Rocio Serrano Cañas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0967748154715413
  • Última atualização do currículo em 24/06/2014


Possui graduação em Filologia Hispânica - Universidad de Alcalá de Henares, Madrid (2001), mestre pelo Programa de Pos-Graduação em Lingüística da UFPB (2007) com a dissertação intitulada: "Lengua e Ingenio: concepciones pedagógicas en el siglo XVI hispánico" e, recentemente, doutora pelo mesmo programa, com a tese intitulada: "Lengua y conocimiento en Juan de Valdés", na qual se contempla a analise histórica da conformação do conceito de língua nos séculos XV e XVI, dentro do âmbito das tradições peninsulares, no momento no qual inicia-se a construção dos Estados modernos. Foi leitora Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECID) na Universidade Federal da Paraíba (2004-2006), participando em três projetos de pesquisa/ação para o ensino/aprendizagem de LE, todos os três direcionados à elaboração de uma proposta pedagógica de trabalho da língua e da linguagem desde um enfoque pragmático. Novamente, foi leitora AECID na Universidade Estadual da Paraíba (2008-2011), sendo que também neste período participou de uma ação dentro do âmbito da cooperação acadêmica, a través de um convênio entre a UFPB (Paraíba/Brasil) e a UJA (Jaén/Espanha), dentro do Programa de Cooperação Interinstitucional da AECID, com o intuito de aprofundar no estudo das linhas de pensamento dentro do humanismo espanhol. Também, tem atuado como voluntária na Oficina-Escola de João Pessoa (2007-2012), a través de distintos projetos que visaram a compreensão das particularidades linguísticas e pedagógicas do principio de "aprender fazendo", o qual tem sido apoiado pela AECID em toda Ibero-America. Atualmente, encontra-se trabalhando como professora efetiva da graduação de Letras/Espanhol, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rocio Serrano Cañas
Nome em citações bibliográficas
CAÑAS, R. S.;CAÑAS, ROCÍO S

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual da Paraíba.
Rua Abelardo Pereira dos Santos, 131
Centro
58500-000 - Monteiro, PB - Brasil
Telefone: (083) 33512970
URL da Homepage: www.uepb.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Lengua y conocimiento en Juan de Valdés, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Maria del Pilar Roca Escalante.
Palavras-chave: mentalidade judeo-crista; uso da língua; conhecimento; tradiçao.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.
2006 - 2007
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Lengua e ingenio: concepciones pedagógicas en el siglo XVI hispánico,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Maria del Pilar Roca Escalante.
Palavras-chave: individuo, aprendizagem, língua.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.
1996 - 2001
Graduação em Filología Hispánica.
Universidad de Alcalá de Henares.




Formação Complementar


2009 - 2009
Introduçao à política linguística (K. Rajagopalan). (Carga horária: 15h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2008 - 2008
Tradiçoes discrusivas (José Silva Camoes). (Carga horária: 15h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2006 - 2006
Gostar da gramática (Luiz Carlos Travaglia).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2006 - 2006
Sobre linguística histórica (Rosa Virgina Mattos).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2005 - 2005
Aquisiçao da língua oral.
Universidade Católica de Pelotas.
2004 - 2004
Ensinando língua estrangeira ( Vera Harabagi). (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidad de Jaén, UJA, Espanha.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Leitora AECID, Enquadramento Funcional: Cooperante, Carga horária: 20
Outras informações
O leitorado AECID na UEPB contempla o desenvolvimento de atividades na graduação de espanhol (ministrando disciplinas), na extensão (impartindo cursos de apoio ao aprendizado da LE) e em eventos referidos ao âmbito geral dos estudos de espanhol. Também é realizada uma divulgação dos programas acadêmicos da AECID (bolsas MAEC) e uma gestão vinculada às necessidades da área de espanhol onde actua o leitor (pedido de material bibliográfico e apoio de medidas institucionais para estruturar a formação e orientação dos futuros profissionais).


Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Leitora AECID, Enquadramento Funcional: Cooperante, Carga horária: 15

Atividades

01/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola (nivel I)
01/2006 - 12/2006
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, .

Atividade de extensão realizada
Língua Espanhola (nivel II e III).
01/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola (nivel inicial)
01/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, .

Atividade de extensão realizada
Língua Espanhola (nivel VI e I).
01/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua espanhola (nivel I)
01/2004 - 12/2004
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, .

