Renato Pinheiro da Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0413733044020733
  • Última atualização do currículo em 15/10/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará-UEPA, Especialista em História e Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Pará-UFPA, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará -UFPA na linha de pesquisa Currículo e Formação de Professores; Doutor em Educação da linha de pesquisa Educação: Currículo, Epistemologia e História, Pesquisador do Núcleo de Estudos Pesquisas em Educação e Currículo-NEPEC, com ênfase no estudo da História da Educação, História das Instituições Escolares, EJA, Tecnologia da Educação, Currículo e Formação de Professores, Professor Assistente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Altamira/Pa. Líder do Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil-HISTEDBR/SECÇÃO ALTAMIRA-PA (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renato Pinheiro da Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, Renato P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira, Faculdade de Educação - FAE.
Rua Coronel José Porfírio - de 2192/2193 a 3454/3455
Esplanada do Xingú
68372040 - Altamira, PA - Brasil
Telefone: (93) 35151079


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: TRAJETÓRIA DE CONSOLIDAÇÃO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PESQUISADOR SÊNIOR, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Paulo Sérgio de Almeida Corrêa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO; Epistemologia; Pesquisador; Produtividade.
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2011
Mestrado em Educacao.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O Grupo Escolar Lauro Sodré em face da política de expansão do sistema escolar no Estado do Pará: Institucionalização, Organização curricular e Trabalho Docente (1968 ? 2008),Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio de Almeida Corrêa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Currículo; EDUCAÇÃO; Instituição de Ensino; Grupos Escolares; Estado; Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2008
Especialização em HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: CURRÍCULO E CULTURA: O CONTEXTO AMAZÔNICO NA PRÁTICA EDUCACIONAL.
Orientador: Pof. Me.Damião Bezerra Oliveira.
2003 - 2006
Graduação em PEDAGOGIA.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: O CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE MOJU.
Orientador: Prof. Ma. MARIA DARLENE TRINDADE CORRÊA.




Formação Complementar


2003 - 2003
Montagem e Manutenção de Microcomputador. (Carga horária: 36h).
G&R Informatica, G&R, Brasil.
1996 - 1998
FILOSOFIA.
INSTITUTO DE PASTORAL REGIONAL, IPAR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor da Faculdade de Educação de Altamira, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor da disciplina História da Educação na Faculdade de Educação do Campus Universitário de Altamira-Pa

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrou a disciplina Paradigmas Educacionais e Formação de Professores da Educação Básica na Especialização em Políticas Educacionais e Saberes Docentes

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou a disciplina Pedagogia em Ambientes não Escolares

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou a disciplina Ética e Educação

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou a disciplina Fundamentos da Didática

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrou a disciplina Sociologia da Educação

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou a disciplina Legislação Educacional

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou a disciplina FTM de Históira

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou a disciplina História da Educação Brasileira e da Amazônia

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou a disciplina FTM de História

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou a disciplina História Geral da Edcuação

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou a disciplina FTM de História

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou a disciplina Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou a Disciplina FTM da Educação de Jovens e Adultos

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou a disciplina História da Educação Brasileira e da Amazônia, com a ch 60h

Atividades

10/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário de Altamira, Faculdade de Educação - FAE.

Cargo ou função
Membro do NDE.

Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Vínculo livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 80
Outras informações
Ministrei a disciplina Estudos e pesquisa na EJA na turma de Licenciatura Plena em Pedagogia/2013 do Núcleo Universitário do Baixo Tocantins - UEPA/MOJU

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Vínculo livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 80
Outras informações
Professor da disciplina Educação em instituições não escolares e ambientes populares, pelo PARFOR/UEPA na turma de Pedagogia/2011 do Polo da UEPA em Ponta de Pedras.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 80
Outras informações
No referido período ministrei a disciplina Educação em Instituições não Escolares e Ambientes Populares na turma de Pedagogia/2011 do Campus da XIV da UEPA

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 60
Outras informações
No referido período ministrei a disciplina Didática para o ensino de Ciências, na turma de Ciências Naturais com habilitação em Biologia no Campus XVIII da UEPA em Cametá.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 80
Outras informações
No referido período ministrei da disciplina Produção de Materiais Didáticos para a EJA, na turma de Pedagogia/2011 do Campus XIV da UEPA em Moju

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Adjunto-Especializção Ens.Mat.EJA
Outras informações
Prestação pela FADESP de serviços em apoio a UEPA na execução do ?Curso de Especialização em Ensino de Matemática para a educação de Jovens e Adultos? ? Moju/Pa .

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 80
Outras informações
Docente da disciplina Planejamento e Avaliação Educacional no Curso de Pedagogia Turma 2011 no Campus XIV da UEPA

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 80
Outras informações
Docente da disciplina Teoria do Currículo e Diversidade Cultural no Curso de Pedagogia Turma 2010 no Campus XIV da UEPA

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 80
Outras informações
Docente da disciplina Educação em Instituições Não Escolares e Ambientes Populares na turma de Pedagogia 2010

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 60
Outras informações
Docente da disciplina Didática no curso de Licenciatura Plena em Geografia no Campus XVII da UEPA na cidade de Vigia.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 120
Outras informações
Docente da disciplina TCC 1 e TCC 2 no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Aberta do Brasil e Universidade do Estado do Pará no Polo de Igarapé Miri.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 100
Outras informações
Docente da disciplina Estágio Supervisionado em Gestão Escolar na Turma de Pedagogia 2010 do Campus XIV da UEPA

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Pofessor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 80
Outras informações
Docente da disciplina Estágio Supervisionado em Instituições não Escolares e Ambientes Popularesna Turma de Pedagogia 2010 do Campus XIV da UEPA

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 80
Outras informações
Docente da disciplina Educação em Instituições não Escolares e Ambientes Populares na Turma de Pedagogia 2009 do Campus XIV da UEPA

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 100
Outras informações
Docente da disciplina Estágio Supervisionado em Gestão Escolar na Turma de Pedagogia 2009 do Campus XIV da UEPA

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 80
Outras informações
Docente da disciplina Tecnologia Educacional na Turma de Pedagogia 2011 do Campus XIV da UEPA

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 80
Outras informações
Docente da disciplina Estagio Supervisionado em Instituições não Escolares e Ambientes Populares Turma de Pedagogia 2009 do Campus XIV da UEPA

