROCHA, C. B. A.. Coluna Des-montando Gênero: texto O Lugar da Teoria. 2015; Tema: Teoria de gênero e feminismo. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROCHA, C. B. A.; SILVA, G. H. R. . Teoria Queer & História: estranhando a história. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ROCHA, C. B. A.. Michel Foucault e a História da Sexualidade: introdução, conceitos e metodologia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ROCHA, C. B. A.; PEREIRA, Fabiana Léo Nascimento . Introdução à Paleografia portuguesa moderna. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
ROCHA, C. B. A.; REIS, M. V. . Relações de gênero e sexualidade no universo do Tribunal do Santo Ofício português (séculos XVI-XVII). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ROCHA, C. B. A.. Temporalidades -Revista Discente do Programa de Pós-graduação em História da UFMG. 2016. (Editoração/Periódico).

6.
ROCHA, C. B. A.. Banco de Dados do site da Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. 2016. (Alimentação do Banco de Dados do site da Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Gradua).

7.
ROCHA, C. B. A.; ROCHA, I. T. C. . Metodologia de pesquisa com fontes inquisitoriais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
ROCHA, C. B. A.; CHAGAS, G. A. V. ; TORRES, L. M. P. O. . Introdução à Paleografia Portuguesa Moderna. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
ROCHA, C. B. A.; JESUS, D. L. ; CHAGAS, G. A. V. ; PARREIRA, L. R. ; PINTO, G. G. D. . A Oficina vai à escola - Colégio Imaculada Conceição. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
ROCHA, C. B. A.; REIS, M. V. ; SOUTO, B. F. . Refletindo sobre os espaços de autonomia feminina, entre os séculos XVI e XIX, através do uso do gênero como categoria de análise. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
ROCHA, C. B. A.. Revista Temporalidades - Revista discente do Programa de pós-graduação em história da UFMG. 2015. (Editoração/Periódico).

12.
ROCHA, C. B. A.. Temporalidades, Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. 2015. (Editoração/Periódico).

13.
ROCHA, C. B. A.. Banco de dados do site da Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. 2015. (Alimentação do banco de dados do site da Revista Temporalidades).

14.
ROCHA, C. B. A.. Banco de Dados do site da Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. 2015. (Alimentação do banco de dados do site da Revista Temporalidades).

15.
DONNARD, R. ; ABREU, E. ; ROCHA, C. B. A. ; FRANCA, F. . Coleção Estudo EM1 Volume 1 - História. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de História para a primeira e a segunda séries do Ensino Médio.).

16.
DONNARD, R. ; ABREU, E. ; ROCHA, C. B. A. ; FRANCA, F. . Coleção Estudo EM1 Volume 2 - História. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de História para a primeira e a segunda séries do Ensino Médio.).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
ROCHA, C. B. A.; JESUS, D. L. ; PEREIRA, Fabiana Léo Nascimento ; CHAGAS, G. A. V. ; PINTO, G. G. D. ; ROCHA, I. T. C. ; SILVA, K. C. ; REZENDE, L. G. ; TORRES, L. M. P. O. ; PARREIRA, L. R. ; FERREIRA, M. C. C. S. ; FRIZZONE, M. F. R. ; ANDRADE, M. R. ; COSTA, R. P. A. . Desvendar o humano pela escrita do homem. 2015. Outra.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Encontro de Pesquisa em História da UFMG.Sodomia Queer: ultrapassando o debate Essencialismo e Construcionismo. 2018. (Encontro).

2.
3ª Seminário Internacional Desfazendo Gênero.OS PADRES, OS PUTOS E O JUDEU: HIERARQUIAS ANAIS NOS CÁRCERES SECRETOS DO SANTO OFÍCIO DA INQUISIÇÃO ? LISBOA SÉCULO XVII. 2017. (Seminário).

