Jacqueline Diniz Oliveira Souki

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5611572607151935
  • Última atualização do currículo em 22/05/2018


Possui Pós-Doutorado (2017) e Doutorado (2012) em Estudos Linguísticos na Linha de Pesquisa: Textualidade e Textualização em Língua Portuguesa, na Faculdade de Letras, FALE, da Universidade Federal de Minas Gerais ? UFMG. Também, possui Mestrado em Linguística Aplicada (2004) na Faculdade de Letras, FALE, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Especialização (2001) em Ensino de Língua Inglesa na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC). É graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1988) e graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1999). Pesquisadora, Coordenadora Pedagógica e Professora com experiência há 25 anos na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de leitura, produção textual, alfabetização e argumentação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jacqueline Diniz Oliveira Souki
Nome em citações bibliográficas
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira

Endereço


Endereço Profissional
Escola Municipal José Rafael Alves, Escola Municipal José Rafael Alves.
Praça Américo Pinto da Silveira, 40 - Córrego Fundo -
Centro
35578000 - Córrego Fundo, MG - Brasil
Telefone: (37) 33229258
URL da Homepage: http://www.letras.ufmg.br/site/index.php/pt-BR/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A tradição e a novidade no ensino de produção textual: a contribuição da Pedagogia Retórica, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Eliana Amarante de Mendonça Mendes.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem; Produção Textual; RETÓRICA; Pedagogia Retórica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2004
Mestrado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Ouvindo as vozes da escola: percepções de professores de inglês sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais/Língua Estrangeira,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Carlos Alberto Gohn.
Palavras-chave: PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS; LÍNGUA ESTRANGEIRA; LEITURA; SESSÕES DE GRUPO; OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE; ENSINO REFLEXIVO.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2001
Especialização em Língua Inglesa. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Os Parâmetros Curriculares Nacionais.
1997 - 1999
Graduação em Letras.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte, FFCL/BH, Brasil.
1984 - 1988
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte, FFCL/BH, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: LINGUÍSTICA DO TEXTO E DO DISCURSO.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Formação Complementar


2009 - 2009
Extensão universitária em Curso de Atualização em Normalização Bibliográfica. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2001 - 2001
Pronúncia do inglês. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1998 - 1998
English intensive - Level 8 a 10.
Lsc Language Studies Canada, LSC, Canadá.
1998 - 1998
UCLES FCE Preparation.
Lsc Language Studies Canada, LSC, Canadá.
1998 - 1998
Conversation III.
Lsc Language Studies Canada, LSC, Canadá.
1997 - 1997
Fluent communication Level 7.
Eurocentres ? Foundation for European Language and Educational Centres, EUROCENTRES, Inglaterra.
1997 - 1997
Intermediate Grammar and Vocabulary.
Eurocentres ? Foundation for European Language and Educational Centres, EUROCENTRES, Inglaterra.
1996 - 1996
How to make presentations in the FL.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1993 - 1993
A função do jogo na pré-escola. (Carga horária: 24h).
Centro de Pesquisa Balão Vermelho, -, Brasil.
1993 - 1993
A experiência viva da arte na escola. (Carga horária: 16h).
Centro de Pesquisa Balão Vermelho, -, Brasil.
1992 - 1992
Atuação do professor na construção do currículo.... (Carga horária: 11h).
Centro de Pesquisa Balão Vermelho, -, Brasil.
1992 - 1992
Língua Escrita. (Carga horária: 23h).
Centro de Pesquisa Balão Vermelho, -, Brasil.
1992 - 1992
O lugar da interação social no desenvolvimento.... (Carga horária: 11h).
Centro de Pesquisa Balão Vermelho, -, Brasil.
1992 - 1992
Educação Física na pré-escola e no 1º grau. (Carga horária: 11h).
Centro de Pesquisa Balão Vermelho, -, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Pós-Doutoranda, Enquadramento Funcional: Pós-Doutoranda
Outras informações
Estágio Pós-Doutoral no Poslin - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Fale - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) .

