Concísia Lopes dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0554450524672928
  • Última atualização do currículo em 16/11/2018


Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), Especialização em Língua Portuguesa - Leitura, produção de texto e gramática (2008), Especialização em Literatura Afro-brasileira (2014) - também pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Mestrado em Estudos da Linguagem - Literatura Comparada - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Cursa, no momento, Doutorado em Estudos da Linguagem - Literatura Comparada - na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora Assistente I de Teoria da Literatura no Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Língua Portuguesa, Língua Latina, Teoria da Literatura e Literaturas brasileira, Africana, Latina e Comparada. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Concísia Lopes dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, C. L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Instituto de Letras e Artes.
Rodovia BR-405, S/N
Arizona
59900000 - Pau dos Ferros, RN - Brasil
Telefone: (84) 33512560


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Orientador: Ilza Matias de Sousa.
2008 - 2010
Mestrado em Estudos da Linguagem.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Luna Clara e Apolo Onze do arquivo ao repertório: o limiar de uma transescritura em Adriana Falcão,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Prof. Dra. Ilza Matias de Sousa.
Palavras-chave: arquivo; performance; literatura; Adriana Falcão; repertório.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Infanto-juvenil.
2013 - 2014
Especialização em Especializaçao em Literatura Afro-Brasileira. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: A escola no romance Bom dia camaradas.
Orientador: Marta Aparecida Garcia Gonçalves.
2007 - 2009
Especialização em Língua Portuguesa: Leitura, Produção de texto e Gr. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Do literário ao pedagógico: reflexões sobre o livro paradidático.
Orientador: Ms. Henrique Eduardo de Sousa.
2001 - 2006
Graduação em Letras Língua Portuguesa E Literaturas.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Curso de Formação Continuada para Professores Orientadores de TCC. (Carga horária: 22h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2014 - 2014
Formação em Educação a Distância. (Carga horária: 120h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2012 - 2013
Extensão universitária em Mediadores de Leitura. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2011 - 2013
Francês - Idiomas.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2006 - 2009
Espanhol - Idiomas. (Carga horária: 432h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente I, Carga horária: 40

Atividades

03/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras e Artes, .

03/2018 - Atual
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Literatura I
06/2017 - 11/2017
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Comparada
06/2017 - 11/2017
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Literatura II
01/2017 - 06/2017
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Literatura I
01/2017 - 06/2017
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Narrativas Literária e Cinematográfica

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Professora Substituta de Língua Latina I e Língua Latina II

Atividades

8/2006 - 7/2008
Ensino, Letras Língua Portuguesa E Literaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filologia Românica
Língua Latina I
Língua Latina II

Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 12


Escola Estadual Professor Josino Macedo, EEPJM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 30


Centro Educacional Santo Agostinho, CESA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 20


Colégio Ferreira Brandão, CFB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Servidor, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20


Centro Educacional O Pimpolho, CEOP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

2/2001 - 3/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
ARTES
RECREAÇÃO


Linhas de pesquisa


1.
Projeto de Pesquisa Intitucional


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
TRÊS OLHARES ÓRFICOS SOBRE UMA MESMA MENINA: um estudo comparativo das adaptações da obra Coraline, de Neil Gaiman, a partir do mito de Orfeu
Descrição: Este projeto de pesquisa em iniciação científica pretende analisar as diferentes adaptações da obra Coraline (2003), de Neil Gaiman, a partir do olhar e do mito de Orfeu. Essa obra ultrapassa limites, tanto na barreira de gêneros literários, quanto do próprio alcance de público. Apresentada na versão livro, animação e quadrinhos (Graphic Novel), a narrativa acende questionamentos quanto ao seu direcionamento para o público infanto-juvenil, cativando crianças, adolescentes e adultos, apresentando temáticas capazes de seduzir as mais variadas faixas etárias, bem como de desenvolver diferentes leituras, como o olhar órfico a partir da literatura comparada. Trata-se de um estudo de literatura comparada que envolve a produção artístico-literária infanto-juvenil de Neil Gaiman, a teoria da narrativa literária, a teoria da adaptação e a mitologia grega..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Concísia Lopes dos Santos - Coordenador / Geovani José da Silva - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
ENLACE - Leitura na Biblioteca
Descrição: Este Projeto de Extensão ? entendido como participante da área temática de Cultura - visa formar cidadãos críticos, pois sabemos sobre a importância da literatura na vida social e intelectual dos indivíduos. É de fundamental importância o trabalho com a literatura para o desenvolvimento do processo cognitivo e para desenvolvimento pessoal do público infanto-juvenil, uma vez que contribui para a socialização e desenvolvimento da imaginação, expressão e sensibilidade das crianças e adolescentes, além de proporcionar um momento de entretenimento, incentivando a leitura de diferentes textos literários, bem como a prática de visita a uma biblioteca. O trabalho com a literatura humanizadora permite ao leitor reconhecer-se e identificar-se (ou não), gerando, assim, um posicionamento crítico diante daquilo que lê. O trabalho na biblioteca, enquanto espaço de reconhecimento das literaturas, com a(s) literatura(s), permite ao aluno viver uma verdadeira experiência literária..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2005 - 2006
Projeto de Monitoria de Língua Latina I e Língua Latina II
Descrição: Apoio aos alunos da graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas/Especialidade: Língua Latina.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Latim
Compreende PoucoLê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:2
Total de citações:1
Concísia Lopes dos Santos  Data: 14/04/2015

