Delma Cristina Lins Cabral de Melo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3101896656324787
  • Última atualização do currículo em 22/08/2018


Professora assistente da Universidade Estadual de Alagoas e professora do Centro de Línguística Aplicada - Instituto de Línguas Estrangeiras. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e aprendizagem da escrita em Língua Inglesa , gêneros textuais/discursivos, relação entre o materno e o estrangeiro na aquisição da escrita. É membro do Grupo de Pesquisa Estudos sobre aquisição da escrita CNPQ/UEM. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Delma Cristina Lins Cabral de Melo
Nome em citações bibliográficas
MELO, D. C. L. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Alagoas.
Rua Governador Luiz Cavalcante s/n
Alto do Cruzeiro
57312-000 - Arapiraca, AL - Brasil
Telefone: (082) 35303382


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Mestrado em EDUCAÇÃO BRASILEIRA.
Universidade Estadual de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: O ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA EM INGLÊS NUMA ABORDAGEM DE GÊNERO TEXTUAL: O ARTIGO DE OPINIÃO,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: MARIA INEZ MATOSO SILVEIRA.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, FAPEAL, Brasil.
1998 - 1999
Especialização em PSICOPEDAGOGIA. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: O desenvolvimento da linguagem infantil de 0 a 4 anos.
Orientador: Maria de Lourdes de Lima Bandeira.




Formação Complementar


2014 - 2014
Certificate in the English Language. (Carga horária: 100h).
Westbourne Academy, WA, Inglaterra.
2006 - 2007
Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.


Atuação Profissional



COLEGIO NORMAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS, C.N.S.F.A., Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2002
Vínculo: FUND. UNIV. EST.DE ALAGOAS, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20
Outras informações
PROFESSORA CONTRATADA DE LINGUA INGLESA CURSO LETRAS.

Vínculo institucional

1988 - 1994
Vínculo: PROFESSORA CONTRATADA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 12
Outras informações
ESCOLA PARTICULAR,PROFESSORA DO ENSINO MEDIO.


CULTURA BRITÂNICA, CB, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1986
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 15
Outras informações
Nenhuma outra

Vínculo institucional

1984 - 1986
Vínculo: CONTRATADA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 15

Atividades

02/1984 - 12/1986
Ensino,

Disciplinas ministradas
LÍNGUA INGLESA ELEMENTAR E PRÉ INTERMEDIÁRIA

INST. DE LINGUAS ESTRANGEIRAS, I.L.E., Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: PROFESSORA E COORD. PEDAGOGICA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA E COORDENADORA, Carga horária: 20
Outras informações
PROFESSORA DOS NIVEIS UPPER- INTERMEDIATE E ADVANCED E COORDENADORA PEDAGOGICA.

Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: FUNCIONARIO EFETIVA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA E COORDENADORA, Carga horária: 20
Outras informações
PROFESSORA DO NIVEIS INTERMEDIARIO SUPERIOR E AVANÇADO.

Atividades

02/2001 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
LÍNGUA INGLESA NIVÉIS SUPERIOR E AVANÇADO

Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40
Outras informações
Linha de pesquisa: Ensino e aprendizagem da produção oral e da produção escrita em língua inglesa. Gêneros Textuais em Inglês.

Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora e Coordenadora ILE, Carga horária: 20

Atividades

07/1997 - Atual
Ensino, LETRAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LÍNGUA INGLESA VII
EXPRESSÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA III
FONÉTICA E FONOLOGIA DE LÍNGUA INGLESA I
LÍNGUA INGLESA IV
08/1997 - 10/1997
Treinamentos ministrados .

