Marcelle Danielle de Carvalho Braga

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4178073003968606
  • Última atualização do currículo em 23/04/2018


Sou Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, com licenciatura e bacharelado em História pela mesma instituição. Tenho experiencia em ensino médio e superior, tendo trabalhado como professora de História no Ensino médio no Instituto Federal de Alagoas e no Departamento de Educação da UFOP . Tambem tenho interesse em pesquisas nas áreas de História Atlântica e História dos Estados Unidos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelle Danielle de Carvalho Braga
Nome em citações bibliográficas
BRAGA, Marcelle D. C.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em História.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Mundo de leituras: um estudo da recepção do romance Uncle Tom?s Cabin nos Estados Unidos (1850-1860),Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Luiz Estevam de Oliveira Fernandes.
Bolsista do(a): Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Palavras-chave: Escravidão; Estados Unidos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: História dos Estados Unidos.
2008 - 2012
Graduação em História.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Refúgio do difícil e do terrível: A construção da questão escravista no romance oitocentista Uncle Tom?s Cabin de Harriet Beecher Stowe.
Orientador: Luiz Estevam de Oliveira Fernandes.




Formação Complementar


2013 - 2013
Filhos de Adão: o problema da origem dos indigenas. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2011 - 2011
III Ciclo de debates: Jesuítas na Idade Moderna. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2011 - 2011
O Antigo Testamento no Brasil Colonial. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2010 - 2010
I Ciclo de Palestras. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2010 - 2010
As novas paisagens da escravidão. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2009 - 2009
Cronótopos: alguns casos reais e extremos.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2008 - 2008
História das Religiões e a Escola dos Annales. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio
Outras informações
Fui professora das disciplinas Metodologia Científica, na turma de Artes Cênicas e na turma de Arquitetura, e da disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação, para a Turma de Ciências Biológicas. As disciplinas foram oferecidas na Universidade Federal de Ouro Preto, junto ao Departamento de Educação.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 8
Outras informações
A disciplina Leituras Dirigidas V foi oferecida na UFOP, como comprimento do estágio docencia do Programa de pós-graduação (Mestrado) em História. Através de críticas bibliográficas, leitura e interpretação de documentos referentes à história dos Estados Unidos, esta disciplina pretendeu desdobrar questões e hipóteses a partir do tema da escravidão, instigando os alunos à discussão. Os alunos entraram em contato com uma perspectiva crítica sobre as principais correntes interpretativas de determinados temas historiográficos, para que pudessem desenvolver suas próprias investigações em documentos. Tendo em vista o aperfeiçoamento da formação dos mesmos, eles tiveram a oportunidade e espaço em sala de aula para fundamentar suas indagações com bibliografia específica indicada e fontes do período. Também se intentou estabelecer aproximações com os desdobramentos da escravidão no Brasil, a fim de estimular compreensões conjunturais.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Programa de Incentivo a Pesquisa, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Programa de Incentivo a Pesquisa, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista Pró-Ativa, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: estagio, Carga horária: 8
Outras informações
Realizou trabalhos de higienização e identificação da documentação avulsa pertencente ao Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana.

Atividades

04/2016 - 09/2017
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Antropologia
04/2016 - 09/2017
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Sociologia
04/2016 - 09/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Sociologia
04/2016 - 09/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política e Gestão Educacional
04/2016 - 09/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Sociologia
04/2016 - 09/2016
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais: A escola e a cultura afro-brasileira
10/2015 - 03/2016
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Sociologia
Métodos e técnicas de pesquisa em educação
10/2015 - 03/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Sociologicos em Educação
Fundamentos da Educação: Antropologia
10/2015 - 03/2016
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos especiais em educação: A Escola e a Cultura Afro-brasileira
10/2015 - 03/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Sociologia
07/2015 - 08/2015
Ensino, A Gestão do Desenvolvimento Inclusivo na Escola, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Diretrizes Curriculares Nacionais da educação para as Relações Etnicoraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana
02/2015 - 07/2015
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Antropologia
Fundamentos da Educação: História
Métodos e TEcnicas de Pesquisa em Educação
02/2015 - 07/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Filosofia
02/2015 - 07/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Filosofia
Fundamentos da Educação: História
02/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Antropologia
08/2014 - 12/2014
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Antropologia
Organização do Trabalho Escolar
08/2014 - 12/2014
Ensino, Museologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
08/2014 - 12/2014
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
08/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Antropologia
08/2014 - 12/2014
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização do Trabalho Escolar
05/2013 - 09/2013
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
05/2013 - 09/2013
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação
05/2013 - 09/2013
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Cientifica