Atividade de extensão realizada
Língua Espanhola (nivel V).

Universidad de Alcalá de Henares, UAH, Espanha.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Profesor contratado, Enquadramento Funcional: Profesor, Carga horária: 35

Atividades

2002 - 2004
Extensão universitária , Alcalingua, .

Atividade de extensão realizada
Língua espanhola: nivel inicial, intermediario, superior/gramática, conversaçao e cultura.


Projetos de pesquisa


2007 - 2012
O trabalho da linguagem: por uma proposta de ensino/aprendizado da LE em contextos profissionalizantes.
Descrição: O projeto é desenvolvido na Oficina-Escola de Revitalização de Patrimônio Histórico de João Pessoa (PB), sob a modalidade de pesquisa-ação, visando a observação e analise do ensino/aprendizado da língua estrangeira levando em conta as particularidades de um contexto pedagógico baseado no aprendizado através do trabalho..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
PROLICEN: Para a elaboração de uma proposta de ensino ELE dentro de um enfoque pragmático
Descrição: Projeto de pesquisa-açao voltado para a elaboraçao de uma proposta pedagógica na qual o ensino/aprendizagem da língua tenha como foco principal a relaçao que cada individuo estabelece com a língua. Essa relaçao é revelada na fala, entendida como atividade somática, pois nela está cifrada a história vital da comunidade e do individuo. O projeto visa a formaçao de professores de LE e LM, incentivando a observaçao dos processos internos que acontecem no fala dos alunos para, dessa maneira, trabalhar as associaçoes que levam definir o sentido do que querem dizer em cada momento. Coordenadora: Prfa Dra. María del Pilar Roca Escalante DLEM-PROLING/UFPB .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Rocio Serrano Cañas - Coordenador.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Projeto de pesquisa-açao: Formaçao linguística para estudantes brasileiros de Espanhol-Língua Estrangeira em contexto universitário.
Descrição: O projeto visa a formulação e compreensão de problemas referidos à formação linguística de estudantes brasileiros de ELE, levando em conta a memória e as práticas de ensino/aprendizado (LM e LE) que estes apresentam, visando um melhor entendimento do que de fato seja o aprendizado através do uso da língua..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Rocio Serrano Cañas - Coordenador / José Luís Ramírez Luengo - Integrante / María Horensia Murga - Integrante / Cristina Bongestab - Integrante / Andrea Ponte - Integrante / Fabio Marques Souza - Integrante.
2005 - 2006
PROBEX: Aula de espanhol na escola publica: por quê? para quê?
Descrição: Projeto direcionado à definiçao de critérios e parâmetros pedagógicos que permitam fazer do trabalho da língua e da linguagem, uma tarefa para o desenvolvimento da individualidade de cada aluno. Coordenadora: prfª leitora Rocío Serrano / Subprojeto vinculado ao projeto Por uma proposta de Letramento em LE coordenado pela Prfª Drª Maura Regina Dourado (DLEM/UFPB).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Rocio Serrano Cañas - Coordenador.


Outros Projetos


2009 - 2009
PCI/AECID: Preámbulos para un proyecto de investigación hispano-brasileño sobre la incidencia de la mentalidad judeo-conversa en el desarrollo del estado de derecho en el Nordeste brasileño.
Descrição: Ação complementária realizada através do Programa de Cooperação Interuniversitária (PCI) da AECID, com a participação de membros da Universidade Federal de Paraíba (Brasil) e a Universidade de Jaén (Espanha), com o intuito de procurar pontos de interseção para o estudo da mentalidade marrã na Peníncula e na Iberoamérica..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
PROLING: O trabalho da linguagem (por uma proposta de ensino/aprendizagem da LE em contextos de formação profissionalizante)
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2CAÑAS, R. S.;CAÑAS, ROCÍO S2013CAÑAS, R. S.. Uso y comunidad en los Refereciales Curriculares para la Enseñanza Media del Español en Paraíba. Prolíngua (João Pessoa), v. 18, p. 63-79, 2013.

2.
1CAÑAS, ROCÍO S2013 CAÑAS, ROCÍO S. O PRINCÍPIO FORMATIVO DO APRENDER FAZENDO NO PROGRAMA DE OFICINAS-ESCOLA. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 7, p. 110-128, 2013.

3.
3BLANCO, M. H. M.2012BLANCO, M. H. M. ; ESCALANTE, M. P. R. ; CAÑAS, R. S. . Lengua ordinaria y formación de profesores ELE. Eutomia (Recife), v. 2, p. 400-420, 2012.

