Paulo Gabriel Franco dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3018822051255778
  • Última atualização do currículo em 21/09/2018


É licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (2010), mestre (2013) e doutor (2017) em Educação para a Ciência pelo Programa de Pós-graduação em Educação Para a Ciência (Conceito 6) pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências de Bauru. Participou de projetos nacionais e internacionais de cooperação entre universidade e educação básica, como o Observatório da Educação (Obeduc 2010-2017) e Programa Colombiano-Brasileiro de Formação de Professores de Ciências na interface Universidade-Escola (2012-2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília, campus de Planaltina, atuando na área de Educação e Linguagem. Tem experiência na área de Ensino de Física e Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação CTSA, Questões Sociocientíficas, Formação de Professores, balizado por referenciais da Teoria Crítica da Sociedade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Gabriel Franco dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, P. G. F.;SANTOS, Paulo Gabriel Franco dos

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Campus Planaltina.
Área Universitária, 01
Vila Nossa Senhora de Fátima
73345010 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 31078002
URL da Homepage: fup.unb.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação Para a Ciência.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
com período sanduíche em Universidad Pedagogica Nacional (Orientador: Leonardo Fabio Martínez Pérez).
Título: As Questões Sociocientíficas na formação de professores: Pequenos Grupos de Pesquisa como Comunidades de Experiência, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Washington Luiz Pacheco de Carvalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Experiência Formativa; Formação de Professores; Questões Sociocientíficas; Pequeno Grupo de Pesquisa.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Mestrado em Educação Para a Ciência.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O tratamento de Questões Sociocientíficas em um grupo de professores e a natureza do processo formativo fundamentado em uma perspectiva crítica,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Washington Luiz Pacheco de Carvalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Formação Cultural; Grupo de Pesquisa na Escola; Questões Sociocientíficas; Natureza da Ciência e da Tecnologia.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2010
Graduação em Licenciatura em Física.
Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, UNESP - FEIS, Brasil.
Título: Um estudo sobre a inserção do enfoque CTSA em salas de aula EJA através da abordagem temática.
Orientador: Ernandes Rocha de Oliveira.




Formação Complementar


2011 - 2011
Percepções de Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 8h).
Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, Brasil.
2009 - 2009
Fundamentos e Aplicações a Espectroscopia Raman. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, UNESP - FEIS, Brasil.
2009 - 2009
Elaboração de resumos. (Carga horária: 1h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, UNESP - FEIS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor bolsista, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante de Graduação

Atividades

11/2014 - 04/2015
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Educação Científica I - 30 horas
Fundamentos de Física - 30 horas
Estágio Supervisionado I - 30 horas
11/2014 - 04/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Física II - 30 horas
08/2008 - 12/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, .


Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências de Bauru, FC UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2017
Vínculo: Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-graduação

Atividades

02/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de pós-graduação em Educação para a Ciência, .


Universidad Pedagogica Nacional, U.PEDAGOGICA, Colômbia.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 12

Atividades

08/2013 - 11/2013
Ensino, Docencia de la Química, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cuestiones Sociocientíficas en la Enseñanza de las Ciencias

Escola Estadual Wladislau Garcia Gomes, EEWGG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Convocado, Carga horária: 15
Outras informações
Ensino de Física para o Ensino Médio regular e para o Ensino Médio na Educação do Campo em turno integral, no contexto da extensão da escola no campo


Escola Estadual José Garcia Leal, EEJGL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Convocado, Carga horária: 22
Outras informações
Ensino de Física para o Ensino Médio

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Convocado, Carga horária: 5
Outras informações
Ensino de Física para o Ensino Médio


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Educação de Jovens e Adultos
2.
Educação CTSA
3.
Concepção dialógico-problematizadora
4.
Questões Sociocientíficas
5.
Formação de Professores
6.
Teoria Crítica da Sociedade


Projetos de pesquisa


2013 - 2013
Programa Colombiano-Brasileiro de Formação de Professores de Ciências na interface Universidade-Escola