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Integrante de Grupo Pesquisa, Enquadramento Funcional: Integrante de Grupo Pesquisa
Outras informações
Integrante do Grupo de Pesquisa intitulado: Leitura, Literatura e Formação de Professores: Um Estudo da Vivência Literária de Professores e sua Influência na Prática De Leitura na Escola - CEALE/NERA/Programa de Pós-Graduação - FAE - UFMG.


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professora Colaboradora, Enquadramento Funcional: Centro de Ensino a Distância - CEAD, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Colaboradora no Centro de Ensino a Distância - CEAD - no curso a distância de Pedagogia. DISCIPLINA: Ensino e Organização do Trabalho Pedagógico I.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Substituta no Centro de Ensino a Distância - CEAD - no curso a distância de Pedagogia. DISCIPLINA: Ensino e Organização do Trabalho Pedagógico I.


Faculdade de Direito Padre Arnaldo Janssen, FDPAJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de Disciplinas a Distância (EAD): Leitura e Produção de Texto, Comunicação e Expressão I e II, no curso de Adminstração das Faculdades Padre Arnaldo Janssen.

Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pedagoga e Coordenadora, Carga horária: 10
Outras informações
Pedagoga e Coordenadora do Núcleo de Assessoramento Didático-Pedagógico (NADIP) dos cursos de Administração e Direito.

Vínculo institucional

2006 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Projeto Círculo de Leitura.

Atividades

08/2006 - 12/2013
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão I, II e III
Leitura e Produção de Texto
Língua Portuguesa
Metodologia da Ciência
Prática I
Projeto Prático
02/2013 - 07/2013
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Metodologia Científica, Comunicação e Expressâo III.

Faculdade Senac Minas, FSM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Atividades

8/2005 - 08/2012
Ensino, Administração Hoteleira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português
Comunicação Empresarial
Metodologia Científica

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, FACISABH, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

8/2004 - 12/2006
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Estrangeira I - Inglês
Leitura e Produção de Texto
Língua Estrangeira II - Inglês
Português Instrumental
Língua Estrangeira III - Inglês

Prefeitura de Belo Horizonte, PBH, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Municipal, Carga horária: 20

Atividades

1/1999 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português
Inglês

Escola Balão Vermelho, EBV, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora de Turno, Conselheira e Professora do Ensino Infantil.



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Leitura, Literatura e Formação de Professores: Um Estudo da Vivência Literária de Professores e sua Influência na Prática de Leitura Literária na Escola
Descrição: Projeto vinculado à pesquisa matriz Língua e Literatura: Relações Raciais, Diversidade Sociocultural e Interculturalidade em Países de Língua Portuguesa, Edital Universal número 14/2012 CNPq, n. 485485/2012-5 promovido pelo CEALE/NERA/Programa de Pós-Graduação - FAE - UFMG.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2009 - 2009
Círculo de Leitura
Descrição: Este projeto oferece aos alunos a oportunidade de participar de encontros literários nos quais há o propósito de conhecer e discutir obras clássicas da literatura mundial. O público-alvo desse projeto envolve não apenas alunos da Faculdade Arnaldo, como também alunos e professores de outras instituições de Ensino Superior. Os pesquisadores do Círculo de Leitura são: Alexandre Campaneli, Jacqueline Oliveira Souki e Luciano Gomes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2011 - 2013
Periódico: Revista da Faculdade de Direito Padre Arnaldo Janssen


Revisor de periódico


2009 - 2010
Periódico: Anuário Verbita (Juiz de Fora)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Língua Materna.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Professora Homenageada, Faculdade de Ciências Gerenciais Padre Arnaldo Janssen.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira2012 SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. História do Ensino de Retórica no Brasil. Revista da Faculdade de Direito Padre Arnaldo Janssen, v. 4, p. 164-174, 2012.