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, C. L.. "A viúva velha": africanidades na contrução de uma partilha do sensível. In: Tânia Lima; Derivaldo dos Santos. (Org.). Griots: literaturas e culturas africanas. 1ªed.Fortaleza - Ce: Mangues e Letras, 2016, v. 1, p. 1-921.

2.
SANTOS, C. L.. Bom dia camaradas: memórias de uma infância em Angola. In: Alessandra Cardozo de Freitas; Marly Amarilha. (Org.). Seminário de Educação e Leitura: Desafios e Criatividade. 1ed.Natal - RN: UFRN, 2014, v. 1, p. 1-695.

3.
SANTOS, C. L.. ULOMMA E ININE: OS ENSINAMENTOS DOS CONTOS. In: Tânia Lima, Izabel Nascimento, Carmen Alveal. (Org.). GRIOTS : culturas africanas : literatura, cultura, violência, preconceito, racismo, mídias. 1ed.Natal - RN: EDUFRN, 2012, v. , p. 1-759.

4.
SANTOS, C. L.. O gato e o escuro: o despersianar de uma linguagem literária. In: Tânia Lima; Izabel Nascimento; Andrey Oliveira. (Org.). Griots - Culturas Africanas: linguagem, memória, imaginário. 1ed.Natal: Lucgraf, 2009, v. , p. 1-277.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, C. L.. Um conto de Mia Couto em análise. In: I Simpósio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas, 2018, Pau dos Ferros - RN. E-book SINAFRO. Campina Grande - PB: Realize Eventos e Editora, 2018.

2.
SANTOS, C. L.; SOUSA, I. M. . A (des)construção da dominação masculina em romances de Adriana Falcão. In: VI Encontro Nacional sobre Literatura Infantojuvenil e Ensino, 2016, Campina Grande - PB. Anais VI ENLIJE. Campina Grande - PB: Realize Eventos e Editora, 2016. v. 1.

3.
SANTOS, C. L.; CLAUDINO, J. M. . Do literário ao pedagógico: reflexões sobre o livro paradidático. In: V Encontro Nacional sobre Literatura Infantojuvenil e Ensino, 2014, Campina Grande - PB. http://www.editorarealize.com.br/revistas/enlije/trabalhos/Modalidade_1datahora_25_05_2014_17_30_40_idinscrito_701_5b3b141fb194be2d3531a77e1e0fb7e5.pdf, 2014.

4.
SANTOS, C. L.. Carnaval baiano: quatro dias de vale-tudo no Sonho de uma noite de verão. In: XIII Encontro da ABRALIC, 2012, Campina Grande, PB. Anais da ABRALIC (2012), 2012.

5.
SANTOS, C. L.. Ilustraçao de contos africanos: um novo conceito. In: XIX Semana de Humanidades, 2011, Natal - RN. Anais da XIX Semana de Humanidades, 2011.

6.
SANTOS, C. L.. Luna Clara e Apolo Onze: um romance enquanto narrativa performática. In: IV Seminário Internacional Mulher e Literatura, 2009, Natal. Anais do ... Seminário Nacional e ... Seminário Internacional Mulher e Literatura, 2009. v. 700 MB.

7.
SANTOS, C. L.. O gato e o escuro: uma fábula na fronteira entre o dia e a noite. In: XVII Semana de Humanidades, 2009, Natal - RN. Anais da XVII Semana de Humanidades, 2009.