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Washington Luiz Pacheco de Carvalho em 31/08/2015.
Descrição: O grupo de pesquisa ?Educação continuada de professores e avaliação formativa ? da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?, do Brasil, e os grupos Alternativas para o Ensino de Ciências (ALTERNACIENCIAS) e Ações e crenças da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia, nas últimas décadas, têm realizado pesquisas focadas no Ensino de Ciências e, mais especificamente, na Formação de professores de Ciências, que estão relacionadas com a formação do professor pesquisador, com a perspectiva CTSA, com as Questões Sociocientíficas e socioambientais no Ensino de Ciências e com a avaliação formativa. As pesquisas desses grupos também têm contribuído para a construção de conhecimentos epistemológicos e didáticos sobre a renovação de currículos de ciências e para o estabelecimento de algumas orientações didáticas, que contribuem para o aperfeiçoamento da formação inicial e continuada dos professores. Em meio a essas contribuições, vários autores alertam para o problema da desarticulação entre a formação do professor de ciências e a realidade da escola, mas ainda são poucas as pesquisas que, efetivamente, estão voltadas à reflexão sobre a formação de professores para o enfrentamento dos problemas das escolas e, particularmente, para o aperfeiçoamento das práticas docentes. As políticas públicas educacionais, por seu lado, também não têm resultado em orientações curriculares e didáticas voltadas à formação do professor na interface universidade-escola. Tendo isso em consideração, percebe-se que é necessário melhorar a formação do professor, num certo perfil de programa, para assim transformar o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e o Ensino Superior. Nesse sentido, o presente projeto de pesquisa interinstitucional tem o objetivo de analisar o desenvolvimento de um programa de formação de professores focado em discutir questões sociocientíficas e ambientais, a partir do olhar da escola e da universidade e, em conformidade com essa análise, estabelecer recomendações curriculares para a construção de políticas públicas em educação em ciências, voltadas à articulação entre as práticas dos professores de ciências das escolas e a pesquisa acadêmica, desenvolvida particularmente nas universidades. Assim, as ações formativas com os professores serão orientadas para que estes elaborem materiais didáticos, unidades didáticas, livros didáticos ou uso de ambientes virtuais, e para que dinamizem o aperfeiçoamento da docência na escola e na universidade. Esta linha de atuação se justifica pelo fato de que a renovação da docência, atualmente, exige reflexão sobre os currículos e sobre os sentidos do Ensino de Ciências na perspectiva das questões sociocientíficas e ambientais, de maneira a que contribuam para a formação cidadã dos alunos dos diferentes níveis de escolaridade. Assim, o programa de formação aqui proposto visa à abordagem de questões sociocientíficas e ambientais como base para uma interação entre os participantes que possibilite a resignificação do ensino de ciências e reflexão que oriente novas práticas dos professores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (4) .
Integrantes: Paulo Gabriel Franco dos Santos - Integrante / Washington Luiz Pacheco de Carvalho - Coordenador / Nataly Carvalho Lopes - Integrante / Michel Pisa Carnio - Integrante / Leonardo Fabio Martínez Pérez - Integrante / Roberto Nardi - Integrante / Diana Lineth Parga - Integrante / Pedro Nel Zapata - Integrante / Blanca Rodriguez - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2010 - 2015
Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação às Ciências
Descrição: Financiado pela CAPES, no valor de R$2.591.360,00, este projeto tem como objetivo diagnosticar dificuldades em Matemática e Iniciação a Ciências de alunos da Educação Básica das escolas das redes públicas de ensino, bem como coordenar propostas e intervenções dos participantes por meio de recorrentes apresentações e discussões das mesmas, em diferentes fóruns (locais e gerais), visando ao enfrentamento da problemática encontrada nos locus selecionados para atuação. Por meio de pressupostos que levem em conta os conhecimentos dos envolvidos, buscamos juntos: a articulação dos desafios e necessidades das escolas (tais como estudantes com desempenho crítico nas disciplinas Matemática e Ciências) aos possíveis projetos que elas mesmas possam ter; o desenvolvimento das dimensões coletiva e individual do processo; e o enfrentamento de outros muitos desafios que certamente iremos encontrar. A experiência acumulada nos grupos de pesquisa envolvidos, cujo foco principal de investigação tem sido justamente a relação entre formação inicial/continuada de professores e o trabalho desses professores em sala de aula, nos levou à compreensão da necessidade de promover uma