Jania Maria de Paula

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4133389042872369
  • Última atualização do currículo em 20/12/2018


Possui graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama (1988), graduação em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (1997), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2008) e doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2017). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia nos cursos Técnicos integrado ao Ensino Médio e no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT . Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, migração, Rondônia, grupos eslavos e sustentabilidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jania Maria de Paula
Nome em citações bibliográficas
PAULA, Jania Maria de

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Instituto Federal de Rondônia - Campus Ji-Paraná.
Rua Rio Amazonas n. 151
Jd dos Migrantes
76900000 - Ji-Paraná, RO - Brasil
Telefone: (69) 34215045


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Nossa terra em outras terras: os descendentes de eslavos na Zona da Mata Rondoniense, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Antônio Carlos Witkoski.
Palavras-chave: Habitus; Grupos Eslavos; Identidade regional; Territórios; Rondônia.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2006 - 2008
Mestrado em Geografia.
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Título: Karo e Ikólóéhj: escola e seus modos de vida,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Nilson Santos.
1998 - 1999
Especialização em Geografia e Ensino no Contexto Amazônico.
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Título: Diagnóstico Ambiental do Parque Estadual de Corumbiara e seu entorno no municipio de Cerejeiras - RO.
Orientador: Eloísa Helena Della Justina do Nascimento.
1996 - 1997
Graduação em Geografia.
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Título: Complementação de Estudos (Licenciatura Plena).
1987 - 1988
Graduação em Estudos Sociais.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama, FAFIU, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
Curso de Formação de Educadores em Gênero e Relac. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Capacitação em Educação Escolar Indigena. (Carga horária: 80h).
Secretaria de Estado da Educação de Rondonia, SEDUC, Brasil.
2000 - 2000
Capacitação Docente. (Carga horária: 40h).
Faculdade de Educação de Cacoal, UNESC*, Brasil.
1993 - 1993
Educação Ambiental. (Carga horária: 40h).
Governo do Estado de Rondônia, GOVERNO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 60
Outras informações
Trabalho sob contrato.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 60
Outras informações
Professor colaborardor da disciplina Geografia da População.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 60
Outras informações
Trabalho realizado sob contrato.

Atividades

4/2006 - Atual
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geografia da População
1/2006 - 1/2006
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geografia Agrária
1/2004 - 1/2004
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geografia da População

Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 0
Outras informações
Sem carga horária específica, baseado no Produto.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 0
Outras informações
Não tem carga horária específica, apenas produto.


Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, IFRO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , campus Ji-Paraná, .

07/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , campus Ji-Paraná, .

07/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , campus Ji-Paraná, .

07/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , campus Ji-Paraná, .

07/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , campus Ji-Paraná, .


Governo do Estado de Rondônia, GOVERNO/RO, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Primeiro e Segundo Graus, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1990 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20

Atividades

11/2005 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Educação do Estado de Rondônia, Secretaria de Educação do Estado de Rondônia.

Atividade realizada
Técnica Pedagógica em Educação Quilombola e Ribeirinha.
5/1997 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia
Geografia de Rondônia
História
2/2003 - 11/2005
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Educação do Estado de Rondônia, Secretaria de Educação do Estado de Rondônia.

Atividade realizada
Técnica Pedagógica em Educação Escolar Indígena.
7/2003 - 7/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia (com enfoque indígena)
8/2001 - 8/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia (com enfoque indígena)
8/1990 - 4/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia
Geografia de Rondônia
História


Linhas de pesquisa


1.
Assentamentos rurais e agroecologia
2.
Culturas locais e educação: espaço de desenvolvimento intercultural
3.
Etnoconhecimentos: diálogo intercultural na ciência da natureza
4.
Exploração de produtos florestais não madeireiros entre populações tradicionais
5.
Terras Indigenas: sustentabilidade e territorialidade


