Ricardo Morishita Wada

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9927829490113370
  • Última atualização do currículo em 25/11/2018


Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e mestrado em Direito na Universidade de São Paulo (2003). Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Advogado e professor universitário, foi diretor do Departamento Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor (2003-2010) e Professor e coordenador de pesquisas de direito do consumidor vinculadas ao Centro de Justiça e Sociedade da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (2010-2014). Diretor de Projetos e Pesquisas no Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ricardo Morishita Wada
Nome em citações bibliográficas
MORISHITA WADA, R.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Brasiliense de Direito Público, ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA.
Quadra SGAS 607
Asa Sul
70200670 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 35356504
Fax: (61) 37995335


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Direito.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A proteção do consumidor contra as práticas comerciais abusivas no Código de Defesa do Consumidor: novo ensaio para sistematização e aplicação do direito do consumidor, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Nelson Nery Junior.
Palavras-chave: Direito do Consumidor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Difusos.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Difusos / Especialidade: Direito das Relações de Consumo.
2000 - 2003
Mestrado em Direito.
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: As práticas abusivas e o dano moral coletivo no Código de Defesa do Consumidor,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Silmara Juny de Abreu Chinelato e Almeida.
Palavras-chave: Direito do Consumidor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Administração Pública, Defesa e Seguridade Social.
1987 - 1991
Graduação em Direito.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.




Atuação Profissional



Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor tempo parcial, Carga horária: 20

Atividades

01/2009 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito

Instituto Brasiliense de Direito Público, IDP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


Secretaria Nacional do Consumidor, SNC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Especialistas
Outras informações
Membro da Comissão de Especialistas do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor


Instituto de Ensino Superior de Brasília, IESB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 4


Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Professor e pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor tempo parcial, Carga horária: 35

Atividades

03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , FGV Rio de Janeiro, .

02/2011 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direito do Consumidor


Linhas de pesquisa


1.
Coordenação de Pesquisa - Projeto Light - FGV


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Difusos/Especialidade: Direito das Relações de Consumo.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Difusos.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Reconhecimento da colaboração e mérito acadêmico para os direitos dos consumidores, Secretaria Geral da Organização dos Estados Americanos - OEA.
2010
Mérito Acadêmico, Escola Paulista de Magistratuta.
2010
Honra ao Mérito, Na Hora - Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão - DF.
2010
Prêmio Liderança e Competência na Condução da Política Nacional de Defesa do Consumidor, Escola Nacional de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça - ENDC.
2010
Prêmio Evolucionário 2010, Revista Consumidor Moderno - 15 anos.
2010
Prêmio Honorário, Associação Brasileira de Supermercados - ABRAS.
2009
Homenagem pela atuação concreta no controle de atividades objetivas e a proteção dos que buscam o auxílio nas leis consumeiristas, Ministério Público do Consumidor do Estado do Espírito Santo.
2009
Prêmio Nacional Andorinha - Edição Especial - Excelência em Cidadania - 10 anos, Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor - ADECCON.
2008
Prêmio Hora ao Mérito, Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais - MDC/MG -.
2006
Prêmio Renato Móttola - Reconhecimento a quem faz - Destaque Nacional, Instituto Nacional de Educação do Consumidor e do Cidadão e pela Revista Consumidor/Teste.
2006
Prêmio Relevantes Serviços Prestados ao Consumidor Brasileiro à Frente do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor - DPDC, PROCON - MARANHÂO.
2006
Prêmio Homenagem, Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MORISHITA WADA, R.2013MORISHITA WADA, R.; OLIVEIRA, F. L. . 22 anos do Código de Defesa do Consumidor: Conquistas e desafios. GV Executivo, v. 12, p. 18-21, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MORISHITA WADA, R. (Coordenador) (Org.) ; MORISHITA WADA, R. (Org.) . Mapeamento dos conflitos de consumo de energia elétrica: Um estudo de caso no estado do Rio de Janeiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Edição FGV Direito Rio, 2015. v. 1. 176p .

2.
MORISHITA WADA, R. (Coordenador) (Org.) ; MORISHITA WADA, R. (Org.) . A geografia e a genealogia dos conflitos de consumo: O projeto de P&D e as novas tecnologias. 1. ed. Rio de Janeiro: Edição FGV Direito Rio, 2015. v. 1. 288p .

3.
MORISHITA WADA, R. (Coordenador) (Org.) ; MORISHITA WADA, R. (Org.) . Os conflitos, a regulação e o direito do consumidor. 1. ed. Rio de Janeiro: Edição FGV Direito Rio, 2015. v. 1. 376p .

4.
OLIVEIRA, F. L. (Org.) ; MORISHITA WADA, R. (Org.) . Direito do Consumidor: os 22 anos de vigência do CDC.. São Paulo: Campus Elsevier, 2012. v. 1. 115p .

5.
MORISHITA WADA, R.. Atlas Comparativo das Regras de Serviço de Atendimento ao Consumidor. 1. ed. São Paulo: Padrão Editorial, 2011. v. 1. 119p .

6.
GOMES, M. E. C. E. ; LYRA, R. P. ; CARDOSO, A. S. R. ; SA, J. A. C. A. ; BRANDAO, M. F. F. ; PINTO, M. J. S. ; MORAIS, D. B. ; NASSIF, G. C. ; MURICI, E. D. ; VIANA, M. N. P. ; CASTRO, S. F. ; MORISHITA WADA, R. . Novas modalidades de Ouvidorias Pública no Brasil. 1. ed. João Pessoa: Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba, 2011. 330p .

Capítulos de livros publicados
1.
MORISHITA WADA, R.; ROCHA, F. A. . Perdas Comerciais: Seus impactos e a Necessidade de uma legislação federal para o seu combate eficaz. In: Fábio Amorim da Rocha. (Org.). Temas relevantes no direito de energia elétrica - tomo IV. 1ed.Rio de Janeiro: Synergia Editora, 2015, v. , p. 613-658.

2.
MORISHITA WADA, R.; OLIVEIRA, F. L. . O Código de Defesa do Consumidor na visão das empresas. In: OLIVEIRA, F. L.; WADA, Ricardo M.. (Org.). Direito do Consumidor: os 22 anos de vigência do CDC.. 1ed.São Paulo: Campus Elsevier, 2012, v. 1, p. 87-100.

3.
MORISHITA WADA, R.; OLIVEIRA, F. L. . O Comportamento da nova classe média brasileira nas relações de consumo. In: LUCI, F. O.; WADA, Ricardo M.. (Org.). Direito do Consumidor: os 22 anos de vigência do CDC.. 1ed.São Paulo: Campus Elsevier, 2012, v. 1, p. 31-49.

4.
MORISHITA WADA, R.. Danos Indenizáveis - Os sistemas de responsabilidade no Código de Defesa do Consumidor. In: Maria da Glória Villaça Borin Gavião de Almeida. (Org.). DOUTRINAS ESSENCIAIS DIREITO DO CONSUMIDOR. São Paulo: Revistas dos Tribunais, 2011, v. V, p. 25-25.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA, F. L. ; MORISHITA WADA, R. . Os indicadores da Justiça. O Globo, Coluna, 26 abr. 2014.

2.
MORISHITA WADA, R.. Site Privalia - Entrega fora do prazo. Jornal O Globo, Coluna Seus Direitos, p. C2, 24 set. 2012.

3.
MORISHITA WADA, R.. Wolswagen - Carro não foi entregue. O Estado de São Paulo, Coluna Seus Direitos, p. C2, 23 jul. 2012.

