Karina Inês Paludo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9365629144464409
  • Última atualização do currículo em 31/01/2019


Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Educação Especial e Inclusiva e em Educação: técnicas e métodos de ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Teóloga pela Faculdade de Teologia Integrada. Pedagoga pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Graduanda em Psicologia pela FAE Centro Universitário. Possui experiência da área de Educação, com particular interesse nos seguintes temas: Educação Especial, Altas Habilidades/Superdotação, Identidade, Resiliência, Alteridade, Afetividade. Atua na docência em cursos de pós-graduação, na extensão universitária, na orientação familiar, na formação de professores e no contexto clínico (por meio da identificação e do enriquecimento de crianças, adolescentes e adultos superdotados). Membro do Conselho Brasileiro para Superdotação e da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karina Inês Paludo
Nome em citações bibliográficas
PALUDO, K. I.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: João Feijão, o superdotado amigão: por uma visão de assincronismo e superdotação, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Helga Loos-Sant'Ana.
Coorientador: Angela Magda Rodrigues Virgolim.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação; Identidade; Assincronismo; Afetividade.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Altas Habilidades/Superdotação sob a ótica do Sistema Teórico da Afetividade Ampliada: relações entre identidade e resiliência,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Helga Loos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação; Resiliência; Identidade; Alteridade; Sistema Teórico da Afetividade Ampliada.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2014 - 2015
Especialização em Educação Especial e Inclusiva. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Título: Altas Habilidades/Superdotação: metodologias de ensino.
2010 - 2012
Especialização em Educação: Métodos e técnicas de Ensino. (Carga Horária: 360h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: Proposta de atendimento pedagógico para alunos com altas habilidades/superdotação.
Orientador: Maria Fátima Nicodemo.
2017
Graduação em andamento em Psicologia.
Centro Universitário Franciscano do Paraná, FAE, Brasil.
2014 - 2017
Graduação em Teologia.
Centro Vocacional Quadrangular, CVQ, Brasil.
2013 - 2017
Graduação em Teologia.
Centro Vocacional Quadrangular, CVQ, Brasil.
Título: Perspectiva psicoteológica dos transtornos mentais.
2006 - 2009
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: Análise do Método de Enriquecimento Curricular na educação de alunos superdotados/alto habilidosos.
Orientador: Cristiane Ferraro.
2003 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Barão do Rio Branco - Ensino Normal, CEBRB, Brasil.




Formação Complementar


2018
Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas - TDMA. (Carga horária: 40h).
Práticas Educacionais Inovadoras Ltda, PEIN, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Formação Presencial para docência em EaD. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
2013 - 2013
Treinamento para Ambiente Virtual de Aprendizagem. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Formação para Tutores. (Carga horária: 10h).
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
2011 - 2011
Formação de Profes. para Atend. de alunos com AH/S. (Carga horária: 80h).
Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu / Secretaria de Educação, PMFI, Brasil.
2010 - 2010
Cenas de leitura. (Carga horária: 68h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2009 - 2009
Movimento Estudantil: história e política. (Carga horária: 68h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2009 - 2009
História da Alfabetização. (Carga horária: 68h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2008 - 2008
Lazer e Recriação Aplicada I. (Carga horária: 68h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2008 - 2008
Treinamento para Fiscais. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Centro de Apoio Camminare, CAMMINARE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Pedagoga, Enquadramento Funcional: 10


Karina Paludo Altas Habilidades/Superdotação, KP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Levantamento do perfil psicopedagógico, Carga horária: 16


Centro Universitário Dinâmica das Cataratas, UDC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação


Centro Universitário Franciscano do Paraná, FAE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora convidada da área de Superdotação, Carga horária: 4


Faculdades Itecne de Cascavel, ITECNE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: 0
Outras informações
Professora do curso de pós-graduação em Altas Habilidades/Superdotação


Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Web, Carga horária: 20
Outras informações
Ministra a disciplina "Pesquisa em Educação Profissional".

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 12
Outras informações
Tutoria no curso Gestão Pública


PRE-ESCOLA CATATAU, CATATAU, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: EDUCAÇÃO, Carga horária: 30


Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, PMFI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR, SENAC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Pleno, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica de Educação Profissional, Carga horária: 40


Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estágio, Carga horária: 30


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estágio de Docência, Enquadramento Funcional: docência, Carga horária: 3
Outras informações
Ministração da disciplina de Educação Especial na graduação de Pedagogia, sob supervisão da Dra Iasmin Boueri.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Oficinas de Texto Científico, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Oficina que tem o objetivo de instrumentalizar acadêmicos dos cursos de licenciaturas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para a escrita de texto científico.


Mentorial - Consultório de Psicologia e Pedagogia, MENTORIAL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Pedagoga, Enquadramento Funcional: Avaliação e enriquecimento do Potencial, Carga horária: 10


Centro Vocacional Quadrangular, CVQ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora convidada do curso de Teologia


