Herasmo Braga de Oliveira Brito

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2375662030172376
  • Última atualização do currículo em 24/08/2018


Atualmente é coordenador do curso de Letras Português do campus Josefina Demes - Floriano (PI), professor Adjunto I, com Dedicação Exclusiva, pela Universidade Estadual do Piauí. Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Piauí (2003), graduação em Licenciatura Plena em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí (2004), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Santo Agostinho (2005), Especialista em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2008), graduando em Direito pelo Instituto Camilo Filho, Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2008) e Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Neorregionalismo, Imaginário e Narratividade (NENN), registrado no Diretório de Pesquisas do CNPQ. Avaliador de livros Didáticos pelo MEC e de revistas acadêmicas. Atua como Crítico Literário na coluna Toda Palavra do jornal Diário do Povo. Faz parte do corpo editorial da revista eletrônica dEsEnrEdoS (ISSN 2175-3903). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nas seguintes linhas: Literatura Brasileira (Neorregionalismo, Literário Brasileiro, Autoficção e Marginalidade), Teoria Literária (estudos da narratividade e mímeses) e Literatura Comparada (diálogos entre Literatura e Cinema; Cinema Regionalista e Neorregionalista; Literatura e História).Tem experiência nas área de História, Literatura Teoria e Critica, Produção Textual e Cinema. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Herasmo Braga de Oliveira Brito
Nome em citações bibliográficas
BRITO, H. B. O.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Piauí, Coordenação do Curso de Letras-Portugues.
Campus Josefina Demes, BR 343, 1281
Campo Velho
64800000 - Floriano, PI - Brasil
Telefone: (89) 35216812
URL da Homepage: www.uespii.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: A configuração do Neorregionalismo Brasileiro, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Humberto Hermenegildo de Araújo.
Palavras-chave: Literatura Comparada; Neorregionalismo; Literatura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: O riso na poesia de Luiz Gama: identidade e resistência,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Sebastião Alves Teixeira Lopes.
Palavras-chave: Luiz Gama; Identidade; Riso; Resistênica; Literatura Negra; Negro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Negra.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2007
Especialização em História do Brasil. (Carga Horária: 450h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: A História do.
Orientador: Pedro.
2004 - 2005
Especialização em Docência do Ensino Superior. (Carga Horária: 450h).
Faculdade Santo Agostinho, FSA, Brasil.
Título: Literatura Negra: um estudo sobre a construção da identidade do negro através dos textos literários.
Orientador: Verônica Maria Pereira.
1999 - 2004
Graduação em Licenciatura Plena em Letras.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
1999 - 2003
Graduação em Licenciatura Plena em História.
Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2004
Ensino de Literatura: Questões e propostas. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
2004 - 2004
A Pré-História do Piauí. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
2002 - 2002
HISTÓRIA, LITERATURA E CIDADE.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA, ANPUH-PI, Brasil.
2001 - 2001
HISTÓRIA E PÓS-MODERNIDADE. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2001 - 2001
O USO DO PRESENTE NA FONÉTICA PARA EXPLICAR O PASS. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2001 - 2001
CAPACITAÇÃO EM LEGISLAÇÃO ESCOLAR. (Carga horária: 40h).
ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, APCP, Brasil.
2001 - 2001
PROJETO DE PESQUISA NA GRADUAÇÃO: UMA LEITURA INTE. (Carga horária: 36h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2001 - 2001
POÉTICA E POESIA. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2000 - 2000
CULTURA, RELIGIÃO E SOCIEDADE NO OCIDENTE MEDIEVAL. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2000 - 2000
O PENSAMENTO ÉTICO DE FÉLIX ADLER NA OBRA LA VIE -. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2000 - 2000
A COMPREENSÃO DE TEXTOS NO VESTIBULAR. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do curso de Letras Português, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordena o grupo de Pesquisa Núcleo em Neorregionalismo, Imaginário e Narratividade nas linhas de Tendencias da Literatura Contemporânea (Neorregionalismo, autoficção e marginal), Literatura Brasileira (Neorregionalismo Literário Brasileiro), Literatura Comparada (Literatura e Cinema; Literatura e Históira) e Teoria Literária ( Narratividade e Mímeses)

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Contrato Temporario, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

08/2012 - Atual
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PRATICA PEDAGÓGICA INTERDICIPLINAR IV
TEORIA DAS COMUNICAÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS
PARATICA PEDAGÓGICA INTERDICIPLINAR II
O ESPAÇO GEOGRAFICO NA NARRATIVA
ORIENTAÇÃO DE TCC
08/2012 - Atual
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Literária
02/2011 - Atual
Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Portugues Forense
Literatura Afrina
Critica Literatira
03/2014 - 06/2014
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Literária
08/2013 - 12/2013
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Literária
03/2013 - 06/2013
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Literária
06/2005 - 12/2007
Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística V 2005.2
Literatura Africana e Afrodescendente 2006.1
Literatura Pós-64 2006.1
Português V 2005.2
Seminário de Pesquisa II - 2006.1

Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

01/2006 - 12/2007
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura Histórica dos Textos Lietaririos 60h - 2007.2
Historiografia Brasileira 2007.2
Historia Social e P. Geral 2007.1
Historiografia Brasileira 2007.1
História e Gênero 2005.2
História Social e Política Geral 2006.1
Historiogragia Brasileira 2005.2
Introdução aos Estudos Históricos 2006.1

Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente do Departamento de Letras, Carga horária: 20

Atividades

08/2008 - 08/2010
Ensino, Letras Portugues, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monografia
Literatura Negra
Literatura Infanto Juvenil

Associação Piripiriense de Ensino Superior, CHISFAPI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: celetista, Carga horária: 8

Atividades

03/2011 - Atual
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Portugues Instrumental
03/2011 - Atual
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Portugues Instrumental
03/2011 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Portugues Forense

Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão, FACEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

05/2012 - 05/2012
Ensino, Pós-Graduação Lato Sensu em Pedagogia Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
ORATÓRIA Turma 02
05/2012 - 05/2012
Ensino, Pós-Graduação Lato Sensu em Pedagogia Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
ORATÓRIA

ANBEAS - ESCOLA IR. MARIA CATARINA LEVRINI, ANBEAS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: celetista, Carga horária: 8

Atividades

05/2007 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação
Portugues

Colégio Sagrado Coração de Jesus, CSCJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25
Outras informações
Professor do Ensino Médio - Redação - Leitura e Produção de Textos.