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 200
Outras informações
Docente da disciplina Estágio Supervisionado em Educação Infantil

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 80
Outras informações
Docente da disciplina Didática Geral e Especial

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 80
Outras informações
Docente da disciplina Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos na turma Pedagogia 2008 do Campus XIV da UEPA

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 80
Outras informações
Docente da disciplina Estrutura e Funcionamento da Educação Básica na Turma de Letras 2009 do Campus XIV da UEPA

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 80
Outras informações
Docente da disciplina Teoria do Currículo e Diversidade Cultural na Turma de Pedagogia 2008 do Campus XIV da UEPA

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 80
Outras informações
Docente da Disciplina Teoria do Currículo e Diversidade Cultural na Turma de Pedagogia 2009 do Campus XIV da UEPA

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 80
Outras informações
Docente da disciplina Políticas Públicas na Turma de Matemática 2008 do Campus XIV da UEPA

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 80
Outras informações
Docente da Disciplina Políticas Públicas na Turma de Pedagogia 2009 no Campus XIV da UEPA

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 80
Outras informações
Docente da Disciplina Estágio Supervisionado em Instituições não Escolare e Ambientes Populares na Turma de Pedagogia 2008 do Campus XIV da UEPA

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 100
Outras informações
Docente de Disciplina Estágio Supervisionado em Gestão Escolar na Turma Pedagogia 2008 do Campus XIV da UEPA

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 80
Outras informações
Docente da Disciplina Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos na turma de Pedagogia 2009 do Campus XIV da UEPA

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Pedagógico, Carga horária: 30
Outras informações
Assesor Pedagógico do Campus XIV da Universidade do Estado do Pará em Moju



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Perspectiva de escolarização: A Educação de Jovens e Adultos no Município de Altamira/Pa
Descrição: O presente projeto que objetiva investigar a partir das condições de acesso e permanência existentes nas instituições escolares o desenvolvimento da Educação de Jovens e Adultos no município de Altamira/Pa, parte do problema: As políticas púbicas instituídas no município de Altamira para a EJA garantem que as pessoas que não tiveram acesso a educação na idade certa possam completar seus estudos? Desse modo sua investigação está pautada no método de análise de documento, tomando com locus o município de Altamira-Pa, concentrando a coleta de informações entre os anos 2016 a 2018, o que permitirá reunir informações a respeito da atual estrutura do sistema de ensino que tem repercussão na Educação de Jovens e Adultos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .
Integrantes: Renato Pinheiro da Costa - Coordenador / Priscilla Bellard Mendes de Souza - Integrante.
2017 - Atual
Cartografia histórico educacional do município de Altamira-Pa
Descrição: O presente projeto que objetiva registrar a evolução histórica da educação de Altamira-Pa a partir o mapeamento das unidades escolares identificando as implicações que o processo de desenvolvimento da região devido a implantação de projetos industriais tiveram para o incremento do sistema de ensino local, está fundamentado no método de análise documental, tomando como base as apropriações epistemológicas da História Nova para o tratamento das fontes e evidências sobre o fenômeno educacional no município de Altamira - Pa. Desse modo o recorte temporal de 1970 a 2016, a fim de evidenciar os movimentos sociais, políticos e culturas que estiveram envolvidos com a produção e construção do sistema de ensino altamirense..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Produção de conhecimento científico no programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Pará

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo Sérgio de Almeida Corrêa em 21/06/2017.
Descrição: Esta pesquisa assume como objeto de estudo a produção de conhecimento científico no espaço institucional do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Pará. Problemas de Pesquisa Para efeito deste Projeto de Pesquisa, foram propostos os seguintes problemas de pesquisa: Sob quais perspectivas analíticas os estudos teóricos focalizam a produção do conhecimento científico na área da educação? Quais os desafios e possibilidades são apresentadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação do ICED/UFPA em termos da produção do conhecimento científico lastreado pelos grupos e linhas de pesquisa que lhes dão configuração? Como se caracteriza a produção intelectual/bibliográfica desse Programa em face dos critérios institucionais de Avaliação adotados pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ? CAPES? Será que o tipo de produção bibliográfica realizada pela comunidade acadêmica desse Programa implicou em melhoria dos resultados das avaliações trienais e, consequentemente, impulsionou qualitativamente sua inserção social? Hipótese Embora a produção de conhecimento científico tenha expandido o número de autores dedicados ao estudo dessa temática, no âmbito da pós-graduação em educação, são raros os trabalhos em torno desse assunto. Nesse contexto, as linhas e grupos de pesquisa sobressaem enquanto órgãos institucionais com capacidade organizativa de promover a expansão quanti-qualitativa das produções bibliográficas, porém, tais perspectivas podem vir a sofrer retrações em razão da diminuta importância estratégica que recebem no interior do Programa, podendo reforçar a concepção analítica de ciência onde prepondera o formalismo academicista visando a obtenção da titulação no prazo, assim como induzir os pesquisadores a produzir o ?lixo acadêmico? mediante divulgação de trabalhos em veículos inadequados e de baixo impacto científico. OBJETIVOS Geral: Compreender as perspectivas analíticas que permeiam a produção do conhecimento científico enquanto objeto de estudo no campo específico da educação, atentando aos desafios e perspectivas projetada sobre os grupos e linhas de pesquisa configuradores do Programa de Pós-Graduação em Educação do ICED/UFPA, considerando-se a produção bibliográfica e inserção social alcançada por esse órgão institucional diante da avaliação periódica realizada pela CAPES. Específicos: 1. Analisar os enfoques analíticos adotados nos trabalhos dos autores das produções teóricas que elegeram a produção do conhecimento científico em educação como campo de pesquisa; 2. Discutir a importância atribuída aos grupos e linhas de pesquisa no contexto da Proposta de Programa e normas regulamentadoras do PPGED/ICED/UFPA; 3. Caracterizar e analisar a dinâmica apresentada pela produção bibliográfica da comunidade científica segundo os grupos e linhas de pesquisa vinculadas a esse Programa. 4. Verificar os impactos resultantes do capital cultural científico, configurado na produção bibliográfica, na melhoria dos indicadores que medem os resultados das avaliações trienais e quadrienais, bem como seus efeitos na qualidade dos veículos eleitos para publicação e inserção social do Programa. -.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Renato Pinheiro da Costa - Integrante / Paulo Sérgio de Almeida Corrêa - Coordenador / Natamias Lopes de Lima - Integrante / Cleide Carvalho de Matos - Integrante / Elza Ezilda Valente Dantas - Integrante / Brianna Sousa Barrreto - Integrante / Evanildo Lopes Monteiro - Integrante / Raimunda Lucena Melo Soares - Integrante / Céres Cemírames de Carvalho Macias - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Entrelaços da Formação de Professores
Descrição: O presente projeto denominado ?Entrelaços da formação de professores?, é uma atividade acadêmica que visa promover a extensão da formação universitária para aluo do curso de graduação em pedagogia, realizando ações educativas voltadas para ambientes não-escolares que contribuam com processo formativo institucional, auxiliando no aperfeiçoamento das práticas pedagógicas voltadas para o ambiente popular de formação de educadores e de fixação e suscitação de lideranças. Será desenvolvido tomando como base a discussão teórica realizada no campo da pedagógica social, buscando assim inserir o acadêmico do curso de pedagogia em atividades de planejamento, formação, avaliação e execução de atividades fora do ambiente escolar. Desse modo, o projeto que conta com o apoio do Núcleo de Acessibilidade da UFPA/Campus de Altamira, será direcionado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ? APAE, a fim de subsidiar as atividades formativas e educacionais do público atendido pela mesma.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Renato Pinheiro da Costa - Coordenador / Ludimila da Cunha Ventura - Integrante.
2012 - 2014
PROCESSO PEDAGÓGICO EM INSTITUIÇÕES NÃO-ESCOLARES
Descrição: Atividade de pesquisa desenvolvida através da extensão universitária, que visa introduzir os acadêmicos em atividades educacionais junto à instituições não-escolares..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Renato Pinheiro da Costa - Coordenador.
2011 - 2012
PARTILHA DE SABERES: Atividades pedagógicas em ambientes populares.
Descrição: Promover a extensão da formação universitária para os acadêmicos dos cursos de graduação, desenvolvendo ações educativas voltadas para ambientes não escolares que contribuam com processo formativo institucional, auxiliando no aperfeiçoamento das práticas pedagógicas voltadas para o ambiente popular de formação de educadores e de fixação e suscitação de lideranças..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Renato Pinheiro da Costa - Coordenador.Financiador(es): Pastoral do Menor - Cooperação.
2011 - 2011
Conscientização para os valores: Ética e Respeito mutuo em instituições educacionais
Descrição: O presente projeto objetivou introduzir a abordagem dos temas transversais previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais voltados para a discussão da ética e respeito mutuo dentre os conteúdos estudados pelas crianças e adolescentes de instituições não escolares como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI,.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Renato Pinheiro da Costa - Coordenador.Financiador(es): Programa de Apoio às Atividades de Extensão-PROEX/UEPA - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: REVISTA DE POLITICAS PUBLICAS (UFMA)
2018 - Atual
Periódico: Revista HISTEDBR On-line (1676-584)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia da Informação e Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, Renato P.2018COSTA, Renato P.; SOUSA, R. . A discussão de gênero na formação de professores. REVIEW OF RESEARCH, v. 7, p. 1-9, 2018.

