Bruno Navarros Fraga

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8204050790198135
  • Última atualização do currículo em 03/07/2018


Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É graduado em Comunicação Social - Jornalismo também pela UFMS; possui especialização em Administração de Marketing e Propaganda pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), e MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência em assessoria de comunicação, coordenação de equipe, produção e edição de texto, redação publicitária e comunicação estratégica. Exerce a função de assessor de comunicação do Sebrae/MS, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação corporativa, assessoria de imprensa, gestão de jornalismo e redação empresarial. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruno Navarros Fraga
Nome em citações bibliográficas
FRAGA, Bruno Navarros;FRAGA, B.N.

Endereço


Endereço Profissional
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Campo Grande.
Av, Mato Grosso 1661
Centro
79002950 - Campo Grande, MS - Brasil
Telefone: (67) 33895348


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2016
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: Hibridização da informação e conflitos de campo no ciberespaço: análise a partir de informes publicitários do site Campo Grande News,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Marcos Paulo da Silva.
Palavras-chave: Jornalismo; Publicidade; hibridização; contratos simbólicos; ciberespaço.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade.
2014 - 2016
Especialização em MBA Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. (Carga Horária: 361h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: Jornalismo e Publicidade: a hibridização da informação na imprensa e sua influência pela linguagem das novas mídias.
2009 - 2010
Especialização em Administração de MKT e Propaganda. (Carga Horária: 360h).
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Título: Análise do perfil dos clientes de boutiques de carne bovina.
Orientador: Francisco Bayardo Mayorquim Horta Barbosa.
2004 - 2007
Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: Leilões Virtuais - Tecnologias da comunicação a serviço do homem do campo.
Orientador: Daniela Cristiane Ota.




Formação Complementar


2018 - 2018
Inbound Marketing. (Carga horária: 5h).
Universidade Rock Content, ROCK CONTENT, Brasil.
2017 - 2017
Gestão do Pequeno negócio: Produção. (Carga horária: 8h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2017 - 2017
Aspectos fundamentais para empreender por meio de franquias. (Carga horária: 8h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2017 - 2017
Competências de um vendedor de sucesso. (Carga horária: 1h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2017 - 2017
Como Negociar e Obter Sucesso. (Carga horária: 4h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2017 - 2017
Como Vender Ideias. (Carga horária: 4h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2017 - 2017
Como criar um pequeno negócio. (Carga horária: 10h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2017 - 2017
Conceitos elementares de mercado para pequenos negócios. (Carga horária: 8h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2017 - 2017
Formalização do pequeno negócio. (Carga horária: 8h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2017 - 2017
Fundamentos de excelência para centrais de atendimento Sebrae. (Carga horária: 14h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2017 - 2017
Gestão do Pequeno negócio: Finanças. (Carga horária: 10h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2017 - 2017
Atendimento ao microempreendedor individual. (Carga horária: 1h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2017 - 2017
Como Fidelizar Clientes. (Carga horária: 4h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2017 - 2017
Atendimento Nota 10. (Carga horária: 4h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2017 - 2017
CRM - gestão de relacionamento com o cliente. (Carga horária: 6h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2017 - 2017
Especialista em atendimento - Nível Básico. (Carga horária: 40h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2016 - 2016
Ética Empresarial. (Carga horária: 5h).
FGV Online, FGV ONLINE, Brasil.
2016 - 2016
Conhecendo os pequenos negócios no Brasil. (Carga horária: 20h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2016 - 2016
Adobe Illustrator. (Carga horária: 45h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - MS, SENAC MS, Brasil.
2016 - 2016
Aprendendo a entrevistar com sucesso. (Carga horária: 6h).
Webaula Produtos e Serviços para Educação S.A., WA, Brasil.
2015 - 2015
Gestão de Contratos. (Carga horária: 20h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2015 - 2015
Quiz: Jogo das Novas Regras Ortográficas. (Carga horária: 15h).
FGV Online, FGV ONLINE, Brasil.
2015 - 2015
A arte de falar em público. (Carga horária: 4h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2014 - 2014
Big Data e Web Semântica. (Carga horária: 12h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2014 - 2014
Certificação: Inovação.
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2014 - 2014
Programa Avançado de Desenvolvimento de Pessoas. (Carga horária: 40h).
Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.
2014 - 2014
Certificação: Atendimento.
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2014 - 2014
Certificação: Empreendedorismo e Pequenos Negócios.
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2013 - 2013
Uso e Aplicabilidade de Normas Técnicas na MPE. (Carga horária: 15h).
FGV Online, FGV ONLINE, Brasil.
2013 - 2013
GI - Gestão da Inovação: Inovar para Competir. (Carga horária: 15h).
Webaula Produtos e Serviços para Educação S.A., WA, Brasil.
2013 - 2013
Mensuração de Resultados em Comunicação. (Carga horária: 3h).
COMUNIQUE-SE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA LTDA, CCC_FORN, Brasil.
2013 - 2013
Fundamentos de mercado. (Carga horária: 20h).
FGV Online, FGV ONLINE, Brasil.
2013 - 2013
Intraempreendedorismo e Inovação nas Organizações. (Carga horária: 40h).
FGV Online, FGV ONLINE, Brasil.
2012 - 2013
A Reforma Ortográfica. (Carga horária: 6h).
Webaula Produtos e Serviços para Educação S.A., WA, Brasil.
2009 - 2011
Inglês Avançado. (Carga horária: 223h).
Minds English School, MINDS, Brasil.
2004 - 2008
Extensão universitária em Idioma Inglês. (Carga horária: 480h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2005 - 2005
Técnicas de vendas e qualidade no atendimento. (Carga horária: 90h).
SENAI - Departamento Regional do Mato Grosso do Sul, SENAI/DR/MS, Brasil.