interação universidade-escola que: parta dos saberes realmente acumulados por todos os envolvidos, quer sejam eles estudantes de graduação, docentes da rede de ensino, mestrandos, doutorandos e professores coordenadores das IES participantes dos núcleos em rede; se baseie firmente em processos de ilustração teórica dos professores e futuros professores da rede básica; e leve em consideração a necessidade de busca continua de conexão entre as políticas públicas brasileiras e a atuação efetiva dos profissionais nas unidades de formação de alunos e professores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Paulo Gabriel Franco dos Santos - Integrante / Washington Luiz Pacheco de Carvalho - Integrante / Luis Eduardo Birello Arenghi - Integrante / Nataly Carvalho Lopes - Integrante / Michel Pisa Carnio - Integrante / Maria Elizabete Rambo Kochhann - Integrante / Marta Maria Pontin Darsie - Integrante / Lizete Maria Orquiza de Carvalho - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2009 - 2010
Formação de Professores a partir da EJA: interação Universidade-Município
Descrição: A partir de um processo de reflexão-ação conjunto entre professores, acadêmicos e estudantes, condicionados por sua ação em salas de aulas de EJA, construir um espaço formativo e de relacionamento de mão dupla entre a Universidade e a Escola Pública de Ilha Solteira, trabalhando para a melhoria das condições de vida, via processo educativo, no convencimento dos estudantes de EJA de que a Educação é uma necessidade básica do cidadão e que é um direito que lhe é devido..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Paulo Gabriel Franco dos Santos - Integrante / Ernandes Rocha de Oliveira - Integrante / Zulind Luzmarina de Freitas - Coordenador.Financiador(es): Prefeitura Municipal de Ilha Solteira - Bolsa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Núcleo Afro-Brasileiro de Ilha Solteira - NABISA (Programa de Atividades Artísticas e Culturais, Subprograma de Integração Social)
Descrição: presente proposta visa dar continuidade às ações do Núcleo Afro-Brasileiro de Ilha Solteira (NABISA), vinculadas ao Núcleo Negro da Unesp de Pesquisa e Extensão (NUPE), na Faculdade de Engenharia da UNESP ? câmpus de Ilha Solteira (FEIS). Tais ações tomarão como base a história e cultura africana e afro-brasileira com o intuito de romper com paradigmas etnocêntricos presentes em nossa sociedade. Para tanto, o NABISA/NUPE tratará de temas pertinentes aos valores étnicos, culturais e sociais ligadas a África, problematizando tal temática como constituinte da formação do povo brasileiro. Sendo assim, o projeto fomentará discussões inerentes às relações étnicos-raciais a partir de práticas educativas (formais, não-formais e informais) materializando-as por meio de cine-debates, curso de extensão, eventos culturais, elaboração de um documentário, ciclo de palestras e reuniões de grupo de estudo.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Paulo Gabriel Franco dos Santos - Integrante / Harryson Júnio Lessa Gonçalves - Coordenador / Deise Aparecida Peralta - Integrante / Ana Clédina Rodrigues Gomes - Integrante / Bianca Rafaela Boni - Integrante / Igor Micheletto Martins - Integrante / Marla Alixandre Silva - Integrante / Carla Araujo de Souza - Integrante / Danielle de Jesus Lobato Uchôas - Integrante / Diego dos Santos Luiz - Integrante / Carlos Roberto Cardoso Ferreira - Integrante.
2014 - 2014
InterCiência: Oficinas de Ciências da Natureza e Matemática
Descrição: O Projeto "InterCiência" visa implementar em um escola pública de Ensino Médio oficinas de Ciências da Natureza e Matemática, nas quais serão organizadas uma série de atividades pedagógicas interdisciplinares, experimentais e de natureza inovadoras, relativas aos principais conceitos científicos tratados no Educação Básica. Tais atividades serão desenvolvidas pelos membros do grupo de pesquisa "Epistemologia, Interdisciplinaridade e Educação" da FEIS/UNESP e destinada à alunos que possuem dificuldades na aprendizagem de Física, Matemática, Química e Biologia. O projeto tem como ponto de partida "Questões Sociocientíficas" e a "Etnomatemática" - pressupostos teórico-metodológico. Ressalta-se que o "InterCiência" encontra-se diretamente vinculado ao projeto de pesquisa "Interdisciplinaridade na Escola", coordenado pelos professores doutores Harryson Júnio Lessa Gonçalves (Departamento de Biologia e Zootecnia da FEIS) e Deise Aparecida Peralta (Departamento de Matemática da FEIS)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Paulo Gabriel Franco dos Santos - Integrante / Michel Pisa Carnio - Integrante / Harryson Júnio Lessa Gonçalves - Coordenador / Deise Aparecida Peralta - Integrante / Alini Beloto Parra - Integrante / Rafael D'Agosta - Integrante.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Tecné, Episteme y Didaxis
2013 - 2013
Periódico: Ciência & Educação
2011 - 2011
Periódico: Ciência & Educação