2.
COSTA, Renato P.2018COSTA, Renato P.; MILEO, I. S. O. ; OLIVEIRA, H. G. S. . O ensino de História e as práticas pedagógicas: O desafio dos professores no ensino fundamental. HISTÓRIA EM REVISTA (UFPEL), v. 24, p. 145-169, 2018.

3.
COSTA, Renato P.2017COSTA, Renato P.; CORRÊA, P. S. A. . Efetivação das políticas curriculares desenvolvidas pelo grupo escolar Lauro Sodré e seus desdobramentos sobre os processos formativos (1968 a 2008). HISTÓRIA UNICAP, v. 4, p. 130-148, 2017.

4.
COSTA, Renato P.2017 COSTA, Renato P.; OLIVEIRA, D. B. . Currículo e Cultura: O contexto amazônico na prática educacional.. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 19, p. 138-162, 2017.

5.
COSTA, Renato P.2016 COSTA, Renato P.; CORREA, P. S. A. . Museu virtual, resgate e conservação da memória histórico-educacional. MOUSEION (UNILASALLE), v. 1, p. 129-144, 2016.

6.
COSTA, Renato P.2015 COSTA, Renato P.; CORREA, P. S. A. . A política educacional consolidadda por meio do Grupo Escolar Lauro Sodré no município de Moju-Pa. Revista HISTEDBR On-line, v. 15, p. 121-143, 2015.

7.
COSTA, Renato P.2015COSTA, Renato P.; CORRÊA, P. S. A. . As instituições de ensino no contexto da historiografia da educação brasileira. Montagem (CUML. Ribeirão Preto), v. 17, p. 77-114, 2015.

8.
COSTA, Renato P.2014COSTA, Renato P.. A extensão universitária e o ambiente educacional popular. Montagem (CUML. Ribeirão Preto), v. 16, p. 133-144, 2014.

9.
COSTA, Renato P.2012 COSTA, Renato P.. O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DO PESQUISADOR NO ESTUDO DA HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. FaSCi-Tech, v. 1, p. 116-129, 2012.

10.
COSTA, Renato P.2011COSTA, Renato P.. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BAIXO TOCANTINS. VER A EDUCAÇÃO (UFPA), v. 12, p. 213-230, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COSTA, Renato P.; AMORIM, A. S. ; MAGALHAES, B. A. C. D. S. ; SILVA, E. A. ; OLIVEIRA, F. V. ; SOARES, N. J. B. ; GOMES, R. K. S. ; LIMA, N. L. . Teorias, Ensino, Aprendizagem: Revisitando pensadores da educação. 1. ed. São Paulo: Paco Editoral, 2015. v. 1. 200p .

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, Renato P.; CORRÊA, P. S. A. . O pesquisador bolsa produtividade Sênior nas produções científicas no campo epistemológico da educação.. In: Paulo Sérgio de Almeida Corrêa. (Org.). Estaado do conhecimento e a produção dos objetos de estudo em dissertaçõe e teses doutrais em educação.. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 190-220.

2.
COSTA, Renato P.; CORRÊA, P. S. A. . A consolidação da carreira de pesquisador sênior por meio da produtividade.. In: Carlos Jorge Paixão, Paulo Sérgio de Almeida Corrêa, Silvo Ancisar Sanchez Gamboa. (Org.). Historiografia, Epistemologia e Pesquisa Eduacinal na Amazônia.. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 11-487.