Instituto Federal de Alagoas - campus Penedo, IFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2017 - 02/2018
Ensino,

Disciplinas ministradas
História


Projetos de pesquisa


2011 - 2012
A Questão escravista nos Estados Unidos através da representação das relações entre negros e brancos: um estudo do romance oitocentista A Cabana do Pai Tomás de Harriet Beecher Stowe
Descrição: O projeto (PIP/UFOP 2010-11) A Representação dos negros na literatura norte-americana de meados do século XIX: Um Estudo do romance ?A Cabana Do Pai Tomás? teve como principal objetivo analisar como o livro A Cabana do Pai Tomás conseguiu adentrar na malha cultural da sociedade oitocentista e quais impactos causou, como contribuiu para alterar visão dos negros e dos brancos e a relação entre eles. Conseguimos desenvolver essas questões através da problemática da representação da figura do negro, retratados como escravos na obra, e da bibliografia sobre o tema. Assim, nossa proposta é dar continuidade a análise da obra, ampliando o enfoque inicial. Ao tratar o assunto, percebemos que traçar a forma como Harriet Beecher Stowe compreendia os negros na sociedade abria o horizonte de expectativa para os seus posicionamentos e reivindicações em relação à escravidão. Seu pai e seus irmãos, através de seus livros e de seus sermões, envolviam religiosidade e a política, participando ativamente do movimento romântico, gerando inquietude na sociedade e na esfera governamental, ao mesmo tempo em que influenciavam na expansão do protestantismo para o Oeste. Já sabemos que a aprovação da Lei dos Escravos Fugitivos de 1850 (que proibia o oferecimento de ajuda ou refúgio de escravos fugidos) e uma cena de flagelação de um escravo presenciado por Stowe, inspiraram-na para escrever o romance. No entanto, qual a solução que a autora oferecia para uma sociedade marcada pela ?desumanidade? gerada pelo ?grande mal?, que era a escravidão? Qual o modo que utiliza para expor seu discurso antiescravista? Quais são seus argumentos?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcelle Danielle de Carvalho Braga - Integrante / Luiz Estevam de Oliveira Fernandes - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.
2010 - 2011
A Representação dos negros na literatura norte-americana de meados do século XIX: Um estudo do romance A CABANA DO PAI TOMÁS
Descrição: Nossa proposta é analisar a obra literária A Cabana do Pai Tomás, de Harriet Beecher Stowe, uma das publicações mais vendidas nos EUA desde 1851, quando foi lançada na forma de folhetim e, posteriormente, em 1852, na forma de livro. deste modo, buscamos compreender de que forma é costituida a representação dos personagens negros. Temos que voltar a religião, a violência da escravidão, a legislação, e mais amplo, tentar reconstruir em que medida houve impacto do romantismo, dos movimentos abolicionistas, das movimentações sociais, etc. Elementos os quais influenciaram diretamente e indiretamente na escrita da obra.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcelle Danielle de Carvalho Braga - Integrante / Luiz Estevam de Oliveira Fernandes - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.
2009 - 2010
As Freguesias do Campo: um estudo da paróquia de Nossa Senhora de Nazaré da Cachoeira do Campo no século XVIII
Descrição: Pouco se sabe a respeito da formação social das primeiras paróquias do termo de Vila Rica no século XVIII. Estas antigas localidades atualmente fazem parte do ?Circuito Estrada Real? e vem tendo destaque pelo grande potencial turístico. Para realizar este estudo optei por estudar a freguesia de Cachoeira do Campo, que era responsável pelo abastecimento de Vila Rica e possuía o palácio de campo do governador e um quartel de cavalaria. O objetivo deste projeto é justamente o de contribuir para um melhor conhecimento desse universo paroquial e da formação social enquanto uma forma de estruturação do poder metropolitano e das classes dominantes locais. Este projeto visa, também, dar prosseguimento ao trabalho já iniciado no ano de 2007 com auxílio à pesquisa do CNPq no edital 50/2006 de Ciências Humanas e Sociais. Neste projeto inicial, quatro freguesias de Vila Rica são o objeto de nosso estudo: Itabira do Campo, atual município de Itabirito, Cachoeira do Campo, São Bartolomeu e Casa Branca, atual distrito de Glaura. Deste projeto também foram elaborados outros que contam com uma bolsa PIBIC/CNPq e PROBIC/FAPEMIG..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcelle Danielle de Carvalho Braga - Integrante / Maria do Carmo Pires - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Outros Projetos


