Tohnson Sales

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8599621096681727
  • Última atualização do currículo em 28/05/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pelo Centro Universitário do Norte (2008) e mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2015). Atualmente é bolsista at/ fapeam do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. , atuando principalmente nos seguintes temas: entomologia forense, paralucilia fulvinota, temperatura controlad, decomposição de suíno e criação. Atualmente Em andamento com A Especialização em Formação Pedagógica em Ciências Biológicas no Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tohnson Sales
Nome em citações bibliográficas
SALES, Tohnson;SALES, T

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Departamento de Entomologia, Laboratório de Citotaxonomia e Ecologia de Insetos Aquáticos.
Av. André Araújo, 2936
Petrópolis
69011970 - Manaus, AM - Brasil - Caixa-postal: 478
Telefone: (92) 36433201
URL da Homepage: http://www.inpa.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia).
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Título: Efeito da temperatura no desenvolvimento de imaturos de Paralucilia fulvinota (Bigot, 1877) (Diptera, Calliphoridae) de interesse forense,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Ruth Leila ferreira Keppler.
Coorientador: Renato Tavares Martins.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2018
Especialização em andamento em Formação Pedagógica em Ciências Biológicas.
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2005 - 2008
Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado.
Centro Universitário do Norte, UNINORTE, Brasil.
Título: Distribuição e estrtificação vertical de Imaturos de Culicidae (Diptera) na Area Urbana de Manaus, Amazonas, Brasil.
Orientador: Ruth Leila Ferreira Keppler.




Formação Complementar


2008 - 2008
Entomologia Forense. (Carga horária: 12h).
Sociedade Brasileira de Zoologia, SBZ, Brasil.
2007 - 2007
Arthropodos de Importancia Medica. (Carga horária: 10h).
Centro Universitário do Norte, UNINORTE, Brasil.
2006 - 2006
Metodo de diafanização de Peixes da Amazônia. (Carga horária: 10h).
Centro Universitário do Norte, UNINORTE, Brasil.
2006 - 2006
MIcroorganismos de Importancia Biotecnologia. (Carga horária: 10h).
Centro Universitário do Norte, UNINORTE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista AT/ FAPEAM, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Estudande, Enquadramento Funcional: Estudande de mestrado PPG-ENT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Bolsista PCI, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: bolsista PIBIC, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: estagio curricular, Enquadramento Funcional: estagiario, Carga horária: 20

Atividades

08/2007 - 07/2008
Estágios , Departamento de Entomologia, Laboratório de Citotaxonomia e Ecologia de Insetos Aquáticos.

Estágio realizado
BOLSISTA PIBIC / FAPEAM.
8/2006 - 7/2007
Estágios , Departamento de Entomologia, Laboratório de Citotaxonomia e Ecologia de Insetos Aquáticos.

Estágio realizado
BOLSISTA PIBIC.
04/2006 - 7/2006
Estágios , Departamento de Entomologia, Laboratório de Citotaxonomia e Ecologia de Insetos Aquáticos.

Estágio realizado
estagio voluntario.


