Larissa Cristina Cruz Brum

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3122373875381348
  • Última atualização do currículo em 25/04/2018


Possui graduação em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Salgado de Oliveira (2006), Pós-Graduação em Docência Superior, Planejamento Educacional e Língua Inglesa. Mestrado e Doutoranda em Cognição e Linguagem pela UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) em 2009. Atuou como professora da Faculdade Metropolitana São Carlos e atualmente é professora de inglês da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no quadro permanente do Instituto Federal Fluminense. Professora-pesquisadora dos grupos (NIE - Núcleo de Informática na Educação, GETIC - Grupo de Estudos em Tecnologia da Informação, CIBER-redes - UENF). Participou do programa de aperfeiçoamento para professores de Língua Inglesa (PDPI) nos EUA pela Fulbright em 2014. Atualmente está em período de doutorado sanduíche na Georgia Tech - EUA sob a orientação do professor Stephen Harmon. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Larissa Cristina Cruz Brum
Nome em citações bibliográficas
BRUM, L. C. C.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Fluminense, Institut Federal Fluminense.
Rua Dr. Siqueira 273
Pq Dom Bosco
28030130 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil
Telefone: (22) 27333244
URL da Homepage: www.iff.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2017
Doutorado em Interdisciplinar.
Georgia Institute of Technology, GEORGIA TECH, Estados Unidos.
com período sanduíche em Georgia Institute of Technology (Orientador: Stephen Harmon).
Título: Flipped Classroom in an Augmented Reality environment: a new pedagogical strategy for the digital age, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Carlos Henrique Medeiros de Souza.
Coorientador: André Mansur Uebe.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
2014 - 2017
Doutorado em Interdisciplinar em Cognição e Linguagem.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: Ambiente Personalizado em Realidade Aumentada para Livro Didático de Língua Inglesa, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Carlos Henrique Medeiros de Souza.
Coorientador: André Uebe Mansur.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Realidade Aumentada; Ensino de Língua Estrangeira; Sala de Aula Invertida.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Livro Didático de Língua Inglesa.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Realidade Aumentada.
2007 - 2009
Mestrado em Cognição e Linguagem.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: NORMOSE NA SOCIEDADE EM REDE - PARADOXOS DIANTE DO FLUXO INFORMACIONAL,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Carlos Henrique Medeiros de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2010
Especialização em Língua Inglesa. (Carga Horária: 360h).
Faculdades Integradas de Jacarepaguá, FIJ, Brasil.
Título: Using theme songs in the ESP class.
2009 - 2010
Especialização em Docência Superior. (Carga Horária: 480h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
Título: NORMOSE NA EDUCAÇÃO: NOVOS DESAFIOS DIANTE DO FLUXO INFORMACIONAL.
Orientador: LUCIA DE FÁTIMA ASSIS ROCHA.
2009 - 2010
Especialização em Planejamento Educacional. (Carga Horária: 480h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
Título: NORMOSE NA EDUCAÇÃO: NOVOS DESAFIOS DIANTE DO FLUXO INFORMACIONAL.
Orientador: LUCIA DE FÁTIMA ASSIS ROCHA.
2003 - 2006
Graduação em letras port/ingles.
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
CITI Program - Collaborative Institutional Training Iniciative. (Carga horária: 30h).
Georgia Institute of Technology, GT, Estados Unidos.
2014 - 2014
PDPI - Curso de Aperfeiçoamento para Professores. (Carga horária: 226h).
University of Delaware, UDEL, Estados Unidos.
2012 - 2013
Língua Inglesa no contexto escolar. (Carga horária: 80h).
Muito Estudo Cursos on-line, ME, Brasil.
2012 - 2013
Capacitação para professores de inglês. (Carga horária: 120h).
Muito Estudo Cursos on-line, ME, Brasil.
2012 - 2012
Free Conversation Course. (Carga horária: 60h).
PBF - Fundação Fisk, PBF, Brasil.
2002 - 2002
Advanced English Course. (Carga horária: 75h).
Westway Language Centre, WLC, Grã-Bretanha.


Atuação Profissional



PBF Campos dos Goytacazes, PBF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora responsável pelo curso Inglês Instrumental I e IV.


