Mary Soares de Almeida Reis

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6485606831012565
  • Última atualização do currículo em 21/09/2018


Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás - UEG, Especialista em Metolodogia do Ensino, Pesquisa e Extensão, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Graduada em Letras com habilitação em Língua Inglesa e Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Goiás - UFG. É Docente em Regime de Tempo Integral de dedicação à docência e à pesquisa (RTIDP) na Universidade Estadual de Goiás no Campus São Miguel do Araguaia - GO . Atualmente é Diretora da UEG- Campus São Miguel do Araguaia. Foi coordenadora de área/Bolsista da CAPES com subprojeto de letras no PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Já exerceu a função de Coordenadora Pedagógica, Coordenadora Adjunta de Estágio e Monografia e Vice-Diretora no Campus. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mary Soares de Almeida Reis
Nome em citações bibliográficas
REIS, Mary S. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de São Miguel do Araguaia.
Av. José Pereira do Nascimento nº320
Centro
76590000 - São Miguel do Araguaia, GO - Brasil
Telefone: (62) 33642830
URL da Homepage: www.ueg.br


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias.
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Título: O Professor de Língua Inglesa e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC): Uma análise do Projeto Pedagógico do Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus São Miguel do Araguaia,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Profª Drª Barbra do Rosário Sabota Silva.
Palavras-chave: Formação, Professor, Ensino, Lingua Inglesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2003
Especialização em Met. do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educ. (Carga Horária: 435h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: Relação de Gênero: uma problemática na estruturação da vida escolar.
Orientador: Mônica Moreira Oliveira Torres.
1987 - 1992
Graduação em Letras - Inglês.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
1984 - 1986
Ensino Médio (2º grau).
Colegio Ateneu Dom Bosco- Salesiano, CADB, Brasil.




Formação Complementar


1982 - 1987
Complete English Course. (Carga horária: 2060h).
Centro Cultural Brasil Estados Unidos, CCBEU, Brasil.


Atuação Profissional



Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Wizard Idiomas, WIZARD, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora e Coordenadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Estágio e TCC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docente em regime de dedicação exclusiva no curso de Licenciatura Plena em Letras, com as disciplinas Língua Inglesa I, II, III e IV. Bolsista coordenadora do subprojeto de letras pelo PIBID. Atualmente como diretora interina da Unidade.

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do quadro efetivo da Universidade em Regime de Dedicação Exclusiva

Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Vice-Diretora Educacional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Sistema Pitágoras de Ensino, PITÁGORAS, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2003
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de extensão


2018 - Atual
A ARTE DE LER ARTIGOS CIENTÍFICOS E RELATÓRIOS DE PESQUISA
Descrição: O projeto objetiva desenvolver a habilidade da leitura técnica de artigos científicos e relatórios de pesquisa. Além disso, se propõe também a conhecer a estrutura composicional de documentos técnicos (artigos científicos e relatório de pesquisa). Assim, para concretizar tais objetivos realizaremos encontros quinzenais entre os meses de março a dezembro de 2018. A partir desses encontros espera-se que os participantes desenvolvam o pensamento crítico quanto a tais documentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (32) .
Integrantes: Mary Soares de Almeida Reis - Coordenador.


Outros Projetos


2012 - Atual
PIBID
Descrição: Coordenadora de area do subprojeto PIBID na UEG - UnU São Miguel do Araguaia - GO.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Mary Soares de Almeida Reis - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Inglesa IV.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Inglesa III.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Inglesa II.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Inglesa I.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Laboratório de Prática Escrita em L. Inglesa.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Laboratório de Prática Oral em L. Inglesa I.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2007
Melhores do Ano - Melhor Coordenadora de Ensino Superior, Rádio Vale do Araguaia.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
REIS, Mary S. A.; SABOTA, B. ; SANTCLAIR, D. ; ALMEIDA, R. R. . ENSINO DE LÍNGUAS E A MEDIAÇÃO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE PROFESSORES DE INGLÊS. In: Sandra Regina Gardacho Pietrobon; Damaris Beraldi Gody Leite. (Org.). ENSINO DE LÍNGUAS E A MEDIAÇÃO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE PROFESSORES DE INGLÊS. 370ed.Curitiba: Atena Editora, 2016, v. 01, p. 01-175.

Apresentações de Trabalho
1.
REIS, Mary S. A.. Formação inicial e valorização dos profissionais da Educação Básica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
REIS, Mary S. A.. Participação em banca de Daiana Gomes de Souza.O uso das Tecnologias da Informação como ferramentas de ensino na sala de aula. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.

2.
REIS, Mary S. A.. Participação em banca de Paulo da Silva Santana Júnior.O Hábito de Ler e seus Benefícios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.

3.
REIS, Mary S. A.. Participação em banca de Cleidiane Sousa Mendonça e Vanessa Pabline de Souza Sampaio.O Método Comunicativo no Processo de Ensono-Aprendizagem de Língua Inglesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.

4.
REIS, Mary S. A.. Participação em banca de Irlanny Soares Lipp.A Construção do Hábito da Leitura Através da Música, dos Quadrinhos e das Charges. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.