Projetos de pesquisa


2009 - 2012
Taxonomia e aspectos da Bionomia de Paralucilia paraensis (Mello, 1969) (Diptera: Calliphoridae) associada à decomposição de carcaças de suínos Sus scrofa Linn. submersa em um igarapé na Reserva Florestal Adolpho Ducke, Manaus, Amazonas, Brasil.
Descrição: A entomologia forense é a ciência que estuda artrópodes associados a cadáveres, e pode ser usada como uma ferramenta dentro de investigações científicas (Leccese, 2004). De acordo com Nuorteva (1977), Smith (1986) e Catts & Goff (1992), o estudo desses artrópodes tem contribuído com as investigações criminais. Dependendo das suas preferências biológicas, começam colonizando as partes moles do corpo como feridas abertas ou os orifícios naturais como ouvidos, boca, nariz e olhos. A família Calliphoridae é representada no Novo Mundo por 20 espécies endêmicas e 4 introduzidas, incluídas em 9 gêneros: Calliphora, Chloroprocta, Cochliomyia, Compsomyops, Chrysomya, Hemilucilia, Lucilia, Paralucilia e Sarconesia. Possui uma grande diversidade de ciclos de vida dentre os vários gêneros que a compõem, porém, algumas espécies, fazem parte de forma expressiva da fauna decompositora de carcaça animal (Carvalho et al., 2004).No Brasil, pesquisas envolvendo a Entomologia Forense vêm sendo divulgadas há pouco tempo. Na região Amazônica poucos estudos vêm sendo desenvolvidos com insetos necrófagos associados no processo de decomposição. O estudo de campo será realizado na Reserva Florestal Adolpho Ducke, localizada na Rodovia Estadual AM 010, Km 26, município de Manaus, Estado Amazonas, Brasil. As coletas serão realizadas em dois períodos: Julho (estação seca) e novembro (estação chuvosa) de 2009. Em cada período sazonal, serão utilizadas como isca, carcaças de suíno Sus scrofa Linn. com peso aproximado de 45 kg. O animal será levado vivo até o igarapé do Barro Branco, em seguida, será sacrificado e exposto para decomposição, dentro de uma gaiola de ferro com dimensões de 1,00 x 0,63 x 0,74 cm. As coletas das fêmeas grávidas de Calliphoridae no suíno serão realizadas diariamente entre 06:00 e 18:00 h. Diariamente, serão anotados dados referentes à decomposição do suíno. Os estágios de decomposição serão definidos seguindo a classificação de Payne & King (1972). As carcaças ficarão ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Distribuição anual e estratificação vertical de imaturos de Culicidae (Diptera) associados a internós de bambu (Poaceae) instalados em um fragmento de mata no município de Manaus, Amazônia, Brasil.
Descrição: A maior diversidade de espécies animais e vegetais ocorrem nas regiões tropicais úmidas (Erwin, 1982). Insetos são importantes componentes em diversos ecossistemas e estudos anteriores já demonstraram que são abundantes e diversificados (Adis, 1977, 1981). Fragmentos de mata na área urbana ou periurbana podem apresentar características favoráveis para o desenvolvimento de habitats naturais. Os fitotelmatas são um exemplo desses habitats naturais e podem ser definidos como estrutura de origem vegetal capaz de acumular água (e.g. bromélias, buracos e depressões em árvores, bambus, axilas foliares, dentre outros). Estes ambientes oferecem uma excelente oportunidade para investigar e determinar processos ou interações ecológicas. A maioria da fauna que habita fitotelmata é específica desse ambiente e, na sua maioria são insetos, sendo conhecidas mais de 70 famílias distribuídas em 11 ordens, onde os Diptera (principalmente Culicidae), são os mais abundantes (Frank, 1983; Greeney, 2001). No entanto, poucos trabalhos têm sido desenvolvidos sobre os organismos que utilizam esse microhabitat para o desenvolvimento (Fish, 1983). De acordo com Consoli e Oliveira (1994), Marcondes (2001), Forattini (2002), Frank (1983), Lounibos (1983), internódios de bambu são criadouros naturais para várias espécies de mosquitos que são consideradas importantes transmissores de agentes patogênicos para o homem e outros animais. Podemos citar representantes de Aedes, Sabethes e Haemagogus que são importantes vetores do vírus do dengue e da febre amarela silvestre (Lozovei, 1998; Consoli e Oliveira, 1994; Marcondes, 2001). Este grupo de fitotelmata têm sido estudado em vários continentes (Mogi e Susuki, 1983) mas também no Sul do Brasil (Lopes, 1997; Zequi et al., 2005). Mosquitos que utilizam esses fitotelmas são específicos e podem efetuar postura em bambus furados ou cortados que ocorrem naturalmente, ou em internós (parte do colmo entre um nó e outro) retirados e utilizados como recip.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tohnson Sales - Integrante / Ruth Leila Ferreira Keppler - Coordenador / Ulisses Gaspar Neiss - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.