Cooperativa de Trabalho Educacional Colégio Professor Clovis Tavares PróUni, PRÓ UNI / ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 20


Raposo English Center, RAPOSO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 20


Instituto Petropolitano Adventista de Ensino, IPAE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 30


Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor


Faculdade Metropolitana São Carlos, FAMESC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Aplicações de Realidade Aumentada para alunos com baixa visão
Descrição: Este projeto tem a finalidade de aplicar a tecnologia da Realidade Aumentada no material didático do curso de inglês livre - PBF, localizado em Campos dos Goytacazes, RJ. A proposta visa facilitar o acesso dos alunos com baixa visão ao conteúdo de multimédia oferecido pelo livro didático em Realidade Aumentada, proporcionando maior interatividade e envolvimento no aprendizado no idioma..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
APLICAÇÕES DA REALIDADE AUMENTADA PARA POTENCIALIZAR O APRENDIZADO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Larissa Cristina Cruz Brum - Coordenador.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Tecnologias Digitais na Educação Pública: Capacitação de Docentes no Colégio Estadual José do Patrocínio
Descrição: Apoio à melhoria do ensino em escolas da rede pública.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Larissa Cristina Cruz Brum - Integrante / Hélvia Bastos - Coordenador / Silvia Cristina - Integrante / André Mansur Uébe - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2015 - Atual
Aplicações em Realidade Aumentada
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Larissa Cristina Cruz Brum - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Revista Linkania Júnior


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista Linkania Júnior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Coordenação Pedagógica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:2
SOUZA, C. H. M.; BRUM, Larissa Cristina Cruz  Data: 26/09/2011

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRUM, L. C. C.2016BRUM, L. C. C.; C H M Souza ; BRUM, G. B. . O uso da agenda Google como ferramenta administrativa pedagógica - um relato de experiência em uma instituição privada de ensino de idioma. V Anais do Evidosol/Ciltec-online, v. 5, p. 1-6, 2016.

2.
FERNANDES, I. R.2016FERNANDES, I. R. ; BRUM, L. C. C. ; MANHAES, F. C. . O CIBERESPAÇO E O FUNCIONAMENTO PSÍQUICO DO INDIVÍDUO EM REDE: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DIANTE DA NORMOSE TECNOLÓGICA. InterScience Place, v. 11, p. 1-8, 2016.

3.
BRUM, L. C. C.2015BRUM, L. C. C.; C H M Souza . APLICAÇÕES DA REALIDADE AUMENTADA (RA) COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Texto Livre, v. 4, p. 1-5, 2015.

4.
BRUM, L. C. C.2014BRUM, L. C. C.. AQUISIÇÃO DE SEGUNDA LÍNGUA NA PERSPECTIVA DAS NOVAS TECNOLOGIAS. InterScience Place, v. 30, p. 01-04, 2014.

5.
BRUM, L. C. C.2011BRUM, L. C. C.. DO TABLE AO TABLET: O AVANÇO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Vértices (Campos dos Goitacazes), v. 1, p. 1, 2011.

6.
BRUM, L. C. C.2009BRUM, L. C. C.; C H M Souza . A normose na sociedade em rede: paradoxos diante do fluxo informacional. Tempo Brasileiro, v. 179, p. 117, 2009.

7.
BRUM, L. C. C.2007BRUM, L. C. C.; C H M Souza ; Lúcia, Rosiane Ribeiro . O LIMIAR DO INDIVÍDUO NO CIBERESPAÇO E A NORMOSE INFORMACIONAL. Intercom, v. 1, p. 36-48, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
BRUM, L. C. C.. O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ERA DO LETRAMENTO DIGITAL: as possibilidades práticas dos recursos midiáticos. In: Adalberto Romualdo Pereira Henrique;Karine Lobo Castelano. (Org.). MÍDIA E TECNOLOGIA NA SALA DE AULA: ELEMENTOS FACILITADORES. 1ed.Campos dos Goytacazes: IBRAMEP, 2016, v. 1, p. 166-185.

2.
BRUM, L. C. C.; CASTELANO, K. ; C H M Souza . TEACHING A FOREIGN LANGUAGE WITH MOBILE APPLICATIONS AND AUGMENTED REALITY. EDULEARN15. 1ed.Barcelona: EDULEARN15 Proceedings, 2015, v. 2015, p. 3732-3735.