Academia de Polícia Militar do Guatupê, APMG/PM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Teorias educacionais para Oficiais.
Outras informações
Disciplina ministrada de 20h.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Identificação das habilidades intelectuais e criativas de crianças por testes psicológicos e pela indicação de professores
Descrição: A avaliação do potencial cognitivo e criativo de crianças por meio de testes válidos que permitam indicar quais são as suas habilidades intelectuais e criativas é uma grande necessidade para os psicólogos brasileiros. Do mesmo modo, salienta-se a necessidade de que os professores possam reconhecer os diferentes tipos de talentos dentre seus alunos a fim de possam melhor estimulá-los. Assim sendo, este projeto possui dois objetivos principais sendo o primeiro continuar o estudo anterior de análise dos itens e validação por critério externo da Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa- forma infantil (BAICI) para diferentes faixas etárias, e o segundo comparar os resultados da BAICI com indicações de professores envolvidos com os Núcleos de Atendimento para altas habilidades e superdotação (NAAHS)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Karina Inês Paludo - Coordenador / ANGELA VIRGOLIM - Integrante / Solange Muglia Wechsler - Integrante / KARINA NALEVAIKO ROCHA - Integrante / Janete Suárez - Integrante.
2014 - Atual
Altas Habilidades/Superdotação e Assincronismo: por uma concepção interacional da identidade superdotada
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Karina Inês Paludo - Integrante / Helga Loos-Sant'Ana - Coordenador / ANGELA VIRGOLIM - Integrante.
2011 - 2013
A Construção da Identidade do Superdotado: sobre Afetividade, Resiliência e Educação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Karina Inês Paludo - Coordenador.
2009 - 2009
Programa Instituicional de Bolsa de Iniciação Científica
Descrição: Uma análise da política educacional brasileira a partir da LDBEN n° 4.024/1961..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Karina Inês Paludo - Integrante / João Jorge Correa - Coordenador.
Financiador(es): Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2006 - 2007
Programa de Iniciação Científica Voluntário - PICV
Descrição: História em quadrinhos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Karina Inês Paludo - Integrante / CRISTIANE FERRARO - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2018 - Atual
Arteterapia para alunos com altas habilidades/superdotação no contexto de sala de recursos
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Karina Inês Paludo - Coordenador / Beatriz Moema - Integrante.
2018 - Atual
Altas Habilidades/Superdotação e Habilidades Sociais
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Karina Inês Paludo - Integrante / Giovanna Kalva Medina - Coordenador / Rafael Almeida - Integrante / Amanda Andrade Mara - Integrante / Sabrina Chimanski - Integrante.
2018 - Atual
Avaliação do potencial criativo e intelectual de crianças e adolescentes e mapeamento de alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Karina Inês Paludo - Coordenador / Rafael Almeida - Integrante / JÉSSICA THIS - Integrante / DÉBORA BASTOS - Integrante.
2018 - Atual
Superando a Dificuldade de Leitura
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Karina Inês Paludo - Integrante / Giovanna Kalva Medina - Coordenador / Bruna Klim - Integrante.
2017 - 2017
Promoção de Habilidades Sociais em crianças e adolescentes com altas habilidades/superdotação
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Karina Inês Paludo - Integrante / Giovanna Kalva Medina - Coordenador / Rafael Almeida - Integrante / Amanda Andrade Mara - Integrante / Sabrina Chimanski - Integrante.
2017 - 2017
Superando a Dificuldade de Leitura II
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Karina Inês Paludo - Integrante / Giovanna Kalva Medina - Coordenador / Bruna Klim - Integrante.
2008 - 2010
Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Karina Inês Paludo - Integrante / Ivanir Gomes da Silva - Integrante / Grazielli Fatima Pagnocelli - Coordenador / Larissa Cruz Mendes - Integrante / Fabio Orlando Eichenberg - Integrante / Leandro Simão - Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2008 - 2008
Projeto Rondon
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Karina Inês Paludo - Integrante / Zelina Bolatto Bonadiman - Coordenador.
Financiador(es): Ministério da Defesa - Auxílio financeiro.
2008 - 2008
Feira do Livro Universitária Internacional
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Karina Inês Paludo - Integrante / Maridelma Laperuta Martins - Coordenador.
2008 - 2008
NAPE - Núcleo de Apoio aos Professores de Espanhol
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Karina Inês Paludo - Integrante / Mariana Girata Francis - Coordenador.
2008 - 2008
Ler Para ver, Ouvir e Falar Melhor: Instalação, Dinamização e Revitalização de Bibliotécas Escolares
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Karina Inês Paludo - Integrante / Ana Maria Kaust - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2007 - 2008
O Pré-Vestibular: reflexões e ações nas áreas de Ciências Humanas e Ciências da Linguagem - Ano II
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Karina Inês Paludo - Integrante / Conceição Licurgo Soares - Coordenador.
2007 - 2008
Pedagogia Hospitalar: uma experiência educativa na ala pediátrica no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Karina Inês Paludo - Integrante / Maria Cecília Braz Ribeiro - Coordenador / Ivanir Gomes da Silva - Integrante.


Outros Projetos


2017 - 2017
Altas Habilidades/Superdotação na Educação Infantil: experiência teórico-vivencial
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Karina Inês Paludo - Coordenador.
2009 - 2009
Ciclo de Oficinas do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Karina Inês Paludo - Integrante / Grazielli Fatima Pagnocelli - Coordenador.
2008 - 2009
Estudo da Coleção: História do Marxismo organizada por Eric Hobsbawm
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Karina Inês Paludo - Integrante / João Jorge Correa - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial e Inclusiva.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Formação de Professores.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Afetividade e Cognição.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Altas Habilidades/Superdotação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Inteligência.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Criatividade.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Amigo do Colégio Militar de Curitiba, Sistema Colégio Militar.
2007
Prêmio Menção Honrosa de Iniciação Científica, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DAROS, T. V.2013DAROS, T. V. ; PALUDO, K. I. . Qual criança? Qual infância? Qual qualidade na educação infantil?. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 18, p. 151-159, 2013.

2.
PALUDO, K. I.2013PALUDO, K. I.. A Alteridade na Constituição da Identidade da Pessoa com Altas Habilidades/Superdotação. Revista Brasileira de Altas Habilidades/Superdotação, v. 1, p. ---, 2013.

3.
PALUDO, K. I.2013PALUDO, K. I.; LOOS-SANTANA, H. ; SANTANA-LOOS, R. S. . A Identidade da Pessoa com Altas Habilidades/Superdotação sob a Ótica do Sistema Teórico da Afetividade Ampliada. Psicodom, v. 12, p. ---, 2013.

4.
PALUDO, K. I.2012PALUDO, K. I.. Identidade da pessoa com altas habilidades/superdotação sob a perspectiva da Teoria da Afetividade Ampliada: ensaio sobre o papel da resiliência. Ideacción (Valladolid. Internet), v. 32, p. 1, 2012.

5.
PALUDO, K. I.2012PALUDO, K. I.; PEDRO, K. ; CHACON, M. . Programa de atenção a alunos precoces com características de altas habilidades (PAPAH): uma experiência brasileira. Ideacción (Valladolid. Internet), v. 32, p. 1, 2012.

6.
DALLO, L.2012DALLO, L. ; PALUDO, K. I. . Adolescência: Perspectiva de Desconstrução de uma Visão Naturalizada. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 4, p. 129-141, 2012.

7.
SILVA, F. C.2011SILVA, F. C. ; PALUDO, K. I. . Racismo implícito: um olhar para a educação infantil. Revista África e Africanidades, v. Ano IV, p. 1, 2011.