2009 - 2009
Letramento em História
Descrição: o projeto Letramento em História tem como principal objetivo o levantamento de dados sobre o ensino de História e suas principais características, principalmente no Ensino Fundamental. O objetivo da proposta era a elaboração de um produto que auxiliasse o professor de História na apresentação e orientação referentes a conceitos como o de tempo, espaço, transformação o, tendo em vista a importância da elaboração de um material destinado à construção conceitual, mesmo nas primeiras séries do Ensino Fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcelle Danielle de Carvalho Braga - Integrante / Helena Miranda Mollo - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História dos Estados Unidos.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRAGA, Marcelle D. C.2014 BRAGA, Marcelle D. C.. Mulheres de papel: Espaço feminino e abolicionismo no romance A Cabana do Pai Tomás. Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS (Online), v. 6, p. 89-112, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
BRAGA, Marcelle D. C.. Pensando a Literatura: o romance e suas possibilidades de análise. In: GARCIA, Fernando Gomes; MENDES, Breno;VIEIRA, Andrea. (Org.). Teoria da História em debate: Modernidade, Narrativa, Interdisciplinaridade. 1ed.Jundiaí: Paco, 2014, v. 1, p. 153-164.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRAGA, Marcelle D. C.. Debates de papel: um estudo do lugar dos negros nos romances estadunidenses A Cabana do Pai Tomás e Aunt Phillis Cabin. In: V Seminário Nacional de História: Politica, Cultura e Sociedade, 2014, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro, 2014. v. II. p. 757-765.

2.
BRAGA, Marcelle D. C.. A Representação dos negros na obra A Cabana do pai Tomás. In: I SEMINÁRIO NACIONAL PRÁTICAS SOCIAIS, NARRATIVAS VISUAIS, RELAÇÕES DE PODER: VISÕES CONTEMPORÂNEAS, 2012, Viçosa. ANAIS I SEMINÁRIO NACIONAL PRÁTICAS SOCIAIS, NARRATIVAS VISUAIS, RELAÇÕES DE PODER: VISÕES CONTEMPORÂNEAS, 2012.

3.
BRAGA, Marcelle D. C.. Pensando a Literatura: o romance e suas possibilidades de análise. In: I Encontro de Pesquisa em História da UFMG - EPHIS, 2012, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos, 2012. v. I.

4.
BRAGA, Marcelle D. C.. A propriedade em primeiro lugar: um estudo do discurso escravista nos Estados Unidos (século XIX). In: X Encontro Internacional da ANPHLAC, 2012, São Paulo. Anais Eletrônicos do X Encontro Internacional da ANPHLAC, 2012.

5.
BRAGA, Marcelle D. C.; PIRES, Maria do Carmo . Legitimidade e formação social na freguesia de Nossa Senhora de Nazaré da Cachoeira do Campo no século XVIII. In: III Simpósio ILB: Itinerários da pesquisa histórica: métodos, fontes e campos temáticos, 2010, Mariana. ANAIS DO III SIMPÓSIO IMPÉRIOS E LUGARES NO BRASIL. Mariana, 2010. p. 01-09.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BRAGA, Marcelle D. C.. PARTICIPAÇÃO FEMININA NA CAUSA ABOLICIONISTA. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianopolis. CADERNO DE RESUMOS DO XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA Lugares dos Historiadores: Velhos e Novos Desafios. Floianopolis, 2015. p. 722-723.

