Edirlei Everson Soares de Lima

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  • Última atualização do currículo em 13/09/2018


Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Contestado (2008), mestrado em Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014). Foi professor do quadro complementar da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011-2015) e professor substituto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2014-2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/IPRJ). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, Computação Gráfica e Jogos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edirlei Everson Soares de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, E. S.;DE LIMA, EDIRLEI SOARES

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Politécnico do Rio de Janeiro, Departamento de Modelagem Computacional.
Rua Bonfim, 25
Vila Amélia
28625570 - Nova Friburgo, RJ - Brasil
Telefone: (22) 25332263
URL da Homepage: http://www.iprj.uerj.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Informática.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Video-Based Interactive Storytelling, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Bruno Feijo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2009 - 2010
Mestrado em Computação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Um Modelo de Dramatização Baseado em Agentes Cinematográficos Autônomos para Storytelling Interativo,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Cesar Tadeu Pozzer.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2005 - 2008
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade do Contestado, UNC, Brasil.
Título: 3D Game Builder: Uma Game Engine para Criação de Jogos 3D.
Orientador: Pedro Luiz de Paula Filho.




Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2015 - Atual
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e Projeto Orientados por Objetos - 2015.1
Conceitos de Linguagens de Programação - 2015.2
Projeto e Análise de Algoritmos - 2015.1, 2016.1
Redes Neurais - 2016.2
Sistemas Operacionais - 2015.1
Tópicos Especiais em Engenharia de Software (Jogos II) - 2016.1
Tópicos Especiais em Linguagens de Programação (Jogos I) - 2015.2, 2016.2

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 20

Atividades

02/2014 - 05/2015
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Engenharia - 2014.1, 2014.2
08/2013 - 05/2015
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programação I - 2013.2
Programação II - 2014.1, 2014.2
03/2012 - 05/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Integração Universidade Escola (Introdução à Programação de Jogos) - 2012.1, 2012.2, 2013.1, 2013.2, 2014.1, 2014.2
03/2011 - 05/2015
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inteligência Artificial - 2011.1, 2011.2, 2012.1, 2012.2, 2013.1, 2013.2, 2014.1, 2014.2
08/2010 - 05/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Coordenação Central de Pós-Graduação.


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

08/2014 - 04/2015
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jogos Eletrônicos - 2014.2
Técnicas de Programação II - 2014.2

Universidade do Contestado Campus Canoinhas, UNC/CANOINHAS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Projeto de Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Projeto de Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Projeto de Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Interactive Storytelling
2.
Jogos e Entretenimento Digital
3.
Inteligência Artificial
4.
Computação Gráfica


