João Batista de Freitas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1218940587592991
  • Última atualização do currículo em 03/04/2016


Graduado em Pedagogia pela UNESP . Mestrando em Psicologia Educacional na UNIFIEO. Atou como Tutor presencial do curso de pedagogia da UNICID, Professor convidado nos cursos de Pós graduação do INEPE, Professor convidado nos cursos de pós graduação e R2 do SEP Cursos, Professor e Coordenador Pedagógico na Rede Estadual de São Paulo; professor da Educação Infantil e Fundamental I na Rede Municipal de São Paulo; coordenador geral da EJA (Educação de Jovens e Adultos) Coordenador Pedagógico e Diretor de Escola na Rede Municipal de Embu das Artes. Atualmente é professor da Educação Básica I da Rede Municipal de Embu das Artes e do curso de Pedagogia da Faculdade Polis das Artes em Embu das Artes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Gestão Escolar, Alfabetização e Alfabetização matemática e formação de professores. Consultor na Construção de Projeto Politico Pedagógico com a participação efetiva da comunidade e na organização do tempo e espaço da Educação Infantil. Desenvolve e orienta grupo de pesquisa ligado a educação na Faculdade Polis das Artes. (Texto informado pelo autor) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Batista de Freitas
Nome em citações bibliográficas
FREITAS, J. B.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Polis das Artes.
Rua Tancredo Neves
Jardim Santa Emília
06820221 - Embu das Artes, SP - Brasil
Telefone: (011) 47824896
Fax: (011) 47824814


Formação acadêmica/titulação


2013
Mestrado em andamento em Psicologia Educacional.
Centro Universitário FIEO, UNIFIEO, Brasil.
Título: Rede de proteção a aprendizagem: Um estudo sobre a percepção dos alunos de Ensino médio sobre a garantia da aprendizagem numa escola da periferia de Embu das Artes.,Orientador: Marisa Irene Siqueira Castanho..
2005 - 2007
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A ESCOLA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: um desafio para a sustentabilidade.
Orientador: Margarida Marques Henriques.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em curso de jogos matemáticos na Educação Infanto - J. (Carga horária: 40h).
Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Aspectos da saúde aplicada à educação especial. (Carga horária: 40h).
Faculdade Polis das Artes, FPA, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Fundamentos da Educação Especial. (Carga horária: 40h).
Faculdade Polis das Artes, FPA, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso de Informática na Educação. (Carga horária: 30h).
Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Adaptação Curricular para Educação Especial. (Carga horária: 80h).
portal da educação, PE, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em PDE- Escola. (Carga horária: 32h).
Ministério da Educação - Secretária da Educação Básica, MEC, Brasil.
2008 - 2008
Recursos de Animação na prática. (Carga horária: 3h).
Faculdade Itapecerica da Serra, FIT, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em TV escola e os desafios de hoje. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Gestão do Projeto Pedagógico. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Confirmando as rotas da educação. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Liderança e trabalho em equipe tomada de decisão. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Alfabetização de Jovens e Adultos. (Carga horária: 30h).
Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Educação Especial. (Carga horária: 120h).
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Liderança. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Educação Infantil e Meio Ambiente. (Carga horária: 30h).
Colégio ECO, ECO, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Curso de Verão. (Carga horária: 100h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Brasil 500 anos. (Carga horária: 100h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Praticar - Projetos. (Carga horária: 50h).
prefeitura municipal de Embu das Artes, PFM DE EMBU DAS, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdades Polis das Artes, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Acadêmico Adjunto

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12


Escola Municipal Antonia Augusta Delphina de Morais, EM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30


SEPCURSOS, SEPCURSOS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Prestação de Serviso, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contratação de serviços., Carga horária: 5


Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contratação de serviços, Carga horária: 5


Instituto Nacional de Ensino, Pós-Graduação e Extensão, INEPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contratação de serviço, Carga horária: 5


Secretaria Municipal de Educação de Embu das Artes, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral de EJA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Municipal Suely Maria Hipólito de Oliveira, EM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor/ Diretor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Trabalhei nesta instituição até 2011.