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A construção da paisagem geográfica de Ji-Paraná: das influências regionais à arquitetura moderna.
Descrição: A construção de uma paisagem arquitetônica em áreas de ocupação por processos migratórios, costumam ocorrer com a reprodução das paisagens geográficas dos locais de origem da migração. A presença de casas reproduzindo os modelos do lugar de origem funciona como mecanismo de territorialização afetiva da paisagem, quando reproduzir as formas arquitetônicas no novo local de moradia torna-se a forma de repossuir os valores perdidos dos objetos que ficaram para trás no momento da partida, tais como as casas. Considerando a grande diversidade sociocultural de Ji-Paraná presente em decorrência dos processos migratórios destinados à Rondônia a partir da segunda metade do século passado, esta proposta de projeto de pesquisa tem por objetivo compreender a formação da paisagem geográfica de Ji-Paraná a partir das influências culturais causadas pela presença de diferentes grupos regionais que migraram para o município, bem como as atuais transformações que adotam fachadas modernas para dinamizar o mercado imobiliário local..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
TECNOLOGIA 3D COMO FERRAMENTA PARA GESTÃO TERRITORIAL E AMBIENTAL DA TERRA INDÍGENA IGARAPÉ LOURDES DE JI-PARANÁ/RO.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lediane Fani Felzke em 29/11/2018.
Descrição: A Terra Indígena Igarapé Lourdes, localizada em Ji-Paraná/RO, demarcada em 1976 e 1977 e homologada em 1984, é habitada pelos povos de Arara e Ikólóéhj Gavião, ambos do tronco linguístico tupi. Desde os primórdios do contato interétnico, nos anos 1940, tais povos tem vivenciado a exploração e a invasão de sua terra, primeiramente por caucheiros e seringueiros, e na sequência por garimpeiros e madeireiros. Atualmente estas etnias, que totalizam aproximadamente 1400 pessoas, tem se preocupado com a gestão territorial e ambiental de sua terra. Devido a esta preocupação, elaboraram o ?Diagnóstico etnoambiental participativo e plano de gestão da Terra Indígena Igarapé Lourdes? em 2006 e o ?Diagnóstico etnoambiental participativo, etnozoneamento e plano de gestão da Terra Indígena Igarapé Lourdes? em 2012 com o intuito de garantir a utilização dos recursos da T.I. de modo sustentável. Este projeto se propõe, por meio de um software compatível, criar uma maquete topográfica e hipsométrica da T.I. Igarapé Lourdes que possa servir como ferramenta para qualificar projetos socioambientais e socioeconômicos a serem desenvolvidos na T.I. pelas associações indígenas, pelas ONGs e pelos poderes públicos municipal, estadual e federal. Trata-se de um projeto piloto que poderá ser replicado nas demais terras indígenas do estado e, a depender dos resultados, poderá ser utilizado em outras áreas de interesse..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Jania Maria de Paula - Integrante / Lediane Fani Felzke - Coordenador / João Eujácio Teixeira Junior - Integrante / Jackson Henrique da Silva Bezerra - Integrante.
2017 - Atual
Idas e vindas: migração, adaptação e readaptação ao contexto escolar pela perspectiva dos alunos do Campus Ji-Paraná,
Descrição: Este estudo pretende identificar os alunos do Campus Ji-Paraná que viveram em outros países e voltaram ao Brasil. Pretende investigar a grade curricular na qual os alunos retornados fizeram seus estudos nas instituições estrangeiras. A partir da comparação entre as grades, o estudo poderá apontar a viabilidade da readaptação desses alunos ou possíveis conflitos desse processo, especialmente no que diz respeito à escola, no uso da língua, na rotina de estudos, no comportamento e interação com os alunos, no aprendizado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Transformação no universo alimentar dos Arara-Karo: mito, ressignificações e sustentabilidade
Descrição: O povo indígena Arara-Karo, do tronco lingüístico Tupi habita as margens do Rio Machado desde tempos imemoriais. Atualmente seus 294 indivíduos vivem e se perpetuam na Terra Indígena Igarapé Lourdes, município de Ji-Paraná/RO. Os Arara se organizaram em duas aldeias, a Aldeia I?Târap com 203 pessoas e a aldeia Pajgap com 91 habitantes. Desde o contato interétnico tem havido mudanças significativas nos hábitos alimentares e nas formar de preparar e acondicionar os alimentos nas aldeias. O fácil acesso a cidade e a energia elétrica tem exacerbado essas mudanças. O projeto teve como objetivo analisar a percepção do povo Arara-Karo sobre os benefícios e os prejuízos provocados pelas mudanças nos seus costumes alimentares no que diz respeitos aos aspectos culturais, de sustentabilidade e de saúde. Parte-se do pressuposto que a cultura, em todas suas dimensões, inclusive alimentar, é dinâmica e está em constante ressignificação. Para coleta e análise de dados será utilizado o método etnográfico, pois possibilita, através da observação participante e das entrevistas nãoestruturadas, apreender aquilo que não aparece num primeiro olhar, ou seja,a realidade por trás da aparência. A necessidade de convivência com o grupo para a obtenção dos dados enriquece a pesquisa e torna mais fidedigna a informação obtida. Além disso, a participação dos professores indígenas como colaboradores do projeto permite uma visão ampliada do processo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2011
Energia, cultura e sustentabilidade entre os Arara Karo da Terra Indígena Igarapé Lourdes.
Descrição: O Povo Indígena Arara-Karo, pertencentes a família Rama-Rama, do tronco Tupi habita as margens do Ria Machado desde tempos imemoriais. Atualmente, seus 294 individuos vivem e se perpetuam na Terra Indigena Igarapé Lourdes, muniípio de Ji-Paraná/RO, território que dividem com o Povo Gavião Ikólóej. Os Arara se organizam em dias aldeias, a aldeia I'Târap com 203 pessoas e a Aldeia Pajgap com 91 habitantes. No ano de 2006 a Aldeia I'Târap foi contenmplada com o projeto Luz para Todos, do Governo Federal. Desde então, tem se processado inúmeras mudanças na organização social, cultural e na utilização de recursos naturais nesta aldeia. O presente projeto tem como objetivo avaliar as transformações provocadas pelo acesso à energia eletrica na aldeia I'Târap em comparação com a aldeia Pajgap no que se refere aos aspéctos culturais, sociais e à reprodução sustentável de seus habitantes. Para coleta e análise de dados será utilizado o métodoetnográfico, pois possibilita, através da observação participante e das entrevistas não-estruturadas, apreender aquilo que não aparece num primeiro olhar, ou seja, a realidade por trás da aparência. A necessidade de convivência com o grupo para obtenção dos dados enriquece a pesquisa e torna mais fidedigna a informação obtida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Economia e Sustentabilidade na Terra Indigena Igarapé Lourdes
Descrição: Este projeto, em desenvolvimento junto as comunidades Arara e Gavião, ocupantes da Terra Indígenas Igarapé Lourdes, município de Ji-Paraná/RO, vem buscado contribuir com tais comunidades naquilo que tem causado preocupações aos grupos: encontrar possibilidades de desenvolvimento de atividades econômicas que se mostrem sócio e ambientalmente mais coerentes com seus modos de vida. Através do método etnográfico se realiza um levantamento junto aos povos Arara e Gavião das atividades econômicas desenvolvidas, com intuito de identificar as potencialidades locais que poderão contribuir para a melhoria da obtenção de renda do grupo. Além disisso vem se realizando a avaliação do modelo de produção utilizado na extração de Produtos Florestais Não-Madeireiros (PFNM) e a relação deste modelo com os elementos simbólicos que fazem parte da cultura destes povos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Pêssankas: a arte eslava de desenhar ovos
Descrição: Este projeto de extensão se propõe a oferecer à comunidade acadêmica e externa do IFRO - campus Ji-Paraná, palestras sobre as contribuições dos migrantes descendentes de eslavos na construção do espaço sociogeográfico de Rondônia, neste momento com a oferta de oficinas de pinturas de ovos de páscoa ? as Pessankas - arte de tradição milenar dos povos eslavos trazida ao Brasil e ainda reproduzida no interior das famílias. Em Rondônia, a tradição tem se perdido devido à ausência de espaços que promovam sua produção e ao esquecimento dos saberes tradicionais desses povos, as condições de desaparecimento das artes e artesanatos tradicionais tem sido motivo de preocupação e consternações de diversas famílias descendentes de eslavos na região. O projeto oportunizará o fortalecimento de espaços para vivência da eslavicidade na região..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Projetos de ensino