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Desenvolvimento de Técnicas de Interactive Storytelling para TV e Cinema Interativo
Descrição: Este projeto tem como objetivo a exploração de novas técnicas de dramatização, interação e autoria de narrativas interativas aplicadas em ambientes de televisão (TV) e cinema interativo. Mais especificamente, busca-se: (1) o desenvolvimento de novos métodos para melhorar a qualidade visual dos algoritmos de composição para video-based interactive storytelling; (2) a estruturação e simplificação do processo de produção de narrativas interativas baseadas em vídeo; e (3) o desenvolvimento de novos métodos de interação para ambientes de TV e cinema interativo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Edirlei Everson Soares de Lima - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
Desenvolvimento de um Sistema de Baixo Custo de Captura de Movimentos para Animação 3D
Descrição: Desde os primórdios da animação 3D, a indústria audiovisual sempre esteve à procura de novas técnicas para a produção de animações realistas e de baixo custo. Uma das formas de animação mais clássica é a animação por keyframes que, apesar de ainda ser amplamente utilizada em produções audiovisuais e games, demanda tempo e requer uma grande quantidade de profissionais qualificados. Uma alternativa para a animação por keyframes é a captura de movimentos (motion capture), a qual utiliza equipamentos especiais para capturar os movimentos de um ator do mundo real, que, posteriormente, são mapeados para um personagem virtual. Apesar da existência e comercialização da tecnologia de captura de movimentos, o custo e a complexidade de instalação dos sistemas existentes atualmente (hardware e software) inviabiliza seu uso por produtores de pequeno e médio porte. O presente projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de baixo custo de captura de movimentos, que possa ser utilizado em projetos de animação desenvolvidos por produtores de audiovisual. Neste primeiro momento, o foco será nos produtores de audiovisual da região de Nova Friburgo, para incentivar o desenvolvimento cultural e criativo dessa região. O projeto visa, tanto o desenvolvimento da tecnologia, como a sua aplicação prática no contexto da série CYBERDEX ? um projeto de animação 3D com potencial de licenciamento internacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Edirlei Everson Soares de Lima - Coordenador / Ricardo Fabbri - Integrante / Alessandra Aparecida Paulino - Integrante / Bernardo Sotto-Maior Peralva - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
Composição de Vídeo em Tempo Real para Interactive Storytelling
Descrição: A geração de representações visuais envolventes para interactive storytelling é um dos desafios-chave para a evolução e popularização das narrativas interativas. Usualmente, sistemas de interactive storytelling utilizam computação gráfica para representar os mundos virtuais das histórias, o que facilita a geração dinâmica de conteúdos visuais. Embora animação tridimensional seja um poderoso meio para contar histórias, filmes com atores reais continuam atraindo mais atenção do público em geral. Recentemente, uma nova abordagem para a criação de narrativas interativas baseadas em vídeos foi apresentada pelo autor desta proposta projeto, na qual se utiliza técnicas de composição de vídeo para a criação dinâmica de cenas representando os eventos de histórias. Porém, um dos principais problemas em aberto nesta abordagem refere-se a qualidade visual dos resultados produzidos pelos algoritmos de composição de vídeo em tempo real, a qual é muito inferior aos excelentes resultados produzidos manualmente por profissionais da indústria cinematográfica. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de novos métodos de composição em tempo real para melhorar a qualidade visual de narrativas interativas baseadas em vídeo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Edirlei Everson Soares de Lima - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2009 - Atual
Composição e Veiculação de Conteúdo Interativo para TV Digital

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Bruno Feijo em 26/07/2013.
Descrição: Projeto de pesquisa visando a geração e a veiculação de conteúdo para TV digital, baseado nos conceitos de storytelling interativo e técnicas de games compatíveis com o SBTVD-T..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (7) .
Integrantes: Edirlei Everson Soares de Lima - Integrante / Cesar Tadeu Pozzer - Integrante / Angelo E. M. Ciarlini - Integrante / Bruno Feijó - Coordenador / Antonio L. Furtado - Integrante.
2008 - 2009
Desenvolvimento de um Museu Virtual e Interativo do Contestado (Iniciação Científica)
Descrição: Este projeto propõe-se a desenvolver uma ferramenta de detecção de movimentos que permita ao usuário navegar por ambientes 3D (três dimensões) de uma maneira mais interativa do que a convencional. Para demonstrar a funcionalidade do sistema será desenvolvido um museu virtual interativo, com fotos, vídeos e textos contando a historia e cultura do estado de Santa Catarina..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Desenvolvimento de uma Game Engine 3D (Iniciação Científica)
Descrição: O objetivo desta pesquisa é desenvolver uma Game Engine 3D, aplicativo com diversas funções que facilitam o desenvolvimento de jogos e de aplicativos 3D, economizando tempo e deixando o código deste mais eficiente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Desenvolvimento de uma Game Engine Aplicada ao Ensino da História do Contestado (Iniciação Científica)
Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver uma Game Engine (software que serve como base para a criação de jogos), e que através dela, seja possível implementar jogos com temas variados e com relativa facilidade. O projeto também tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo sobre a Guerra do Contestado e a aplicação deste em escolas da região para demonstrar o caráter educativo do jogo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Informática na Educação
2017 - Atual
Periódico: SBC JOURNAL ON 3D INTERACTIVE SYSTEMS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos e Entretenimento Digital.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Gráfica.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Best Paper Award, XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2016).
2015
Best Paper Award, 14th IFIP International Conference on Entertainment Computing (ICEC 2015).
2014
Honourable Mention for Best Paper, Brazilian Symposium on Multimedia and the Web (Webmedia 2014).
2012
Menção Honrosa ao Melhor Short Paper Apresentado no Track de Arte e Design, XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2012).
2012
Honourable Mention - "Interactivity" in the 2st ITU IPTV Application Challenge, International Telecommunication Union (ITU).
2011
Honourable Mention - "Innovation" in the 1st ITU IPTV Application Challenge, International Telecommunication Union (ITU).
2010
1° Lugar no Festival Nacional de Jogos Independentes - Melhor Jogo na Categoria PC, IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2010).
2010
Menção Honrosa no Festival Nacional de Jogos Independentes - Melhor Arte na Categoria PC, IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2010).
2010
Menção Honrosa no Festival Nacional de Jogos Independentes - Melhor Tecnologia na Categoria PC, IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2010).
2010
Menção Honrosa ao Melhor Short Paper Apresentado no Track de Computação, IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2010).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE LIMA, EDIRLEI SOARES2018DE LIMA, EDIRLEI SOARES; FEIJÓ, BRUNO ; FURTADO, ANTONIO L. . Player behavior and personality modeling for interactive storytelling in games. ENTERTAINMENT COMPUTING, v. 28, p. 32-48, 2018.