2.
BRAGA, Marcelle D. C.. A representação do negro na obra A Cabana do PaAi Tomás. In: I Seminário NAcional Praticas Sociais, narrativas visuais e relações de poder: visões contemporaneas, 2010, Viçosa. Caderno de Resumos. Viçosa, 2010. p. 09-2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRAGA, Marcelle D. C.. Debates de papel: um estudo do lugar dos negros nos romances estadunidenses A Cabana do Pai Tomás e Aunt Phillis Cabin. In: Marcelle Danielle de Carvalho Braga, 2013, Ouro Preto. Caderno de Resumo. Rio de Janeiro: UERJ, PPGH, 2013. p. 195.

2.
BRAGA, Marcelle D. C.. A propriedade em primeiro lugar: um estudo do discurso escravista nos Estados Unidos (século XIX). In: X Encontro Internacional da ANPHLAC, 2012, São Paulo. Programação e resumos. São Paulo: USP, 2012. p. 02-104.

3.
BRAGA, Marcelle D. C.. A representação do negro na obra 'A Cabana do Pai Tomás'. In: I Seminário Nacional Praticas Sociais, narrativas visuais e relações de poder, 2010, Viçosa. Caderno de resumos. Viçosa: UFV, 2010. p. 09-213.

4.
BRAGA, Marcelle D. C.. Compadrio e formação social na freguesia de Nossa Senhora de Nazaré da Cachoeira do Campo no século XVIII. In: XVII Encontro Regional de História: COnhecer PEsquisar e Ensinar História, 2010, Uberlandia. Cadernos de resumos e programação. Uberlandia: Universidade Federal de Uberlandia, 2010. p. 01-299.

Apresentações de Trabalho
1.
BRAGA, Marcelle D. C.. O Intervencionismo norte-americano no contexto da Primeira Guerra Mundial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BRAGA, Marcelle D. C.. Abolicionismo, Antiabolicionismo e Mercado: Uma análise das repercussões de 'A Cabana do Pai Tomás' (1852) nos Estados Unidos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BRAGA, Marcelle D. C.. Debates de papel: um estudo do lugar dos negros nos romances estadunidenses A Cabana do Pai Tomás e Aunt Phillis Cabin. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BRAGA, Marcelle D. C.. A Literatura sob a perspectiva historiográfica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BRAGA, Marcelle D. C.. A propriedade em primeiro lugar: Um estudo do discurso escravista nos Estados Unidos (século XIX). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BRAGA, Marcelle D. C.; Fernandes, Luiz Estevam de Oliveira . A representação dos negros na literatura norte americana de meados do século XIX: um estudo do romance. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BRAGA, Marcelle D. C.; MANÇANARES, Bárbara . Quilombos e quilombolas: um debate atual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BRAGA, Marcelle D. C.. A representação dos negros na obra "A Cabana do Pai Tomás". 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BRAGA, Marcelle D. C.; PIRES, Maria do Carmo . Legitimidade e formação social na freguesia de Nossa Senhora de Nazaré da Cachoeira do Campo no século XVIII. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BRAGA, Marcelle D. C.; PIRES, Maria do Carmo . As freguesias do campo: Um estudo da formação social da freguesia de Nossa Senhora de Nazaré da Cachoeira do Campo no século XVIII. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BRAGA, Marcelle D. C.; Fernandes, Luiz Estevam de Oliveira . FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DE PERSONAGENS NEGROS NOS ESTADOS UNIDOS DO SÉCULO XIX: UM ESTUDO DO ROMANCE UNCLE TOM?S CABIN, DE H. B. STOWE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
BRAGA, Marcelle D. C.. Compadrio e formação social na freguesia de Nossa Senhora de Nazaré da Cachoeira do Campo no século XVIII. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
BRAGA, Marcelle D. C.; SOUZA, B. O. . O levante dos malês: interpretações de uma possível jihad na Bahia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
BRAGA, Marcelle D. C.; FERNANDES, L. E. O. . A questão escravista nos Estados Unidos através da representação das relações entre negros e brancos: um estudo do romance oitocentista A Cabana do Pai Tomás de Harriet Beecher Stowe. 2012. (Relatório de pesquisa).