Escola Municipal Villa Lobos, EM VILLA LOBOS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor/ Diretor de Escola, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30


Escola Municipal Maria Josefina de Almeida Carvalho Azteca, EM AZTECA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor PEB I, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Educação Infantil: Por uma Cultura da Infância.
Descrição: Considerando a importância de as instituições de ensino superior realizar pesquisas que contribuem tanto com a formação do corpo discente, mas também que contribuem com a educação básica de nosso país, especialmente a escola pública. Dar visibilidade às crianças: suas falas, expressões, sentimentos, gostos, gestos é um grande desafio que se tem colocado a professores e pesquisadores da educação, preocupados em entender a infância: o que pensam as crianças a respeito da escola, do trabalho, das brincadeiras, dos seus colegas, dos seus professores e dos adultos em geral. Como a criança vê, sente, pensa a respeito desse mundo a qual se encontra inserida. E de como as instituições escolares percebem a cultura da infância e de que forma elas mantêm esta cultura viva e presente. Observando ainda a carência de equipamentos que fortalecem a cultura infantil dentro dos espaços públicos, sobre tudo os espaços para as brincadeiras e interações sociais, espaços para os momentos livres que fortalecem o protagonismo infantil. Torna-se fundamental que o ensino superior articule suas ações educacionais e sociais com pesquisas produzidas a partir de vivencias das práticas pedagógica, contribuindo com a educação pública para um repensar nas praticas da educação da infância para construção de escola da infância onde privilegie um currículo que respeita a infância, suas dimensões e sua cultura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: João Batista de Freitas - Coordenador / Tamar Lisboa Melo - Integrante / Claudia Alejandra Libañez - Integrante / Valeria Tânia de Assunção Oliveira - Integrante / Tatiana Silva Penedo Santos - Integrante / Ariana dos Santos Lima - Integrante.
2015 - 2015
Mapeando o uso das salas de informática em diferentes redes de ensino.
Descrição: Este trabalho visa investigar por meio de uma pesquisa de campo, com diferentes escolas de três redes públicas, sendo: uma estadual e duas municipais. Durante a pesquisa pretendemos perceber a relação da sala de informática com o Projeto Político Pedagógico das Escolas, na visão de diferentes atores: Professores, gestores,monitores de informática, pais e estudantes. Por meio de um questionário contendo dados pessoais a fim de mapear quem são os sujeitos da pesquisa, e uma entrevista semiestruturada no intuído de dar ouvido as pessoas que vivenciam o cotidiano da escola e aferir seus sentimentos a respeito da sala de informática. Villardi e Oliveira (2005) enfatizam que ?é necessário, de início criar atitudes positivas frente às tecnologias e às redes digitais, o que reflete uma modificação cultural que se estende até o âmago das relações com o saber?. O advento das novas tecnologias acabou provocando no professor uma reflexão mais ampla do uso da tecnologia na escola, uma vez que ela está cada dia mais presente em nosso meio, na vida dos estudantes e na sociedade. Leite (2012) ?vivenciar novas formas de ensinar e aprender, incorporando as tecnologias, requer cuidado com a formação inicial e continuada do professor?. Neste sentido que procuramos por meio da pesquisa perceber se esta formação se faz presente no PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola e de que forma está articulação consolida para que o professor não perca a dimensão pedagógica. Este estudo contribuiu para identificar a importância da presença da tecnologia na formação inicial e continuada do professor de forma a significar o uso da sala de informática dentro da escola. Palavras Chave: Escola, Tecnologia, Aprendizagem.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: João Batista de Freitas - Coordenador / Leides Daiana Freitas Fonseca - Integrante / Mayara Cristina de Oliveira Leite - Integrante / Mirian Maria da Silva de Oliveira - Integrante / Tamar Lisboa Melo - Integrante / Maria Celeste Silverio Preto - Integrante / Claudia Alejandra Libañez - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: PEDAGOGIA.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FREITAS, J. B.2008FREITAS, J. B.. Planejamento: algo muito sério e que exige responsabilidade.. Direcional Educador (Impresso), v. ano 3, p. 36-38, 2008.

