Diêgo Cesar Leandro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8791581843167941
  • Última atualização do currículo em 20/10/2018


Doutorando em Estudos da Linguagem (Linguística Aplicada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), onde atua na graduação em Letras/Inglês. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Diêgo Cesar Leandro
Nome em citações bibliográficas
LEANDRO, Diêgo Cesar

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA - Campus Caraúbas.
Avenida Universitária Leto Fernandes, KM 01, Sítio Nova Esperança II
Zona Rural
59700000 - Caraúbas, RN - Brasil
Telefone: (084) 33178505
Ramal: 3322
URL da Homepage: http://caraubas.ufersa.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Estudos da Linguagem.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Aprendizagem de inglês como L2: análise de grafos do desenvolvimento da escrita e da oralidade,
Orientador: Janaina Weissheimer.
2013 - 2015
Mestrado em Estudos da Linguagem.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Escrita colaborativa com Google Docs: flash fiction, noticing e aprendizagem de inglês como L2,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Janaina Weissheimer.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Escrita colaborativa; Google Docs; Flash Fiction; Noticing; Aprendizagem de Inglês como L2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2012 - 2014
Especialização em Ensino-Aprendizagem de Inglês como LE. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: O professor de inglês como Língua Estrangeira e o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação nos âmbitos pessoal e profissional.
Orientador: Edilson Rubens Lopes de Souza.
2008 - 2013
Graduação em Letras - Língua Inglesa e Literaturas.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2011
Graduação em Administração.
Faculdade Estácio de Natal, FEN, Brasil.
Título: O blog como ferramenta de comunicação e relacionamento empresa-cliente.
Orientador: Rooney Figueiredo Pinto.




Formação Complementar


2018 - 2018
METODOLOGIAS ATIVAS E A TRANSFORMAÇÃO DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2018 - 2018
INTRODUÇÃO AO BILINGUISMO - V Semana de Letras UFRN 2018. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2018 - 2018
GAMIFICAÇÃO NA PRÁTICA. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em IV JEAILE- Jornada de Ensino-Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2017 - 2017
Workshop Introdução ao R para linguistas. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em LIBRAS Instrumental. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
2016 - 2016
Introdução à Psicolinguística Experimental. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2016 - 2016
LIBRAS básico. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
2011 - 2014
Francês básico. (Carga horária: 180h).
Instituto Ágora, INST. ÁGORA, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso de Formação de Tutores do IMD. (Carga horária: 120h).
Instituto Metrópole Digital, IMD, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Colóquio Internacional de Neurociência Cognitiva. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Iniciação à Docência. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
Autonomia na ensinagem de línguas. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Intercompreensão de Línguas Românicas. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em I Curso de Estudos Irlandeses. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em II Jornada de Ensino-Aprendizagem de ILE (JEAILE). (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Literatura Erótica. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Ideologia, Alienação e Literatura. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Crítica Literária. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Cognição e memória: ensino-aprendizagem de línguas. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Bloomsday: James Joyce e a Cultura Irlandesa. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Leitura e Produção de Texto como Prática Social. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Filosofia da Linguagem. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em O gênero canção em sala de aula no Ens. Médio. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2007 - 2007
Técnicas de falar em público. (Carga horária: 15h).
Faculdade Estácio de Natal, FEN, Brasil.
2004 - 2005
Español Basico e Intermedio. (Carga horária: 200h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente A nível 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente A nível 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2017 - 05/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria e Vice Reitoria da UFERSA, Pró-Reitoria de Graduação da UFERSA.

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras/Inglês. Portaria UFERSA/PROGRAD nº. 080/2017.
03/2018 - 04/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria e Vice Reitoria da UFERSA, Pró-Reitoria de Graduação da UFERSA.

Cargo ou função
Presidente da Comissão Eleitorial para escolha de membros do Colegiado do Curso de Letras/Inglês. Portaria UFERSA/PROGRAD nº. 059/2018.
11/2017 - 04/2018
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LÍNGUA INGLESA V
REDAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA I
REDAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA II
06/2017 - 10/2017
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LÍNGUA INGLESA VI
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM LÍNGUA INGLESA II
REDAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA I
08/2017 - 09/2017
Extensão universitária , Reitoria e Vice Reitoria da UFERSA, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFERSA.