3.
COSTA, Renato P.; CORREA, P. S. A. . Abordagens do estudo das legislações educacionais 4024/61 e 5692/71 e suas repercussões nos espaços escolares.. In: Paulo Sérgio de Almeida Corrêa. (Org.). Uso das fontes históricas na construção epistemológica do conhecimento científico em educação.. 1ed.Paraná: CRV, 2016, v. 1, p. 87-93.

4.
COSTA, Renato P.; CORREA, P. S. A. . A institucionalização do ensino no estado do Pará e as reformas educativas materizalizadas nos Grupos Escolares. In: Marcos André Ferreira Estácio, Lucia Regina de Azevedo Nicida. (Org.). História e Educação na Amazônia. 1ed.Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas/EDUA, 2016, v. , p. 319-346.

5.
COSTA, Renato P.; CORREA, P. S. A. . O emprego das teorias tecnológicas na educação. In: Renato Pinheiro da Costa; Adiel Santos de Amorim; Benedita Alidema Coelho dos Santos Magalhães; Ellen Aguiar da Silva; Flávio Valentim de Oliveira; Leila Cristina da Conceição Santos Almeida; natamias Lopes de Lima; Nicelma Josenilda Brito Soares; Raimund. (Org.). Teorias, Ensino, Aprendizagem: Revisitando pensadores da educação. 1ed.Jundiaí - SP: Paco Editoral, 2015, v. 1, p. 9-198.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, Renato P.. O pesquisador bolsa produtividade sênior nas produções científicas no campo da educação. In: IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo, 2015, São Paulo. Anais do IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, 2015. v. 1. p. 156-165.

2.
SILVA, Elaniese S. L. ; COSTA, Renato P. . A mediação pedagógica do trabalho docente nas salas de atendimento educacional especializado. In: XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo (CDD - 22. ed.: 379. 068115), 2014, Belém. XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2014.

3.
COSTA, Renato P.; CORREA, P. S. A. . Trajetória de consolidação na produção científica do pesquisador Sênior. In: XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo (CDD - 22. ed.: 379. 068115), 2014, Belém. XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2014.

4.
COSTA, Renato P.; CORREA, P. S. A. . Efetivação das políticas curriculares desenvolvidas pelo Grupo Escolar Lauro Sodré e seus desdobramentos sobre os processos formativos.. In: 11º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: Os fundementos Epistemológicos e Políticos da produção do Conhecimento em Educação, 2013, Belém. 11º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: Os fundementos Epistemológicos e Políticos da produção do Conhecimento em Educação, 2013.

5.
COSTA, Renato P.; CORREA, P. S. A. . Gênese e consolidação do grupo escolar Lauro Sodré no sistema de educação do município de Moju-PA. In: X Seminário Nacional de Políticas Públicas Educacionais e Currículo, 2011, Belém. Tensões da educação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo, 2011.

6.
COSTA, Renato P.. A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ENSINO NO ESTADO DO PARÁ E AS REFORMAS EDUCATIVAS MATERIALIZADAS NOS GRUPOS ESCOLARES. In: IX JORNADA HISTEDBR:, 2010, BELÉM. Jornada HISTEDBR. BELEM: HISTEDBR, 2010. v. 1.

7.
COSTA, Renato P.; CORREA, P. S. A. . Ernestina Pereira Maia: Contribuição com a Educaçao do Nível Médio de Moju. In: IX Seminário Nacional de Políticas Públicas Educacionais e Currículo, 2010, Belém. Expansão da Pós-Graudação em Educação e a Formação Axiolótica dos Pesquisadores: Dimensões Ético-Político-Epistemológicas, 2010.

8.
COSTA, Renato P.; CORREA, P. S. A. . Fontes históricas no contexto da historiografia dos Grupos Escolares.. In: IX Seminário Nacional de Políticas Públicas Educacionais e Currículo, 2010, Belém. Expansão da Pós-Graduação em Educação e a Formação Axiológica dos Pesquisadores: Dimensões Ético-Poítico-Epistemológicas, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
COSTA, Renato P.. A extensão universitária e o ambiente educacional popular. Montagem (CUML. Ribeirão Preto), 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, Renato P.; SOUSA, R. . A formação universitária do Curso de Pedagogia na rota de discussão de gênero.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COSTA, Renato P.. I FÓRUM DE PEDAGOGIA DA UFPA/ALTAMIRA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
COSTA, Renato P.; SILVA, Elaniese S. L. ; BORGES, A. L. P. . A prática docente articulada com o brincar como eixo norteador da proposta curricular da educação infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
COSTA, Renato P.. CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BAIXO TOCANTINS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
COSTA, Renato P.. Projeto de APCN. 2018.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
COSTA, Renato P.; MILEO, I. S. O.. Participação em banca de Benilza da Silva Miranda. Educação prisional como direito: O olhar dos internos do Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRALT). 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Diversidade, Sociedade) - Universidade Federal do Pará.

2.
COSTA, Renato P.; CORDEIRO, L. Z.; MAUES, J. I. S.. Participação em banca de Fabiano Vitoriano Pereira. Quando eu vi meus amigos indo: A violência contra as juventudes de altamira no contexto de Belo Monte. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Diversidade, Sociedade) - Universidade Federal do Pará.

3.
COSTA, Renato P.; CORDEIRO, L. Z.; MENESES, A. S.. Participação em banca de Maria Gorete Rosa Sabino. Caracteríticas socoieducativas dos alunos da EJA frente a implentação da Hidrelétrica Belo Monte - Altamira. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Diversidade, Sociedade) - Universidade Federal do Pará.

4.
COSTA, Renato P.; SANTANA, R. H.; HERRERA, J. A.. Participação em banca de Marciano Ferreira Coutinho. Impactos sociais no Reassentamento Urbano Coletivo Jatobá. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Diversidade, Sociedade) - Universidade Federal do Pará.