2006 - 2007
Imaturos de Culicidae (Diptera) associados a internós de bambu (Poaceae: Bambusa) instalados em um fragmento de mata no município de Manaus, Amazônia Central, Brasil.
Descrição: A maior diversidade de espécies animais e vegetais ocorrem nas regiões tropicais úmidas (Erwin, 1982). Entre estes, os insetos são importantes componentes em diversos ecossistemas e estudos anteriores já demonstraram que são abundantes e diversificados (Adis, 1977, 1981). Fragmentos de mata na área urbana ou periurbana podem apresentar características favoráveis para o desenvolvimento de habitats naturais. Os fitotelmatas são um exemplo desses habitats naturais e podem ser definidos como estrutura de origem vegetal capaz de acumular água (e.g. bromélias, buracos e depressões em árvores, bambus, axilas foliares, dentre outros). Nesse sentido, poucos trabalhos têm sido desenvolvido sobre os organismos que utilizam esse microhabitat para o desenvolvimento, principalmente na região Amazônica (Fish, 1983). Pelo aumento da diversidade de plantas e pela grande precipitação pluviométrica, fitotelmatas são abundantes nas regiões tropicais (Fish, 1983) e oferecem uma excelente oportunidade para investigar e determinar processos ou interações ecológicas. A maioria da fauna que habita fitotelmata é específica desse ambiente e, na sua maioria são insetos, sendo conhecidas mais de 70 famílias distribuídas em 11 ordens; onde a ordem Diptera é a mais abundante (Frank, 1983; Greeney, 2001). Outros grupos como crustáceos (Copepoda, Ostracoda, Cladocera e Branchiura), ácaros (Acarina), anelídeos (Annelida) e anfíbios (Amphibia) também são bem representados (Fish, 1983; Kitching, 2000, 2001; Teixeira et al., 2002). Assim como outros fitotelmatas tropicais, internódios de bambu são criadouros naturais para várias espécies de mosquitos que são consideradas importantes transmissores de agentes patogênicos para o homem e outros animais (Consoli & Oliveira, 1994; Marcondes, 2001; Forattini, 2002; Frank, 1983; Lounibos, 1983). Podemos citar representantes de Sabethes e Haemagogus que são importantes vetores do vírus da febre amarela silvestre (Lozovei, 1998; Consoli & Oliveira, 1994;.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tohnson Sales - Integrante / Ruth Leila Ferreira Keppler - Coordenador / Ulisses Gaspar Neiss - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisas no Amazonas - Bolsa.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SALES, T2013SALES, T; FERREIRA-KEPPLER, R L ; OLIVEIRA-DA-SILVA, A ; SOUZA, A S B . Description of Immature Stages and Development Time of Paralucilia paraensis (Mello) (Diptera: Calliphoridae) Associated with the Decomposition of a Partially Submerged Swine Carcass. Neotropical Entomology (Impresso), v. 42, p. 211-215, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SALES, Tohnson; Neiss U. G. ; Ferreira-Keppler R.L. . Imaturos de Culicidae (Diptera) associados a internós de bambu (Poaceae: Bambusa Schrad) instalados em um fragmento de mata no município de Manaus, Amazônia Central, Brasil.. In: XVI Jornada De Iniciação Científica, 2007, Manaus - AM. Anais da XVI Jornada De Iniciação Científica, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SALES, T; KEPPLER, R. L. F. ; MARTINS, R. T. ; QUEIROZ, M. M. C. . ?Efeito da temperatura controlada no desenvolvimento de Paralucilia fulvinota (Bigot, 1877) (Diptera: Calliphoridae) de interesse forense?. In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA / IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA, 2016, Maceió - AL. ?Efeito da temperatura controlada no desenvolvimento de Paralucilia fulvinota (Bigot, 1877) (Diptera: Calliphoridae) de interesse forense?. Aracaju, SE: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2016. v. 1. p. 463-463.