8.
PALUDO, K. I.2011PALUDO, K. I.. Metodologias utilizadas na educação de alunos alto habilidosos/ superdotados. Revista Querubim, v. 1, p. 174-180, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PALUDO, K. I.; LOOS, H. ; SANTANA-LOOS, R. S. . Altas Habilidades/Superdotação: identidade e resiliência. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
PALUDO, K. I.. Altas Habilidades/Superdotação: conceituação para a formação docente. Formação de Professores: compromissos e desafios da Escola Pública. 01ed.Bauru: , 2013, v. 01, p. 200-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PALUDO, K. I.. Superdotado em casa: problema ou solução?. Revista Voz da Esperança.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARA, A. A. ; PALUDO, K. I. ; MEDINA, G. K. . O Role Playing Game como recurso para promoção de habilidades sociais em alunos com altas habilidades/superdotação. In: I Congresso Brasileiro de Educação para Altas Habilidades/Superdotação, 2018, Londrina. Trabalhos [do 1º Congresso Brasileiro de Educação para Altas Habilidades/Superdotação ]. Londrina, 2018. v. 1.

2.
PALUDO, K. I.; FERREIRA, M. F. . Enriquecimento intracurricular no ensino de língua inglesa para alunos com altas habilidades/superdotação utilizando Role-Playing Game. In: I Congresso Brasileiro de Educação para Altas Habilidades/Superdotação, 2018, Londrina. Trabalhos [do 1º Congresso Brasileiro de Educação para Altas Habilidades/Superdotação ]. Londrina, 2018. v. 1.

3.
SAKAGUTI, P. ; PALUDO, K. I. ; LOOS-SANTANA, H. . Altas habilidades/superdotação no contexto familiar: influência dos pais na formação do sujeito. In: VII Seminário Internacional de Educação de Pinhais, 2017. VII Seminário Internacional de Educação de Pinhais.

4.
PALUDO, K. I.; LOOS-SANTANA, H. ; VIRGOLIM, A. . As implicações do olhar social a constituição da identidade superdotada. In: XXIX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão: ética e educação, 2017. XXIX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão: ética e educação.

5.
PALUDO, K. I.; LOOS-SANTANA, H. ; VIRGOLIM, A. . Altas Habilidades/Superdotação, Criatividade e Resiliência. In: II Congresso Internacional de Criatividade e Inovação, 2017, Campinas. Anais - Trabalhos Completos - II Congresso Internacional de Criatividade e Inovação, 2017.

6.
PALUDO, K. I.; LOOS-SANTANA, H. ; VIRGOLIM, A. . As repercussões das altas habilidades/superdotação na constituição da identidade da pessoa superdotada. In: Congresso Brasileiro de Educação 'Educação e Formação Humana: práxis e transformação social, 2017, Bauru. Congresso Brasileiro de Educação "Educação e Formação Humana: práxis e transformação social, 2017.

7.
PALUDO, K. I.; VIRGOLIM, A. . O papel das crenças autorreferenciadas na constituição da identidade da pessoa superdotada. In: XIII Congresso Nacional de Educação / V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente, 2017, Curitiba. XIII Congresso Nacional de Educação / V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente, 2017.

8.
MIAZAKI, S. ; PALUDO, K. I. . A Relação Entre Identificação de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação e a Abertura de Sala de Recursos Multifuncionais. In: VII Encontro Nacional do ConBraSD - Altas Habilidades/Superdotação: Direitos, Práticas e Inovações, 2017, Bonito. VII Encontro Nacional do ConBraSD - Altas Habilidades/Superdotação: Direitos, Práticas e Inovações, 2016.

9.
PALUDO, K. I.; SAKAGUTI, P. . Tecnologias Educacionais no Atendimento Educacional Especializado de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação.. In: VII Encontro Nacional do ConBraSD - Altas Habilidades/Superdotação: Direitos, Práticas e Inovações, 2016, Bonito. Tecnologias Educacionais no Atendimento Educacional Especializado de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação., 2016.

10.
PALUDO, K. I.. Pessoa com Altas Habilidades/Superdotação: produto genético? produto ambiental?. In: IV Congresso Internacional de Educação e VII Semana Acadêmica de Pedagogia, 2013, Foz do Iguaçu. IV Congresso Internacional de Educação, 2013.

11.
PALUDO, K. I.. Carrinho de controle remoto: enriquecimento intracurricular para aluno com indicadores de altas habilidades/superdotação. In: V Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação, 2012, Niterói. V Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação, 2012.

12.
PALUDO, K. I.; STOLTZ, T. ; LOOS-SANTANA, H. . A Constituição do Ser na Perspectiva Vygotskyana: um olhar para o sujeito com altas habilidades/superdotação. In: IX Anped Sul: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul. IX Anped Sul: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012.

13.
DAROS, T. V. ; PALUDO, K. I. . A Institucionalização da Infância a partir dos Aspectos Históricos, Políticos e Pedagógicos. In: IX Anped Sul: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul. IX Anped Sul: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012.

14.
PALUDO, K. I.. Altas Habilidades/Superdotação: conceituação para a formação docente. In: III Congresso Brasileiro de Educação, 2011, Bauru/SP. III Congresso Brasileiro de Educação, 2011.

15.
SILVA, F. C. ; PALUDO, K. I. . Racismo implícito: um olhar para a educação infantil. In: X Congresso Nacional de Educação, 2011, Curitiba. X Congresso Nacional de Educação, 2011.

16.
PASINI, Juliana F. S. ; PALUDO, K. I. . Literaturizando o corpo humano: proposta de projeto pedagógico como recurso para a práxis docente. In: Seminário Regional de Formação Continuada de professores e II Mostra de Experiências e Vivências Pedagógicas, 2011, Cascavel. Seminário Regional de Formação Continuada de professores e II Mostra de Experiências e Vivências Pedagógicas, 2011.

17.
PALUDO, K. I.; DALLO, L. . Comportamentos de risco em adolescentes: para além da visão naturalista. In: II Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: interlocuções ne debates atuais, 2011, Maríla. II Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas. Marília: Fundepe, 2011.

18.
PALUDO, K. I.. Subjetividade do sujeito com Altas Habilidades/Superdotação: um ensaio sobre alteridade. In: X Congresso Nacional de Educação - Educere / I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2011.