5.
SOUZA, L. T.; COSTA, Renato P.. Participação em banca de Lidiane de jesus Gonçalves Silva. Enfrentamento ao ciberbullyng na Escola Estadual de Ensino Méio Júlia Passarinho. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

6.
SOUZA, L. T.; COSTA, Renato P.. Participação em banca de Juliana Nascimento da Paixão. Semear direitos, colher cidadania: uma intervenção sobre as ccontribuição de qualidade na E.M.E.F. de Ferreira. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

7.
COSTA, A. P.; COSTA, Renato P.. Participação em banca de Jerry Adriane Andrade da Silva. Enfrentamento às violências na E. M. E. F. General Osório: enfrentamento à violência física nas turmas do 6º ano. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

8.
MENDES, S. K. B.; COSTA, Renato P.. Participação em banca de Valdineuza Albuquerque Duarte. A violência verbal nas relações sociais do embiente escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Carapina. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

9.
ROCHA, G. O. R.; COSTA, Renato P.. Participação em banca de Ana Paula Valente da Veiga. Comportamentos e atitudes agressivas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fulgêncio Wanzeler: desenvolvimento de uma cultura de não violência na escola. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

10.
MENDES, S. K. B.; COSTA, Renato P.. Participação em banca de Naiara Cristina Serrão Miranda. Direitos de crianças e adolescentes: Formando orientadores sociais e uruários do serviço de convivência e fortalecimetno de vinculos do CRAS Jardim Tropical - Breves. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

11.
MENDES, S. K. B.; COSTA, Renato P.. Participação em banca de Maria Emiliana Pinto Medeiros. Discutindo a violência de gênero na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Estevâo Gomes a partir da formação continuada dos/as professores/as. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

12.
MENDES, S. K. B.; COSTA, Renato P.; ROCHA, G. O. R.. Participação em banca de Maria Mara Pinheiro de Abreu. O enfrentamento ao preconceito de raça e a discriminação étnica: reflexões que podem intervir no cotidiano escolar, a partir da atuação do educador. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

13.
ROCHA, G. O. R.; COSTA, Renato P.; MENDES, S. K. B.. Participação em banca de Zelinda Duarte Rodrigues. Enfrentamento à violênia sexual no contexto da Escola municipal de Ensino Fundamental Magalães Barata, São Sebastião da Boa vista - Pa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

14.
ROCHA, G. O. R.; COSTA, Renato P.; MENDES, S. K. B.. Participação em banca de Feliciano Mendes Machado Filho. Enfrentametno da violência contra pessoas em situação de deficiência na escola Rossilda Ferreira - Breves/Pa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

15.
ROCHA, G. O. R.; COSTA, Renato P.; MENDES, S. K. B.. Participação em banca de Carlos Alberto Duarte dos Santos. A questão da intolerância religiosa em escolas da rede municipal de ensino do município de Breves: um enfoque na escola Maria Rafols. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

16.
ROCHA, G. O. R.; COSTA, Renato P.; MENDES, S. K. B.. Participação em banca de Erizanildo Brabo Silva. Enfrentametno aos preconceitos étnicos na escola: prevenção contra o preconceito étnico-racial no contexto da educação de jovens e adultos, na escola Ruth Jelena, Bairro da Castanheira, município de Breves - Pa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

17.
MATOS, C. C.; COSTA, Renato P.; LIMA, N. L.. Participação em banca de Edivana de Freitas Costa. Enfrentamento da intolerância religiosa na escola Magalhães Barata, município de São Sebastião de Boa Vista-Pa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

18.
MENDES, S. K. B.; COSTA, Renato P.; ROCHA, G. O. R.. Participação em banca de Lucyjane Macedo Bezerra. Desconstruindo práticas sexistas no cotidiano escolar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

19.
MENDES, S. K. B.; COSTA, Renato P.; ROCHA, G. O. R.. Participação em banca de Michele de Souza Leão. Enfrentamento ao bullying e a construção de relações de tolerância frente as diferenças no ambiente escolar: uma experiência com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Odizia Correa Farias. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

20.
MENDES, S. K. B.; COSTA, Renato P.; ROCHA, G. O. R.. Participação em banca de Marcley Xavier de Melo. Publicização dos direitos das crianças: uma intervenção da escola de Educação Infantil Santa Mônica em Breves - Pa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

21.
RIBEIRO, M. R.; COSTA, Renato P.; BARROS, M. M. A. C.. Participação em banca de Leidilene de Araújo da Cruz. Enfrentando as violências contra deficientes na E.E.E.F. Rosa Gattorno. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

22.
RIBEIRO, M. R.; COSTA, Renato P.; BARROS, M. M. A. C.. Participação em banca de Nagila de Araújo Vanâcio. Prevenindo a violência contra educandos em situação de deficiência na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª Antonia Paes da Silva. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

23.
RIBEIRO, M. R.; COSTA, Renato P.; BARROS, M. M. A. C.. Participação em banca de Tayssa Suellen Araújo. Enfrentamento à violência contra adolescentes em situação de deficiência na Escola Estadual Visconde de Souza Franco / Belém -Pa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

24.
COSTA, Renato P.; SANTANA, R. H.. Participação em banca de Aniele Feiteiro. O ensino de Biologia e os desafios do trabalho da perspectiva curricular. 2014 - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA, Renato P.; PINHO, V. A.; MILEO, I. S. O.. Participação em banca de Jackson Silva Oliveira..O papel da educação na trajetória de um cidadao: memoria de um academico de pedagogia na UFPA campus de altamira.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

2.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Kerli Gomes Ferreira.A Importância do pedagogo em ações desenvolvidas pelos centros de referencias de assistencia social. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

3.
COSTA, Renato P.; SANTANA, R. H.; PARENTE, F. A.. Participação em banca de Maise de Brito Moreira.Os impáctos da UHE Belo Monte na rotina das brincadeiras infantis no barro Jardim Oriente em Altamira/Pa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

4.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Maria Rosiane Souza da Costa.Educação de Jovens e Adultos: O ensino das artes sob o olhar de docentes e discentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

5.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Cilene da Silva Freitas Candido.A política nos conselhos escolares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

6.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Ana Paula Brito Menino.Estudo sobre práticas de leitura na turma de EJA 3ª etapa da E.M.E.F Ângelo Debiase no município de Uruará-Pa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

7.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Aciléia Pereira Silva.Prática educativas do educador social/pedagogo no serviço de convivência e fortlecimento de víncluos em Altamira-Pa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

8.
COSTA, Renato P.; MILEO, I. S. O.; FERREIRA, L. S.. Participação em banca de Tamires Cristina Neves Plinio.Pedagogia em ambientes não esco.lares: O papel do pedagogo no ambiente empresarial.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

9.
COSTA, Renato P.; SANTANA, R. H.; MENESES, A. S.. Participação em banca de Larissa Moura Lisboa Becher.Educação do campo: A prática pedagógica em classes multisseries.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

10.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Iracema Lima Viana.Práticas pedagógica na Educação de Jovens e Adultos na escola Abraham Lincoln em Meidicilândia-Pa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

11.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Maria Sebastiana da Silva e Silva / Nívia Suelen Sarges Silv.O tema transversal meio ambiente em escolas no município de Abaetetuba e Moju: uma análise pedagógica do processo de ensino aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.