Atividades

02/2005 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português
Redação

Colégio Santa Maria Gorete, TM LEAL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de Português e Redação

Atividades

02/2005 - 08/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação

Colégio São Francisco de Sales, DIOCESANO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

08/2002 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Portugues
Redação

Faculdade Santo Agostinho, FSA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 20

Atividades

07/2004 - 12/2005
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infanto Juvenil 27/07 a 03/08 de 2005 - carga horaria de 48 h/a.
Leitura e Produção de Texto - 80 h fevereiro a junhyo de 2005.
Leitura e Prática de Produção de Texto - Curso Normal Superior - 60h, periodo Especial - semetres 2004.1 e 2004.2

Secretária Estadual da Educação do Piauí, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

08/1999 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Letras
História

Secretária Municipal de Educação e Cultura, SEMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 22

Atividades

02/2002 - 07/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Avaliação das Metodologias de Ensino-Aprendizagem das Produções Textuais Docentes e Discentes do Ensino Fundamental maior da rede municipal de Floriano
Descrição: O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil escolar de professores e alunos do Ensino Fundamental Maior no 9° ano das escolas municipais, relacionando a formação dos docentes com suas práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. O ponto convergente de investigação, no tocante ao ensino e aprendizagem, consiste na elaboração e avaliação das produções textuais do corpo discente. Trata-se de uma pesquisa quantitativa quando for para analisar os perfis dos docentes dentro da metodologia quanto à escolaridade, apoiado em variáveis como sexo, idade, experiência, tipo de instituição em que cursou graduação e modalidade de ensino utilizada, depois dos discentes quanto à idade, sexo, tempo de escolaridade. A partir destes perfis a pesquisa irá se inserir dentro dos aspectos qualitativos das produções textuais feitas por professores e alunos no intuito de avaliar e estabelecer relações, através de tabelas de referência cruzadas e de diagnósticos qualitativos, entre as metodologias de ensino empregadas com as práticas pedagógicas desenvolvidas por este mesmo grupo de professores diante da produção escrita dos seus respectivos discentes. Os autores que fundamentam o projeto são: Antunes (2005), Garcia (2012), Koch ( 2004, 2010), Marcuschi (2008), Therezo (1999)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Herasmo Braga de Oliveira Brito - Coordenador / Rosangela Maria de Carvalho - Integrante / Brígida Barbosa - Integrante.
2018 - Atual
ANÁLISES DAS TENDÊNCIAS LITERÁRIAS BRASILEIRAS CONTEMPORÂNEAS: NEORREGIONALISMO, AUTOFICCÇÃO, ECCE HOMO FICTUS E MARGINALIDADE
Descrição: O presente projeto de pesquisa ? Análise das tendências da Literatura Brasileira Contemporânea: Neorregionalismo, Autoficcção, Ecce Homo Fictus e Marginalidade ? traz como foco de pesquisa o estudo comparativo de narrativas literárias com intuito de analisar as suas configurações, circunscrevendo-se a uma temporalidade que vai da década de 60 do século XX aos dias atuais. Para empreender tal estudo, valer-nos-emos da categoria analítica das narrativas para configurar as tendências literárias contemporâneas. A hipótese é que essas tendências constituem a leitmotiv da Literatura Brasileira Contemporânea por serem as hegemônicas e por influenciar as demais através das suas técnicas narrativas e abordagens temáticas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Herasmo Braga de Oliveira Brito - Coordenador / José Wanderson Lima Torres - Integrante.
2018 - Atual
A formação docente: intergerenicidade e as novas plataformas digitais como elementos articuladores da leitura e escrita nos anos finais do ensino fundamental
Descrição: - Propiciar aos alunos contato de maneira produtiva com os gêneros de produção textual diante da fusão deles no âmbito digital; - Incentivar a leitura e a produção textual sistematizada com diferentes metodologias que acrescentem e funcionem como elementos mediadores da leitura e escrita, fornecendo alternativas às aulas tradicionais. - Propiciar a produção de diversos gêneros adequados as novas realidades como a questão dos novos suportes tecnológicos como computadores, smartphones, entre outros, expandem as formas tradicionais de concepção, feitura e receptividade dos gêneros textuais; - Aplicar os conhecimentos produzidos sob a plataforma dos gêneros no tocante a sua intergerencidade e no espaço digital com a aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa; - Propiciar aos discentes com dificuldades no aprendizado na disciplina de Lingua Portuguesa a vivência e a descoberta da importância dela nos livros de literatura; - Propiciar a implementação das novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aliando o projeto ao processo de ?compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos?..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Herasmo Braga de Oliveira Brito - Coordenador.
2014 - 2017
MÍMESIS E NARRATIVA NA LITERATURA E NO CINEMA: UM ESTUDO COMPARATIVO
Descrição: O presente projeto de pesquisa - Mímesis e narrativa na literatura e no cinema: um estudo comparativo ? traz como foco de pesquisa o estudo comparativo de narrativas literárias e cinematográficas, circunscrevendo-se a uma temporalidade que vai da década de 20 do século XX aos dias atuais. Para empreender tal estudo comparativo, valer-nos-emos de duas categorias analíticas: mímesis e narrativa. A hipótese é que o experimentalismo que marcou a literatura e o cinema na modernidade aprofundou, via descoberta de novas técnicas narrativas, a vocação mimética da arte. Para que tal hipótese tenha força persuasiva, é necessário pensar a mímesis (representação, imitação) numa perspectiva dialética que a enlace com a poiesis (criação, invenção), o que realizamos a partir da reflexão estabelecida por Luiz Costa Lima e Paul Ricoeur. Neste diapasão, a mímesis artística não é mera cópia do real, mas uma atividade que implica invenção e descoberta, reprodução e produção. Assim, ao referir à mímesis, no presente projeto, não pensamos seja no substancialismo platônico que a condena como cópia deformada e deformadora, seja na concepção de realismo científico do século XIX, marcada pela influência do Positivismo e que toma a arte como espelho do real, impingindo ao artista uma perspectiva de realidade do qual se banem, ou se colocam em segundo plano, estratos como o onírico e o mítico. Quanto à noção de narrativa, cabe ressaltar, antes de tudo, sua vinculação à ideia de mímesis. O primeiro pensador a estabelecer a íntima conexão entre estas categorias foi Aristóteles, em sua Poética. O pensador grego dá o nome de mythos - termo entre nós traduzido como enredo, intriga ou fábula - ao processo de criação de uma história, isto é, a invenção narrativa propriamente dita. A mímesisdepende do mythos, pois as estratégias de construção de um enredo trazem implicações para a forma de representação do mundo via obra literária. Assim é que, para Aristóteles, a produção de uma tragédia, que na sua definição é a imitação (mímesis) de homens superiores, implica determinado modo de construir a intriga (mythos). A reflexão sobre o mythos foi retomada e rediscutida por autores como Ricoeur, Bordwell e Luiz Costa Lima, que serão fundamentais no desenvolvimento deste projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Herasmo Braga de Oliveira Brito - Integrante / Aragão, Adriano Lobão. - Integrante / Lima, Wanderson. - Coordenador / Alfredo Werney Lima Torres - Integrante / Assunção Almondes Leal Colaborado - Integrante.
2013 - 2016
MÍMESIS E DISCURSO LITERÁRIO: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE LUIZ COSTA LIMA, PAUL RICOEUR E RENÉ GIRARD
Descrição: O presente projeto de pesquisa objetiva analisar a pertinência da categoria da mímesis enquanto ferramenta de investigação do discurso literário, mormente a idéia de mímesis tal como defendida pelos teóricos Luiz Costa Lima, René Girar e Paul Ricoeur..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Herasmo Braga de Oliveira Brito - Coordenador / Lima, Wanderson. - Integrante.
2013 - Atual
O Neorregionalismo Literário Brasileiro
Descrição: Realizar um estudo sobre a configuração do Neorregionalismo Literário Brasileiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Herasmo Braga de Oliveira Brito - Coordenador.
2011 - 2016
Literatura e Cinema na Ditadura Militar
Descrição: Levantamento histórico da cinefilia de Teresina durante as décadas de 60,70 e 80..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Produção Textual Científica
Descrição: Concepções da linguagem como pressupostos para o ensino da redação científica. Práticas tradicionais e inovadoras. Condições de produção do texto. Redação com prática integrada do ensino de língua e sua vinculação com a gramática, a leitura e a avaliação de textos. Correção como subsídio para a reescritura. Prática de elaboração, correção e avaliação de textos. Propostas de atividades de ensino de redação científica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Herasmo Braga de Oliveira Brito - Coordenador / Rosangela Maria de Carvalho - Integrante / Polyanna de Jesus Barros - Integrante.
2017 - Atual
2017 (PIBEU) PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ESCRITORES-MIRINS: Leitura e produção textual de gêneros literários
Descrição: O presente trabalho de extensão visa desenvolver, em conjunto com os alunos bolsistas do curso de Letras Português do campus Josefina Demes, metodologias de leitura e produção de gêneros literários para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Barjona Lobão na cidade de Floriano (PI). Os bolsistas, sob orientação do professor-coordenador do projeto, irão desenvolver, nos discentes do ensino fundamental maior, a compreensão dos gêneros literários como conto e crônica e a partir deste entendimento, com a devida habilidade interpretativa, realizar produções textuais com base nos gêneros, promovendo, assim, ações de leituras, interpretações e escritas condizentes e adequadas com as normas das diretrizes básicas da Educação Brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Herasmo Braga de Oliveira Brito - Coordenador / ALBERTINA PEREIRA NUNES - Integrante / THIAGO GOMES COELHO DUARTE - Integrante.
2016 - 2017
2016 (PIBEU) PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ESCRITORES-MIRINS: Leitura e produção textual de gêneros literários
Descrição: O presente trabalho de extensão visa desenvolver, em conjunto com os alunos bolsistas do curso de Letras Português do campus Josefina Demes, metodologias de leitura e produção de gêneros literários para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Monsenhor Lindolfo Uchôa na cidade de Floriano (PI). Os bolsistas, sob orientação do professor-coordenador do projeto, irão desenvolver nos discentes do ensino fundamental maior a compreensão acerca dos gêneros literários tais como o conto e a crônica. A partir deste entendimento, com a devida habilidade interpretativa, realizar produções textuais com base nos gêneros, promovendo, assim, ações de leituras, interpretações e escritas condizentes e adequadas com as normas das diretrizes básicas da Educação Brasileira..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Herasmo Braga de Oliveira Brito - Coordenador / MARIA CAROLINE DA LUZ SOUSA - Integrante / JANAIRA CAROLINE DA SILVA RODRIGUES - Integrante.
2016 - Atual
ESCRITORES-MIRINS: Leitura e produção textual de gêneros literários
Descrição: RESUMO: O presente trabalho de extensão visa desenvolver em conjunto com os alunos bolsistas do curso de Letras Português do campus Josefina Demes metodologias de leitura e produção de gêneros literários para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da escola pública: Unidade Escolar Monsenhor Lindolfo Uchôa na cidade de Floriano (PI). Os bolsistas, sob orientação do professor-coordenador do projeto, irão desenvolver nos discentes do ensino fundamental a compreensão dos gêneros literários como novela, conto e crônica e a partir deste entendimento, com a devida habilidade interpretativa, realizar produções textuais com base nos gêneros, promovendo, assim, ações de leitura, interpretação e escrita condizentes e adequadas com as normas e diretrizes básicas da Educação Brasileira.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Herasmo Braga de Oliveira Brito - Coordenador.