19.
PALUDO, K. I.; DALLO, L. . Idolatria ao corpo na sociedade contemporânea: implicações para o adolescente. In: X Congresso Nacional de Educação - Educere / I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2011.

20.
PALUDO, K. I.; DALLO, L. . Adolescência, comportamentos de risco e resiliência: desconstrução da visão naturalista. In: X Congresso Nacional de Educação - Educere / I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2011.

21.
PASINI, Juliana F. S. ; PALUDO, K. I. ; DALLO, L. . Avaliação em larga escala: discussão acerca da Educação Básica. In: VI Encontro Iberoamericano de Educação, 2011, Araraquara - SP. VI Encontro Iberoamericano de Educação, 2011.

22.
RANGNI, ROSEMEIRE DE ARAÚJO ; PALUDO, K. I. . Atendimento Educacional Especializado (decreto 6.571/08) e altas habilidades/superdotação: a distância entre implantação e implementação.. In: VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2011, Londrina. VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2011.

23.
PASINI, Juliana F. S. ; PALUDO, K. I. . Projetos Interdisciplinares: recurso pedagógico para a práxis docente. In: X Congresso Nacional de Educação - Educere / I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2011.

24.
PALUDO, K. I.; PASINI, Juliana F. S. . Modelo de Enriquecimento Curricular: proposta metodológica para a educação de alunos indisciplinados.. In: I Congresso Internacional de Altas Habilidades/Superdotação - IV Encontro Nacional do Conbrasd - IV Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UFPR, 2010, Curitiba/PR. I Congresso Internacional de Altas Habilidades/Superdotação - IV Encontro Nacional do Conbrasd - IV Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UFPR, 2010.

25.
PALUDO, K. I.. Altas Habilidades/Superdotação: desmistificação de idéias para a prática docente.. In: I Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação, 2010, Cascavel. I Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e formação, 2010. v. 01.

26.
PALUDO, K. I.; PASINI, Juliana F. S. . Literaturizando o Corpo Humano: Proposta de Projeto Pedagógico como Recurso para a Práxis Docente. In: II Simpósio Nacional de Educação/XXI Semana de Pedagogia, 2010, Cascavel. II Simpósio Nacional de Educação/XXI Semana de Pedagogia, 2010.

27.
PALUDO, K. I.; PASINI, Juliana F. S. . Análise histórica das Políticas na Educação Brasileira. In: II Simpósio Nacional de Educação/XXI Semana de Pedagogia, 2010, Cascavel. II Simpósio Nacional de Educação/XXI Semana de Pedagogia, 2010.

28.
PALUDO, K. I.; PASINI, Juliana F. S. . Felpo Filva: proposta de projeto pedagógico como recurso para a práxis docente através de gêneros textuais.. In: VIII Semana de Pedagogia e V Jornada de Estudos Pedagógicos - Universidade E. do OEste do Paraná, 2010, Foz do Iguaçu. VIII Semana de Pedagogia e V Jornada de Estudos Pedagógicos, 2010.

29.
PALUDO, K. I.; PASINI, Juliana F. S. . Estratégia Pedagógica para trabalho com alunos indisciplinados: Modelo de Enriquecimento Escolar.. In: VIII Semana de Pedagogia e V Jornada de Estudos Pedagógicos - Universidade E. do OEste do Paraná, 2010, Foz do Iguaçu. VIII Semana de Pedagogia e V Jornada de Estudos Pedagógicos, 2010.

30.
PALUDO, K. I.; PASINI, Juliana F. S. . Indisciplina escolar: modelo de enriquecimento escolar como proposta metodológica para concretização do processo ensino-aprendizagem. In: IV Semana de Pedagogia e IV Jornada Regional de Educação, 2010, Foz do Iguaçu. IV Semana de Pedagogia e IV Jornada Regional de Educação, 2010. v. 1. p. 01-110.

31.
PALUDO, K. I.. Uma análise da Política Educacional Brasileira a partir da LDBEN 4.024/61. In: XVI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2009, Londrina. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2009.

32.
PALUDO, K. I.; FERRARO, CRISTIANE. . Formação do professor: aspecto fundamental na educação de alunos superdotados/alto habilidosos. In: II Seminário Nacional de Educação, XIII Semana de Pedagogia, 2009, Francisco Beltrão. II Seminário Nacional de Educação, XIII Semana de Pedagogia, 2009.

33.
PALUDO, K. I.; GROTH, Janice Carina . Formação do Professor e Maturidade Emocional do Aluno Portador de Altas Habilidades/Superdotação. In: III Congresso Mercosul sobre Altas Habilidades/Superdotação, 2008, Canela. III Encontro Nacional do Conbrasd / III Congresso Mercosul sobre Altas Habilidades/Superdotação, 2008.

34.
PALUDO, K. I.; FERRARO, CRISTIANE. . A formação do professor e as crianças portadoras de altas habilidades. In: III Jornada de Estudos Pedagógicos / VI Semana de Pedagogia, 2008, Foz do Iguaçu. III Jornada de Estudos Pedagógicos / VI Semana de Pedagogia, 2008.

35.
PALUDO, K. I.. As implicações do uso das histórias em quadrinhos com crianças pré-escolares. In: VII Encontro de Iniciação Científica, 2007, Maringá. VII Encontro Anual de Iniciação Cientifica, 2007.

36.
PALUDO, K. I.; VIRGOLIM, A. ; LOOS-SANTANA, H. . Altas Habilidades/Superdotação, Criatividade e Resiliência. In: II Congresso Internacional de Criatividade e Inovação, 2007, Campinas. II Congresso Internacional de Criatividade e Inovação, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MOIANA, B. ; PALUDO, K. I. . O teatro como ferramenta de desenvolvimento da identidade do adolescente superdotado. In: III Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, 2018, Campo Grande. III Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, 2018.

2.
ALMEIDA, R. ; PALUDO, K. I. ; MARA, A. A. ; LOZZA, R. . A vinculação de adolescentes superdotados ao Programa de Atendimento Educacional Especializado com o uso do RPG. In: III Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, 2018, Campo Grande. III Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, 2018.

3.
MEDINA, G. K. ; PALUDO, K. I. ; MARA, A. A. ; ALMEIDA, R. ; LOZZA, R. . Promoção de saúde socioemocional de adolescentes com altas habilidades/superdotação com o uso do RPG. In: II Congresso Brasileiro de Psicologia, 2018, Curitiba. II Congresso Brasileiro de Psicologia, 2018.