Treinamentos ministrados
CURSO ELEMENTAR DE CONVERSAÇÃO E GRAMÁTICA DE LÍNGUA INGLESA


Projetos de pesquisa


2009 - 2011
O ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA NUMA ABORDAGEM DE GÊNERO TEXTUAL: O ARTIGO DE OPINIÂO
Descrição: PROJETO DE MESTRADO.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2008
Banca Examinadora da Seleção Pública para Professor Substituto da UNEAL, Universidade Estadual de Alagoas.
2008
First Seminary for Language Teachers, Cultura Inglesa-Maceió.
2006
V Encontro Nacional sobre Língua Falada e Escrita - ELFE, Universidade Federal de Alagoas.
2006
Variação Lingüsística e Ensino, Universidade Federal de Alagoas.
2006
30th Longman Teacher Development Course, Pearson Education do Brasil.
2005
PARTICIPAÇÃO DA SEMANA PEARSON DE EDUCAÇÃO, PEARSON EDUCATION DO BRASIL.
2004
CERTICATE IN ENGLISH LANGUAGE EKILLS (ESOL), UNIVERSITY OF CAMBRIDGE - ESOL Examinations.
2004
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DAS HABILIDADES EM LÍNGUA INGLESA (MINISATRANTE - NIVEL UPPER INTERMEDIATE), 5ª COORDENADORIA REGIONAL DEEDUCAÇÃODEALAGOAS.
2003
CURSO DE PRONUNCIA DE LÍNGUA INGLESA (MINISTRANTE), 5ª COORDENADORIA REGIONALDE ENSINO DEALAGOAS.
2003
curso de pronuncia de lingua inglesa (como ministrante), 5ª coordenadoria regional de educação do estado de Alagoas.
2003
PARTICIPAÇÃO DAS ATIVIDADES DA "SEMANA PEARSON DE EDUCAÇÃO", PEARSON EDUCATION DO BRASIL.
2003
APROVAÇÃO CONCURSO PUBLICO CO ESTADO DE ALAGOAS, FUND. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE ALAGOAS.
2002
CURSODE FONÉTICA (MINISTRANTE), 5ª COORDENADORIA REGIONALDEEDUCAÇÃO DOESTADO DE ALAGOAS.
2001
APROVAÇÃO EM CONCURSO PUBLICO DO ESTADO DE ALAGOAS, ESTADO DE ALAGOAS- SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO.
2000
APROVAÇÃO EM CONCURSO PUBLICO MUNICIPAL, PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPIRACA- SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA.
1997
CURSO ELEMENTAR DE CONVERSAÇÃO E GRAMÁTICA DA LÍNGUA INGLESA (MINISTRANTE), FUNESA.
1997
2° CICLO DE PALESTRAS PEDAGOGICAS: A EDUCAÇÃO SOB UM NOVO OLHAR, FUND. UNIVERSIDADE DE ALAGOAS.
1997
PARTICIPAÇÃO EM BANCA EXAMINADORA PARA MAGISTERIO SUPERIOR, FUND. UNIVERSIDADE DE ALAGOAS.
1996
Segundo Seminario de Estudos Metodologocos Cientificos, Fundação Universidade de Alagoas.
1996
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, FUND. UNIVERSIDADE DE ALAGOAS.
1996
2° SEMINARIO DE PESQUISA LITERO-LINGUISTICA, FUND. UNIVERSIDADE DE ALAGOAS.
1986
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E ATUALIZAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA, CULTURA BRITÂNICA.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MELO, D. C. L. C.; SILVA, M. S. C. . O ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa através do Whatsapp: os gêneros que nele circulam e a interação. In: XXVI JORNADA DO GELNE, 2016, Recife. ANAIS ELETRÔNICOS da XXVI Jornada do GELNE, 2016.

2.
MELO, D. C. L. C.; SANTOS, L. M. S. . O Uso dos Recursos Coesivos na Produção de Textos do Gênero Artigo de Opinião: problemas enfrentados pelo Aprendiz. In: III Encontro Nacional e II Internacional de Línguística e Literatura, 2015, Garanhuns. Nas Fronteiras da Linguagem, 2015. p. 1587-1595.