2.
SALES, Tohnson; Oliveira-Silva A. ; Ferreira-Keppler R.L. . PARALUCILIA PARAENSIS (MELO, 1969) ASSOCIADA AOS ESTÁGIOS DE DECOMPOSIÇÃO DE SUÍNO SUS SCROFA (LINNAEUS) (SUIDAE) PARCIALMENTE SUBMERSO EM UM IGARAPÉ DA RESERVA FLORESTAL DUCKE, MANAUS AMAZONAS, BRASIL.. In: XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012, Curitiba - PR. PARALUCILIA PARAENSIS (MELO, 1969) ASSOCIADA AOS ESTÁGIOS DE DECOMPOSIÇÃO DE SUÍNO SUS SCROFA (LINNAEUS) (SUIDAE) PARCIALMENTE SUBMERSO EM UM IGARAPÉ DA RESERVA FLORESTAL DUCKE, MANAUS AMAZONAS, BRASIL., 2012.

3.
SALES, Tohnson; Oliveira-Silva A. ; Ferreira-Keppler R.L. . Desenvolvimento de Paralucilia paraensis (Mello, 1969) (Diptera: Calliphoridae) Associada á Decomposição de Suínos (Sus Scrofa Linn) em igarapé na Reseva Florestal Adolpho Ducke, Manaus. In: XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2010, Natal - Rio Grande do Norte. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2010.

4.
SALES, Tohnson; Ferreira-Keppler R.L. ; Neiss U. G. . Imaturos de Culicidae (Diptera) associados a recipientes artificiais instalados em um fragmento de mata no municipio de Manaus, Amazônia, Brasil.. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008, Curitiba - Paraná. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
SALES, Tohnson; Oliveira-Silva A. ; Ferreira-Keppler R.L. . Desenvolvimento de Paralucilia paraensis (Mello, 1969) (Diptera: Calliphoridae) Associada á Decomposição de Suínos (Sus Scrofa Linn) em igarapé na Reseva Florestal Adolpho Ducke, Manaus. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SALES, Tohnson; Ferreira-Keppler R.L. ; Neiss U. G. . Imaturos de Culicidae (Diptera) associados a recipientes artificiais instalados em um fragmento de mata no municipio de Manaus, Amazônia, Brasil.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SALES, Tohnson. Distribuição Anual e estratificação vertical de Imaturos de Culicidae (DIptera) associados a internos de Bambu (Poaceae) instalados em um fragmento de mata no municipio de Manaus Amazonia, Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SALES, Tohnson; Neiss U. G. ; Ferreira-Keppler R.L. . Imaturos de Culicidae(Diptera) Associados a internos de bambu (Poaceae: Bambusa Schrad) instalados em um fragmento de mata no municipio de Manaus, Amazônia Central, Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOARES, G. ; SALES, T . A Iniciação do Novos Pesquisadores. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXVI Congresso Brasileiro Entomologia/ IX Congresso Latino-Americano de e Entomologiaaa. ?Efeito da temperatura controlada no desenvolvimento de Paralucilia fulvinota (Bigot, 1877) (Diptera: Calliphoridae) de interesse forense?. 2016. (Congresso).

2.
9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Oficina de Insetos Aquáticos. 2012. (Outra).

3.
VII ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE TAXONOMIA E ECOLOGIA DE CHIRONOMIDAE; IV ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE SIMULIIDAE; I ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE CERATOPOGONIDAE. 2011. (Encontro).

4.
Workshop - Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex). 2011. (Outra).

5.
XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia. Desenvolvimento de Paralucilia paraensis (Mello, 1969) (Diptera: Calliphoridae) Associada á Decomposição de Suínos (Sus Scrofa Linn) em igarapé na Reseva Florestal Adolpho Ducke, Manaus. 2010. (Congresso).

6.
XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia. 2010. (Congresso).

7.
XVII Jornada de Iniciação Cientifica.Distribuição Anual e estratificação vertical de imaturos de Culcidade (Diptera) associados a internos de bambu (poaceae) em um fragmento de manta no municipio de Manaus, Amazonia Brasil. 2008. (Outra).

8.
XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia. 2008. (Congresso).

9.
XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia. Imaturos de Culicidae (Diptera) associados a recipientes artificiais instalados em um fragmento de mata no municipio de Manaus, Amazônia, Brasil.. 2008. (Congresso).

10.
XVI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA.Imaturos de Culicidae (Diptera) associados a internós de bambu (Poaceae: Bambusa Schrad) instalados em um fragmento de mata no município de Manaus, Amazônia Central, Brasil.. 2007. (Outra).

11.
I JORNADA DAS ÁGUAS. 2006. (Simpósio).

12.
VI - SIMPOSIO DE BIOLOGIA UNINORTE - SIMBIO. 2006. (Simpósio).

13.
V SIMBIO - SIMPOSIO DE BIOLOGIA UNINORTE. 2005. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SALES, Tohnson. VII Encontro Brasileiro sobre Taxonomia e Ecologia de Chironomidae; IV Encontro Latino-americano sobre Simulidae; I Encontro Latino-Americano sobre Ceratopogonidae. 2011. (Outro).

2.
SALES, Tohnson. VII SIMBIO - Ações Antropicas, Meio Ambiente Responsabilidade Social. 2007. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 15:33:58