4.
PALUDO, K. I.; VIRGOLIM, A. . Revisão do conceito de assincronismo: por uma visão interacional da identidade superdotada. In: III Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, 2018, Campo Grande. III Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PALUDO, K. I.; LOOS-SANTANA, H. ; VIRGOLIM, A. . Altas habilidades/superdotação: um olhar para além do 'problema'. In: I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação, 2017. I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação.

2.
PALUDO, K. I.. Altas Habilidades/Superdotação e resiliência: investigando aproximações. In: IV Ciclo Internacional Resiliência e Cultura: histórias de vida, subjetividade e cuidado, 2012, Salvador. IV Ciclo Internacional Resiliência e Cultura: histórias de vida, subjetividade e cuidado, 2012.

3.
PALUDO, K. I.; PASINI, Juliana F. S. . Atenção ao Aspecto Emocional do Educando Como Mecanismo de Sucesso no Processo de Ensino-Aprendizagem. In: V Encontro Internacional de Letras: Linguagem, Cultura e Identidade - I Seminário do Grupo de Pesquisa Linguagem, Arte e Sociedade, 2010, Foz do Iguaçu. III Encontro Internacional de Letras - I Encontro do GT Trasnculturalidade, Linguagem e Educação., 2010. v. 01.

4.
PALUDO, K. I.; FERRARO, CRISTIANE. . Formação de Professores: Reflexos na Identificação de Crianças Portadoras de Altas Habilidades. In: I Seminario Nacional de Educação, 2008, Francisco Beltrão. I Seminario Nacional de Educação, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
MARA, A. A. ; MEDINA, G. K. ; PALUDO, K. I. . O Role Playing Game como recurso para promoção de habilidades sociais em alunos com altas habilidades/superdotação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PALUDO, K. I.; FERREIRA, M. F. . Enriquecimento Intracurricular no ensino de língua inglesa para alunos com altas habilidades/superdotação utilizando Role-Playing Games. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PALUDO, K. I.. Altas Habilidades/Superdotação no contexto da escola regular. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ALMEIDA, R. ; PALUDO, K. I. ; MARA, A. A. ; LOZZA, R. . A vinculação de adolescentes superdotados ao Programa de Atendimento Educacional Especializado com o uso do RPG. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MOIANA, B. ; PALUDO, K. I. . O teatro como ferramenta de desenvolvimento da identidade do adolescente superdotado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MEDINA, G. K. ; PALUDO, K. I. ; MARA, A. A. ; ALMEIDA, R. ; LOZZA, R. . Promoção de saúde socioemocional de adolescentes com altas habilidades/superdotação com o uso do RPG. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PALUDO, K. I.; VIRGOLIM, A. . Revisão do conceito de assincronismo: por uma visão interacional da identidade superdotada. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PALUDO, K. I.. Despertamento de meninas com indicadores de altas habilidades/superdotação para as ciências exatas e tecnológicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PALUDO, K. I.. Mapeamento de alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação no ensino regular. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PALUDO, K. I.. Conversa sobre altas habilidades/superdotação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PALUDO, K. I.; LOOS-SANTANA, H. ; VIRGOLIM, A. . Altas habilidades/superdotação: um olhar para além do 'problema'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
SAKAGUTI, P. ; PALUDO, K. I. ; LOOS-SANTANA, H. . Altas habilidades/superdotação no contexto familiar: influência dos pais na formação do sujeito. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PALUDO, K. I.; LOOS-SANTANA, H. ; VIRGOLIM, A. . As implicações do olhar social a constituição da identidade superdotada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
PALUDO, K. I.; LOOS-SANTANA, H. ; VIRGOLIM, A. . As repercussões das altas habilidades/superdotação na constituição da identidade da pessoa superdotada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PALUDO, K. I.; CARON, L. . Contribuições da Neuropsicologia no diagnóstico da criança com transtorno do espectro autista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
PALUDO, K. I.. Altas Habilidades/Superdotação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
PALUDO, K. I.. Altas Habilidades/Superdotação, Criatividade e Resiliência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MIAZAKI, S. ; PALUDO, K. I. . A Relação Entre Identificação de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação e a Abertura de Sala de Recursos Multifuncionais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PALUDO, K. I.; SAKAGUTI, P. ; COSTA, M. . Tecnologias Educacionais no Atendimento Educacional Especializado de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PALUDO, K. I.. Carreira Profissional da Pessoa com Deficiência: para além das cotas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
PALUDO, K. I.. A identidade da pessoa com Altas Habilidades/Superdotação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
PALUDO, K. I.. Pessoa com Altas Habilidades/Superdotação: produto genético? produto ambiental?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
PALUDO, K. I.; PEDRO, K. ; CHACON, M. . Programa de atenção a alunos precoces com características de altas habilidades (PAPAH): uma experiência brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
DALLO, L. ; PALUDO, K. I. . Gênero e Altas Habilidades: incidência menor em mulheres?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
PALUDO, K. I.. Carrinho de Controle Remoto: enriquecimento intracurricular para aluno com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
PALUDO, K. I.. Identidade da Pessoa com Altas Habilidades/Superdotação sob a perspectiva da Teoria da Afetividade Ampliada: ensaio sobre o papel da resiliência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
PALUDO, K. I.. Altas Habilidades/Superdotação e Resiliência: investigando aproximações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
PALUDO, K. I.. Altas Habilidades/Superdotação: conceituação para a formação docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
PALUDO, K. I.; COSTA, Maria da Piedade Resende da. ; RANGNI, ROSEMEIRE DE ARAÚJO . Atendimento Educacional Especializado (decreto 6.571/08) e Altas Habilidades/Superdotação: a distância entre implantação e implementação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
PALUDO, K. I.. Educação Especial: um olhar para as Altas Habilidades/Superdotação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
SILVA, F. C. ; PALUDO, K. I. . Racismo implícito: um olhar para a educação infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
PASINI, Juliana F. S. ; PALUDO, K. I. . Projetos Interdisciplinares: recurso pedagógico para a práxis docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
PASINI, Juliana F. S. ; PALUDO, K. I. . Importância dos jogos recreativos no ensino fundamental de 9 anos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
PASINI, Juliana F. S. ; PALUDO, K. I. . Literaturizando o corpo humano: proposta de projeto pedagógico como recurso para a práxis docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
PASINI, Juliana F. S. ; PALUDO, K. I. . A importância dos jogos recreativos no ensino fundamental de 9 anos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
PALUDO, K. I.; DALLO, L. . Comportamentos de risco em adolescentes: para além da visão naturalista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
PASINI, Juliana F. S. ; PALUDO, K. I. . A importância de atividades lúdicas no ensino fundamental de 9 anos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
PALUDO, K. I.; PASINI, Juliana F. S. . Modelo de Enriquecimento Curricular: proposta metodológica para a educação de alunos indisciplinados.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
PALUDO, K. I.; PASINI, Juliana F. S. . Atenção ao aspecto emocional do aluno como mecanismo de sucesso no processo ensino-aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
PALUDO, K. I.. Superdotação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
PALUDO, K. I.. Indisciplina Escolar: modelo de enriquecimento curricular como proposta metodológica para concretização do processo de ensino-aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
PALUDO, K. I.. Ler para ver, ouvir e falar melhor. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
PALUDO, K. I.. Superdotação: Conceituar para não errar.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
PALUDO, K. I.. Método de Enriquecimento Curricular na educação de alunos superdotados. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

