Tatiana Pereira Carvalhal

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3613565492120876
  • Última atualização do currículo em 14/07/2017


Possui Bacharelado e Licenciatura em Português-Literaturas pela Faculdade de Letras da UFRJ (2005), Mestrado pelo Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da UFRJ (2009) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF (2016). Atualmente, é docente e coordenadora do curso de Licenciatura em Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Desde 2004, atua na área de ensino de Português e participa de bancas de elaboração, aplicação e avaliação do exame para concessão do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). É pesquisadora do Grupo Linguagem, Política e Cidadania e tem interesse no campo de estudos de Política e Planejamento de Linguagem (PPL), sobretudo no eixo de avaliação, bem como em estudos sobre contato de línguas e ideologias linguísticas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tatiana Pereira Carvalhal
Nome em citações bibliográficas
CARVALHAL, T. P.;CARVALHAL, TATIANA PEREIRA


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2016
Doutorado em ESTUDOS DE LINGUAGEM.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Avaliação de Política e Planejamento da Linguagem: um estudo sobre os efeitos de um projeto de integração regional, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Mônica Maria Guimarães Savedra.
Palavras-chave: Política e Planejamento da Linguagem; Ideologia Linguística; Avaliação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2006 - 2009
Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Análise multimodal da construção discursiva de "Brasil" e de "brasileiros" em uma série telejornalística,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Branca Falabella Fabrício.
Palavras-chave: Análise Crítica do Discurso; Sociossemiótica; Identidade nacional; Discurso midiático.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2001 - 2005
Graduação em Faculdade de Letras.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Pró-Reitoria de Graduação, PR-1/UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Teaching languages in an era of globalization. (Carga horária: 3h).
Associação de Lingüística Aplicada do Brasil, ALAB, Brasil.
2012 - 2012
Formação de Professor de Português Língua Herança. (Carga horária: 25h).
Florida International University, FIU, Estados Unidos.
2005 - 2005
Extensão universitária em Extensão e Capacitação em Mídia e Educação. (Carga horária: 42h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Política e Planejamento de Linguagem: modelos analíticos e avaliativos em perspectiva
Descrição: Esta pesquisa, de natureza interdisciplinar, situa-se na interseção das ciências da educação, política, linguagem e sociedade e consiste em uma sistematização e discussão dos métodos analíticos e avaliativos desenvolvidos nos estudos de Política e Planejamento da Linguagem (PPL). Toma, como estudo de caso, o planejamento da política de Linguagem da Universidade Federal da Integração Latino-Americana e avalia particularmente os efeitos no conhecimento e nos usos das línguas pela comunidade acadêmica, bem como em suas ideologias linguísticas, no período de 2016 a 2020. De natureza tanto quantitativa quanto qualitativa, esta pesquisa utiliza como métodos a revisão bibliográfica, bem como a aplicação de questionários e entrevistas, gerando dados sobre os efeitos da política e planejamento da linguagem no âmbito local. Pretende-se, com esta pesquisa, reunir e sistematizar pesquisas realizadas recentemente na América Latina e em outras regiões, além de contribuir para o avanço dos estudos no campo de pesquisa de avaliação em PPL..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Pluralidade Linguística na Tríplice Fronteira: Curso Intensivo de Espanhol e Inglês
Descrição: O curso tem como objetivo desenvolver as diferentes competências necessárias para que os alunos possam usar o inglês e o espanhol falado no âmbito do turismo, com diferentes propósitos, de modo a contribuir para a capacitação linguística de jovens profissionais. Baseia-se no entendimento de linguagem e de ensino-aprendizagem como processos interacionais, em que a produção e a construção de sentidos estão situadas em determinado contexto social, cultural e histórico. Nesse sentido, metodologicamente, serão promovidas diversas práticas de interação em sala de aula, simulando situações reais de uso das línguas estrangeiras. O curso de inglês, com duração de 3 meses, ocorrerá de abril a junho, e o curso de espanhol, com igual duração, ocorrerá de agosto a outubro. As aulas serão realizadas nas quintas-feiras das 10h00 às 12h00, no Centro da Juventude do Município de Foz do Iguaçu, situado no bairro Jardim Naipi..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Tatiana Pereira Carvalhal - Coordenador.
2016 - Atual
Curso de Espanhol-Português para Intercâmbio (CEPI-UNILA)
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) Construindo educação da cultura pela paz
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - Atual
(Re)Construindo línguas-culturas da comunidade fronteiriça de Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú
Descrição: O projeto baseia-se no entendimento de que nem sempre uma região que celebra a imagem da diversidade cultural e linguística promove de fato a interculturalidade, o plurilinguismo e uma convivência respeitosa com as especificidades linguísticas e culturais dos grupos que a compõem, o que conduz à necessidade de uma sensibilização para essas questões. O projeto em foco consiste na realização de debates com diversos grupos linguísticos, culturais e étnicos da comunidade da região, em contextos institucionais (escolas, igrejas, família etc.) e não institucionais, visando a identificar e discutir os discursos que constroem as línguas-culturas da comunidade, sejam elas autóctones ou alóctones, e a promover práticas de integração interculturais e plurilíngues. Dependendo do contexto em que esses debates são realizados, são utilizados textos impressos, audiovisuais ou simplesmente orais para iniciar as discussões que versam sobre diferenças interculturais e intraculturais e sobre crenças, sentimentos e usos das línguas usadas na região. De natureza interdisciplinar, este projeto dialoga com várias áreas das Ciências Sociais, tais como Estudos da Linguagem, Psicologia, Educação, Sociologia, Estudos Culturais, e visa ainda a estimular pesquisas que permitam compreender as situações de contato de línguas na região, manutenção e mudança linguística, e contribuir para a promoção do plurilinguismo e para uma integração da comunidade da região trinacional, respeitando as línguas-culturas e os modos de vida dos diferentes grupos que a integram..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Tatiana Pereira Carvalhal - Coordenador.