8.
SANTOS, C. L.. De ouvinte a leitor: adolescentes gostam de ler. In: II Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-juvenil e Ensino, 2008, Campina Grande - PB. Anais. Campina Grande: Editora Bagagem Ltda., 2008. v. 700 MB. p. 01-100.

9.
SANTOS, C. L.. Um passeio pelo dicionário: a origem de um novo discurso. In: XVI Semana de Humanidades, 2008, Natal - RN. Anais da XVI Semana de Humanidades, 2008.

10.
SANTOS, C. L.. Ode ao amor: Buscas e reflexões em um romance infanto-juvenil. In: I Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem, 2007, Natal - RN. Anais, 2007.

11.
SANTOS, C. L.; LIMA, M. H. de . Luna Clara e Apolo Onze:Um romance infanto-juvenil; Um caso de amor à língua. In: I Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-juvenil e Ensino, 2006, Campina Grande. Anais do I Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-juvenil e Ensino. Campina Grande: Bagagem, 2006. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, C. L.. Um conto de Mia Couto em análise. In: I Simpósio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas, 2018, Pau dos Ferros - RN. E-book SINAFRO. Campina Grande - PB: Realize Eventos e Editora, 2018.

2.
SANTOS, C. L.; SOUSA, I. M. . A (des)construção da dominação masculina em romances de Adriana Falcão. In: VI Encontro Nacional sobre Literatura Infantojuvenil e Ensino, 2016, Campina Grande - PB. Anais VI ENLIJE. Campina Grande - PB: Realize Eventos e Editora, 2016. v. 1.

3.
SANTOS, C. L.; CLAUDINO, J. M. . Do literário ao pedagógico: reflexões sobre o livro paradidático. In: V Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-juvenil e Ensino, 2014, Campina Grande - PB. Anais do V ENLIJE, 2014.

4.
SANTOS, C. L.. Carnaval baiano: quatro dias de vale-tudo no Sonho de uma noite de verão. In: XIII Congresso Internacional ABRALIC, 2012, Campina Grande - PB. Anais - XIII Congresso Internacional ABRALIC, 2012.

5.
SANTOS, C. L.. Ilustraçao de contos africanos: um novo conceito. In: XIX Semana de Humanidades, 2011, Natal - RN. Anais da XIX Semana de Humanidades, 2011.

6.
SANTOS, C. L.. Luna Clara e Apolo Onze: um romance enquanto narrativa performática. In: IV Seminário Mulher e Literatura, 2009, Natal - RN. Caderno de Resumos e Programação, 2009.

7.
SANTOS, C. L.. O gato e o escuro: uma fábula na fronteira entre o dia e a noite. In: XVII Semana de Humanidades, 2009, Natal - RN. Anais da XVII Semana de Humanidades, 2009.

8.
SANTOS, C. L.. De ouvinte a leitor: adolescentes gostam de ler. In: II Encontro Nacional Sobre Literatura Infanto-juvenil e Ensino, 2008, Campina Grande - PB. Caderno de Resumos. Campina Grande - PB: Bagagem, 2008.

9.
SANTOS, C. L.. Um passeio pelo dicionário: a origem de um novo discurso. In: XVI Semana de Humanidades, 2008, Natal - RN. Anais da XVI Semana de Humanidades, 2008.

10.
SANTOS, C. L.. Ode ao amor: buscas e reflexoes em um romance infanto-juvenil. In: I Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem, 2007, Natal - RN. Linguagem como prática social: fronteiras e perspectivas, 2007.

11.
SANTOS, C. L.; LIMA, M. H. de . Um romance infanto-juvenil e a musicalidade dos nomes próprios; Luna Clara e Apolo Onze. In: XV Semana de Humanidades, 2007, Natal - RN. Anais da XV Semana de Humanidades, 2007.

