Elisabete Ferreira Esteves Campos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5235651639213089
  • Última atualização do currículo em 29/12/2018


Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo. Atuou na Equipe de Orientação Pedagógica da Secretaria de Educação do Município de São Bernardo do Campo (2000-2014), discutindo a implantação de políticas educacionais na rede de ensino, tendo assumido a chefia da Seção de Educação Básica. Coordenou e ministrou cursos de formação continua de professores e gestores escolares; participou da elaboração da Proposta Curricular, dentre outras atividades. Foi membro do GEPEFE-Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores da FE/USP (2006-2012) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire da UMESP (2004-2006 e 2012-2014). Atuou como docente universitária em programas de lato-sensu e no stricto-sensu na Universidade Católica de Santos. É docente do Centro Universitário Fundação Santo André; docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, onde coordena o Grupo de Pesquisa "Políticas de Gestão Educacional e de Formação dos Profissionais da Educação". Na mesma instituição, coordena o curso de Pós-Graduação Lato-Sensu "Alfabetização e Letramento". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elisabete Ferreira Esteves Campos
Nome em citações bibliográficas
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves;CAMPOS, ELISABETE FERREIRA ESTEVES

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo.
Rua Alfeu Tavares (Vl América)
Rudge Ramos
09641000 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil
Telefone: (11) 43665218
URL da Homepage: http://portal.metodista.br/


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A coordenação pedagógica em questão: diálogos nos Círculos de Debates, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: José Cerchi Fusari.
Palavras-chave: Circulo de Cultura; Coordenação Pedagógica; Formadores de professores.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formacao de Professores / Especialidade: Formacao de Gestores.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2004
Mestrado em Educação.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: A construcao da autonomia docente: percursos e percalcos,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Rosalia Maria Ribeiro de Aragao.
Palavras-chave: autonomia docente; formacao docente; vozes de professoras; trabalho coletivo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formacao de Professores.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formacao de Professores / Especialidade: Ensino Fundamental.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1976 - 1978
Graduação em Pedagogia.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto- sensu em Educação. Disciplinas ministradas na Pós-Graduação Stricto-Sensu - Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Educação - Fracasso escolar: fundamentos, debates, pesquisa. Disciplinas ministradas na Graduação - Fundamentos Filosóficos da Educação - Currículo no Ensino Fundamental - Educação Comparada - Reflexões sobre a prática a partir do Estágio Membro do Comitê de ética em pesquisa Coordenadora do curso de pós-graduação lato-sensu "alfabetização e letramento" Formação de professores da graduação: Atualizo 2018. A universidade no Século XXI: a perspectiva de trabalho por projetos.

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 5
Outras informações
Coordenador da Pós-Graduação Lato-Sensu "Alfabetização e Letramento"

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador
Outras informações
Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire. Coordenador: Prof. Dr. Elydio dos Santos Neto.

Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador
Outras informações
Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores (GEPEFE) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Coordenadores Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta, Profa. Dra. Maria Isabel de Almeida e Prof. Dr. José Cerchi Fusari.

Atividades

08/2018 - Atual
Direção e administração, Universidade Metodista de São Paulo, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso de pós-graduação lato-sensu "Alfabetização e Letramento".
08/2018 - Atual
Treinamentos ministrados , Universidade Metodista de São Paulo, .

Treinamentos ministrados
Universidade do século XXI: a perspectiva do trabalho por projetos
08/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Metodista de São Paulo, .

Cargo ou função
Membro do Comitê de Ética.
03/2018 - Atual
Direção e administração, Universidade Metodista de São Paulo, .

Cargo ou função
Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Políticas de gestão e de formação de profissionais da educação".
02/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Metodista de São Paulo, .

Linhas de pesquisa
Formação de Educadores
02/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias do Currículo e Práticas Pedagógicas: investigações possíveis
Prática docente e legislação educacional: contribuições da educação comparada
Pesquisa e leitura crítica do mundo na escola (a reflexão da prática docente a partir do estágio)
Abordagens filosóficas da educação

Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto-sensu Disciplinas ministradas: Educação e Pesquisa (stricto-sensu) Políticas Educacionais (graduação) Gestão Escolar (graduação) Desenvolveu pesquisa na linha de Formação e Profissionalização Docente. Foi vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa "Observatório de profissionais da educação: pesquisa-formação" (CNPq). Coordenou a pesquisa "Socialização profissional e impactos do PIBID nas práticas pedagógicas de professores em escolas básicas da região da Baixada Santista/SP"

Atividades

09/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Católica de Santos, .


Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professora no curso de pedagogia Disciplinas ministradas: Metodologia e prática do ensino de matemática (2015-atual) Gestão Escolar. (2016) Professora no curso de Licenciatura em Matemática (2015-2016) disciplina ministrada: Didática

Atividades

08/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Prática do Ensino de Matemática

Centro Universitário Padre Anchieta, UniAnchieta, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Temporário (CLT)
Outras informações
Orientadora de Trabalho de conclusão de curso de pós-graduação

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Temporário (CLT)
Outras informações
Curso de Pós-graduação em alfabetização e letramento Disciplina: intervenção e avaliação.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Temporário (CLT)
Outras informações
Curso de Pós Graduação Alfabetização e Letramento Disciplina: Progressão das atividades em alfabetização: intervenção e avaliação


Secretaria de Educacao e Cultura de Sao Bernardo do Campo, SEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Chefe Educação Basica Secr Educação/SBC, Carga horária: 40
Outras informações
Principais atribuições do cargo: Acompanhar e fortalecer as equipes gestoras (diretor/vice-diretor/coordenador pedagógico), tendo em vista a gestão democrática das unidades escolares; orientar e acompanhar a efetivação das ações pedagógicas e administrativas nas escolas da rede municipal, tendo em vista a melhor qualidade dos processos de ensino e aprendizagem; realizar avaliações sistemáticas do trabalho desenvolvido nas unidades escolares discutindo ações para melhoria do Sistema Educacional; analisar dados referentes às avaliações institucionais, IDEB, Indicadores de Qualidade e outros, realizando encaminhamentos; acompanhar o trabalho da equipe de orientação pedagógica/supervisão; analisar dados sobre a implantação de políticas e seus impactos na qualidade dos processos de ensino e aprendizagem; analisar documentos, materiais pedagógicos, projetos institucionais e outros, emitindo parecer e avaliando sua implantação quando ocorrer; analisar e acompanhar a implantação de programas e materiais didáticos (PNLD, Ler e Escrever, PROUCA, PNAIC, Programa de Apoio à Aprendizagem, IQE, dentre outros). Participação no CONAE 2013 e 2014.

