André Luís de França Dias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3147738422511163
  • Última atualização do currículo em 28/08/2018


Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco - UPE (2008), com ênfase do curso em Biologia Ambiental. Tem experiências na área de Botânica, com atuação em Cultura de Tecidos Vegetais. Realizou atividades de iniciação científica no Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA (2006) e Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2007). Atuou como Supervisor de Produção da Biofábrica Governador Miguel Arraes do CETENE - Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (2010, 2011 e 2012). Desenvolveu atividades de gerenciamento de projetos de pesquisa e produção na área de aclimatização do CETENE (2013) e participou do projeto de pesquisa com Bactérias Fixadoras de Nitrogênio (2014.1). Atualmente desenvolve atividades como técnico de laboratório no CETENE, atuando como integrante do Sistema Interno de Gestão da Qualidade do Laboratório Multiusuário de Nanotecnologia (SIGQ-LMNano). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Luís de França Dias
Nome em citações bibliográficas
DIAS, A. L. F.

Endereço


Endereço Profissional
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, Biofábrica Governador Miguel Arraes.
Av. Prof. Luiz Freire, 01
Cidade Universitária
50740-540 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 32712307
Fax: (81) 32719815
URL da Homepage: http://www.cetene.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2008
Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Título: Efeito do fertilizante NPK (10-6-8) como fonte alternativa de nitrogênio no desenvolvimento in vitro de cana-de-açúcar..
Orientador: Laureen Michelle Houllo-Kido.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Difração de Raios X - Método do Pó - Análise Qualitativa de Fases. (Carga horária: 32h).
Bruker do Brasil Comércio e Representação de Produtos Cientificos, BRUKER, Brasil.
2016 - 2016
NBR ISO/IEC 17025. (Carga horária: 20h).
Sociedade Brasileira de Metrologia, ABMETRO, Brasil.
2016 - 2016
Estimativa de Incerteza de Medição. (Carga horária: 24h).
Sociedade Brasileira de Metrologia, ABMETRO, Brasil.
2011 - 2011
Segurança em Laboratórios. (Carga horária: 16h).
Rede Metrológica de Pernambuco, REMEPE, Brasil.
2010 - 2010
Propriedade Intelectual e Inovação no Agronegócio. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Animais de Laborat: Étic, Biosseg, Manej e Manipul. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2007 - 2007
Tecnologias Alternativas para Cultivo in vitro. (Carga horária: 12h).
Associação Brasileira de Cultura de Tecidos de Plantas, ABCTP, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Bonsai. (Carga horária: 8h).
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Pós-graduando sem bolsa, Enquadramento Funcional: Mestrando


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Centro de Ciências da Saúde (CCS), Departamento de Genética. Estagiário do Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais Bolsista PIBIC/UPE/CNPq Atividades de participação em projeto: Estudo do efeito de fontes alternativas de nitrogênio no desenvolvimento in vitro de cana-de-açúcar.


Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, CETENE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Laboratório, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Funcionário Público do INT (Instituto Nacional de Tecnologia) do Rio de Janeiro, mas lotado em Recife, no CETENE, localizado no campus tecnológico do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia)


Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Extensão universitária, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto de extensão MIRCA - Movimento Integrado pelo Resgate da Consciência Ambiental

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria em Morfoanatomia Vegetal, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina ministrada para alunos do curso de Ciências Biológicas. Carga horária de 480 horas


Instituto Agronômico de Pernambuco, IPA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 16
Outras informações
Laboratório de Cultura de Tecidos e Biologia Molecular Atividades de participação em projeto: Micropropagação Mixotrófica in vitro de cana-de-açúcar em diferentes concentrações de sacarose.