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: Aondê: Revista de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática
2018 - Atual
Periódico: Ciência e Educação (UNESP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa2014GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa ; SANTOS, P. G. F. ; PERALTA, Deise Aparecida . Interdisciplinaridade no Ensino de Matemática: a necessária superação de modismos. Educação Matemática em Revista (São Paulo), v. 42, p. 5-13, 2014.

2.
SANTOS, P. G. F.2012 SANTOS, P. G. F.; CARVALHO, W.L.P . A constituição de uma Questão Sociocientífica em um grupo de professores: um processo polifônico de desvelamento da realidade concreta. Amazônia (UFPA. 2004), v. 9, p. 1-26, 2012.

3.
SANTOS, P. G. F.2011SANTOS, P. G. F.; LOPES, N. C. ; CARNIO, M. P. ; BIRELLO-ARENGHI, L.E. ; PEDRANCINI, V. D. ; CARVALHO, W.L.P ; CARVALHO, L.M.O. . A abordagem de questões sociocientíficas no Ensino de Ciências: uma compreensão das sequências didáticas propostas por pesquisas na área. Anais da XIII Reunião Técnica e II Encontro dos Grupos de Pesquisa da PGEC da FC-UNESP, v. s.v., p. 12-29, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
BIRELLO-ARENGHI, L.E. ; SANTOS, P. G. F. . Natureza da ciência e divulgação científica no ensino básico. In: Lizete Maria Orquiza de Carvalho; Washington Luiz Pacheco de Carvalho; Jair Lopes Júnior. (Org.). Formação de professores, questões sociocientíficas e avaliação em larga escala: Aproximando a pós-graduação da escola. 1ed.São Paulo: Escrituras, 2016, v. , p. 57-80.

2.
SANTOS, Paulo Gabriel Franco dos; MORENO, R. A. F. . Rol de los participantes del programa colombo-brasileño de formación de profesores en la interfaz Universidad-Escuela: Discusión sobre aspectos teóricos asociados. In: Leonardo Fabio Martínez Pérez; Diana Lineth Parga Lozano. (Org.). Formación permanente de profesores en la interfaz Universidad-Escuela: Currículo, fundamentos y roles. Una experiencia en construcción. 1ed.Bogotá, Colombia: Universidad Pedagógica Nacional, 2014, v. , p. 91-105.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CAMARGOS, L. S. ; SANTOS, P. G. F. . 11 Mulheres de Chico: um breve ensaio sobre como as 'experimentamos'. Kalango, p. 28 - 31, 01 jun. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, P. G. F.; CARVALHO, W.L.P . A Formação de Professores em Pequenos Grupos de Pesquisa: um processo de consolidação de uma cultura de formação na escola pública. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência, 2016, Águas de Lindoia. Anais, 2016.