2018 - Atual
Iniciação Científica em Geografia para alunos dos primeiros anos dos Cursos Técnicos de Informática, Florestas e Química.
Descrição: Com o advento da internet, as tradicionais pesquisas escolares tornaram-se tão somente ações de comando para um computador ? o propagado ?copie e cole?. Não faz mais sentido que professores, principalmente na área das ciências humanas, utilizem esta antiga modalidade de pesquisa para compor sua metodologia de ensino. É pois, necessário apresentar aos alunos outras possibilidades de pesquisa: a pesquisa de campo desenvolvida por ele mesmo de forma a despertar sua curiosidade e seu desejo de busca por conhecimento e atraí-lo para um aprendizado mais dinâmico. Neste sentido, este projeto de ensino, proposto para a disciplina de Geografia pretende inserir todos os alunos matriculados nos primeiros anos dos cursos técnicos de Informática, Química e Florestas integrados ao Ensino Médio nas primeiras noções de iniciação científica. A partir do tema central A formação do espaço sócio geográfico do Município de Ji-Paraná (ou o município onde residem), os alunos deverão desenvolver uma pesquisa de observação, considerando-a como metodologia de trabalho. Produzir imagens sobre os subtemas por eles escolhidos e analisa-las, elaborando como produto final um resumo expandido de até 04 laudas e que poderão futuramente serem submetido aos salões de iniciação científica de âmbito regional. Uma instituição que oferece a modalidade de ensino médio e que tem suas bases assentadas sobre o processo ensino-pesquisa-extensão deve colocar o aluno em contato com todas as etapas de tal processo desde o início de seu ingresso. Assim, consideramos ser muito significativa a inserção do aluno em pequenos trabalhos de iniciação científica. É uma forma de apresenta-lo ao universo da pesquisa, de torna-lo mais autônomo na busca de resoluções para seus problemas cotidianos, também prepara-lo para concorrer como bolsista iniciante em editais ofertados pela instituição, como forma de contribuição ao seu processo de aprendizagem..
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: OBJETIVO GERAL: - Levar o aluno a ter contato inicial com a produção científica através da realização de pesquisa de observação. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Tornar a aprendizado na disciplina de Geografia mais dinâmico. - Proporcionar ao aluno um aprendizado que contribua com uma formação crítica para o exercício de sua cidadania. - Iniciar a construção de currículo vitae do aluno através da possibilidade de publicar (em banner) os resultados da pesquisa.
Alunos envolvidos: Ensino médio: (99) .
Integrantes: Jania Maria de Paula - Coordenador.Número de orientações: 6


