Raquel Zanelatto Alves da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1854390051261667
  • Última atualização do currículo em 17/09/2014


Psicóloga, graduada e licenciada pelo Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo), em 2008. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UMESP (Universidade de Metodista de São Paulo). Atua como professora de Psicologia e Ética em cursos técnicos, professora de Ética e Cidadania no Ensino Fundamental II e Professora Universitária, ministrando disciplinas relacionadas à Psicologia, no curso superior de Pedagogia. Atua também como Psicopedagoga e Psicóloga Clínica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raquel Zanelatto Alves da Silva
Nome em citações bibliográficas
ZANELATTO, R.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2012
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Carga Horária: 550h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DAS HABILIDADES DE COMPREENSÃO DA LEITURA EM ADOLESCENTES E ADULTOS.
Orientador: Cleonice de Almeida Cunha Lussich.
2010 interrompida
Graduação interrompida em 2011 em Letras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Ano de interrupção: 2011
2004 - 2008
Graduação em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade do Porto (Orientador: Marie Claire Sekkel).
Título: A Construção de Ambientes Inclusivos na Educação Infantil.
Orientador: Marie Claire Sekkel.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.




Formação Complementar


2014
Extensão universitária em Seminários de Saúde Reprodutiva, Sexualidade e Gên. (Carga horária: 60h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2005
A Prática da Psicologia no Hospital Geral. (Carga horária: 41h).
Núcleo de Ensino, Qualidade e Humanização em Saúde.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Faculdade Paulista São José, FPSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 8


Instituto Pentágono de Ensino, PENTAGONO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ética e Cidadania
02/2012 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Psicologia e Ética
08/2010 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Psicologia e Ética
Ética Profissional

Centro Integrado de Saúde Pró-Alves, CISPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 16


Escola Móbile, MOBILE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Assistente de Coordenação, Carga horária: 34


Nucleo Educacional Vila Mundi, NEVM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Psicologia
Outras informações
Estágio em Psicologia Escolar na área de Educação Infantil



Projetos de pesquisa


2008 - 2009
Processos participativos na implementação de políticas públicas de saúde

Descrição: Projeto de pesquisa originado a partir de atividade de extensão desenvolvida pelo Projeto Bandeira Científica da Faculdade de Medicina e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo. Objetiva-se estudar possíveis formas de participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas, especialmente de saúde, numa perspectiva intersetorial e fundamentada no princípio de sustentabilidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Raquel Zanelatto Alves da Silva - Coordenador / Ianni Regia Scarcelli - Integrante / Carina Ferreira Guedes - Integrante / Alan Osmo - Integrante / Clarissa Giacomo da Motta - Integrante.
2005 - 2008
A Construção de Ambientes Inclusivos na Educação Infantil

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marie Claire Sekkel em 18/09/2014.

Descrição: O projeto teve como foco a inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil e buscou identificar as barreiras que impedem ou dificultam essa inclusão, bem como os determinantes que contribuem na construção de ambientes inclusivos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Raquel Zanelatto Alves da Silva - Integrante / Marie Claire Sekkel - Coordenador / Suely de Barros Brandão - Integrante.


Projetos de extensão


2008 - 2009
Bandeira Científica

Descrição: Projeto de extensão organizado por estudantes da Universidade de São Paulo, que a cada ano realiza uma expedição a um município no Brasil, onde são desenvolvidas atividades assistenciais, educativas e de pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Raquel Zanelatto Alves da Silva - Coordenador / Ianni Regia Scarcelli - Integrante / Carina Ferreira Guedes - Integrante / Alan Osmo - Integrante.


Outros Projetos


2008 - 2008
Estratégias de marketing de empresas de cerveja no Brasil

Descrição: Iniciação Científica..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Raquel Zanelatto Alves da Silva - Coordenador / Ilana Pinsky Streinger - Integrante.
2007 - 2007
O conceito de violência na Teoria Crítica da Sociedade

Descrição: Iniciação Científica..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Raquel Zanelatto Alves da Silva - Coordenador / José Leon Crochick - Integrante.



Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Prêmio aos trabalhos que obtiveram destaque no 16º SIICUSP, Faculdade de Economia e Administração da USP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SEKKEL, M. C.2010 SEKKEL, M. C. ; ZANELATTO, R. ; BRANDAO, S. B. . Uma questão para a educação inclusiva: expor-se ou resguardar-se?. Psicologia Ciência e Profissão, v. Vol 30, p. 47-56, 2010
Palavras-chave: Educação Inclusiva; Educação Infantil.; Meio de divulgação: Impresso; Série: 2; ISSN/ISBN: 14149893.

2.
SEKKEL, M. C.2010 SEKKEL, M. C. ; BRANDAO, S. B. ; ZANELATTO, R. . Ambientes inclusivos na educação infantil: possibilidades e impedimentos. Psicologia em Estudo, v. 15, p. 117-126, 2010
Palavras-chave: Educação Inclusiva; Educação Infantil.; Meio de divulgação: Vários. Homepage: http://www.scielo.br/pdf/pe/v15n1/a13v15n1.pdf; Série: 1; ISSN/ISBN: 14137372.