Vínculo institucional

2000 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidor público, Carga horária: 40
Outras informações
Cursos ministrados para gestores e professores (formação continuada) no período de 2000 a 2014, sobre temas relacionados à Educação: Formação inicial para Coordenadores Pedagógicos (curso de 40 horas) Programa de Formação de Professores Alfabetizadores - curso de especialização (180 horas) para docentes Programa de Formação de Professores Alfabetizadores - curso de especialização (180 horas) para gestores Outras formações ministradas: Projeto Político Pedagógico - os desafios da construção coletiva A organização do trabalho docente na perspectiva de projetos Planejamento e Avaliação A avaliação na educação infantil: a observação e registro como instrumentos de avaliação contínua Corpo e Movimento na educação infantil Leitura, escrita e oralidade na educação infantil A organização curricular e os processos de ensino e aprendizagem A organização didática do trabalho docente: Instrumentos Metodológicos A didática na alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental O trabalho com Língua Portuguesa: produção de textos O trabalho com ortografia nos anos iniciais do ensino fundamental A educação física nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da cultura corporal A didática da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental Os conselhos de ciclo no ensino fundam. O papel dos gestores na formação contínua de professores O projeto de formação contínua de professores nas unidades escolares Os desafios da coordenação pedagógica A tematização de práticas docentes como estratégia formativa A gestão democrática e o papel dos gestores A gestão democrática e os conselhos de escola Organização e planejamento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) Parâmetros e Indicadores de Qualidade na Educação Avaliações Externas e o IDEB Prova Brasil: analisando os descritores Proposta curricular para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental Planejamento e planos de ação na organização do trabalho docente

Vínculo institucional

2000 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientador Pedagogico da Secr de Educacão SBC, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação na Equipe de Orientação Pedagógica da Secretaria de Educação do Município de São Bernardo do Campo, tendo como principais atribuições: - planejar e atuar na formação de diretores e coordenadores pedagógicos para tratar de temas tais como: Projeto Político Pedagógico; Currículo; Gestão Democrática; Avaliação; Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa; Metodologia do Ensino de Matemática, Educação Física, AEE, dentre outros temas; - acompanhar, orientar e supervisionar as unidades escolares do município; - efetivar ações formativas nas unidades escolares na perspectiva da educação inclusiva, oportunizando estudos e reflexões relativas à práxis pedagógica; - avaliar o processo de ensino e aprendizagem e seus fundamentos nas unidades escolares acompanhando programas, material didático, projetos de ensino, considerando o contexto de organização das escolas e respectivos Projetos Político Pedagógicos; - analisar documentos, materiais pedagógicos e outros, emitindo pareceres; - coordenar e participar da elaboração de programas e projetos do Departamento de Educação, bem como proceder atualizações quando necessário; - zelar pela integração do sistema, especialmente quanto à organização curricular inclusiva; - elaborar pesquisas para a construção científica e coletiva dos objetos de conhecimento e de trabalho. - realizar avaliações sistemáticas do trabalho desenvolvido nas unidades escolares nos diferentes aspectos para subsidiar indicações de políticas educacionais; - propor sugestões às autoridades superiores sobre deliberações que afetem a vida, as atividades das unidades escolares e a eficácia do processo educativo; - participar como regente de cursos e palestras em diferentes eventos relacionados à área de educação; - supervisionar e verificar as condições para autorização de funcionamento dos estabelecimentos particulares de ensino que integram ou venham a integrar o sistema municipal de ensino.

Vínculo institucional

1990 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 24

Atividades

01/2013 - Atual
Direção e administração, Prefeitura Municipal de Sao Bernardo do Campo, .

Cargo ou função
Chefe da Seção de Educação Básica Macrorregião I.
2012 - Atual
Ensino, Pós-Graduação em Gestão Escolar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Administração Escolar
3/2000 - 12/2012
Serviços técnicos especializados , Prefeitura Municipal de Sao Bernardo do Campo, Sao Bernardo do Campo.

Serviço realizado
Acompanhamento do trabalho pedagogico de um grupo de escolas; coordenacao da proposta curricular da rede municipal; analise de material didatico, emissao de pareceres tecnicos sobre projetos educacionais, elaboracao de analise de pesquisas e outros.

Anhanguera Educacional - Valinhos, ANHANGUERA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Temporário (CLT)
Outras informações
Curso de Pós-Graduação Alfabetização e Letramento Disciplina ministrada: Alfabetização e Letramento Aulas ministradas no curso de pós-graduação Alfabetização e Letramento

Atividades

08/2013 - 09/2013
Ensino, Pós-Graduação Alfabetização e Letramento, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do ensino fundamental

Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Convidado
Outras informações
Curso de pós-graduação em gestão escolar Disciplina: Administração Escolar


USP Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: Pesquisador colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador
Outras informações
Pesquisadora colaborado do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores (GEPEFE), coordenado pelos Profs. Drs. Selma Garrido Pimenta, José Cerchi Fusari e Maria Isabel de Almeida



Linhas de pesquisa


1.
Formação e profissionalização docente

Objetivo: Investiga processos de formação, com foco nos saberes da prática e na pesquisa como constitutivos do processo formativo. Ancora-se em abordagens de profissionalização docente, que concebe o trabalho do professor como prática social. Eixos temáticos: Formação inicial e continuada de docentes; Prática pedagógica e saberes docentes; Profissionalização e identidade; A pesquisa como instrumento de formação..
Grande área: Ciências Humanas
2.
Formação de Educadores