3.
MELO, D. C. L. C.. O artigo de opinião e a prática da escrita no ensino de inglês: possibilidades e limites. In: VI SIGET: Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais, 2011, Natal/RN. Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais, 2011.

4.
MELO, D. C. L. C.; CAVALCANTE, Ricardo Jorge de Souza . TEXTOS ARGUMENTATIVOS E SEU ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA METERNA E LÍNGUA INGLESA: ALGUMAS REFLEXÕES. In: A PESQUISA EM LETRAS: TEORIA E PRÁTICA DO SABER CIENTÍFICO, 2009, PALMEIRA DOS ÍNDIOS- ALAGOAS. ANAIS DE RESUMOS E ARTIGOS DA III SEMANA DE LETRAS. ARAPIRACA - AL: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MELO, D. C. L. C.. A Abordagem de Processo e o Ensino da Produção Textual em Inglês. In: IV ENCONTRO DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADA AO ENSINO, 2015, GARANHUNS. Ensino de Língua, Literaturas e outros Diálogos Possíveis. Recife: Pipa Comunicações, 2015. p. 115-115.

2.
MELO, D. C. L. C.. GÊNEROS OPINATIVOS E ENSINO DE INGLÊS - UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO CURSO DE LETRAS. In: V ENCONTRO EM PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM ALAGOAS, 2010, MACEIÓ -AL. V EPEAL - PESQUISA EM EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO, ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL, 2010. p. 1-12.

Apresentações de Trabalho
1.
MELO, D. C. L. C.; CAPRISTANO.Cristiane Carneiro . Fronteiras entre o estrangeiro e o materno na produção escrita em Inglês por Acadêmicos do Curso de Letras/Inglês. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MELO, D. C. L. C.. Argumentação e Produção Textual no ensino-aprendizagem de línguas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MELO, DELMA C. L.C ; MELO, D. C. L. C. ; MELO, D. C. L. C. . O artigo de opinião e a prática da escrita no ensino de inglês: possibilidades e limites. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MELO, D. C. L. C.. THE IMPORTANCE OF GAMES INSIDE THE CLASSROOM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MELO, D. C. L. C.. ENGLISH FOR YOUNG LEARNERS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
MELO, D. C. L. C.. Introdução à Fonética da Língua Inglesa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MELO, D. C. L. C.. EIGHTH TEACHER'S TRAINING COURSE. 2009. .

3.
MELO, D. C. L. C.. THE IMPORTANCE OF GAMES INSIDE THE CLASSROOM. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MELO, D. C. L. C.. SEVENTH TEACHER'S TRAINING COURSE. 2008. .

Demais trabalhos
1.
MELO, D. C. L. C.. Concurso Público para Professor Efetivo da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. 2015 (Membro de Banca Examinadora) .

2.
MELO, D. C. L. C.. Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Efetivo da Universidade Estadual de Alagoas. 2014 (Membro de Banca Examinadora) .

3.
MELO, D. C. L. C.. Processo Seletivo de Reopção e Tranferência Interna e Externa dos Cursos de Graduação dos Campi da UNEAL. 2013 (Processo Seletivo de Reopção e Transferência) .

4.
MELO, D. C. L. C.. Seleção Pública Simplificada de Provas de Títulos e Didática para formação de cadastro de reserva para contração de Professor Substituto. 2009 (Membro de Banca Examinadora) .