Outros Projetos


2018 - Atual
A formação docente: intergerenicidade e as novas plataformas digitais como elementos articuladores da leitura e escrita nos anos finais do ensino fundamental
Descrição: Este subprojeto do curso de Licenciatura Plena em Letras/Português insere-se no âmbito do projeto institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID, apresentado à CAPES pela Universidade Estadual do Piauí. Intitulado ?A formação docente: intergerenicidade e as novas plataformas digitais como elementos articuladores da leitura e escrita nos anos finais do ensino fundamental?, o subprojeto tem nos objetivos a cumprir o próprio elemento justificador de tal empreitada: Primeiramente, por ser um projeto pioneiro e original no âmbito local da cidade de Floriano, bem como na Universidade Estadual do Piauí ? Centro Josefina Demes. Em segundo plano, por propiciar aos alunos contato de maneira produtiva com os gêneros de produção textual diante da fusão deles no âmbito digital, pois este servirá como elemento que irá enriquecer o cenário educacional local. Terceiro: Além de propiciar aos alunos à intergerencidade e também a interdisciplinaridade, servirá como base para o incentivo da leitura e escrita de forma prazerosa nos discentes. Em quarto lugar: Os diálogos e a produção de diversos gêneros adequados as novas realidades como a questão dos novos suportes tecnológicos como computadores, smartphones, entre outros, expandem as formas tradicionais de concepção, feitura e receptividade dos gêneros textuais. Desta maneira, os diversos gêneros com os diversos campos conhecimento irão proporcionar o trabalho produtivo de leitura e produção textual sistematizada com diferentes metodologias que acrescentem e funcionem como elementos mediadores da leitura e escrita, e isso, fornecerá alternativas às aulas tradicionais, ou melhor, o aprendizado de Produção Textual pode ser aplicado sob a plataforma dos gêneros no tocante a sua intergerencidade e no espaço digital com o aprendizagem. De um lado, discentes com dificuldades no aprendizado na disciplina de Língua Portuguesa, poderão descobrir o prazer e a importância dela nos livros de literatura. Assim, temas de Literatura poderão ser utilizados no processo de leitura e produção intergerencidade digital. Assim, tal projeto fugirá à racionalidade tecnicista de ensino-aprendizagem partindo para uma racionalidade prática que incentiva a imaginação, criação, participação, leitura e escrita de forma inovadora. E em quinto propiciará a implementação das novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aliando o projeto ao processo de ?compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos?. Em termos metodológicos, a pesquisa-ação é o eixo norteador do subprojeto, pois de forma colaborativa, democrática e coletiva, procurará não só diagnosticar os problemas reais do ensino e aprendizagem no tocante as deficiências de leitura e de escrita, mas também superar o abismo entre pesquisa educativa e prática docente. Dessa forma, serão realizados neste subprojeto: Pesquisas Acadêmico-Científicas desenvolvidas pelos alunos-bolsistas acerca de como relacionar os gêneros textuais com os aspectos digitais de modo inovador em sala de aula; Seminários Locais de Formação; Palestras e Oficinas de Leitura e Escrita acerca do aprendizado da Intergerenicidade no uso digital; Sessões de Teatro, entre outras práticas. Portanto, espera-se contribuir para uma maior qualificação discente e docente nos novos desafios da realidade digital que nos cerca, como também, uma formação mais cidadã não só dos discentes das escolas, mas também dos discentes da Universidade, proporcionando uma relação mais próxima entre teoria e prática..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Especialização: (3) .
Integrantes: Herasmo Braga de Oliveira Brito - Coordenador.
Portugues Forense
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Portugues Instrumental
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Monitores Mirins
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Pré-vestibular gratuito
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Escritores Mirins
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2009 - Atual
Periódico: DESENREDOS


Membro de comitê de assessoramento


2016 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Neorregionalismo Literário Brasileiro.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura e Cinema.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Narratividade e Mímeses.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: História e Literatura.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: História do Brasil.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira Contemporânea.