2012 - 2012
Curso Preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras)
Descrição: Este projeto visa ao oferecimento de um curso de português como língua adicional para habitantes da Tríplice Fronteira Brasil/Argentina/Paraguai que desejam aprimorar sua competência na produção e interpretação de diferentes textos ? orais e escritos ? nessa língua. O curso funciona, ainda, como uma preparação para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação e aplicado no Brasil e no exterior com o apoio do Itamaraty. Trata-se do único exame de proficiência em português reconhecido oficialmente no Brasil, sendo, atualmente, exigido para a obtenção de algumas bolsas de graduação e pós-graduação, para a validação de diplomas de profissionais estrangeiros que objetivem trabalhar no país e para a inscrição profissional em algumas entidades de classe, a exemplo do Conselho Federal de Medicina. Concebendo a língua como um meio de interação social, pelo qual o sujeito se relaciona com o outro, (re)constrói sentidos e (se) significa, e norteado pelos pressupostos teóricos que subjazem ao Celpe-Bras, o curso procura levar os alunos a utilizarem o português oral e escrito em uma diversidade de contextos, com diferentes propósitos e interlocutores. Para tanto, considera-se fundamental o estabelecimento de um diálogo intercultural, que permita o questionamento de etnocentrismos e o conhecimento de outras formas de interpretar o mundo e atribuir valores. O projeto também almeja ser um espaço para a elaboração e o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de Português como Língua Adicional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Tatiana Pereira Carvalhal - Coordenador / Henrique Leroy - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HAMEL, RAINER ENRIQUE2016HAMEL, RAINER ENRIQUE ; ÁLVAREZ LÓPEZ, ELISA ; CARVALHAL, TATIANA PEREIRA . Language policy and planning: challenges for Latin American universities. Current Issues in Language Planning, v. 17, p. 278-297, 2016.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHAL, T. P.. Conflitos linguísticos em zonas fronteiriças: diagnóstico das atitudes linguísticas e do perfil sociolinguístico dos estudantes de uma escola de Foz do Iguaçu. In: Seminário Ibero-americano de Diversidade Linguística, 2016, Foz do Iguaçu. Anais do Seminário Ibero-americano de Diversidade Linguística. Brasília, DF: Iphan, 2016. p. 319-324.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHAL, T. P.. (Re)Construindo línguas-culturas da comunidade fronteiriça de Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú: diálogos com a comunidade escolar. In: VIII Encontro Internacional de Letras ?Línguas, linguagens, cultura e ensino: o cruzamento de Fronteiras Imaginárias? I Jornadas Latino- americana de Linguagens e Cultura, 2014, FOZ DO IGUACU. Anais do Evento 2014, 2014. p. 66-67.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHAL, T. P.. Perspectivas acerca da planificação da política de linguagem institucional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CARVALHAL, T. P.. A educação bilíngue e o plurilinguismo na Universidade Federal da Integração Latino-Americana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARVALHAL, T. P.. A pesquisa sociolinguística na contemporaneidade: considerações acerca do questionário aplicado pelo PEIF/UNILA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CARVALHAL, T. P.. Conflitos linguísticos em zonas fronteiriças: diagnóstico preliminar das atitudes linguísticas e do perfil sociolinguístico dos estudantes de uma escola de Foz do Iguaçu. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CARVALHAL, T. P.. A planificação de educação bilíngue em uma universidade multilíngue. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CARVALHAL, T. P.. Leitura e produção de textos multimodais: uma sequência didática para ensino da língua portuguesa a partir do documentário Oscar Niemeyer - a vida é um sopro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
CARVALHAL, T. P.. Línguas Adicionais: do planejamento pedagógico da educação bilingue na Unila. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CARVALHAL, T. P.. Português do Brasil como língua de trabalho em contextos plurilíngues. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CARVALHAL, T. P.. Análise multimodal da construção de um Brasil mal governado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CARVALHAL, T. P.. ?Eu sou brasileira, você é ...?? Análise da prática de construção da ideia de identidade nacional de alunos de PLE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CARVALHAL, T. P.. O discurso telejornalístico no ensino de PLE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CARVALHAL, T. P.. Letramento midiático e ensino de língua estrangeira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CARVALHAL, T. P.. Textos midiáticos sobre gênero no ensino de PLE para anglófonos: uma perspectiva multicultural. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CARVALHAL, T. P.. O audiovisual: uma proposta para o ensino de língua. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CARVALHAL, T. P.. O vídeo em sala de aula de PLE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CARVALHAL, T. P.. As implicações de ser e estar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARVALHAL, T. P.. Português - Língua Adicional - Nível Básico. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático de Português Adicional).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CARVALHAL, T. P.. Corretora do Exame para concessão do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - CELPE-Bras. 2014. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