3.
I Semana Integrada de Diversidade Sexual e de Gênero.Uma rápida história do movimento LGBT. 2017. (Outra).

4.
I Seminário Nacional de Paleografia.Paleografia & História: as experiências da Oficina de Paleografia - UFMG, entre ensino, pesquisa e extensão. 2017. (Seminário).

5.
VI Encontro de Pesquisa em História - UFMG.Teoria Queer e história: possibilidades para a história do homoerotismo. 2017. (Encontro).

6.
2nd Conference of the International Network for Theory of History,. Queer Theory between Postmodernity and Presentism - A Possible Critical Path?. 2016. (Congresso).

7.
I Encontro de Diversidade Sexual e de Gênero.Introdução à Teoria Queer: Genealogia da Homossexualidade Moderna. 2016. (Encontro).

8.
V Encontro de Pesquisa em História da UFMG (V EPHIS). Teoria Queer entre a Pós-modernidade e o Presentismo: um caminho crítico possível?. 2016. (Congresso).

9.
VI Encontro Internacional de História Colonial.O Provençal da Sodomia: problemas de gênero no processo inquisitorial do Padre Antônio Lourenço Veloso por sodomia (1645-1647). 2016. (Encontro).

10.
VIII Congresso Internacional de Estudos Sobre a Diversidade Sexual e de Gênero. Sodomia, homossexualidade, homoerotismo: por uma nova história das subjetividades. 2016. (Congresso).

11.
III Seminário da Oficina de Paleografia: História feita de Manuscritos.Sexualidade e gênero de sodomitas na América portuguesa e em Portugal no século XVI: atos nefandos ou a verdade do ser?. 2015. (Seminário).

12.
II Seminário Internacional Desfazendo Gênero.Investigando masculinidades na história: performatividade de gênero de homens sodomitas e reifição e/ou subversão da masculinidade hegemônica na América portuguesa e em Portugal no século XVI. 2015. (Seminário).

13.
I Seminário e Ciclo de Debates do NIET.Debatedor na mesa-redonda "As doenças têm gênero: um estudo histórico a partir de "A Vida Sexual" (1901-1933) de Egas Moniz". 2015. (Seminário).

14.
IV Encontro de Pesquisa em História da UFMG.Identidades narrativas e performatividade de gênero: cruzamentos conceituais possíveis após a morte do sujeito. 2015. (Encontro).

15.
IV Encontro de Pesquisa em História da UFMG.Sodomia na Primeira Visitação do Santo Ofício ao Brasil: o caso do mameluco Marcos Tavares ? 1592-1593. 2015. (Encontro).

16.
8º Seminário Brasileiro de História da Historiografia: Variedades do discurso histórico: possibilidades para além do texto.História dos gêneros: a performatividade de gênero como ferramenta de análise histórica. 2014. (Seminário).

17.
III Encontro de Pesquisa em História.Carta de guia de casados: construções de gênero em um manual seiscentista para noivos. 2014. (Encontro).

18.
XII Encontro Estadual de História - História, Verdade e Ética.Sodomia e gênero no Tribunal da Inquisição: amantes hetero e homoeróticos entre a masculinidade e a feminilidade na América portuguesa. Séculos XVI e XVIII. 2014. (Encontro).

19.
Segundo Encontro de Pesquisa em História da UFMG.Da estética da existência à performatividade de gênero: o diálogo entre Michel Foucault e Judith Butler. 2013. (Encontro).

20.
XXVII Simpósio Nacional de História.Gênero e inquisição: confissões e denúncias nas visitações do Santo Ofício como fontes para uma história dos gêneros. 2013. (Simpósio).

21.
III Congresso Internacional de História: História e Diversidade Cultural. Poderes difusos, periféricos e fragmentários: as estratégias subversivas de gênero nas confissões de mulheres à Primeira Visitação do Santo Ofício às terras do Brasil.. 2012. (Congresso).