2.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira2011SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. Argumentação: A Pedagogia Retórica como uma das Possibilidades de Ensino e de Aprendizagem dessa Modalidade Discursiva. Revista da Faculdade de Direito Padre Arnaldo Janssen, v. 3, p. 1, 2011.

3.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira2010SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. A Argumentatividade nos Discursos Sociais. R2A - Revista de Administração Arnaldo - Faculdade de Ciências Gerenciais Padre Arnaldo Janssen, v. 2, p. 11-135, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
MENDES, E. A. M. ; SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira . Revitalizando a Pedagogia Retórica. In: Organizadoras: Suzana dos Santos Gomes; Adilene Gonçalves Quaresma. (Org.). Políticas e Práticas na Educação Básica e Superior: Desafios da Contemporaneidade. 1ed.Belo Horizonte: FinoTraço, 2015, v. 1, p. 141-160.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. AS NOVAS RETÓRICAS E O DISCURSO JURÍDICO. JORNAL GAZETA DO OESTE, DiVINÓPOLIS, p. 02 - 02, 23 dez. 2016.

2.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO. GAZETA DO OESTE, DIVINÓPOLIS, p. 02 - 02, 30 set. 2016.

3.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. LER E ESCREVER: JÁ INCENTIVOU ALGUÉM A DOMINAR ESSAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES?. GAZETA DO OESTE, DIVINÓPOLIS, p. 02 - 02, 23 set. 2016.

4.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. A TRADIÇÃO RETÓRICA, OS DISCURSOS E AS FALÁCIAS. GAZETA DO OESTE, DIVINÓPOLIS, p. 02 - 02, 23 set. 2016.

5.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. SOBRE AS DIFICULDADES NO EXERCÍCIO DA LEITURA E DA ESCRITA. GAZETA DO OESTE, DIVINÓPOLIS, p. 02 - 02, 16 set. 2016.

6.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. RETÓRICA: VOCÊ TEM UMA PARA VIVER?. GAZETA DO OESTE, DIVINÓPOLIS, , v. 01, p. 02 - 02, 09 set. 2016.

7.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. O MESMO É MESMO CHATO?. INFORMATIVO DA FACULDADE PADRE ARNALDO JANSSEN, BELO HORIZONTE, p. 15 - 15, 10 nov. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. Argumentação e Ensino: práticas de produção textual do argumentar e expor baseadas nos tópicos de invenção. In: III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação SEDiAr, 2016, ARACAJU. Anais do III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação ( III SEDiAr). Ilhéus: Editus- Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, 2016., 2016. v. 1.

2.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. Mediação pedagógica no ensino e apredizagem da leitura e produção textual: imitação, retextualização e amplificação de textos. In: IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2013, Goiânia. Língua Portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas. Goiânia: FUNAPE, 2013.

3.
GOMES, S. S. ; SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira ; COGO, V. ; FERREIRA, S. M. . Leitura, literatura e formação de professores: um estudo da vivência literária de professores e sua influência na prática de leitura. In: IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2013, Goiânia. Língua Portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas. Goiânia: FUNAPE, 2013.

4.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. História do Ensino de Retórica no Brasil. In: I Colóquio Nacional de Retórica 'Retórica y Politica, 2010, Buenos Aires. Libro de Actas, 2010. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. A Argumentação Retórica e Não Retórica no Discurso do Voto da Ministra do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie. In: II Congresso Brasileiro de Retórica, 2012, Belo Horizonte. Cadernos de Resumos e Programação. Belo Horizonte: UFMG, 2012. v. 1. p. 5-124.

