Bely Clemente Camacho Pires

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5181965917971388
  • Última atualização do currículo em 30/08/2018


Mestre e Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. É consultora na área de gestão socioambiental de organizações e projetos, ministra cursos de capacitação nas referidas áreas e é docente na Faculdade Cantareira, no curso de Agronomia (atual) e Administração (2001 a 2016). É diretora da empresa Roda d'Água Gestão Socioambiental, voltada a capacitações gerenciais; atuou na gestão financeira da empresa EuroBrasilis (TI); ministra oficinas de capacitação no Instituto Filantropia, voltado ao terceiro setor. É associada e conselheira do Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental (antiga AHPCE), onde atuou na diretoria e em empreendimento socioambiental voltado à capacitação e avaliação de serviços ecossistêmicos. Trabalhou como consultora na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo - RBCV (Instituto Florestal da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo) durante 11 anos, atuando no Programa de Jovens - Meio Ambiente e Integração Social (voltado a conservação do território e geração de renda para jovens do ensino público habitantes da RBCV), no programa de Avaliação Ecossistêmica da RBCV (vinculado à Avaliação Ecossistêmica do Milênio, programa mundial de avaliação dos ecossistemas, seus serviços e relação com bem-estar humano), no Conselho de Gestão da RBCV. Trabalhou como consultora em programas da Fundação Florestal (Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo), voltados à sustentabilidade de empreedimentos comunitários (Programa de Ordenamento da Exploração de Ostras no Estuário de Cananéia e Programas de Ecoturismo em diversas áreas do Estado de São Paulo), nos quais ministrou módulos de capacitação em gestão de negócios. Foi professora nas Universidades 9 de Julho e Anhembi Morumbi. Consultora ad hoc no Seminário de Avaliação de Projetos de Inovação Tecnológica 2017, em Manaus - AM, resultado de um programa de apoio à inovação em micro e pequenas empresas da região, financiados por FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas) e FINEP (Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa). Também é consultora ad hoc da FAPEG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bely Clemente Camacho Pires
Nome em citações bibliográficas
PIRES, B. C. C.

Endereço


Endereço Profissional
Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.
R. Marcos Arruda 729
Belém
03020-000 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 27905900
Fax: (11) 27905900
URL da Homepage: www.cantareira.br


Formação acadêmica/titulação


1993 - 1998
Mestrado em Administração de Empresas.
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEA-USP, Brasil.
Título: Gestão em Agências de Ecoturismo e sua Inserção no Contexto da Sustentabilidade,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Isak Kruglianskas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: administração de empresas; gestão ambiental; sustentabilidade; turismo; ecoturismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
Setores de atividade: Atividades administrativas e serviços complementares.
1985 - 1988
Graduação em Administração de Empresas.
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEA-USP, Brasil.
Título: Sistema de Informação de Pricing.
Orientador: Alexander Berndt.




Atuação Profissional



Roda d'Água Gestão Socioambiental, RDA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Diretora, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 40
Outras informações
? Consultoria e capacitação em Gestão Socioambiental, construção de cenários, Planejamento Estratégico. Atuação nas seguintes organizações: o Instituto Fonte: oficina de construção de cenários para apoio ao planejamento estratégico. o Instituto Filantropia: oficina de construção de cenários para apoio ao planejamento estratégico. o Instituto Filantropia e Fundação Alphaville (em parceria com DH Ziper Consultoria e Desenvolvimento no Terceiro Setor): oficinas de capacitação em construção de cenários para elaboração de indicadores sociais.


Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo, AJMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
Curso Graduação - Administração Disciplinas: Introdução à Administração; Teorias da Administração; Gestão de Serviços, Gestão Ambiental, Planejamento Estratégico, Comportamento Organizacional. Curso Graduação - Agronomia Disciplinas: Planejamento e Controle da Produção Agrícola Curso Pós-graduação ? Gestão Ambiental Disciplinas: Planejamento e Gestão Ambiental Outras atividades acadêmicas: coordenação do Núcleo de Estudos em Administração e Meio Ambiente. Projetos realizados: apoio à elaboração de vídeo didático sobre a importância da Serra da Cantareira (10/09); organização e orientação de stand sobre serviços ecossistêmicos da Serra da Cantareira nos eventos IV, V e VI FIC no Campo (2009, 2010 E 2011); visita com alunos do Núcleo ao Parque Estadual da Cantareira (2009); organização de palestras sobre a temática ambiental durante a Semana do Administrador (2007 a 2012).


EuroBrasilis Information Services, EUROBRASILIS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Gestão financeira, Carga horária: 8


Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica, AHPCE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Associada, Enquadramento Funcional: Conselheira
Outras informações
Participação em reuniões de Conselho de Gestão da instyituição

Vínculo institucional

2001 - 2015
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Diretora
Outras informações
Cargo: Presidente (2007, 2014, 2015); Vice-presidente (2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013) Atividades: ? Participação na elaboração no planejamento e Planos de Ação da instituição. ? Participação no processo de Desenvolvimento Organizacional (AHPCE ? AUÁ). ? Gestão compartilhada da organização. ? Desenvolvimento e avaliação de planos de negócios de empreendimentos socioambientais. ? Elaboração de projetos para captação de recursos. ? Representante da instituição na Aliança pela Água (2014, 2015). ? Representante da instituição na Rede de Avaliações Subglobais (rede de instituições de diferentes países com trabalhos na análise de serviços ecossistêmicos, decorrente da Avaliação Ecossistêmica do Milênio). ? Representante da instituição no Conselho de Gestão da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (2012 a 2016) ? Condução do módulo sobre ecomercado nas oficina de Formação de Formadores do Programa de Jovens ? Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS). ? Gestão de projetos desenvolvidos na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (detalhados abaixo).


Instituto Florestal do Estado de São Paulo, IF, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2011
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 30
Outras informações
Programa de Jovens - Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS) da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo: ? Gerenciamento financeiro de recursos advindos da UNESCO-Paris (Fundação Ted Turner) e UNESCO-Brasília; gerenciamento de materiais distribuídos aos Núcleos de Educação Ecoprofissional do Programa de Jovens; acompanhamento das atividades nos Núcleos de Educação Ecoprofissional e organização de relatórios de prestação de contas; pesquisa sobre ecomercado de trabalho na região da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e possibilidades de inserção ecoprofissional dos jovens do Programa; estruturação de proposta do Cluster Turístico do Cinturão Verde, no âmbito da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo; orientação pedagógica ao Programa de Jovens na área de gestão de negócios; apoio na estruturação de eventos da Rede do Programa de Jovens; elaboração de proposta de projeto "Formação Ecoprofissional em Zonas Periurbanas? (2005-2007); acompanhamento das atividades do projeto; consolidação de relatórios de andamento do projeto. Avaliação Ecossistêmica Integrada da RBCV ? Participação de Grupo de Trabalho multidisciplinar para planejamento, elaboração de estratégias e condução da Avaliação de Serviços Ecossistêmicos e Bem-estar Humano na região abrangida pela RBCV; organização de publicação sobre o tema ?Serviços Ecossistêmicos e Bem-estar Humano na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo?; organização do capítulo ?Evaluación Ecosistémica del Cinturón Verde: uma propuesta de gestión territorial em reservas de la biosfera urbana?? UNESCO-2010; planejamento, organização e realização da I Oficina Científica sobre a Avaliação de Serviços Ecossistêmicos e Bem-estar Humano da RBCV, que objetivou apresentar a proposta da referida Avaliação a pesquisadores ligados a serviços ecossistêmicos ? Agosto/2009.