45.
PALUDO, K. I.. Uma análise da Política Educacional Brasileira a partir da LDBEN nº 4.024/1961. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
PALUDO, K. I.; GROTH, J. C. ; FERRARO, CRISTIANE. . Formação do Professor e Maturidade Emocional do Aluno Portador de Altas Habilidades. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
PALUDO, K. I.. A Formação do Professor e as Crianças Portadoras de Altas Habilidades. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
PALUDO, K. I.. Altas Habilidades - Superdotação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
PALUDO, K. I.. Formação de Professores: Reflexos na identificação de crianças portadoras de altas habilidades. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
PALUDO, K. I.. Escola e altas habilidades. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
PALUDO, K. I.; FERRARO, CRISTIANE. . As implicações do uso das histórias em crianças pré-escolares. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
PALUDO, K. I.; FERRARO, CRISTIANE. . As implicações do uso das histórias em quadrinhos com crianças pré-escolares. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
PALUDO, K. I.; SILVA, I. G. . O MST e a realidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
KAMIZI, A. P. ; PALUDO, K. I. . Curso de Formação de Instrutores em EaD - Senac/PR. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
PALUDO, K. I.. Modelo de Enriquecimento Escolar na Educação de Alunos Alto Habilidosos/Superdotados - Boletim do Conselho Nacional para Superdotação - Conbrasd. 2010.

2.
PALUDO, K. I.; PASINI, Juliana F. S. . Modelo de Enriquecimento Escolar como Alternativa Metodológica para o Trabalho Pedagógico com Alunos Indisciplinados: Experiência no Ensino Regular. In: Boletim do Conselho Brasileiro para Superdotação - Conbrasd.. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PALUDO, K. I.. A Identidade da Pessoa com Altas Habilidades/Superdotação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
PALUDO, K. I.. Lei de Cotas ainda apresenta desafios. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
PALUDO, K. I.. Altas Habilidades/Superdotação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
PALUDO, K. I.. Educação Especial (Altas Habilidades/Superdotação). 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
PALUDO, K. I.. Karina Paludo - Altas Habilidades/Superdotação. 2017; Tema: Altas Habilidades/Superdotação. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
PALUDO, K. I.. O RPG como recurso para promoção de habilidades sociais de alunos superdotados. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PALUDO, K. I.. Atendimento ao superdotado no contexto de consultório. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PALUDO, K. I.. Compreensão e identificação do aluno com altas habilidades/superdotação. 2017. .

4.
PALUDO, K. I.. Altas Habilidades/Superdotação na Educação Infantil: experiência teórico-vivencial. 2017. .

5.
PALUDO, K. I.. Identificação de crianças superdotadas: experiência teórica-vivencial da criatividade. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
TRANCOSO, B. ; PALUDO, K. I. . Identificação e avaliação de crianças com altas habilidades/superdotação. 2016. .

7.
PALUDO, K. I.; PASINI, Juliana F. S. . A importância dos jogos recreativos no ensino fundamental de 9 anos. 2011. (Palestra).

8.
PALUDO, K. I.. Educação Especial: um olhar para as Altas Habilidades/Superdotação. 2011. (Palestra).

9.
PALUDO, K. I.; MENDES, L. C. ; SILVA, I. G. ; PAGNOCELLI, G. F. . Ciclo de Oficinas do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
PALUDO, K. I.. Superdotação. 2010. .

11.
PALUDO, KARINA I ; PALUDO, K. I. . Método de Enriquecimento Curricular na educação de alunos superdotados. 2009. (Palestra).

12.
PALUDO, K. I.. Educação Infanti - oficina de sucata. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
PALUDO, K. I.; SILVA, I. G. ; PASINI, Juliana F. S. . Pedagogia Hospitalar: fundamentos e oficina de brinquedos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
PALUDO, K. I.; FERRARO, CRISTIANE. . Relatório Final de Iniciação Científica - PICV/Unioeste/PRPPG - Histórias em Quadrinhos. 2007. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BOUERI, I. Z.; PALUDO, K. I.. Participação em banca de Patricia Alamini Zampieron.Consultoria Colaborativa e Coensino: revisão sistemática da literatura e proposta de um material instrucional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso Brasileiro de Educação para Altas Habilidades/Superdotação: Concepções, Práticas e Tecnologias. Atendimento ao superdotado no contexto de consultório. 2018. (Congresso).

2.
II Congresso Brasileiro de Psicologia. Promoção da saúde socioemocional de adolescentes superdotados com uso do RPG. 2018. (Congresso).

3.
III Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação. Revisão do conceito de assincronismo: por uma concepção interacional da identidade superdotada. 2018. (Congresso).

4.
II Seminário de Educação Inclusiva do Colégio Militar. 2018. (Encontro).

5.
Práticas na Psicologia Infantil. 2018. (Encontro).

6.
Psicociência: experiências acadêmicas, saúde mental e arte.O RPG como recurso para promoção de habilidades sociais de adolescentes superdotados. 2018. (Encontro).