2.
BIRELLO-ARENGHI, L.E. ; SANTOS, P. G. F. . A articulação da Natureza da Ciência e Divulgação Científica no Ensino por meio das Questões Sociocientíficas. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência, 2016, Águas de Lindoia. Anais, 2016.

3.
ARAYA, A. M. O. ; NEVES-DA-SILVA, J. R. ; SANTOS, P. G. F. . A formação inicial de professores de física para o desenvolvimento da autonomia docente em aulas de ciências a partir da abordagem por investigações temáticas. In: Simpósio Paulo Freire: atualidade de Paulo Freire frente aos desafios do século XXI, 2013, Presidente Prudente. Simpósio Paulo Freire: atualidade de Paulo Freire frente aos desafios do século XXI, 2013.

4.
SANTOS, P. G. F.; OLIVEIRA, E. R. ; CORDEIRO, M. A. M. . Posicionamentos de sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) inseridos em um contexto educacional baseado nas relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). In: V Encontro Regional de Biologia Sul - IV Simpósio Latino-Americano e Caribenho de Educação em Ciência, 2011, Londrina. Desafios da Ciência - Entremeando Culturas, 2011.

5.
SANTOS, P. G. F.; LOPES, N. C. ; CARNIO, M. P. ; ORQUIZA-DE-CARVALHO, L. M. ; CARVALHO, W.L.P . A abordagem de Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências: Uma compreensão das sequências didáticas proposta por pesquisas na área. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñaza da la Ciencias, 2011, Campinas. VIII ENPEC e I CIEC - Anais, 2011.