12.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Eliane Dias da Silva.Trajetórias escolares no programa PROJOVEM adolescente do Bairro São Domingos em Altamira/Pa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

13.
COSTA, Renato P.; MILEO, I. S. O.; PINHO, V. A.. Participação em banca de Francisco Modesto Araújo.Pedagogia em ambientes não escolares: Estágio Supervisionado experiências na formação docente.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

14.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Sérgio Roberto Batista.Jogo de regras com crianças do 1º e 2º anos do cíclo fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.

15.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Anfriely da Silva Pinheiro e Mikely Katie Kikuchi.Multissérie ontem e hoje: um estudo crítio - Moju/Pa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará.

16.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Eliane Oliveira Pinheiro e Tainara do Socorro da Costa Leão.Reconhercer para respeitar: A aplicabilidade da lei nº11645/08 que rege a obrigatoriedade do ensino de História e da Cultura Indígena.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.

17.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Edrson França Vasconcelos e Mário Adilson R. de Abreu.O fenômeno Bullying: Estudo do bulying no 3º e 4º ano do E. F. I. na escola Criança Esperança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.

18.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Ana Paula Costa Santos e Luziete da Silva Sardinha..Grupo Escolar Pro. Basílio de Carvalho: suas atribuiçoes socioeducacionais para o muinicípio de Abaetetuba- Pa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.

19.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Ana Lúcia Assunção Azevedo e Luma Caroline dos Santos.Os processos práticos e metodológicos no ambito da EJA: desafios e prossibilidades.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará.

20.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Flaiza Gomes Paz e Mariane Tavares Monteiro.A prova brasil no município de Moju e os descritores de língua portuguesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará.

21.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Alana Lima Rodrigues e Daniele Pimentel Ventura.As condições do trabalho docente em Moju: Precarização e adoecimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará.

22.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Denise Freitas Lameira e Julie Anne do Socorro Cardoso Santo.Relação Família e Escola: A participação da família no processo de ensino aprendizagem das crianças do 5º ano da E.M.E.I.E.F. turma da Mônica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará.

23.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Flávia da Conceição Araújo e Patrícia Abreu de Souza.O currículo e a inclusão do aluno com síndrome de Down na Escola Jandira Henderson e Silva em Moju. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará.

24.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Elinalva Reis Farias.Educação para a saúde de Ensino de Ciências: representações e práticas educativas de professores do Município de Abaetetuba. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará.

25.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Giullia Tatiane da Silva Texeira e Kátia Vasconcelos Santana.O ensino de História nas escolas do Baixo Tocantins: Um estudo acerca da aplicabilidade da Lei 11.645/08 que rege a inclusão de conteúdos relacionados à História da África. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará.

26.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Eliel Ferreira de Castro e Sheyla dos Reis Farias.Educação ambiental nas 8ª séries do Ensino Fundamental das Escolas Adélia Sodré e Lauro Sodré. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.

27.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Áurea de Jesus Sousa da Costa e Rosiele Gomes Dias.Educação do campo em regime de alternância: A relação estabelecida entre as perspectivas dos alunos do ensino fundamental e a educação oferecida pela Casa Familiar Rural de Jambuaçu no Município de Moju. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.

28.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Alexandra Gomes dos Santos e Luane de Souza e Silva.Educação rural na Amazônia: Currículo como campo de poder na construção da identidade sociambiental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará.

29.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Patrícia da Silva Santos e Geiziane Miranda da Costa.As representações sociais de professores do ensino fundamental sobre a violência na escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará.

30.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Michele Pereira dos Santos e Bruna Ellaine dos Santos Lima.A prática do letramento para alunos com sindrome de Down em classes regulares: Um estudo de caso das Escolas Municipais Eridice da Cunha Gordo e Jandira Henderson e Silva em Moju-Pa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Pará.

31.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Erivaldo Carneiro Borges e Gilvan Cardoso Santos.O fracasso escolar nas 4ª etapas de educação de jovens e adultos na Escola Municipal Tia Erica Strasser no Município de Moju. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará.

32.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Neire Lobato Ferreiora e Toniel da Silva Pinheiro.Educaçao Ambiental: O traalho desenvolvido pelo educador da5ª/9 do ensino fundamental nas Escolas Prof. Magalhães Barata e Escola Engels. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará.

33.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de William de Jesus Pantoja Lima.Políticas Públicas na Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Mendes Contente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará.

34.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Maria Cristina Gonçalves e Juliete Brandão da Costa.Participação da família no contexto escolar: O caso da Escola M.E.F. Manoel Pedro Ferreira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará.

35.
SILVA, C. L.; VASCONCELOS, C. O.; COSTA, Renato P.. Participação em banca de CLEBER OLIVEIRA DE VASCONCELOS e CLEDILSON LIMA DA SILVA.O PEDAGOGO NA ORGANIZAÇÃO ESOCLAR: O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará.

36.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Fernanda Eveline Cardos Sturm.Formação e desmpenho do professor de matemática na Educação de Jovens e Adultos na Escola Sebastião Barbosa de Souza Lima, na comunidade do Sarapoí no município de Moju. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará.

37.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Luana Pacheco Noronha e Simony da Costa Silva.O desenvolvimento infantil sob o olhar de Vygotsky e Piaget. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará.

38.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Daiane Gomes dos Santos e Mariângela de H. Lobato Quaresma.Vivências e saberes sobre oralidade na EJA: Uma análise comparativa em duas turmas de 2ª etapa no município de Abaetetuba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará.

39.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Deiseane do Carmo Cunha e Maria Helena Ferreira Matias.Formação de professores das escolas do campo: Percursos da experiências no município de Abaetetuba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará.