7.
Reflexões sobre a prática clínica. 2018. (Encontro).

8.
Seminário Mitos, evidências e intervenções as questões relacionadas ao Suicídio. 2018. (Seminário).

9.
Congresso Brasileiro de Educação "Educação e Formação Humana: práxis e transformação social. As repercussões das altas habilidades/superdotação na constituição da identidade da pessoa superdotada. 2017. (Congresso).

10.
Diálogos entre Análise do Comportamento e Terapia Cognitiva. 2017. (Encontro).

11.
Fae Completa. 2017. (Feira).

12.
II Congresso Internacional de Criatividade e Inovação. Altas Habilidades/Superdotação, Criatividade e Resiliência. 2017. (Congresso).

13.
I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação.Mapeamento de alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação: recursos disponíveis para o professor. 2017. (Seminário).

14.
VII PsicoCiência. 2017. (Encontro).

15.
XIII Congresso Nacional de Educação / IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação / VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente. As repercussões das altas habilidades/superdotação na constituição da identidade da pessoa superdotada. 2017. (Congresso).

16.
VII Encontro Nacional do ConBraSD - Altas Habilidades/Superdotação: Direitos, Práticas e Inovações. 2016. (Congresso).

17.
VII Encontro Nacional do ConBraSD - Altas Habilidades/Superdotação: Direitos, Práticas e Inovações. Mini-curso: Identificação educacional das Altas Habilidades/Superdotação e as Inteligências Múltiplas (ministrado por Dra Nara Joyce W. Vieira). 2016. (Congresso).

18.
VII Encontro Nacional do ConBraSD - Altas Habilidades/Superdotação: Direitos, Práticas e Inovações. Painel de Comunicação Oral - Direitos das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação. 2016. (Congresso).

19.
XI Reunião Científica Regional da ANPED. 2016. (Congresso).

20.
III Congresso Brasileiro de Educação. O adolescente com altas habilidades/superdotação: desmistificando crenças para um desenvolvimento saudável do ser. 2015. (Congresso).

21.
III Congresso Paranaense de Adolescência. O adolescente com altas habilidades/superdotação: atenção ao aspecto emocional para seu pleno desenvolvimento. 2015. (Congresso).

22.
III Congresso Paranaense de Adolescência. 2015. (Congresso).

23.
XXIII Iniciação Científica (EVINCI) e VIII 8º Evento de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Paraná.Bancas sobre Educação. 2015. (Seminário).

24.
Acordo Ortográfico: nova ortografia da Língua Portuguesa. 2014. (Oficina).

25.
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2014. (Congresso).

26.
Encontro de TEP's do Senac/PR. 2014. (Encontro).

27.
Fórum Internacional de Competências e Liderança na Educaçãoção. 2013. (Congresso).

28.
IV Congresso Internacional de Educação e VII Semana Acadêmica de Pedagogia: desafiando as fronteiras. 2013. (Congresso).

29.
Semana de Aperfeiçoamento para Instrutores do Senac/PR. 2013. (Encontro).

30.
VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2013. (Congresso).

31.
IV Ciclo Internacional Resiliência e Cultura: histórias de vida, subjetividade e cuidado. Altas Habilidades/Superdotação e resiliência: investigando aproximações. 2012. (Congresso).

32.
IX Congreso Iberoamericano Superdotación, talento y creatividad. Identidade da pessoa com altas habilidades/superdotação sob a perspectiva da Teoria da Afetividade Ampliada: ensaio sobre o papel da resiliência. 2012. (Congresso).

33.
V Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação.Carrinho de controle remoto: enriquecimento intracurricular para aluno com indicadores de altas habilidades/superdotação. 2012. (Encontro).

34.
II Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: interlocuções ne debates atuais. Comportamentos de risco em adolescentes: para além da visão naturalista. 2011. (Congresso).

35.
III Congresso Brasileiro de Educação "Formação de professores: comprromissos e desafios da Educação Pública". Mini-curso: Altas Habilidades: a necessidade de se conhecer. 2011. (Congresso).

36.
X Congresso Nacional de Educação - Educere / I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE. Subjetividade do sujeito com Altas Habilidades/Superdotação: um ensaio sobre alteridade. 2011. (Congresso).

37.
I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação - IV Encontro Nacional do Conbrasd - IV Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UFPR. Modelo de Enriquecimento Curricular: proposta metodológica para a educação de alunos indisciplinados.. 2010. (Congresso).

38.
I Seminário Municipal de Educação de Foz do Iguaçu. 2010. (Seminário).

39.
6º Encontro Cutivando Agua Boa. 2009. (Encontro).

40.
IV Sepecel - Seminário de Pesquisa do Centro de Educação e Letras. 2009. (Seminário).

41.
XI SEMINARIO DO COLÉGIO BARÃO DO RIO BRANCO : FORMAÇÃO DE PROFESSORES, A DOCENCIA EM TELA. 2009. (Seminário).

42.
XVI Encontro Anual de Iniciação Científica.Uma análise da Política Educacional Brasileira a partir da LDBEN 4.024/61. 2009. (Encontro).

43.
CURSO PARA TREINAMENTO DE FISCAIS. 2008. (Outra).

44.
II Encontro Internacional de Letras.Ler para ver, ouvir e falar melhor. 2008. (Encontro).

45.
III Encontro Nacional do Conbrasd. 2008. (Congresso).

46.
III SEPECEL - Seminário de Pesquisa e de Extensão do Centro de Educação e Letras. 2008. (Seminário).

47.
Imagem e Realidade do Conflito Israel-Palestina. 2008. (Seminário).

48.
Semana de Alimentação e as Necessidades Especiais dos Celíacos. 2008. (Outra).

49.
VIII SEU - SEMINÁRIO DE EXTENSÃO DA UNIOESTE. 2008. (Seminário).

50.
VI Semana Acadêmica de Pedagogia e III Jornada de Estudos Pedagógicos.A formação do professor e as crianças portadoras de atas habiidades. 2008. (Seminário).

51.
VI Semana Acadêmica de Pedagogia e III Jornada de Estudos Pedagógicos.Pedagogia Hospitalar: fundamentos e oficinas de brinquedos. 2008. (Seminário).

52.
XI Seminário de Educação do Colégio Barão do Rio Branco - Tema: A docência em Tela.Educação Infanti - oficina de sucata. 2008. (Seminário).