Fundação para Conservação e P. Florestal - SMA- SP, FF-SMA-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações
Projeto: Proposição de Política Pública a partir de Modelos de Avaliação e Gestão de Impactos Sócio-ambientais da Visitação Pública nas Unidades de Conservação do Estado de São Paulo ? Fase 1 Instituições participantes: Atividades:FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS-SP; FUNDAÇÃO FLORESTAL-SMA/SP; INSTITUTO FLORESTAL-SMA/SP; FAPESP ? Levantamento de informações conceituais sobre ecoturismo como causa de visitação nas Unidades de Conservação (UC). ? Levantamento de informações conceituais sobre o processo de prestação de serviços decorrentes da visitação em UCs, características de qualidades em serviços. Organização do evento ?Avaliação e Gestão de Impactos da Visitação Pública nas UCs de São Paulo? ? 16 e 17 de novembro de 2000. ? Colaboração na estruturação, redação e montagem do relatório final da primeira fase

Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 20
Outras informações
? Reuniões periódicas com comunidades tradicionais extrativistas de ostras, no município de Cananéia, com o objetivo de explicar a cadeia produtiva e comercial de um negócio e a estrutura básica de uma empresa. ? Estruturação e implantação do Plano de Negócios da Cooperativa dos Produtores de Ostras de Cananéia - COOPEROSTRA. ? Reuniões periódicas com equipe multidisciplinar para acompanhamento do projeto. ? Levantamento de custos e precificação dos produtos da Cooperostra (ostras in natura). ? Programa de Capacitação em técnicas de administração de negócios para a diretoria e gerência da Cooperostra. ? Assessoria na política comercial da Cooperostra: precificação; elaboração de cenários de vendas; análise de sensibilidade econômico-financeira; contato e negociação com distribuidores, vendedores, fornecedores de embalagem e profissionais de marketing.

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações
Projeto: Programa de Implantação do Ecoturismo no Bairro Gomeral ? Guaratinguetá - SP Atividades: ? Módulo de capacitação em técnicas de administração de negócios para monitores ambientais do bairro Gomeral ? Guaratinguetá ? SP

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações
Projeto: Agenda de Ecoturismo do Vale do Ribeira Atividades: ? Módulo de capacitação em técnicas de administração de negócios para monitores ambientais do município de Tapiraí ? SP.


Fundação SOS Pró-Mata Atlântica, SOS MATA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações
? Apoio na elaboração de livro sobre o projeto (?Descubra o Lagamar?) ? Gestão financeira do projeto ? Acompanhamento das atividades do projeto e dos eventos locais de divulgação.

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 5
Outras informações
Projeto: Programa de Certificação do Turismo Sustentável - Brasil Período: 12/2000 ? 12/2001 Cargo: Consultora Atividades: ? Levantamento de informações sobre processos de certificação no mundo ? Levantamento de informações sobre princípios do Turismo Sustentável ? Proposta de Princípios e Critérios de Turismo Sustentável para o Brasil


Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Curso: Turismo Disciplina: Cenário do Setor de Serviços Curso: Gestão de Empreendimentos Turísticos Disciplina: Práticas Profissionais I


Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Cargo: Professora Curso: Pós-graduação em Ecoturismo Disciplina: Organização do Mercado Ecoturístico

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Cargo: Professora Curso: Técnico em Administração em Unidades de Conservação Disciplina: Administração


Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações
Projeto: Reestruturação organizacional da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Atividades: ? Levantamento de informações sobre o Instituto Florestal ? SMA/SP e Fundação Florestal ? SMA/SP. ? Levantamento de dados e legislação sobre Unidades de Conservação do Estado de São Paulo. ? Análise de dados para proposta de reestruturação da SMA-SP. ? Relatórios parciais.


Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Curso: Economia Disciplina: Teoria Geral de Sistemas e Teoria das Organizações Curso: Matemática Disciplina: Fundamentos de Marketing


Quiosq Livro e Vídeo Locadora ME, QUIOSQ, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Sócia
Outras informações
Atividades: ? Estruturação da empresa. ? Gestão financeira, comercial e de suprimentos. ? Informatização dos controles operacionais e financeiros. ? Atendimento ao público.