Atividade de extensão realizada
Digital Technologies in the English Language Classroom.
03/2017 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria e Vice Reitoria da UFERSA, Pró-Reitoria de Graduação da UFERSA.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Letras Inglês.
01/2017 - 5/2017
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LÍNGUA INGLESA II
LÍNGUA INGLESA VI
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM LÍNGUA INGLESA II
03/2017 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria e Vice Reitoria da UFERSA, Pró-Reitoria de Graduação da UFERSA.

Cargo ou função
Membro suplente Comissão Eleitoral Curso de Letras Inglês - Portaria UFERSA/PROGRAD 006/2017.
12/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria e Vice Reitoria da UFERSA, Gabinete da da UFERSA.

Cargo ou função
Presidente Comissão de verificação de autodeclaração - Portaria UFERSA 0818/2016.
07/2016 - 11/2016
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LÍNGUA INGLESA II
TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO
04/2016 - 10/2016
Extensão universitária , UFERSA - Campus Caraúbas, .

Atividade de extensão realizada
Inglês para discentes e servidores do Campus Caraúbas.
02/2016 - 06/2016
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA INGLESA I
FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA INGLESA II
03/2016 - 05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria e Vice Reitoria da UFERSA, Pró-Reitoria de Graduação da UFERSA.

Cargo ou função
Presidente Comissão eleição Coordenador e Vice-coordenador do Curso de Letras Inglês (Portaria UFERSA/PROGRAD nº 023/2016).
11/2015 - 12/2015
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LÍNGUA INGLESA II
FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA INGLESA I

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de inglês - Curso Técnico Subsequente em Guia de Turismo; Curso Técnico Subsequente em Eventos.


Instituto Metrópole Digital, IMD, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor de inglês, Carga horária: 10
Outras informações
Curso Técnico em Tecnologia da Informação. Tutor Módulo Básico. Disciplina: Inglês Técnico.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor de inglês, Carga horária: 10
Outras informações
Curso Técnico em Tecnologia da Informação. Tutor Módulo Avançado. Disciplina: Inglês Técnico II.


Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor IsF, Carga horária: 20
Outras informações
Professor bolsista do programa Idiomas Sem Fronteiras (NucLi - Núcleo de Línguas, UFRN). Aplicação teste de proficiência TOEFL ITP para o Programa Inglês Sem Fronteiras - 60h atividades (30/08/2014-30/11/2014) Aplicação teste de proficiência TOEFL ITP para o Programa Inglês Sem Fronteiras - 40h atividades (20/02/2015-23/06/2015) Aplicação teste de proficiência TOEFL ITP para o Programa Inglês Sem Fronteiras - 40h atividades (28/09/2015-20/12/2015)

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ-UFRN)

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de apoio administrativo e técnico, Carga horária: 4
Outras informações
Bolsista pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE-UFRN)

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário XVI CIENTEC UFRN, Carga horária: 23


Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de inglês, Carga horária: 10


Word Station Escola de Idiomas, WORD STATION, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de inglês


Caixa Econômica Federal, CEF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 25



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O impacto da gamificação na aprendizagem de inglês como L2

