Carlos Eduardo dos Santos Zago

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0494683150854201
  • Última atualização do currículo em 30/01/2019


Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), onde também concluiu o Mestrado (2012) e o Doutorado (2018) em Literatura e Vida Social, com bolsa Capes, pesquisando a dramaturgia e a prosa de Hilda Hilst. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Hilda Hilst, dramaturgia brasileira e literatura brasileira. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Eduardo dos Santos Zago
Nome em citações bibliográficas
ZAGO, C. E. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Sagrado Coração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
Rua Irmã Arminda - até Quadra 10
Jardim Brasil
17011160 - Bauru, SP - Brasil
Telefone: (14) 21077000


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Doutorado em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Entre Verdugos e Sedutores: Modernidade e (Des) Mascaramento na Prosa de Hilda Hilst, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Gilberto Figueiredo Martins.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: hilda hilst; literatura brasileira; literatura e modernização; teatro brasileiro; metalinguagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
2010 - 2012
Mestrado em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Assombros e Escombros da Modernidade no Teatro de Hilda Hilst,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Gilberto Figueiredo Martins.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: dramaturgia; hilda hilst; literatura brasileira; literatura e modernização.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
2006 - 2009
Graduação em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
A música do filme. (Carga horária: 4h).
Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, SECSP, Brasil.
2016 - 2016
Gramática para preparadores e revisores de texto. (Carga horária: 9h).
Universidade do livro, UNIL, Brasil.
2014 - 2014
Luz, Câmera... Ação, Terror ou Comédia?. (Carga horária: 4h).
Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, SECSP, Brasil.
2014 - 2014
I Workshop do GPDC.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Introdução à História do Cinema. (Carga horária: 4h).
Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, SECSP, Brasil.
2012 - 2012
Oficina Dramaturgia Corporal. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Cultura de Garça, SCG, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de Poesia do IV Leituras da Modernidade. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Aspectos do Drama Moderno em Portugal. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2011 - 2011
... De W. Benjamin a Cardoso Pires. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Direção Teatral (Workshop). (Carga horária: 6h).
Oficinas Culturais do Esatdo de São Paulo, OCESP, Brasil.
2011 - 2011
Grupo de Teoria e Crítica do Teatro. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Experimentando técnicas de teatro contemporâneo. (Carga horária: 12h).
Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, SECSP, Brasil.
2009 - 2009
Oficina Chama poética. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Minicurso "O cobrador".
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Introdução à Máscara de Clown. (Carga horária: 3h).
Secretaria de Esatado da Cultura de São Paulo, SECSP, Brasil.
2008 - 2008
Um exercício de escalas - A ficção de Clarice. (Carga horária: 5h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Municipal de Cultura Artística Naná Zancopé, EMCA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de teatro, Carga horária: 3
Outras informações
Disciplinas ministradas: Panorama do Teatro Ocidental; Panorama do Teatro Brasileiro; Dramaturgia


Colégio Criativo, CC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de língua portuguesa, Carga horária: 21
Outras informações
Professor do Ensino Fundamental: Redação e Leitura


E. E. Hilmar Machado de Oliveira, HMO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto


E. E. Dirce Belluzzo de Campos, DBC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador com bolsa de Doutorado Capes, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Como bolsista, realizei estágio de docência, sob a supervisão do Dr. Gilberto Figueiredo Martins, ao longo do ano 2015, nas disciplinas "Panorama do teatro brasileiro moderno" e "Teoria da literatura II".


Colégio Esquema Único, CEU, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2019
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Produção Textual, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de Produção Textual do Ensino Médio e Fundamental


Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
Vínculo institucional

2019 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do curso de Letras, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Literaturas de Língua Portuguesa I e Comunicação e Expressão.

Atividades

10/2019 - Atual
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literaturas de Língua Portuguesa e Comunicação e Expressão


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ZAGO, C. E. S.2014ZAGO, C. E. S.. 'Rútilo nada': ensaio de leitura. Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea, v. 1, p. 15-31, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ZAGO, C. E. S.. Assombros e Escombros da Modernidade no Teatro de Hilda Hilst. 001. ed. Niemcy: Novas Edições Acadêmicas, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
ZAGO, C. E. S.. Contar pele cabeça: leituras e escrita da memória. In: CECCANTINI, João Luís; VALENTE, Thiago Alves. (Org.). Narrativas juvenis: literatura sem fronteiras. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014, v. 1, p. 201-214.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ZAGO, C. E. S.. Fantasmagorias do sujeito: breve panorama do teatro de Hilda Hilst. In: III Colóquio da pós-graduação em letras, 2011, Assis. III Colóquio da pós-graduação em letras, 2011.