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PAULA, Jania Maria de2016PAULA, Jania Maria de. Rondônia no cenário do Pensamento Social Brasileiro. Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico, v. I, p. 01-14, 2016.

2.
PAULA, Jania Maria de2015PAULA, Jania Maria de. O caminho metodológico da pesquisa Nossa Terra em outras terras: os descendentes de eslavos na Zona da Mata Rondoniense. Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé, v. 1, p. 61-73, 2015.

3.
FELZKE, Lediane Fani2014FELZKE, Lediane Fani ; CARVALHO, Felipe Rocha de. ; PAULA, Jania Maria de ; Oliveira, D. . Memória e resistência na migração para a Amazônia: o caso de Nova Londrina em Ji Paraná, estado de Rondônia, Brasil. Mundo Agrario (La Plata), v. 15, p. 1-22, 2014.

4.
SILVA, Adnilson de A.2010SILVA, Adnilson de A. ; SILVA, Antonio Carlos G. ; PAULA, Jania Maria de ; SILVA, Josué da Costa ; SOUSA, Lucileyde Feitosa . O processo de des(re)territorialização dos trabalhadores nordestinos no território amazônico durante os ciclos da borracha. geografar Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR, v. 05, p. 61-82, 2010.

5.
PAULA, Jania Maria de2008PAULA, Jania Maria de. Políticas Públicas e as populações indígenas de Rondônia. Geografias (UFMG), v. 04, p. 71-80, 2008.

6.
PAULA, Jania Maria de2007 PAULA, Jania Maria de. A transformação da organização espacial nas aldeias indígenas de Rondônia. Uáquiri (UFAC), v. I, p. 11-24, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
PAULA, Jania Maria de. Migração e construção de território: os descendentes de poloneses e ucranianos na Zona da Mata Rondoniense. In: Ingrid Aparecida Gomes. (Org.). A Produção do Conhecimento Geográfico 2. 1ed.Ponta Grossa/PR: Atena Editora, 2018, v. 2, p. 101-109.

2.
PAULA, Jania Maria de. A presença eslava na Zona da Mata Rondoniense e a construção de sua identidade regional. In: Rosalvo Stachiw. (Org.). Nossa terra, nossa gente: uma contribuição à história e geografia de Rondônia. 1ed.Porto Velho: Gráfica e Editora Imediata, 2018, v. 1, p. 49-68.