3.
BRUM, L. C. C.; CASTELANO, K. ; BALDUINO, J. ; CARMO, G. . SCHOOL MEDIA AND TECHNOLOGY: AN EXPERIENCE WITH NEWSPAPER IN HIGH SCHOOL. Edulearn15. 1ed.Barcelona: ICERI2015, 2015, v. , p. 3881-3888.

4.
BRUM, L. C. C.; C H M Souza ; Manhães, Fernanda Castro . Ciência e Tecnologia e Cultura : Um novo Olhar. In: Djalma de Oliveira Bispo Filho ; Evandro Paulo Bolsoni. (Org.). Normose Informacional e a Educação. 1ed.Maringá: linkania, 2013, v. 1, p. 184-210.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BRUM, L. C. C.. Pesquisadora do Instituto desperta interesse de universidades americanas com trabalho sobre realidade aumentada. InFForme, IFF, p. 1 - 1, 07 mar. 2016.

2.
BRUM, L. C. C.. Idiomas fazem toda a diferença. Folha da Manhã, campos dos goytacazes, p. 09 - 09, 31 ago. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRUM, L. C. C.; BASTOS, Hélvia ; C H M Souza . APLICAÇÕES DA REALIDADE AUMENTADA (RA) PARA POTENCIALIZAR O APRENDIZADO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. In: XVII Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (SVR), 2015, São Paulo. XVII Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (SVR), 2015.

2.
BRUM, L. C. C.; C H M Souza . APLICAÇÕES DA REALIDADE AUMENTADA (RA) COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. In: XII Evidosol/IX Ciltec-online, 2015, online. Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2015.

3.
CASTELANO, K. ; BRUM, L. C. C. ; CARMO, G. ; BALDUINO, J. . School Media and Technology: an experience with newspaper in high school. In: Edulearn - 7th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2015, Barcelona. Proceedings 7th Edulearn, 2015. v. 7. p. 1-8.

4.
BRUM, L. C. C.; CASTELANO, K. ; C H M Souza . Teaching a foreign language with mobile applications and augmented reality. In: Edulearn - 7th Internacional Conference on Education and New Learning Technologies, 2015, Barcelona. Proceedings 7th Edulearn, 2015. v. 7. p. 1-8.

5.
BRUM, L. C. C.; ARRUDA, S. M. . Using theme songs in an ESL class. In: CIPLI (Congresso Internacional de Professores de Línguas, 2014, Maceió - AL. Cipli 2014, 2014.

6.
BRUM, L. C. C.. As possibilidades práticas dos recursos midiáticos na era do letramento digitral. In: V CLAFPL - V Congresso LAtino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2014, Goiânia-GO. V CLAFPL, 2014.

7.
BRUM, L. C. C.. Do table ao tablet: o avanço das novas tecnologias no Ensino de Línguas Estrangeiras. In: ENLETRARTE, 2011, Campos dos Goytacazes. ENLETRARTE Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes. Campos dos Goytacazes: Editora Essentia, 2011.

8.
BRUM, L. C. C.; C H M Souza . INFORMATOSE E A SOBRECARGA COGNITIVA NA SOCIEDADE EM REDE. In: IX CONGRESO LATINOAMERICANO DE HUMANIDADES: CIENCIA, EDUCACION Y CULTURA, 2010, IQUITOS. IX CONGRESO LATINOAMERICANO DE HUMANIDADES: CIENCIA, EDUCACION Y CULTURA. Peru, 2010. v. 1. p. 56-68.

9.
BRUM, L. C. C.; C H M Souza . O LIMIAR DO INDIVÍDUO NO CIBERESPAÇO E A NORMOSE INFORMACIONAL. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciencias da Comunicação, 2007, Santos - SP. ANAIS INTERCOM 2007, 2007. v. 1. p. 36-48.

10.
BRUM, L. C. C.. ANÁLISE SÓCIOCOGNITIVA DO ENUNCIADO: SORRIA VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO. In: VII Congreso Latinoamericano de Humanidades y Diversidad Cultural, 2007, Campos dos Goytacazes. VII Congreso Latinoamericano de Humanidades y Diversidad Cultural, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BRUM, L. C. C.. NORMOSIS IN THE NETWORK SOCIETY PARADOXES BEFORE THE INFORMATION FLOW. In: 5th International Conference of Education, Research and Innovation., 2012, Spain. ICERI2012. Spain, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRUM, L. C. C.. The use of Augmented Reality in textbooks to enhance Language Learning. In: Third 21st Century Academic Forum Conference at Harvard, 2015, Cambridge, MA. Third 21st Century Academic Forum Conference, 2015.