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Otimização dos processos de aclimatização de plantas
Descrição: A micropropagação de espécies vegetais tem sido bastante aperfeiçoada nas últimas décadas, para tanto, tem contribuído o aprimoramento de protocolos de multiplicação, bem como a constante evolução em infraestrutura, equipamentos e insumos necessários para os trabalhos realizados em laboratórios e em ambientes protegidos, indispensáveis para a aclimatação das mudas clonadas in vitro. Para contribuir a alta demanda agronômica, a cultura de tecidos vegetais visa a multiplicação mais rápida e eficiente dos vegetais, com obtenção de materiais de melhor qualidade. E a aclimatização, sendo uma fase complementar desse processo, é composta de importantes técnicas biotecnológicas, que pode contribuir para o aumento da qualidade da muda a ser destinada ao campo. Com isso, a cultura de tecidos e, em especial, a aclimatização, tendem a influenciar na diferença de preço em relação às mudas obtidas pelos métodos de propagação convencionais, reduzindo os custos de produção. Os resultados obtidos com os experimentos poderão elucidar cientificamente os efeitos causados pelo estresse provocado pelo processo de aclimatização nos genótipos de plantas, com a finalidade de observar uma possível correlação entre o processo evolutivo do estresse, associado ao processo de adaptação ex vitro. Do ponto de vista tecnológico, o presente projeto trará importante contribuição na descrição de caracteres morfofisiológicos e bioquímicos nas plantas obtidas através do processo in vitro, proporcionando os ajustes necessários no protocolo de estabelecimento na produção em larga escala de mudas na fase crítica da aclimatização. O contínuo ajuste de protocolos para as diversas espécies de interesse econômico e ecológicos produzidas por biofábricas de plantas é um ponto crucial dentro do processo de produção em larga escala de mudas. Existem vários fatores que podem influenciar no percentual de aclimatização de mudas. Desta forma, o teste comparativo entre diferentes variedades, substratos, regime de rega, adubação, ambientes, ou seja, as formas de manejo podem influenciar no número de plantas obtidas ao final do processo produtivo. Sendo assim, uma análise comparativa do sucesso entre esses pontos poderão auxiliar nos ajustes das metodologias mais adequada para ser utilizada na produção de cana no estádio da aclimatização..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: André Luís de França Dias - Coordenador / Odemar Vicente Dos Reis Júnior - Integrante / Arnóbio Gonçalves de Andrade - Integrante / Marcelo Gonçalves de Andrade - Integrante / Áurea Alice Oliveira - Integrante.
2013 - Atual
Associação das técnicas de bio-rustificação e priming in vitro na produção de mudas de cana-de-açúcar: novas tecnologias para a indução de tolerância ao estresse abiótico
Descrição: O projeto objetiva avaliar o efeito da aplicação associada ou sequenciada de duas tecnologias inovadoras na micropropagação de plantas que são a bio-rustificação e o priming in vitro. Essas novas tecnologias visam conferir às plantas maior capacidade de enfrentamento ao estresse quando submetidas a condições adversas. O projeto irá avaliar a efetividade de manejo in vitro desses sistemas e sua eficácia na indução da tolerância ao estresse abiótico ex vitro, por meio de experimentos com avaliações morfo-fisiológicas e bioquímicas das plantas. Pretende-se descrever o estado redox de plantas de cana-de-açúcar micropropagadas em biorreator de imersão temporária (BIT) e posteriormente submetidas a estresse ex vitro, a partir do desenvolvimento de um protocolo de aplicação de biotização e priming in vitro. Espera-se apontar alternativas de adaptabilidade fisiológica induzida, que se constitui numa metodologia que pode favorecer a tolerância cruzada a estresse abiótico. A estratégia de ação para avaliação durante e após a aplicação da biotização e do priming resultará na realização experimentos ex vitro. Serão avaliados a atividade de enzimas e o teor de metabólitos que respondem ao estresse oxidativo, além do H2O2, em distintos períodos de tempo e após a suspensão do estresse. Os experimentos envolverão adequação do tempo de exposição e da concentração dos agentes de biotização e priming in vitro, em plantas na última etapa da micropropagação (enraizamento) em BIT, em fase de aclimatação e em rebolos. Os tratamentos selecionados como mais eficazes serão aplicados e a partir deles as plantas serão submetidas a estresse salino, hídrico e salino+hídrico. Esses experimentos permitirão avaliar a recuperação após suspensão do agente estressor e o efeito da aplicação gradual do estresse. As plantas serão avaliadas quanto à capacidade de manutenção da homeostase redox objetivando retratar o estado redox e sua relação com a tolerância ao estresse induzida pelo pré-condicionamento. Do ponto de vista aplicado, espera-se estabelecer uma metodologia viável para realização da biotização e/ou do priming in vitro na micropropagação da cana-de-açúcar em sistema BIT, de maneira a reduzir perdas na fase de aclimatação e favorecer a tolerância fisiológica induzida a estresse abiótico. A expansão e adequação do protocolo para outras culturas será uma consequência natural.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: André Luís de França Dias - Coordenador / Terezinha Rangel Camara - Integrante / Gemima Manço de Melo - Integrante / Marta Ribeiro Barbosa - Integrante / Lilia Willadino - Integrante / Francisco Welligton Carneiro - Integrante / José Rodolfo de Moraes Dâmaso - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2013 - Atual
Otimização dos processos de aclimatização
Descrição: A Biofábrica Governador Miguel Arraes (BGMA), inaugurada em maio de 2006, tem como seu principal foco a produção de mudas de espécies vegetais de relevância estratégica para o NE brasileiro. A aclimatização é uma das fases da micropropagação que consiste em transplantar as mudas da condição in vitro para ex vitro. É um processo progressivo que acontece, normalmente, em casas de vegetação ou estufas, e as plantas adaptam sua fisiologia mixotrófica para autotrófica. O contínuo ajuste de protocolos para as diversas variedades de cana-de-açúcar produzidas por biofábricas de plantas de cana-de-açúcar é um ponto crucial dentro do processo de produção em larga escala de mudas. Sendo assim, uma análise comparativa do sucesso entre esses pontos poderão auxiliar nos ajustes das metodologias mais adequada para ser utilizada na produção de cana no estádio da aclimatização..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: André Luís de França Dias - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fisiologia Vegetal.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Cultura de Tecidos Vegetais.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Houllou, L. M.2009Houllou, L. M. ; Costa, A. F. C. ; Lira M. A ; Farias, I. ; Santos, D. C. ; SILVA, K. S. ; Rivas,R. ; DIAS, A. L. F. ; ALVES, G. D. . VIABILITY OF NOPALEA COCHENILIFERA (CV. IPA SERTÂNIA) PHOTOAUTOTROPHIC MICROPROPAGATION. Acta Horticulturae, v. 811, p. 309-314, 2009.