2.
CARVALHAL, T. P.. Corretora do Exame para concessão do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - CELPE-Bras. 2013. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

3.
CARVALHAL, T. P.. Colaboradora na elaboração de itens para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - CELPE-Bras. 2012. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

4.
CARVALHAL, T. P.. Colaboradora na elaboração de itens para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - CELPE-Bras. 2011. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

5.
CARVALHAL, T. P.. Entrevistadora do Exame para concessão do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - CELPE-Bras. 2011. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

6.
CARVALHAL, T. P.. Corretora do Exame para concessão do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - CELPE-Bras. 2011. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

7.
CARVALHAL, T. P.. Entrevistadora do Exame para concessão do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - CELPE-Bras. 2010. Secretaria de Ensino Superior.

8.
CARVALHAL, T. P.. Entrevistadora do Exame para concessão do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - CELPE-Bras. 2009. Secretaria de Ensino Superior.

9.
CARVALHAL, T. P.. Entrevistadora do Exame para concessão do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - CELPE-Bras. 2008. Secretaria de Ensino Superior.

10.
CARVALHAL, T. P.. Entrevistadora do Exame para concessão do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - CELPE-Bras. 2007. Secretaria de Ensino Superior.

11.
CARVALHAL, T. P.. Corretora das redações do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. 2006. Ministério da Educação.

12.
CARVALHAL, T. P.. Corretora do Exame para concessão do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - CELPE-Bras. 2006. Secretaria de Ensino Superior.

13.
CARVALHAL, T. P.. Entrevistadora do Exame para concessão do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - CELPE-Bras. 2006. Secretaria de Ensino Superior.

14.
CARVALHAL, T. P.. Comissão ad hoc para correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. 2005. Ministério da Educação.

15.
CARVALHAL, T. P.. Entrevistadora do Exame para concessão do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - CELPE-Bras. 2005. Secretaria de Ensino Superior.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Congresso da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira. Perspectivas acerca do planejamento do português e do espanhol como línguas de instrução e de produção de conhecimento científico em um espaço compartilhado. 2016. (Congresso).

2.
II Encontro Internacional de Mediação Cultural. 2014. (Encontro).

3.
Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade. 2013. (Congresso).

4.
I Simpósio Internacional Celpe-Bras (I SINCELPE). 2013. (Simpósio).

5.
IX Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro.Leitura e produção de textos multimodais: uma sequência didática para ensino da língua portuguesa a partir do documentário Oscar Niemeyer - a vida é um sopro. 2013. (Encontro).

6.
X CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUÍSTICA APLICADA. 2013. (Congresso).

7.
X Congresso Internacional da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangieira. Línguas Adicionais: do planejamento pedagógico da educação bilíngue na Universidade Federal da Integração Latino-Americana. 2013. (Congresso).

8.
VIII Encontro de Português Lingua Estrangeira do Rio de Janeiro. 2012. (Encontro).

9.
III Congresso Internacional da Associação Internacional de Linguística do Português. 2010. (Congresso).

10.
VI Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro (VI PLE ? RJ). 2009. (Encontro).

11.
III Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro (III PLE-RJ). 2006. (Encontro).

12.
II Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade. 2006. (Simpósio).

13.
O Ensino de Língua Estrangeira: Tarefas Linguísticas. 2006. (Encontro).

14.
I Fórum Internacional de Análise do Discurso. 2005. (Outra).

15.
II Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro (II PLE-RJ). 2005. (Encontro).

16.
IX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHAL, T. P.. II Encontro Internacional de Mediação Cultural. 2014. (Outro).

2.
CARVALHAL, T. P.. IX Encontro de Português Língua Estrangeira. 2013. (Outro).

3.
CARVALHAL, T. P.. I Simpósio Internacional Celpe-Bras. 2013. (Outro).

4.
CARVALHAL, T. P.. Congresso América Latina e Interculturalidade. 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:34:55