2.
LIMA, E. S.2017LIMA, E. S.; FEIJO, B. ; FURTADO, A. L. . Video-based interactive storytelling using real-time video compositing techniques. MULTIMEDIA TOOLS AND APPLICATIONS (DORDRECHT. ONLINE), p. 1-25, 2017.

3.
DE LIMA, EDIRLEI SOARES2016 DE LIMA, EDIRLEI SOARES; FEIJÓ, BRUNO ; CASANOVA, MARCO ANTONIO ; FURTADO, ANTONIO L. . Storytelling variants based on semiotic relations. Entertainment Computing, v. 17, p. 31-44, 2016.

4.
BARBOSA, S. D. J.2014BARBOSA, S. D. J. ; LIMA, E. S. ; FURTADO, A. L. ; FEIJO, B. . Generation and Dramatization of Detective Stories. SBC Journal on 3D Interactive Systems, v. 5, p. 39-52, 2014.

5.
DE LIMA, EDIRLEI SOARES2013 DE LIMA, EDIRLEI SOARES; FEIJÓ, BRUNO ; BARBOSA, SIMONE D.J. ; FURTADO, ANTONIO L. ; CIARLINI, ANGELO E.M. ; POZZER, CESAR T. . Draw your own story: Paper and pencil interactive storytelling. Entertainment Computing, v. 5, p. 33-41, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRANCO, T. C. ; LIMA, E. S. . Paper and Pencil Interactive Storytelling Based on Generic Hand-drawn Sketches. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba. Proceedings do XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017. p. 1-4.

2.
LIMA, E. S.; GOTTIN, V. M. ; FEIJO, B. ; FURTADO, A. L. . Network Traversal as an Aid to Plot Analysis and Composition. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba. Proceedings do XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017. p. 1-10.

3.
LIMA, E. S.; FURTADO, A. L. ; FEIJO, B. ; CASANOVA, M. A. . Towards Reactive Failure-Recovery Gameplaying: The Fall and Rise of the Grail Hero. In: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016, São Paulo. Proceedings do XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016. p. 262-271.

4.
LIMA, E. S.; FEIJO, B. ; FURTADO, A. L. . Player Behavior Modeling for Interactive Storytelling in Games. In: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016, São Paulo. Proceedings do XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016. p. 1-10.

5.
LIMA, E. S.; FURTADO, A. L. ; FEIJO, B. . Storytelling Variants: The Case of Little Red Riding Hood. In: IFIP International Conference on Entertainment Computing (ICEC 2015), 2015, Trondheim. Entertainment Computing - ICEC 2015, 2015. p. 286-300.