2.
BRUM, L. C. C.; ARRUDA, S. M. . (RE)PENSANDO AS PRÁTICAS DE ENSINO NA ERA NO (MULTI)LETRAMENTO DIGITAL: AS POSSIBILIDADES DOS RECURSOS MIDIÁTICOS. In: Coninter3 - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanas, 2014, Salvador-BA. coninter 3, 2014.

3.
BRUM, L. C. C.; ARRUDA, S. M. . A Tecnologia como facilitador na pesquisa da linguística de corpus. In: CIFEFIL - IX JORNADA NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA, 2014, Campos dos Goytacazes. Cifefil, 2014.

4.
BRUM, L. C. C.. CULTURAL A ND SOCIAL APPROACHES OF ENGLISH TEACHING IN BRAZIL. In: Discourses That Matter: Contemporary Approaches to English and American Studies, 2013, Coimbra. Discourses That Matter: Contemporary Approaches to English and American Studies, 2013.

5.
BRUM, L. C. C.. A MÚSICA COMO FATOR DE COMPREENSÃO DA REALIDADE NAS AULAS DE INGLÊS INSTRUMENTAL. In: IV Encontro de Estudos da Linguagem - III Encontro Internacional de Estudos da Linguagem -ENELIN 2011, 2011, Pouso Alegre - MG. O discurso e as línguas, 2011.

6.
BRUM, L. C. C.; C H M Souza . Normose no Ensino Superior: Um Estudo de Caso. In: I Fórum Internacional Sobre Prática Docente Universitária Inclusão Social, Tecnologias de Informação e Comunicação, 2011, Uberlândia. Inclusão Social, Tecnologias de Informação e Comunicação, 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
BRUM, L. C. C.; ALMEIDA, J. M. . Uma breve análise do discurso por trás dos slogans. Vértices, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
BRUM, L. C. C.; C H M Souza . Aplicações da realidade aumentada (RA) para potencializar o aprendizado de língua estrangeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
BRUM, L. C. C.. O uso da tecnologia da realidade aumentada (RA) para potencializar o ensino e aprendizagem de língua inglesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BRUM, L. C. C.. Aplicações da Realidade Aumentada (RA) como recurso pedagógico no ensino de língua estrangeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BRUM, L. C. C.. Como utilizar as mídias digitais para potencializar as aulas de língua inglesa?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BRUM, L. C. C.. The use of Augmented Reality in textbooks to enhance Language Learning. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BRUM, L. C. C.. A carreira do Magistério. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BRUM, L. C. C.. HOW CAN I EXPLORE THE TECHNOLOGY AVAIABLE IN MY ENGLISH CENTER IN ORDER TO GET THE STUDENTS ENVOLVED AND MOTIVATED IN THE PROCESS OF LEARNING?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BRUM, L. C. C.. UNDERGRADUATE AND GRADUATE EDUCATION SYSTEM IN THE USA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BRUM, L. C. C.; ARRUDA, S. M. . Using theme songs in an ESL class. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BRUM, L. C. C.. AS POSSIBILIDADES DO USO DA INTERNET COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BRUM, L. C. C.. O Uso das tecnologias no Ensino de Línguas Estrangeiras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BRUM, L. C. C.; ARRUDA, S. M. . (RE)PENSANDO AS PRÁTICAS DE ENSINO NA ERA NO (MULTI)LETRAMENTO DIGITAL: AS POSSIBILIDADES DOS RECURSOS MIDIÁTICOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BRUM, L. C. C.. Uso de aplicativos e novas tecnologias na sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
BRUM, L. C. C.. O Uso das Novas Tecnologias de Comunicação e Informação em Sala de Aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
BRUM, L. C. C.. As possibilidades práticas dos recursos midiáticos na era do letramento digital. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
BRUM, L. C. C.; ARRUDA, S. M. . A Tecnologia como facilitador na pesquisa da linguística de corpus. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
BRUM, L. C. C.. DO TABLE AO TABLET: O AVANÇO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
BRUM, L. C. C.. NORMOSE NA SOCIEDADE EM REDE. PARADOXOS DIANTE DO FLUXO INFORMACIONAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
BRUM, L. C. C.. INFORMATOSE E A SOBRECARGA COGNITIVA NA SOCIEDADE EM REDE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
BRUM, L. C. C.; C H M Souza ; Lúcia, Rosiane Ribeiro . O LIMIAR DO INDIVÍDUO NO CIBERESPAÇO E A NORMOSE INFORMACIONAL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
BRUM, L. C. C.; LOPES, D. . Little Explorer (obra completa). International School, 2015 (Ensino Bilíngue).