2.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. Argumentação: a pedagogia retórica como uma das possibilidades de ensino e aprendizagem dessa modalidade discursiva. In: IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso - ALED 2011, 2011, Belo Horizonte. Resumos e Programação Associação Latino-americana de Estudos do Discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2011. p. 11-369.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, S. S. ; SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira ; VICENTE, María Eugenia ; QUARESMA, A. G. . Políticas Públicas Educacionais no Brasil e na Argentina: Desafios e Perspectivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. Mediação Pedagógica no Ensino e Aprendizagem da Leitura e Produção de Texto: imitação, retextualização e amplificação de textos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GOMES, S. S. ; SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira ; COGO, V. ; FERREIRA, S. M. . Leitura, Literatura e Formação de Professores: um estudo da vivência literária de professores e sua influência na prática de leitura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. A Argumentação Retórica e não Retórica no Discurso do Voto da Ministra do Supremo Tribunal Federal , Ellen Gracie.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. HIstória do Ensino de Retórica no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. Gênero, Retextualização e Produção Textual no Ensino Médio e Superior: as contribuições da Pedagogia Retórica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. Portaria de incentivo de participação de professores em eventos técnico-acadêmicos. 2012.

2.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. Portaria de Complementação de Carga Horária. 2011.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira; ERSE., C. S.; SANTOS., L. G.. Participação em banca de Leonardo Luiz Dias dos Reis.Celibato Clerical: questão divina ou humana?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades Arnaldo Janssen.

2.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira; SANTOS, L. G.; ERSE, C. S.. Participação em banca de Daniel Quintão Ribeiro.A influência do cristianismo na religião. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades Arnaldo Janssen.

3.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira; SANTOS., L. G.; ERSE., C. S.. Participação em banca de Mateus Pereira Ferreira.Supranaturalismo: uma crítica sob o aspecto do direito natural à teoria Tridimensional do direito de Miguel Reale. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades Arnaldo Janssen.

4.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira; SANTOS., L. G.; ERSE, C. S.. Participação em banca de Helbert Dutra Nascimento.A Eutanásia e o Direito à Vida. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades Arnaldo Janssen.

5.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. Participação em banca de Romeu Cassemiro dos Santos.A efetividade da preparação das unidades habitacionais: caso da empresa a.c.f restaurante e prestação de serviços de hotelaria. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Hoteleira) - Faculdade Senac Minas.

6.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. Participação em banca de Ludmila Aives Barbosa.O pricing como agente facilitador do processo de logística internacional da comercialização de fretes realizados na empresa Axis Shipping. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Hoteleira) - Faculdade Senac Minas.

7.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. Participação em banca de Eliete Gonçalves Dias.Um estudo sobre os processos de quantificação e precificação de alimentos: caso do Buffet Alvina Bitencourt. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Hoteleira) - Faculdade Senac Minas.

8.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira; ROCHA, P. M.; CHAVES, N. C.. Participação em banca de Lerci Nery Domingues Carvalho.Neologismos na Linguagem Jurídica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades Arnaldo Janssen.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
O NOVO CPC E A ATUAÇÃO DO ADVOGADO. 2016. (Outra).

2.
II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: Interseções: Universidade e Educação Básica: ações e omissões.Leitura Literária de Professores e sua Influência nas Práticas de Leitura na Escola. 2014. (Simpósio).

3.
Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação - SEDIAR.Ensino da Argumentação: O (Re) Conhecimento das Falácias por meio de Atividades de Produção Textual Escrita. 2014. (Seminário).

4.
IV SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Leitura, Literatura e Formação de Professores: um estudo da vivência literária de professores e sua influência na prática de leitura. 2013. (Simpósio).

5.
IV SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Mediação Pedagógica no Ensino e Aprendizagem da Leitura e Produção de Texto: imitação, retextualização e amplificação de textos. 2013. (Simpósio).

6.
IX Feira de Religiões e Humanidades.Aula. 2011. (Outra).

7.
VII Feira de Humanidades e Religiões.Aula. 2010. (Outra).

8.
V Feira de Humanidades e das Religiões.Água e Sustentabilidade da Vida: desafios para o século XXI e suas implicações jurídicas. 2009. (Outra).

