Francisco Lindenilson Lopes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3123573461158852
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


É doutorando em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Tem Mestrado e Graduação em Letras Língua Espanhola pela mesma universidade. É Especialista em Língua Espanhola pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ) e em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Como pesquisador, possui experiência nas áreas de Linguística Textual, bem como em Ensino de Línguas e Literaturas estrangeiras. Foi professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, tendo também atuado como professor do Curso de Pós-graduação em Língua Espanhola da Faculdade Internacional do Delta (FID) e do Curso de Pós-graduação em Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira do CERES/UFRN. Atuou também na graduação em Letras (Língua Espanhola) do CERES/UFRN, bem como na graduação em Letras Língua Espanhola do IFRN/UAB. Atualmente, é professor efetivo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), docente pesquisador no Grupo de Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras(EALE), membro do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) e membro do Junta Diretiva da Associação de Professores e Estudantes de Língua Espanhola do Rio Grande do Norte (APELE-RN), atuando como 3º Presidente, no biênio 2019-2020. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco Lindenilson Lopes
Nome em citações bibliográficas
LOPES, F. L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, CAMEAM - Campus Maria Elisa de Albuquerque Maia.
Br 405, Km 153
Arizona
59900000 - Pau dos Ferros, RN - Brasil
Telefone: (84) 33512560
URL da Homepage: http://www.uern.br/default.asp


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Orientador: Maria Eliete de Queiroz.
2015 - 2017
Mestrado em Letras.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS NA HOMILIA DO PAPA FRANCISCO PROFERIDA NA SANTA MISSA PELA EVANGELIZAÇÃO DOS POVOS,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Maria Eliete de Queiroz.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2017 - 2018
Especialização em Literatura e Ensino. (Carga Horária: 400h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Título: NOSSA TERRA ENCANTADA: POR UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DOS CONTOS DE ENCANTAMENTO DA TRADIÇÃO ORAL POTIGUAR.
Orientador: Marília Gonçalves Borges Silveira.
2010 - 2011
Especialização em Língua Espanhola. (Carga Horária: 400h).
Faculdade do Vale do Jaguaribe, FVJ, Brasil.
Título: REFLEXÕES ACERCA DA TEORIA DE GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA ESPANHOLA.
Orientador: Alexandro Teixeira Gomes.
2006 - 2010
Graduação em Letras.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA ESPANHOLA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE PAU DOS FERROS.
Orientador: Ivoneide Aires Alves do Rêgo.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Moodle na Prática. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
2018 - 2018
EDpuzzle: vídeo na sala de aula. (Carga horária: 8h).
PPGE - Programa de Pós-graduação em Ensino / CAMEAM /UERN (RN), PPGE, Brasil.
2017 - 2017
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES E TUTORES EM EAD. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2016 - 2016
Formação de Ledores para o ENEM 2016. (Carga horária: 12h).
GRUPO INCLUIR / CESGRANRIO, GRUPO INCLUIR, Brasil.
2015 - 2015
Tecnologias Aplicadas à Pesquisa - Módulo II: TICs na pesquisa qualitativa. (Carga horária: 4h).
PPGE - Programa de Pós-graduação em Ensino / CAMEAM /UERN (RN), PPGE, Brasil.
2015 - 2015
Tecnologias Aplicadas à Pesquisa - Módulo I: Elaboração de Questionários. (Carga horária: 4h).
PPGE - Programa de Pós-graduação em Ensino / CAMEAM /UERN (RN), PPGE, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Novas Tecnologias na Aprendizagem: Aspectos Filosó. (Carga horária: 12h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Actualización para Profesores de Español. (Carga horária: 40h).
Concejería de Educación - Embajada de España en Brasil, CE, Espanha.
2013 - 2013
Curso de Formação em EaD. (Carga horária: 120h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2010 - 2010
La Internet oculta. Búsquedas expertas para educad. (Carga horária: 30h).
Universidad Torcuato Di Tella, Argentina.
2009 - 2009
Português para estrangeiros: tópicos p/ conversaçã. (Carga horária: 40h).
PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras / CAMEAM / UERN, PPGL/ UERN, Brasil.
2008 - 2008
Herramientas para la comprensión de textos. (Carga horária: 4h).
UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2007 - 2007
Pesquisa em Língua Espanhola. (Carga horária: 9h).
ANPGL - Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras/ XVIII FALE, ANGL / FALE, Brasil.
2006 - 2006
Iniciação à Pesquisa científica. (Carga horária: 6h).
UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2006 - 2006
As teorias de tradução e a atividade tradutória. (Carga horária: 6h).
UERN - Universidade do EStado do Rio Grande do Norte / V SELLP, UERN / VI SELLP, Brasil.
2006 - 2006
Linguagem e Lógica. (Carga horária: 8h).
UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2006 - 2006
Introdução às técnicas de investigação em Línguist. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2004 - 2004
Inglês Instrumental. (Carga horária: 20h).
UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Nível IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Nível III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar Nível III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar Nível II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar Nível II, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIM/UERN, Carga horária: 12
Outras informações
Atuação como Monitor do Programa Institucional de Monitoria (PIM) na disciplina de Linguística II (Espanhol).

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIM/UERN, Carga horária: 12
Outras informações
Atuação como Monitor do Programa Institucional de Monitoria (PIM) na disciplina de Psicolinguística.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBIC/UERN, Carga horária: 10

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Hispano-americana II
Psicolinguística
04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, CAMEAM - Campus Maria Elisa de Albuquerque Maia, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Letras Língua Espanhola (Portaria N. 005/2017 - GD/CAMEAM/UERN).
05/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CAMEAM - Campus Maria Elisa de Albuquerque Maia, Programa de Pós-graduação em Letras - PPGL.

12/2017 - 07/2018
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola II
Literatura Hispano-americana III
7/2017 - 11/2017
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola I
Seminário de Monografia II
1/2017 - 6/2017
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia I (Espanhol)
Seminário de Monografia I (Espanhol)
07/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Novas Tecnologias para o Ensino de Línguas e Literaturas
Leitura e Produção de Textos I (Espanhol)
Leitura e Produção de Textos II (Espanhol) - Disciplina Especial (NAESA)
Literatura Hispano-Americana II
02/2016 - 06/2016
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de textos II (Espanhol)
Literatura Espanhola I (NAESA)
Literatura Hispano-americana I
Literatura Hispano-americana III
01/2015 - 06/2016
Direção e administração, CAMEAM - Campus Maria Elisa de Albuquerque Maia, Departamento de Letras Estrangeiras - DLE.