2.
BRAGA, Marcelle D. C.; FERNANDES, L. E. O. . A representação dos negros na literatura norte-americana de meados do século XIX: um estudo do romance a Cabana do Pai Tomás, de Harriet Beecher Stowe. 2011. (Relatório de pesquisa).

3.
BRAGA, Marcelle D. C.; PIRES, Maria do Carmo . As freguesias do Campo: um estudo da paróquia de Nossa Senhora de Nazaré da Cachoeira do Campo no século XVIII. 2010. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BRAGA, Marcelle D. C.; DONIZETE, M.; SANTO, C. C. E.. Participação em banca de Francieli Lourenço Ragazi da Costa. Práticas no Atendimento Educacional Especializado: desafios e barreiras. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em práticas pedagógicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
BRAGA, Marcelle D. C.; DONIZETE, M.; SANTO, C. C. E.. Participação em banca de Marilda Pio da Silva. O papel da leitura e da escrita na Educação Infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em práticas pedagógicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
BRAGA, Marcelle D. C.; DONIZETE, M.; SANTO, C. C. E.. Participação em banca de Laiane Andrade. O computador como ferramentaútil na educação. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em práticas pedagógicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
BRAGA, Marcelle D. C.; DONIZETE, M.; SANTO, C. C. E.. Participação em banca de Glaucia Ananias Beluzzo. A família e sua importância no ambiente escolar. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em práticas pedagógicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BASTOS, F.; BRAGA, Marcelle D. C.. Participação em banca de Ana Paula Gebhardt.O prazer da leitura na primeira infância. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
BRAGA, Marcelle D. C.; BASTOS, F.. Participação em banca de Andréa Miranda Cardoso.Alimentação saudável na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
BASTOS, F.; BRAGA, Marcelle D. C.. Participação em banca de Cristiana Teixeira Costa de Andrade.Contação de histórias: desenvolvendo o gosto pela leitura na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
BRAGA, Marcelle D. C.; BASTOS, F.. Participação em banca de Edilaine da Silva Rodrigues.O uso de generos textuais no processo de leitura, escrita e interpretação de texto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
BRAGA, Marcelle D. C.; BASTOS, F.. Participação em banca de Eleonice da Silva Rodrigues.Sustentabilidade, pequenas ações em defesa do meio ambiente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
BASTOS, F.; BRAGA, Marcelle D. C.. Participação em banca de Eliana da Conceição Silva.O impacto dos hábitos alimentares para o desenvolviento da criança na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
BRAGA, Marcelle D. C.; BASTOS, F.. Participação em banca de Geilson Menezes Pereira.A leitura com forma de aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
BRAGA, Marcelle D. C.; BASTOS, F.. Participação em banca de Fábio Miguel de Freitas.Competencia informacional na educação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

9.
BRAGA, Marcelle D. C.; BASTOS, F.. Participação em banca de Gilda Batista Veloso Soares.Construindo e praticando a matemática nossa de cada dia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

10.
BRAGA, Marcelle D. C.; BASTOS, F.. Participação em banca de Jaqueline Borges de Noronha.A arte de educar: musicalização na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

11.
BRAGA, Marcelle D. C.; BASTOS, F.. Participação em banca de Ana Flávia Jacinto Peixoto.Práticas de incentivo à leitura no ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

12.
BRAGA, Marcelle D. C.; BASTOS, F.. Participação em banca de Anelice Melo Alves de Sousa.Matemática: Vivendo e aprendendo - apresentando conceitos matemáticos através de jogos na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

13.
BRAGA, Marcelle D. C.; BASTOS, F.. Participação em banca de Carmen Lúcia de Amorim.A indisciplina na educação infantil e os valores morais em sala de aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

14.
BRAGA, Marcelle D. C.; BASTOS, F.. Participação em banca de Elaine da SIlva Rodrigues.O aluno com transtorno do deficit de atenção/hiperatividade e a aprendizagem escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

15.
BRAGA, Marcelle D. C.; BASTOS, F.. Participação em banca de Laila Maria da Silva Resende.Leitura e interpretação de texto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

16.
BRAGA, Marcelle D. C.; BASTOS, F.. Participação em banca de Leize Tormin Teixeira.Recreio dirigido: resgatando brincadeiras populares - Interação social e jogos recreativos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