2.
Houllou, L. M.2009Houllou, L. M. ; Costa, A. F. C ; Farias, I. ; Lira M. A ; Santos, D. C. ; SILVA, K. S. ; Rivas,R. ; DIAS, A. L. F. . EFFECT OF APICAL DOMINANCE ABSENCES ON IN VITRO MICROPROPAGATION OF NOPALEA COCHENILLIFERA CV. IPA SERTÂNIA. Acta Horticulturae, v. 811, p. 259-264, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
DIAS, A. L. F.; Rivas,R. ; SILVA, K. S. ; ALVES, G. D. ; HOULLOU-KIDO, L. M. . NPK como forma alternativa de nitrogênio no desenvolvimento radicular in vitro de cana-de-açúcar. In: Maria das Graças Carneiro da Cunha; Maria Elizabeth Cavalcante Chaves; José António Teixeira; José Luíz de Lima Filho; Norma Buarque de Gusmão; Ana Lúcia Figueiredo Porto; Carlos Alberto da Silva Júnior.. (Org.). I Workshop Internacional em Biotecnologia. III Encontro Alfa-Valnatura, UFPE. III Jornada Científica do LIKA.. 1ed.Recife: Universitária da UFPE, 2008, v. 1, p. 425-430.

2.
Rivas,R. ; ALVES, G. D. ; DIAS, A. L. F. ; SILVA, K. S. ; HOULLOU-KIDO, L. M. . Análise do enraizamento e da aclimatação de cana-de-açúcar proveniente da micropropagação em sistema de baixo-custo.. In: Maria das Graças Carneiro da Cunha; Maria Elizabeth Cavalcante Chaves; José António Teixeira; José Luíz de Lima Filho; Norma Buarque de Gusmão; Ana Lúcia Figueiredo Porto; Carlos Alberto da Silva Júnior.. (Org.). I Workshop Internacional em Biotecnologia. III Encontro Alfa-Valnatura, UFPE. III Jornada Científica do LIKA.. 1ed.Recife: Editora Universitária UFPE, 2008, v. 1, p. 415-420.

3.
SILVA, K. S. ; Rivas,R. ; DIAS, A. L. F. ; Kido, E. A. ; HOULLOU-KIDO, L. M. . Micropropagação de baixo custo de abacaxizeiro em meios com diferentes concentrações de NPK e avaliação do desempenho em laboratório dos propágulos produzidos.. In: Maria das Graças Carneiro da Cunha; Maria Elizabeth Cavalcante Chaves; José António Teixeira; José Luíz de Lima Filho; Norma Buarque de Gusmão; Ana Lúcia Figueiredo Porto; Carlos Alberto da Silva Júnior.. (Org.). I Workshop Internacional em Biotecnologia. III Encontro Alfa-Valnatura, UFPE. III Jornada Científica do LIKA.. 1ed.Recife: Editora Universitária UFPE, 2008, v. 1, p. 400-410.