4.
MORISHITA WADA, R.. CCE - Pós-venda falho. O Estado de São Paulo, Coluna Seus Direitos, p. C2, 09 jul. 2012.

5.
MORISHITA WADA, R.. Even Construtora - obra não segue contrato. O Estado de São Paulo, Coluna Seus Direitos, p. C2, 01 jul. 2012.

6.
MORISHITA WADA, R.. Magazine Luiza - Produto veio sem a pela. O Estado de São Paulo, Coluna Seus Direitos, 04 jun. 2012.

7.
MORISHITA WADA, R.. Cobranças Indevidas - Claro. O Estado de São Paulo, Coluna Seus Direitos, 03 jun. 2012.

8.
MORISHITA WADA, R.. Tablet - Myami Vendas - Atraso na entrega e defeito. O Estado de São Paulo, Coluna Seus Direitos, 20 maio 2012.

9.
MORISHITA WADA, R.. Notebook LG - Só funcionou por 2 meses. O Estado de São Paulo, Coluna Seus Direitos, 22 abr. 2012.

10.
MORISHITA WADA, R.. Carrefour.com - Estratégia "tiro no pé". O Estado de São Paulo, Coluna Seus Direitos, p. C2, 25 mar. 2012.

11.
MORISHITA WADA, R.. Venda Casada - Prejuízo ao cancelar cartões. O Estado de São Paulo, Coluna Seus Direitos, p. C2, 12 fev. 2012.

12.
MORISHITA WADA, R.. Sobreviva na Selva do Mercado. Consumidor Moderno, Entrevista, 01 fev. 2012.

13.
MORISHITA WADA, R.. Câmera Samsung - Sinônimo de Prejuízo. O Estado de São Paulo, Coluna Seus Direitos, p. C2, 29 jan. 2012.

14.
MORISHITA WADA, R.. Estapar - Aumento Abusivo. O Estado de São Paulo, Coluna Seus Direitos, 08 jan. 2012.

15.
MORISHITA WADA, R.. Passagem Cancelada - limite para multa. O Estado de São Paulo, Coluna Seus Direitos, p. C2, 01 jan. 2012.

16.
MORISHITA WADA, R.. Shoptime - Má gestão e descaso. O Estado de S. Paulo - SP, Editoria: Cidades/Metrópole /, p. C2, 28 nov. 2011.

17.
MORISHITA WADA, R.. Mudando para melhor servi-lo. O Globo - RJ, Editoria: Economia, p. 32, 20 nov. 2011.

18.
MORISHITA WADA, R.. Telecomunicações: há oito anos na lista suja. O Globo - RJ, Editoria: Economia, p. 40, 13 nov. 2011.

19.
MORISHITA WADA, R.. Carro na Garantia - 54 dias no conserto. O Estado de S. Paulo - SP, Editoria: Cidades/Metrópole /, p. c2, 10 out. 2011.

20.
MORISHITA WADA, R.. Falhas no atendimento de concessionárias. O Globo - RJ, Editoria: Economia, p. 36, 09 out. 2011.

21.
MORISHITA WADA, R.. Celular Claro - Presente de Grego. O Estado de S. Paulo - SP, Editoria: Metrópole / Seus Dir, p. C2, 02 out. 2011.

22.
MORISHITA WADA, R.. cidade do Rio, enfim, também vai ter seu Procon. O Globo - RJ, p. 2 - 32, 28 set. 2011.

23.
MORISHITA WADA, R.. Cobrança abusiva de dívida é ilegal. Jornal Extra - RJ, Editoria: Economia, p. Capa - 28-29, 18 set. 2011.

24.
MORISHITA WADA, R.. Defesa do Consumidor - Mais de 200 projetos para mudar o código. O Globo - RJ, Editoria: Economia / Defesa do, p. 34, 11 set. 2011.

25.
MORISHITA WADA, R.. Defensoria do Rio quer troca imediata de celular com defeito. O Globo - RJ, Editoria: Economia, p. 2 - 32, 31 ago. 2011.

26.
MORISHITA WADA, R.. Aquecedor Perigoso - Informação Imprecisa. O Estado de S. Paulo - SP, Editoria: Cidades/Metrópole /, p. C2, 28 ago. 2011.

27.
MORISHITA WADA, R.. Por uma Lei para superendividados. O Globo - RJ, Editoria: Economia, p. 50, 21 ago. 2011.

28.
MORISHITA WADA, R.. Cartão sodexo - Bloqueio ignorado. O Estado de S. Paulo - SP, Editoria: Metrópole / Seus Dir, p. C2, 21 ago. 2011.

29.
MORISHITA WADA, R.. Fraude em cartão - cliente é o último a saber. O Estado de S. Paulo - SP, Editoria: Metrópole / Seus Dir, p. C2, 15 ago. 2011.

30.
MORISHITA WADA, R.. Guia para sacoleiros em tempos incertos. Revista Época - SP, Editoria: Especial / Crise, p. 68 - 72, 15 ago. 2011.

31.
MORISHITA WADA, R.. Atraso na entrega - Prejuízos e transtornos. O Estado de S. Paulo - SP, Editoria: Cidades/Metrópole /, 18 jul. 2011.

32.
MORISHITA WADA, R.. Cruzeiro MSC - Jogo de empurra-empurra. O Estado de S. Paulo - SP, Editoria: Cidades/Metrópole /, p. C2, 11 jul. 2011.

33.
MORISHITA WADA, R.. Código em processo de mudança. O Globo - RJ, p. 26, 15 jun. 2011.

34.
MORISHITA WADA, R.. Operadores preveem possíveis mudanças no novo CDC. Consultor Juridico - SP, Editoria: Notícias, p. online, 21 maio 2011.

35.
MORISHITA WADA, R.. Recall de veículos cresce 44% em oito anos. Diário de S. Paulo - SP, Editoria: Dia a Dia - Economia, p. Capa - 07, 07 maio 2011.

36.
MORISHITA WADA, R.. Procon estuda ações para combater baixa adesão a recalls. Época Negócios Online - SP, Editoria: Economia, p. online, 06 maio 2011.

37.
MORISHITA WADA, R.. Procon estuda ações para combater baixa adesão a recalls de veículos. Estadão.com - SP, Editoria: Economia, p. online, 06 maio 2011.

38.
MORISHITA WADA, R.. Procon estuda ações para combater baixa adesão a recalls. Estado de Minas Online - MG, Editoria: Economia, p. online, 06 maio 2011.

39.
MORISHITA WADA, R.. Procon estuda ações para combater baixa adesão a recalls. Exame.com - SP, Editoria: Notícias, p. online, 06 maio 2011.

40.
MORISHITA WADA, R.. Procon estuda ações para combater baixa adesão a recalls. IG Notícias - SP, Editoria: Economia, p. online, 06 maio 2011.

41.
MORISHITA WADA, R.. Procon estuda ações para combater baixa adesão a recalls. Isto É Dinheiro Online - SP, Editoria: Economia, p. online, 06 maio 2011.

42.
MORISHITA WADA, R.. Procon-SP estuda ações contra baixa adesão a recalls de veículos. Portal G1 - SP, Editoria: Auto Esporte, p. online, 06 maio 2011.