2.
ZAGO, C. E. S.. "Hilda com H". In: Seminário de estudos literários "Cultura e representação", 2010, Assis. Literatura e mulher: representação e autoria, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ZAGO, C. E. S.. A presentificação do passado: impasses sociais em A moratória, de Jorge Andrade. In: VIII Seminário sobre de estudos sobre linguagem e significação e IX Simpósio de leitura da UEL, 2012, Londrina - PR. Tempo e discurso. Londrina -PR: Gráfica da UEL, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
ZAGO, C. E. S.. Alguns Rabiscos Sobre 'O Sol na Cabeça'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ZAGO, C. E. S.. Teatro clássico francês: o caso Corneille. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ZAGO, C. E. S.. Leitura de peças teatrais curtas: parâmetros para a representação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ZAGO, C. E. S.. Entre armas e poemas: a poesia política de Hilda Hilst. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ZAGO, C. E. S.. Brasil - O declínio dos pássaros: leitura crítica da peça 'As aves da noite', de Hilda Hilst. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ZAGO, C. E. S.. A poética do conto em Edgard Allan Poe: leitura das narrativas A Queda da Casa de Usher e O gato preto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ZAGO, C. E. S.. 'Somo o que fomos': tradição e modernidade no teatro de Jorge Andrade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ZAGO, C. E. S.. O espaço e a construção do ponto-de-vista em Cartas de um sedutor, de Hilda Hilst. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ZAGO, C. E. S.. A linguagem como resistência em Rútilo nada, de Hilda Hilst. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ZAGO, C. E. S.. (In)justiça, particularismo e morte em O verdugo, de Hilda Hilst. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ZAGO, C. E. S.. Palavra, moeda e morte em O verdugo, de Hilda Hilst. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ZAGO, C. E. S.. Alegoria e implosão da linguagem em O Novo Sistema, de Hilda Hilst. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ZAGO, C. E. S.. Os limites da representação em 'Da morte. Odes mínimas', de Hilda Hilst. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ZAGO, C. E. S.. A presentificação do passado: impasses sociais em 'A moratória', de Jorge Andrade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ZAGO, C. E. S.. Quando desce o inferno: Hilda Hilst, Dante e Orwell. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ZAGO, C. E. S.. Revisitar: os fantasmas da visita. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ZAGO, C. E. S.. A circulariedade do voo ou pássaros que rastejam: apontamentos para uma interpretação de as aves da noite de hilda hilst. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ZAGO, C. E. S.. Fantasmagorias do sujeito: breve panorama do teatro de Hilda Hilst. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ZAGO, C. E. S.. O Pioneiro Teatro de Hilda Hilst. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ZAGO, C. E. S.. Do lado da platéia: a recepção crítica do teatro de Hilda Hilst. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ZAGO, C. E. S.. A clausura do espírito na sociedade técnica: Novo Sistema de Hilda Hilst. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ZAGO, C. E. S.. A construção do eu-lírico social na poesia de Ferreira Gullar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ZAGO, C. E. S.. Assombros da modernidade em As aves da noite, de Hilda Hilst. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ZAGO, C. E. S.. Hilda com H. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ZAGO, C. E. S.. Dramático por lírico - a experiência dramática de Hilda Hilst. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ZAGO, C. E. S.. Cultura e representação negra no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
ZAGO, C. E. S.. Sobre as peças. Porto Alegre, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
ZAGO, C. E. S.. Sobre as peças. Porto Alegre, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ZAGO, C. E. S.. Os santos profanos - obscenidade e sagrado em Hilda Hilst e Georges Bataille. 2018.

2.
ZAGO, C. E. S.. As imagens da casa na poética de Rumor da Casa, de Telma Scherer. 2018.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ZAGO, C. E. S.. Teatro e Ditadura na América Latina. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ZAGO, C. E. S.. Encontro Literário: Contexto da Literatura Brasileira Contemporânea. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ZAGO, C. E. S.. Relatório Semestral. 2017. (Relatório de pesquisa).