Objetivo: A linha Formação de Educadores investiga os processos formativos e a ação de educadores (professores, coordenadores, gestores, educadores sociais) numa perspectiva crítica, problematizando a formação e a prática nos diferentes níveis de educação formal e não-formal. Identifica-se com a atuação dos educadores nos diferentes contextos sócio-histórico-culturais e as possibilidades e desafios teórico-metodológicos da pesquisa na área. Assim são privilegiadas as temáticas relativas a: saberes formativos e práticas educativas; trajetórias formativas e profissionais; subjetividade; cotidiano, memória e gênero; história oral; novas tecnologias e novos paradigmas da educação; cultura, escola e sociedade. Esta linha articula-se com a linha de Políticas e Gestão Educacionais, na perspectiva de parcerias entre pesquisadores no desenvolvimento de suas pesquisas..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Formação de Educadores; Formação de Gestores; Políticas de formação de educadores; Práticas de Gestão; Práticas educativas.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Formação integral em escolas de tempo integral: desafios da gestão escolar em escolas públicas
Descrição: Este projeto tem objetivo compreender e analisar como ocorre a gestão em escolas de educação básica de período integral que têm como diretriz a formação integral dos estudantes, no atual contexto em que a educação está na agenda política, econômica e social, pressionando as equipes escolares para que apresentem resultados positivos em função de metas estabelecidas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Elisabete Ferreira Esteves Campos - Coordenador / Sergio Marcus Nogueira Tavares - Integrante / Cristina Miyuki Hashizume - Integrante / Paula Moreira de Lima - Integrante / Andreia de Souza Grava - Integrante.Número de orientações: 2
2017 - 2017
Socialização profissional e impactos do PIBID nas práticas pedagógicas de professores em escolas de educação básica da região da Baixada Santista/SP
Descrição: O propósito deste projeto é identificar os egressos dos cursos de licenciatura da Universidade Católica de Santos que estejam atuando na docência e que tenham participado do PIBID, visando compreender os impactos dessa experiencia formativa em suas práticas pedagógicas, suas percepções das relações estabelecidas entre universidade e escolas de educação básica que acolheram os estudantes do PIBID à época..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (1) .
Integrantes: Elisabete Ferreira Esteves Campos - Coordenador / Marineide de Oliveira Gomes - Integrante.
2016 - 2018
Formação e desenvolvimento profissional de professores: novas diretrizes, tendencias e desafios
Descrição: Trata-se de investigação acerca da formação e profissionalização docente, tendo em vista as novas Diretrizes para formação de professores, conforme Resolução CNE/CP 02/2015..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2010
A coordenação pedagógica em questão: diálogos nos círculos de debates
Descrição: Esta pesquisa investigou os processos de construção de saberes e da profissionalização de um grupo de coordenadoras pedagógicas. Foram realizados círculos de debates, inspirados nos círculos de cultura de Paulo Freire, no decorrer de dois anos, configurando-se em pesquisa-ação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2004
A Construção da autonomia docente percursos e percalços
Descrição: Esta pesquisa investigou a construção da autonomia docente no cotidiano escolar, configurando-se em uma abordagem qualitativa na perspectiva narrativa. Os professores-sujeitos, estiveram em contato com o pesquisador, no período de um ano, narrando situações escolares que contribuem e que dificultam o processo de construção da autonomia docente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de comitê de assessoramento


2018 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2018 - Atual
Agência de fomento: Comitê de Ética em Pesquisa


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Professora Ensino Superior.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formacao de Gestores.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formacao Continuada.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Equipe de Orientacao Tecnica.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino Fundamental.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formacao de Professores/Especialidade: Educacao Infantil.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARVALHO, BÁRBARA ANGÉLICA APARECIDA2018CARVALHO, BÁRBARA ANGÉLICA APARECIDA ; CAMPOS, ELISABETE FERREIRA ESTEVES . A construção das identidades sexuais nas práticas discursivas: o discurso escrito nos textos escolares. CADERNOS DE EDUCAÇÃO (UMESP), v. 17, p. 85-105, 2018.

2.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves;CAMPOS, ELISABETE FERREIRA ESTEVES2017CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Avaliações externas: injunções na formação e profissionalização docente. PESQUISEDUCA, v. 9, p. 685-693, 2017.

3.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves;CAMPOS, ELISABETE FERREIRA ESTEVES2016CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Resenha Bibliográfica - PARO, Vitor Henrique Diretor escolar: educador ou gerente?. PESQUISEDUCA, v. 8, p. 259-269, 2016.

4.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves;CAMPOS, ELISABETE FERREIRA ESTEVES2010CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Educação Fisica Escolar: uma proposta curricular para o ensino fundamental I. Pesquiseduca, v. 2, p. 135-146, 2010.

5.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves;CAMPOS, ELISABETE FERREIRA ESTEVES2008 CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Pollíticas públicas em educação: uma proposta participativa de formação de professores. Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa (USP), v. II, p. 248-262, 2008.

6.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves;CAMPOS, ELISABETE FERREIRA ESTEVES2007CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; Elifas Levi da Silva ; OLIVEIRA, Lucimara Rocha ; VISCAINO JUNIOR, Manuel Marques . Educar para outro mundo possível diante dos desafios colocados pela globalização capitalista. Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa (USP), v. Ano I, p. 70-84, 2007.

7.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves;CAMPOS, ELISABETE FERREIRA ESTEVES2005CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. A construcao da autonomia docente: percursos e percalcos. Cadernos de Educação (UMESP), Sao Bernardo do Campo, v. 10, n.10, p. 52-53, 2005.

8.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves;CAMPOS, ELISABETE FERREIRA ESTEVES2004CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; SORTINO, Roberta Patricia Aponi . O caminho se faz ao caminhar. Cadernos de Educação (UMESP), Sao Bernardo do Campo, v. 8, p. 55-58, 2004.

9.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves;CAMPOS, ELISABETE FERREIRA ESTEVES2003CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. A influencia das relacoes de cooperacao e coacao no cotidiano escolar: um olhar para ver a autonomia docente. Cadernos de Educação (UMESP), Sao Bernardo do Campo, v. 7, p. 40-41, 2003.

10.
ARAGAO, Rosalia Maria Ribeiro de2003ARAGAO, Rosalia Maria Ribeiro de ; CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves ; UTSUMI, Luciana ; VIAN, Silvia . O som e o tom das narrativas nas acoes do cotidiano da formacao de pesquisadores. Educação & Linguagem, Sao Bernardo do Campo, v. 8, p. 98-133, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; FRANCO, M. A. R. S. (Org.) ; GILBERTO, I. J. L. (Org.) . Práticas pedagógicas: pesquisa e formação. 1a. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2017. v. 1. 161p .

2.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; FRANCO, M. A. S. (Org.) . A coordenação do trabalho pedagógico na escola: processos e práticas. 1a. ed. Santos: Leopoldianum, 2016. v. 1. 143p .

3.
CAMPOS, E. F. E. ; CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves . A coordenação pedagógica em questão: diálogos nos círculos de debates. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2015. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. A formação de pesquisadores iniciantes: contribuições da pesquisa participante. In: FURLIN, Marcelo; COELHO, Patrícia Farias. (Org.). Educação em Pauta: múltiplos olhares. 1ed.São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2018, v. 1, p. 87-107.