22.
XVIII Encontro Regional (ANPUH-MG) ?Dimensões do Poder na História?.Entre blasfêmias, feitiçarias, fornicações e sodomia: vivências e identidades masculinas na América Portuguesa. 2012. (Encontro).

23.
Colóquio Internacional Religiosidade, o Tribunal do Santo Ofício e as Minas Setecentistas.Inquisição, cristãos-novos e arqueologia (Minas Gerais, século XVIII). 2011. (Seminário).

24.
II Jornadas Históricas.Manuais Técnicos para o Mundo Rural. 2008. (Outra).

25.
IV Simpósio Internacional de Estudos sobre América Colonial. 2008. (Simpósio).

26.
XVII Semana de Iniciação Científica da UFMG.Manuais Técnicos para o mundo rural. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCHA, C. B. A.; FREITAS, A. A. G. ; DORNELAS, I. O. ; VARETO, P. A. V. . VI Encontro de Pesquisa em História da UFMG: Tempo, permanências, rupturas e transições na história - Simpósio Temático História, gênero e sexualidade: processos de constituição das Subjetividades na História. 2017. (Congresso).

2.
ROCHA, C. B. A.; ROCHA, I. T. C. ; TORRES, L. M. P. O. ; LIMA, A. F. O. ; TOLEDO, A. T. L. ; AMARAL, A. L. M. ; CRUZ, J. M. A. ; FALUBA, L. A. ; ALVES, M. V. G. ; CARVALHO, M. C. ; CARVALHO, N. T. ; PEREIRA, R. V. F. ; MIRANDA JUNIOR, R. F. . V Encontro de Pesquisa em História da UFMG (V EPHIS). 2016. (Congresso).

3.
ROCHA, C. B. A.; PEREIRA, Fabiana Léo Nascimento ; ROCHA, I. T. C. ; TORRES, L. M. P. O. ; FRIZZONE, M. F. R. ; BASTISTA, A. ; DUARTE, D. ; CHAGAS, F. ; FERREIRA, M. C. C. S. ; QUINTAO, R. . IV Seminário da Oficina de Paleografia. 2016. (Congresso).

4.
ROCHA, C. B. A.; PEREIRA, Fabiana Léo Nascimento ; PINTO, G. G. D. ; ROCHA, I. T. C. ; SILVA, K. C. ; TORRES, L. M. P. O. ; FERREIRA, M. C. C. S. ; FRIZZONE, M. F. R. ; ANDRADE, M. R. ; COSTA, R. P. A. . III Seminário da Oficina de Paleografia: História feita de Manuscritos. 2015. (Congresso).

5.
ROCHA, C. B. A.; SCARPELI, C. D. B. ; SILVA, D. R. C. R. ; CARLOS, D. P. . IV Encontro de Pesquisa em História da UFMG - Simpósio temático História, gênero, política e sexualidade: Memórias e Identidades na escrita da História. 2015. (Congresso).

6.
ROCHA, C. B. A.; SILVA, L. G. M. ; SCARPELI, C. D. B. ; SILVA, D. R. C. R. . III Encontro de Pesquisa em História da UFMG - Simpósio Temático História, gênero, política e sexualidade. 2014. (Congresso).

7.
DUARTE, R. H. ; MENESES, J. N. C. ; ROCHA, C. B. A. . IV Simpósio da Sociedade Latino-Americana e Caribenha de História Ambiental. 2008. (Congresso).

8.
Moreira, M. S. ; Cherem, M. S. ; ROCHA, C. B. A. ; Aguiar, M. M. . Simulação Santo Antônio. 2007. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
DONNARD, R. ; ABREU, E. ; ROCHA, C. B. A. ; FRANCA, F. . Coleção Estudo EM1 Volume 2 - História. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de História para a primeira e a segunda séries do Ensino Médio.).


Redes sociais, websites e blogs
1.
ROCHA, C. B. A.. Coluna Des-montando Gênero: texto O Lugar da Teoria. 2015; Tema: Teoria de gênero e feminismo. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 22:48:36