43.
MORISHITA WADA, R.. Procon estuda ações para combater baixa adesão a recalls. Veja Online - SP, Editoria: Economia, p. online, 06 maio 2011.

44.
MORISHITA WADA, R.. Clientela Conformada. Correio Braziliense - DF, Editoria: Cidades / Direito do, p. 28 - 28, 02 maio 2011.

45.
MORISHITA WADA, R.. Clientela Conformada. Correio Braziliense Online - DF, Editoria: Cidades, 02 maio 2011.

46.
MORISHITA WADA, R.. Direitos do Consumidor. O DIA - RJ, Editoria: Opinião / Artigos, p. 18 - 18, 02 abr. 2011.

47.
MORISHITA WADA, R.. Maior parte dos brasileiros não reclama quando enfrenta problemas de consumo. UOL Notícias - SP, p. online, 23 mar. 2011.

48.
MORISHITA WADA, R.. "Conscientes de seus direitos, mas calados". O Globo RJ, Editoria: Economia, p. 45, 20 mar. 2011.

49.
MORISHITA WADA, R.. Pesquisa da FGV mostra que brasileiros conhecem Código de Defesa do Consumidor, porém a maioria não reclama. Globo online RJ, 19 mar. 2011.

50.
MORISHITA WADA, R.. "Cariocas vão a Justiça por seus direitos". O GLOBO, p. Capa - 30, 13 mar. 2011.

51.
MORISHITA WADA, R.. Transparência nas decisões. Revista Conjuntura Econômica - SP, São Paulo, p. 12 - 12, 01 mar. 2011.

52.
MORISHITA WADA, R.. Os 20 anos do Código de Defesa do Consumidor. Correio Braziliense, Brasília, 08 out. 2010.

53.
MORISHITA WADA, R.. "Consumidor é Prioridade". Jornal do Commércio, Recife-PE, 09 mar. 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
MORISHITA WADA, R.. Os desafios e os avanços do consumidor de seguros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MORISHITA WADA, R.. Os avanços e os desafios da defesa do consumidor no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MORISHITA WADA, R.. A Reputação do SAC e das Centrais de Atendimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MORISHITA WADA, R.. 25 anos do Código de Defesa do Consumidor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MORISHITA WADA, R.. Reciclagem de Peças Automotivas ? Seguros com peças sob a ótica do CDC. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MORISHITA WADA, R.. Cartões de Crédito: Desacordo Comercial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MORISHITA WADA, R.. Direito do Consumidor: Turismo e Copa do Mundo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MORISHITA WADA, R.. Cartões de Crédito: Desacordo Comercial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
PORTO, A. J. M. ; MORISHITA WADA, R. . Superendividamento no Brasil. Curitiba - Pr, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
MORISHITA WADA, R.. Do código ao compromisso - Propostas efetivas para a melhoria dos serviços ao consumidor no Brasil. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
MORISHITA WADA, R.. Manual de Direito do Consumidor. Brasília: Ministério da Justiça, 2010 (Livro).

4.
MORISHITA WADA, R.. Prevenção e Tratamento do Superendividamento. Brasília: Ministério da Justiça, 2010 (Livro).

5.
MORISHITA WADA, R.. Balanço Social do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor - SINDEC 2003 - 2010. Brasília - DF: Ministério da Justiça, 2010 (Relatório).

6.
MORISHITA WADA, R.. Entenda o Recall. Brasília - DF: Ministério da Justiça, 2010 (Informativo).

7.
MORISHITA WADA, R.. Relatório de Gestão DPDC de 2010. Brasília - DF: Ministério da Justiça, 2010 (Relatório).

8.
MORISHITA WADA, R.. Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2009. Brasília - DF: Ministério da Justiça, 2009 (Relatório).

9.
MORISHITA WADA, R.. A Defesa do Consumidor no Mercosul e Peru: Uma Análise Comparativa. Brasília - DF: Ministério da Justiça, 2009 (Relatórios).

10.
MORISHITA WADA, R.. Relatório de Gestão DPDC de 2007. Brasília - DF: Ministério da Justiça, 2008 (Relatório).

11.
MORISHITA WADA, R.. Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2008. Brasília - DF: Ministério da Justiça, 2008 (Relatório).

12.
MORISHITA WADA, R.. Matriz Curricular da Escola Nacional de Defesa do Consumidor. Brasília - DF: Ministério da Justiça, 2007 (Livro).

13.
MORISHITA WADA, R.. A Defesa do Consumidor na Argentina, no Brasil, no Paraguai e no Peru: Uma Análise Comparativa. Brasília - DF: Ministério da Justiça, 2007 (Relatório).

14.
MORISHITA WADA, R.. Comentários sobre o Decreto Presidencial 5.440/2005 - Subsídio para Implementação. Ministério da Justiça, 2006 (Relatório).

15.
MORISHITA WADA, R.. Defesa do Consumidor na América Latina - Atlas Geopolítico. Brasília - DF: Ministério da Justiça, 2005 (Livro).

16.
MORISHITA WADA, R.. Proteção ao Consumidor - Tema 1: Títulos de Capitalização. Brasília - DF: Ministério da Justiça, 2004 (Livro).

17.
MORISHITA WADA, R.. Proteção ao Consumidor - Tema 2: Cartão de Crédito - Noções Gerais. Brasília - DF: Ministério da Justiça, 2004 (Livro).

18.
MORISHITA WADA, R.. Proteção ao Consumidor - Tema 3: Planos de Previdência Complementar - Orientação ao Consumidor. Brasília - DF: Ministério da Justiça, 2004 (Livro).

19.
MORISHITA WADA, R.. Proteção do Consumidor - Tema 4: Abertura de Crédito - Cheque Especial. Brasília - DF: Ministério da Justiça, 2004 (Livro).

20.
MORISHITA WADA, R.. Manual para Criação de Associação Civil de Defesa do Consumidor. Brasília - DF: Ministério da Justiça, 2003 (Manual).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MORISHITA WADA, R.. De quem é a responsabilidade por falhas em serviços postais?. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MORISHITA WADA, R.. Telecomunicações e bancos no topo das queixas aos procons. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MORISHITA WADA, R.. Presente, passado e futuro: 25 anos do Código de Defesa do Consumidor. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
MORISHITA WADA, R.. Recalls de veículos enfrentam dificuldades de execução no Brasil. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
MORISHITA WADA, R.. Empresas não resolvem queixas, e Judiciário é que paga a conta. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
MORISHITA WADA, R.. TSE Suspende convênio com SERASA para informar dados. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
MORISHITA WADA, R.. Defesa do Consumidor mais perto do leitor. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
MORISHITA WADA, R.. Concorrente de peso. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
MORISHITA WADA, R.. Código de Defesa do Consumidor mudou a atitude de clientes e empresas, aponta pesquisa da FGV. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
MORISHITA WADA, R.. Código de Defesa do Consumidor mudou atitude de clientes e empresas. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
MORISHITA WADA, R.. CDC mudou a atitude de clientes e empresas, diz estudo da FGV. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
MORISHITA WADA, R.. Código de defesa do consumidor: mudança de atitude. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
MORISHITA WADA, R.. Pesquisa da FGV DIREITO RIO revela um raio-x das empresas e o CDC. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