4.
4CAÑAS, R. S.;CAÑAS, ROCÍO S2011 CAÑAS, R. S.; LUENGO, J. L. R. . Un aporte para la historia del léxico peninsular: la voz ánimo en Juan de Valdés. Anuario Brasileño de Estudios Hispánicos, v. XXI, p. 81-103, 2011.

5.
5CAÑAS, R. S.;CAÑAS, ROCÍO S2010 CAÑAS, R. S.. Un estudio de casos sobre la clase de E/LE. Letra Viva (UFPB), v. 10, p. 204-234, 2010.

6.
6CAÑAS, R. S.;CAÑAS, ROCÍO S2009CAÑAS, R. S.. Lengua y espiritualidad en el pensamiento del judeoconverso Juan de Valdés. EL OLIVO, v. 68, p. 81-102, 2009.

7.
7ESCALANTE, M. P. R.2006ESCALANTE, M. P. R. ; CAÑAS, R. S. . Problemas e encaminhamentos de uma proposta de ensino E/LE dentro de um enfoque pragmático. Revista do GELNE (UFC), v. 8, p. 175-190, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
CAÑAS, R. S.; LUENGO, J. L. R. . Lengua y Espiritualidad. Conocimiento, educación y espiritualidad durante los siglos XVI-XVII (Coord. Mª Dolores Rincón). : , 2010, v. , p. 51-69.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAÑAS, R. S.; ESCALANTE, M. P. R. . Aprendizagem pragmática da LE. In: ABRALIN EM CENA PIAUI, 2009, Teresina. ABRALIN EM CENA PIAUI. Joao Pessoa: IDEIA, 2009.

2.
CAÑAS, R. S.; ESCALANTE, M. P. R. . Repercussoes do ideal formal no processo de aquisiçao da LE. In: XXI JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, 2006, Joao Pessoa. XXI JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS. Joao Pessoa: IDEAIA, 2006. p. 2513-2518.

3.
CAÑAS, R. S.; ESCALANTE, M. P. R. . Letramento na aula de espanhol: questões sobre a função da oralidade em L1 e L2, na sessão coordenada Ensino e Aprendizagem da oralidade em segundas línguas voltado para a produção cultural. In: IV SENALE (Seminario Nacional sobre Linguagem e Ensino), 2005, Pelotas. IV SENALE (Seminário Nacional sobre linguagem e ensino). Pelotas: UCPEL, 2005. p. 235-236.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CAÑAS, R. S.. Corpo e fala na aprendizagem da LE. In: V Congresso Internacional da Associaçao Brasileira de Lingüística, 2007, Belo Horizonte. V Congresso Internacional da Associaçao Brasileira de Lingüística. Belo Horizonte: UFMG, 2007. p. 273-274.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAÑAS, R. S.. Relaciones Humanas y aprendizaje de la LE. In: ALFAL, 2008, Montevideo. XV CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ASOCIACIÓN DE LINGÜÍSTICA Y FILOLOGÍA DE AMÉRICA LATINA. Montevideo: imprenta GEGA, 2008. v. I. p. 139.