17.
BRAGA, Marcelle D. C.; BASTOS, F.. Participação em banca de Letícia de Souza Leite.Educação dos alunos surdos na perspectiva da Escola inclusiva: a interação entre alunos surdos e ouvintes no contexto da sala de aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

18.
BRAGA, Marcelle D. C.; BASTOS, F.. Participação em banca de Lídia Gomes de Macêdo Messias.O lúdico na educação infantil: brincar e ler na infância. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

19.
BRAGA, Marcelle D. C.; BASTOS, F.. Participação em banca de Lidiana dos Santos Silva.A literatura e o lúdico contemplando a diversidade étnico racial na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

20.
BRAGA, Marcelle D. C.; BASTOS, F.. Participação em banca de Marly da Silva Goulart Souza.Leitura no ambiente escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

21.
BRAGA, Marcelle D. C.; BASTOS, F.. Participação em banca de Maura Araperida de Resende.O lúdico na sala de aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

22.
BRAGA, Marcelle D. C.; BASTOS, F.. Participação em banca de Selma Ferreira Lima.A importancia dos jogos e brincadeiras na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

23.
BRAGA, Marcelle D. C.; BASTOS, F.. Participação em banca de Shirley Cristina Mamede P. Almeida.Conta Reconta e o Incentivo ao Hábito de leitura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

24.
BRAGA, Marcelle D. C.; BASTOS, F.. Participação em banca de Simone Luciana da Silva Ribeiro.Alfabetizar letrando: roda de leitura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

25.
BRAGA, Marcelle D. C.; BASTOS, F.. Participação em banca de Sirley Marques dos Santos.A importancia da ludicidade enquanto método pedagógico nas séries iniciais do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

26.
BRAGA, Marcelle D. C.; BASTOS, F.. Participação em banca de Tânia Cristina Costa da Silva.Educar a criança dentro dos valores morais e éticos - sobre o contexto que gentiza gera gentileza. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

27.
BRAGA, Marcelle D. C.; BASTOS, F.. Participação em banca de Kamilla Beatriz de Souza Melo.A intervenção pedagógica no processo de alfabetização e letramento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXVIII Simpósio Nacional de História.PARTICIPAÇÃO FEMININA NA CAUSA ABOLICIONISTA. 2015. (Simpósio).

2.
II Encontro Nacional de História dos Estados Unidos.Abolicionismo, Antiabolicionismo e Mercado: Uma análise das repercussões de A Cabana Do Pai Tomás (1852) nos Estados Unidos. 2014. (Encontro).

3.
V Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade.Debates de papel: um estudo do lugar dos negros nos romances estadunidenses A Cabana do Pai Tomás e Aunt Phillis Cabin. 2013. (Seminário).

4.
I Encontro de Pesquisa em História da UFMG - EPHIS.Pensando a Literatura: o romance e suas possibilidades de análise. 2012. (Encontro).

5.
X Encontro Internacional da ANPHLAC.A propriedade em primeiro lugar: Um estudo do discurso escravista nos Estados Unidos (século XIX). 2012. (Encontro).

6.
II Encontro de Estágio de Licenciatura: Escola e Universidade.Quilombos e quilombolas: um debate atual. 2011. (Encontro).

7.
Simpósio Internacional Poderes e Lugares de Minas Gerias: 300 anos de Ouro Preto. 2011. (Simpósio).

8.
XIX Seminário de Iniciação Cientifica.a representação dos negros na literatura norte americana de meados do século XIX: um estudo do romance. 2011. (Seminário).

9.
III Simpósio ILB: Itinerários da Pesquisa Histórica: Métodos, Fontes e Campos Tematicos.Legitimidade e Formação Social na Freguesia de Nossa Senhora de Nazaré da Cachoeira do Campo no Século XVIII. 2010. (Simpósio).

10.
I Seminário Nacional de Práticas Sociais, Narrativas Visuais e Relações de Poder: visões contemporâneas.A representação dos negros na obra. 2010. (Seminário).

11.
Mesa Redonda: História Local e Ensino de História. 2010. (Outra).

12.
Seminário de Iniciação Cientifica.Formas de representação de personagens negros nos Estados Unidos do Século XIX. 2010. (Seminário).