6.
LIMA, E. S.; FURTADO, A. L. ; FEIJO, B. . Types, Motifs and the Emergence of Variants. In: XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015, Teresina. Proceedings do XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015. p. 295-303.

7.
LEITE, G. O. B. ; LIMA, E. S. . Geração Procedural de Mapas para Jogos 2D. In: XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015, Teresina. Proceedings do XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2015), 2015. p. 244-247.

8.
GOTTIN, V. M. ; LIMA, E. S. ; FURTADO, A. L. . Applying Digital Storytelling to Information System Domains. In: XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015, Teresina. Proceedings do XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2015), 2015. p. 192-195.

9.
LIMA, E. S.; FEIJO, B. ; FURTADO, A. L. . Hierarchical Generation of Dynamic and Nondeterministic Quests in Games. In: 11th International Conference on Advances in Computer Entertainment Technology (ACE 2014), 2014, Funchal. Proceedings of the 11th International Conference on Advances in Computer Entertainment Technology, 2014. p. 1-10.

10.
LIMA, E. S.; BARBOSA, S. D. J. ; FEIJO, B. ; FURTADO, A. L. . Building Keyword-Indexed Virtual Libraries in a Logic Programming Environment. In: 20th Brazilian Symposium on Multimedia and the Web (WebMedia 2014), 2014, João Pessoa. Proceedings of the 20th Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, 2014. p. 75-82.

11.
DEMARQUE, T. C. ; LIMA, E. S. . Auditory Hallucination: Audiological Perspective for Horror Games. In: XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2013, São Paulo. Proceedings do XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2013), 2013. p. 1-8.

12.
BARBOSA, S. ; LIMA, E. S. ; SILVA, F. G. ; FURTADO, A. L. ; FEIJO, B. . Early Cases of Bertillon, the Logic Programming Sleuth. In: XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2013, São Paulo. Proceedings do XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2013), 2013. p. 7-16.

13.
LIMA, E. S.; FEIJO, B. ; FURTADO, A. L. ; BARBOSA, S. ; POZZER, C. T. ; CIARLINI, A. E. M. . Non-Branching Interactive Comics. In: 10th International Conference on Advances in Computer Entertainment Technology (ACE 2013), 2013, Enschede. Proceedings of the 10th International Conference on Advances in Computer Entertainment Technology, 2013. v. 8253. p. 230-245.

14.
LIMA, E. S.; FEIJO, B. ; FURTADO, A. L. ; POZZER, C. T. ; CIARLINI, A. E. M. . Automatic Video Editing For Video-Based Interactive Storytelling. In: IEEE International Conference on Multimedia and Expo (ICME 2012), 2012, Melbourne. Proceedings of the 2012 IEEE International Conference on Multimedia and Expo, 2012. p. 806-811.

15.
LIMA, E. S.; FEIJO, B. ; POZZER, C. T. ; CIARLINI, A. E. M. ; BARBOSA, S. D. J. ; FURTADO, A. L. ; SILVA, F. G. . Social Interaction for Interactive Storytelling. In: International Conference on Entertainment Computing (ICEC 2012), 2012, Bremen. Proceedings of the 11th International Conference on Entertainment Computing, 2012. v. 7522. p. 1-15.

16.
SILVA, F. G. ; FURTADO, A. L. ; CIARLINI, A. E. M. ; POZZER, C. T. ; FEIJO, B. ; LIMA, E. S. . Information-gathering Events in Story Plots. In: International Conference on Entertainment Computing (ICEC 2012), 2012, Bremen. Proceedings of the 11th International Conference on Entertainment Computing, 2012. v. 7522. p. 30-44.

17.
LIMA, E. S.; FEIJO, B. ; FURTADO, A. L. ; CIARLINI, A. E. M. ; POZZER, C. T. ; SILVA, F. G. . A Multi-User Natural Language Interface for Interactive Storytelling in TV and Cinema. In: XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2012), 2012, Brasília. Proceedings do XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2012. p. 1-10.