Cargo ou função
Orientador Acadêmico (Curso: Letras Língua Espanhola).
03/2015 - 12/2015
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos I (Espanhol)
Literatura Hispano-americana II
Orientação de Estágio Supervisionado II (Espanhol)
09/2014 - 02/2015
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Língua Espanhola
Literatura Hispano-americana I
Literatura Hispano-americana III
Orientação de Estágio Supervisionado I

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Externo, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto no CERES/UFRN, Carga horária: 40

Atividades

02/2017 - 07/2017
Ensino, ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia da Língua Espanhola [Turma 01]
Fonética e Fonologia da Língua Espanhola [Turma 02]
01/2014 - 06/2014
Ensino, Letras - Lingua Espanhola, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Diacrônicos da Língua Espanhola I
Expressão Oral em Língua Espanhola II
Fonética e Fonologia da Língua Espanhola I
Sintaxe da Língua Espanhola I
Sintaxe da Língua Espanhola I - Turma Individual
Sintaxe da Língua Espanhola II
09/2013 - 12/2013
Ensino, Letras - Lingua Espanhola, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura e Civilização Espanhola I
Estágio Supervisionado em Língua Espanhola I
Fonética e Fonologia da Língua Espanhola I
Léxico da Língua Espanhola
Morfologia da Língua Espanhola I

Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista com atuação como Professor Tutor no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em convênio com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Atividades

03/2018 - 06/2018
Ensino, Computação e Informática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e Expressão Textual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador no âmbito da UAB, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista com atuação como Professor Formador no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Atividades

08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Hispano-americana I
03/2017 - 07/2017
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Hispano-americana II

Associação de Professores e Estudantes de Língua Espanhola do RN, APELE - RN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: 2º Conselheiro
Outras informações
La Asociación de Profesores y Estudiantes de Lengua Española de Rio Grande do Norte (APELE-RN) es una asociación de derecho privado, de carácter educacional y promocional, constituida por tiempo indeterminado, sin cuño político-partidario ni fines económicos, abierta a todos y todas que a ella se dirijan, independientemente de género, color, raza, nacionalidad, clase social o creencia religiosa. Sitio Web: http://www.apelern.org/noticias/elecciondelanuevaadministracion

Atividades

01/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Fiscal, .

Cargo ou função
2º Conselheiro.

Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, SEEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Nível III, Carga horária: 30
Outras informações
Professor efetivo de Espanhol.

Atividades

08/2012 - 07/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Faculdade Internacional do Delta, FID, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Professor do Curso de Especialização em Língua Espanhola nas disciplinas de Produção Textual da Língua Espanhola I (30h) e Produção Textual da Língua Espanhola II (30h)

Atividades

09/2012 - 10/2012
Ensino, Língua Espanhola, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Produção textual da Língua Espanhola I
Produção textual da Língua Espanhola II

Educandário Imaculada Conceição, EIC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Espanhola, Carga horária: 24
Outras informações
Atividade de ensino do componente curricular Língua Espanhola desenvolvida nos níveis Fundamental e Médio.

Atividades

03/2010 - 08/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
03/2010 - 12/2011
Direção e administração, Educandário Imaculada Conceição, .

Cargo ou função
Coordenador Pedagógico do Pré-vestibular.

Escola Estadual Teófilo Rêgo, EETR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estágio Remunerado, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário de Língua Espanhola, Carga horária: 24

Atividades

02/2007 - 07/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo, EEFM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio Remunerado, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário de Língua Espanhola, Carga horária: 14
Outras informações
Fora cumprida uma carga horária total de 168 horas/aula no período supracitado com o componente curricular: Língua Espanhola.



Linhas de pesquisa


1.
Texto e Construção de Sentidos

Objetivo: Articula pesquisas sobre os fatores responsáveis pela produção de sentidos no texto, considerando os elementos envolvidos na produção e na recepção, com vistas a oferecer contribuições ao ensino do texto..
2.
Linguística aplicada ao ensino de línguas estrangeiras

Objetivo: Estudos da interface linguística e ensino, com foco interdisciplinar. Tem como objetivo principal produzir conhecimento científico acerca das relações entre estudos da linguagem e educação, mais especificamente no que se refere ao ensino de línguas estrangeiras. Congrega investigações na área de crenças, novas tecnologias e ensino, tradução e estudos intersemióticos, letramentos e multiletramentos, práticas didático-metodológicas de ensino de línguas estrangeiras, dentre outras..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Setores de atividade: Educação; Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Palavras-chave: Linguística Aplicada; Ensino; Línguas Estrangeiras.
3.
Práticas textual-discursivas e eventos de linguagem em línguas estrangeiras