6.
SANTOS, P. G. F.; QUINATO, G. A. C. ; OLIVEIRA, E. R. . Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) em salas de aula de educação de Jovens e Adultos (EJA): Representações e cidadania. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñaza da la Ciencias, 2011, Campinas. VIII ENPEC e I CIEC - Anais, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, P. G. F.; CARVALHO, W.L.P . Discussão sobre natureza da ciência em um contexto de formação de professores: conhecimentos mobilizados e desmitificação da ciência. In: IV Seminario Iberoamericano CTS; VIII Seminario CTS, 2014, Bogotá, Colômbia. Uni-Pluri/Versidad (Separata). Medellín, Colômbia: Universidad de Antioquia, 2014. v. 14.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, Paulo Gabriel Franco dos. Marcas da Barbárie e a Educação como forma de Resistência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, P. G. F.; CARVALHO, W.L.P . As discussões sobre a natureza da ciência no contexto de formação de professores: conhecimentos mobilizados e desmitificação da ciência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
NEVES-DA-SILVA, J. R. ; SANTOS, P. G. F. ; ORQUIZA-DE-CARVALHO, L. M. ; ARAYA, A. M. O. ; LINO, A. . A construção da argumentação crítica e da autonomia com professores de Física do Ensino Médio por meio do grupo de estudos e discussão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SANTOS, P. G. F.; LOPES, N. C. ; QUINATO, G. A. C. ; RECENA, M.C.P. ; CARVALHO, W.L.P ; ROTHBERG, D. . Uma discussão crítica sobre as aproximações entre as questões sociocientíficas e a concepção educacional de Paulo Freire para o Ensino de Ciências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, P. G. F.. O Percurso Formativo para a constituição e tratamento de Questões Sociocientíficas nos Pequenos Grupos de Pesquisa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SANTOS, P. G. F.. Aspectos da Natureza da Ciência e da Tecnologia: Aspectos internos e externos da Ciência e da Tecnologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANTOS, P. G. F.; OLIVEIRA, E. R. ; BOZELLI, F.C. ; CORDEIRO, M. A. M. . Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) em salas de aula da Educação de Jovens e Adultos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, P. G. F.; OLIVEIRA, E. R. ; CORDEIRO, M. A. M. . Posicionamentos de sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) inseridos em um contexto educacional baseado nas relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, P. G. F.; LOPES, N. C. ; CARNIO, M. P. ; CARVALHO, L.M.O. ; CARVALHO, W.L.P . A abordagem de Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências: Uma compreensão das sequências didáticas proposta por pesquisas na área. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, P. G. F.; QUINATO, G. A. C. ; OLIVEIRA, E. R. . Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) em salas de aula de educação de Jovens e Adultos (EJA): Representações e cidadania. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, P. G. F.. Inserção do enfoque CTSA em uma sala de aula EJA através da abordagem temática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
SANTOS, P. G. F.. Inserção do enfoque CTSA em uma sala de aula EJA através da abordagem temática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SANTOS, P. G. F.. Inserção do enfoque CTSA em uma sala de aula EJA atarvés da abordagem temática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SANTOS, P. G. F.. Inserção do enfoque CTSA em uma sala de aula EJA através da abordagem temática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SANTOS, P. G. F.. Inserção do enfoque CTSA em uma sala de aula EJA através da abordagem temática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SANTOS, P. G. F.. Pré-ENPEFIS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SANTOS, P. G. F.. XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARVALHO, W.L.P ; SANTOS, P. G. F. ; BIRELLO-ARENGHI, L.E. . As questões sócio-científicas e o desenvolvimento da argumentação dos alunos na aprendizagem das Ciências Naturais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, P. G. F.; PORTELA, S. I. C. . Discutindo Natureza da Ciência e da Tecnologia a partir de situações concretas e problematização de contextos reais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SANTOS, P. G. F.; NEVES-DA-SILVA, J. R. ; BIRELLO-ARENGHI, L.E. . Fundamentos e práticas do Ensino de Ciência para a Escolarização Básica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SANTOS, P. G. F.. Por uma compreensão humanística das relações ciência-tecnologia-sociedade-ambiente e suas implicações. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SANTOS, P. G. F.. Uma ideia sobre Cidadania. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PERALTA, Deise Aparecida; SANTOS, Paulo Gabriel Franco dos; LONGHI, A. J.. Participação em banca de Alana Fuzaro de Barros Rodrigues. Desenvolvimento Curricular de Matemática na Escola Maria Peregrina e as possibilidades do Agir Comunicativo. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
PEREZ, L. F. M.; TORRES, A.; SANTOS, P. G. F.. Participação em banca de Martha Lucia Rendón Rivas. Pensamiento crítico en clases de Química a partir de una Perspectiva Freireana. 2013. Dissertação (Mestrado em Docencia de la Química) - Universidad Pedagogica Nacional.

Qualificações de Mestrado
1.
GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa; LONGHI, A. J.; SANTOS, Paulo Gabriel Franco dos. Participação em banca de Alana Fuzaro de Barros Rodrigues. Desenvolvimento Curricular de Matemática na Escola Maria Peregrina e as possibilidades do Agir Comunicativo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino e Processos Formativos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa; SANTOS, Paulo Gabriel Franco dos; DIAS, A. L. B.. Participação em banca de Marcela Lopes de Santana. O coordenador pedagógico e a formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: narrativas de experiências. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino e Processos Formativos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
WATANABE, G.; VERSUTI, A. C.; SANTOS, P. G. F.. Participação em banca de Maria Regina Araújo de Vasconcelos Padrão. O papel do professor da escola básica em projetos de divulgação científica: a aproximação entre o espaço escolar e o campo científico. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAIXETA, J. E.; SANTOS, Paulo Gabriel Franco dos; OLIVEIRA, C. B. E.. Participação em banca de Jeferson Queiroz da Silva.Motiva a ação: ensinar e aprender, despertando desejos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