Idiomas


Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2001
Homenagem ao mestre, Centro de Educação Básica Governador Freitas Neto.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de citações:7
literatura negra  Data: 27/08/2006

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRITO, H. B. O.2017BRITO, H. B. O.. A AUTONOMIA DAS PERSONAGENS FEMININAS COMO CONFIGURAÇÃO DO NEORREGIONALISMO BRASILEIRO. IMBURANA: REVISTA DO NÚCLEO CÂMARA CASCUDO DE ESTUDOS NORTE-RIO-GRANDENSES, v. 1, p. 71-96, 2017.

2.
BRITO, H. B. O.2017BRITO, H. B. O.. O neorregionalismo brasileiro sob a ótica da autonomia das personagens femininas em Fogo Verde, de Permínio Asfora. Revista Desenredos, v. 1, p. 156-166, 2017.

3.
BRITO, H. B. O.2017BRITO, H. B. O.. ANTONIO CANDIDO: Mudança perceptiva em relação ao Regionalismo e a fundamentação teórica para o Neorregionalismo. Revista [Contra] mão: estudos de Literatura Contemporânea, v. 1, p. 47-61, 2017.

4.
BRITO, H. B. O.2016BRITO, H. B. O.. A configuração do Neorregionalismo Brasileiro. Boletín Galego de Literatura, v. 49, p. 1-25-25, 2016.

5.
BRITO, H. B. O.2015BRITO, H. B. O.. Entrevista com Petrus Cariry. Desenredos, v. 1, p. 1-6, 2015.

6.
BRITO, H. B. O.2015BRITO, H. B. O.. Arqueologia Crítica. Desenredos, v. 1, p. 1-15, 2015.

7.
BRITO, H. B. O.2005 BRITO, H. B. O.. Repensando as avaliações das produções de texto no ensino superior. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 02, p. 164-168, 2005.

8.
BRITO, H. B. O.2005 BRITO, H. B. O.. Ação Engajadora literária de um produção negra no Piauí. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 02, p. 70-74, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BRITO, H. B. O.. NEORREGIONALISMO BRASILEIRO: Análise de uma nova tendência da Literatura Brasileira. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2017. v. 1. 226p .

2.
BRITO, H. B. O.. Singularidade da poesia negra brasileira: Luiz Gama. 01. ed. Teresina: Editora Amalgama, 2010. v. 100. 46p .

3.
BRITO, H. B. O.. Como e por que Ler Luiz Gama?. 1. ed. Teresina: Amalgama, 2009. v. 100. 46p .

4.
BRITO, H. B. O.. Literatura e outros saberes/ Pontos e bordados: a construção das sutilezas da linguagem feminina nos. Teresina: Editora Amalgama, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
BRITO, H. B. O.. Leituras da obra poética de h. Dobal. In: João Kennedy Eugênio e Halan Silva. (Org.). Cantiga de Viver: leituras de H. Dobal. 1ed.Teresina: Fundação Quixote, 2007, v. 01, p. 168-181.

2.
BRITO, H. B. O.. A construção discursiva de uma Literatura Negra estético-engajada nas obras de Luiz Gama e Lima Barreto. In: Wanderson Lima. (Org.). Saqueadores de Hegemonia. Teresina: Amalgama, 2006, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BRITO, H. B. O.. O Semear construtivo do discurso literário. Diário do Povo, Cultura - Coluna Toda Palavra, 08 nov. 2011.

2.
BRITO, H. B. O.. O Chiste e a literatura engajada. Diário do Povo, Cultura - Coluna Toda Palavra, 19 abr. 2011.

3.
BRITO, H. B. O.. A Muralha, o Historiador e os Livros. Desenredos, Teresina-PI, 02 abr. 2011.

4.
BRITO, H. B. O.. Luiz Gama, o precursor da literatura negra brasileira. Literatura, São Paulo, p. 39 - 41, 02 jan. 2011.

5.
BRITO, H. B. O.. A relação entre o campo literario brasileiro e a cultura de massa através das revistas Cult e Entre Livros. Desenredos, Teresina, p. 40 - 47, 01 jul. 2010.

6.
BRITO, H. B. O.. Os contadores de história e a literatura regional. Jornal Diário do Povo, Teresina, p. C2 - C2, 01 jun. 2010.

7.
BRITO, H. B. O.. Como falar dos livros que não lemos?. Diário do Povo, Teresina, p. C2 - C2, 18 maio 2010.

8.
BRITO, H. B. O.. A formação estética do homem. Jornal Diário do Povo, Teresina, p. C2 - C2, 04 maio 2010.

9.
BRITO, H. B. O.; Aragão, Adriano Lobão. ; Lima, Wanderson. . Não há autor responsável, em qualquer área, que não desenvolva um pensamento teórico - Entrevista com Affonso Romano de Sant'anna. Desenredos, Teresina-PI, 02 jan. 2010.

10.
BRITO, H. B. O.. A ironia militante em Murilo Rubião. Desenredos, Teresina, p. 26 - 36, 01 set. 2009.

11.
BRITO, H. B. O.. A Literatura Negra Piauíense. cadernos de teresina - Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Teresina-PI, p. 04 - 10, 08 ago. 2006.

12.
BRITO, H. B. O.. Administração Escolar. Jornal meio norte, Teresina, p. 2, 13 jan. 2001.

13.
BRITO, H. B. O.. Uma questão de cidadania. Jornal Meio Norte, Teresina, p. 2, 25 nov. 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRITO, H. B. O.; PIRES, S. S. . O Céu de Suely: um estudo sobre a autonomia da personalidade feminina sob a influência do regionalismo literário nas produções do cinema contemporâneo brasileiro. In: II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: cultura, linguagens e ensino, 2016, Teresina. Anais do II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: cultura, linguagens e ensino. Teresina- Piauí: Editora da Universidade Federal do Piauí - EDUFPI, 2015. v. 1. p. 797-804.

2.
BRITO, H. B. O.. A presença do neorregionalismo brasileiro nas obras cinematográficas contemporâneas. In: II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: cultura, linguagens e ensino, 2016, Teresina. Anais do II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: cultura, linguagens e ensino. Teresina: Editora da Universidade Federal do Piauí - EDUFPI, 2015. v. 1. p. 544-551.

3.
BRITO, H. B. O.. Mimeses: o elo entre Literatura e História. In: Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural: memória, ensino e bens culturais, 2008, Teresina. 2010 Anais Congresso Internacional de Cultura e Patrimônio Cultural. Teresina: Universidade Federal do Piauí, 2008.

4.
BRITO, H. B. O.. AS PLURALIDADES DO SINGULAR NA PRODUÇÃO POÉTICA DE H. DOBAL: UM ENSAIO PANORÂMICO. In: II Encontro do Mestrado em Letras, 2008, Teresina. Linguagem e Discurso. Teresina: Universidade Federal do Piauí, 2008.