3.
PAULA, Jania Maria de; DOURADO, G. . Depois das andanças, a terra: os pequenos proprietários rurais do entorno da Reserva Biológica do Jaru em Rondônia. In: PINHEIRO, Zairo; BARBOSA. José Joaci; SANTOS, Alex Mota dos.. (Org.). Tradições Reinventadas. 01ed.Porto Velho: Temática Editora, 2017, v. 01, p. 85-105.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAULA, Jania Maria de; WITKOSKI, A. C. . Migração e construção de território: os descendentes de poloneses e ucranianos na Zona da Mata Rondoniense. In: XII ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE, 2017, PORTO ALEGRE. Trabalhos apresentados no XII - ENANPEGE - I EDIÇÃO. Porto Alegre, 2017. p. 1362-13373.

2.
PAULA, Jania Maria de; WITKOSKI, A. C. . A 'Eslavicidade de Interior' e a Solidão Étnica na Zona da Mata Rondoniense. In: IV Simpósio Internacional de Estudos Eslavos, 2016, Irati. Caderno de Anais IV Simpósio Internacional de Estudos Eslavos, 2016. v. Único. p. 518-534.

3.
PAULA, Jania Maria de. A importância das culturas próprias para os povos Arara e Gavião de Rondônia. In: XIII Encontro de Geógrafos da América Latina, 2011, San José,. Ponencias, 2011.

4.
SILVA, Adnilson de A. ; PAULA, Jania Maria de ; MOTA ; KOZEL . A questão indígena Amazônica: algumas reflexões sobre a representatividade dos saberes. In: Simpósio Internacional sobre Saberes Tradicionais, Biodiversidade, Biotecnologia e Dinâmicas Territoriais SINBIOTEK, 2010, Goiania. Anais do II Simpósio Internacional sobre Saberes Tradicionais, Biodiversidade, Biotecnologia e Dinâmicas Territoriais SINBIOTEK. Goiania: FUNAPE, 2010. v. 01. p. 01-16.

5.
PAULA, Jania Maria de; FELZKE, Lediane Fani ; ARARA, Sebastião ; ARARA, Célio Nakit ; ARARA, Marli Peme ; ARARA, Ernandes Nakaxion ; ARARA, Ronaldo ; ARARA, Sandra . O Povo Arara-Karo: entre a produção tradicional e o mercado. In: V Encontro Nacional da ANPPAS, 2010, Florianópolis/SC. Anais da ANPPAS, 2010.

6.
PAULA, Jania Maria de. A Escola para os povos Arara e Gavião da Terra Indigena Igarapé Lourdes - Ji-Paraná. In: II Seminário de Educação, 2009, Rolim de Moura. Anais do II Seminário de Educação: interculturalidade, politicas públicas e educação escolar, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, C. A. ; PAULA, Jania Maria de ; FELZKE, Lediane Fani . Transformações no universo alimentar dos arara-Karo: mitos, ressignificações e sustentabilidade. In: 65ª Reunião anual da SBPC, 2013, Recife. Resumos de Comunicações Livres, 2013.

2.
Vania C. F., VANUCHI ; PAULA, Jania Maria de . COMPARAÇÃO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL PROVOCADA POR MINERADORAS DE MINAS GERAIS E RONDÔNIA. In: 65ª Reunião da SBPC, 2013, Recife. Resumos de Comunicações Livres, 2013.

3.
PAULA, Jania Maria de; FELZKE, Lediane Fani . Economia, cultura e sustentabilidade entre o Povo Arara Karo da Amazônia Brasileira. In: 54 Congresso Internacional de Americanistas, 2012, Viena. 54 ICA Resúmenes Abstracts - Construindo Diáligos nas Américas, 2012.

4.
FELZKE, Lediane Fani ; PAULA, Jania Maria de ; CARVALHO, Felipe Rocha de. . Memória e resistência: a migração para a Amazônia. In: 54 Congresso Internacional de Americanistas, 2012, Viena. 54 ICA Resúmenes Abstracts - Construindo Diáligos nas Américas, 2012.

5.
Thais Ozame ; Diego Bonifácio ; PAULA, Jania Maria de . História e desenvolvimento de Ji-Paraná. In: 64ª Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luiz. http://www.sbpcnet.org.br/livro/64ra/, 2012.

6.
Sharon Tanaka ; PAULA, Jania Maria de ; Kécio Gonçalves Leite . Medida de Precipitação com pluviômetro Ville de Paris em Ji-Paraná/RO. In: 64ª Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luiz. http://www.sbpcnet.org.br/livro/64ra/, 2012.