Artigos aceitos para publicação
1.
MELO, G. M. ; BARBOSA, M. R. ; DIAS, A. L. F. ; WILLADINO, L. ; CAMARA, T. R. . PRECONDITIONING IN VITRO OF SUGARCANE PLANTS (Saccharum spp.) TO SALT STRESS TOLERANCE. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Impresso), 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
MELO, G. M. ; BARBOSA, M. R. ; DIAS, A. L. F. ; ANDRADE, A. G. ; WILLADINO, L. ; CAMARA, T. R. . Avaliação biométrica de cana-de-açúcar submetida à priming in vitro com NaCl e estresse salino ex vitro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
DIAS, A. L. F.; BARBOSA, M. R. ; MELO, G. M. ; REAL, N. C. ; CAMARA, T. R. . Aclimatização de variedades de Saccharum spp.(POACEAE) micropropagadas em biorreator de imersão temporária. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
DIAS, A. L. F.; Rivas,R. ; SILVA, K. S. ; ALVES, G. D. ; HOULLOU-KIDO, L. M. . NPK como fonte alternativa de nitrogênio no desenvolvimento radicular in vitro de cana-de-açúcar.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, K. S. ; Rivas,R. ; DIAS, A. L. F. ; Kido, E. A. ; HOULLOU-KIDO, L. M. . Micropropagação de baixo custo de abacaxizeiro em meios com diferentes concentrações de NPK e avaliação do desempenho em laboratório dos propágulos produzidos.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Rivas,R. ; ALVES, G. D. ; DIAS, A. L. F. ; SILVA, K. S. ; HOULLOU-KIDO, L. M. . Análise do enraizamento e da aclimatação de cana-de-açúcar proveniente da micropropagação em sistema de baixo-custo.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Rivas,R. ; ALVES, G. D. ; DIAS, A. L. F. ; SILVA, K. S. ; HOULLOU-KIDO, L. M. . Estudo do efeito do fungicida Cerconil associado ao BAP sobre a regeneração in vitro de cana-de-açúcar, objetivando minimizar o custo da micropropagação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Rivas,R. ; ALVES, G. D. ; SILVA, K. S. ; DIAS, A. L. F. ; HOULLOU-KIDO, L. M. . Avaliação do enraizamento e aclimatação de cana-de-açúcar proveniente da micropropagação em meio com o fungicida Cerconil associado ao BAP. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
DIAS, A. L. F.; SILVA, K. S. ; Rivas,R. ; ALVES, G. D. ; HOULLOU-KIDO, L. M. . Efeito da solução NPK na micropropagação in vitro de cana-de-açúcar, objetivando reduzir custos de produção.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
DIAS, A. L. F.; SILVA, K. S. ; Rivas,R. ; ALVES, G. D. ; HOULLOU-KIDO, L. M. . Micropropagação fotoautotrófica in vitro de cana-de-açúcar em diferentes concentrações de sacarose.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Rivas,R. ; ALVES, G. D. ; DIAS, A. L. F. ; SILVA, K. S. ; MONTARROYOS, P. A. V. ; MOREIRA, A. L. ; HOULLOU-KIDO, L. M. . Effect of the Systemic Cerconil Fungicide on the Regeneration and Micropropagation of Nopalea cocheniliferaEffect of the Systemic Cerconil Fungicide on the Regeneration and Micropropagation of Nopalea cochenilifera.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
HOULLOU-KIDO, L. M. ; SILVA, K. S. ; Rivas,R. ; DIAS, A. L. F. ; Costa, A. F. C. ; Lira M. A. ; Farias, I. ; Santos, D. C. . Effect of apical dominance absences on in vitromicropropagation of Nopalea cochenillifera cv. IPASertânia.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SILVA, K. S. ; DIAS, A. L. F. ; Rivas,R. ; MONTARROYOS, P. A. V. ; Maia, M. M. D ; Costa, A. F. C. ; HOULLOU-KIDO, L. M. . Correlação entre características da germinação de sementes e o potencial regenerativo de diferentes cultivares de Vigna unguiculata (L.) Walp.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SILVA, K. S. ; DIAS, A. L. F. ; Rivas,R. ; MONTARROYOS, P. A. V. ; Maia, M. M. D ; HOULLOU-KIDO, L. M. . Desenvolvimento in vitro de Cattleya labiata em diferentes concentrações de GA3.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SILVA, K. S. ; DIAS, A. L. F. ; Rivas,R. ; MONTARROYOS, P. A. V. ; Maia, M. M. D ; Costa, A. F. C. ; HOULLOU-KIDO, L. M. . Efeito da integridade do cotilédone sobre o potencial regenerativo de diferentes variedades de Vigna unguiculata (L.) Walp).. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
Rivas,R. ; ALVES, G. D. ; SILVA, K. S. ; DIAS, A. L. F. ; HOULLOU-KIDO, L. M. . Avaliação do efeito do fungicida sistêmico Cerconil sobre a regeneração e micropropagação in vitro, visando a redução dos custos para a clonagem de cana-de-açúcar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
Rivas,R. ; ALVES, G. D. ; DIAS, A. L. F. ; SILVA, K. S. ; HOULLOU-KIDO, L. M. . Aclimatação e desenvolvimento in vivo de cana-de-açúcar propagada em sistemas de baixo-custo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
DIAS, A. L. F.. Estudo do efeito de fontes alternativas de nitrogênio no desenvolvimento in vitro de cana-de-açúcar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
HOULLOU-KIDO, L. M. ; Rivas,R. ; SILVA, K. S. ; DIAS, A. L. F. ; Kido, E. A. ; Costa, A. F. C. ; Lira M. A. ; Farias, I. ; Santos, D. C. . Viability of Nopalea cochenilifera (cv. IPAsertânia) photoautotrophic micropropagation.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIX Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e VI Congresso Brasileiro de Cultura de Tecido de Plantas. ACLIMATIZAÇÃO DE VARIEDADES DE Saccharum spp.(POACEAE) MICROPROPAGADAS EM SISTEMA DE IMERSÃO TEMPORÁRIA. 2013. (Congresso).