Objetivo: Estudos de práticas discursivas e de estratégias de produção de sentido em eventos de linguagem em língua estrangeira. Tem como objetivo principal produzir conhecimento científico acerca das relações entre linguagem, texto e discurso, em perspectiva sócio-histórica situada. Congrega investigações na área de análise do discurso crítica, análise do discurso francesa, linguística de texto, gêneros textuais, dentre outras..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análises do Texto e do Discurso.
Setores de atividade: Educação; Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Palavras-chave: Linguística; Texto; Discurso; Línguas Estrangeiras.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A latinidade em letras de canções: análise de representações discursivas da América Latina em letras de músicas brasileiras e hispano-americanas.
Descrição: O sentimento de não-pertencimento e de alheamento ao contexto latino-americano é percebido em todos os setores da sociedade brasileira. Os trabalhos de González et al.(2015),Paiva; Lopes (2016), Lima; Silva; Machado (2014), Irineu (2014) evidenciam ora a invisibilidade da América Latina nos cursos de formação de professores de língua espanhola, ora o total desinteresse da população brasileira, em geral, pela integração com os demais países latino-americanos. No âmbito musical, por exemplo, grandes nomes da MPB construíram boas parcerias com cantores e compositores, mas reconhecem o olhar atravessado que o brasileiro tem para com esses latino-americanos. Diante de tal alheamento por parte dos brasileiros em relação ao sentimento de latinidade e a realidade dos demais países latinos é que nos propomos a investigar quais as representações discursivas que os cantores e compositores brasileiros e hispano-americanos realmente propagam do tema América Latina nas letras de suas músicas. Assim, nosso objetivo é reconstruir as representações discursivas que tais cantores e compositores projetam do tema ?América Latina? nas letras de suas canções. Para tanto, selecionaremos vinte letras de músicas cuja temática seja ?América Latina?, ?latinidade? ou que contenham termos equivalentes, para compor o corpus da pesquisa. As análises serão feitas com base no arcabouço teórico-metodológico da Análise Textual dos Discursos (ATD) proposta por Adam (2011). Também utilizaremos as contribuições teóricas de Grize (1998), Adam (2004), Passeggi (2001), Rodrigues; Silva Neto; Passeggi (2010), sobre representações discursivas e ATD; O?Gorman (1992), Rouquié (1991), Brandalise (2008), Guirin (2007), sobre América Latina; Costa (2007), Sopeña (1989), Daghlian (1985), Oliveira et al.(2003), sobre música e gênero lítero-musical; entre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Francisco Lindenilson Lopes - Coordenador / Ivoneide Aires Alves do Rêgo - Integrante / Francisca Camila da Silva Lima - Integrante / Silvana Maria de Freitas - Integrante / Alisan Delmiro Silva - Integrante / Janicleia Morais Oliveira - Integrante / Nataly Aparecida Rodrigues da Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 4
2015 - 2016
Multiletramentos e leitura crítica de imagens: análise de livros didáticos de línguas estrangeiras nos Cursos de Letras do CAMEAM/UERN.
Descrição: Partindo da perspectiva epistemológica da Línguística Aplicada e tendo como base as teorias sobre os multiletramentos, a multimodalidade discursiva e os pressupostos da Semiótica Social, especialmente os conceitos teórico-metodológicos da Gramática do Design Visual de Kress & van Leeuwen (2006), investigaremos os livros didáticos adotados pelos Cursos de Letras em Língua Inglesa e em Língua Espanhola do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de A. Maia (CAMEAM/UERN), buscando analisar as imagens que compõem suas lições e o tratamento que lhes é dispensado pelos autores de tais livros. Para alcançarmos esse objetivo geral, buscamos (a) discutir os potenciais semióticos e ideológicos das imagens que compõem as lições dos livros didáticos supracitados; (b) avaliar as propostas de trabalho didático com as imagens sugeridas pelos autores desses livros, refletindo se tais propostas proporcionam o desenvolvimento dos letramentos visual e crítico; (c) examinar se as propostas dos autores proporcionam a leitura integrada entre imagem e texto verbal; (d) desenvolver propostas adicionais de abordagem das imagens nas lições analisadas, buscando suprir possíveis lacunas não exploradas pelos autores dos livros didáticos. Nosso estudo caracteriza-se como descritivo e bibliográfico, partindo de uma abordagem qualitativa e interpretativista dos dados coletados. O corpus compreende as edições do professor dos livros didáticos Interchange Fourth Edition, e Nuevo Ven; ambos utilizados, respectivamente, nas disciplinas voltadas para o ensino de inglês e espanhol como línguas estrangeiras dos Cursos de Letras em Língua Inglesa e de Letras em Língua Espanhola do CAMEAM/UERN. Esperamos que os resultados obtidos nesta pesquisa possam contribuir para o ensino dessas línguas no espaço acadêmico, auxiliando a cultivar futuros professores comprometidos com os multiletramentos e, consequentemente, com a formação de cidadãos mais conscientes e participativos das múltiplas práticas sociais.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Francisco Lindenilson Lopes - Integrante / Francisco Roberto da Silva Santos - Coordenador / Maria Zenaide Valdivino da Silva - Integrante / Fernanda Gonçalves Dantas - Integrante.
2007 - 2008
O livro didático de espanhol instrumental: análise à luz da teoria de gêneros textuais
Descrição: Objetivamos, nesta pesquisa, analisar se os livros didáticos de espanhol instrumental consideram as reflexões mais recentes sobre o ensino de língua enfocando o trabalho com gêneros textuais (função social, interlocutores, condições de produção, características estruturais) (MARCUSCHI, 2003)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Francisco Lindenilson Lopes - Integrante / Alexandro Teixeira Gomes - Coordenador.Financiador(es): Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5
2007 - 2008
A Construção de um Corpus Monolíngüe para o Ensino, Tradução e Análise Lingüística (2ª etapa)
Descrição: Este projeto tem como objetivo dar continuidade à construção do Corpus Monolíngüe para o Ensino, a Tradução e Análise Lingüística, atividade iniciada em agosto de 2006, com o financiamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/UERN. Trata-se de um banco de dados eletrônico, constituído de textos editoriais de jornais de cinco países de língua inglesa (África do Sul, Austrália, Estados Unidos da América, Inglaterra e Jamaica), com a finalidade de oferecer instrumento de base para o ensino de línguas, tradução e análise lingüística. Para isto, já foram selecionados, na primeira etapa, textos da web que, após reformatados, foram armazenados em pastas de computador, visando à utilização por meio do software WordSmith Tools. Nessa segunda etapa, pretende-se dar continuidade ao trabalho de construção do corpus, visto que, para ser, de fato, representativo da língua (ou, neste caso específico, de uma variedade), um corpus deve ser constituído de uma grande quantidade de palavras/textos. O presente estudo se propõe ainda a analisar uma amostra do corpus, a título de testagem, com vistas a verificar sua funcionalidade dentro dos estudos lingüísticos. Espera-se, com este trabalho, oferecer novos rumos às áreas da pesquisa lingüística, da tradução e do ensino nos Departamentos de Letras da UERN, possibilitando uma nova perspectiva acerca da visão empírica em torno do conhecimento lingüístico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Francisco Lindenilson Lopes - Integrante / Nilson Roberto Barros da Silva - Coordenador / Rafaela Rodrigues - Integrante / Luiz Carlos de Souza - Integrante / Francisco Marcos de Oliveira Luz - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2006 - 2007
A Construção de um Corpus Monolíngüe para o Ensino, Tradução e Análise Lingüística (1ª etapa)
Descrição: Descrição: Este projeto tem como objetivo construir um corpus monolíngüe a partir de textos editoriais de jornais de cinco países de língua inglesa, com a finalidade de fornecer instrumento de base para o ensino de línguas, tradução e análise lingüística. Para isto, serão selecionados textos da web que, após reformatados, serão armazenados em pastas de computador, visando á utilização por meio do software WordSmith Tools - uma ferramenta para operacionalização de grande quantidade de textos eletrônicos, amplamente utilizado na Lingüística de Corpus. Espera-se, com estudo, oferecer novos rumos às áreas da pesquisa lingüística, da tradução e do ensino nos Departamentos de Letras da UERN, possibilitando uma nova perspectiva acerca da visão empírica em torno do conhecimento lingüístico, permitindo perceber a língua como de fato ocorre..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Francisco Lindenilson Lopes - Integrante / Nilson Roberto Barros da Silva - Coordenador / Rafaela Rodrigues - Integrante / Luiz Carlos de Souza - Integrante / Francisco Marcos de Oliveira Luz - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Bolsa.


Projetos de ensino


2017 - 2018
Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) para o ensino de Línguas Estrangeiras: a construção de um repositório de recursos digitais para o auxílio didático.
Descrição: A presente proposta almejou desencadear ações em prol do aprimoramento do ensino de graduação, especialmente das licenciaturas em Letras Língua Espanhola e Letras Língua Inglesa vinculadas ao Departamento de Letras Estrangeiras (DLE) do Campus Avançado ?Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia?, no que concerne ao uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) aplicadas ao ensino de línguas. O principal objetivo foi criar um repositório virtual de acesso livre, contendo mil Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) direcionados à aprendizagem de língua espanhola e língua inglesa com seus respectivos guias didáticos. Dentre os vários tipos de OVA disponíveis, optou-se pelos OVA do tipo Shockwave Flash File (SWF), devido as suas características intrínsecas: comportam múltiplas mídias; são abundantes na internet; possibilitam o uso livre de royalties, em sua maioria; são lúdicos e interativos. Para comportar o repositório e os trabalhos da equipe utilizou-se a estrutura do Laboratório de Linguística Aplicada (LABLA), vinculado ao mesmo departamento e unidade acadêmica. Almeja-se, assim, difundir esses importantes recursos didático-pedagógicos e colocá-los à disposição de docentes e discentes dos Cursos de Licenciatura em Letras Língua Espanhola e Letras Língua Inglesa da UERN, de outras IES, bem como das instituições de educação básica, públicas ou privadas, de profissionais liberais e demais interessados. Além de facilitar e difundir o uso desses OVA, buscou-se também oferecer orientações pedagógicas aos professores e alunos de espanhol e inglês, que lhes auxiliem na utilização mais eficaz e adequada desses recursos..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
O projeto possui ações inovadoras no(a): Ensino Fundamental(1o grau), Graduação, Ensino Médio(2o grau).
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem, Inserção de tecnologias no ensino, Formação inicial ou continuada de professores.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: ? Desencadear ações crítico-reflexivas em torno do letramento digital e dos aspectos teórico-metodológicos norteadores da adaptação e utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) por parte de alunos e professores dos cursos de graduação de Letras Língua Espanhola e Língua Inglesa; ? Favorecer o processo de inovação das práticas pedagógicas nos cursos de Letras Língua Espanhola e Língua Inglesa no que tange ao uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) do tipo SWF como recurso didático; ? Fazer um levantamento de OVA disponíveis na internet (para uso online e/ou offline) que estejam relacionados aos conteúdos programáticos das disciplinas de Língua Espanhola e Língua Inglesa (Fundamentos e Línguas I, II, III, IV, V, VI e VII); ? Elaborar guias didáticos (contendo tema, nível, objetivo, sugestões didáticas, etc., das OVA) para auxílio aos professores e aluno da graduação; ? Criar um repositório virtual de acesso livre contendo links para os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) e/ou os próprios OVA (no caso dos que possuem licença de download livre) com seus respectivos guias didáticos; ? Promover oficinas de socialização do repositório e das formas de explorá-lo, tendo como público interno professores e alunos vinculados ao curso de Letras (dos diversos Campi da UERN), bem como público externo professores e estudantes de línguas da educação básica, através da participação em eventos e da disponibilização do endereço virtual do repositório..
Alunos envolvidos: Ensino fundamental: (0) Ensino médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Francisco Lindenilson Lopes - Coordenador / Francisco Roberto da Silva Santos - Integrante / Francisca Camila da Silva Lima - Integrante / Tatiana Lourenço de Carvalho - Integrante / José Rubens Pereira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1