53.
II Jornada de Estudos Pedagógicos: Educação Popular na Escola Pública. 2007. (Seminário).

54.
II Sepecel - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Educação e Letras. 2007. (Seminário).

55.
XVI Encontro Anual de Iniciação Científica.As implicações do uso das histórias em quadrinhos com crianças pré-escolares. 2007. (Encontro).

56.
9º Seminário de Educação do Colégio Estadual Barão do Rio Branco - Profissão: Professor (a). 2006. (Seminário).

57.
III Fórum Paranaense dos Cursos de Pedagogia. 2006. (Outra).

58.
I Jornada de Estudos Pedagógicos - A função do Pedagogo diante da reestruturação da Educação Básica. 2006. (Seminário).

59.
I SEPECEL - Seminário de Pesquisa e de Extensão do Centro de Educação e Letras. 2006. (Seminário).

60.
IX Semana de Letras - Letras em Diálogo: Língua e Literatura e Prática. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PALUDO, K. I.. Café, Relacionamento e Superdotação. 2017. (Outro).

2.
PÉREZ, Susana G. P. B. ; TITON, E. ; SILVA, L. M. ; RODIANI, W. ; VEIGA, E. C. ; PALUDO, K. I. . VII Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação. 2016. (Congresso).

3.
SILVA, MONICA ; PALUDO, K. I. . XI Anped Sul - Reunião Científica Regional da Anped. 2016. (Congresso).

4.
PALUDO, K. I.; TRANCOSO, B. . Workshop Viagem ao Antigo Egito. 2015. (Outro).

5.
PALUDO, K. I.; TRANCOSO, B. . Grupo de Estudo em Altas Habilidades/Superdotação. 2014. (Outro).

6.
FREITAS, S. N. ; VIEIRA, N. J. W. ; PEREZ, S. G. P. B. ; PALUDO, K. I. . II Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, X Congreso Iberoamericano de Superdotación Talento y Creatividad, VI Encontro Nacional do Conbrasd. 2014. (Congresso).

7.
PALUDO, K. I.. I Jornada de Estudos Pedagógicos - A função do Pedagogo diante da Reestruturação da Educação Básica. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Beatriz Moama. Arte-terapia para promoção do desenvolvimento do aluno com altas habilidades/superdotação. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte-terapia) - Instituto Tecnológico e Educacional de Curitiba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ELIANE ALEXANDRE; VIVIANE FERREIRA; LUCIANA MAIA; MILLENI CA. Entre Preguiças Acordadas e Hienas Zangadas: os equívocos entre altas habilidades/superdotação e transtorno oposiivo-desafiador. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Centro Universitário Franciscano do Paraná. Orientador: Karina Inês Paludo.

2.
Adriana Aparecida Dihl Adacheski. Formação docente continuada e altas habilidades/superdotação. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial com ênfase em Altas Habilidades/Superdotação) - Instituto Tecnológico e Educacional de Curitiba. Orientador: Karina Inês Paludo.

3.
Reni Terezinha Stocco de França. A robótica como estratégia de enriquecimento para alunos com altas habilidades/superdotação. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Inclusiva: altas habilidades/superdotação) - Faculdades Itecne de Cascavel. Orientador: Karina Inês Paludo.

4.
Iara do Rocio Huy da Silva. Atendimento ao aluno com altas habilidades/ superdotação no ensino regular. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Inclusiva: altas habilidades/superdotação) - Faculdades Itecne de Cascavel. Orientador: Karina Inês Paludo.

5.
Silvia Mitiko Miazaki. A relação entre identificação e a abertura de sala de recursos multifuncionais na área das altas habilidades/superdotação. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Inclusiva: altas habilidades/superdotação) - Faculdades Itecne de Cascavel. Orientador: Karina Inês Paludo.

6.
Angela Zanin. Osteogênese Imperfeita na educação: primeiras aproximações teóricas de um olhar para além da doença. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Inclusiva: altas habilidades/superdotação) - Faculdades Itecne de Cascavel. Orientador: Karina Inês Paludo.

7.
Fernanda Thiesen Monteiro Candido. A criança com altas habilidades/superdotação em seu aspecto emocional: a importância do ambiente escolar. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial com ênfase em Altas Habilidades/Superdotação) - Instituto Tecnológico e Educacional de Curitiba. Orientador: Karina Inês Paludo.

Orientações de outra natureza
1.
Danielle Carvalho, Paulo Santos, Rogério Carvalho, William. O discipulado como prevenção da evasão de jovens cristãos. 2017. Orientação de outra natureza. (Teologia) - Centro Vocacional Quadrangular. Orientador: Karina Inês Paludo.

2.
Emmanuel de Vargas, Jonathan Lima e Luis Araujo. Mentoria de Pastores: cuidando de quem cuida. 2017. Orientação de outra natureza. (Teologia) - Centro Vocacional Quadrangular. Orientador: Karina Inês Paludo.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PALUDO, K. I.. Superdotado em casa: problema ou solução?. Revista Voz da Esperança.


Apresentações de Trabalho
1.
PALUDO, K. I.. Mapeamento de alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação no ensino regular. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PALUDO, K. I.. Conversa sobre altas habilidades/superdotação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PALUDO, K. I.; LOOS-SANTANA, H. ; VIRGOLIM, A. . As repercussões das altas habilidades/superdotação na constituição da identidade da pessoa superdotada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
PALUDO, K. I.. Compreensão e identificação do aluno com altas habilidades/superdotação. 2017. .



Outras informações relevantes


Membro da Diretoria do Conselho Brasileiro para Superdotação - ConBrasd (biênio 2015-2016, primeira secretária).

Estudante-pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Linguagem, Cultura e Sociedade"/CNPQ, até 2009. 

Representante discente do Colegiado do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008).


Representante discente da Direção do Centro de Educaçao e Letras, da Universidade Estadual do OEste do Paraná (2008).


Aprovada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Vale dos Sinos - Unisinos (Mestrado) 

Representante da Secretaria Municipal de Educação na I Capacitação Estadual em Altas Habilidades/Superdotação. 

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas: Mediar. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aprovação em Concurso Público para Pedagogo, Edital nº 105/2011 GS/SEED/PR, publicado no Diário oficial do Estado do Paraná, n.º 8363 de 14/12/10. 

Aprovação em Concurso Público para Professor das Séries Iniciais.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 17:23:46