2.
FREITAS, J. B.2007FREITAS, J. B.. REFLETINDO A MATEMÁTICA NA CRECHE. Direcional Educador (Impresso), v. ANO 2, p. 41, 2007.

3.
FREITAS, J. B.2007FREITAS, J. B.. O CURRÍCULO TAMBÉM SE CONSTRÓI COM OS PAIS. Direcional Educador (Impresso), v. ANO3, p. 43, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FREITAS, J. B.. Por uma Escola mais democrática gestão compartilhada: pontos e contrapontos.. 1. ed. São Paulo: SCORTECCI, 2009. v. 1000. 107p .

Capítulos de livros publicados
1.
carvalho, Eleni ; sousa, Débora ; Pinto. Angelica ; KYRIAKIS, F. J. ; oliveira, Cristiano ; Bertolini, Regiane ; Fonseca, Daiana ; Freitas, Almir ; FREITAS, J. B. ; Heitzmann, Patricia ; Garcia, Patricia ; Kronka, Sônia ; Fonseca, Poliana ; Sousa, Marli . Professores Reflexivos. In: Fonseca, L.D.F;Correia,E.. (Org.). Professores Reflexivos. 1ed.São Paulo: Perse, 2012, v. 1, p. 5-114.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, J. B.; Nilton de Souza Bispo . Experimentando diferentes riscantes e diferentes suportes.. In: VII Congresso Paulista de Educação Infantil e III Simpósio Internacional de Educação Infantil., 2015, São Carlos. Educação Infantil e resistência: Os lugares das Infâncias na Educação e nas Políticas.. São Carlos: ufscar, 2015. p. 1622-1628.

2.
Alexandra Contocani ; Anderson Rei ; Laura Dantas de Souza Pinto ; Maria Alzira Garroux ; FREITAS, J. B. ; Magnna Pyllar Mendes Nogueira ; Edna Gomes de Oliveira ; Renata Felinto ; Josivania Pereira da Silva . A arte e a Infância. In: Embu com Arte, 2012, Cotia. Embu com Arte Construindo e Refletindo Espaços Educadores. Cotia: Instituto Sidarta, 2012. v. 1. p. 7-67.

Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, J. B.; Marisa Irene Siqueira Castanho . Redes de Aprendizagens Sentidos Produzidos Por Adolescentes a Respeito da Escola e da Aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FREITAS, J. B.. O Educar e o Cuidar na Educação Infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FREITAS, J. B.; LIBANEZ, C. A. ; MELO, T. L. ; LEITE, M. C. O. ; PRETO, M. C. S. . o mapeamento do uso da sala de informática em diferentes redes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FREITAS, J. B.; Bruna Belloti da Cruz . (Des) Construindo o espaço da infância na escola da infância.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FREITAS, J. B.; Fonseca, Daiana . Educação para o diálogo: Um olhar sobre o uso de Metodologias Participativas no Curso de Pedagogia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
FREITAS, J. B.; Fonseca, Daiana . O contato da criança com diferentes instrumentos e suportes que fortalecem o desenvolvimento das Competências Leitoras e Escritoras.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
FREITAS, J. B.. Experimentando diferentes riscantes e diferentes suportes.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FREITAS, J. B.; João Batista de Freitas . Educação Especial: possibilidades de intervenção pedagógica.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FREITAS, J. B.. sentidos produzidos por adolescentes a respeito da escola e da aprendizagem.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
FREITAS, J. B.. Educação Infantil: Construindo Saberes através de Cantos de Aprendizagens.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FREITAS, J. B.. Linguagens Infantis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
FREITAS, J. B.. A arte de contar história e compartilhar memória.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
FREITAS, J. B.. A participação da comunidade no espaço escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
FREITAS, J. B.. A participação da família na Creche.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
FREITAS, J. B.. Por uma escola mais democrática.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
FREITAS, J. B.. A organização do espaço escolar favorece a qual aprendizado.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
FREITAS, J. B.. expectativas sobre atuação fonaudiológica no ambiente creche. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
FREITAS, J. B.. agenda 21 escolar.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FREITAS, J. B.; Bruna Belloti da Cruz . (Des) Construindo o espaço da infância na escola da infância. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
FREITAS, J. B.; LEITE, M. C. O. ; OLIVEIRA, M. M. S. ; MELO, T. L. ; PRETO, M. C. S. . O mapeamento do uso da sala de informática em diferentes redes. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
FREITAS, J. B.; Marisa Irene Siqueira Castanho ; Silvana Gomes Mancini ; Irene Vicente de Arruda . Sentidos produzidos por diferentes atores frente às atuais demandas da escola. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
FREITAS, J. B.. Gestão democratica e participativa. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
FREITAS, J. B.. Cadê o bicho da matemática. 2008. .