Outros Projetos


2017 - 2017
Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) para o ensino de Língua Espanhola e suas Literaturas
Descrição: O presente projeto se insere no âmbito do Programa Institucional de Monitoria (PIM) da Universidade do Estado do Rio grande do Norte (UERN). Pretendemos carrear ações na direção do fortalecimento do ensino de graduação, notadamente da licenciatura em Letras Língua Espanhola, no que concerne ao uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) aplicadas ao ensino de Espanhol. O principal objetivo é, pois, propor formas de integrar essas novas tecnologias ao ensino de língua espanhola e suas literaturas. Dentre as principais ferramentas digitais disponíveis, dedicamos maior atenção aos Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) do tipo SWF (Shockwave Flash File), bem como de formulários online tipo teste do Google Docs? (https://docs.google.com). Perseguindo esse propósito, utilizamos como ambiente de intervenção a nossa sala de aula da disciplina de ?Metodologia I? do Curso de Letras Língua Espanhola do Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM). Metodologicamente, pautamos a nossa abordagem na tríade ação-reflexão-ação, guiando-nos principalmente pelos procedimentos da pesquisa-ação defendidos por Thiollent (1994). Já no que se refere a orientação teórica, baseamo-nos principalmente nos trabalhos de Crystal (2005), Beck (2001), Willey (2001), Nussbaum Capdevilla (1994), Moreira(2009), Laranjeira (2010), Rojo (2013) sobre tecnologia educativa; bem como nos trabalhos de Richards e Rodgers (2001), Fillola(2003), Sánchez(1997), Lomas, Osoro e Tusón (1992), sobre metodologia do ensino de línguas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Francisco Lindenilson Lopes - Coordenador / Anaías de Lima Leite - Integrante.Número de orientações: 1
2016 - 2016
Ferramentas digitais para o ensino de leitura e produção de textos em língua espanhola
Descrição: O presente projeto se insere no âmbito do Programa Institucional de Monitoria (PIM) da Universidade do Estado do Rio grande do Norte (UERN) e visa o fortalecimento da perspectiva didática da licenciatura em Letras Língua Espanhola, sobretudo no que tange ao uso de tecnologias digitais para o ensino. Objetivamos integrar essas novas tecnologias ao ensino de língua espanhola e suas literaturas, principalmente no que diz respeito a exploração de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) do tipo SWF (Shockwave Flash File) que estejam direcionados ao trabalho com gêneros textuais, bem como às plataformas de produções textuais colaborativas baseadas em Wikis. Utilizamos como campo de intervenção a nossa sala de aula da disciplina de ?Leitura e Produção de Textos II (Espanhol)? do Curso de Letras Língua Espanhola do Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM). Como metodologia, adotamos a perspectiva da pesquisa-ação nos moldes defendidos por Thiollent (1994). O nosso aporte teórico parte, principalmente, dos trabalhos de Crystal (2005), Rojo (2009), Marcuschi e Xavier(2010), Abeggi, Bastos e Muller(2010) e Campos(2003)..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Francisco Lindenilson Lopes - Coordenador / Flávio Renan Epifanio de Oliveira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Espanhola.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Literatura Espanhola.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Literatura Hispano-Americana.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Aprovado em 1º lugar no Concurso Público para Professor Efetivo de Língua Espanhola da Pref. Mun. de Dr. Severiano/RN, FUNVAPI.
2013
Aprovado em 1º lugar no Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, UFRN.
2013
Aprovado em 2° lugar no Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, UERN.
2011
Aprovado no Concurso Público de Provas e Títulos - Cargo: Professor de Espanhol, IFPB - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba.
2011
Aprovado em 1º lugar no Concurso para Professor Efetivo de Espanhol do Estado do RN, FUNDAÇÃO CESGRANRIO.
2010
Aprovado em 1º lugar no Concurso para Prof. Efetivo de Espanhol da Pref. Munc. de Pilões- RN, -------[ MULT-SAI ] --------.
2010
Aprovado no Concurso Público de Provas e Títulos - Cargo: Professor de Espanhol, UERN / CCD - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/ Com. Central do Concurso para Docentes.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOPES, F. L.2016 LOPES, F. L.; QUEIROZ, M.E. . ?A PALAVRA DE DEUS CONVIDA-NOS A VIVER A UNIDADE?: AS REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE A UNIÃO DOS POVOS HISPANOAMERICANOS. Intersecções (Jundiaí), v. 1, p. 275-293, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, F. L.; QUEIROZ, M.E. . A ESTRUTURAÇÃO COMPOSICIONAL DO GÊNERO TEXTUAL HOMILIA: ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA DO PLANO DE TEXTO. In: XVI JORNADA DO GELNE, 2017, Recife, PE. Pesquisas em Língua, Linguística e Literatura no Nordeste: uma Jornada de quase 40 anos do Gelne: anais da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Recife, PE: Pipa Comunicação, 2017. v. 15. p. 39-54.

2.
LOPES, F. L.; SILVA JUNIOR, J. D. . AS POTENCIALIDADES DA FERRAMENTA WIKI PARA O TRABALHO COM PRODUÇÃO TEXTUAL COLABORATIVA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA. In: XXVI JORNADA DO GELNE, 2017, Recife, PE. Pesquisas em Língua, Linguística e Literatura no Nordeste: uma Jornada de quase 40 anos do Gelne: anais da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Recife, PE: Pipa Comunicação, 2017. v. 5. p. 561-570.

3.
MEDEIROS, A. M. S. ; LOPES, F. L. . O USO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ESPANHOL: UM ESTUDO BASEADO NAS TICs. In: Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino - SINALLE, 2016, Mossoró, RN. Anais do II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino.. Mossoró, RN: Edições UERN, 2016. v. 1. p. 678-689.

4.
LOPES, F. L.; SILVA JUNIOR, J. D. . OS GÊNEROS DISCURSIVOS NO ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA ESPANHOLA. In: I CNAD - I Colóquio Nacional de Análise do Discurso, 2014, Pau dos Ferros. Anais do I Colóquio Nacional de Análise do Discurso - DISCURSO, PODER E HETEROGENEIDADE. Mossoró - RN: Queima Bucha, 2014. v. 1. p. 187-195.

5.
SILVA JUNIOR, J. D. ; LOPES, F. L. . FICÇÃO E AUTOBIOGRAFIA NOS ROMANCES DE JOÃO GILBERTO NOLL E PEDRO JUAN GUTIÉRREZ. In: I CNAD - I Colóquio Nacional de Análise do Discurso, 2014, Pau dos Ferros. Anais do I Colóquio Nacional de Análise do Discurso - DISCURSO, PODER E HETEROGENEIDADE. Mossoró - RN: Queima Bucha, 2014. v. 1. p. 962-968.