5.
BRITO, H. B. O.. A Literatura Negra no Piauí: um ensaio reflexivo. In: II Encontro de pesquisadores do CCHL, 2004, Teresina. II Encontro de Pesquisadores do CCHL. Teresina: UFPI, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BRITO, H. B. O.. A desconstrução de uma identidade nacional via exclusão através da literatura negra. In: II Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação, 2007, Teresina. II Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação. Teresina: Universidade Federal do Piauí, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, G. M. ; BRITO, H. B. O. . Análise da personagem feminina no nerregionalismo de Francisco Dantas. In: II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: cultura, linguagens e ensino., 2015, Teresina. II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: cultura, linguagens e ensino. ?Caderno de programação e resumos.. Teresina: EDUFPI, 2015. v. 1. p. 167-168.

2.
OLIVEIRA, M. E. ; BRITO, H. B. O. . A fé e o cangaço como elementos formadores na construção do sujeito histórico. In: II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: cultura, linguagens e ensino, 2015, Teresina. II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: cultura, linguagens e ensino. ?Caderno de programação e resumos.. Teresina: EDUFPI, 2015. v. 1. p. 214-215.

3.
COSTA, A. C. S. ; BRITO, H. B. O. . Autonomia da personagem feminina Dora, na obra Capitães de Areia de Jorge Amado. In: II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: cultura, linguagens e ensino, 2015, Teresina. II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: cultura, linguagens e ensino. ?Caderno de programação e resumos.. Teresina: EDUFPI, 2015. v. 1. p. 124-124.

4.
COELHO, M. L. F. ; BRITO, H. B. O. . Mímeses e discurso literário: o desejo mimético na tetralogia piauiense de Assis Brasil. In: II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: cultura, linguagens e ensino, 2015, Teresina. II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: cultura, linguagens e ensino. ?Caderno de programação e resumos.. Teresina: EDUFPI, 2015. v. 1. p. 211-211.

5.
ALVES, G. M. ; BRITO, H. B. O. . Identidade e Memória: a constituição do Neorregionalismo Literário Brasileiro através das personagens femininas na escritura de Francisco Dantas. In: I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória ? Literatura, Cinema, Gêneros Digitais e outros Gêneros, 2014, São Luiz. Caderno de Programação e resumos do I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória ? Literatura, Cinema, Gêneros Digitais e outros Gêneros. São Luis: Edufma, 2014. v. 1. p. 270-270.

6.
SOUSA, N. E. A. ; BRITO, H. B. O. . Os Diálogos entre Literatura e Cinema sob a ótica da Autonomia das personagens feminias. In: I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória ? Literatura, Cinema, Gêneros Digitais e outros Gêneros, 2014, São Luis. Caderno de programação e resumo da I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória ? Literatura, Cinema, Gêneros Digitais e outros Gêneros. São Luis: Edufma, 2014. v. 1. p. 238-293.

7.
BRITO, H. B. O.. Os Testemunhos Históricos dos Cineclubes em Teresina durante o período da Ditadura Militar. In: I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória ? Literatura, Cinema, Gêneros Digitais e outros Gêneros, 2014, São Luis. Caderno de Programação e Resumos-I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória ? Literatura, Cinema, Gêneros Digitais e outros Gêneros. São Luis: Edufma, 2014. v. 1. p. 237-238.

8.
BRITO, H. B. O.. As construções e significações entre a casa, a cidade e os sujeitos na obra Pacamão de Assis Brasil. In: V Encontro Norte- Nordeste da ABRAPLIP, 2014, Teresina. Relações literária luso-brasileiras: a que será que se destinam?: cadernos de resuno do V Encontro Norte-Nordeste da ABRAPLIP. Teresina: EDUFPI, 2014. v. 1. p. 46-46.

9.
BRITO, H. B. O.. Discurso estético-engajado de uma literatura negra na obra de Luiz Gama. In: Semana da Pesquisa Cientifica, 2006, Teresina. Anais da Semana da Pesquisa Cientifica. Teresina: Faculdade Santo Agostinho. v. 3. p. 37-37.

10.
BRITO, H. B. O.. O Processo de ensino-pesquisa na construção de textos. In: Semana da Pesquisa Cientifica, 2006, Teresina. anais da Semana da Pesquisa Cientifica. teresina: Faculdade Santo Agostinho. v. 03. p. 23-23.

11.
BRITO, H. B. O.. O Processo de Ensino-Pesquisa na Construção de Textos. In: III Semana da Pesquisa Científica, 2005, Teresina. III Semana da Pesquisa Científica. Teresina, 2005.

12.
BRITO, H. B. O.. A Construção Estético Engajada em Luiz Gama. In: III SEMANA DA PESQUISA CIENTÍFICA, 2005, TERESINA. III SEMANA DA PESQUISA CIENTÍFICA. TERESINA, 2005.

13.
BRITO, H. B. O.. A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE UMA LITERATURA NEGRA NO PIAUÍ A PARTIR DAS OBRAS DE LUIZ GAMA E ÉLIO FERREIRA. In: 57º REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 2005, FORTALEZA. REVISTA ELETRONICA DA 57º REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2005.

14.
BRITO, H. B. O.. O PROCESSO AVALIATIVO DAS PRODUÇÕES DE TEXTO NO ENSINO SUPERIOR. In: II SEMANA DA PESQUISA CIENTÍFICA, 2004, TERESINA. II SEMANA DA PESQUISA CIENTÍFICA. TERESINA, 2004.

15.
BRITO, H. B. O.. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO NEGRO ATRAVÉS DOS TEXTOS LITERÁRIOS. In: II SEMANA DA PESQUISA CIENTÍFICA DA FACULDADE SANTO AGOSTINHO, 2004, TERESINS. SEMANA DA PESQUISA CIENTÍFICA DA FACULDADE SANTO AGOSTINHO. TERESINA, 2004.