14.
MORISHITA WADA, R.. Direito do Consumidor. 2012.

15.
MORISHITA WADA, R.. Legislação em prol do Consumidor. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

16.
MORISHITA WADA, R.. Não machuque o consumidor, diz o Código. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

17.
MORISHITA WADA, R.; OLIVEIRA, F. L. . Livro conta a trajetória da lei. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

18.
MORISHITA WADA, R.. Mais de 25 mil queixas no PROCON. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

19.
MORISHITA WADA, R.. Atualização do CDC deve ditar regras para comércio eletrônico. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

20.
MORISHITA WADA, R.. CDLRio lança ferramenta para evitar inadimplência. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

21.
MORISHITA WADA, R.. Ambiente virtual busca maior aproximação com leitor. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

22.
MORISHITA WADA, R.. Analistas: informação é crucial no consumo. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

23.
MORISHITA WADA, R.; OLIVEIRA, F. L. . Para empresas, Código é sinônimo de alta de custos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

24.
MORISHITA WADA, R.. compras online: muita reclamação. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

25.
MORISHITA WADA, R.. Programa Sem Censura. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

26.
MORISHITA WADA, R.. Radio CBN. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

27.
MORISHITA WADA, R.. Jornal. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
MORISHITA WADA, R.. Dica da Semana - Direito do Consumidor - Jornal O Globo. 2012. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
MORISHITA WADA, R.. 6º Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Direito do Consumidor. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
MORISHITA WADA, R.. Ciclo de Capacitação da Caixa Seguradora. 2018. .

3.
MORISHITA WADA, R.. 6º Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Direito do Consumidor. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
MORISHITA WADA, R.. Curso de Pós-Graduação em Direito - IBMEC. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
MORISHITA WADA, R.. Aspectos Práticos e Polêmicos do Código de Defesa do Consumidor. 2015. .

6.
MORISHITA WADA, R.. Direito do Consumidor - Práticas comerciais e proteção contratual - Pós-graduação UniCEUB. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
MORISHITA WADA, R.. O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - O processo administrativo e o direito do consumidor. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
MORISHITA WADA, R.. Curso de Pós-Graduação Direito Empresarial e Tributário. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
MORISHITA WADA, R.. Curso de Pós-Graduação Direito. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
MORISHITA WADA, R.. Curso de Pós-Graduação em métodos alternativos de solução de conflitos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
MORISHITA WADA, R.. 4° Curso de Especialização em Direito do Consumidor. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
MORISHITA WADA, R.. Atendimento das necessidades dos consumidores: alinhamento de preços entre fornecedores; cobrança de vistoria; entrega do veículo; garantias legal e contratual; peças iguais/preços diferentes; peças de reposição; peças originais; perda de garantia; preço abusivo; propaganda enganosa; serviços de despachantes; venda casada. 2013. (Participação Audiência Pública).

13.
MORISHITA WADA, R.. Curso Itinerante de Direito do Consumidor da ENDC. 2012. .

14.
MORISHITA WADA, R.. Curso de Aperfeiçoamento/Merecimento-Consumidor XI - Tutelas Administrativa e Penal no CDC - Juízes Vitalíceos. 2012. .

15.
MORISHITA WADA, R.. Curso Itinerante para a Região Sudeste - Comércio Eletrônico - Meios de pagamento no comércio eletrônico. 2012. .

16.
MORISHITA WADA, R.. Oficina Temática sobre Regulação e Defesa do Consumidor - Módulo VI: Educação Financeira. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
MORISHITA WADA, R.. Direito do Consumidor - O monitoramento das operações de crédito e a titularidade dos dados pessoais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
MORISHITA WADA, R.. Viagem sobre a Qualidade para o Consumidor. 2011. (Visita Técnica de Pesquisa).

19.
MORISHITA WADA, R.. LXVII Reunião do Comitê Técnico nº 7 - "Defesa do Consumidor" do MERCOSUL. 2011. (Reunião de Comitê Técnico).

20.
MORISHITA WADA, R.. Direito do Consumidor. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
MORISHITA WADA, R.. Regulação Econômica e Teoria da Concorrência. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

22.
MORISHITA WADA, R.. Curso de Capacitação e Atualização Técnica de Ouvidores e Ombudsman. 2005. .

23.
MORISHITA WADA, R.. Curso de Capacitação e Atualização Técnica de Ouvidores: "A Ouvidoria nas empresas". 2004. .

24.
MORISHITA WADA, R.. VII Curso de Capacitação e Atualização Técnica de Ouvidores e Ombudsman. 2004. .

25.
MORISHITA WADA, R.. Curso de Capacitação e Atualização Técnica de Ouvidores: " A ouvidoria nas empresas". 2002. .

26.
MORISHITA WADA, R.. Curso de Capacitação e Atualização Técnica de Ouvidores:"A Ouvidria nas empresas". 2001. .

27.
MORISHITA WADA, R.. Curso de Mediação Popular. 2001. .

28.
MORISHITA WADA, R.. Curso de Especialização sobre o novo ambiente regulatório, instituticional e organizacional do setor elétrico - USP e UNICAMP. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

29.
MORISHITA WADA, R.. Curso de Introdução aos Direitos Humanos. 1999. .

30.
MORISHITA WADA, R.. Curso de Atualização e Aperfeiçoamento para Agentes de Fiscalização. 1997. .

31.
MORISHITA WADA, R.. Curso de Especialização em Direitos Humanos. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

32.
MORISHITA WADA, R.. Curso de formação de agentes de fiscalização de defesa do consumidor. 1994. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Felipe Ribeiro Aquino. Conflito de competência entre agência reguladora e entidades de defesa do consumidor pertencentes ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor: Há competência concorrente para a prática da atividade sancionadora em casos de falhas na prestação de serviços regulados?. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Avançado Especialização Reg Telecom) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

2.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Érika Bezerra Luciano. Competência concorrente entre agências reguladoras e entidades de defesa do consumidor para aplicação sanções em casos de falhas na prestação de serviços regulados ? violação do princípio do "non bis in idem"?. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Avançado Especialização Reg Telecom) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

3.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Fernanda Franchini de Mattos Moraes. Competência concorrente entre agências reguladoras e os procons para aplicação de sanções em casos de falhas na prestação de serviços regulados.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Avançado Especialização Reg Telecom) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

4.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Jadson Wagner Marques da Fonseca. A ANATEL e a resolução de conflitos individuais entre os usuários dos serviços de telecomunicações e as operadoras do setor. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Avançado Especialização Reg Telecom) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

5.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de João Bosco Machado de Almeida. Competência concorrente entre agências reguladoras e entidades de defesa do consumidor para aplicação de sanções em casos de falhas na prestação de serviços regulados e o termo de ajustamento de conduta como alternativa às sanções administrativas.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Avançado Especialização Reg Telecom) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

6.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Luiz Sergio Vieira Fernandes. A ANATEL e a resolução de conflitos individuais entre os usuários dos serviços de telecomunicações e as operadoras do setor.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Avançado Especialização Reg Telecom) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

7.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Márcio Roberto Alves Lobato. A ANATEL o SNDC: Uma proposta de interrelação entre as entidades estatais para a garantia da proteção e defesa dos direitos dos consumidores de produtos e serviços de telecomunicações.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Avançado Especialização Reg Telecom) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

8.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Vanessa Cristina Faria Gomes. Competência Concorrente entre Agência Nacional de Telecomunicações ? Anatel e entidades de defesa do consumidor para aplicação de sanções em casos de falhas na prestação do Serviço de Atendimento ao Consumidor ? SAC.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Avançado Especialização Reg Telecom) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Mariana Ribeiro Guimarães Carvalho.Desconsideração da Personalidade Jurídica no Direito Consumidor ? Ênfase na Teoria Menor. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.