AMA - Assessores de Marketing Associados LTDA, AMA, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Assessoria econômica
Outras informações
Atividades: ? Estudo da estrutura e composição de índices de inflação. ? Coleta de dados para simulação de índices de inflação. ? Projeção e fechamento simulado de índices de inflação. ? Estudo e análise de índices de inflação interna para empresas, sob orientação do prof. Alexander Berndt (Fac. Economia, Administração e Contabilidade - USP).


Itautec - Grupo Itautec, ITAUTEC, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Econômico Financeiro, Carga horária: 40
Outras informações
Área: Assistência Técnica Atividades: ? Elaboração e implementação de sistema informatizado de controle do estoque (Curva ABC). ? Emissão de relatórios periódicos de acompanhamento da Curva ABC do estoque. ? Elaboração de sistema informatizado de planejamento e controle de pedido de itens do estoque. ? Coordenação de reuniões mensais de avaliação do trabalho da equipe.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão socioambiental.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão do 3o setor.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Projetos socioambientais.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão financeira.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, G.N.B.2015SILVA, G.N.B. ; PIRES, B. C. C. . Gestão de empreendimentos socioambientais: implantação do plano de negócios para a gestão do empreendimento socioambiental banca orgânica. THESIS (SÃO PAULO. ONLINE), v. 25, p. 1-114, 2015.

2.
NOHARA, J.J.2006NOHARA, J.J. ; ACEVEDO, C.R. ; PIRES, B. C. C. ; CORSINO, R.M. . GS-40 ? resíduos sólidos: passivo ambiental e reciclagem de pneus. THESIS (SÃO PAULO. ONLINE), v. 5, p. 21-57, 2006.

3.
RODRIGUES, E. A.2006 RODRIGUES, E. A. ; VICTOR, R. A. B. M. ; PIRES, B. C. C. . A Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo como marco para a Gestão Integrada das Cidades, seus Serviços Ambientais e o Bem-estar Humano. São Paulo em Perspectiva, v. 20, p. 1-157, 2006.

4.
PIRES, B. C. C.1999PIRES, B. C. C.. Gestão em Agências de Ecoturismo e sua Inserção no Contexto da Sustentabilidade. REVISTA DE TURISMO - VISÃO E AÇÃO, v. 1, p. 1-108, 1999.

Capítulos de livros publicados
1.
VICTOR, R. A. B. M. ; RODRIGUES, E. A. ; PIRES, B. C. C. ; LUCA, E.F. ; GRAVEL, N. ; CARVALHO, Y,M.C. . A escassez hídrica e seus reflexos sobre os serviços ecossistêmicos e o bem-estar humano na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo. In: Marcos Buckeridge e Wagner Costa Ribeiro. (Org.). Livro branco da água. A crise hídrica na Região Metropolitana de São Paulo em 2013-2015: Origens, impactos e soluções. 1ed.São Paulo: Instituto de Estudos Avançados, 2018, v. , p. 01-175.

2.
Rodrigo Machado ; Vanessa Cordeiro de Souza ; PIRES, B. C. C. . Lazer e Turismo: Uma Reflexão sobre o Ecoturismo, Turismo Rural e Turismo de Aventura. In: Elaine Aparecida Rodrigues; Rodrigo Antonio Braga Moraes Victor. (Org.). Serviços Ecossistêmicos e Bem-estar Humano na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. 1ed.São Paulo: Páginas e Letras - Editora e Grágica Ltda, 2014, v. , p. 1-15.