2.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. A pesquisa-ação como espaço formativo: diálogos com educadores. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Pesquisa em educação: a pesquisa-ação em diferentes feições colaborativas. 1ed.São Paulo: Edições Loyola, 2018, v. 4, p. 49-65.

3.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Infância e práticas pedagógicas: reflexões na formação com professores. In: Maria Amélia do Rosário Santoro Franco; Irene Jeanete Lemos Gilberto; Elisabete Ferreira Esteves Campos;. (Org.). Práticas pedagógicas: pesquisa e formação. 1ed.São Paulo: Edições Loyola, 2017, v. 1, p. 143-157.

4.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. A pesquisa-ação como instrumento da coordenação pedagógica: reflexões sobre o planejamento escolar. In: CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; FRANCO, Maria Amélia Santoro. (Org.). A coordenação do trabalho pedagógico na escola: processos e práticas. 1ed.Santos: Leopoldianum, 2016, v. 1, p. 77-92.

5.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Os desafios da coordenação pedagógica: partilhando responsabilidades.. In: CAMPOS, E.F.E; FRANCO. M.A.S. (Org.). A coordenação do trabalho pedagógico na escola: processos e práticas. 1ed.Santos: Leopoldianum, 2016, v. 1, p. 125-139.

6.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Participação de coordenadoras pedagógicas na pesquisa-ação: construindo saberes. In: DALCORSO, Cláudia. (Org.). Caminhos para uma gestão educacional inovadora. 1aed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. 1, p. 93-110.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; GRAVA, A. S. . Políticas, processos e práticas de alfabetização. In: 13a Reunião Científica Regional da ANPEd-Sudeste (2018), 2018, Campinas/SP. Em defesa da educação pública, laica e gratuita: políticas e resistências, 2018. v. 1. p. 1-11.

2.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; FURLIN, M. ; SANTOS, F. C. S. . A pedagogia de projetos na Universidade Metodista de São Paulo: reflexões nos processos formativos com os professores universitários. In: Conferencia Forges 2018, 2018, Lisboa, Portugal. O papel da garantia da qualidade na gestão do ensino superior: desafios, desenvolvimentos e tendencias. Lisboa, Portugal: Instituto Politécnico de Lisboa, 2018. v. 1. p. 1-11.

3.
CAMPOS, ELISABETE FERREIRA ESTEVES; GRAVA, A. S. . Políticas de educação integral em tempo integral: análises e reflexões sobre seus propósitos. In: XII Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2018, São Cristóvão/SE. Educação e Contemporaneidade. Aracaju: Educon, 2018. v. 12. p. 1-11.

4.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. A formação de pesquisadores iniciantes: contribuições da pesquisa participante. In: XI Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2017, São Cristóvão / SE. XI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2017. v. 11. p. 01-10.

5.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. A dialogicidade nas aulas de metodologia de ensino de matemática. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. p. 1-9.

6.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. A pesquisa-ação como instrumento pedagógico de professores formadores. In: XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira, 2016, Cuiabá - MT. Didática e práticas de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira, 2016. p. 4118-4130.

7.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Planejamento e planos de ensino: desafios da coordenação pedagógica. In: IX Colóquio Internacional São Cristóvão/SE 'Educação e Contemporaneidade', 2015, Aracajú. Educação e Contemporaneidade.

8.
CAMPOS, E. F. E. ; CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves . A atuação do coordenador pedagógico no contexto escolar: construindo saberes. In: IX Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XIII Encontro Estadual da ANPAE-SP, 2014, São Paulo. Gestão de Sistemas e de Instituições de Ensino: políticas e práticas profissionais. São Paulo: Cruzeiro do Sul Educacional, 2014. p. 461-472.

9.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Reinventando os Círculos de Cultura nos diálogos sobre coordenação pedagógica. In: VII Coloquio Internacional Paulo Freire, 2010, Recife. Anais do VII Colóquio Internacional Paulo Freire. Recife: Centro Paulo Freire Estudos e Pesquisas, 2010. p. 1-12.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; SILVA, F. C. ; FURLIN, M. . A pedagogia de projetos na Universidade Metodista de São Paulo: reflexões nos processos formativos com os professores universitários. In: 8a. Conferencia do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, 2018, Lisboa, Portugal. O Papel da Garantia da Qualidade na Gestão do Ensino Superior. Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal, 2018. v. 1. p. 45-45.

2.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. A producao de textos no ensino fundamental. In: Semana da Educacao, 2005, Sao Bernardo do Campo. Educacao Infantil e Series Iniciais: Arte, Brinquedo e Conhecimento. Sao Bernardo do Campo: Faculdade de Educacao de Sao Bernardo do Campo, 2005. p. 9-9.

3.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Alfabetizacao e emancipacao: uma relacao possivel. In: 1o. Seminario Internacional de Educacao do Guaruja, 2005, Guaruja. Gestao, inclusao e curriculo. Guaruja: Gruhbas - Projetos Educacionais e Culturais, 2005. p. 22-22.

4.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. A influencia das relacoes de coacao e cooperacao no cotidiano escolar: um olhar para ver a autonomia docente. In: Congresso Brasileiro de Formacao de Professores, 2003, Campo Largo, Parana. Anais do ... Congresso Brasileiro de Formação de Professores. Campo Largo - Parana: NUEPE Nucleo de Estudos e Pesquisas em Ciencias da Educacao, 2003. p. 178-178.

5.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Corpo e movimento na educacao infantil. In: XVIII Encontro Nacional de Professores do PROEPRE, 2001, Aguas de Lindoya. Transformar a educacao: nosso desafio. Campinas: R Vieira Grafica e Editora Ltda., 2001. p. 309-310.

6.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Pratica pedagogica da educacao infantil: o trabalho com projetos. In: XVII Encontro Nacional de Professores do Proepre, 2000, Aguas de Lindoya. Construtivismo e Pratica Pedagogica. Campinas: UNICAMP-FE-LPG, 2000. p. 314-315.