6.
LOPES, F. L.; SILVA JUNIOR, J. D. . A IDENTIDADE MARGINAL DOS PERSONAGENS DE RUBEM FONSECA NO CONTO 'FELIZ ANO NOVO'. In: Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino - SINALLE, 2014, Mossoró. I SINALLE: Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino: Anais.. Mossoró: Queima-Bucha/GPELL, 2014. v. 1. p. 115-120.

7.
LOPES, F. L.; OLIVEIRA, M. D. ; BESSA, M. J. R. . PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O TRABALHO COM TRADUÇÃO E ANÁLISE COMPARADA. In: Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino - I SINALLE, 2014, Mossoró. I SINALLE: Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino: Anais.. Mossoró: Queima-Bucha/GPELL, 2014. v. 1. p. 679-686.

8.
LOPES, F. L.. PUBLICIDADE EM LÍNGUA ESPANHOLA: ANÁLISE DE PROCESSOS ARGUMENTATIVOS. In: I COLÓQUI NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS / VII SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS, 2010, PAU DOS FERROS. ANAIS DO I COLÓQUI NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS E DA VII SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS. Mossoró - RN: Qeima-bucha, 2010. v. 1.

9.
LOPES, F. L.; GOMES, A. T. . REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL INSTRUMENTAL. In: VI SELLP - SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS, 2008, Pau dos Ferros/ RN. Tendências e abordagens em linguística, literatura e ensino.. Mossoró/ RN: Queima-Bucha, 2008.

10.
LOPES, F. L.. FACE TEÓRICA E FACE PRÁTICA DO ENSINO DA GRAMÁTICA ESCOLAR: UM ESTUDO COMPARATIVO. In: XVIII FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS - FALE, 2007, Pau dos Ferros. XVIII FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS - FALE. Mossoró/ RN: QUEIMA-BUCHA, 2007. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, J. M. ; LOPES, F. L. . PAULINHO MOSKA EM ENTREVISTA: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DE UM CANTOR BRASILEIRO SOBRE A AMÉRICA LATINA. In: XVII Semana Universitária do CAMEAM/UERN, 2017, Pau dos Ferros. Anais da XVII Semana Universitária do CAMEAM/UERN. Natal/RN: CCHLA-UFRN, 2017. v. 1. p. 805-809.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, F. L.; SILVA JUNIOR, J. D. . AS POTENCIALIDADES DA FERRAMENTA WIKI PARA O TRABALHO COM PRODUÇÃO TEXTUAL COLABORATIVA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA. In: XXVI Jornada do GELNE, 2016, Recife. Rumo aos quarenta anos: livro de resumos da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Recife: Pipa Comunicações, 2016. v. 1. p. 453-453.

2.
QUEIROZ, M.E. ; LOPES, F. L. . A ESTRUTURAÇÃO COMPOSICIONAL DO GÊNERO TEXTUAL HOMILIA: ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA DO PLANO DE TEXTO. In: XXVI Jornada do GELNE, 2016, Recife. Rumo aos quarenta anos: livro de resumos da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Recife: Pipa Comunicações, 2016. v. 1. p. 764-764.

3.
MEDEIROS, A. M. S. ; LOPES, F. L. . O USO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ESPANHOL: UM ESTUDO BASEADO NAS TICS. In: Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino - SINALLE, 2016, Mossoró - RN. Anais do II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino. Mossoró, RN: Edições UERN, 2016. v. 1. p. 135-135.

4.
LOPES, F. L.; QUEIROZ, M.E. . ?A PALAVRA DE DEUS CONVIDA-NOS A VIVER A UNIDADE?: A CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS NA HOMILIA DO PAPA FRANCISCO SOBRE A UNIÃO DOS POVOS HISPANO-AMERICANOS EM VISITA A QUITO.. In: I SIMPÓSIO DE LINGUÍSTICA TEXTUAL, 2015, Fortaleza, CE. I Simpósio de Linguística Textual - Programação e resumos.. Fortaleza, CE: PROTEXTO - UFC, 2015. v. 01. p. 103-103.

5.
LOPES, F. L.; SILVA JUNIOR, J. D. . OS GÊNEROS DISCURSIVOS NO ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA ESPANHOLA. In: I CNAD - I Colóquio Nacional de Análise do Discurso, 2014, Pau dos Ferros. Anais do I Colóquio Nacional de Análise do Discurso - DISCURSO, PODER E HETEROGENEIDADE. Mossoró - RN: Queima Bucha, 2014. v. 1. p. 43-43.

6.
SILVA JUNIOR, J. D. ; LOPES, F. L. . FICÇÃO E AUTOBIOGRAFIA NOS ROMANCES DE JOÃO GILBERTO NOLL E PEDRO JUAN GUTIÉRREZ. In: I CNAD - I Colóquio Nacional de Análise do Discurso, 2014, Pau dos Ferros. Anais do I Colóquio Nacional de Análise do Discurso - DISCURSO, PODER E HETEROGENEIDADE. Mossoró - RN: Queima Bucha, 2014. v. 1. p. 143-143.

7.
LOPES, F. L.; SILVA JUNIOR, J. D. . A IDENTIDADE MARGINAL DOS PERSONAGENS DE RUBEM FONSECA NO CONTO 'FELIZ ANO NOVO'. In: I SINALLE - SIMPÓSIO NACIONAL DE LITERATURA, LINGUÍSTICA E ENSINO, 2014, Mossoró - RN. I Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino: Caderno de Resumos. Mossoró: Queima-Bucha, 2014. v. 1. p. 1-188.

8.
LOPES, F. L.; BESSA, M. J. R. ; OLIVEIRA, M. D. . PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O TRABALHO COM TRADUÇÃO E ANÁLISE COMPARADA. In: I SINALLE - SIMPÓSIO NACIONAL DE LITERATURA, LINGUÍSTICA E ENSINO, 2014, Mossoró - RN. I Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino: Caderno de Resumos. Mossoró: Queima-Bucha, 2014. v. 1. p. 1-188.

9.
LOPES, F. L.. PUBLICIDADE EM LÍNGUA ESPANHOLA: ANÁLISE DE PROCESSOS ARGUMENTATIVOS. In: I COLÓQUI NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS / VII SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS, 2010, Pau dos Ferros. ANAIS DO I COLÓQUI NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS E DA VII SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS. Mossoró - RN: Queima-bucha, 2010. v. 1.

10.
LOPES, F. L.; GOMES, A. T. . REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL INSTRUMENTAL. In: VI SELLP - Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros, 2008, Pau dos Ferros - RN. ANAIS DA VI SELLP: TENDÊNCIAS E ABORDAGENS EM LINGÜÍSTICA, LITERATURA E ENSINO.. Mossoró/ RN: QUEIMA-BUCHA, 2008. v. 1.

11.
LOPES, F. L.; RODRIGUES, R. ; VIANA, J. G. . ANÁLISE DE PROPAGANDAS À LUZ DA LINGÜÍSTICA TEXTUAL. In: VI SELLP - Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros, 2008, Pau dos Ferros - RN. ANAIS DA VI SELLP: TENDÊNCIAS E ABORDAGENS EM LINGÜÍSTICA, LITERATURA E ENSINO.. Mossoró/ RN: QUEIMA-BUCHA, 2008.

12.
LOPES, F. L.; BRANDAO, M. S. O. . A PRESERVAÇÃO DA CULTURA POPULAR NO RN DEPOIS DE CÂMARA CASCUDO. In: I FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA - FIPED, 2008, Pau dos Ferros - RN. ANAIS DO I FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA - FIPED. Mossoró/ RN: QUEIMA-BUCHA, 2008. v. 1.