5.
MELO, D. C. L. C.. Seleção Pública de Provas e Títulos para Professor Substituto da Universidade Estadual de Alagoas. 2008 (Membro de Banca Examinadora) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARDOSO, M. V. T. N.; MELO, D. C. L. C.. Participação em banca de Victória Lamária Alves dos Santos.As contribuições do My English Online - Meo no processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

2.
LEAO, R. O. N.; LIMA, R. N.; MELO, D. C. L. C.. Participação em banca de Elza de Melo e Silva.A importância da oralidade nas aulas de língua inglesa.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

3.
LIMA, R. N.; MELO, D. C. L. C.. Participação em banca de Maria Cicera Barbosa da Silva de Abreu.Uma análise descritivo-reflexiva acerca do ensino de inglês no 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Campo Alegre, Alagoas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

4.
MELO, D. C. L. C.; LIMA, R. N.; SILVA, J. R.; MELO, D. C. L. C.. Participação em banca de Janderson Marques da Silva.Um estudo sobre a proposta dos parâmetros e das orientações curriculares para o ensino médio e o ensino de língua inglesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

5.
MELO, D. C. L. C.; SILVA, J. R.. Participação em banca de Maria Cicera da Silva de Abreu.Uma Análise descritivo-refletiva acerca do ensino de inglês no 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Campo Alegre, Alagoas.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

6.
MELO, D. C. L. C.; SILVA, J. R.. Participação em banca de Janderson Marques da Silva.Um estudo sobre a proposta dos parâmetros e das orientações curriculares para o ensino médio e o ensino de língua inglesa.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

7.
LIMA, R. N.; SILVA, J. R.; MELO, D. C. L. C.; MELO, D. C. L. C.; MELO, D. C. L. C.. Participação em banca de Gerlan Cardoso da Silva.O "Google Translate": trabalhando as "Multiskills" no Processo de Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa Através das TDIC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS/INGLÊS) - Universidade Estadual de Alagoas.

8.
LIMA, R. N.; MELO, D. C. L. C.; SILVA, J. R.. Participação em banca de Luma Valéria Rodrigues Pereira.Investigando a Finalidade do Ensino de Língua Inglesa em uma Turma de 3ª Série do Ensino Médio de uma Escola Pública em Alagoas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

9.
LIMA, R. N.; MELO, D. C. L. C.; BARROS, E.; MELO, D. C. L. C.. Participação em banca de Joseane de Fátima Santos Alves.As lendas Arthurianas na Sala de Aula de Inglês do 9º ano do Ensino Fundamental: experiências de uma prática pedagógica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

10.
MELO, D. C. L. C.; MELO, D. C. L. C.. Participação em banca de Alay Ferreira de Lima.A relevância das gírias para jovens de comunidades carentes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS/PORTUGUÊS) - Universidade Estadual de Alagoas.

11.
MELO, D. C. L. C.. Participação em banca de Isabel Cristina de Lima Lopes.A motivação para a aprendizagem de língua inglesa dos alunos do 1º ano do ensino médio deuma escola pública. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

12.
MELO, D. C. L. C.. Participação em banca de Jonatha Rodrigues da Silva.O ensino da oralidade no ensino médio: um experimento didático no 3º ano do ensino médio na cidade de Arapiraca. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

13.
MELO, D. C. L. C.. Participação em banca de Irene Maria Lyra.A avaliação do ensino interacionista da linguagem: um desafio a ser enfrentado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Alagoas.

14.
MELO, D. C. L. C.; MELO, F. C. S.. Participação em banca de Fernanda Cristina da Silva Melo.As interferências da língua materna na produção escrita em língua inglesa dos alunos do nível intermediário I. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS/INGLÊS) - Universidade Estadual de Alagoas.

15.
SILVA, J. R.; MELO, D. C. L. C.. Participação em banca de Joyce Rodrigues da Silva.O ensino aprendizagem da leitura em língua inglesa por adultos: possibilidades e limitações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS/INGLÊS) - Universidade Estadual de Alagoas.

16.
MELO, D. C. L. C.. Participação em banca de ÉBIO BARBOSA NOGUEIRA.UM NOVO CONCEITO DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E SEUS ÊXITOS: FOCO NO LIVRO DIDÁTICO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS/INGLÊS) - Universidade Estadual de Alagoas.

17.
MELO, D. C. L. C.. Participação em banca de ELIANE FERREIRA BOMFIM.GUERRA DOS ESTRANGEIRISMOS: NECESSÁRIA?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS/INGLÊS) - Universidade Estadual de Alagoas.