5.
CANDINE, T. R. J.; SILVA, V. F.; REIS, Mary S. A.. Participação em banca de Thálita Rafaella de Jesus Cândine.A importância da Leitura para a aquisição do conhecimento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.

6.
BARBOSA, F. B.; RODRIGUES, J. M.; REIS, Mary S. A.. Participação em banca de Flávia Borges Barbosa.A Importância Da Leitura Para A Realização Da Interpretação Do Texto. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.

7.
REIS, Mary S. A.. Participação em banca de Lázara Rogéria Lourenço.As Abordagens Filosóficas e Psicológicas nos Poemas "Cantiga de voúvo" e "Mãos Dadas" de Carlos Drummond de Andrade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

8.
REIS, Mary S. A.. Participação em banca de Kátia Castelo Branco Coelho.Análise da obra "Eu e outras poesias" de Augusto dos Anjos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

9.
REIS, Mary S. A.. Participação em banca de Karine Santos Chagas.O Papel da mulher na sociedade abordada nas obras :senhora e Lucíola de José de Alencar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

10.
REIS, Mary S. A.. Participação em banca de Thiara Rafaella Rodrigues Soares.Didática e Metodologia de Ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

11.
REIS, Mary S. A.. Participação em banca de Amarildo Santana Gomes.Letramento no Processo da Aprendizagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

12.
REIS, Mary S. A.. Participação em banca de Edileuza Maria Barbosa Bernardes.Fatores que levam ao fracasso escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

13.
REIS, Mary S. A.. Participação em banca de Josélia Martins da Cunha.Avaliação Contínua no Processo Ensino-Aprendizagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

14.
REIS, Mary S. A.. Participação em banca de Luciana Dias de Almeida Fernandes Borges.A importância da leitura e da escrita na formação do ser humano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

15.
REIS, Mary S. A.. Participação em banca de Marcilene Gomes dos Santos.A importância da Leitura e da Escrita na Escola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

16.
REIS, Mary S. A.. Participação em banca de Ronaldo Hipólito e Silva.Informática Educacional: Uma forma de Ensino aprendizagem na Escola Pública. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

17.
REIS, Mary S. A.. Participação em banca de Samara Marques de Souza.A importância da Leitura para a escrita. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

18.
REIS, Mary S. A.. Participação em banca de Thyallita Souza Santos.Desenvolvendo o hábito da leitura de forma prazerosa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Parcelada em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

19.
REIS, Mary S. A.. Participação em banca de Elaine Santana Garcia.Romantismo: Um marco na Literatura Brasileira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

20.
REIS, Mary S. A.. Participação em banca de Cléria rodrigues de Sousa.A importância da família no desenvolvimento da criança. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.

21.
REIS, Mary S. A.. Participação em banca de Luemir Lisboa Santana.Literatura de Cordel em alguns poemas de Patativa do Assaré. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

22.
REIS, Mary S. A.. Participação em banca de Catiam Borges do Amaral Ferreira.Recursos Tecnológicos como facilitadores da aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.

23.
REIS, Mary S. A.. Participação em banca de Gilmar Cardoso dos Santos.O Ensino Aprendizagem da Língua Inglesa: uma problemática constante. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação. Problematizando textos com dinâmicas de grupo: experiências com a transdisciplinaridade em uma aula de pós-graduação stricto sensu. 2015. (Congresso).

2.
EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação. Ensino de Línguas e a mediação para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC): uma pesquisa colaborativa na formação universitária de professores de inglês.. 2015. (Congresso).

3.
I Colóquio de Linguagem e Práticas Sociais do MIELT. 2015. (Outra).

4.
INPLA - 20° Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. Ensino de Línguas e a mediação para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC): uma pesquisa colaborativa na formação universitária de professores de inglês.. 2015. (Congresso).

5.
Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Ensino e Extensão - UEG Anápolis.O uso da ferramenta VODCAST e o ensino de língua inglesa no contexto escolar: uma contribuição dos professores em formação no PIBID. 2015. (Seminário).

6.
XV Semana Acadêmica do Curso de Letras - UEG Itapuranga.O uso da ferramenta VODCAST e o ensino de Língua Inglesa: um relato de experiência. 2015. (Encontro).

7.
Encontro Regional - Região II - GT de Desenvolvimento Curricular. 2014. (Encontro).

8.
I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão e II Encontro do PIBID. 2014. (Congresso).

9.
III Seminário de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis - "Reflexões sobre as Políticas Institucionais de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis. 2014. (Seminário).

10.
I Seminário de Aquicultura. 2014. (Seminário).

11.
Autonomia Universitária.Autonomia Universitária. 2013. (Seminário).

12.
I Encontro do PIBID/UEG.Formação inicial e valorização dos profissionais da Educação Básica. 2013. (Seminário).

13.
II Seminário de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis.A Extensão Universitária como um dos parâmetros para avaliação da Universidade. 2013. (Seminário).