13.
LOPES, F. L.; GOMES, A. T. . A INDICAÇÕES DO PROPÓSITO COMUNICATIVO NAS ATIVIDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO EM MANUAIS DE ESPANHOL INSTRUMENTAL. In: SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS - SETEPE, 2008, Pau dos Ferros - RN. ANAIS DA III SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS - SETEPE. Mossoró/ RN: QUEIMA-BUCHA, 2008.

14.
LOPES, F. L.; GOMES, A. T. . A TEORIA DE GÊNEROS TEXTUAIS: FUNDAMENTOS TEÓRICOS PARA A ANÁLISE DE LIVROS DE ESPANHOL INSTRUMENTAL. In: XVIII FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS - FALE, 2007, Pau dos Ferros. FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS - FALE. Mossoró/ RN: QUEIMA-BUCHA, 2007. v. 1.

15.
LOPES, F. L.. FACE TEÓRICA E FACE PRÁTICA DO ENSINO DA GRAMÁTICA ESCOLAR: UM ESTUDO COMPARATIVO. In: XVIII FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS - FALE, 2007, Pau dos Ferros - RN. ANAIS DO XVIII FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS - FALE. Mossoró/ RN: QUEIMA-BUCHA, 2007. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
LOPES, F. L.. OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM DO TIPO SWF E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DE ESPANHOL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LOPES, F. L.. Las TICs y la enseñanza de fonética y fonología de la lengua española. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LOPES, F. L.. LOS OBJETOS VIRTUALES DE APRENDIZAJE EN LA ENSEÑANZA DE LENGUAS: APORTES TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA EL TRABAJO DIDÁCTICO CON FONÉTICA/FONOLOGÍA DEL ESPAÑOL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA, J. M. ; LOPES, F. L. . PAULINHO MOSKA EM ENTREVISTA: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DE UM CANTOR BRASILEIRO SOBRE A AMÉRICA LATINA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LOPES, F. L.. ENFRENTANDO O DESAFIO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: BOAS IDEIAS PARA O ENSINO DE FONÉTICA/FONOLOGIA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
QUEIROZ, M.E. ; LOPES, F. L. . A ESTRUTURAÇÃO COMPOSICIONAL DO GÊNERO HOMILIA: ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA DO PLANO DE TEXTO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
LOPES, F. L.; SILVA JUNIOR, J. D. . AS POTENCIALIDADES DA FERRAMENTA WIKI PARA O TRABALHO COM PRODUÇÃO TEXTUAL COLABORATIVA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
MEDEIROS, A. M. S. ; LOPES, F. L. . O USO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ESPANHOL: UM ESTUDO BASEADO NAS TICS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LOPES, F. L.. REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS NA HOMILIA DO PAPA FRANCISCO PROFERIDA NA SANTA MISSA PELA EVANGELIZAÇÃO DOS POVOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
LOPES, F. L.; QUEIROZ, M.E. . 'A PALAVRA DE DEUS CONVIDA-NOS A VIVER A UNIDADE': A CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS NA HOMILIA DO PAPA FRANCISCO SOBRE A UNIÃO DOS POVOS HISPANOAMERICANOS EM VISITA A QUITO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA JUNIOR, J. D. ; LOPES, F. L. . FICÇÃO E AUTOBIOGRAFIA NOS ROMANCES DE JOÃO GILBERTO NOLL E PEDRO JUAN GUTIÉRREZ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LOPES, F. L.; SILVA JUNIOR, J. D. . GÊNEROS DISCURSIVOS NO ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA ESPANHOLA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LOPES, F. L.; SILVA JUNIOR, J. D. . A IDENTIDADE MARGINAL DOS PERSONAGENS DE RUBEM FONSECA NO CONTO 'FELIZ ANO NOVO'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BESSA, M. J. R. ; OLIVEIRA, M. D. ; LOPES, F. L. . PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O TRABALHO COM TRADUÇÃO E ANÁLISE COMPARADA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
LOPES, F. L.. EVITA: PARALELOS HISTÓRICOS DEL PERONISMO EN LATINOAMÉRICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
LOPES, F. L.. A ABORDAGEM COMUNICATIVA NO CONTEXTO DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RN. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
LOPES, F. L.; RODRIGUES, R. ; SOUZA, A. S. . ALMODÓVAR: TEMAS E TRAÇOS EM ?TODO SOBRE MI MADRE'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
LOPES, F. L.. PUBLICIDADE EM LÍNGUA ESPANHOLA: ANÁLISE DE PROCESSOS ARGUMENTATIVOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
LOPES, F. L.; GOMES, A. T. . A INDICAÇÃO DO PROPÓSITO COMUNICATIVO NAS ATIVIDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO EM MANUAIS DE ESPANHOL INSTRUMENTAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
LOPES, F. L.; GOMES, A. T. . REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL INSTRUMENTAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
LOPES, F. L.; RODRIGUES, R. ; VIANA, J. G. . ANÁLISE DE PROPAGANDAS À LUZ DA LINGUÍSTICA TEXTUAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
LOPES, F. L.; BRANDÃO, M. S. O. . A PRESERVAÇÃO DA CULTURA POPULAR DO RN DEPOIS DE CÂMARA CASCUDO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
LOPES, F. L.; GOMES, A. T. . ATIVIDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NOS LIVROS DE ESPANHOL INSTRUMENTAL: ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DE GÊNEROS TEXTUAIS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
LOPES, F. L.; BRANDAO, M. S. O. . A PRESERVAÇÃO DA CULTURA POPULAR NO RN DEPOIS DE CÂMARA CASCUDO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
LOPES, F. L.; GOMES, A. T. . ATIVIDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NOS LIVROS DE ESPANHOL INSTRUMENTAL: ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DE GÊNEROS TEXTUAIS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
LOPES, F. L.; GOMES, A. T. . A INDICAÇÕES DO PROPÓSITO COMUNICATIVO NAS ATIVIDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO EM MANUAIS DE ESPANHOL INSTRUMENTAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
LOPES, F. L.. FACE TEÓRICA E FACE PRÁTICA DO ENSINO DA GRAMÁTICA ESCOLAR: UM ESTUDO COMPARATIVO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
LOPES, F. L.; GOMES, A. T. . A TEORIA DE GÊNEROS TEXTUAIS: FUNDAMENTOS TEÓRICOS PARA A ANÁLISE DE LIVROS DE ESPANHOL INSTRUMENTAL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LOPES, F. L.. Consultoria Linguística na área de Elaboração e Revisão Textual de Projetos para captação de recursos no Terceiro Setor. 2016.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
LOPES, F. L.. Búsquedas expertas para profesores de español: Como encontrar OVAs y llebarlos a clase. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LOPES, F. L.; SILVA, J. L. . El legado saussureano para el estudio fonético/fonológico de lenguas: una mirada estructuralista hacia el español. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LOPES, F. L.; RODRIGUES, R. . LITERATURA ESPANHOLA E CINEMA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
LOPES, F. L.. FUNDAMENTOS DA LÍNGUA ESPANHOLA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
LOPES, F. L.. RELATÓRIO DA PESQUISA COMETA. 2007. (Relatório de pesquisa).