13.
XVII Encontro Regional de História: Conhecer, pesquisar e ensinar História: O lugar do conhecimento no mundo contemporâneo.Compadrio e formação social na freguesia de Nossa Senhora de Nazaré da Cachoeira do Campo no século XVIII. 2010. (Encontro).

14.
XVIII Seminário de Iniciação Científica da UFOP.As freguesias do campo: Um estudo da formação social da freguesia de Nossa Senhora de Nazaré da Cachoeira do Campo no século XVIII. 2010. (Seminário).

15.
XVIII Seminário de Iniciação Científica da UFOP.FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DE PERSONAGENS NEGROS NOS ESTADOS UNIDOS DO SÉCULO XIX: UM ESTUDO DO ROMANCE UNCLE TOM?S CABIN, DE H. B. STOWE. 2010. (Seminário).

16.
Colóquio Olhares sobre o negro: educação das relações etnico-raciais, historiografia e literatura. 2009. (Outra).

17.
II Encontro Memorial do ICHS.O Levante dos Malês: interpretações de uma possível jihad na Bahia. 2009. (Encontro).

18.
2° Seminario Nacional de História da Historiografia. 2008. (Seminário).

19.
3° Seminário Regional do CEO/PRONEX. 2008. (Seminário).

20.
Simposio Nacional do CEHILA- Brasil 2008 e IX Ciclo de Estudos da Religião: Modernidade, Instituições e Historiografia Religiosa no Brasil. 2008. (Simpósio).

21.
Forum das Letras 2007. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fernandes, Luiz Estevam de Oliveira ; BRAGA, Marcelle D. C. ; BASTOS, F. ; BAIÃO, Fábio Eduardo . O Antigo Testamento no Brasil colonial. 2011. (Outro).

2.
Fernandes, Luiz Estevam de Oliveira ; BRAGA, Marcelle D. C. ; BASTOS, F. ; BAIÃO, Fábio Eduardo . III Ciclo de debates: Jesuítas nas Américas. 2011. (Outro).

3.
Fernandes, Luiz Estevam de Oliveira ; BRAGA, Marcelle D. C. ; BASTOS, F. ; BAIÃO, Fábio Eduardo . I Ciclo de Palestras: Los indigenas antes y después de la Conquista en el Caribe. 2010. (Outro).

4.
Fernandes, Luiz Estevam de Oliveira ; BRAGA, Marcelle D. C. ; BASTOS, F. ; BAIÃO, Fábio Eduardo . Bicentenários em perspectiva: Argentina e México. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Iscarlate dos Reis Santos. Desenvolvendo a Leitura e a escrita. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelle Danielle de Carvalho Braga.

2.
Ana Paula Kruk da Silva. Leitura e Escrita: Formando Cidadãos para o século XXI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelle Danielle de Carvalho Braga.

3.
Flaviana Aparecida de Souza Campos. Leitura para a vida. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelle Danielle de Carvalho Braga.

4.
Neliana da Silva Barrieros de Souza. Leitura e escrita: Dificuldades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelle Danielle de Carvalho Braga.

5.
Eliane Natividade. Incentivo à leitura através de histórias em quadrinhos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelle Danielle de Carvalho Braga.

6.
Lenine de Pinho Tavares. A leitura e escrita numa abordagem lúdico-pedagógica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelle Danielle de Carvalho Braga.

7.
Sandra Maria Ribeiro Furbino. FAtores que interferem na defasagemda leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal Sagarana. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelle Danielle de Carvalho Braga.

8.
Gilsele Martins de Souza. O desenvolvimento da leitura e da escrita. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelle Danielle de Carvalho Braga.

9.
Narissa Fernanda Silva. Superando a dificuldade de aprendizagem com a leitura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelle Danielle de Carvalho Braga.

10.
Dayane Gonçalves Figueiredo. A Leitura e a Escrita como mecanismos de combate a dificuldade de aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelle Danielle de Carvalho Braga.

Iniciação científica
1.
Matheus Carletti Xavier. A consolidação da nação norte-americana através da análise dos discursos de Abraham Lincoln.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelle Danielle de Carvalho Braga.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 6:13:21