2.
FREITAS, J. B.. socializando saberes Educação infantil. 2007. .

Demais trabalhos
1.
FREITAS, J. B.. CONTANDO HISTÓRIA. 2006 (CONTAÇÃO DE HISTÓRIA) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FREITAS, J. B.; SANTOS, J. N.. Participação em banca de Gisele Cavalcanti Rocha.A Importância da Música na Educação Infantil.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

2.
FREITAS, J. B.; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos. Participação em banca de AlLVES, Maria do Carmo Melo Sousa; BARBOSA, Rosangela Rachel.Processo de Aquisição da Leitura e Escrita nas Séries Iniciais.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

3.
FREITAS, J. B.; Nilton de Souza Bispo. Participação em banca de ERASMO LIMA DOS REIS JANAYNA CRISTINE OLIVEIRA LIMA MARIA DA.A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DE REGRAS PARA CRIANÇAS DE 5 ANOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

4.
FREITAS, J. B.; SANTOS, J. N.; MATTOS, Rosimary Mendes; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos; Tiago Silva de Oliveira. Participação em banca de Ferreira, Zuleika Rosa Machado; Santos, Maria Auxiliadora.A importância do ludico na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

5.
FREITAS, J. B.; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos; Tiago Silva de Oliveira; MATTOS, Rosimary Mendes; SANTOS, J. N.. Participação em banca de Mendes, Ana Paula Munhoz; Solano, Kate.O processo Evolutivo das Gerações: Baby Boomers, x, y e Z na história da Educação Brasileira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

6.
FREITAS, J. B.; SANTOS, J. N.; MATTOS, Rosimary Mendes; Tiago Silva de Oliveira; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos. Participação em banca de Costa, Zildete Pereira da; Figueiredo, Ana Maria Choma.A importância dos Jogos na Educação Infantil: Em foco crianças de 5 anos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

7.
FREITAS, J. B.; SANTOS, J. N.; MATTOS, Rosimary Mendes; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos; Tiago Silva de Oliveira. Participação em banca de Lugim, Marinilce Aparecida Tadano Domingues.Musicalização na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

8.
FREITAS, J. B.; SANTOS, J. N.; MATTOS, Rosimary Mendes; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos; Tiago Silva de Oliveira. Participação em banca de Garcia, Tânia Cristina; Jesus, Maria Aparecida Ramos de.Desenvolvimento da criança com síndrome de Asperger nas séries iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

9.
FREITAS, J. B.; SANTOS, J. N.; MATTOS, Rosimary Mendes; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos; Tiago Silva de Oliveira. Participação em banca de Araujo, Daniela Lima Correa de; Campos, Tatiane Rodrigues.A importância da brincadeira na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

10.
FREITAS, J. B.; SANTOS, J. N.; MATTOS, Rosimary Mendes; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos; Tiago Silva de Oliveira. Participação em banca de Cipriano, Edilene Apolinário; Gomes, Flávia Solano.A importância dos Jogos e brincadeiras no Ensino Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