2.
GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa; SANTOS, Paulo Gabriel Franco dos; PERALTA, Deise Aparecida. Participação em banca de Carlos Roberto Cardoso Ferreira.Mapeando a pesquisa na área de Educação em Bioquímica da SBBq de 2006 a 2016. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
CARVALHO, W.L.P; BORTOLETTO, Adriana; SOUZA FILHO, M. P.; SANTOS, P. G. F.; NAGASHIMA, H. N.. Participação em banca de Grazielle Prado Gimenez.Ensino de Física Solar com ênfase nas manchas solares no espaço formal de ensino: uma perspectiva CTSA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira.

4.
CARVALHO, L.M.O.; SERIDONIO, A.C.F.; ARAYA, A. M. O.; SANTOS, P. G. F.. Participação em banca de Robyson dos Santos Machado.Domínio das relações entre ciência e tecnologia pelo professor: o caso de um curso de licenciatura em Física. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Encontro entre Universidade e Escola, VI Encontro PIBID, II Workshop de Estágio Supervisionado, II Mostra de Materiais Didáticos - MOMADILIC.Interação Universidade-Escola: vivências e experiências na formação docente. 2016. (Encontro).

2.
Seminário Internacional Repensando a Universidade Comparativamente: Perplexidades, políticas e paradoxos. 2015. (Seminário).

3.
X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência.A Formação de Professores em Pequenos Grupos de Pesquisa: um processo de consolidação de uma cultura de formação na escola pública. 2015. (Encontro).

4.
IV Seminario Iberoamericano CTS, VIII Seminario CTS:.Cuestiones sociocientíficas en la formación de profesores de ciencias en la interfaz universidad-escuela. 2014. (Seminário).

5.
Conferencia Inaugural del Programa de Maestría en Docencia de la Química.O Ensino de Ciências e a concepção educacional de Paulo Freire: o caso das Questões Sociocientíficas (La Enseñanza de las Ciencias y la concepción educativa de Paulo Freire: el caso de las cuestiones sociocientíficas). 2013. (Outra).

6.
Fórum de Articulação dos Cursos de Física. 2012. (Outra).

7.
I Congreso Latinoamericano de Investigación en Didáctica de las Ciencias Experimentales. Uma discussão crítica sobre as aproximações entre as questões sociocientíficas e a concepção educacional de Paulo Freire para o Ensino de Ciências. 2012. (Congresso).

8.
IV Encontro Geral do Observatório da Educação. 2012. (Encontro).

9.
I Encontro do Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação às Ciências. 2011. (Encontro).

10.
V EREBIO - IV Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências.Posicionamentos de sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) inseridos em um contexto educacional baseado nas relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). 2011. (Simpósio).

11.
VII Encontro de Prática de Ensino de Física de Ilha Solteira; III Encontro de Grupos de Pesquisa de Professores de Ciências e Matemática em Formação; IV Encontro de Ex-alunos da Licenciatura de Ilha Solteira. 2011. (Encontro).

12.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñaza da la Ciencias. A abordagem de Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências: Um compreensão das sequências didáticas proposta por pesquisas na área. 2011. (Congresso).

13.
XIII Reunião Técnica e II Encontro de Grupos de Pesquisa. 2011. (Outra).

14.
XIX SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física.Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2011. (Simpósio).

15.
17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2009. (Simpósio).

16.
17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Inserção do enfoque CTSA em uma sala de aula EJA através da abordagem temática. 2009. (Simpósio).

17.
I Encontro de Pesquisadores de Ciência e Engenharia de Materiais. 2009. (Encontro).

18.
Pré-ENPEFIS.Um estudo sobre a inserção do enfoque CTSA em uma sala de aula EJA através da abordagem temática. 2009. (Encontro).

19.
V Encontro de Prática de Ensino de Física de Ilha Solteira.Um estudo sobre a inserção do enfoque CTSA em uma sala de aula EJA através da abordagem temática. 2009. (Encontro).