16.
BRITO, H. B. O.. Literatura Negra: um estudo sobre a construção da identidade do negro através dos textos literários. In: XIII Seminário de Iniciação Científica da UFPI, 2004, Teresina. XVI Seminário de Iniciação Científica da Ufpi. Teresina: GRAFICA DA UFPI, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
BRITO, H. B. O.. Avaliação das produções textuais docentes e discentes do ensino fundamental maior como instrumento elucidativo das metodologias de ensino de leitura e escrita. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BRITO, H. B. O.. A mimeses e a narrativa histórica: embates da subjetividade entre o historiador e a escrita histórica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BRITO, H. B. O.. A DEGRADAÇÃO DO HOMEM E DA MULHER SOB O OLHAR FEMININO DE LYGIA FAGUNDES TELLES EM CIRANDA DE PEDRA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BRITO, H. B. O.; SOUSA, N. E. A. . Nó na Garganta: entre a transgressão e a subserviência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BRITO, H. B. O.. A Literatura como fonte de ressignificação do discurso histórico na obra O Bequimão de Clodoaldo Freitas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BRITO, H. B. O.. A degradação do homem na modernidade: uma leitura no subsolo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BRITO, H. B. O.. .O Historiador em diálogo com as fontes Cinematográficas e Ficcionais: Desafios e Conquistas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BRITO, H. B. O.. Testemunhas históricas dos cineclubes em Teresina durante o período da Ditadura Militar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BRITO, H. B. O.; ALVES, G. M. . .A constituição do neorregionalismo literário brasileiro através das personagens femininas na escritura de Francisco Dantas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BRITO, H. B. O.; SOUSA, N. E. A. . Os diálogos entre Literatura e Cinema sob a ótica da autonomia das personagens femininas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BRITO, H. B. O.. AS CONSTRUÇÕES E SIGNIFICAÇÕES ENTRE A CASA, A CIDADE E OS SUJEITOS NA OBRA PACAMÃO DE ASSIS BRASIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BRITO, H. B. O.; SOUSA, N. E. A. . A AUTONOMIA FEMININA NA OBRA A FILHA DO MEIO QUILO, DE ASSIS BRASIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BRITO, H. B. O.. Poesia e ensino de literatura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
BRITO, H. B. O.. A formação de leitores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
BRITO, H. B. O.. A pedagogia do olhar em Oceano Mar e Ensaio sobre a cegueira: reflexões historiográficas sobre a égide da pós-modernidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
BRITO, H. B. O.. Mimeses: o elo entre literatura e história. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
BRITO, H. B. O.. Os possíveis diálogos entre Leonardo, Macunaíma e o Homem Cordial sob o prisma da construção da identidade nacional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BRITO, H. B. O.. Relato de experiência: O ensino interdependente da leitura e da escrita do CSCJ no 7º ano do ensino fundamental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BRITO, H. B. O.. Luiz Gama entre o riso e sátira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BRITO, H. B. O.. O diálogo de Luiz Gama com a tradição literária. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
BRITO, H. B. O.. A Produção Estética Engajadora - Imaginária de Murilo Rubião nos anos de chumbo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BRITO, H. B. O.. Murilo Rubião: Um fantástico no afrontamento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
BRITO, H. B. O.. Uma análise sobre a recepção crítica da poesia de H. Dobal no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
BRITO, H. B. O.. Pontos e bordados: a construção das sutilezas da linguagem feminina nos contos Laços de Família de Clarice Lispector e O cortejo do divino de Nélida Pinõn. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
BRITO, H. B. O.. A descontrução de uma identidade nacional via exclusão através da Literatura Negra. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
BRITO, H. B. O.. A relação entre o campo literário e a cultura de massa através das revistas Cult e Entre Livros na II Jornada de Estudos em Linguas e Culturas Ibericas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
BRITO, H. B. O.. Teresina - seus mundos e muros na II Jornada de Estudos en Linguas e culturas Ibericas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
BRITO, H. B. O.. Literatura e gênero: um estudo sobre a escritura feminina na obra O Quinze de Rachel de Queiroz. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
BRITO, H. B. O.. Literatura e genero um estudo sobre a escritura feminina na obra O Quinze de Rachel de Queirós. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
BRITO, H. B. O.. A construção discursiva de uma literatura negra no Piauí a partir das obras de Luiz Gama e Élio Ferreira. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
BRITO, H. B. O.. O Processo de Ensino-Pesquisa na Construção de Textos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
BRITO, H. B. O.. A construção Estético Engajada em Luiz Gama. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
BRITO, H. B. O.. Intertextualidade Estético-engajada em Luiz Gama e Lima Barreto. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
BRITO, H. B. O.. Litertura Negra: um estudo sobre a construção da identidade do negro através dos textos literários. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
BRITO, H. B. O.. Literatura negra: um estudo sobre a construção da identidade do negro através dos textos literários. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
BRITO, H. B. O.. O PROCESSO AVALIATIVO DAS PRODUÇÕES DE TEXTO NO ENSINO SUPERIOR. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BRITO, H. B. O.. Avaliação de obras para o Guia de Livros Didáticos do PNLD EJA. 2014.

2.
BRITO, H. B. O.. Avaliação de obras para a Educação Infantil de Teresina (SEMEC). 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
BRITO, H. B. O.. Oficina de Ortografia e Semântica (Pibid). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BRITO, H. B. O.. Oficina Leitura de Gêneros Textuais (Pibid). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BRITO, H. B. O.. REFLEXÕES SOBRE A LITERATURA NEGRA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BRITO, H. B. O.. Palestra Os mundos e muros entre a literatura e o leitor. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BRITO, H. B. O.. Identidade do Negro na Literatura. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
BRITO, H. B. O.. Mesa redonda - Universal, local e nacional: um novo olhar sobre a nacionalidade, o absurdo e as revistas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
BRITO, H. B. O.. Mesa redonda "Colóquio de literatura de expressão negra". 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
BRITO, H. B. O.. Palestra como propor tarefas de leitura e trabalho escritos no ensino superior. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
BRITO, H. B. O.. Literatura e Cinema. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
BRITO, H. B. O.. Palestra - Murilo Rubião: um fantastico afrontamento - I Coloquio sobre literatura Fantástica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
BRITO, H. B. O.. Literatura Infantil na Formação de Leitores - Semana de Iniciação Cientifica da FSA. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
BRITO, H. B. O.. A espera. 2010 (Conto) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BRITO, H. B. O.; TORRES, J. W. L.; SOUSA, D. R.. Participação em banca de Francisca Maria de Figuerêdo Lima. THE OLD MAN THE SEA, DE HEMINGWAY A PETROV: Processos da Adaptação do Romance para a Animação Cinematográfica. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico de Letras) - Universidade Estadual do Piauí.

Qualificações de Mestrado
1.
BRITO, H. B. O.; TORRES, J. W. L.; FERNANDES, F. F.. Participação em banca de THAÍS AMÉLIA ARAÚJO RODRIGUES. JOSÉ GUILHERME MERQUIOR E O MODERNISMO BRASILEIRO: ANÁLISE DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO CRÍTICA ENTRE 1965 e 1990. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.

2.
BRITO, H. B. O.; TORRES, J. W. L.; BEZERRA FILHO, F. J.. Participação em banca de FRANCISCA MARIA DE FIGUERÊDO LIMA. DA LITERATURA AO CINEMA DE ANIMAÇÃO: THE OLD MAN AND THE SEA, DE ERNEST HEMINGWAY, ADAPTADO POR ALEKSANDR PETROV. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TORRES, A. W. L.; BRITO, H. B. O.; TORRES, J. W. L.. Participação em banca de Camila Sousa dos Santos Ferreira.Estratégias de Humor na obra O Nariz, de Nicolai Gogol. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

2.
TORRES, A. W. L.; BRITO, H. B. O.; TORRES, J. W. L.. Participação em banca de Ana Danielle da Silva Rocha Sousa.Representação da cidade na obra Os Signos e as Siglas, de H. Dobal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

3.
Aragão, Adriano Lobão.; TORRES, J. W. L.; BRITO, H. B. O.. Participação em banca de Cinthia Sousa Oliveira.Presença da Bíblia na tradição literária: uma leitura do conto O Evangelho segundo Marcos, de Jorge Luis Borges. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