12.
SANTOS, C. L.; LIMA, M. H. de . Luna Clara e Apolo Onze: um romance infanto-juvenil; um caso de amor à língua. In: I Encontro Nacional Sobre Literatura Infanto-juvenil e Ensino, 2006, Campina Grande. Caderno de Resumos. Campina Grande: Bagagem, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, C. L.. Um conto de Mia Couto em análise. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, C. L.. A (des)construção da dominação masculina em romances de Adriana Falcão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, C. L.; SOUSA, I. M. . Amor: uma palavra sem explicação?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, C. L.. 'A Viúva Velha': africanidades na construção de uma partilha do sensível. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, C. L.; CLAUDINO, J. M. . Do literário ao pedagógico: reflexões sobre o livro paradidático. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, C. L.. Bom dia camaradas: memórias de uma infância em Angola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, C. L.. Carnaval baiano: quatro dias de vale-tudo no Sonho de uma noite de verao. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, C. L.. Ulomma e Inine: os ensinamentos dos contos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, C. L.. Ilustração de contos africanos: um novo conceito. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, C. L.. O gato e o escuro: o despersianar de uma linguagem literária. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, C. L.. O gato e o escuro: uma fábula na fronteira entre o dia e a noite. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS, C. L.. Luna Clara e Apolo Onze: um romance enquanto narrativa performática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS, C. L.. De ouvinte a leitor: adolescentes gostam de ler. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, C. L.. Um passeio pelo dicionário: a origem de um novo discurso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SANTOS, C. L.; LIMA, M. H. de . Um romance infanto-juvenil e a musicalidade dos nomes próprios: Luna Clara e Apolo Onze. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
LIMA, M. H. de ; SANTOS, C. L. . Um romance infanto-juvenil e a musicalidade dos nomes próprios: Luna Clara e Apolo Onze. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SANTOS, C. L.. Ode ao amor: buscas e reflexões em um romance infanto-juvenil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SANTOS, C. L.; LIMA, M. H. de . Luna Clara e Apolo Onze: um romance infanto-juvenil; um caso de amor à língua. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUSA, I. M. ; GONCALVES, M. A. G. ; LIMA, M. H. de ; SANTOS, C. L. . Colóquio de Leituras Orientadas: Literatura infantojuvenil. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUSA, I. M. ; SANTOS, C. L. ; BRITO, S. B. . Literatura infantojuvenil afro-brasileira e africanas de língua portuguesa: constituição estética da comunidade e partilha do sensível. 2014. (Coordenação de Grupo de trabalho).

2.
SOUSA, I. M. ; SANTOS, C. L. ; SILVA, M. E. S. . Minicurso: O trabalho do arquivo, escritos e mitologias nas narrativas infantis de Clarice Lispector e Adriana Falcão. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SOUSA, I. M. ; SANTOS, C. L. ; SILVA, M. E. S. . Minicurso: Alteridade, feminino e configurações mitopoéticas na literatura infantojuvenil. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, C. L.; TORRES, F. L.. Participação em banca de Samira Sallyane Santana dos Santos. A leitura da imagem no desenvolvimento da alfabetização visual infantojuvenil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Literatura e Ensino) - Universidade Aberta do Brasil.

2.
SANTOS, C. L.; SILVA, J. F. B. F.. Participação em banca de Maria de Fátima Almeida Pereira. Desconstrução do mito da infância feliz em Infância de Graciliano Ramos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Literatura e Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

3.
SANTOS, C. L.; LIMA, C. C. V.. Participação em banca de Clélia de Souza. Histórias invisíveis. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Literatura e Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

4.
SANTOS, C. L.; BEZERRA, S. M.. Participação em banca de Marilha Souza Briolara. A imagem inserida e a imagem mental no texto literário. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Literatura e Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

5.
SANTOS, C. L.; BEZERRA, S. M.. Participação em banca de Marcilene de Souza Lima. O teatro como instrumento metodológico para o ensino de literatura infantojuvenil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Literatura e Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

6.
SANTOS, C. L.; VASCONCELOS, E. C. N.. Participação em banca de Edna Lima da Silva. Para não perder uma proposta de letramento literário, viva Cascudo na sala de aula. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Literatura e Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

7.
SANTOS, C. L.; VASCONCELOS, E. C. N.. Participação em banca de Jercimara Jersica Moura Lopes. O texto literário nas séries iniciais da Educação Básica: discutindo práticas pedagógicas voltadas para a formação do leitor. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Literatura e Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