18.
MELO, D. C. L. C.. Participação em banca de TÂNIA EPIFÂNIO DA SILVA.ANÁLISE RETÓRICA DO GÊNERO PROPAGANDA ORAL, EM ARAPIRACA- ALAGOAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas.

19.
MELO, D. C. L. C.. Participação em banca de JOSÉ EDSON FERREIRA LIMA.ANÁLISE DO DISCURSO DO GÊNERO EDITORIAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas.

20.
MELO, D. C. L. C.. Participação em banca de José Carlos Lopes Alves.A leitura em Língua Inglesa nos 9º anos do Ensino Fundamental de duas Escolas de Arapiraca. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas.

21.
MELO, D. C. L. C.. Participação em banca de Lygia Milenna Ferreira dos Santos.Educação de Jovens e Adultos: trajetória e estudo da Metodologia de Língua Inglesa adotada no município de Arapiraca-AL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas.

22.
MELO, D. C. L. C.. Participação em banca de Ana Maria da Silva Santos.A importância da introdução da Língua Inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental I da escola pública. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas.

23.
MELO, D. C. L. C.. Participação em banca de ALEXANDRE NUNES DE LIMA.EXTRANGEIRISMOS: UTILIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO NO CENTRO COMERCIAL DE CIDADE DE ARAPIRACA - AL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS/INGLÊS) - Universidade Estadual de Alagoas.

24.
MELO, D. C. L. C.. Participação em banca de BRUNA CIRÍACO VALÉRIO.LEITURA DA IMAGEM E CULTURA VISUAL: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA DE IDIOMAS NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas.

25.
MELO, D. C. L. C.. Participação em banca de ANNA CRISLEY NOGUEIRA DA SILVA E FABIANA SILVA DE OLIVEIRA.A ABORDAGEM NATURAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NAS SÈRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS REGULARES. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas.

26.
MELO, D. C. L. C.. Participação em banca de MICHAEL RODRIGO LEITE GOMES E CHRISTIAN SANTOS DA SILVA.DIFICULDADES NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO 1°ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ARAPIRACA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas.

27.
MELO, D. C. L. C.. Participação em banca de EDILEIDE DOS SANTOS TAVARES E FLÁVIA OLIVEIRA DE JESUS.A TRANVERSALIDADE E SUAS ABORDAGENS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas.

28.
MELO, D. C. L. C.. Participação em banca de ANTÔNIA GIVALDETE DA SILVA.A CONTRUÇÃO DO SENTIDO DO TEXTO FALADO: GÊNERO SEMINÁRIO ACADÊMICO.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas.

29.
MELO, D. C. L. C.. Participação em banca de MARIA DOS SANTOS FRANÇA E ROSIANE DA ROCHA SANTOS.AS VARIANTES LINGUÍSTICAS E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MELO, D. C. L. C.; OLIVEIRA, J. M. B.; COSTA, V. R.; LEAO, R. O. N.. Banca Examinadora para Concurso Público para Professor Efetivo da Universidade Estadual de Alagoas. 2015. Universidade Estadual de Alagoas.

2.
MELO, D. C. L. C.; SILVA, P. P.; LIMA, R. N.. Banca Examinadora para Concurso Público para Professor Efetivo da Universidade Estadual de Alagoas. 2014. Universidade Estadual de Alagoas.

Outras participações
1.
MELO, D. C. L. C.. Programa Pré-ENEM. 2016. Universidade Estadual de Alagoas.

2.
MELO, D. C. L. C.. Banca Examinadora no Processo Seletivo Especial da Universidade Estadual de Alagoas para o curso em Licenciatura em educação do campo. 2014. Universidade Estadual de Alagoas.

3.
MELO, D. C. L. C.. BANCA EXAMINADORA DA SELEÇÃO PUBLICA SIMPLIFICADA DE PROVAS E TÍTULOS E DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO. 2009.