40.
COSTA, Renato P.. Participação em banca de Fabiano dos Santos Junior e Maria Odilene Machado.Violência no ambiente escolar e currículo: Uma análise na Escola de Ensino Fundamental Perciliano T. Corrêa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
COSTA, Renato P.; CORDEIRO, L. Z.; TRINDADE, M. P.. Concuros para professor substituto no tema: Prática de ensino e Estágio Supervisionado da Faculdade de Educação do Campus UFPA/Altamira-Pa. 2017. Universidade Federal do Pará.

Outras participações
1.
COSTA, Renato P.. Navega Saberse/Infocentro 2017. 2017. Universidade Federal do Pará.

2.
COSTA, Renato P.. Processo Seletivo para Monitoria. 2011. Universidade do Estado do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Programa de Formação Continuada da PROEG.O SIGAA como facilitador das atividades docentes. 2018. (Outra).

2.
XV JORNADA DO HISTEDBR - IV Seminário Nacional de Educação Básica e II Seminário em História da Educação da Amazônia, cujo tema foi História da Educação entre os desafios da Educação Básica e Pedagogia Histórico Crítica.Instituições e Cultura Escolares. 2018. (Outra).

3.
XV Jornda do HSTEDBR - IV Seminário de Educação Básica e II Seminarnário em História da Educação da Amazônia.Da instrução pública no Império à Educação Pública na República: Histórias da Educação. 2018. (Seminário).

4.
Curso de Legislação Educacional.Legislação da Educação Superior. 2017. (Outra).

5.
I Fórum de Pedaogia da UFPA/Altamira: Propostas e Práticas.Do ensino à pesquisa: Propostas e práticas. 2017. (Outra).

6.
Programa de Formação Continuada da PROEG.Planejamento de Ensino. 2017. (Outra).

7.
I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores. 2014. (Seminário).

8.
XII Seminário Nacional de Políticas Públicas Educacionais e Currículo - I. 2014. (Seminário).

9.
VII Semana Acadêmica do NURBAT.Fasci-Tech ? Periódico Eletrônico da FATEC-São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, v.1, n. 6, Mar./Set. 2012, p. 116 a 129. O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DO PESQUISADOR NO ESTUDO DA HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. 2013. (Seminário).

10.
XI SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO. 2013. (Seminário).

11.
XI SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO.Efetivação das Políticas Curriculares Desenvolvidas pelo Grupo Escolar Lauro Sodré e seus Desdobramentos sobre os Processos Formativos. 2013. (Seminário).

12.
XI SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO. 2013. (Seminário).

13.
X Seminário Nacional de Pol´ticas Educacinais e Currículo. 2011. (Seminário).

14.
IX Jornada do HISTEDBR: O nacional e o local na História da Educação..A institucionalização do ensino no Estado do Pará e as reformas educativas materizalizdas nos Grupos Escolares. 2010. (Seminário).

15.
IX SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO.ERNESTINA PEREIRA MAIA: CONTRIBUIÇÃO COM A EDUCAÇÃO DO NÍVEL MÉDIO DE MOJU. 2010. (Seminário).

16.
III DIALOGOS CURRICULARES - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO: Ancoragens, deslocamentos estranhamentos.. 2009. (Seminário).

17.
VIII SEMINARIO NACIONAL DE POLITICAS EDUCACIONAIS E CURRICULO. 2009. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, Renato P.. I Forum de Pedagogia da UFPA/Altamira. 2017. (Outro).

2.
COSTA, Renato P.. Jornada de Matemárica e Ciências do NURBAT. 2012. (Outro).

3.
COSTA, Renato P.. II Jornada dos cursos Pedagogia e Letras do NURBAT. 2012. (Outro).

4.
COSTA, Renato P.. II JORNADA DE CIÊNCIAS NATURAIS DO XIV CAMPUS DA UEPA/MOJU. 2011. (Outro).

5.
COSTA, Renato P.. III Jornada de Matemática do NURBAT. 2011. (Outro).

6.
COSTA, Renato P.. I JORNADA DE LETRAS DO NURBAT. 2010. (Outro).

7.
COSTA, Renato P.. V SEMANA ACADEÊMICA DO NURBART. 2010. (Outro).

8.
COSTA, Renato P.. III Feira de Ciência e Tecnologia do Nordeste do Pará - FEICITEC. 2010. (Outro).

9.
COSTA, Renato P.. IX SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO. 2010. (Outro).

10.
COSTA, Renato P.. II Jornada de Matemática do NURBAT. 2010. (Outro).

11.
COSTA, Renato P.. Feira de Orientação Profissional do Ensino Médio e Tecnológico. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Taiane Lima Silva. A interculturalidade nas práticas educacionais da Esocla Indígena Francisca de Oliveira Lemos Jurua. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA) - Universidade Federal do Pará. (Coorientador).

2.
MARIA DO CARMO ALVES DE ARAÚJO. A construção da identidade dos professores de uma escola de agrovila a partir de suas práticas docentes.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA) - Universidade Federal do Pará. (Coorientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rosângela Fortunato da Silva. Perspectiva de escolarização: A Educação de Jovens e Adultos no Município de Altamira/Pa. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Plíticas educacionais e saberes docentes) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

2.
Fernanda de Sousa. Metodologias de ensino na Educação de Jovens e Adultos. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Plíticas educacionais e saberes docentes) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Laríssa Silva Santos. Iniciação científica em História da Educaçãõ em Altamira-Pa. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Henrique das Neves Santos. A formação para a iniciação científica por meio do estudo e aplicação dos métodos de pesquisa. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Zelinda Duarte Rodrigues. Enfrentamento a violência sexual no contexto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Magalhães Barata, São Sebastião da Boa Vista - Pa. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola que protege) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

2.
Carlos Alberto Duarte dos Santos. A questão da intolerância religiosa em escolas na rede municipal de ensino do município de Breves: um enfoque na escola Maria Rafols. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola que protege) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Renato Pinheiro da Cosat. Inclusão na escola nos anos iniciais.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

2.
Venilde Bezerra Alves. Formação de professores para a educação de jovense e adultos: A estrutura curricular do proejeto pedagógico do campus de Altamira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

3.
Élida Estevão de Sá. O uso das tecnologias no desenvolvimento do processo de alfabetização no anos iniciais do ensino fundamental.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

4.
Eliane Rosa de Souza Silva. A experiência do trabalho docente na Transamazônica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

5.
Fabiola de Assis Soares. A brincadeira como facilitador no ensino e aprendizagem infantil na EMEI Criança Espernça, Brasil Novo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