Artigos aceitos para publicação
1.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; GRAVA, A. S. . Políticas processos e práticas de alfabetização. Caderno de Anais da 13a. reunião científica da Anped, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Educação integral. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; TAVARES, S. M. N. ; HASHIZUME, C. M. . Gestão e políticas públicas da educação: diferentes perspectivas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. A pedagogia de projetos na Universidade Metodista de São Paulo: reflexões nos processos formativos com os professores universitários. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CAMPOS, E.F.E.; CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves . Educação Integral: o PNE e os desafios e possibilidades para ampliação com qualidade de tempos e espaços educativos?.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; SAUL, A. . A nova proposta do ensino médio: repercussões teóricas e práticas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. A formação de pesquisadores iniciantes: contribuições da pesquisa participante. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CAMPOS, E. F. E. ; CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves . Paulo Freire: reflexões sobre a práxis docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CAMPOS, E. F. E. ; CAMPOS, E.F.E. ; CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves . A pesquisa-ação como instrumento pedagógico de professores formadores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. A dialogicidade nas aulas de metodologia de ensino de matemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. A atuação do coordenador pedagógico no contexto escolar: construindo saberes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CAMPOS, E.F.E.; CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves . Coordenação de Círculo de Cultura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Os Desafios da Formação Contínua de Professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Reinventando os Círculos de Cultura nos Diálogos sobre Coordenação Pedagógica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Reinventando os Círculos de Cultura nos diálogos sobre coordenação pedagógica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Formação de Professores: Práticas Pedagógicas na Educação Básica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. A coordenação pedagógica em questão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. O Trabalho com Movimento no Currículo Escolar na Perspectiva das Manifestações da Cultura Corporal. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Educação Física Escolar: uma proposta curricular para o ensino fundamental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Considerando a diversidade no trabalho com ortografia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Resenha Bibliográfica - PARO, Vitor Henrique Diretor escolar: educador ou gerente?. Santos / SP: Pesquiseduca, 2016 (Resenha de livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Proposta Curricular Educacao Fisica. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Revista e-curriculum - PUC/SP. 2018.

2.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Revista Educação e Pesquisa. 2018.

3.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Projeto de extensão universitária: Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. 2018.

4.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Colóquio Alfabetização: leitura em foco. 2018.

5.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Revista e-curriculum - PUC/SP vol.15 n.3. 2017.

6.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Revista e-curriculum - PUC/SP v.15 n.4. 2017.

7.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. XII Mostra de Pesquisa V Seminário Parfor V Encontro PIBID X Colóquio de Acervos Escolares. 2017.

8.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. XII Mostra de Pesquisa V Seminário Parfor V Encontro PIBID X Colóquio de Acervos Escolares. 2017.

9.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; GOMES, M. O. . Socialização profissional e impactos do PIBID nas práticas pedagógicas de professores em escolas de educação básica da Baixada Santista/SP. 2017.

10.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; GOMES, M. O. . Observatório de Formação de Profissionais da Educação. 2017.

11.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Revista e-Curriculum. 2016.

12.
KUHLMANN JR, M. ; CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves ; GOMES, M. O. ; PEREIRA, M. A. F. ; GILBERTO, I. J. L. ; SAUL, A. . XI Mostra de Pesquisa - IV Seminário Parfor - IX Colóquio de acervos escolares: pesquisa e compromisso social. 2016.

13.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. 2012.

14.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Parecer sobre livros didaticos. 2006.

15.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Parecer sobre material didatico 'Estudar pra valer!'. 2006.

16.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Material Didatico de Educacao Fisica. 2006.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAMPOS, ELISABETE FERREIRA ESTEVES; PANIZZOLO, C. ; ALCANTARA, C. . Fundamentos da educação infantil: a articulação da educação infantil com o ensino fundamental. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; FURLIN, M. ; SILVA, F. C. . Atualizo: Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento. 2018. .

2.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; FURLIN, M. ; ANDRE, C. F. ; OLIVEIRA, S. R. ; SILVA, R. R. ; GOMES, M. M. ; ACCIOLY, L. G. F. . Comissão de Bolsas PROSUP/CAPES da UMESP. 2018. (Comissão de Bolsas).

3.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; SAUL, A. ; GILBERTO, I. J. L. ; FRANCO, M. A. R. S. ; PEREIRA, M. A. F. ; KUHLMANN JR, M. ; GOMES, M. O. ; ABDALLA, M. F. . Comissão organizadora do processo seletivo discente do Programa de Pós-Grad. Educação stricto-sen. 2017. (Comissão organizadora processo seletivo).

4.
CAMPOS, E. F. E. ; CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves . Comissão organizadora do processo seletivo de discentes do Programa de Pós-Grad. Educação. 2016. (Seleção discentes Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto-sensu).

5.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Atendimento Educacional Especializado: planejamento - formação para professoras. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Indicadores de Qualidade na Educação e Critérios de Avaliação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. O Papel Formador da Equipe Gestora. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Avaliação no Ensino Fundamental. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Formação de Coordenadores Pedagógicos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Avaliação: Conselhos de Ano/Ciclo e Portfólio. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto para a rede municipal de São Bernardo do Campo).

11.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Implantação do Ensino Fundamental de 9 anos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Palestra: O trabalho com movimento no Currículo Escolar. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. PROFA - Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. 2006. .

14.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Formação de diretores e coordenadores pedagógicos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Mini curso: Considerando a diversidade no trabalho com ortografia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Mini curso Produção de Texto no Ensino Fundamental. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. PROFA - Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. 2004. .

18.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Palestra apresentada: Implantação de Conselhos de Escola. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; TECNICA, Equipe de Orientacao . Gestao Escolar. 2004. (Caderno de Validacao).

20.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Mini Curso O que fazer nos horários dedicados às reflexões sobre a nossa prática docente. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Palestra: Função Instrumental e expressiva do movimento. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. PROFA - Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. 2008 (Curso Ministrado) .

2.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. PROFA - Programa de Formacao para Professores Alfabetizadores. 2006 (curso Ministrado) .

3.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Considerando a diversidade no trabalho com ortografia. 2006 (Palestra ministrada) .

4.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Educacao Fisica Escolar: uma proposta curricular para o ensino fundamental. 2006 (Relato de Experiencia) .

5.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Alfabetizacao e Emancipacao: uma relacao possivel. 2005 (Relato de Experiencia) .

6.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Implantacao e implementacao de conselhos de escola. 2004 (Palestra) .

7.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. PROFA - Programa de Alfabetizacao de Professores Alfabetizadores. 2004 (Curso Ministrado) .

8.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Para compreender a autonomia docente. 2004 (Palestra ministrada) .

9.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. O que fazer nos horarios dedicados as reflexoes sobre a nossa pratica docente?. 2003 (Palestra) .

10.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. As relacoes de cooperacao e coacao no cotidiano escolar. 2003 (Palestra) .