4.
MELO, D. C. L. C.. BANCA EXAMINADORA DA SELEÇÃO PÚBLICA DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR SUBSTITUTO. 2008. Universidade Estadual de Alagoas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V CIELLI (Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários). O uso do artigo definido em inglês: encontros e desencontros entre língua materna e língua estrangeira.. 2018. (Congresso).

2.
IX SIGET.O OUTRO NA SUPERFÍCIE TEXTUAL: ANÁLISE DE TEXTOS EM INGLÊS PRODUZIDOS POR GRADUANDOS DE LETRAS.. 2017. (Simpósio).

3.
V CONALI. Fronteiras entre o estrangeiro e o materno na produção escrita em Inglês por Acadêmicos do Curso de Letras/Inglês. 2017. (Congresso).

4.
XI SIGET.O outro na superfície textual: análise de textos de inglês produzidos por graduandos de Letras.. 2017. (Simpósio).

5.
X - Seminário de Pesquisa em Letras.Letramento acadêmico: fronteiras entre línguas na produção textual do gênero discursivo em inglÊs. 2017. (Seminário).

6.
XXVI Jornada do Gelne. O Ensino e a Aprendizagem de Língua Inglesa através do WhatsApp:os gêneros que nele circulam e a interação. 2016. (Congresso).

7.
XXVI Jornada do Gelne. O Letramento Crítico no Ensino de inglês: o filme review. 2016. (Congresso).

8.
III Encontro Nacional e II internacional de linguística e literatura: nas fronteiras da linguagem. O uso dos recursos coesivos na produção de textos do gênero artigo de opinião em inglês: problemas enfrentados pelo aprendiz. 2015. (Congresso).

9.
I Colóquio em Letras e Linguística e X Seminário Discente.O Ensino da Produção Escrita em Inglês numa Abordagem de Gênero Textual: o artigo de opinião. 2014. (Seminário).

10.
VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DOS GÊNEROS TEXTUAIS.O ARTIGO DE OPINIÂO E A PRÁTICA DA ESCRITA NO ENSINO DE INGLÊS: POSSIBILIDADES E LIMITES. 2011. (Simpósio).

11.
VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DOS GÊNEROS TEXTUAIS.MAPPING GENRES IN ACTIVITY SYSTEMS AND INTERTEXTUAL RELATIONS. 2011. (Oficina).

12.
O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NOS DIAS ATUAIS. 2010. (Seminário).

13.
V ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM ALAGOAS. GÊNEROS OPINATIVOS E ENSINO DE INGLÊS - UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO CURSO DE LETRAS. 2010. (Congresso).

14.
1º ENCONTRO DE TRABALHO DOCENTE EM ALAGOAS. 2009. (Seminário).

15.
IV ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS. 2009. (Congresso).

16.
IV SEMANA DE LETRAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - CAMPUS V.THE IMPORTANCE OF GAMES INSIDE THE CLASSROOM. 2009. (Encontro).

17.
OXFORD TEACHERS' ACADEMY PROFESSIONAL DEVELOPMENT PROGRAMME. 2009. (Oficina).

18.
First Seminar for Language Teachers. 2008. (Seminário).

19.
30th Longman Teacher Development Course. 2006. (Seminário).

20.
I Semana de Letas: Linguagens em Interação. 2006. (Encontro).

21.
V Encontro Nacional sobre Língua Falada e Escrita - ELFE. 2006. (Congresso).

22.
Winter Longman TDC - Teacher Development Course. 2005. (Seminário).

23.
Semana Pearson de educação. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Denise Cristina dos Santos Souza. Uma experiência de letramento em inglês com o gênero diário numa turma de 8º ano do ensino fundamental. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

2.
Nathália Milla S. Oliveira de Melo. O aplicativo duolingo como ferramenta de aprendizagem da escrita em língua inglesa: letramento ou alfabetização?. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

3.
Clayne Azevedo Santos. A aquisição da escrita em língua inglesa por crianças: a interferência da língua materna na ortografia.. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

4.
Clevson Adirlan de Araújo Silva. Letramento em língua inglesa na escola pública regular: motivação do aluno ou prática do professor?. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ellen Samla Santana da Silva Soares. Uma experiência de ensino-aprendizagem da escrita em inglês com o Storytelling no Ensino Fundamental.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Delma Cristina Lins Cabral de Melo.