2.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Caroline Mattos Araujo.A Antinomia existente entre as Convenções de Varsóvia e Montreal e o Código de Defesa do Consumidor: a questão da limitação da responsabilidade do transporte aéreo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.

3.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Thiago Silva de Castro Tostes.As Falhas de Mercado no Setor Hoteleiro e seus Impactos no Direito do Consumidor Turista. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.

4.
MORISHITA WADA, R.; CERDEIRA, P.; CITRO, F.. Participação em banca de Isabelle de Lima Lessa.Como os Juízes pensam? Estudo empírico sobre o reconhecimento das decisões administrativas da ANEEL envolvendo relações de consumo no Juizado Especial Cível do Estado do Rio de Janeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.

5.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Diego César Guimarães.A limitação de indenização por perda, destruição ou extravio de bagagens no transporte aéreo: antinomia entre o Código de Defesa do Consumidor e leis especiais.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

6.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Ivani Luiz de Morais."Criança: a alma do negócio": a publicidade infantil nas lacunas da legislação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

7.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Pedro Henrique Lobosque da Cunha.A responsabilidade civil das celebridades pela publicidade enganosa ou abusiva.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

8.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Priscila Araújo do Prado.Possibilidade de cumulação do dano estético com dano moral em cirurgias plásticas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

9.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Renata Pedrosa Diniz.Responsabilidade Civil pela perda de uma chance. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

10.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Walter Santos Magalhaes Neto.Cartão de Crédito e a legalidade da diferenciação de preços no mercado de consumo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

11.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Felipe dos Reis Carneiro.Suspensão do fornecimento de água e energia elétrica em virtude da inadimplência do consumidor.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

12.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Fernanda Silva Rocha.Bancos de dados de proteção ao crédito e a tutela ao direito a privacidade e a honra.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

13.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Luiz Fernando de Brito Loiola Aguiar.Direito de arrependimento no comércio eletrônico.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

14.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Mariana Mello Ottoni.A defesa da concorrência e do consumidor: a portabilidade nos planos de saúde. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

15.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Glaucia Cristina Barros da Silva.O consumidor e o direito de arrependimento no comércio eletrônico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

16.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Helena Cecilia Arruda Oliveira.A Responsabilidade Civil do Estado na prestação de medicamentos de alto custo.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

17.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Pedro Ivo Aquino Luque.Cartões de Crédito e sua diferenciação de preço.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

18.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Rafael Batista Leite.A função punitiva do dano moral. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

19.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Vanessa Lazar Meyer.Dano moral e inexecução contratual. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

20.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Ana Maria de Oliveira Cezar.Teoria da Perda de uma Chance: a questão da cura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

21.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Daniela Queiroz de Ávila.O Código de Defesa do Consumidor e as instituições financeiras: análise da ADI 2.591. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

22.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Rafael Souza Viana.A participação das celebridades em publicidades ilícitas: a criança como vítima.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

23.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Valéria Santana do Carmo.A penhora do bem de familia do fiador nos contratos de locação.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Centro Universitário de Brasília.

24.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Vanessa Fernandes da Silva.Erro médico e a inversão do ônus da prova na relação entre paciente e profissional liberal.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

25.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Victor Pereira de Menezes.Suspensão do fornecimento do serviço de energia elétrica em face do consumidor inadimplente.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

26.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Deborah de Oliveira Berger.A chacina de Vigário Geral: O caso de Vera Lúcia Silva dos Santos e a crítica ao valor do dano moral.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Centro Universitário de Brasília.

27.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Denisson Andre Nitschke.Responsabilidade Civil da indústria fumígena e o direito à informação nas relações de consumo.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

28.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Hérika Borela Mesquita.A insuficiência legislativa no comércio eletrônico.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

29.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Bruna Eulalio Ferreira.Vícios dos produtos no TJDFT: Solidariedade dos fornecedores e o prazo de 30 dias.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

30.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Djan Souza Pereira.Súmula n° 381 do STJ: Análise crítica e o regime de nulidades do Código de Defesa do Consumidor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

31.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Lorena de Andrade Castro.Responsabilidade Civil por dano moral no descumprimento do dever de fidelidade.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Centro Universitário de Brasília.

32.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Guilherme Braga Fernandes.Contrato de incorporação imobiliária agregado ao financiamento bancário: Rescisão imotivada pelo consumidor, retorno ao ?status quo?.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

33.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Thaiane Lourenço Rocha.Responsabilidade Civil do Estado por atos omissos.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Centro Universitário de Brasília.

34.
MORISHITA WADA, R.. Participação em banca de Tatiana Tomaz Ramos.A aplicabilidade dos tratados internacionais sobre proteção e defesa do consumidor no ordenamento jurídico brasileiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito do Consumidor) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
153ª Reunião do Comitê de Ouvidorias Abrarec-Ouvidoria do Banco Central do Brasil.Ouvidoria Ativa. 2018. (Encontro).

2.
8ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros.Colóquios de Proteção do Consumidor de Seguros: Trajetórias e Perspectivas. 2018. (Seminário).

3.
8ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros.La falácia de la racionalidad y el comportamiento del consumidor. 2018. (Seminário).

4.
I Conferência Nacional de Direito do Consumidor, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Agências Reguladoras na Defesa do Consumidor. 2018. (Congresso).

5.
II JORNADA GLOBAL RISKS MAPFRE.Responsabilidade Civil - Seguros de grandes riscos. 2018. (Seminário).

6.
IX Seminário de Proteção à Privacidade e aos Dados Pessoais.Perfis comportamentais: as possibilidades e os limites do tratamento de dados para fins de estratificação, segmentação e categorização. 2018. (Seminário).

7.
Proteção ao Consumidor - Experiências e Práticas das Agências Reguladoras.Palestra Inaugural - A Proteção do Consumidor. 2018. (Seminário).

8.
XVIII Congresso Nacional do Ministério Público do Consumidor - Os reflexos na crise brasileira da proteção e defesa do consumidor. A dignidade do consumidor e a privacidade dos seus dados pessoais. 2018. (Congresso).

9.
15° Congresso de Auditoria Interna e Compliance. O Sistema Financeiro e a Visão Consumerista. 2015. (Congresso).

10.
25 anos do CDC em Minas Gerais.Novos rumos nas relações de consumo. 2015. (Seminário).

11.
3º Seminário de Direitos e Deveres do Consumidor de Seguros.25 anos da Defesa do Consumidor - A Era do Consumo Virtual. 2015. (Seminário).

12.
5° Encontro sobre Direito Ambiental - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.Sustentabilidade e Consumo. 2015. (Encontro).

13.
5a Conferência de Proteção ao Consumidor - Confederação Nacional de Seguros. Correlação entre educação, violência e aversão ao Risco. 2015. (Congresso).

14.
A Era do Diálogo 2015.Os 25 anos do CDC: balanços e projeções da mais avançada lei de proteção ao consumidor do mundo. 2015. (Seminário).

15.
Celebração do Dia do Ouvidor.O papel estratégico dos Ouvidores do Setor de Seguros, Previdência Privada Complementar, Saúde Suplementar e Capitalização. 2015. (Outra).