2.
Seminário de Biofábrica. Produção Industrial de plantas. 2010. (Seminário).

3.
1st International Workshop on Biotechnology, 3rd Alfa-Valnatura Meeting, 3rd Scientific Journey of LIKA. ? NPK como fonte alternativa de nitrogênio no desenvolvimento radicular in vitro de cana-de-açúcar. 2008. (Congresso).

4.
Seminário 10 anos da Lei de Crimes Ambientais. 2008. (Seminário).

5.
Seminário Assembléia Legislativa Meio Ambiente & Ciência, - Produção Mais Limpa em Pernambuco.. 2008. (Seminário).

6.
Seminário de Altos Estudos da UPE. 2008. (Seminário).

7.
Seminário Estratégias para Conservação e Gestão do Manguezal do Pina.. 2008. (Seminário).

8.
16o. Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais, 3o. Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas, e 1o. Simpósio de Plantas Ornamentais Nativas.. Efeito da solução NPK na micropropagação in vitro de cana-de-açúcar, objetivando reduzir custos de produção.. 2007. (Congresso).

9.
Comemorações do Dia do Biólogo - Um Olhar para o Mundo.Estudo do efeito de fontes alternativas de nitrogênio no desenvolvimento in vitro de cana-de-açúcar.. 2007. (Outra).

10.
VI International Congress on cactus pear and cochineal and VI General meeting of FAO-CACTUSNET.. 2007. (Congresso).

11.
VII Semana Universitária no ICB/UPE. 2007. (Oficina).

12.
VII Semana Universitária no ICB/UPE..Oficina do Movimento Integrado pelo Resgate da Consciência Ambiental (MIRCA). 2007. (Oficina).

13.
1º Simpósio em Ciências Fisiológicas. 2006. (Simpósio).

14.
III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Exposição de produtos e tecnologias geradas pelo IPA.Cultivo de plantas in vitro.. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOARES, T. ; IBANEZ, C. M. ; DIAS, A. L. F. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016 do CETENE. 2016. (Outro).

2.
DIAS, A. L. F.. Dia Mundial do Meio Ambiente e Oficina de Reciclagem. 2006. (Exposição).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Outras informações relevantes


Integrante da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) para atuação no âmbito do Intituto Nacional de Tecnologia/NE-CETENE.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 8:24:47