6.
LOPES, F. L.; GOMES, A. T. . ATIVIDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO NOS LIVROS DE ESPANHOL INSTRUMENTAL: ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DE GÊNEROS TEXTUAIS. 2007. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MESQUITA NETO, J.R.; LOPES, F. L.; SILVA JUNIOR, J. D.. Participação em banca de Fernanda Gonçalves Dantas.VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NO NÍVEL FÔNICO: UM ESTUDO DAS INFLUÊNCIAS DIATÓPICAS NA LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS DISCENTES DE LETRAS-ESPANHOL CAMEAM/UERN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
MESQUITA NETO, J.R.; LOPES, F. L.; SILVA JUNIOR, J. D.. Participação em banca de Hortência Natália da Costa Nascimento.A EMERGÊNCIA DA EPÊNTESE VOCÁLICA POR ESTUDANTES BRASILEIROS DE LÍNGUA ESPANHOLA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
MESQUITA NETO, J.R.; LOPES, F. L.; PADILLA, O.N.G.. Participação em banca de Maria Suedna Delmiro.INTERFONOLOGIA DAS VOGAIS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESPANHOL: UMA ANÁLISE ACÚSTICO-ARTICULATÓRIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
PADILLA, O.N.G.; LOPES, F. L.; REGO, I. A. A.. Participação em banca de Érica Katiane de Lima Rodrigues.O CONTEXTO ATUAL DO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NO CURSO DE LETRAS ESTRANGEIRAS NO CAMEAM/UERN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
SANTOS, F. R. S.; SILVA, M. Z. V.; LOPES, F. L.. Participação em banca de Lizandro Lopes Pinto.LEITURA MULTIMODAL DO ENEM: UMA ANÁLISE SÓCIOSSEMIÓTICA DAS IMAGENS CONTIDAS NA PROVA DE LÍNGUAS E CÓDIGOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
PONTE, C.A.; SANTOS, F. R. S.; LOPES, F. L.. Participação em banca de José Erick da Silva Ferreira.O AMBIENTE DE TERROR NOS CONTOS DE EDGAR ALLAN POE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
PONTE, C.A.; ANDRADE, M. B. S.; LOPES, F. L.. Participação em banca de Jonatas Pereira da Silva.A RELAÇÃO DICOTÔMICA ENTRE O REAL E O FANTÁSTICO NA PERSPECTIVA DA PERSONAGEM OFÉLIA DENTRO DO FILME O LABIRINTO DO FAUNO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
SANTOS, F. R. S.; LOPES, F. L.; SILVA, M. Z. V.. Participação em banca de Edvirgem Natane da Costa Silva.A MULTIMODALIDADE EM PROPAGANDAS ANTITABACO DE PREVENÇÃO DO GOVERNO CHILENO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
QUEIROZ, M.E.; LOPES, F. L.; REGO, I. A. A.. Participação em banca de Marcksuel Oliveira Batista.O DISCURSO DE POSSE DA EX-PRESIDENTE DA ARGENTINA, CRISTINA KIRCHNER: A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DE SI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

10.
REGO, I. A. A.; LOPES, F. L.; SILVA JUNIOR, J. D.. Participação em banca de Fernanda Kallenny da Silva.ENSINO DE ESPANHOL PARA DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO SUPERIOR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

11.
REGO, I. A. A.; LOPES, F. L.; SILVA JUNIOR, J. D.. Participação em banca de Rielly Douglas Nascimento de Araújo.O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURS DE LETRAS LÍNGUA ESPANHOLA: TEORIA X PRÁTICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
PONTE, C.A.; RODRIGUES, M. F.; LOPES, F. L.. Participação em banca de Maria Bevenuta Sales de Andrade.O CAOS DO COTIDIANO: A APROPRIAÇÃO DO SOCIAL PELO FANTÁSTICO EM GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

13.
PONTE, C.A.; PADILLA, O.N.G.; LOPES, F. L.. Participação em banca de José Ricardo de Lima.DOIS MOMENTOS, DUAS CASAS: O ESPAÇO DO FANTÁSTICO EM ?A QUEDA DA CASA DE USHER? E ? A CASA TOMADA?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

14.
QUEIROZ, M.E.; LOPES, F. L.; PEREIRA, C. C.. Participação em banca de Maria Aucilene Leite Monte.O POVO EXALTA SUA PÁTRIA: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DO COLONIZADOR NO HINO NACIONAL LATINO AMERICANO DA ARGENTINA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

15.
LOPES, F. L.; SANTOS, F. R. S.; LUZ, F. M. O.. Participação em banca de Denizia Carla Medeiros dos Santos.O PAPEL DA IMAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO MÉDIO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, M. J. F.; MESQUITA NETO, J.R.; LOPES, F. L.; RODRIGUES, V. L. B.. Banca Examinadora para Processo de Seleção Simplificada para Contratação de Professor Substituto de Língua Espanhola. 2017. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
SILVA, M. J. F.; LOPES, F. L.; MESQUITA NETO, J.R.; OLIVEIRA, M.N.. Banca Examinadora para Processo de Seleção Simplificada para Contratação de Professor Substituto de Língua Espanhola. 2016. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus de Pau dos Ferros.

3.
SILVA JÚNIOR, P. A.; LOPES, F. L.; MESQUITA NETO, J.R.; IRINEU, L. M.. Banca Examinadora para Processo de Seleção Simplificada para Contratação de Professor Substituto de Língua Espanhola. 2015. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Outras participações
1.
LOPES, F. L.; MESQUITA NETO, J.R.; SILVA, M. J. F.. Banca de seleção para alunos bolsistas do Programa Institucional de Monitoria (PIM). 2016. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
MESQUITA NETO, J.R.; SILVA, M. J. F.; LOPES, F. L.. Comissão para Análise de Requerimentos para Vagas Não Iniciais no Curso de Graduação de Letras Espanhol. 2016. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
LOPES, F. L.; MESQUITA NETO, J.R.; SILVA, M. J. F.. Comissão para Análise de Requerimentos para Vagas Não Iniciais no Curso de Graduação de Letras Espanhol. 2016. PPGE - Programa de Pós-graduação em Ensino / CAMEAM /UERN (RN).

4.
LOPES, F. L.; SILVA, M. J. F.; MESQUITA NETO, J.R.. Comissão para Análise de Requerimentos para Vagas Não Iniciais no Curso de Graduação de Letras Espanhol. 2015.

5.
MESQUITA NETO, J.R.; SILVA, M. J. F.; LOPES, F. L.. Comissão para Recorreção de Prova de Língua Espanhola. 2015.

6.
LOPES, F. L.; MESQUITA NETO, J.R.; QUEIROZ, M.E.. Banca de Seleção para alunos bolsista do Programa Institucional de Monitoria (PIM). 2015. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
LOPES, F. L.; MESQUITA NETO, J.R.; PADILLA, O.N.G.. Banca de Seleção para alunos bolsista do Programa Institucional de Monitoria (PIM). 2015. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus de Pau dos Ferros.

8.
PONTE, C.A.; LOPES, F. L.; SILVA, F.L.C.. Comissão do Processo Eleitoral de Chefe e Sub-chefe do Departamento de Letras Estrangeiras do CAMEAM. 2014. UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CIETE EnPED - Congresso Internacional de Educação e Tecnologia e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2018. (Congresso).

2.
II Seminário Internacional de Tecnologia e Ensino - SEMITE. 2018. (Seminário).

3.
I JORNADA INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN EN LENGUA, CULTURA Y LITERATUARS HISPÁNICAS. Las TICs y la enseñanza de fonética y fonología de la lengua española. 2018. (Congresso).

4.
VII CONGRESSO NORDESTINO DE ESPANHOL. OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM DO TIPO SWF E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DE ESPANHOL. 2018. (Congresso).

5.
II SEMINÁRIOS SEaD: JOGOS, GAMIFICAÇÃO E CULTURA DIGITAL. 2017. (Seminário).

6.
XVII Semana Universitária do CAMEAM/UERN. PAULINHO MOSKA EM ENTREVISTA: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DE UM CANTOR BRASILEIRO SOBRE A AMÉRICA LATINA. 2017. (Congresso).