11.
FREITAS, J. B.; SANTOS, J. N.; MATTOS, Rosimary Mendes; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos; Nilton de Souza Bispo; Tiago Silva de Oliveira; Marcos Antonio Nascimento; Maria Aparecida Diorio. Participação em banca de Ferreira, Kelly de Paula; Souza, Maria Juliane Silva de.A Educação de Jovens e Adultos seus dilemas e sua importância no Município de Embu das Artes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

12.
FREITAS, J. B.; SANTOS, J. N.; PERRONE, L. S.; Tiago Silva de Oliveira; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos. Participação em banca de Kenia Aparecida da Mata.A Importância do Poema na Alfabetização de Alunos nas séries iniciais.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

13.
FREITAS, J. B.; SANTOS, J. N.; PERRONE, L. S.; Tiago Silva de Oliveira; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos. Participação em banca de CIPRIANO, Edilaine Apolinário; GOMES, Flávia Solano;.A Importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

14.
FREITAS, J. B.; SANTOS, J. N.; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos; Tiago Silva de Oliveira; PERRONE, L. S.. Participação em banca de Nascimento, Bernadete Arantes;Rocha, Giseli Cavalcante;.A importância da musica na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

15.
FREITAS, J. B.; SANTOS, J. N.; Tiago Silva de Oliveira; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos. Participação em banca de Vale, Chislene do; Cerqueira, Maria Cícera Vilela.A Importância dos Contos de fada na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

16.
FREITAS, J. B.; SANTOS, J. N.; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos; Tiago Silva de Oliveira; PERRONE, L. S.. Participação em banca de Silva,Alessandra José Barreto da; Freitas, Eulina Borges de.A importância dos Contos de Fada na Escola: Representações Sociais dos Futuros Docentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

17.
FREITAS, J. B.; SANTOS, J. N.; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos; Tiago Silva de Oliveira. Participação em banca de Souza, Edsleia Vieira de; Benedito, Franciele Teixeira de.Inclusão Escolar: Um olhar sob os Portadores da Síndrome de Down. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

18.
FREITAS, J. B.; SANTOS, J. N.; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos; Tiago Silva de Oliveira; PERRONE, L. S.. Participação em banca de Nascimento, Betânia do; Santos, Fernanda Varela da Silva dos.O Lúdico no Desenvolvimento Integral da Criança e na Construção do Conhecimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

19.
FREITAS, J. B.; SANTOS, J. N.; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos; Tiago Silva de Oliveira; PERRONE, L. S.. Participação em banca de Lima, Ivonete Maria da Silva; Silva, Luciana Bezerra da.Dificuldade de Aprendizagem nas Séries Iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

20.
FREITAS, J. B.; SANTOS, J. N.; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos; Tiago Silva de Oliveira. Participação em banca de Almeida, Glaucia Dias; Piassa, Adeliane dos Santos.Leitura e escrita na educação de Jovens e Adultos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

21.
FREITAS, J. B.; Tiago Silva de Oliveira; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos; SANTOS, J. N.. Participação em banca de Oliveira, Olga Barbosa de; Santos, Roseli da Silva dos.Musicalização na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

22.
FREITAS, J. B.; SANTOS, J. N.; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos; Tiago Silva de Oliveira. Participação em banca de Cunha, Jaira Souza; Machado, Fabiana Costa.As relações de afetividade na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

23.
FREITAS, J. B.; SANTOS, J. N.; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos; Tiago Silva de Oliveira. Participação em banca de Gomes, Gelsilene Aparecida; Souza, Marilza Caetano de.A importância dos Jogos matemáticos na educação infantil com crianças de 4 anos.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

24.
FREITAS, J. B.; SANTOS, J. N.; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos; Tiago Silva de Oliveira. Participação em banca de Dutra, Elisangela do Carmo.Musicalização e as suas contribuições na aprendizagem das crianças de educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