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lorena Azevedo de Sousa em 29/09/2018.
Descrição: O presente estudo é sobre o uso da gamificação, por meio da ferramenta Kahoot!, como revisão do conteúdo da disciplina de língua inglesa de um curso técnico semipresencial em Tecnologia da Informação. O objetivo dessa pesquisa é analisar como a gamificação impacta a aprendizagem dos alunos e quais são as impressões deles em relação à essa experiência. Para isso, os participantes serão divididos em grupo experimental, que utilizarão o kahoot!, e grupo controle, que terão a revisão tradicional por meio de slides. As notas obtidas pelos alunos no semestre anterior serão utilizadas como pré-teste a fim de verificar se há alguma diferença entre os grupos. Depois das 10 semanas de revisão das 10 aulas, os escores das notas obtidas ao final do semestre serão comparadas a fim de verificarmos se o kahoot! impactou a aprendizagem dos participantes. Por fim, aplicaremos um questionário via Google Forms e um grupo focal será formado com alguns alunos do grupo experimental com o intuito de analisarmos a impressão deles em relação a essas revisões gamificadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Mestre em Estudos da Linguagem, UFRN.
2015
Aprovado e classificado em 1º lugar concurso público professor efetivo (edital 024/2015), UFERSA.
2014
Certificate in Advanced English, University of Cambridge.
2014
Especialista em Ensino-Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira, UFRN.
2014
Aprovado em 2º lugar concurso para professor substituto (edital 009/2014), UFRN.
2013
Licenciado em Letras (Língua Inglesa e Literaturas), UFRN.
2011
Bacharel em Administração, Faculdade Estácio de Natal.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEANDRO, Diêgo Cesar2017LEANDRO, Diêgo Cesar; WEISSHEIMER . Escrita colaborativa de flash fiction e aprendizagem de inglês como L2: o desenvolvimento da acurácia gramatical e densidade lexical. RAÍDO (ONLINE), v. 11, p. 323-337, 2017.

2.
WEISSHEIMER; Janaina2017WEISSHEIMER ; GODOY, M. C. ; FUJII, R. C. ; LEITE, L. S. ; LEANDRO, Diêgo Cesar ; ADAMY NETO, N. ; TAVARES, D. L. M. ; OLIVEIRA, A. C. . Reading on mobile digital screens: Does text presentation mode affect comprehension?. POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 24, p. 50-67, 2017.

3.
WEISSHEIMER; Janaina2017WEISSHEIMER ; LEANDRO, Diêgo Cesar ; SOUSA, L. A. . Ensino-aprendizagem High-Tech: investigando o uso de tecnologias digitais por professores de inglês em formação inicial e continuada. LINGUAGEM EM FOCO, v. 9, p. 77-89, 2017.

4.
LEANDRO, Diêgo Cesar2016LEANDRO, Diêgo Cesar; SOUSA, L. A. ; WEISSHEIMER . Hibridizando a aprendizagem de inglês como L2 com Googledocs e Voicethread: o que os aprendizes têm a dizer?. Hipertextus Revista Digital (UFPE), v. 15, p. 1, 2016.

5.
LEANDRO, Diêgo Cesar2013 LEANDRO, Diêgo Cesar; WEISSHEIMER ; COOPER, J. S. . Escrita colaborativa em inglês como língua adicional: produção online e presencial em contexto universitário. Hipertextus Revista Digital (UFPE), v. 10, p. 1, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
WEISSHEIMER ; LEANDRO, Diêgo Cesar . Facebook e aprendizagem híbrida de inglês na universidade. In: Vilson Leffa; Júlio Araújo. (Org.). Redes sociais e ensino de línguas: o que temos a aprender?. 1ed.São Paulo: Parábola Editorial, 2016, v. 1, p. 123-136.

2.
WEISSHEIMER ; SOUSA, L. A. ; LEANDRO, Diêgo Cesar . Produção oral e escrita em inglês como L2 mediada por tecnologias digitais. In: Maria da Penha Casado Alves; Orlando Vian Jr. (Org.). Práticas discursivas: Olhares da Linguística Aplicada. 1ed.Natal: EDUFRN, 2015, v. 1, p. 288-310.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
WEISSHEIMER ; BERGSLEITHNER, J. M. ; LEANDRO, Diêgo Cesar . Escrita colaborativa com Google Docs na aprendizagem de inglês como língua adicional. In: III Congresso Internacional da ABRAPUI, 2012, Florianópolis. Anais ? III Congresso Internacional da ABRAPUI, 2012.

2.
LEANDRO, Diêgo Cesar; WEISSHEIMER . Google Docs: aprendizagem colaborativa de inglês como língua adicional. In: 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2012, Recife. Anais Simpósio Hipertexto, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LEANDRO, Diêgo Cesar; WEISSHEIMER . Análise de grafos e aprendizagem de inglês mediada por tecnologias digitais. In: 7º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2017, Recife-PE. Caderno de Resumos 7º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2017.