9.
III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso - FALE/ UFMG. 2008. (Simpósio).

10.
Senatec - Seminário Mineiro de Educação Profissional e Tecnológica Senac Minas Gerais. 2008. (Seminário).

11.
X Semana de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto.Gênero, retextualização e produção textual,no ensino médio e superior: as contribuições da Pedagogia Retórica.. 2008. (Simpósio).

12.
Mostra de Extensão, Iniciação Científica e Destaques Acadêmicos da Faculdade Senac Minas. 2007. (Outra).

13.
V Fórum Nacional de Professores de Contabilidade ? Seminário Interamericano de Contabilidade e III Encontro Mineiro de Professores do Curso de Ciências Contábeis: ?Com a Palavra, O Professor?. 2004. (Seminário).

14.
Task ?based language teaching by David Nunan - Instituto Cultural Brasil ? Estados Unidos ? ICBEU. 2001. (Congresso).

15.
VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada - FALE/ UFMG. 2001. (Congresso).

16.
III Encontro por Referência do 3 Ciclo. 1999. (Encontro).

17.
Seminário de Educação e Reconstrução. 1999. (Seminário).

18.
Congresso Brasileiro de Ação Pedagógica. 1992. (Congresso).

19.
Língua Escrita - Centro de Pesquisa e Formação de Profissionais da Educação - Balão Vermelho. 1992. (Simpósio).

20.
Construtivismo e Alfabetização - Encontros Preparatórios e Conferência de Emília Ferreiro - FAE - UFMG. 1991. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENDES, E. A. M. ; SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira . ARGUMENTAÇÃO E FALÁCIAS. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lúcia Helena dos Santos. A Argumentatividade no Discurso do Voto da Ministra do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Faculdades Arnaldo Janssen. Orientador: Jacqueline Diniz Oliveira Souki.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira2012 SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. História do Ensino de Retórica no Brasil. Revista da Faculdade de Direito Padre Arnaldo Janssen, v. 4, p. 164-174, 2012.


Livros e capítulos
1.
MENDES, E. A. M. ; SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira . Revitalizando a Pedagogia Retórica. In: Organizadoras: Suzana dos Santos Gomes; Adilene Gonçalves Quaresma. (Org.). Políticas e Práticas na Educação Básica e Superior: Desafios da Contemporaneidade. 1ed.Belo Horizonte: FinoTraço, 2015, v. 1, p. 141-160.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. SOBRE AS DIFICULDADES NO EXERCÍCIO DA LEITURA E DA ESCRITA. GAZETA DO OESTE, DIVINÓPOLIS, p. 02 - 02, 16 set. 2016.

2.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. A TRADIÇÃO RETÓRICA, OS DISCURSOS E AS FALÁCIAS. GAZETA DO OESTE, DIVINÓPOLIS, p. 02 - 02, 23 set. 2016.

3.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO. GAZETA DO OESTE, DIVINÓPOLIS, p. 02 - 02, 30 set. 2016.

4.
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira. RETÓRICA: VOCÊ TEM UMA PARA VIVER?. GAZETA DO OESTE, DIVINÓPOLIS, , v. 01, p. 02 - 02, 09 set. 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, S. S. ; SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira ; VICENTE, María Eugenia ; QUARESMA, A. G. . Políticas Públicas Educacionais no Brasil e na Argentina: Desafios e Perspectivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENDES, E. A. M. ; SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira . ARGUMENTAÇÃO E FALÁCIAS. 2014. (Congresso).



Outras informações relevantes


Foi membro do Conselho Acadêmico do Curso de Direito e do Conselho Superior do Curso de Administração, ambos da Faculdade Padre Arnaldo Janssen; foi editora de seção da Revista da Faculdade de Direito Padre Arnaldo Janssen; possui certificado de proficiência em inglês pela University of Cambridge (Certificate Grade C, in the Examination for the First Certificate in English). É Consultora de Imagem Pessoal e Corporativa.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 15:53:49