8.
SANTOS, C. L.; CAMARA, A. R. M.. Participação em banca de Sueli Matias de Melo Vital. A fábula e o lúdico na Educação Infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Literatura e Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PONTES, C. A.; SANTOS, C. L.. Participação em banca de Tassia Raissa Ferreira Pereira de Lima.Sobre o teu corpo minha imagem: a erotização da figura de Lolita em duas mídias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
SANTOS, C. L.; DANTAS JUNIOR, J.. Participação em banca de Suzana Dantas Furtunato.O uso do texto literário no ensino de Língua Espanhola: o olhar de um docente da rede estadual do Rio Grande do Norte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
SANTOS, C. L.; PAULA, J. L.. Participação em banca de Maria Adeilza Pinheiro da Silva.Arte: uma construção poética pessoal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia EaD) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
SANTOS, C. L.; SILVA, R. P.. Participação em banca de Jaedna Maria de Oliveira.O lúdico nas séries iniciais: aprender brincando, brincar aprendendo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia EaD) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
SANTOS, C. L.; SILVA, R. P.. Participação em banca de Edilene de Oliveira Andrade Costa.A importância do prazer da leitura nas séries iniciais: Quem lê vive melhor e mais feliz. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia EaD) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTOS, C. L.. XXVIII CICT Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN 2017. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
SANTOS, C. L.. XXVI CICT - Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN 2015. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A cozinha de Cascudo - 50 anos do livro da História da Alimentação. 2018. (Seminário).

2.
I Congresso Nacional Literatura, Mulher e Sociedade. O riso literário na obra de Adriana Falcão. 2018. (Congresso).

3.
I Simpósio Internacional de Ensino e Culturas Afro-Brasileiras e Lusitanas. 2018. (Simpósio).

4.
I Simpósio Internacional de Ensino e Culturas Afro-Brasileiras e Lusitanas.Um conto de Mia Couto em análise. 2018. (Simpósio).

5.
Escritas do Sertão na cultura moderna. 2016. (Outra).

6.
V Encontro de Leitura do CEBE/ZN. 2016. (Encontro).

7.
VI Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-juvenil e Ensino.A (des)construção da dominação masculina em romances de Adriana Falcão. 2016. (Encontro).

8.
I Seminário de Educação Especial dos Centros de Atendimentos Educacionais Especializados. 2015. (Seminário).

9.
Simpósio Multidisciplinar sobre o Amor - XXV Semana de Filosofia.Amor: uma palavra sem explicação?. 2015. (Simpósio).

10.
III GRIOTS - Colóquio de Culturas Africanas. "A Viúva Velha": Africanidades na construção de uma partilha do sensível. 2014. (Congresso).

11.
III GRIOTS - Colóquio Internacional de Culturas Africanas. Literatura infanto-juvenil afro-brasileira e africas de língua portuguesa: constituição estética da comunidade e partilha do sensível. 2014. (Congresso).

12.
V Encontro Nacional de Literatura infantojuvenil e Ensino.Do literário ao pedagógico: reflexões sobre o livro paradidático. 2014. (Encontro).

13.
VII Seminário de Educação e Leitura.Bom dia camaradas: memórias de uma infância em Angola. 2013. (Seminário).

14.
Curso de Formaçao Continuada em Ensino Comum na Perspectiva da Educaçao Inlusiva. 2012. (Outra).

15.
III Encontro de Escritores de Língua Portuguesa de Natal. 2012. (Encontro).

16.
XIII Encontro da ABRALIC.Carnaval baiano: quatro dias de vale-tudo no Sonho de uma noite de verao. 2012. (Encontro).

17.
II GRIOTS - Colóquio Internacional de Culturas Africanas. Ulomma e Inine: os ensinamentos dos contos. 2011. (Congresso).

18.
XIX Semana de Humanidades. 2011. (Seminário).

19.
XIX Semana de Humanidades.Ilustração de contos africanos: um novo conceito. 2011. (Seminário).

20.
I Colóquio de Leituras Orientadas - 1a. edição. 2010. (Seminário).

21.
I Colóquio de Leituras Orientadas - 2a. Edição.Mesa de Debates. 2010. (Outra).

22.
I Colóquio de Leituras Orientadas - 3a. edição.Minicurso: O trabalho do arquivo, escritos e mitologias nas narrativas infantis de Clarice Lispector e Adriana Falcão. 2010. (Seminário).

23.
XVIII Semama de Humanidades.Minicurso: Alteridade, feminino e configurações mitopoéticas na literatura infanto-juvenil. 2010. (Seminário).

24.
Escola do Patrimônio. 2009. (Outra).

25.
I GRIOTS - Colóquio de Culturas, Literaturas e Imaginário.O gato e escuro: o despersianar de uma linguagem literária. 2009. (Seminário).

26.
IV Seminário Internacional Mulher e Literatura.Luna Clara e Apolo Onze: um romance enquanto narrativa performática. 2009. (Seminário).

27.
XVII Semana de Humanidades.O gato e o escuro: um fábula na fronteira entre o dia e a noite. 2009. (Outra).

28.
II Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-juvenil e Ensino.De ouvinte a leitor: adolescentes gostam de ler. 2008. (Encontro).