6.
Thais Andreade Coelho. Democratização da escola: A participção dos pais na escola como instrumento de meloria da qualidade do ension. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

7.
Renato Pinheiro da Costa. A formação de professores para a educação infantil no curso de pedagogia da Univestsidade do Estado do Pará no campus de Moju. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

8.
Renato Pinheiro da Costa. Inclusão para a diversidade: a enfase na mediação pedagógica do professor cuidador no município de Moju. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

9.
Rosidalva dos Santos Carvalho. O processo de aprendizagem através dos jogos: Uma análise nas turmas do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Criança Esperança. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

10.
Edson do Socorro Sagica e Wladimir da Cntuária Pamplona Neto. Modelos de gestão escolar e a ênfase no aspecto democrático. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

11.
Heloisa de Oliveira Costa e Maria Antonia Machado Belo. Educação a Distância: Política de incentivo a formação de professores no Município de Igarapé Miri.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

12.
Heloisa de Oliveira Costa e Maria Antônia Machado Belo. Alfabetizar letrando: Construir a leitura e a escrita com crianças nas etapas de aprendizagem do 1º ano.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

13.
Lindava Fonseca Costa e Maria José menezes do Nascimento. Educação do Campo: Experiênca dos Saberes da Terra na Escola da Vila Caripi. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

14.
Mª Antônia Cabral Fonseca e Mª da Conceição Cabral Fonseca. Educação inclusiva para pessoas surdas no Município de Igarapé Miri. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

15.
Mariani Portilho da Costa e Miguel Bosco Mata Quaresma. Bullying na Escola: Fenomeno desafiador para a prática pedagógica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

16.
Heloísa de Oliveira Costa e Maria Antônia Machado Belo. O 1º cíclo de alfabetização: Perspectivas educacionais no ensino fundametnal.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

17.
Claudete Abreu da Silva e Marinalda da Conceição dos Santos. Formação para a cidadania no currículo do ensino primário da Escola Municipal Edmundo Dantes ? 1980 a 1990. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

18.
Adriane Leão Costa e Danielle Pinheiro Corrêa. A imagem da menina nos livros didático de Língua Portuguesa do ensino fundamental.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

19.
Patrícia Fergueira Cardoso e Andréia Xavier. PRÁTICA DOCENTE NO MULTISSERIADO DO MUNICÍPIO DE MOJU: A trajetória profissional da Professora Esperança Cardoso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

20.
Reginaldo do Espírito Santo Valente. ENSINO FUNDAMETNAL NA AMAZÔNIA: A necessidade do ensino multiseriado na zona rural de Moju.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

21.
Elaine Souza Azevedo e Tatiane de F. Lima Carvalho. TECENDO REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA A PARTIR DE UM OLHAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

22.
Alaíde da Costa dos Santos e Manoel Raimundo Trindade Pinhei. VALORIZAÇÃO PATRIMONIAL: O processo educacional no auxílio da preservação do prédio da E. M. E. F. Maria da Conceição.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

23.
Élida Fernandes Cunha e Nilzete Alves da Cunha. Educação Patrimonial e a Preservação do Prédio da E.M.E.I.F. Eurídice da Cunha Gordo pela comunidade Escolar.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

24.
Altarmira Trindade Barbosa e Maria Maciel Corrêa. Educação Patrimonial Educar para preservar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

25.
Antônia Santos Costa e Diana Lady G. Moraes. Conservação Patrimonial com enfoque no processo ensino aprendizagem dos alunos da E. E. F. Duque de Caxias da Vila Olho D'agua.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

26.
Berenice L. de Azevedo e Eliza Santos Martins. Ações educativas com enfoque na leitura: Um auxílio na luta contra distorção idade série.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

27.
Regiane Teixeira de Ataide e Luciele de Oliveira Lopes. O conteúdo da Língua Estrangeira no processo de formação dos educandos do ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

28.
Jéssica Kelle Nonato Pinheiro e Maria Chirley Castro Pereira. As tecnologias digitais na prática docente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

29.
Ana keise penheiro Pereira e Danielle Ribeiro da Silva. A construção cultural dos saberes e sua relação com o processo de ensino aprendizagem das escolas ribeirinhas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

30.
ALINE GONÇALVES LOBATO, EIDER CORDEIRO PINHEIRO. Os recursos didáticos e metodológicos utilizados para ensino de Ciências na área de conhecimento de Química da 8ª série do ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

31.
RENATO MACEDO CORDEIRO, RITA DE CÁSCIA RIBEIRO COSTA, MARINA. A formação de licenciados do curso de Ciências Naturais com habilitação em Química para o aproveitamento dos recursos digitais no exercício do trabalho docente.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

Iniciação científica
1.
Laríssa Silva Santos. Iniciação científica no campo da História da Educação. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

Orientações de outra natureza
1.
Alexandra Gomes dos Santos, Hosana dos Santos Miranda e Mar. Conscientização para os valores: Ética e Respeito mutuo em instituições educacionais.. 2011. Orientação de outra natureza. (PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.

2.
Daniele da Silva Costa. Monitoria Acadêmic. 2011. Orientação de outra natureza. (PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Renato Pinheiro da Costa.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
COSTA, Renato P.2011COSTA, Renato P.. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BAIXO TOCANTINS. VER A EDUCAÇÃO (UFPA), v. 12, p. 213-230, 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
COSTA, Renato P.. A extensão universitária e o ambiente educacional popular. Montagem (CUML. Ribeirão Preto), 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, Renato P.. I FÓRUM DE PEDAGOGIA DA UFPA/ALTAMIRA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Outras informações relevantes


Como pesquisador da área da educação com estudos no campo da história da educação, formação de professores, educação de jovens e adultos, tecnologia educacional, epistemologia da educação, formação e consolidação da carreira de pesquisadores, venho trabalhando em vista da constituir uma carreira profissional inclinada ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão para a promoção da cultura acadêmica e da formação de professores reflexivos. Em detrimento dessa finalidade desenvolvo pesquisas no campo da educação e procuro dar publicidade ao resultado das investigações desprendido do interesse em qualis elevado, mas interessado em contribuir com a discussão sobre os problemas inerentes aos fenômenos educacionais, por isso também estou cadastrado no no ORCID sob o codigo: http://orcid.org/0000-0001-7132-0579 , como forma de referendar essas informações.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 15:34:16