7.
SIMÕES, Henrique Queiroz ; PAULA, Jania Maria de ; FELZKE, Lediane Fani ; ARARA, Marli Peme ; Sebastião Gevião . Energia, cultura e sustentabilidade entre os Arara Karo da Terra Indígena Igarapé LOurdes. In: 63ª Reuniâo Anual da SBPC, 2011, Goiania. Anais/Resumos da SBPC em livro eletrônico, 2011.

8.
Thais Ozame ; PAULA, Jania Maria de . Aspectos econômicos do modo de vida dos seringueiros de Machadinho do Oeste - Rondônia. In: 63ª Reuniâo Anual da SBPC, 2011, Goiania. Anais/Resumos da SBPC em livro eletrônico, 2011.

9.
Diego Bonifácio ; FELZKE, Lediane Fani ; PAULA, Jania Maria de . ' Quando cheguei no Bairro Santiago, só exisita ia mato ...'. In: 63ª Reuniâo Anual da SBPC, 2011, Goiania. Anais/Resumos da SBPC em livro eletrônico, 2011.

10.
Felipe G. Valle ; SIMÕES, Henrique Queiroz ; PAULA, Jania Maria de . Qualidade de vida no bairro Jardim das Seringueiras. In: 63ª Reuniâo Anual da SBPC, 2011, Goiania. Anais/Resumos da SBPC em livro eletrônico, 2011.

11.
PAULA, Jania Maria de; FELZKE, Lediane Fani ; ARARA, Célio Nakit ; ARARA, Ernandes Nakaxion ; ARARA, Ronaldo ; SILVA, Zenilda Almeida da . O Povo Arara-Kara da Aldeia Pajgap: entre a produção tradicional e o mercado. In: 62 Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal - RN. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.

12.
FELZKE, Lediane Fani ; PAULA, Jania Maria de ; ARARA, Marli Peme ; ARARA, Sandra ; Arara, Sebastião ; SILVA, Zenilda Almeida da . Sustentabilidade econômica na aldeia I'Târap dos Arara de Rondônia. In: 62 Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal - RN. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.

13.
ISIDORO, Ednéia Aparecida ; PEREIRA, Andréia Maria ; PAULA, Jania Maria de . Projeto açaí : uma experiência de educação escolar indígena em RondOnia. In: Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas/SP: Unicamp/FE, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, M. B. ; SOUZA, J. V. S. ; LIMA, A. P. M. ; PAULA, Jania Maria de . Concentração espacial de escolas públicas de Ji-Paraná/RO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MACHADO, A. R. G. ; SILVA, A. P. S. ; RAMOS, M. M. ; PAULA, Jania Maria de . Geração de emprego a partir de grandes empreendimentos em Ji-Paraná (RO). 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
PAULA, Jania Maria de; SOLTOWSKI, M. B. ; SILVA, J. A. . A Extensão como ferramenta para processos de revitalização cultural. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PAULA, Jania Maria de; WITKOSKI, A. C. . Migração e construção de território: os descendentes de poloneses e ucranianos na Zona da Mata Rondoniense. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PAULA, Jania Maria de. Migração e construção de território: os descendentes de poloneses e ucranianos na Zona da Mata Rondoniense. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PAULA, Jania Maria de. A 'Eslavicidade de Interior' e a Solidão Étnica na Zona da Mata Rondoniense. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PAULA, Jania Maria de; WITKOSKI, A. C. . História oral: meu caminho metodológico nos primeiros passos da pesquisa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SILVA, Adnilson de A. ; SILVA, Antonio Carlos G. ; PAULA, Jania Maria de ; LOPES, LUcilea F. . AS CONTRADIÇÕES NA TERRITORIALIDADE BRASILEIRA: O PROCESSO DE DES(RE)TERRITORIALIZAÇÃO NOS SERINGAIS AMAZÔNICOS,. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PAULA, Jania Maria de. Ambiente e qualidade de vida do Povo Gavião - Terra Indigena Igarapé Lourdes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PAULA, Jania Maria de. A História da Educação Escolar Indígena em Rondônia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
PAULA, Jania Maria de. Educação Escolar Indígena. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
PAULA, Jania Maria de. Educação Escolar Indígena. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
PAULA, Jania Maria de. Projeto Tudo Limpo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
PAULA, Jania Maria de. Diagnóstico Ambiental do Parque Estadual de Corumbiara e seu Entorno no Município de Cerejeiras - RO. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
PAULA, Jania Maria de. A presença eslava na Zona da Mata Rondoniense e a construção de sua identidade regional. Porto Velho: Gráfica e Editora Imediata, 2018 (Material de Apoio).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PAULA, Jania Maria de; FERREIRA, Maria Madalena ; REIS, Rosangela das Dores . Diagnóstico de Indicadores Sócio-Econômicos, Ambientais e Perfil da População do Município de Ji-Paraná.. 2000.