7.
I Simpósio Nacional de Estudos do Texto e do Discurso - SITEDI.As pesquisas no âmbito da Representação Discursiva. 2016. (Simpósio).

8.
Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino - SINALLE.O USO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ESPANHOL: UM ESTUDO BASEADO NAS TICS. 2016. (Simpósio).

9.
XXVI JORNADA NACIONAL DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE.A ESTRUTURAÇÃO COMPOSICIONAL DO GÊNERO TEXTUAL HOMILIA: ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA DO PLANO DE TEXTO. 2016. (Simpósio).

10.
I SIMPÓSIO DE LINGUÍSTICA TEXTUAL."A palavra de Deus convida-nos a viver a unidade": a construção de representações discursivas na homilia do papa Francisco sobre a união dos povos hispano-americanos em visita a Quito. 2015. (Simpósio).

11.
I CNAD - I Colóquio Nacional de Análise do Discurso. GÊNEROS DISCURSIVOS NO ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA ESPANHOLA. 2014. (Congresso).

12.
Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino.A IDENTIDADE MARGINAL DOS PERSONAGENS DE RUBEM FONSECA NO CONTO "FELIZ ANO NOVO". 2014. (Simpósio).

13.
I Encontro PIBID CAMEAM.PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O TRABALHO COM TRADUÇÃO E ANÁLISE COMPARADA. 2013. (Encontro).

14.
II Encontro do PIBID/UERN e IV Seminário de Avaliação do PIBID/UERN.A ABORDAGEM COMUNICATIVA NO CONTEXTO DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RN. 2013. (Encontro).

15.
I MOSTRA DO CINEMA DE PEDRO ALMODÓVAR.Almodóvar: temas e traços em ?Todo sobre mi madre". 2013. (Outra).

16.
I COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS / VII SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS. PUBLICIDADE EM LÍNGUA ESPANHOLA: ANÁLISE DE PROCESSOS ARGUMENTATIVOS. 2010. (Congresso).

17.
I COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS / VII SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS. 2010. (Congresso).

18.
I FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA - FIPED. A PRESERVAÇÃO DA CULTURA POPULAR NO RN DEPOIS DE CÂMARA CASCUDO. 2008. (Congresso).

19.
SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS - SETEPE.INDICAÇÕES DO PROPÓSITO COMUNICATIVO NAS ATIVIDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO EM MANUAIS DE ESPANHOL INSTRUMENTAL. 2008. (Outra).

20.
VI SELLP - Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros. Análise de Propagandas à luz da linguística textual. 2008. (Congresso).

21.
VI SELLP - Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros. 2008. (Congresso).

22.
XIV SEMANA UNIVERSITÁRIA. 2008. (Outra).

23.
XV ENCOPE - Encontro de Pesquisa e Extensão.Atividades de leitura e produção de textos nos livros de espanhol instrumental: análise à luz da teoria de gêneros textuais. 2008. (Encontro).

24.
XVIII FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS - FALE. 2007. (Congresso).

25.
XVIII FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS - FALE. A TEORIA DE GÊNEROS TEXTUAIS : FUNDAMENTOS TEÓRICOS PARA A ANÁLISE DE LIVROS DE ESPANHOL INSTRUMENTAL. 2007. (Congresso).

26.
II SEMINÁRIO SETORIAL DA PESQUISA MATRIX E A DESCONSTRUÇÃO. 2006. (Seminário).

27.
V SEMANA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS - SELLP. 2006. (Congresso).

28.
XIII SEMANA UNIVERSITÁRIA. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, M. Z. V. ; LOPES, F. L. . II COLÓQUIO DE LÍNGUA INGLESA E ENSINO - CLINE. 2018. (Congresso).

2.
LOPES, F. L.. XVII Semana Universitária do CAMEAM/UERN. 2017. (Congresso).

3.
MESQUITA NETO, J.R. ; LOPES, F. L. ; SILVA, M. J. F. . I Semana Hispânica do CAMEAM. 2015. (Outro).

4.
COSTA, R. L. ; LOPES, F. L. . VII COLÓQUIO NACIONAL DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURA - CMELP. 2010. (Congresso).

5.
LOPES, F. L.. PROCESSO SELETIVO VOCACIONADO PSV- UERN. 2008. (Concurso).

6.
LOPES, F. L.. VI SELLP - Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros. 2008. (Congresso).

7.
BRANDÃO, M. S. O. ; MORAIS, G. M. ; LOPES, F. L. . I Fórum Internacional de Pedagogia. 2008. (Congresso).

8.
LOPES, F. L.. VI SELLP - Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros. 2008. (Congresso).

9.
LOPES, F. L.. XVIII FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS - FALE. 2007. (Concurso).

10.
LOPES, F. L.. V SELLP - SEMANA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Francisca Camila da Silva Lima. OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: ANÁLISE DE ENFOQUES METODOLÓGICOS SUBJACENTES. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
Silvana Maria de Freitas. LULA PRESO: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE A PRISÃO DE LULA EM JORNAIS HISPANO-AMERICANOS. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Maria dos Santos Medeiros. O USO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ESPANHOL: UM ESTUDO BASEADO NAS TICs. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Lindenilson Lopes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nataly Aparecida Rodrigues da Silva. ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DE MULHERES LATINO-AMERICANAS NO GÊNERO ENTREVISTA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Lindenilson Lopes.

2.
Alisan Delmiro Silva. REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS EM LETRAS DE MÚSICA DO GAÚCHO DA FRONTEIRA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Lindenilson Lopes.

3.
Janicleia Morais Oliveira. REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE LATINIDADE EM ENTREVISTAS DE CANTORES BRASILEIROS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Lindenilson Lopes.

4.
Tayná Alexandra de Aquino. REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DA AMÉRICA LATINA EM LETRAS DE MÚSICAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Lindenilson Lopes.

5.
Maria Verusa Rocha. O HIPERTEXTO NAS ATIVIDADES DE LEITURA ONLINE: ANÁLISE DE PROPOSTAS DO LIVRO NUEVO VEN. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Lindenilson Lopes.

6.
Maria Alcidélia de Souza Pereira. OS GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ESPANHOLA: ENTRE GÊNEROS DA WEB E GÊNEROS NA WEB. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Lindenilson Lopes.

7.
Érida Campos Paiva. A PRESENÇA DA CULTURA LATINO-AMERICANA NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DE LETRAS/ ESPANHOL DO CAMEAM/UERN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Lindenilson Lopes.

8.
Alany-kária Gomes de Oliveira. AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL DE DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE LETRAS LÍNGUA ESPANHOLA DO CAMEAM/UERN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Lindenilson Lopes.

9.
Eliane de Azevedo Bezerra. TICS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: INVESTIGANDO O ASPECTO LÚDICO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Lindenilson Lopes.

10.
Ivam Jeffeson da Costa Medeiros. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A PRÁTICA ESCOLAR DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: UM OLHAR SOBRE O LETRAMENTO DIGITAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Lindenilson Lopes.

Orientações de outra natureza
1.
Anaías de Lima Leite. Monitoria no âmbito do Programa Institucional de Monitorias (PIM) para a Disciplina Metodologia I (Espanhol). 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Lindenilson Lopes.

2.
Flávio Renan Epifanio de Oliveira. Monitoria no âmbito do Programa Institucional de Monitorias (PIM) para a Disciplina Leitura e Produção de Textos II (Espanhol). 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Lindenilson Lopes.





Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 23:37:12