3.
PIRES, B. C. C.; RODRIGUES, E. A. ; VICTOR, R. A. B. M. . Evaluación Ecosistémica del Cinturón Verde de São Paulo, Brasil: una propuesta de gestión territorial en una reserva de la biosfera de ambientes urbanos. In: Rosas, Pedro Araya; Clüsenes-Godt, Miguel. (Org.). Reservas de la Biosfera - Su contribuición a la provisión de servicios de los ecosistemas. 1ed.Santiago: UNESCO, 2010, v. , p. 01-224.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PIRES, B. C. C.. Sistemas de Informações Inter-organizacionais e vantagem competitiva: um estudo de caso em uma agência de viagens e turismo. Caderno de Pesquisas em Administração - Programa de Pós-graduação em Administração da FEA-USP, São Paulo, p. 41 - 50, 01 dez. 1994.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARBIERI, J.C. ; PIRES, B. C. C. . Ecoturismo e Administração de Serviços em Unidades de Conservação. In: VI Encontro Nacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2001, São Paulo - SP. Anais do VI Encontro Nacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente. São Paulo - SP: Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, 2001. v. 1.

2.
PIRES, B. C. C.. A Qualidade Ambiental de Serviços Turísticos. In: XX Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração, 1996, Angra dos Reis - RJ. XX ENANPAD. São Paulo: ANPAD, 1996. v. 1. p. 399-413.

3.
PIRES, B. C. C.. Gestão Ambiental em Agências de Ecoturismo: Possibilidades e Dificuldades Geradas pelo Turismo Sustentável. In: I SEMEAD - Seminários em Administração - Programa de Pós-graduação em Administração, 1996, São Paulo - SP. Anais do I SEMEAD. São Paulo - SP: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, 1996. v. 1. p. 79-102.

4.
PIRES, B. C. C.. A Gestão nas Agências de Ecoturismo. In: III Encontro Nacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 1995, São Paulo - SP. Anais do III Encontro Nacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente. São Paulo - SP: Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, 1995. v. 1.

5.
PIRES, B. C. C.; KRUGLIANSKAS, I. ; FRANÇA, S.H.A. . Administração de Projetos e Meio Ambiente: O Caso da Riviera de São Lourenço. In: XVIII ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 1994, Curitiba - PR. ANAIS XVIII ENANPAD. Florianópolis - SC: ANPAD, 1994. v. 1. p. 246-260.

Outras produções bibliográficas
1.
PIRES, B. C. C.. Gestão em Agências de Ecoturismo e Sua Inserção no Contexto da sustentabilidade. São Paulo - SP: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, 1998 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PIRES, B. C. C.. Seminário de Avaliação de Projetos de Inovação Tecnológica 2017. 2017.

Trabalhos técnicos


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário de Avaliação de Projetos de Inovação Tecnológica 2017.Programas de Subvenção Econômica à Inovação Tecnológica em Micro e Empresa de Pequeno Porte (Tecnova-AM) e o de Apoio à Pesquisa em Empresas na Modalidade Subvenção Econômica a Micro Empresas de Pequeno Porte (Pappe Integração).. 2017. (Seminário).

2.
Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Produção Orgânica e Desenvolvimento da Agroecologia ?Ondalva Serrano?. 2015. (Outra).

3.
Lançamento de Carta Compromisso para enfrentamento da crise hídrica no Estado de São Paulo.Carta Compromisso para enfrentamento da crise hídrica no Estado de São Paulo. 2015. (Encontro).

4.
Lançamento da Aliança pela Água.Serviços Ecossistêmicos e Bem-estar Humano na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. 2014. (Encontro).

5.
I Meeting of the Regional Hub for Latin American and Caribean Meeting ?Guatemala.Avaliação Ambiental Integrada (Avaliação Subglobal) da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. 2012. (Encontro).

6.
III Subglobal Assessement Meeting ? Espanha.Avaliação Ambiental Integrada (Avaliação Subglobal) da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. 2011. (Encontro).

7.
II Subglobal Assessement Meeting ? Bali ? Indonésia.Avaliação Ambiental Integrada (Avaliação Subglobal) da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. 2010. (Encontro).