2.
BRUM, L. C. C.; LOPES, D. . All about me. International Educatiion, 2015 (Ensino Bilingue).

3.
BRUM, L. C. C.. It´s playtime. International Education, 2015 (Ensino Bilingue).

4.
BRUM, L. C. C.. O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ERA DO LETRAMENTO DIGITAL: AS POSSIBILIDADES PRÁTICAS DOS RECURSOS MIDIÁTICOS.. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015 (REDES SOCIAIS COMO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: O USO DA MY ENGLISH CLUB E SEUS ENTO).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BRUM, L. C. C.. Procura por escolas de idiomas aumenta. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BRUM, L. C. C.. Sonho do intercâmbio pode estar mais perto do que se imagina. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
BRUM, L. C. C.. Idiomas fazem toda a diferença. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BRUM, L. C. C.. FLICAR - Flipped Classroom with Augmented Reality. 2015; Tema: Sala de aula invertida com Realidade Aumentada. (Blog).

2.
BRUM, L. C. C.. FLICAR - Flipped classroom with augmented reality. 2015; Tema: estratégia pedagógica que tem como objetivo unir a sala de aula invertida e a realidade aumentada. (Blog).

3.
BRUM, L. C. C.. ENGLISH TEACHER IDEAS - ESL Tips. 2015; Tema: espaço é destinado para a troca de ideias, atividades e informações entre professores de inglês em todos os níveis de ensino. O objetivo é apresentar atividades realizadas com sucesso e outras ideias que ainda irão ser realizadas. (Blog).

4.
BRUM, L. C. C.. English Teacher Ideas - ESL tips. 2014; Tema: Dicas para professores de inglês. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
BRUM, L. C. C.. Tecnologia ou Metodologia? Como as mídias digitais podem se tornar recursos pedagógicos em sala de aula. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BRUM, L. C. C.; LOPES, D. . Little Explorer. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino Bilingue).

3.
BRUM, L. C. C.. 21st Century Academic Forum. 2015. (Session Chair).

4.
BRUM, L. C. C.. Motivando o ensino de LE com ferramentas práticas da Internet. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
BRUM, L. C. C.. Inglês Técnico para Análises Clínicas. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Inglês Ténico).

6.
BRUM, L. C. C.. IF-IDIOMAS COPA. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL INSTRUCIONAL).

7.
BRUM, L. C. C.. Inglês Aplicado à Segurança do Trabalho. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BRUM, L. C. C.. Análise dos pedidos de remoção. 2011. Instituto Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
EdTech Conference 2018. 2018. (Congresso).

2.
Novas Formas de Ensinar e Aprender, hoje. 2015. (Outra).

3.
I Congresso Internacional de Professores de Línguas: Os Desafios das TICs na Educação.. 2014. (Congresso).

4.
I Congresso Internacional de Professores de Línguas: Os Desafios das TICs na Educação.. As possibilidades do uso da Internet como recurso de aprendizagem nas aulas de língua estrangeira.. 2014. (Congresso).

5.
I Congresso Internacional de Professores de Línguas: Os Desafios das TICs na Educação.. Using theme songs in an esl class. 2014. (Congresso).