11.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. A Gestao democratica e os conselhos de escola. 2002 (Palestra ministrada) .

12.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Educacao Fisica na educacao infantil e primeiros anos do ensino fundamental. 2002 (Palestra) .

13.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Funcao Instrumental e Expressiva do Movimento. 2002 (Palestra ministrada) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; GOING, L. C.; CAMBA, M.. Participação em banca de Eliana Aparecida Miranda Paulo. A gestão da escola de tempo integral: trilhando os caminhos no município de Santos. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Práticas Docentes do Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

2.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; FURLIN, M.; ROSALEN, M. A. S.. Participação em banca de Rosanea Maria Mazzini Correa. Novas Veredas para a formação do professor: ler para aprender a pesquisar. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo.

3.
GILBERTO, I. J. L.; BAHIA, N. P.; CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Participação em banca de Alexandro Farias de Carvalho. A construção da prática pedagógica dos professores do curso de ciências contábeis na educação à distancia. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Santos.

4.
GOMES, M. O.; PINTO, U. A.; CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Participação em banca de Maria da Conceição Oliveira Santos. Estágios obrigatórios em cursos de pedagogia a distancia: tensões e possibilidades. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Santos.

5.
GILBERTO, I. J. L.; BAHIA, N. P.; CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Participação em banca de Thiago Pedro de Abreu. O trabalho docente na educação a distância: professor ou tutor?. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Santos.

6.
FAZENDA, Ivani; CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Participação em banca de Regina Maria de Sousa Lima. O Projeto Político Pedagógico à Luz do Pensamento de Paulo Freire. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; PEREIRA, M. A. F.. Participação em banca de Sonia Maria Lemos da Silva. A construção da autonomia docente: o caminho da ética. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Santos.

Teses de doutorado
1.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; FURLIN, M.; AZEVEDO, A. B.; APARICIO, A. S. M.; FREIRE, M. M.. Participação em banca de Rafael de Souza Oliveira. Para salvar a nação: uma teorização sobre educação, saúde e religião na Assembléia Constituinte de 1934. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo.

2.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; FURLIN, M.; ANDRE, C. F.; ROSALEN, M. A. S.; ALVIANO JUNIOR, W.. Participação em banca de Silvia Perrone de Lima Freitas. Proposições para o enfrentamento da crise dos cursos de formação docente: o Programa Institucional das Licenciaturas da UMESP. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo.

3.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; FURLIN, M.; AZEVEDO, A. B.; MARTINS, F. F.; ANTUNIASSE, M. H. R.. Participação em banca de Leandro da Nobrega Pinheiro. A (in)visibilidade dos estudantes alto-habilidosos e a produção do fracasso escolar: faces da escola capitalista e seus impactos na educação brasileira. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo.

4.
FURLIN, M.; TAVARES, S. M. N.; MANZATTO, A.; FREIRE, M. M.; CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Participação em banca de Silvana Soares. Aspectos ontológicos e antropológicos da Amorevorezza na Educação Salesiana. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; MARTINS, M. C. F.; MACAMBIRA, M. O.. Participação em banca de Cristiane Maria Barra da Mata. Influencia das vivencias acadêmicas e da autoeficácia na adaptação, rendimento e evasão de estudantes nos cursos de engenharia. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia da Saúde) - Universidade Metodista de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; GARCIA, P. S.; MIRANDA, N. A.. Participação em banca de Fernando Barradas Vessio. Municipalização de ensino: implicações sobre duas escolas públicas da cidade de São Caetano do Sul. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em educação) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

2.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; HASHIZUME, C. M.; FALSARELLA, A. M.. Participação em banca de Janice Candido Mazeu Ferreira. A participação da comunidade escolar na gestão da creche pública: avanços e desafios pós LDB. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo.

3.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; HASHIZUME, C. M.; PANIZOLLO, C.. Participação em banca de Fátima Cristina dos Santos. Entre muros e grades: os desafios das práticas educacionais como ferramenta de ressocialização para adolescentes em privação de liberdade. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo.

4.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; TARDELI, D. D.; GARCIA, P. S.. Participação em banca de Simone Balsamo. A contribuição do coordenador pedagógico no desenvolvimento das práticas pedagógicas dos docentes do ensino profissionalizante. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo.

5.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; SAUL, A.; VIEIRA, A. M.. Participação em banca de Andreia de Souza Grava. Alfabetização em escola pública de período integral: facetas do fracasso escolar. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo.

6.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; FRANCO, M. A. R. S.; BELLETATI, V. C. F.. Participação em banca de José Renato Spina Martins. A transformação do engenheiro em professor. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Santos.

7.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; GOING, L. C.; CAMBA, M.. Participação em banca de Eliana Aparecida Miranda Paulo. A gestão na escola de tempo integral: trilhando os caminhos no município de Santos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Práticas Docentes do Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

8.
GILBERTO, I. J. L.; BAHIA, N. P.; CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. Participação em banca de Alexandro Farias de Carvalho. A construção da prática pedagógica dos professores do curso de ciências contábeis na Educação à Distancia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Santos.

9.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; GILBERTO, I. J. L.; BAHIA, N. P.. Participação em banca de Thiago Pedro de Abreu. O trabalho docente na educação a distancia: professor ou tutor. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Santos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; LUSSICH, C. A. C.. Participação em banca de Damires Souza da Silva.Políticas de Educação de Jovens e Adultos: contribuições do caderno "alunos e alunas da EJA". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; ANDRE, C. F.; FURLIN, M.. Banca examinadora para concessão de bolsas CAPES. 2018. Universidade Metodista de São Paulo.

2.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; BONAVIDES, R. S.. Banca examinadora do processo seletivo docente graduação Ciências Sociais: Direito eleitoral. Candidato: Dr. Renato Ribeiro de Almeida. 2017. Universidade Católica de Santos.

3.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; BONAVIDES, R. S.. Banca examinadora do processo seletivo docente graduação. Ciencias Sociais. Direito eleitoral. 2017.

4.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; BONAVIDES, R. S.. Banca examinadora do processo seletivo docente graduação Ciências Sociais curso Direito. Subárea: Direito Eleitoral. 2017. Universidade Católica de Santos.

5.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; STIVANIN, V. L.. Banca examinadora do processo seletivo docente graduação. Curso: Nutrição. Subárea: Nutrição esportiva. 2017. Universidade Católica de Santos.