16.
CIAB FEBRABAN 2015. Consumidor e a proteção do marcado. 2015. (Congresso).

17.
I Congresso de Direito do Consumidor da Defensoria Pública de São Paulo. Tutela Coletiva do Consumidor. 2015. (Congresso).

18.
Sessão de Homenagens pelos 25 anos de vigência do Código de Defesa do Consumidor.Placa de homenagem 25 anos do CDC. 2015. (Outra).

19.
3° Seminário Internacional Consumo Seguro e Saúde.Acidentes de Consumo e Responsabilidade nas relações de consumo. 2014. (Seminário).

20.
Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente. Era do Diálogo: Um novo estágio nas relações de consumo no Brasil. 2014. (Congresso).

21.
V Conferência Estadual dos Advogados do Paraná. As Reformas que o Brasil precisa: O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. 2014. (Congresso).

22.
VI Congresso Latino-Americano de Inclusão Financeira. Superendividamento. 2014. (Congresso).

23.
VI Congresso Latino-Americano de Inclusão Financeira. Superendividamento. 2014. (Congresso).

24.
10º Seminário sobre Relações de Consumo.Direito do Consumidor: Turismo e Copa do Mundo. 2013. (Seminário).

25.
29º Encontro de Defesa do Consumidor do Estado de SP.Custo do Litígio: vale a pena insistir na disputa com o consumidor?. 2013. (Encontro).

26.
3º Seminário de Relacionamento com Clientes.Cartões de Crédito: Desacordo Comercial. 2013. (Seminário).

27.
3º Seminário de Relacionamento com Clientes.Cartões de Crédito: Desacordo Comercial. 2013. (Seminário).

28.
5º Encontro de Telecomunicações.Telecomunicações: Respeite o consumidor. 2013. (Seminário).

29.
6ª CONSEGURO. O mercado segurador em 2025 ? Transformação do Consumidor. 2013. (Congresso).

30.
Adequando a Empresa às Novas Regras de Comércio Eletrônico.Novas exigências para oferta de produtos e serviços utilizando o comércio eletrônico. Obrigações da empresa no momento da oferta de produtos e serviços. Atendimento ao consumidor.. 2013. (Seminário).

31.
Atendimento: Questão de Atitude.Uma pequena história sobre o papel do direito - Tú-Tú (Alf Ross); O direito do consumidor e suas três regras básicas: não machucar, reparar o dano e não machucar novamente; O atendimento e o sentimento de gratidão (Hannah Arendt); Uma outra pequena.... 2013. (Seminário).

32.
I Curso de Capacitação em Ouvidoria.Aplicação do CDC e a visão dos órgãos de defesa do consumidor sobre o mercado de saúde complementar. 2013. (Outra).

33.
IX Congresso do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. A proteção do consumidor como instrumento de desenvolvimento econômico social ? Consumo e Cidadania uma nova realidade social no Brasil?. 2013. (Congresso).

34.
Seminário ? Impactos Jurídicos e Operacionais da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Mercado Segurador.Reciclagem de Peças Automotivas ? Seguros com peças sob a ótica do CDC. 2013. (Seminário).

35.
XIII Jornada Brasilcon: Diálogos com a sociedade Brasileira.Atualização do CDC - Superendividamento. 2013. (Outra).

36.
2 Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Direito do Consumidor.O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. 2012. (Seminário).

37.
3ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros e Ouvidoria.CDC - 21 anos depois: atualidade ou atualização?. 2012. (Outra).

38.
3º Curso de Especialização em Direito do Consumidor.A oferta no CDC. 2012. (Outra).

39.
7º CMEP - Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento. Meios de pagamento e a sustentabilidade das relações de consumo. 2012. (Congresso).

40.
Atualidades Jurídicas - Judicialização de Conflitos e Novo CPC.Teoria da Litigância e as Relações de Consumo. 2012. (Seminário).

41.
Aula Inaugural do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Direito do Consumidor.O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. 2012. (Outra).

42.
Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente. Conheça a legislação de defesa do consumidor mais avançada do mundo. 2012. (Congresso).

43.
Consumo, Seguro e Saúde.Os novos desafios e perspectivas para atuação estratégica na proteção da saúde e segurança dos consumidores. 2012. (Seminário).

44.
Consumo Sustentável.Consumo Sustentável. 2012. (Seminário).

45.
Consumo Sustentável: perspectivas e propostas das organizações públicas e privadas.Consumo Sustentável: perspectivas e propostas das organizações públicas e privadas. 2012. (Seminário).

46.
Curso de Aperfeiçoamento/Merecimento: o Poder Judiciário e a Copa do Mundo de 2014.Direito básico de "Segurança do Torcedor" na Copa do Mundo. 2012. (Outra).

47.
Curso de Direito para Jornalistas.Direito do Consumidor. 2012. (Outra).

48.
Curso Itinerante de Direito do Consumidor com foco em Comércio Eletrônico.Meios de pagamento no comércio eletrônico. 2012. (Outra).

49.
Encontro sobre as Políticas Municipais de Defesa do Consumidor Carioca.Encontro sobre as Políticas Municipais de Defesa do Consumidor Carioca. 2012. (Encontro).

50.
I Encontro de Territórios do Curso de Formação em Comunicação Solidária.Fundamentos da política nacional de defesa do consumidor. 2012. (Encontro).

51.
II Simpósio dos Direitos dos Consumidores nas Telecomunicações.Direito dos consumidores nos SACs. 2012. (Simpósio).

52.
I Reunião da Secretaria Nacional do Consumidor.Novas perspectivas e desafios da defesa do consumidor no Brasil. 2012. (Outra).

53.
Primer Congreso Internacional del Derecho del Consumo. Daños por productos defectuosos: el caso brasileño. 2012. (Congresso).

54.
Reunião ordinária do Grupo de Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo - GEPAC.Participação na reunião ordinária. 2012. (Outra).

55.
Seminário Coluna Defesa do Consumidor O Globo.As ofertas e o princípio da boa-fé. 2012. (Seminário).

56.
Seminário Internacional Consumo Seguro e Saúde.Os novos desafios e perspectivas para atuação estratégica na proteção da saúde e segurança dos consumidores. 2012. (Seminário).

57.
1° Seminário Internacional sobre Regulação dos Serviços de Atendimento ao Consumidor.A implementação das normas de atendimento ao consumidor no Brasil. 2011. (Seminário).

58.
1° Seminário Mato-Grossense de Educação para o Consumo.A velocidade, modernidade e o consumo ? desafios para uma agenda de produtos eletroeletrônicos sustentáveis. 2011. (Seminário).

59.
20 anos do Código de Defesa do Consumidor - Ministério Público do Rio Grande do Norte.Balanço e Perspectivas da Defesa do Consumidor no Brasil. 2011. (Seminário).

60.
27° Encontro Estadual de Defesa do Consumidor.Cadastro Positivo. 2011. (Encontro).

61.
8° Congresso de Direito Bancário. A reforma do CDC e o superendividamento. 2011. (Congresso).

62.
8°Congresso Mato-grossense de Direito do Consumidor. Os Desafios para a Defesa do Consumidor nos Próximos 20 Anos. 2011. (Congresso).

63.
Exposuper ACATS 2011.Código de Defesa do Consumidor e os Supermercados. 2011. (Outra).

64.
Gestão de Conflitos no Setor de Energia Elétrica.Gestão de Conflitos no Setor de Energia Elétrica. 2011. (Seminário).