8.
Seminario Internacional sobre Reservas de Biosfera y Servicios de los Ecosistemas.Evaluación Ecosistémica del Cinturón Verde: una propuesta de gestión territorial em reservas de la biosfera urbana. 2010. (Seminário).

9.
Seminario Internacional sobre Reservas de Biosfera y Servicios de los Ecosistemas em España (8ª Reunión del Consejo de Gestores del Comité Español del Programa MaB) ? Espanha.?Evaluación Ecosistémica del Cinturón Verde: una propuesta de gestión territorial em reservas de la biosfera urbana?. 2010. (Seminário).

10.
I Subglobal Assessement Meeting ? Kuala Lumpur ? Malásia.Avaliação Ambiental Integrada (Avaliação Subglobal) da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. 2008. (Encontro).

11.
Encontro Anual do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica ? CNRBMA. 2006. (Encontro).

12.
Encontro Anual do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica ? CNRBMA. 2005. (Encontro).

13.
Encontro Mundial de Ecoturismo ? Quebec - Canadá.Green Belt Tourist Cluster: A Sustainable Tourism Development Strategy in São Paulo City Green Belt Biosphere Reserve. 2002. (Encontro).

14.
VII Encontro Anual da Rede Ibero Americana do Programa MAB-UNESCO.Resultados do Encontro Mundial de Ecoturismo em Quebec. 2002. (Encontro).

15.
Seminário de Turismo Sustentável na Mata Atlântica.Certificação do Turismo Sustentável no Brasil. 2001. (Seminário).

16.
VI Encontro Nacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente.Ecoturismo e Administração de Serviços em Unidades de Conservação. 2001. (Encontro).

17.
Avaliação e Gestão de Impactos da Visitação Pública nas UCs de São Paulo.Avaliação e Gestão de Impactos da Visitação Pública nas UCs de São Paulo. 2000. (Encontro).

18.
III Encontro Cultural ?Homem, Arte e Natureza: a tecnologia reconstruindo o viver no século XXI?.Gerenciamento Ambiental. 2000. (Encontro).

19.
Seminário Alternativas de Manejo Sustentável dos Recursos Naturais no Vale do Ribeira ? Mata Atlântica.Plano de Negócios para Recursos Naturais: O Caso da Cooperativa dos Produtores de Ostras de Cananéia. 1999. (Seminário).

20.
III Congresso Nacional de Ecoturismo. Gestão em Agências de Ecoturismo e sua Inserção no Contexto da Sustentabilidade. 1998. (Congresso).

21.
IV Encontro Nacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente. 1997. (Encontro).

22.
I Congresso do Instituto de Ecoturismo do Brasil ? IEB. 1996. (Congresso).

23.
I SEMEAD - Seminários em Administração - Programa de Pós-graduação em Administração.A Gestão Ambiental em Agências de Ecoturismo. 1996. (Seminário).

24.
Seminário Turismo Sustentável e Meio Ambiente: ?A Questão dos Resíduos Sólidos no Litoral Norte.A Questão dos Resíduos Sólidos no Litoral Norte. 1996. (Seminário).

25.
XX Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração.A Qualidade Ambiental de Serviços Turísticos. 1996. (Encontro).

26.
I Bienal de Ecoturismo em Canela ? RS. 1995. (Outra).

27.
III Encontro Nacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente.A Gestão Ambiental em Agências de Ecoturismo. 1995. (Encontro).

28.
Seminário Desenvolvimento Sustentável e Ecoturismo para o Vale do Ribeira. 1995. (Seminário).

29.
XVIII ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO.Administração de Projetos e Meio Ambiente: O Caso Riviera de São Lourenço. 1994. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Paula da Silva. GERENCIAMENTO DE PROCESSOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Bely Clemente Camacho Pires.