Atuação Profissional



Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Mato Grosso do Sul, SEBRAE/MS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista I - Jornalista, Carga horária: 35
Outras informações
Responsável pela Assessoria de Imprensa da empresa no estado.


Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Nelore, NELORE MS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Funcionário privado, Enquadramento Funcional: Assessoria de Imprensa, Carga horária: 20


Rica Soluções em Agronegócios, RICA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Redator, Carga horária: 20


Sistema Brasileiro do Agronegócio, SBA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Funcionário Privado, Enquadramento Funcional: Editor de Texto, Carga horária: 36
Outras informações
Produção de um programa jornalístico de televisão (Mercado do Campo), no ar de segunda a sexta-feira, ao vivo, pelo Canal do Boi. Edição de quadros jornalísticos, notas cobertas, entrevistas e matérias.


CB Leilões e Eventos, CANAL DO BOI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Produtor, Carga horária: 30



Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: Jornal Conexão Sebrae


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Assessoria de Imprensa.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação corporativa.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
Lâmpada de Bronze - Categoria Publicações - Festival Brasileiro de Publicidade, Associação Brasileira de Propaganda (ABP).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, M. P.2016 SILVA, M. P. ; FRAGA, B.N. . Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaço. Pauta Geral - Estudos em Jornalismo, v. 3, p. 114-130, 2016.

2.
FRAGA, Bruno Navarros2015 FRAGA, Bruno Navarros; SILVA, M. P. . A hibridização entre Jornalismo e Publicidade como prática comercial do site Campo Grande News. Comunicação & Mercado - Revista Internacional de Ciências Sociais Aplicadas da UNIGRAN, v. 4, p. 104-117, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRAGA, Bruno Navarros. A relação histórica entre o jornalismo e a publicidade. In: Alcar Centro-Oeste 2016 - 3º Encontro Centro-Oeste de História de Mídia, 2016, Campo Grande - MS. A relação histórica entre o jornalismo e a publicidade, 2016. p. 1-10.

2.
FRAGA, Bruno Navarros. A Ascensão de um Modelo Híbrido na Comunicação: análise dos Informes Publicitários do site Campo Grande News. In: XVII Intercom-CO - Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, 2015, Campo Grande-MS. A Ascensão de um Modelo Híbrido na Comunicação: análise dos Informes Publicitários do site Campo Grande News, 2015. p. 1-14.

3.
FRAGA, Bruno Navarros. Contratos de Comunicação na Era da Interatividade: uma análise de notícias e informes publicitários do site Campo Grande News. In: 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo, 2015, Campo Grande-MS. Contratos de Comunicação na Era da Interatividade: uma análise de notícias e informes publicitários do site Campo Grande News, 2015. p. 1-20.

4.
FRAGA, Bruno Navarros; Monteiro, E.U. . Deontologias jornalística e publicitária: análise de códigos de ética brasileiros. In: Intercom Nacional - XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro - RJ. Deontologias jornalística e publicitária: análise de códigos de ética brasileiros, 2015. p. 1-12.

5.
FRAGA, Bruno Navarros. Jornalismo e Publicidade: a hibridização da informação na imprensa e sua influência pela linguagem das novas mídias. In: SBPJor - 13º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2015, Campo Grande - MS. Jornalismo e Publicidade: a hibridização da informação na imprensa e sua influência pela linguagem das novas mídias, 2015. p. 1-18.

Apresentações de Trabalho
1.
FRAGA, Bruno Navarros. A relação histórica entre o jornalismo e a publicidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FRAGA, Bruno Navarros. A Ascensão de um Modelo Híbrido na Comunicação: análise dos Informes Publicitários do site Campo Grande News. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FRAGA, Bruno Navarros. Jornalismo e Publicidade: a hibridização da informação na imprensa e sua influência pela linguagem das novas mídias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FRAGA, Bruno Navarros. Deontologias jornalística e publicitária: análise de códigos de ética brasileiros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FRAGA, Bruno Navarros. Contratos de Comunicação na Era da Interatividade: uma análise de notícias e informes publicitários do site Campo Grande News. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FRAGA, Bruno Navarros. Mercado do Campo. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
FRAGA, Bruno Navarros. Uma obra do Nelore para a pecuária nacional. 2010. (Editoração/Livro).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XX Intercom Centro-Oeste 2018. Oficina Modelo de Negócios e Planejamento Estratégico em Comunicação. 2018. (Congresso).

2.
Alcar Centro-Oeste 2016 - 3º Encontro Centro-Oeste de História de Mídia.A relação histórica entre o jornalismo e a publicidade. 2016. (Encontro).

3.
6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo.Contratos de Comunicação na Era da Interatividade: uma análise de notícias e informes publicitários do site Campo Grande News. 2015. (Simpósio).

4.
Intercom-CO - XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste. A Ascensão de um Modelo Híbrido na Comunicação: análise dos Informes Publicitários do site Campo Grande News. 2015. (Congresso).

5.
Intercom Nacional - XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Deontologias jornalística e publicitária: análise de códigos de ética brasileiros. 2015. (Congresso).

6.
SBPJor - 13º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.Jornalismo e Publicidade: a hibridização da informação na imprensa e sua influência pela linguagem das novas mídias. 2015. (Encontro).

7.
Circuito 4x1 - SEBRAE. 2011. (Congresso).

8.
2º Seminário para jornalistas "Florestas Plantadas do Mato Grosso do Sul". 2008. (Seminário).

9.
Intercom Centro-Oeste. 2006. (Congresso).

10.
Oficina Midiática - Canal Futura. 2006. (Oficina).

11.
Vestígios da Guerra Grande. 2006. (Seminário).

12.
Workshop "A Ciência e a Notícia". 2004. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 9:15:02