18.
CAETANO, M. A. ; LIMA, E. S. . A Importância da Customização de Personagens na Narrativa de Jogos Digitais. In: XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2012), 2012, Brasília. Proceedings do XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2012. p. 1-4.

19.
LIMA, E. S.; FEIJO, B. ; BARBOSA, S. D. J. ; FURTADO, A. L. ; CIARLINI, A. E. M. ; POZZER, C. T. . Draw Your Own Story: Paper and Pencil Interactive Storytelling. In: 10th International Conference on Entertainment Computing (ICEC 2011), 2011, Vancouver. Proceedings of the 10th International Conference on Entertainment Computing, 2011. p. 1-12.

20.
LIMA, E. S.; FEIJO, B. ; BARBOSA, S. D. J. ; SILVA, F. G. ; FURTADO, A. L. ; POZZER, C. T. ; CIARLINI, A. E. M. . Multimodal, Multi-User and Adaptive Interaction for Interactive Storytelling Applications. In: X Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2011), 2011, Salvador. Proceedings do X Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2011. p. 206-214.

21.
LIMBERGER, R. ; POZZER, C. T. ; LIMA, E. S. ; FEIJO, B. . Supporting Characters in Interactive Storytelling. In: X Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2011), 2011, Salvador. Proceedings do X Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2011. p. 241-249.

22.
LIMA, E. S.; RUBY, C. ; POZZER, C. T. ; SILVA, C. N. . Visão Computacional e Reconhecimento de Comandos de Voz Aplicados na Interação com Jogos e Ambientes 3D. In: IX Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames 2010), 2010, Florianópolis. Proceedings do IX Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2010. p. 1-4.

23.
LIMA, E. S.; POZZER, C. T. ; FEIJO, B. ; CIARLINI, A. E. M. ; FURTADO, A. L. . Director of Photography and Music Director for Interactive Storytelling. In: IX Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames 2010), 2010, Florianópolis. Proceedings do IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2010. p. 129-137.

24.
LIMA, E. S.; POZZER, C. T. ; FAVERA, E. C. D. ; DORNELLAS, M. C. ; CIARLINI, A. E. M. ; FEIJO, B. ; FURTADO, A. L. . Support Vector Machines for Cinematography Real-Time Camera Control in Storytelling Environments. In: VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2009), 2009, Rio de Janeiro. Proceedings do VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2009. p. 44-51.

25.
LIMA, E. S.; POZZER, C. T. ; DORNELLAS, M. C. ; CIARLINI, A. E. M. ; FEIJO, B. ; FURTADO, A. L. . Virtual Cinematography Director for Interactive Storytelling. In: International Conference on Advances in Computer Entertainment Technology (ACE 2009), 2009, Athens, Greece. Proceedings of the International Conference on Advances in Computer Enterntainment Technology, 2009. v. 422. p. 263-270.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, E. S.; PAULA FILHO, P. L. . 3D Game Builder: Uma Game Engine para Criação de Ambientes Tridimensionais. In: XII Seminário de Desenvolvimento da Pesquisa (SEDEPE 2008), 2008, Concórdia. XII Seminário de Desenvolvimento da Pesquisa (SEDEPE 2008), 2008.

2.
LIMA, E. S.; PAULA FILHO, P. L. . Navegação Em Ambientes Tridimensionais Utilizando Visão Computacional. In: I Seminário Integrado de Pesquisa e Extensão Universitária - SIPEX, 2008, Mafra, SC. SIPEX 2008, 2008.

3.
LIMA, E. S.; PAULA FILHO, P. L. . RPG Builder: Uma Ferramenta para o Desenvolvimento de Jogos. In: XI Seminário de Desenvolvimento da Pesquisa (SEDEPE 2007), 2007, Mafra. XI Seminário de Desenvolvimento da Pesquisa (SEDEPE 2007), 2007.

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, E. S.; GOTTIN, V. M. ; FURTADO, A. L. . Network Traversal as an Aid to Plot Analysis and Composition. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2017 (Monografias em Ciência da Computação).