2.
LEANDRO, Diêgo Cesar. Redes sociais e aprendizagem de inglês como L2: analisando a interação em um grupo fechado no Facebook. In: XXVI Jornada do GELNE - Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2016, Recife-PE. Rumo aos quarenta anos: livro de Resumos da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2016.

3.
LEANDRO, Diêgo Cesar. Escrita colaborativa com Google Docs e aprendizagem de inglês como L2: o desenvolvimento do noticing, da acurácia gramatical e densidade lexical. In: 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação - Aprendizagem aberta e invertida, 2015, Recife. Livro de Resumos 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2015.

4.
SOUSA, L. A. ; LEANDRO, Diêgo Cesar . Produção oral e escrita em inglês como L2 mediada por tecnologias digitais. In: 25ª Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE, 2014, Natal. Caderno de programação e resumos, 2014.

5.
WEISSHEIMER ; LEANDRO, Diêgo Cesar . Facebook e aprendizagem híbrida de inglês na Universidade: uma análise da autonomia através da Teoria dos Grafos. In: 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2013, Recife. Livro de resumos 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2013.

6.
LEANDRO, Diêgo Cesar. Escrita colaborativa em Inglês como Língua Adicional: produção presencial e online de narrativas flash fiction. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2013, Natal. Anais do XXIV CIC, 2013.

7.
WEISSHEIMER ; LEANDRO, Diêgo Cesar . A escrita colaborativa com Google Docs na aprendizagem de inglês como língua adicional. In: 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2012, Recife. Livro de Resumos, 2012.

8.
LEANDRO, Diêgo Cesar. O uso da ferramenta Google Docs como mediadora no ensino-aprendizagem da escrita em língua inglesa. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica UFRN, 2012, Natal. Anais do XXIII Congresso de Iniciação Científica UFRN, 2012.

9.
LEANDRO, Diêgo Cesar; WEISSHEIMER . A prática da fala e da escrita em inglês como LE mediada pelo Google Docs e Voice Thread. In: V ECLAE - Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2011, Natal. Anais do V ECLAE - Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2011.