2.
ZAGO, C. E. S.. Relatório Semestral. 2016. (Relatório de pesquisa).

3.
ZAGO, C. E. S.. Relatório Semestral. 2016. (Relatório de pesquisa).

4.
ZAGO, C. E. S.. Relatório Semestral. 2015. (Relatório de pesquisa).

5.
ZAGO, C. E. S.. Relatório Semestral. 2015. (Relatório de pesquisa).

6.
ZAGO, C. E. S.. Relatório Semestral. 2014. (Relatório de pesquisa).

7.
ZAGO, C. E. S.. 'Quando desce o inferno: leitura da peça teatral As aves da noite, de Hilda Hilst'. 2014. (Palestra).

8.
ZAGO, C. E. S.. Introdução ao teatro e jogos teatrais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
ZAGO, C. E. S.. Introdução à literatura. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIV SEL - Seminários de Estudos Literários. 2018. (Seminário).

2.
"Clarice Lispector Morreu" - Tarde do Cedap. 2017. (Outra).

3.
IV "Leituras da Modernidade" - Quadernos de Ariano. 2017. (Seminário).

4.
"Me ne frego!" - Aspectos culturais e linguísticos do fascismo. 2016. (Outra).

5.
Apresentação formal das paremias ... nos contos de M. Assis. 2016. (Outra).

6.
Encontro João Antonio. 2016. (Encontro).

7.
II Gêneros Híbridos da Modernidade. 2016. (Seminário).

8.
II Simpósio Memória e Representação Literária. 2016. (Simpósio).

9.
Machado de Assis no Rio da Prata. 2016. (Outra).

10.
XIII Seminário de Estudos Literários: Lit. Comparada e Est. Culturai.. 2016. (Seminário).

11.
XXXII Semana de História "Cultura, Memórias ...".(In)justiça, particularismo e morte em O verdugo de Hilda Hilst. 2015. (Seminário).

12.
Contos de fadas: tradição da criatividade. 2014. (Outra).

13.
Cultura francesa em foco: atualidades da arte contemporânea na França. 2014. (Outra).

14.
III Seminário Leituras da Modernidade: Estudos Literários - Diálogos com a História e a Psicologia. 2011. (Seminário).

15.
II Simpósio de Filologia e Cultura Latino-Americana.Dramático por lírico - a experiência dramática de Hilda Hilst. 2010. (Simpósio).

16.
I Seminario: A narrativa de ficcao nos anos 30 no Brasil. 2010. (Seminário).

17.
X Seminario de Estudos Literarios: Cultura e representacao.Hilda com H. 2010. (Seminário).

18.
Colóquio Artur Azevedo. 2009. (Outra).

19.
Conferência intermunicipal de educação. 2009. (Outra).

20.
I Conferencia municipal de cultura de Garça. 2009. (Outra).

21.
I Conferência municipal de educação de Garça. 2009. (Outra).

22.
III Simpósio gêneros híbridos da modernidade: literatura no cinema/UNESP/Assis. 2009. (Simpósio).

23.
IX Seminário nacional de literatura, história e memória: literatura no cinema/UNIOESTE/Cascavel. 2009. (Seminário).

24.
Simpósio Brasil França: Diálogos entre dois países e duas culturas. 2009. (Simpósio).

25.
V encontro do CEDAP. 2009. (Encontro).

26.
Cem anos de Guimarães Rosa. 2008. (Seminário).

27.
Seminário "Leituras da modernidade". 2008. (Seminário).

28.
Seminário Brasileiro de Literatura Contemporânea - Caio Fernando Abreu, 60 anos. 2008. (Seminário).

29.
Encontro com os mineiros: Cyro dos Anjos e Murilo Rubião. 2007. (Simpósio).

30.
III Colóquio internacional do CILBELC "Interminati spazi e sovrumani silenzi: representações do espaço nas vosões artísticas". 2007. (Outra).

31.
II Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais e VIII Cíclo de Estudos Antigos de medievais. 2006. (Simpósio).

32.
II Colóquio internacional do CILBELC - Formas de narratividade: literatura, teatro e cinema em confronto. 2006. (Outra).

33.
IV Encontro de educação do oeste paulista. 2006. (Encontro).

34.
Simpósio Cyro dos Anjos: 100 anos. 2006. (Simpósio).

35.
"ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente e questões da sala de aula: direitos e deveres". 2005. (Outra).



Outras informações relevantes


Bolsista CAPES (2010-2012); 
Bolsista CAPES (20014-2018); 
Aprovado no processo seletivo para professor colaborador da UENP, Campus de Cornélio Procópio - PR (2017); 
Aprovado no processo seletivo para professor substituto do Instituto de Ensino Superior de São Manuel - SP (2018).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 24:32:22