14.
IV Virada Cultural da Região Norte da UEG.IV Virada Cultural da Região Norte da UEG. 2013. (Outra).

15.
O Sonho Transdisciplinar. 2013. (Outra).

16.
Curso de Formação: Ressignificando a Prática Pedagógica.Monografia e Estágio. 2010. (Encontro).

17.
Curso de Aperfeiçoamento em Cerimonial Universitário. 2009. (Oficina).

18.
Estudo de Linguagem: Teoria e Prática. 2009. (Outra).

19.
Os Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. 2009. (Outra).

20.
Programa de Educaçao em Valores Humanos. 2009. (Outra).

21.
I Encontro com coordenadores - Coordenar: ação, atitude, legislação e rotina. 2008. (Encontro).

22.
Simpósio de EAD da UEG : Lançando Redes, lincando idéias. 2008. (Simpósio).

23.
Introdução à Educação Ambiental. 2007. (Encontro).

24.
Seminário de Formação do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental Meandros do Rio Araguaia. 2006. (Seminário).

25.
Programa de Educação e Treinamento. 2003. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Loyanny Alves Ramos e Mateus Barbosa da Silva. A importância dos gêneros textuais para a formação do professor de Língua Inglesa. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Janeide Lustosa Germano. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO CONTEXTO ESCOLAR. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Formação Docente e Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Mary Soares de Almeida Reis.

2.
Jarley Borges de Araújo. TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA DISCIPLINA DE GESTÃO DE PROCESSOS. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Formação Docente e Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Mary Soares de Almeida Reis.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
KAMILA ALVES DA SILVA e MILKA CARLA ALVES FLOR. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Mary Soares de Almeida Reis.

2.
Deusilene Ferreira de Oliveira Miranda. As Habilidades desenvolvidas pelo Professor no Ensino de Língua Inglesa no Colégio Estadual Dr. Dorival Brandão de Andrade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Mary Soares de Almeida Reis.

3.
Fábio Nascimento da Silva. Crenças sobre o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa em uma Escola Pública: reflexões e experiências de um Pibidiano numa escola campo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Mary Soares de Almeida Reis.

4.
Leonardo L Peres, Viviane F. da Silva, Wesley S. Chuva. O Ensino da Língua Inglesa no curso de Licenciatura Plena em Letras, sob a ótica do Projeto Pedagógico do Curso, na Unidade Universitária de São Miguel do Araguaia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Mary Soares de Almeida Reis.

5.
Eliana Rodrigues de Sousa e Greicielle de Souza Roque. Estudo do Ensino da Língua Inglesa nas Escolas Estaduais com maior e menor IDEB-2010 no município de São Miguel do Araguaia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Mary Soares de Almeida Reis.

6.
Juliana Ribeiro Chavier Carvalho e Daniella O. Silva Rosa. O Ensino de Línguas e as Novas Tecnologias: Barreiras a serem transpostas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Mary Soares de Almeida Reis.

7.
Sedilcue Silva Nascimento. Habilidades da Leitura e da Escrita em Práticas Sociais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Mary Soares de Almeida Reis.

8.
Rannielle de Araújo. Os Desafios do Ensino de Língua Inglesa na Segunda Fase do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Mary Soares de Almeida Reis.

9.
Cleopatra G. S. Santana. A importância da Leitura na Segunda Fase do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Mary Soares de Almeida Reis.

10.
Gislane Viana Almeida. Literatura de Cordel: Uma voz no Sertão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Mary Soares de Almeida Reis.

11.
Jailson Soares Gois. A Música como recurso metodológico na sala de aula. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Mary Soares de Almeida Reis.

12.
Thiago Oliveira da Silva. A formação do Professor de Língua Inglesa e sua aplicação nas escolas públicas de São Miguel do Araguaia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Mary Soares de Almeida Reis.

13.
Jerline Paula Silva Santos. Preconceito Línguístico na adolescência: Uma temática social e cultural. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Mary Soares de Almeida Reis.

14.
Nadyelle Rossana Netto. Relações Interpessoais entre professor e aluno e seu vínculo com a indisciplina escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Mary Soares de Almeida Reis.

15.
Fláucia Ferreira da Silva. Língua Inglesa: A importância e os desafios no Ensino e Aprendizagem nas escolas públicas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Mary Soares de Almeida Reis.

16.
Ana Paula Souza Netto Carneiro. A influência da Internet nos hábitos da Leitura e da escrita de crianças e adolescentes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Mary Soares de Almeida Reis.

17.
Juliana Lopes Pinto. O Ensino aprendizagem da Língua Inglesa nas escolas públicas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Mary Soares de Almeida Reis.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
REIS, Mary S. A.; SABOTA, B. ; SANTCLAIR, D. ; ALMEIDA, R. R. . ENSINO DE LÍNGUAS E A MEDIAÇÃO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE PROFESSORES DE INGLÊS. In: Sandra Regina Gardacho Pietrobon; Damaris Beraldi Gody Leite. (Org.). ENSINO DE LÍNGUAS E A MEDIAÇÃO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE PROFESSORES DE INGLÊS. 370ed.Curitiba: Atena Editora, 2016, v. 01, p. 01-175.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 23:29:13