3.
ZANELATTO, R.2009 ZANELATTO, R. . Estamira, poetisa da loucura. Contemporâneos: Revista de Artes e Humanidades (Online), v. 5, p. 150-151, 2009
Palavras-chave: estamira; resenha de filme.; Meio de divulgação: Digital. Homepage: http://www.revistacontemporaneos.com.br/n5/PDF/RESENHA_ESTAMIRA.pdf; ISSN/ISBN: 19823231.

Capítulos de livros publicados
1.
ZANELATTO, N. A. ; ZANELATTO, R. . Resiliência. In: Alessandra Diehl; Neliana Buzi Figlie. (Org.). Prevenção ao uso de álcool e drogas. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2014, v. , p. 338-352.
Palavras-chave: resiliência.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9788582711026.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ZANELATTO, R. . A construção de ambientes inclusivos na Educação Infantil. In: 16 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2008, São Paulo. Anais do 16 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2008.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.usp.br/siicusp/Resumos/16Siicusp/793.pdf.

2.
SEKKEL, M. C. ; ZANELATTO, R. ; BRANDAO, S. B. . A Construção de Ambientes Inclusivos na Educação Infantil: o conceito de ambiente inclusivo . In: VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, ABRAPEE, 2007, São João del Rei. Anais do VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007.
Palavras-chave: Educação Infantil; Educação Inclusiva.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital.

3.
SEKKEL, M. C. ; ZANELATTO, R. ; BRANDAO, S. B. . A construção de Ambientes Inclusivos na Educação Infantil . In: XIV SIICUSP Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2006, Ribeirão Preto. Anais do XIV SIICUSP, 2006.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital.

Apresentações de Trabalho
1.
SEKKEL, M. C. ; ZANELATTO, R. . Ambientes Inclusivos em Escolas Públicas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: São Paulo; Evento: I Mostra Estadual de Práticas de Psicologia em Educação; Inst. promotora/financiadora: CRP-SP.

2.
ZANELATTO, N. A. ; ZANELATTO, R. . Prevenção do Uso de Drogas na Escola: Modelos de Intervenção. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: São Paulo; Evento: XVI Congresso da ABEAD- Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas; Inst. promotora/financiadora: ABEAD.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Congresso IberoAmericano de Psicologia. 2012. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

2.
II Encuentro Internacional de Becarios Santander. 2010. (Encontro).
Referências adicionais: México
Forma de participação: Ouvinte.

3.
Congresso Internacional Teoria Crítica e Inconformismo: tradições es e perspectivas.. A Construção de Ambientes Inclusivos na Educação Infantil. 2008. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Poster / Painel
Forma de participação: Participante.

4.
Migrações e Identidades: conflitos e novos horizontes. 2008. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

5.
Seminário Pró-Menino Medidas sócio-educativas em Meio Aberto. 2008. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

6.
XVI Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.A construção de ambientes inclusivos na Educação Infantil. 2008. (Simpósio).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação oral
Forma de participação: Participante.

7.
XVI Encontro de Serviços-escolas de psicologia do Estado de São Paulo.Entre a instituição de ensino e a instituição atendida: o lugar do estudante de Psicologia. 2008. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação oral
Forma de participação: Participante.

8.
VIII Congresso Nacional de Psicologia escolar e Educacional. A construção de ambientes inclusivos na Educação Infantil: o conceito de ambiente inclusivo.. 2007. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação oral
Forma de participação: Participante.

9.
I Encontro Estadual Atuação do Psicólogo no Sistema Prisional. 2007. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

10.
XVIII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras drogas. 2006. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

11.
V Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 2005. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

12.
I Mostra Estadual de Práticas do psicologia em Educação/ IV Encontro de Psicólogos da Área de Educação.Prevenção do uso de drogas na escola - modelos de intervenção. 2005. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Poster / Painel
Forma de participação: Participante.

13.
I Mostra Estadual de Práticas de Psicologia em Educação/ IV Encontro de Psicólogos da Área de Educação.Ambiente Inclusivo em Escolas Públicas. 2005. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Poster / Painel
Forma de participação: Participante.

14.
Intervenções em gestantes ou mães no primeiro ano de vida em um serviço hospitalar em São Paulo. 2005. (Outra).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

15.
XVI Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras drogas. Prevenção do uso de drogas na escola - modelos de intervenção. 2004. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Poster / Painel
Forma de participação: Participante.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ZANELATTO, R. . V Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 2005. (Congresso).
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Local: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; Cidade: São Paulo; Inst. promotora/financiadora: Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento.



Outras informações relevantes


2007 - 2008 - Intercâmbio acadêmico-cultural financiado pelo Banco Santander (Bolsas Luso-Brasileiras) - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.                                                               

2006 - 2008 (com interrupção) - Iniciação Científica financiada pela FAPESP - A Construção de Ambientes Inclusivos na Educação Infantil. Orientadora: Profª Dra. Marie Claire Sekkel   Laboratório de Estudos sobre o Preconceito, Instituto de Psicologia - USP, São Paulo, SP.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2014 às 8:47:13