10.
LEANDRO, Diêgo Cesar. Aprendizagem de inglês como LE mediada por computador: o desenvolvimento da fala e da escrita usando o Google Docs e Voice Thread. In: XXII Congresso de Iniciação Científica UFRN, 2011, Natal. Anais do XXII Congresso de Iniciação Científica UFRN, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
LEANDRO, Diêgo Cesar; WEISSHEIMER . Análise de grafos e aprendizagem de inglês mediada por tecnologias digitais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LEANDRO, Diêgo Cesar. Teching up your English class (pecha kucha). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LEANDRO, Diêgo Cesar. Redes sociais e aprendizagem de inglês como L2: analisando a interação em um grupo fechado no Facebook. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUSA, L. A. ; LEANDRO, Diêgo Cesar . Produção oral e escrita em inglês como L2 mediada por tecnologias digitais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LEANDRO, Diêgo Cesar. O uso de ferramentas wiki na aprendizagem de inglês como língua adicional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LEANDRO, Diêgo Cesar; WEISSHEIMER . Práticas de escrita colaborativa via web: aprendizagem de Inglês como língua adicional mediada por ferramentas wiki. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LEANDRO, Diêgo Cesar. Facebook e aprendizagem híbrida de inglês na Universidade: uma análise da autonomia através da Teoria dos Grafos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
LEANDRO, Diêgo Cesar. Escrita colaborativa em Inglês como Língua Adicional: produção presencial e online de narrativas flash fiction. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
LEANDRO, Diêgo Cesar. A escrita colaborativa com o Google Docs na aprendizagem de inglês como língua adicional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
LEANDRO, Diêgo Cesar. O uso da ferramenta Google Docs como mediadora no ensino-aprendizagem da escrita em língua inglesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
LEANDRO, Diêgo Cesar. Aprendizagem de inglês como LE mediada por computador: o desenvolvimento da fala e da escrita usando Google Docs e Voice Thread. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
LEANDRO, Diêgo Cesar. Deconstruction in Eve's Diary and Othello. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LEANDRO, Diêgo Cesar; WEISSHEIMER . A prática da fala e da escrita em inglês como LE mediada pelo Google Docs e Voice Thread. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LEANDRO, Diêgo Cesar. A compreensão da língua inglesa por alunos do curso de administração. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FUJII, R. C. ; OLIVEIRA, A. C. ; LEANDRO, Diêgo Cesar . O papel da especialização na formação de profissionais de língua inglesa - IV JEAILE - Jornada de Ensino-Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
LEANDRO, Diêgo Cesar. Literatura Afrodescendente e Arte - IV Seminário de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social e IV Fórum de Acessibilidade (UFERSA). 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
LEANDRO, Diêgo Cesar; SOUSA, L. A. ; OLIVEIRA, S. F. ; SOARES, W. C. S. . As novas tecnologias no ensino-aprendizagem de língua inglesa - VI Congresso de Educação da Universidade Potiguar. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
LEANDRO, Diêgo Cesar. Tecnologia e Educação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LEANDRO, Diêgo Cesar. Digital Technologies in the English Language Classroom. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LEANDRO, Diêgo Cesar; SOUSA, L. A. . Elaboração de slides para fins acadêmicos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
COOPER, J. S.; ASSIS, L. A. F.; LEANDRO, Diêgo Cesar. Participação em banca de Lúcia de Fátima Medeiros Silva. Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: Pesquisa-ação no Ensino Fundamental da rede pública no RN. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOARES, W. C. S.; LUCENA, L. M.; LEANDRO, Diêgo Cesar. Participação em banca de Alzilene Sousa; Isaac Furtado; Leila de Morais.O ensino da pronúncia da língua inglesa no Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Potiguar.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LEITE, L. S.; BARATA, C.; LEANDRO, Diêgo Cesar. Processo Seletivo para Professor Substituto (edital 033/2015). 2015. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
e-PED - I Encontro de Práticas Educativas Digitais. 2018. (Encontro).

2.
III Congresso Sobre Tecnologias na Educação - Ctrl+e. 2018. (Congresso).

3.
7º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 3º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias.Análise de grafos e aprendizagem de inglês mediada por tecnologias digitais. 2017. (Simpósio).

4.
Bloomsday 2017 UFRN. 2017. (Encontro).

5.
BRAZ-TESOL RN Seminar - New Challenges and New Perspectives on ELT: The Road Less Travelled. 2017. (Seminário).

6.
IV JEAILE - Jornada de Ensino-Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira.Mesa-redonda: O papel da especialização na formação de profissionais de língua inglesa. 2017. (Outra).

7.
BRAZ-TESOL RN Seminar - Teachers who learn, learners who teach. 2016. (Seminário).

8.
BRAZ-TESOL RN Seminar - The Many Faces of ELT in Brazil. 2016. (Seminário).

9.
BRAZ-TESOL RN Symposium - English in a changing world: Keeping up with the millennials. 2016. (Simpósio).

10.
LIBRAS: mais que uma língua, uma conquista legal. 2016. (Seminário).

11.
XXVI Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE. 2016. (Outra).

12.
25ª Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE.Produção oral e escrita em inglês como L2 mediada por tecnologias digitais. 2014. (Outra).

13.
VI Congresso de Educação da Universidade Potiguar. As novas tecnologias no ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2014. (Congresso).

14.
5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, aprendizagem móvel dentro e fora da escola.Facebook e aprendizagem híbrida de inglês na Universidade: uma análise da autonomia através da Teoria dos Grafos. 2013. (Simpósio).

15.
III Colóquio Regional de Linguística Aplicada.O uso de ferramentas wiki na aprendizagem de inglês como língua adicional. 2013. (Outra).

16.
VIII Seminário Nacional Sobre Ensino de Língua Materna, Estrangeira e de Literatura ? SELIMEL e I Simpósio Internacional de Estudos em Linguagem ? SIEL.Práticas de escrita colaborativa via web: aprendizagem de Inglês como língua adicional mediada por ferramentas wiki. 2013. (Seminário).