2.
GOTTIN, V. M. ; CASANOVA, M. A. ; LIMA, E. S. ; FURTADO, A. L. . A Story-Based Approach to Information Systems. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2015 (Monografias em Ciência da Computação).

3.
LIMA, E. S.; FURTADO, A. L. . Handling Google snippets with SWI-Prolog. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2014 (Monografias em Ciência da Computação).

4.
LIMA, E. S.. Video-Based Interactive Storytelling. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2014 (Tese de Doutorado).

5.
LIMA, E. S.; FEIJO, B. ; BARBOSA, S. D. J. ; FURTADO, A. L. . A Keyword-Based Guide to Poirot Stories. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2013 (Monografias em Ciência da Computação).

6.
LIMA, E. S.; FEIJO, B. ; FURTADO, A. L. ; CIARLINI, A. E. M. ; POZZER, C. T. . Automatic Video Editing for Video-Based Interactive Storytelling. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2011 (Monografias em Ciência da Computação).

7.
LIMA, E. S.. Um Modelo de Dramatização Baseado em Agentes Cinematográficos Autônomos para Storytelling Interativo. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 2010 (Dissertação de Mestrado).

8.
LIMA, E. S.. 3D Game Builder: Uma Game Engine para Criação de Jogos 3D.. Porto União: Universidade do Contestado (UnC), 2008 (Monografia de Graduação em Ciência da computação).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
LIMA, E. S.; FEIJO, M. ; BRANCO, T. C. ; RIODI, B. ; FEIJO, B. . The Princess Kidnapping. 2011.

2.
LIMA, E. S.; FEIJO, M. ; BRANCO, T. C. ; RIODI, B. ; FEIJO, B. . Raider Of The Lost Videogame. 2011.

3.
LIMA, E. S.. Logtell - 3D Dramatization System. 2010.

4.
LIMA, E. S.; FAVERA, E. C. D. ; AZEVEDO, C. V. ; OLIVEIRA, R. ; SCHETINGER, V. C. . Krimson. 2010.

5.
LIMA, E. S.. Warped Metal: Car Battle. 2010.

6.
LIMA, E. S.. 3D Game Builder. 2008.

7.
LIMA, E. S.. RPG Builder. 2007.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, E. S.; PAULINO, A. A.; CUSTODIO, L. I. R. L.. Participação em banca de Marcos de Oliveira Couto Filho.Desenvolvimento de uma Rede Social Utilizando Conceitos de Gamificação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
LIMA, E. S.; PAULINO, A. A.; CUSTODIO, L. I. R. L.. Participação em banca de Simone Tardin Fagundes.FRITOURG: Um Jogo Baseado em Geolocalização para Incentivar o Turismo em Nova Friburgo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
LIMA, E. S.; PAULINO, A. A.; CUSTODIO, L. I. R. L.. Participação em banca de Dhiego Bastos de Moura.Geração Procedural de Mapas para Jogos 2D. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
NAMEN, A. A.; LIMA, E. S.; DOMINGOS, R. P.. Participação em banca de Susana de Souza Boucharder.Mineração de Dados Aplicada à Análise de Classificação de Filmes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
FABBRI, R.; LIMA, E. S.; DOMINGOS, R. P.. Participação em banca de Pedro Felipe Pena Barata.Experimentos com Técnicas Atuais de Reconstrução 3D Visando a Digitalização Prática de Esculturas Suaves do Jardim do Nego. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
LIMA, E. S.; FABBRI, R.; TIEN, J. M. T. D.. Participação em banca de Ciro Lyra Chang.Photo Flag: Um Jogo Social Baseado em Geolocalização e Fotos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
LIMA, E. S.; RAPOSO, A. B.; MOURA, A. L.. Participação em banca de Gabriel de Oliveira Barbosa Leite.Geração Procedural de Mapas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

8.
FEIJO, B.; LIMA, E. S.; TORREAO, E. B.. Participação em banca de Paulo Fernandes Neves.Estudo de Viabilidade de Storytelling Interativo em Jogos RPG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LIMA, E. S.; GOMES, A. T. A.; MATHIAS FILHO, I.. Concurso Público para Professor Adjunto na Área de Metodologia e Técnicas de Computação. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
LIMA, E. S.; SCHULZE, B.; OLIVEIRA, J. C.. Concurso Público para Professor Adjunto na Área de Sistemas de Computação. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Network Traversal as an Aid to Plot Analysis and Composition. 2017. (Simpósio).