4.
BRITO, H. B. O.; Aragão, Adriano Lobão.; ASSIS, M. A. S.. Participação em banca de LEYDIANE MARIA DE SOUSA.A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NO ROMANCE PACAMÃO DE ASSIS BRASIL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

5.
BRITO, H. B. O.; Aragão, Adriano Lobão.; ASSIS, M. A. S.. Participação em banca de ANA PAULA PEREIRA DA SILVA.QUATRO-OLHOS DE RENATO POMPEU: UM OLHAR RESISTENTE, FRAGMENTADO E ALEGÓRICO ATRAVÉS DA LOUCURA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

6.
BRITO, H. B. O.; Aragão, Adriano Lobão.; ASSIS, M. A. S.. Participação em banca de EMANUELLA LUCHESY CUNHA SILVA.A METÁFORA DA RESISTÊNCIA NA OBRA A FESTA DE IVAN ÂNGELO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

7.
BRITO, H. B. O.; SOUSA, E. F.; CARVALHO, D. B. A.. Participação em banca de DAIANA RODRIGUES DA SILVA.A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO E ESTRIÓTIPO RACIAL NA OBRA HISTÓRIAS DE TIA NASTÁCIA DE MONTEIRO LOBATO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.

8.
BRITO, H. B. O.. Participação em banca de Paula Jolmara Pessoas Lages.Estudo de personagens negros na Literatura Infantojuvenil contemporânea. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.

9.
BRITO, H. B. O.. Participação em banca de Francielda de Brito Gomes.A prática de leitura literária no ensino do EJA: perspectiva dos educadores das escolas públicas da rede estadual de ensino na região sudestes de Teresina. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.

10.
BRITO, H. B. O.. Participação em banca de Lucyanne Loreny Ribeiro Ferreira.Os contadores de Histórias Infantojuvenis influenciando no gosto pela leitura no 6º ano do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.

11.
BRITO, H. B. O.. Participação em banca de Gardenia Vilany Feitosa da Silva.Leitor proficiente: aprendizagem, saber, percepção e desenvolvimento do sujeito. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.

12.
BRITO, H. B. O.. Participação em banca de Amanda Pinheiro de sousa.Torquato Neto: outro olhar sobre o poeta. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.

13.
BRITO, H. B. O.. Participação em banca de Francisco Aristides de Oliveira Santos Filho."O palhaço degolado" afrontando as veredas da tradição: o super oito Jomar Diano como um instrumento de transgressão e crítica da noção de cultura brasileira nas décadas de 60 e 70. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Federal do Piauí.

14.
BRITO, H. B. O.. Participação em banca de Maria de Lourdes Rodrigues Martins.Literatura Infantil: uma possibilidade para formação de leitores. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho.

15.
BRITO, H. B. O.. Participação em banca de Suely Carvalho Oliveira.A leitura e a formação de leitores: um olhar sobre a realidade de uma escola da rede pública municipal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho.

16.
BRITO, H. B. O.. Participação em banca de Antonia Moreira Leal Martins.Dificuldades na produção (coerência e coesão) no 5° ano do ensino fundamental em uma escola pública da rede municipal de Teresina- PI. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho.

17.
BRITO, H. B. O.. Participação em banca de Edna Maria das Dores Mesquita e Silva.As novas perspectivas da formação continuada de professores. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho.

18.
BRITO, H. B. O.. Participação em banca de Marlene Soares Pereira.Práticas docentes no ensino da leitura na escola básica: um estudo de caso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho.

19.
BRITO, H. B. O.. Participação em banca de Jacira Pereira Oliveira.importancia da literatura infantil como instrumento para despertar o hábito de ler em alunos da 2ª série/manhã do centro de educação ´comunitário do Mocambinho. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho.

20.
BRITO, H. B. O.. Participação em banca de Conceição de Maria Silva.Práticas pedagógicas do ensino da leitura na 3ª série do ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho.

21.
BRITO, H. B. O.. Participação em banca de Eliene da Silva Sousa.Os textos da literatura infantil no processo de aquisição da leitura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho.

22.
BRITO, H. B. O.. Participação em banca de Maria de Lourdes Melo Neta.A Formação de Alunos Leitores na Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho.

23.
BRITO, H. B. O.. Participação em banca de Lucileuda Fernandes Ferreira.A Literatura Infantil na Formação do Leitor. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho.

24.
BRITO, H. B. O.. Participação em banca de Patrícia Fabrício Martins.Processo da Leitura e Escrita na Pré-Escola. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho.

25.
BRITO, H. B. O.. Participação em banca de Maria Gorete Rodrigues dos Santos.A leitura como ponto de partida para novas descobertas no Ensino Fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho.

26.
BRITO, H. B. O.. Participação em banca de Alessandra Hercília Sousa.Leitura na Educação Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BRITO, H. B. O.; SILVA, A. M. S. E.; MENESES, H. L.. CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS NO CARGO DE DOCENTE EFETIVO EDITAL Nº 001/2017 ? UESP. 2018. Universidade Estadual do Piauí.

2.
BRITO, H. B. O.; Lima, Wanderson.. Professor Substituto. 2013. Universidade Estadual do Piauí.

3.
BRITO, H. B. O.. Novos Autores - Premio Cidade de Teresina\2006. 2006. Fundação Cultural Monsenhor Chaves.

4.
BRITO, H. B. O.. Novos Autores - Premio Cidade de Teresina\2006. 2006. Fundação Cultural Monsenhor Chaves.

Outras participações
1.
BRITO, H. B. O.. Avaliador ad hoc da /revista do mestrado de Letras: Letras em Revista. 2018. Universidade Estadual do Piauí.

2.
BRITO, H. B. O.. AVALIADOR AD HOC DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC-CNPQ, PIBIC-CNPQ-AF, PIBIC-UESPI, PIBIC-UESPI-AF, PIBIC-Voluntário) 2016-2017. 2016. Universidade Estadual do Piauí.

3.
BRITO, H. B. O.. Avaliador de trabalhos no V SELL ? Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM.. 2015. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

4.
BRITO, H. B. O.. II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória - Sessão de Comunicações Orais. 2015. Universidade Federal do Piauí.

5.
BRITO, H. B. O.. XIV Simpósio de Produção Científica e XIII Seminário de Iniciação Científica. 2014. Universidade Estadual do Piauí.

6.
BRITO, H. B. O.. Avaliador de projetos de PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC-CNPQ, PIBIC-CNPQ-AF, PIBIC-UESPI, PIBIC-UESPI-AF, PIBIC-Voluntário) 2014-2015. 2014. Universidade Estadual do Piauí.

7.
BRITO, H. B. O.. XIII Simpósio de Produção Científica e XII Seminário de Iniciação Científica. 2013. Universidade Estadual do Piauí.

8.
BRITO, H. B. O.. Concurso Literário: "Novos Autores - Prêmio Cidade de Teresina/2005". 2005. Fundação Cultura Monsenhor Chaves.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
14o Congresso Internacional da Associação de Estudos Brasileiros (BRASA). Poder, representação e resistência na literatura brasileira. 2018. (Congresso).

2.
ABRALIN em Cena Piauí Linguística de Texto: Interfaces e perspectivas. Avaliação das produções textuais docentes e discentes do ensino fundamental maior como instrumento elucidativodas metodologias do ensino de leitura e escrita. 2018. (Congresso).