2.
Antonio Vandeilson Moreira. ABORDAGEM SOBRE GESTÃO DE PROGRAMAS ESTRUTURADOS DE ASSISTÊNCIA AOS COLABORADORES - COM ÊNFASE NO ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO EMPREGADO (PAE). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Bely Clemente Camacho Pires.

3.
Evilásio Antunes Lima. PLANO DE NEGÓCIO: MINI-PADARIA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Bely Clemente Camacho Pires.

4.
Giulia Alves Gabriel. ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Bely Clemente Camacho Pires.

5.
Giuliana Natasha Bispo da Silva. GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS SOCIOAMBIENTAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Bely Clemente Camacho Pires.

6.
Renato Aparecido Rafael. GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL - UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE COSMÉTICO E PERFUMES (UP ESSÊNCIA). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Bely Clemente Camacho Pires.

7.
CRISTINA SERDAS ARO. A COMPENSAÇÃO DA EMISSÃO DE GASES POLUENTES NA ATMOSFERA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Bely Clemente Camacho Pires.

8.
DIEGO SCHEIR. SISTEMA DE INFORMAÇÕES EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: PROPOSTA PARA AGILIDADE NA EMISSÃO DE FICHA TÉCNICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Bely Clemente Camacho Pires.

9.
ELISANGELA APARECIDA DUARTE. A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA DA EMBALAGEM LONGA VIDA TETRA PACK. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Bely Clemente Camacho Pires.

10.
LUZIANA ALVES DA ROCHA. GESTÃO PARTICIPATIVA: ENFOQUE NA ESTRUTURA HIERÁRQUICA E NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Bely Clemente Camacho Pires.

11.
THAÍS DE OLIVEIRA. SUSTENTABILIDADE EM RELAÇÃO AO COMPORTAMENTO DAS EMPRESAS E AO NOVO PERFIL DE CONSUMO SUSTENTÁVEL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Bely Clemente Camacho Pires.

12.
DAVI MAYER. A VALORIZAÇÃO DA MARCA ATRAVÉS DA SUSTENTABILIDADE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Bely Clemente Camacho Pires.

13.
ELIANE RODRIGUES DA SILVA. COMO MELHORAR A SATISFAÇÃO DO CLIENTE DE AGREGAR UM AUMENTO DE LUCRATIVIDADE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Bely Clemente Camacho Pires.

14.
KARINE DE JESUS RAMOS OLIVEIRA. CRIAÇÃO DE UM SETOR ADMINISTRATIVO NO ATELIÊ LAURA GALFARO DALECK. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Bely Clemente Camacho Pires.

15.
ISABEL GOMES MACAROFF. GESTÃO AMBIENTAL E RECICLAGEM DAS GARRAFAS PET NAS EMPRESAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Bely Clemente Camacho Pires.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Rodrigo Machado ; Vanessa Cordeiro de Souza ; PIRES, B. C. C. . Lazer e Turismo: Uma Reflexão sobre o Ecoturismo, Turismo Rural e Turismo de Aventura. In: Elaine Aparecida Rodrigues; Rodrigo Antonio Braga Moraes Victor. (Org.). Serviços Ecossistêmicos e Bem-estar Humano na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. 1ed.São Paulo: Páginas e Letras - Editora e Grágica Ltda, 2014, v. , p. 1-15.

2.
VICTOR, R. A. B. M. ; RODRIGUES, E. A. ; PIRES, B. C. C. ; LUCA, E.F. ; GRAVEL, N. ; CARVALHO, Y,M.C. . A escassez hídrica e seus reflexos sobre os serviços ecossistêmicos e o bem-estar humano na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo. In: Marcos Buckeridge e Wagner Costa Ribeiro. (Org.). Livro branco da água. A crise hídrica na Região Metropolitana de São Paulo em 2013-2015: Origens, impactos e soluções. 1ed.São Paulo: Instituto de Estudos Avançados, 2018, v. , p. 01-175.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 13:42:52