2.
XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Player Behavior Modeling for Interactive Storytelling in Games. 2016. (Simpósio).

3.
IFIP International Conference on Entertainment Computing (ICEC 2015). Storytelling Variants: The Case of Little Red Riding Hood. 2015. (Congresso).

4.
XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Types, Motifs and the Emergence of Variants. 2015. (Simpósio).

5.
11th International Conference on Advances in Computer Entertainment Technology (ACE 2014). Hierarchical Generation of Dynamic and Nondeterministic Quests in Games. 2014. (Congresso).

6.
XX Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia 2014).Building Keyword-Indexed Virtual Libraries in a Logic Programming Environment. 2014. (Simpósio).

7.
10th International Conference on Advances in Computer Entertainment Technology (ACE 2013). Non-Branching Interactive Comics. 2013. (Congresso).

8.
XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2013).Early Cases of Bertillon, the Logic Programming Sleuth. 2013. (Simpósio).

9.
11th International Conference on Entertainment Computing (ICEC 2012). Social Interaction for Interactive Storytelling. 2012. (Congresso).

10.
2012 IEEE International Conference on Multimedia and Expo (ICME 2012). Automatic Video Editing For Video-Based Interactive Storytelling. 2012. (Congresso).

11.
XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2012).A Multi-User Natural Language Interface for Interactive Storytelling in TV and Cinema. 2012. (Simpósio).

12.
10th International Conference on Entertainment Computing (ICEC 2011). Draw Your Own Story: Paper and Pencil Interactive Storytelling. 2011. (Congresso).

13.
X Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2011).Multimodal, Multi-User and Adaptive Interaction for Interactive Storytelling Applications. 2011. (Simpósio).

14.
IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2010).Director of Photography and Music Director for Interactive Storytelling. 2010. (Simpósio).

15.
VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2009).Support Vector Machines for Cinematography Real-Time Camera Control in Storytelling Environments. 2009. (Simpósio).

16.
XII Seminário de Desenvolvimento da Pesquisa - SEDEPE.3D Game Builder: Uma Game Engine para Criação de Ambientes Tridimensionais. 2008. (Seminário).

17.
XI Seminário de Desenvolvimento da Pesquisa - SEDEPE.RPG Builder: Uma Ferramenta para o Desenvolvimento de Jogos. 2007. (Seminário).

18.
II Semana de Sistemas de Informação. 2005. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Douglas Cesar Pio do Carmo. Modelagem de Jogadores para Adaptação Comportamental de Inimigos. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Thiago Cler Franco. Desenvolvimento de Técnicas de Interação para Narrativas Interativas Baseadas em Realidade Aumentada. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Simone Tardin Fagundes. FRITOURG: Um Jogo Baseado em Geolocalização para Incentivar o Turismo em Nova Friburgo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Edirlei Everson Soares de Lima.

2.
Marcos de Oliveira Couto Filho. Desenvolvimento de uma Rede Social Utilizando Conceitos de Gamificação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Edirlei Everson Soares de Lima.

3.
Dhiego Bastos de Moura. Geração Procedural de Mapas para Jogos 2D. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Edirlei Everson Soares de Lima.

4.
Gabriel de Oliveira Barbosa Leite. Geração Procedural de Mapas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Edirlei Everson Soares de Lima.

5.
Ciro Lyra Chang. Photo Flag: Um Jogo Social Baseado em Geolocalização e Fotos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Edirlei Everson Soares de Lima.




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