6.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; STIVANIN, V. L.. Banca Examinadora do processo seletivo docente graduação. Curso: Nutrição. Subárea: Nutrição Esportiva. 2017. Universidade Católica de Santos.

7.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; STIVANIN, V. L.. Banca examinadora do processo seletivo docente graduação. Curso: Nutrição. Subárea: Nutrição Esportiva. 2017. Universidade Católica de Santos.

8.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; STIVANIN, V. L.. Banca examinadora do processo seletivo docente graduação. Curso: Nutrição. Subárea: Nutrição Esportiva. 2017. Universidade Católica de Santos.

Outras participações
1.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; ABDALLA, M. F.; GOMES, M. O.; GILBERTO, I. J. L.. Processo seletivo discente pós-graduação stricto-sensu. 2017. Universidade Católica de Santos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13a. Reunião Científica Regional da ANPEd Sudeste. Políticas e práticas de alfabetização. 2018. (Congresso).

2.
26a. Bienal Internacional do Livro São Paulo. Lançamento de livro. 2018. (Feira).

3.
BNCC: implantação.Base Nacional Comum Curricular: formação para implantação. 2018. (Seminário).

4.
Colóquio Alfabetização: Leitura em Foco.Alfabetização em foco. 2018. (Outra).

5.
Colóquio Brasil Portugal - Estudos Interdisciplinares do Século XX Universidade de Coimbra.Colóquio Brasil Portugal. 2018. (Encontro).

6.
CONAE 2018. Educação Integral: o PNE e os desafios e possibilidades para ampliação com qualidade de tempos e espaços educativos. 2018. (Congresso).

7.
Conferencia FORGES. A pedagogia de projetos na Universidade Metodista de São Paulo: reflexões nos processos formativos com os professores universitários. 2018. (Congresso).

8.
Congresso Metodista 2018. Educação Integral em escola de tempo integral. 2018. (Congresso).

9.
Congresso Metodista 2018. Gestão e políticas pública da educação: diferentes perspectivas. 2018. (Congresso).

10.
Migrações num mundo interligado e os caminhos para a paz. 2018. (Outra).

11.
Atualidade e vigência do pensamento de Paulo Freire. 2017. (Outra).

12.
Base Nacional Comum Curricular e os desafios para uma educação emancipadora. 2017. (Outra).

13.
Mesa redonda Ensino Médio.Ensino Médio: conhecendo os desafios da nova legislação. 2017. (Outra).

14.
XI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. A formação de pesquisadores iniciantes: contribuições da pesquisa participante. 2017. (Congresso).

15.
XIII Mostra de pesquisa V Seminário PARFOR V Encontro PIBID X Colóquio de A Acervos Escolares.A pesquisa com egressos do PIBID. 2017. (Outra).

16.
I Seminário Nacional de boas práticas em gestão escolar. 2016. (Seminário).

17.
Semana de Educação Ciências e Tecnologia.Paulo Freire: reflexões sobre a práxis docente. 2016. (Outra).

18.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.A dialogicidade nas aulas de metodologia de ensino de matemática. 2016. (Encontro).

19.
XI Mostra de Pesquisa IV Seminário Parfor IX Colóquio de Acervos escolares : pesquisa e compromisso social. 2016. (Seminário).

20.
XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A pesquisa-ação como instrumento pedagógico de professores formadores. 2016. (Encontro).

21.
XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira.A pesquisa-ação como instrumento pedagógico de professores formadores. 2016. (Encontro).

22.
IX Colóquio Internacional São Cristóvão/Se. Planejamento e planos de ensino: desafios da coordenação pedagógica. 2015. (Congresso).

23.
IX Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XIII Encontro Estadual da ANPAE-SP.A atuação do coordenador pedagógico no contexto escolar: construindo saberes. 2014. (Encontro).

24.
CONAE 2014 II Conferencia Intermunicipal da Educação do Polo ABC.Eixo VII Financiamento da Educação. 2013. (Outra).

25.
CONAE 2014 O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação.Eixo VII Financiamento da Educação. 2013. (Outra).

26.
III Encontro Estadual e I Encontro Municipal de Educação Integral. 2012. (Encontro).

27.
Encontro de educadores: avaliações institucionais. 2011. (Encontro).

28.
Jornada de Capacitacao.Circulos de Cultura saberes necessarios a prática docente. 2011. (Outra).

29.
VII Coloquio Internacional Paulo Freire. Reinventando os círculos de cultura nos diálogos sobre coordenação pedagógica. 2010. (Congresso).

30.
32a. Reuniao Anual da Anped. 2009. (Congresso).

31.
IV Coloquio Regional de Pesquisa em Educação. 2009. (Encontro).

32.
1o. Congresso Nacional Cidade Escola. 2008. (Congresso).

33.
Produção Textual. 2008. (Oficina).

34.
VI Encontro Internacional do Forum Paulo Freire.A coordenação pedagógica em questao: diálogos no círculo de cultura. 2008. (Outra).

35.
XXII Encontro Estadual de Supervisores do Magistério. 2008. (Encontro).

36.
IX Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Educação Física Escolar: uma abordagem cultural. 2007. (Congresso).

37.
IX Semana de Estudos da nossa IES.O trabalho com movimento no currículo escolar na perspectiva das manifestações da cultura corporal. 2007. (Outra).

38.
O Ensino Superior Brasileiro na Atualidade. 2007. (Simpósio).

39.
Seminários de preparação pedagógica. 2007. (Seminário).

40.
3a. Semana da Educação - FASB - Desafiando as Diferenças.Considerando a diversidade no trabalho com ortografia. 2006. (Oficina).

41.
Conferencia Jogar / Aprender.Conferencia Jogar / Aprender. 2006. (Outra).

42.
I Seminario de Metodologia de Ensino de Educacao Fisica.I Seminario de Metodologia de Ensino de Educacao Fisica. 2006. (Seminário).

43.
IV Forum Aberto Estadual Paulista sobre Formacao de Professores das Series Iniciais do Ensino Fundamental.IV Forum Aberto Estadual Paulista O Ensino Fundamental de 9 anos - desafios e perspectivas. 2006. (Outra).

44.
Palestra Moral Etica e Cidadania.Palestra: Moral, ética e cidadania. 2006. (Outra).

45.
Seminario Internacional Globalizacao e Educacao.Seminario Internacional Globalizacao e Educacao. 2006. (Seminário).

46.
Transformar as práticas para conhecê-las: pesquisa-ação e profissionalização docente. 2006. (Outra).

47.
XIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didatica e Prática de Ensino.XIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didatica e Prätica de Ensino. 2006. (Encontro).