65.
I Oficina para responsáveis pela área de atendimento dos Procons integrados ao Sindec.O atendimento aos consumidores nos Procons e sua contribuição para a Política Nacional das Relações de Consumo. 2011. (Oficina).

66.
Oficina Temática sobre Cadastro Positivo.O monitoramento das operações de crédito e a titularidade dos dados pessoais. 2011. (Oficina).

67.
Seminário de Direito Econômico e Desenvolvimento.Palestra no Seminário de Direito Econômico e Desenvolvimento. 2011. (Seminário).

68.
Seminário de Relacionamento com Clientes - Federação Brasileira de Bancos.OUVIDORIAS E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: JUDICIALIDADE X CONSENSUALIDADE. 2011. (Seminário).

69.
Seminario sobre Reparación de Daños por Productos Defectuosos y Sexta Reunión del Grupo Técnico Asesor de la Red Consumo Seguro y Salud.Perspectiva general sobre la evolución de los regímenes de responsabilización y reparación de daños. 2011. (Seminário).

70.
V Encontro Estadual de Defesa do Consumidor do Estado do Espírito Santo.Cadastro Positivo. 2011. (Encontro).

71.
X Congresso Nacional dos Defensores Públicos. Defesa do Consumidor e Desenvolvimento Sustentável. 2011. (Congresso).

72.
1º Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" - Especialização em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos (Conciliação e Mediação) e Aplicação no Direito do Consumidor..A Tutela Constitucional do Consumidor. 2010. (Outra).

73.
26º Encontro de Defesa do Consumidor de Estado de São Paulo.Código de Defesa do Consumidor: Os desafios para o próximos 20 anos. 2010. (Seminário).

74.
3º Seminário Estadual do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais.20 anos do Código de Defesa do Consumidor. 2010. (Seminário).

75.
7º Seminário Sobre Relações de Consumo IBRAC.Recall: Legislação e Prática. 2010. (Seminário).

76.
Agências Reguladoras e a Tutela do Consumidor.Agências Reguladoras e Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. 2010. (Encontro).

77.
Congresso Internacional. O poder Judiciário e o Controle do Tabaco. 2010. (Congresso).

78.
Congresso Internacional de Direito Comparado Brasil/ Espanha. Desenvolvimento Internacional do Direito do Consumidor. 2010. (Congresso).

79.
I Conferência Interativa de Proteção do Consumidor de Seguro.A informação como elementos Fundamental para Proteção do Consumidor de Seguro. 2010. (Simpósio).

80.
II Congresso Brasileiro das Carreiras Jurídicas de Estado.A Defesa do Consumidor como Pilar do Desenvolvimento. 2010. (Oficina).

81.
Seminário Comemorativo 20 anos do Código de Defesa do Consumidor.A necessidade de Regulamentação das disposições do Código de Defesa do Consumidor. 2010. (Seminário).

82.
Uso Racional de Medicamentos.Regulação Sanitária de Medicamentos no Brasil: Aspectos Técnicos e Direitos do Consumidor. 2010. (Seminário).

83.
X Congresso Brasileiro de Direito do Consumidor. Legislação de Consumo. 2010. (Congresso).

84.
Amigo do Centrinho - USP.Código de Defesa do Consumidor. 2009. (Seminário).

85.
Direito do Consumidor e Crédito Responsável. Direto do Consumidor e Crédito Responsável. 2009. (Congresso).

86.
I Encontro de Defensoria Públicos de Defesa do Consumidor.A importância da Defensoria Pública no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. 2009. (Seminário).

87.
II Encontrode Ouvidoria do Mercado Segurador.Transparência na Relação com os Clientes. 2009. (Seminário).

88.
I Seminário de Ouvidora Pública e Controle Social.A Organização Institucional das Ouvidorias Públicas. 2009. (Seminário).

89.
Supermeeting Jurídico.Código de Defesa do Consumidor e os Supermercados - Balanço e Perspectivas. 2009. (Seminário).

90.
VI Congresso Brasileiro de Regulação. Regulação como Instrumento de Desenvolvimento Econômico. 2009. (Congresso).

91.
Workshop Febraban: Crédito Responsável e o Superendividamento.Participou da Abertura. 2009. (Seminário).

92.
7º Fórum Jurídicos Unidas.A Regulamentação dos Planos de Saúde da Visão dos Consumidores. 2008. (Seminário).

93.
Ciclo de Palestras da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia.Políticas Públicas e o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. 2008. (Encontro).

94.
Conferência do alto nível que a Direção - Geral de Saúde e Consumo da Comissão Européia.Os Desafios do Consumidor Europeu da Amanhã. 2008. (Seminário).

95.
Declaração dos Direitos do Homem 60 anos.. Direitos Humanos e Relações de Consumo. 2008. (Congresso).

96.
Seminário Politico de Atendimento ao Cidadão.Ética e Cidadania no Exercício da Função Pública.. 2008. (Seminário).

97.
Workshop Regulação e Participação Social..Experiências Desafios e Propostas. 2008. (Oficina).

98.
Jornadas Protección de los Consumidores en América.La protección de los consumidores en el ámbito interamericano. 2007. (Seminário).

99.
Responsabilidad social empresarial y consumo sustentable - experiencias regionales.Reglamentación de la información de precios al consumidor: garantia de acceso y equilibrio de la relación de consumo. 2007. (Encontro).

100.
Seminario sobre Comunicación de Riesgos en Inocuidad de los Alimentos - Oficina Regional de FAO para América latina y el Caribe.Comunicación de riesgos y derecho del consumidor a ser informado: Rotulado de alimentos producidos por biotecnologia. 2007. (Seminário).

101.
Simpósio de Direito do Consumidor.A atuaçãõ dos Procons na implantação da Política Nacional das Relações de Consumo. 2007. (Simpósio).

102.
El futuro del Consumo en un mundo Globalizado - Curso Universidade Complutense de Madrid. 2006. (Simpósio).

103.
III Encontro dos Promotores de Defesa do Consumidor de Santa Catarina.O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor: Eficácia. 2006. (Encontro).

104.
III Symposium Internacional de Consumo - Consumo responsable.A Defesa do Consumidor no Brasil. 2006. (Simpósio).

105.
I Seminário de Visão Prática das Relações de Consumo - Procuradoria Federal de Defesa do Consumidor - México.A relação de consumo e os problemas de telefonia. 2006. (Seminário).

106.
Seminário de Educação para o Consumo - Jornal da Tarde/SP.Educação para o Consumo. 2006. (Seminário).

107.
V Fórum Latino Americano de Agências Governamentais de Proteção ao Consumidor. La participación ciudadana como parte de la contraloria social en la tutela de los derechos del consumidor. 2006. (Congresso).

108.
15 anos do Código de Defesa do Consumidor.15 anos do Código de Defesa do Consumidor. 2005. (Seminário).

109.
III Seminário Internacional de Proteção de Dados Pessoais.Proposta de Acordo: A proteção de dados pessoais - Uma perspectiva da defesa do consumidor. 2005. (Seminário).

110.
Instalação da Câmara Técnica de Turismo - Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina.As Câmaras Técnicas e os serviços de turismo na defesa do consumidor. 2005. (Outra).