20.
VIII Semana da Matemática.Uma ideia sobre Cidadania. 2009. (Encontro).

21.
XV Reunião de Iniciação Científica. 2009. (Encontro).

22.
XXI Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Inserção do enfoque CTSA em uma sala de aula EJA através da abordagem temática. 2009. (Congresso).

23.
II Pré-ENPEFIS (Encontro de Prática de Ensino de Física de Ilha Solteira). 2008. (Encontro).

24.
IV Encontro de Prática de Ensino de Física de Ilha Solteira.Um estudo sobre a inserção do enfoque CTSA em uma sala de aula EJA através da abordagem temática. 2008. (Encontro).

25.
IV Encontro de Prática de Ensino de Física de Ilha Solteira. 2008. (Encontro).

26.
VI Semana da Física. 2008. (Outra).

27.
Venha nos conhecer. 2007. (Outra).

28.
V Semana da Física. 2007. (Outra).

29.
Comemoração dos 40 anos da Sociedade Brasileira de Física (SBF). 2006. (Encontro).

30.
IV Semana da Física. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa ; PERALTA, Deise Aparecida ; SANTOS, Paulo Gabriel Franco dos . 3º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática. 2015. (Outro).

2.
SANTOS, P. G. F.; PEREZ, L. F. M. ; PARGA, D. L. ; ZAPATA, P. N. ; FRANCO, R. A. ; RODRIGUEZ, B. ; SALAZAR, V. ; PINZON, Y. A. . II Foro de Experiencias Didácticas sobre Cuestiones Sociocientíficas. 2013. (Outro).

3.
SANTOS, P. G. F.; PEREZ, L. F. M. ; PARGA, D. L. ; ZAPATA, P. N. ; FRANCO, R. A. ; RODRIGUEZ, B. ; SALAZAR, V. ; PINZON, Y. A. ; GARCIA, N. . III Foro de Experiencias Didácticas sobre Cuestiones Sociocientíficas - Parte 1. 2013. (Outro).

4.
SANTOS, P. G. F.; LOPES, N. C. ; CARVALHO, W.L.P ; CARVALHO, L.M.O. ; BORTOLETTO, Adriana ; PORTELA, S. I. C. ; CAMARGO, E. P. ; BOZELLI, F.C. ; ARAYA, A. M. O. ; LOPES JUNIOR, J. ; NEVES-DA-SILVA, J. R. ; BIRELLO-ARENGHI, L.E. . VII Encontro de Prática de Ensino de Física de Ilha Solteira; III Encontro de Grupos de Pesquisa de Professores de Ciências e Matemática em Formação; IV Encontro de Ex-alunos da Licenciatura de Ilha Solteira. 2011. (Outro).

5.
SANTOS, P. G. F.. VIII Semana da Física. 2010. (Outro).

6.
CARVALHO, L.M.O. ; SANTOS, P. G. F. ; Bim, C. ; ZADOROSNY, L. ; AGOSTINI, M.M. ; BONFIM, W.S. ; SANCHES, A.O. ; CARDOSO, L. S. ; SUMAN, P. H. . V Encontro de Prática de Ensino de Física de Ilha Solteira. 2009. (Outro).

7.
SANTOS, P. G. F.. Pré-ENPEFIS - Encontro de Prática de Ensino de Física de Ilha Solteira. 2009. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
CARVALHO, W.L.P ; SANTOS, P. G. F. ; BIRELLO-ARENGHI, L.E. . As questões sócio-científicas e o desenvolvimento da argumentação dos alunos na aprendizagem das Ciências Naturais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, P. G. F.. Por uma compreensão humanística das relações ciência-tecnologia-sociedade-ambiente e suas implicações. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


(2018) Parecerista ad hoc de projetos submetidos à Coordenadoria dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSCar no Edital ProPq 001/2018 PIBIC, PIBIC-Af, PIBITI e ICT sem remuneração, seleção 2018 ? 2019.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 4:09:24