17.
XXIV CIC Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Escrita colaborativa em Inglês como Língua Adicional: produção presencial e online de narrativas flash fiction. 2013. (Congresso).

18.
4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação - Comunidades e Aprendizagem em Rede.A escrita colaborativa com o Google Docs na aprendizagem de inglês como língua adicional. 2012. (Simpósio).

19.
Em defesa da Literatura. 2012. (Outra).

20.
I Colóquio Português Língua Estrangeira. 2012. (Outra).

21.
XXIII CIC - Congresso de Iniciação Científica UFRN. O uso da ferramenta Google Docs como mediadora no ensino-­aprendizagem da escrita em língua inglesa. 2012. (Congresso).

22.
Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. 2011. (Outra).

23.
Heorot: I fórum de literatura e cultura inglesa.Deconstruction in Eve's Diary and Othello. 2011. (Outra).

24.
Tips on How to Develop a Teaching Career. 2011. (Encontro).

25.
V ECLAE - Encontro das Ciências Aplicadas ao Ensino.A prática da fala e da escrita em inglês como LE mediada pelo Google Docs e Voice Thread. 2011. (Encontro).

26.
XXII CIC - Congresso de Iniciação Científica UFRN. Aprendizagem de inglês como LE mediada por computador: o desenvolvimento da fala e da escrita usando o Google Docs e Voice Thread. 2011. (Congresso).

27.
A hora do texto: leitura, interpretação e produção. 2010. (Oficina).

28.
I Colóquio de Leituras Orientadas - Literatura Infanto-juvenil. 2010. (Encontro).

29.
Seminário Doutoral - Análise de Textos e Discursos: Gêneros, Interação, Sociocognição e Ensino de Língua Portuguesa. 2010. (Seminário).

30.
XVIII Semana de Humanidades UFRN. 2010. (Outra).

31.
Semana Integrada de Tecnologia, Administração e Contabilidade da Faculdade Câmara Cascudo. 2009. (Outra).

32.
V Semana Científica III Semana do Meio-Ambiente Faculdade Câmara Cascudo. 2009. (Outra).

33.
I Ciclo Internacional de Conferências. 2008. (Outra).

34.
IV Semana Científica II Semana do Meio-Ambiente Faculdade Câmara Cascudo. 2008. (Outra).

35.
XVI Semana de Humanidades.A compreensão da língua inglesa por alunos do curso de Administração. 2008. (Outra).

36.
I Semana do Administrador Faculdade Câmara Cascudo. 2007. (Encontro).

37.
I Encontro de Futuros Administradores da Faculdade Câmara Cascudo. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEANDRO, Diêgo Cesar; SOUSA, L. A. . 2ª Jornada de Linguística Aplicada: pensando a formação dos (futuros) professores de inglês do semiárido. 2017. (Outro).

2.
LEANDRO, Diêgo Cesar; SOUSA, L. A. . I Jornada de Linguística Aplicada: ensino-aprendizagem de LE mediado por tecnologias digitais. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Avaliador trabalhos iniciação científica do XXIX CICT Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN 2018.
Avaliador trabalhos iniciação científica do XXVIII CICT Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN 2017.
Membro do grupo de pesquisa COGLIN - Cognição e Linguagem, da UFERSA.
Nível C1 no teste Linguaskill (Cambrigde) - aplicação piloto mundial na UFRN, em fevereiro de 2017.
Professor bolsista da disciplina "Inglês Instrumental", do Curso Técnico em Informática da Escola Agrícola de Jundiaí, nos polos Touros, São Paulo do Potengi e Ceará-Mirim (maio-junho 2015).
Revisor do livro "Bloomsday - Ensaios 2013" (EDUFRN, 2014), organizado por Ana Graça Canan e Marcelo da Silva Amorim.
Certificado pela MasterTest como aplicador do teste TOEFL ITP.
Aplicador do TOEFL no NucLi-UFRN.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 14:24:58