25.
FREITAS, J. B.; SANTOS, J. N.; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos; Tiago Silva de Oliveira. Participação em banca de Cunha, Arlinda Maria Gonçalves da; Monteiro, Alexandre.Desafios do estágio em atendimento com alunos de inclusão: o autismo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

26.
FREITAS, J. B.; Tiago Silva de Oliveira; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos; SANTOS, J. N.. Participação em banca de Andrade, Elaine Serrra de; Rocha, Helen Fátima.A contribuição dos jogos lúdicos no processo de aprendizagem na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

27.
FREITAS, J. B.; SANTOS, J. N.; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos; Tiago Silva de Oliveira. Participação em banca de Cruz, Maria Viviane Braga da; Souza Juliana Dantas de.Jogos Matemáticos: Séries iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.

28.
FREITAS, J. B.; Tiago Silva de Oliveira; MOTTA, Maria do Carmo dos Santos; SANTOS, J. N.. Participação em banca de Barbosa, Marli Ferreira; Xavier, Sharmian dos Anjos.A importância do brincar na educação ionfantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso de Educação da Faculdade Polis das Artes Compartilhando Sonhos, Experiências e Possibilidades. 2015. (Congresso).

2.
I Congresso de Educação da Faculdade Polis das Artes Compartilhando Sonhos, Experiências e Possibilidades. O Contato da Criança com diferentes Instrumentos e Suportes que fortalecem o desenvolvimento das Competências Leitoras e Escritoras. 2015. (Congresso).

3.
I Congresso de Educação da Faculdade Polis das Artes Compartilhando Sonhos, Experiências e Possibilidades. Educação para o diálogo: Um olhar sobre o uso de Metodologias Participativas no Curso de Pedagogia. 2015. (Congresso).

4.
III- Semana Acadêmica.Participante. 2014. (Seminário).

5.
IV Congresso brasileiro psicologia: ciência e profissão. sentidos produzidos por adolescentes a respeito da escola e da aprendizagem.. 2014. (Congresso).

6.
1º Fórum Habitacional da Região Oeste de São Paulo - CONISUD.O Impacto da Educação nos Conjuntos Habitacionais. 2013. (Outra).

7.
Seminário "Base Epistemológicas e as Relações Étnico - Raciais na Educação". 2013. (Seminário).

8.
Projeto Férias.oficina de Recreação Infantil.. 2012. (Oficina).

9.
8ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente. 2009. (Outra).

10.
Projeto Férias.Contação de História. 2009. (Oficina).

11.
II Simpósio de Gestão Educacional para Escolas públicas.A organização do espaço escolar de forma a favorecer o aprendizado. 2008. (Simpósio).

12.
FORUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO.AGENDA 21 ESCOLAR: DA IMPLANTAÇÃO A TRANSFORMAÇÃO. 2007. (Outra).

13.
Projeto Férias.Sustentabilidade Planetária. 2007. (Oficina).

14.
SEMANA DO MEIO AMBIENTE.EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2007. (Seminário).

15.
I SEMINÁRIO DE AGENDA 21 NA EDUCAÇÃO.AGENDA 21 ESCOLAR IMPLANTAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO. 2006. (Seminário).

16.
Projeto Férias.Coordenador do evento. 2006. (Encontro).

17.
SEMANA DO MEIO AMBIENTE.AGENDA 21 NA EDUCAÇÃO. 2006. (Seminário).

18.
TEIA.AGENDA 21 ESCOLAR: RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2006. (Seminário).

19.
Projeto Férias.Coordenador do evento. 2005. (Encontro).

20.
DISCUTINDO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UMA QUESTÃO DE POLÍTICA PÚBLICA.. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREITAS, J. B.. I Congresso de Educação da Faculdade Polis das Artes. 2015. (Congresso).

2.
FREITAS, J. B.. Fórum de pais: Repensando o currículo escolar. 2010. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, J. B.; João Batista de Freitas . Educação Especial: possibilidades de intervenção pedagógica.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FREITAS, J. B.. Experimentando diferentes riscantes e diferentes suportes.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 21:54:09