Trabalhos técnicos
1.
Sebastião Gevião ; ARARA, Célio Nakit ; ARARA, Ernandes Nakaxion ; LIMA, C. A. ; FELZKE, Lediane Fani ; PAULA, Jania Maria de ; ARARA, Ronaldo ; ARARA, Sandra . Plantas do Povo Arara-Karo. 2012.

2.
PAULA, Jania Maria de; FELZKE, Lediane Fani . Diagnóstico sócio econômico e ambiental dos municípios de implantação do Instituto Federal de Rondônia. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
PAULA, Jania Maria de; SILVA, J. A. ; SOLTOWSKI, M. B. . Pêssankas - a arte eslava de desenhar em ovos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PAULA, Jania Maria de. Oficina Tórica de Produção de Pêssanka - a arte eslava de colorir ovos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PAULA, Jania Maria de; SOLTOWSKI, M. B. . Oficina Prática de Produção de Pêssanka - a arte eslava de colorir ovos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PAULA, Jania Maria de; SILVA, J. A. . Oficina Prática Produção de Corantes Naturais para coloração de Pêssankas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PAULA, Jania Maria de; SOUZA, A. C. S. L. M.; NASCIMENTO, A. Q.. Participação em banca de Vinícius Militino Fernandes.Interdisciplinaridade: Concepções e Impasses na Perspectiva de Professores de Química da Rede Pública Estadual de Ji-Paraná-RO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

2.
PAULA, Jania Maria de; NAVARRO, E. P.; OLIVEIRA, E. M. P.. Participação em banca de Beatriz Fagundes Hespanhol.O Ensino de Química da Rede Estadual de Ouro Preto do Oeste: Uma Análise da Formação de Professores.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III SIMPÓSIO EM LEITURA, LINGUAGENS E IDENTIDADE CULTURAL.A Extensão como ferramenta para processos de revitalização cultural. 2018. (Simpósio).

2.
XII Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia.Migração e construção de território: os descendentes de poloneses e ucranianos na Zona da Mata Rondoniense. 2017. (Encontro).

3.
IV Simpósio Internacional de Estudos Eslavos.A Eslavicidade de Interior e a Solidão Étnica na Zona da Mata Rondoniense. 2016. (Simpósio).

4.
VI Seminário de Iniciação Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Colorado do Oeste.Pesquisa qualitativas e quantitativas: diferenças e aplicações no EBTT. 2016. (Seminário).

5.
I Seminário Internacional Sociedade e Cultura na Panamazônia.História Oral: meu caminho metodológico nos primeiros passos da pesquisa. 2014. (Seminário).

6.
54 Congresso Internacional de Americanistas. Economia, cultura e sustentabilidade entre o Povo Arara Karo da Amazônia Brasileira. 2012. (Congresso).

7.
Congresso de Leitura do Brasil. Projeto açaí : uma experiência de educação escolar indígena em RondOnia. 2009. (Congresso).

8.
IV Seminário Estadual de Estudos Territoriais e II Seminário Nacional sobre Múltiplas Territorialidades.AS CONTRADIÇÕES NA TERRITORIALIDADE BRASILEIRA: O PROCESSO DE DES(RE)TERRITORIALIZAÇÃO NOS SERINGAIS AMAZÔNICOS,. 2009. (Seminário).

9.
Conferencia Internacional - Geografia Cultural. 2007. (Outra).

10.
I EREA- Encontro rondoniense de Educação Ambiental.Ambiente e qualidade de vida do Povo Gavião - T.I. Igarapé Lourdes Ji-Paraná/RO. 2007. (Encontro).

11.
Curso de Formação de Educadores e Educadoras em Gênero, Sexualidade e Relações Étnico-Raciais. 2006. (Oficina).

12.
XXIV Semana de Geogrfia e I Encontro de Pós-Graduação em Geografia.Popuylações Tradicionais da Amazônia. 2006. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Marines Vieira Matos. CULINÁRIA COMO CULTURA IMATERIAL NO CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS DO IFRO CAMPUS ARIQUEMES/RO. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. (Orientador).