29.
II Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-Juvenil e Ensino. 2008. (Encontro).

30.
IV Colóquio de Estudos Barrocos. 2008. (Outra).

31.
Palestra: Desafios para o ensino da língua na contemporaneidade: contribuições de Mikhail Bakhtin. 2008. (Outra).

32.
XVI Semana de Humanidades.Um passeio pelo dicionário: a origem de um novo discurso. 2008. (Seminário).

33.
I Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem.Ode ao amor: Buscas e reflexões em um romance infanto-juvenil. 2007. (Outra).

34.
III Colóquio de Estudos Barrocos da UFRN. 2007. (Seminário).

35.
Semana de Letras do CFP.Um romance infanto-juvenil e a musicalidade dos nomes próprios; Luna Clara e Apolo Onze. 2007. (Encontro).

36.
XV Semana de Humanidades.Um romance infanto-juvenil e a musicalidade dos nomes próprios: Luna Clara e Apolo Onze. 2007. (Seminário).

37.
XV Semana de Humanidades. 2007. (Seminário).

38.
I Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-juvenil e Ensino.Luna Clara e Apolo Onze: um romance infanto-juvenil; um caso de amor à língua. 2006. (Encontro).

39.
I Encontro Nacional Sobre Literatura Infanto-Juvenil e Ensino. 2006. (Encontro).

40.
II Colóquio de Estudos Barrocos da UFRN. 2006. (Seminário).

41.
II Encontro de Educadores da Zona Norte. 2006. (Encontro).

42.
X Encontro Potiguar dos Estudantes de Letras. 2006. (Encontro).

43.
I Colóquio de Estudos Barrocos da UFRN. 2005. (Seminário).

44.
I Encontro de Educadores da Zona Norte. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, C. L.; SANTOS, J. J. ; PONTES, C. A. ; SANTOS, E. G. . I CLIC - Colóquio de Literatura e Cinema. 2017. (Congresso).

2.
SOUSA, I. M. ; GONCALVES, M. A. G. ; SANTOS, C. L. ; SILVA, M. E. S. . I CLEO - Colóquio de Leituras Orientadas: Cinema cubano. 2010. (Congresso).

3.
SOUSA, I. M. ; GONCALVES, M. A. G. ; SANTOS, C. L. ; SILVA, M. E. S. . Colóquio de Leituras Orientadas: Literatura infantojuvenil. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Simone Florêncio de Freitas. Literatura infantojuvenil: suas contribuições para a aquisição da leitura, formação pessoal, social e cognitiva dos alunos. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Literatura e Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Concísia Lopes dos Santos.

2.
Maria das Dores Ferreira. O ensino de literatura infantil: a magia da leitura através dos livros. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Literatura e Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Concísia Lopes dos Santos.

3.
Pâmela Martins. Questões de gênero no romance Como água para chocolate, de Laura Esquivel. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Literatura e Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Concísia Lopes dos Santos.

4.
Rosa Amélia dos Santos Neta. A literatura infantojuvenil como estímulo para despertar o gosto pela leitura. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Literatura e Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Concísia Lopes dos Santos.

5.
Aline Barbosa de Araújo Dantas. A infância na contemporaneidade encontra contribuições na obra Partimpim. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Literatura e Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Concísia Lopes dos Santos.

6.
Laísa Fernanda Santos de Farias. Problematizando as questões étnico-raciais através da literatura em sala de aula pelo conto. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Literatura e Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Concísia Lopes dos Santos.

7.
Maria das Graças da Costa. Três olhares sobre uma mesma menina - um estudo sobre a configuração da personagem nas adaptações da obra Coraline, de Neil Gaiman. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Literatura e Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Concísia Lopes dos Santos.

8.
Duilio da Silva Oliveira. Mitos africanos nas obras. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Literatura e Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Concísia Lopes dos Santos.

9.
Ylana Karla de França Lopes. "O fio das missangas": um colar de representação da voz feminina africana. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Literatura e Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Concísia Lopes dos Santos.

10.
Fábia Érica de Matos. A cor na literatura infanto-juvenil: uma valorização étinca e histórica do negro na obra de Ana Maria Machado. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Literatura e Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Concísia Lopes dos Santos.

Orientações de outra natureza
1.
Ananias Marcos de Souza. Aspectos culturais ciganos no conto A cartomante de Machado de Assis. 2018. Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Concísia Lopes dos Santos.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 23:38:38