Artigos aceitos para publicação
1.
CAÑAS, R. S.. Uso y comunidad en los Referenciales Curriculares para la Enseñanza Media del Español en Paraíba. Prolíngua (João Pessoa), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
CAÑAS, R. S.. Uso y gramática en el siglo XVI español. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CAÑAS, R. S.. A crítica literária no Diálogo de la Lengua de Juan de Valdés. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CAÑAS, R. S.. La investigación-acción en el ámbito de la enseñanza del español/LE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CAÑAS, R. S.. Relaciones humanas y aprendizaje de la LE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CAÑAS, R. S.; ESCALANTE, M. P. R. . Aprendizagem pragmática da língua (LE). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CAÑAS, R. S.; ESCALANTE, M. P. R. . Corpo e fala na aprendizagem da LE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CAÑAS, R. S.; ESCALANTE, M. P. R. . Repercussoes do ideal formal no processo de aquisiçao da LE. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CAÑAS, R. S.; Gomes, Yarana S. . Por uma proposta de letramento escolar no ensino de língua estrangeira (LE); espanhol na escola pública: por quê e para quê?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CAÑAS, R. S.. Ismael Viñas. Ideografía de un mestizo. MAdrid: Cuadernos Hispano-Americanos, 2005 (Resenha).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAÑAS, R. S.. História da Língua Española. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
CAÑAS, R. S.. O ânimo em Juan de Valdés. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CAÑAS, R. S.. Introduçao ao espanhol histórico. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CAÑAS, R. S.. Introduçao ao espanhol histórico II. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CAÑAS, R. S.. El uso de la lengua en Juan de Valdés. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CAÑAS, R. S.. El tratamiento de las actitudes en el aprendizaje del español/LE. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
CAÑAS, R. S.. Actitud en el aprendizaje de E/LE. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
CAÑAS, R. S.. Oficina de leitura. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
CAÑAS, R. S.. Curso de espanhol voltado para graduandos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
CAÑAS, R. S.. Curso de espanhol voltado para graduandos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
CAÑAS, R. S.. Curso de espanhol voltado para graduandos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
CAÑAS, R. S.. Curso de espanhol voltado para graduandos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ESCALANTE, M. P. R.; VIEIRA DE SOUSA, ESTHER; CAÑAS, R. S.. Participação em banca de Enedina Cristiane da Silva. Utilização das imagens na disciplina Língua Portuguesa no Ensino Médio. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Qualificações de Mestrado
1.
ESCALANTE, M. P. R.; PEREIRA, H. P.; CAÑAS, R. S.. Participação em banca de Enedina Cristiane da Silva. Utilização das imagens na disciplina Língua Portuguesa no Ensino Médio. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Drª Marinalva Freire da Silva; Gilda Carneiro Neves; CAÑAS, R. S.. Banca Examinadora da Seleçao Simplificada para Professor Substituto Regime T-40. 2009. Universidade Estadual da Paraíba.

Outras participações
1.
CAÑAS, R. S.. Banca de Seleção Simplificada para Seleção de Professor Substituto T-40. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

2.
Drª Marinalva Freire da Silva; Dr. Gerardo Andrés Godoy Fajardo; CAÑAS, R. S.. Banca Examinadora da Seleçao Simplificada para Professor Substituto da Área de Língua e Literatura Espanholas. 2008. Universidade Estadual da Paraíba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Ciclo de Palestras em Letras.Aprendizado através do uso da língua. 2013. (Outra).

2.
XV Congreso Brasileño de Profesores de Español. El papel narrativo del refrán y del cuento. 2013. (Congresso).

3.
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE A FORMAÇAO DO PROFISSIONAL DE LÍNGUAS INGLESA, ESPAPNHOLA E FRANCESA.La investigación-acción en el ámbito de la enseñanza del español/LE. 2009. (Seminário).

4.
ALFAL. Relacones Humanas y Aprendizaje de la LE. 2008. (Congresso).

5.
V Congresso Internacional da Associaçao Brasileira de Lingüística. Corpo e fala na aprendizagem da LE. 2007. (Congresso).

6.
XXI JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS.Repercussoes do ideal formal no processo de aquisiçao da LE. 2006. (Outra).

7.
IV SENALE (Seminário Nacional sobre linguagem e ensino).Letramento na aula de espanhol: questões sobre a função da oralidade em L1 e L2, na sessão coordenada Ensino e Aprendizagem da oralidade em segundas línguas voltado para a produção cultural. 2005. (Seminário).

8.
VII Semana Intercultural (PAELE)/UFPB.Por uma proposta de letramento escolar no ensino de língua estrangeira: Espanhol na escola pública, por quê e para quê?. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAÑAS, R. S.. Curso de literatura de los Siglos de Oro: " Pastores y pícaros" (Dra. Cristina Castillo). 2010. (Outro).

2.
CAÑAS, R. S.. Curso de historia de la lengua: "Historia de la lengua: presupuestos y metodologías". 2010. (Outro).

3.
CAÑAS, R. S.. COMISSAO CIENTIFICA DA II SEMANA ACADÊMICA DO CCHE. 2009. (Outro).

4.
CAÑAS, R. S.. COMISSAO CIENTIFICA DO SEMINARIO NACIONAL SOBRE A FORMAÇAO DO PROFISSIONAL DE LÍNGUAS INGLESA, ESPANHOLA E FRANCESA. 2009. (Outro).

5.
CAÑAS, R. S.. Curso de Historia de la lengua: "História de la lengua e historia de los textos: metodlogías y análisis" (Dr. José Luís Ramirez Luengo). 2008. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 12:29:48