6.
III Mostra de Profissões.A carreira do Magistério. 2014. (Outra).

7.
Encontro Pedagógico para Professores de Idiomas.Metodologias para o Ensino de Idiomas. 2013. (Outra).

8.
Encontro Pedagógico para Professores de Idiomas.Metodologias para o Ensino de Idiomas. 2013. (Outra).

9.
Encontro Regional da Fundação Fisk.Metodologias para o Ensino de Idiomas. 2013. (Encontro).

10.
English Immersion Course.English as a Second Language. 2013. (Oficina).

11.
CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES-AUTORES PARA O PROJETO e-TEC IDIOMAS. 2012. (Outra).

12.
ENLETRARTE.DO TABLE AO TABLET: O AVANÇO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2011. (Encontro).

13.
II SEMANA ACADÊMICA e II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2011. (Encontro).

14.
PROGRAMA DE RECEPÇÃO E INTEGRAÇÃO INSTITUCIONAL. 2011. (Oficina).

15.
III CONGRESSO INTERNACIONAL DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. INFORMATOSE E A SOBRECARGA COGNITIVA NA SOCIEDADE EM REDE. 2009. (Congresso).

16.
Seminários do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagemem.Normose na Sociedade em Rede. Paradoxos diante do fluxo Informacional. 2009. (Seminário).

17.
7º. Encontro Internacional de Arte e Tecnologia.A NORMOSE NA SOCIEDADE EM REDE - Paradoxos diante do fluxo informacional. 2008. (Encontro).

18.
8ª. Mostra de Pós Graduação.Informatose - Ansiedade pela informação. 2008. (Oficina).

19.
INTERCOM. O LIMIAR DO INDIVÍDUO NO CIBERESPAÇO E A NORMOSE INFORMACIONAL. 2007. (Congresso).

20.
VII Congreso latinoamericano de Humanidades. O LIMIAR DO INDIVÍDUO NO CIBERESPAÇO E A NORMOSE INFORMACIONAL. 2007. (Congresso).

21.
II COLÓQUIO INTERDISCIPLINAR EM COGNIÇÃO E LINGUAGEM. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRUM, L. C. C.; BASTOS, Hélvia ; CRISTINA, Sílvia ; UEBE, A. M. . VIII Circuito de Tecnologia da Informaçâo (CITI 2015). 2015. (Congresso).

2.
BRUM, L. C. C.; CASTELANO, K. ; CARMO, G. ; C H M Souza ; Manhães, Fernanda Castro . Processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem. 2015. (Concurso).

3.
BRUM, L. C. C.; CASTELANO, K. ; CARMO, G. ; C H M Souza . IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: educação, trabalho e identidade. 2014. (Congresso).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BRUM, L. C. C.. HOW CAN I EXPLORE THE TECHNOLOGY AVAIABLE IN MY ENGLISH CENTER IN ORDER TO GET THE STUDENTS ENVOLVED AND MOTIVATED IN THE PROCESS OF LEARNING?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BRUM, L. C. C.. Motivando o ensino de LE com ferramentas práticas da Internet. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BRUM, L. C. C.. Inglês Aplicado à Segurança do Trabalho. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
BRUM, L. C. C.. IF-IDIOMAS COPA. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL INSTRUCIONAL).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BRUM, L. C. C.. Procura por escolas de idiomas aumenta. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BRUM, L. C. C.. Sonho do intercâmbio pode estar mais perto do que se imagina. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
BRUM, L. C. C.. Idiomas fazem toda a diferença. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRUM, L. C. C.; BASTOS, Hélvia ; CRISTINA, Sílvia ; UEBE, A. M. . VIII Circuito de Tecnologia da Informaçâo (CITI 2015). 2015. (Congresso).

2.
BRUM, L. C. C.; CASTELANO, K. ; CARMO, G. ; C H M Souza . IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: educação, trabalho e identidade. 2014. (Congresso).

3.
BRUM, L. C. C.; CASTELANO, K. ; CARMO, G. ; C H M Souza ; Manhães, Fernanda Castro . Processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem. 2015. (Concurso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
BRUM, L. C. C.. FLICAR - Flipped classroom with augmented reality. 2015; Tema: estratégia pedagógica que tem como objetivo unir a sala de aula invertida e a realidade aumentada. (Blog).

2.
BRUM, L. C. C.. ENGLISH TEACHER IDEAS - ESL Tips. 2015; Tema: espaço é destinado para a troca de ideias, atividades e informações entre professores de inglês em todos os níveis de ensino. O objetivo é apresentar atividades realizadas com sucesso e outras ideias que ainda irão ser realizadas. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 23:48:52