2.
Josielma Barbosa dos Santos. O gênero música no ensino/aprendizagem de língua inglesa: estratégias de Oxford, práticas docente e motivação do aluno.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Delma Cristina Lins Cabral de Melo.

3.
Maria Silmara Campos da Silva. As Contribuições dos gêneros Textuais em Grupos do WhatsApp para o ensino e aprendizagem de língua Inglesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Delma Cristina Lins Cabral de Melo.

4.
José Niraldo Leão Júnior. O Ensino da Oralidade em Língua Inglesa em Turmas de Crianças e Pré-adolescentes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Delma Cristina Lins Cabral de Melo.

5.
Maryana Josina Tavares da Rocha. O Ensino da Produção de Textos em Inglês: o film review. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Delma Cristina Lins Cabral de Melo.

6.
Cássio de Oliveira Silva. A interferência da língua portuguesa na escrita de textos em inglês produzidos por alunos de nível intermediário. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Delma Cristina Lins Cabral de Melo.

7.
Leane Mayara da Silva Santos. A escrita em língua inglesa: o uso dos recursos coesivos na produção de textos de alunos do nível intermediário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS/INGLÊS) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Delma Cristina Lins Cabral de Melo.

8.
Luíza Maria da Silva. A Importância do ensino do vocabulário em língua inglesa no ensino fundamental em escolas públicas da cidade de Junqueiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS/INGLÊS) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Delma Cristina Lins Cabral de Melo.

9.
Rafael Augusto Leão Ramalho. O uso das tecnologias no ensino da língua inglesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS/INGLÊS) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Delma Cristina Lins Cabral de Melo.

10.
Laísse Monteiro Silva. Aspectos da Oralidade na Aprendizagem de Língua Inglesa pela Criança. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Delma Cristina Lins Cabral de Melo.

11.
Joyce Rodrigues da Silva. O ensino aprendizagem da leitura em língua inglesa por adultos: possibilidades e limitações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Delma Cristina Lins Cabral de Melo.

12.
Fernanda Cristina da Silva Melo. As Interferências da Língua Materna na Produção Escrita em Língua Inglesa dos Alunos do Nível Intermediário I. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Delma Cristina Lins Cabral de Melo.

13.
JARLON FÉLIX SOARES. A INFLUÊNCIA DA HABILIDADE DA ESCUTA NA AQUISIÇÃO DA ORALIDADE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS/INGLÊS) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Delma Cristina Lins Cabral de Melo.

14.
MARIA VANDA DE LIMA OLIVEIRA. A ABORDAGEM NATURAL COMO FACILITADORA DA AQUISIÇÃO DA ORALIDADE NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PÚBLICA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Delma Cristina Lins Cabral de Melo.

15.
JULIANA PATRÍCIA NUNES COSTA. A CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA NA SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS/INGLÊS) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Delma Cristina Lins Cabral de Melo.

16.
CARLA EMANUELLE MESSIAS DE FARIAS. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Delma Cristina Lins Cabral de Melo.

17.
JORGE ARIÇON DE ARAÜJO E RÔSY DA CONCEIÇÃO SILVA. A MÚSICA COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NA 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Delma Cristina Lins Cabral de Melo.

18.
IRAILDA FERREIRA DA SILVA E RICARDO DOS SANTOS SILVA. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Delma Cristina Lins Cabral de Melo.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 4:28:57