2.
Julia de Souza Lopes Basso. EDUCAÇÃO FÍSICA E GÊNERO: Relação com a participação efetiva dos alunos nas aulas de educação física. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. (Orientador).

3.
Ana Paula Pereira. A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: estudo de caso das turmas do primeiro ano dos cursos de Manutenção e Suporte em Informática e Agropecuária do Instituto Federal de Rondônia ? Campus Porto Velho Calama. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Laysa Souza Maia. A CONSTRUÇÃO DA PAISAGEM GEOGRÁFICA DE JI-PARANÁ: DAS INFLUENCIAS REGIONAIS À ARQUITETURA MODERNA. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Malthus Thiago F. de Oliveira Pinheiro. Relatório de Estágio Supervisionado do Curso Técnico em Florestas Integrado ao Ensino Médio. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. (Orientador).

2.
MIKAELY GONZALEZ RODRIGUES. PÊSSANKAS: A ARTE ESLAVA DE DESENHAR OVOS. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
CAROLINE ALVES LIMA. TRANSFORMAÇÃO NO UNIVERSO ALIMENTAR DOS ARARA-KARO: MITO, RESSIGNIFICAÇÕES E SUSTENTABILIDADE. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em TÉCNICO EM FLORESTAS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Orientador: Jania Maria de Paula.

2.
HENRIQUE QUEIROZ SIMÕES. ENERGIA. CULTURA E SUSTENTABILIDADE ENTRE OS ARARA KARO DA TERRA INDIGENA IGARAPÉ LOURDES. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em TÉCNICO EM FLORESTAS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Orientador: Jania Maria de Paula.

Orientações de outra natureza
1.
Danielly G. Krause; Laysa Souza Maia. TERRENOS BALDIOS NA ÁREA URBANA DO MUNÍCIPIO DE JI-PARANÁ. 2018. Orientação de outra natureza. (TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Orientador: Jania Maria de Paula.

2.
Ana Paula P. M. Lima; João Vitor S. Souza; Mickaelly B. Sant. CONCENTRAÇÃO ESPACIAL DE ESCOLAS PUBLICAS. 2018. Orientação de outra natureza. (TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Orientador: Jania Maria de Paula.

3.
Flávia Karoliny Guedes Gonçalves. ARBORIZAÇÃO NO MEIO URBANO DE JI-PARANÁ. 2018. Orientação de outra natureza. (TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Orientador: Jania Maria de Paula.

4.
Ana Paula Muniz Lopes; Sabrina Souza da Costa. AREAS VERDES DO LOTEAMENTO GREEN PARK DE JI-PARANÁ. 2018. Orientação de outra natureza. (TÉCNICO EM FLORESTAS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Orientador: Jania Maria de Paula.

5.
Jhenifer M. de Sousa; Kelly N. da Matta; Sthefany Barbosa. PRESENÇA DAS MAURITIAS FLEXOUSA DO LOTEAMENTO COLINA PARK DE JI-PARANÁ/RO. 2018. Orientação de outra natureza. (TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Orientador: Jania Maria de Paula.

6.
Alana Rebeca Machado; Ana Paula Soares; Myllena Moreira. GERAÇÃO DE EMPREGO A PARTIR DE GRANDES EMPREENDIMENTOS EM JI-PARANÁ (RO). 2018. Orientação de outra natureza. (TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Orientador: Jania Maria de Paula.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PAULA, Jania Maria de; WITKOSKI, A. C. . História oral: meu caminho metodológico nos primeiros passos da pesquisa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
PAULA, Jania Maria de. A 'Eslavicidade de Interior' e a Solidão Étnica na Zona da Mata Rondoniense. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PAULA, Jania Maria de. Migração e construção de território: os descendentes de poloneses e ucranianos na Zona da Mata Rondoniense. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PAULA, Jania Maria de; SOLTOWSKI, M. B. ; SILVA, J. A. . A Extensão como ferramenta para processos de revitalização cultural. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
PAULA, Jania Maria de. Oficina Tórica de Produção de Pêssanka - a arte eslava de colorir ovos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PAULA, Jania Maria de; SOLTOWSKI, M. B. . Oficina Prática de Produção de Pêssanka - a arte eslava de colorir ovos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PAULA, Jania Maria de; SILVA, J. A. . Oficina Prática Produção de Corantes Naturais para coloração de Pêssankas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 16:55:54