48.
1o. Seminário Internacional de Educação do Guarujá.Alfabetização e emancipação: uma relação possível. 2005. (Seminário).

49.
2a. Semana da Educação - FASB.Produção de texto no ensino fundamental. 2005. (Outra).

50.
Gestao, Inclusao e Curriculo.Seminario Internacional de Educacao do Guaruja. 2005. (Seminário).

51.
V Mostra e I Coloquio Regional de Pesquisa em Educacao.V Mostra e I Coloquio Regional de Pesquisa em Educacao. 2005. (Outra).

52.
Congresso de Producao Cientifica. Producao Cientifica. 2004. (Congresso).

53.
Forum Mundial da Educacao.Forum Mundial da Educacao. 2004. (Outra).

54.
Grupo de Estudo.Grupo de Estudo: Investigacao Narrativa e Historia Oral de Acoes de Ensino e Aprendizagem. 2004. (Outra).

55.
Semana de Producao Cientifica.Conferencia: A escola como organizacao educativa. 2004. (Outra).

56.
A Formacao do Professor: uma proposta em debate.A Formacao do Professor: uma proposta em debate. 2003. (Simpósio).

57.
Congresso Brasileiro de Formacao de Professores. Congresso Brasileiro de Formacao de Professores. 2003. (Congresso).

58.
Palestra Educacao o dia inteiro e o papel do educador.Palestra Educacao o dia inteiro e o papel do educador. 2003. (Outra).

59.
Semana de Producao Cientifica.Conferencia: A Educacao Nao Formal. 2003. (Outra).

60.
Semana de Producao Cientifica.Conferencia: Conhecimento e Competencia no Trabalho e na Escola. 2003. (Outra).

61.
Simposio do Laboratorio de Gestao Educacional.Simposio do Laboratorio de Gestao Educacional. 2003. (Simpósio).

62.
Sociologia da Organizacao Escolar.Seminario Avancado: Sociologia da Organizacao Escolar. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMPOS, ELISABETE FERREIRA ESTEVES. Colóquio Alfabetização: Leitura em Foco. 2018. (Outro).

2.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. XII Mostra de Pesquisa V Seminário Parfor V Encontro PIBID X Colóquio de Acervos Escolares. 2017. (Outro).

3.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. XII Mostra de pesquisa V Seminário Parfor V Encontro PIBID X Colóquio de Acervos Escolares. 2017. (Outro).

4.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. XII Mostra de Pesquisa V Seminário Parfor V Encontro PIBID X Colóquio de Acervos Escolares. 2017. (Outro).

5.
CAMPOS, E. F. E. ; PEREIRA, M. A. F. ; CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves . XI Mostra de pesquisa - IV Seminário Parfor - IX Colóquio de acervos escolares: pesquisa e compromisso social. 2016. (Outro).

6.
CAMPOS, E. F. E. ; MARTINS, M. A. R. ; CAMPOS, E.F.E. ; CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves . XI Mostra de pesquisa - IV Seminário Parfor - IX Colóquio de acervos escolares: pesquisa e compromisso social. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Sara Langanke. A participação de docentes na gestão escolar. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo. (Orientador).

2.
Fátima Cristina dos Santos. Entre muros e grades: os desafios das práticas educacionais como ferramenta de ressocialização para adolescentes em privação de liberdade. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Selma Zeferino Macedo dos Santos. Reflexos da privatização da educação infantil no município de São Paulo na organização da rede e na prática docente. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
André Alves Pessoa. Estudo do direito constitucional na formação escolar de crianças e adolescentes. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo. (Orientador).

5.
Andreia de Souza Grava. Alfabetização em escola pública de período integral: um olhar para a diversidade. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo. (Orientador).

6.
Ronaldo Antonio Gollo Junior. Aprendizagem da Docência e a formação de Professores que ensinam Matemática: Um estudo a partir da perspectiva histórico-cultural.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Damires Souza da Silva. Políticas de Educação de Jovens e Adultos; propostas educativas nas redes públicas. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Paula Moreira de Lima. Políticas de educação integral na contemporaneidade. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Viviane Aparecida Espindola Pavan. O papel do professor nos processos de avaliação: análises e reflexões a partir de algumas contribuições teóricas. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Centro Universitário Padre Anchieta. Orientador: Elisabete Ferreira Esteves Campos.

2.
Letícia Aguiar Martin. Os processos de alfabetização e letramento: desafios e reflexões. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Centro Universitário Padre Anchieta. Orientador: Elisabete Ferreira Esteves Campos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Damires Souza da Silva. Políticas de Educação de Jovens e Adultos: contribuições do Caderno "Alunos e Alunas da EJA". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Elisabete Ferreira Esteves Campos.

2.
Carolina Perin Vano. Alfabetização Matemática: a perspectiva do trabalho com jogos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Elisabete Ferreira Esteves Campos.

3.
Deilane Flor da Silva. Alfabetização Matemática: a perspectiva do trabalho com jogos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Elisabete Ferreira Esteves Campos.

4.
Maysa Gonçalves Marangoni. Alfabetização matemática: a perspectiva do trabalho com jogos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Elisabete Ferreira Esteves Campos.

5.
Teresa Neuman de Oliveira Torres Ricelli. Alfabetização matemática: a perspectiva do trabalho com jogos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Elisabete Ferreira Esteves Campos.

Orientações de outra natureza
1.
Bárbara Angélica Carvalho. A construção das identidades sexuais nas práticas discursivas: o discurso nos textos escolares. 2017. Orientação de outra natureza - Centro Universitário Padre Anchieta. Orientador: Elisabete Ferreira Esteves Campos.

2.
Natália Pereira Santos. Um olhar para as políticas educacionais de jovens e adultos. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Católica de Santos. Orientador: Elisabete Ferreira Esteves Campos.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; GRAVA, A. S. . Políticas processos e práticas de alfabetização. Caderno de Anais da 13a. reunião científica da Anped, 2018.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAMPOS, ELISABETE FERREIRA ESTEVES; PANIZZOLO, C. ; ALCANTARA, C. . Fundamentos da educação infantil: a articulação da educação infantil com o ensino fundamental. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Membro do GEPEFE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores da Universidade de Sao Paulo (2006 - 2012) 

Membro da Comissão Setorial de Educação para revisão do Estatuto dos Profissionais da Educação do Município de Sao Bernardo do Campo. (2010)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 17:51:48