111.
IV Fórum de Agências Governamentais de Proteção e Defesa do Consumidor. A defesa do consumidor na América Latina - Balanço e Desafios. 2005. (Congresso).

112.
Seminário: O caso da saúde suplementar - UFRJ.A relação entre o público e o privado. 2005. (Seminário).

113.
Seminário de Direito Econômico - Dez anos de combate ao abuso do poder econômico.A Defesa do Consumidor e o Abuso do Poder Econômico. 2005. (Seminário).

114.
Seminário Internacional de Propaganda de Medicamentos.A publicidade enganosa e abusiva no CDC. 2005. (Seminário).

115.
Sessão solene na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.A Política de Defesa do Consumidor - Reflexões e Desafios. 2005. (Outra).

116.
XVI Congresso Nacional do Ministério Público - Ministério Público e Justiça Social. Direitos Humanos e Defesa do Consumidor. 2005. (Congresso).

117.
1° Seminário sobre Relações de Consumo - A perspectiva do consumidor.Perspectivas da Defesa do Consumidor. 2004. (Seminário).

118.
Ciclo de Debates 2004 - Direito Ambiental.Transgênicos e Defesa do Consumidor. 2004. (Outra).

119.
III Módulo de Direito do Consumidor.Princípios e Direitos Básicos do Consumidor. 2004. (Outra).

120.
II Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública.A informação da qualidade da água para consumo humano. 2004. (Seminário).

121.
Seminário "A água e os consumidores".Direito à informação: Novo regulamento. 2004. (Seminário).

122.
Seminário de Comemoração dos 21 anos do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais.A importância das entidades civis na defesa do consumidor. 2004. (Seminário).

123.
Seminário INDECOPI - Peru.A defesa do consumidor no Brasil. 2004. (Seminário).

124.
Transversalidade na Defesa do Consumidor.Transversalidade na Defesa do Consumidor. 2004. (Seminário).

125.
V Fórum Internacional de Atendimento ao Consumidor.O consumidor e o conceito de cidadania. 2004. (Seminário).

126.
1° Congresso de Direito do Consumidor do Estado do Acre. Os direitos do consumidor. 2003. (Congresso).

127.
I Encontro de Órgãos de Defesa do Consumidor da Paraíba.Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. 2003. (Encontro).

128.
Semana de palestras jurídicas do movimento jurídico pela solidariedade - IASP.Direito do Consumidor. 2002. (Outra).

129.
Seminário: Aspectos práticos e questões polêmicas de defesa do consumidor.Aspectos práticos e questões polêmicas de defesa do consumidor. 2002. (Seminário).

130.
Workshop Ouvidoria de usuários do Hospital das Clínicas de Botucatu.Ouvidoria de usuários: razão e importância. 2002. (Oficina).

131.
Eventos Universidade Presbiteriana Mackenzie.Direito do Consumidor. 2001. (Outra).

132.
Painel: Ouvidoria no Poder Judiciário - Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.O papel das ouvidorias no fortalecimento da dignidade do cidadão. 2001. (Outra).

133.
Psicologia e Direitos Humanos - Conselho Regional de Psicologia SP.Direitos Humanos e Direitos dos Consumidores. 2001. (Outra).

134.
Workshop: As novas tendências da ouvidoria.O exercício da cidadania e o papel do novo ouvidor. 2001. (Oficina).

135.
XVII Encontro de Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo.Acidentes de Consumo. 2001. (Encontro).

136.
A instituição pública com qualidade.Os direitos dos usuários dos serviços de saúde. 2000. (Outra).

137.
V Encontro Nacional de Ouvidores.Ouvidoria nas Empresas de Telefonia. 2000. (Encontro).

138.
XVI Encontro de Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo.Liberdade de escolha e concorrência. 2000. (Encontro).

139.
IV Congreso Argentino de Derecho del Consumidor. 1999. (Congresso).

140.
Palestras na Polícia Militar do Estado de São Paulo: Aspectos práticos do Código de Defesa do Consumidor.Aspectos práticos do Código de Defesa do Consumidor. 1999. (Outra).

141.
XV Encontro de Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo.A representatividade do consumidor nas agências e sistemas de regulação. 1999. (Encontro).

142.
XIV Encontro de Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo.A livre concorrência é também defesa do consumidor?. 1998. (Encontro).

143.
XIII Encontro de Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo.Fiscalização da Defesa do Consumidor e o Decreto n° 2.181. 1997. (Encontro).

144.
XII Encontro de Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo.A fiscalização como ato preventivo na proteção aos consumidores. 1996. (Encontro).

145.
XVI Encontro Nacional de Defesa do Consumidor.O Código de Defesa do Consumidor frente a fiscalização. 1996. (Encontro).

146.
XI Encontro Estadual de Defesa do Consumidor.A fiscalização e a defesa do consumidor. 1995. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORISHITA WADA, R.. 2° Congresso do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isabelle de Lima Lessa. Como os Juízes pensam? Estudo empírico sobre o reconhecimento das decisões administrativas da ANEEL envolvendo relações de consumo no Juizado Especial Cível do Estado do Rio de Janeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Ricardo Morishita Wada.

2.
Flávia Silveira da Silva. A oferta de crédito ao consumidor e a análise do superendividamento dos consumidores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Ricardo Morishita Wada.

3.
Lorena Maria de Alencar Normando da Fonseca. Legitimidade ativa do Ministério Público na defesa de direitos individuais homogêneos do consumidor.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Ricardo Morishita Wada.

4.
Pedro Augusto Ricardo dos Santos. A função social da pessoa jurídica de direito privado e a aplicabilidade do CDC.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Ricardo Morishita Wada.

5.
Franco Prest Martelli. O controle da publicidade no mundo pós-moderno. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Ricardo Morishita Wada.

6.
Geusa Maria Arnaldo do Nascimento. Organismos geneticamente modificados- OGM e o direito do consumidor à informação.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Ricardo Morishita Wada.

7.
Felipe de Oliveira Mesquita. Prestação de serviços advocatícios: A aplicabilidade subsidiária do Código do Consumidor.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Ricardo Morishita Wada.

8.
Leonardo Vaz Pessoa. A massificação da oferta de crédito e o fenômeno jurídico.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Ricardo Morishita Wada.

9.
Élio Gregório Silva. A teoria do risco de desenvolvimento na segurança pelo fato do produto na relação de consumo.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Ricardo Morishita Wada.

10.
Marcos Mattos Baby. Garantia estendida no mercado consumidor brasileiro.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Ricardo Morishita Wada.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MORISHITA WADA, R.. Reciclagem de Peças Automotivas ? Seguros com peças sob a ótica do CDC. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MORISHITA WADA, R.. Cartões de Crédito: Desacordo Comercial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MORISHITA WADA, R.. Direito do Consumidor: Turismo e Copa do Mundo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MORISHITA WADA, R.. Cartões de Crédito: Desacordo Comercial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MORISHITA WADA, R.. Defesa do Consumidor mais perto do leitor. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MORISHITA WADA, R.; OLIVEIRA, F. L. . Para empresas, Código é sinônimo de alta de custos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Redes sociais, websites e blogs
1.
MORISHITA WADA, R.. Dica da Semana - Direito do Consumidor - Jornal O Globo. 2012. (Site).



Outras informações relevantes


Membro do Conselho Fiscal da Associação de Educação Financeira do Brasil - AEF- Brasil desde outubro de 2013.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 15:18:47