3.
Congresso Internacional ABRALIC 2018. Neorregionalismo Literário e Cinematográfico: os diálogos entre a Literatura e o Cinema diante de uma nova tendência. 2018. (Congresso).

4.
IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E GÊNERO. REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NO CINEMA CONTEMPORÂNEO (1995 À ATUALIDADE). 2018. (Congresso).

5.
V Encontro Internacional Literatura, Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Africacanas. A IRMANDADE DA CASA DA FARINHA EM VIVA O POVO BRASILEIRO E A LUTA DO NEGRO POR DIREITOS. 2017. (Congresso).

6.
V Encontro Internacional Literaturas, Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Africanas. O Riso e o lúdico na construção identitária Afro-brasileiro nos poemas satíricos de Luiz Gama. 2017. (Congresso).

7.
II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória.A PRESENÇA DO NEORREGIONALISMO BRASILEIRO NAS OBRAS CINEMATOGRÁFICAS CONTEMPORÂNEAS. 2015. (Encontro).

8.
1ª Semana de História da Universidade Estadual do Piauí, Campus Josefina Demmes, localizado na cidade de Floriano.O Historiador em diálogo com as fontes Cinematográficas e Ficcionais: Desafios e Conquistas. 2014. (Encontro).

9.
25ª Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste. A Literatura como fonte de ressignificação do discurso histórico na obra O Bequimão de Clodoaldo Freitas. 2014. (Congresso).

10.
I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória.Testemunhas históricas dos cineclubes em Teresina durante o período da Ditadura Militar. 2014. (Encontro).

11.
I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória.Os diálogos entre Literatura e Cinema sob a ótica da autonomia das personagens femininas. 2014. (Encontro).

12.
I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória.A constituição do neorregionalismo literário brasileiro através das personagens femininas na escritura de Francisco Dantas. 2014. (Encontro).

13.
II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E GÊNERO. LITERATURA E GÊNERO: A DEGRADAÇÃO DO HOMEM E DA MULHER SOB O OLHAR FEMININO DE LYGIA FAGUNDES TELLES EM CIRANDA DE PEDRA. 2014. (Congresso).

14.
II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E GÊNERO. Nó na Garganta: entre a transgressão e a subserviência. 2014. (Congresso).

15.
Projeto Sofia.A degradação do homem na modernidade: uma leitura no subsolo. 2014. (Encontro).

16.
V ENCONTRO NORTE-NORDESTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA.AS CONSTRUÇÕES E SIGNIFICAÇÕES ENTRE A CASA, A CIDADE E OS SUJEITOS NA OBRA PACAMÃO DE ASSIS BRASIL. 2014. (Encontro).

17.
V ENCONTRO NORTE-NORDESTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA.A AUTONOMIA FEMININA NA OBRA A FILHA DO MEIO QUILO, DE ASSIS BRASIL. 2014. (Encontro).

18.
2º Encontro Nacional de Políticas Avaliativas para a Educação de Jovens e Adultos.Avaliadores MEC. 2013. (Encontro).

19.
3º Encontro Nacional de Políticas Avaliativas para a Educação de Jovens e Adultos.Avaliadores MEC. 2013. (Encontro).

20.
III Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Afriacansro. 2013. (Encontro).

21.
III Semana de Letras da Uespi de Floriano.As interposições entre Literatura, História e Filosofia. 2013. (Encontro).

22.
VII Encontro de Linguística e Literatura da Uespi, VII Seminário Científico de Letras ? Língua e Literatura: Diálogos Interdisciplinares e IV Colóquio do NUCEL.A formação crítica de um escritor leitor. 2013. (Seminário).

23.
II ENAL Encontro de Letras da UESPI.Literatura Negra no Brasil. 2009. (Encontro).

24.
II Encontro de Literatura Comparada da UESPI.Lucio Cardoso e Albert Camus: o diálogo do absurdo. 2009. (Encontro).

25.
X Semana de Letras da Universidade Federal do Piauí.Literatuar e Históira. 2009. (Encontro).

26.
XXV Simpósio Nacional de História (História e Ética).A pedagogia do olhar em Oceano Mar e Ensaio sobre a cegueira: reflexões historiográficas sobre a égide da pós-modernidade. 2009. (Simpósio).

27.
Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural: memória, ensino e bens culturais. Mimeses: o elo entre literatura e história. 2008. (Congresso).

28.
III Encontro de Lingüística e Literatura e II Seminário Científico de Letras.Literatura Afro-brasileira e Africana: memória e construção de identidade. 2008. (Encontro).

29.
III Encontro do Mestrado de Letras.Os possíveis diálogos entre Leonardo, Macunaíma e o Homem Cordial sob o prisma da construção da identidade nacional. 2008. (Encontro).

30.
II Semana de Letras do Cesti/Uema.Literatura e cinema: possíveis diálogos. 2008. (Oficina).

31.
Semana Formação Continuada da CHRISFAPI - Christus Faculdade do Piauí.Como propor tarefas de leitura e trabalhos escritos no Ensino Superior. 2008. (Encontro).

32.
I Coloquio sobre Literatura Fantástica.Murilo Rubião: Um fanstástico no afrontamento. 2007. (Encontro).

33.
I Encontro de Letras ENAL.Relato de experiência: O ensino interdependente da leitura e da escrita do CSCJ no 7º ano do ensino fundamental. 2007. (Seminário).

34.
II Encontro Linguístico e Literário do Mestrado em Letras - EnMel. Uma análise sobre a recepção crítica da poesia de H. Dobal no Brasil. 2007. (Congresso).

35.
III Jornada de Estudos em Literaturas e Culturas Ibéricas.A produção estética-engajadora-imaginária de Murilo Rubião nos anos de chumbo. 2007. (Encontro).

36.
Interlit: I Seminário de Literatura Comparada.Pontos e bordados: a construção das sutilezas da linguagem feminina nos contos Laços de Família de Clarice Lispector e O cortejo do divino de Nélida Pinõn. 2007. (Encontro).

37.
.I simpósio saviniano de educação. 2006. (Simpósio).

38.
Discurso estético-engajado de uma literatura negra na obra de Luiz Gama e O processo de ensino-pesquisa na construção de textos.Semana da Pesquisa Cientifica. 2006. (Simpósio).

39.
I Encontro Linguístico e Literário do Mestrado em Letras EnMel. Literatura e Genero: um estudo sobre a escritura feminina na obra O Quinze de Rachel de Queiroz. 2006. (Congresso).

40.
Teresina - seus mundos e muros e A relação entre o campo literário e a cultura de massa através das revistas Cult e Entre Livros.II Jornada de Estudos em Linguas e Culturas Ibéricas. 2006. (Encontro).

41.
57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2005. (Outra).

42.
I Jornada de Estudos em Língua Ibéricas- CEP/UFPI.I Jornada de Estudos em Língua Ibéricas- CEP/UFPI. 2005. (Outra).

43.
ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2004. (Encontro).

44.
II ENCONTRO DE PESQUISADORES DO CCHL.II ENCONTRO DE PESQUISADORES DO CCHL. 2004. (Encontro).

45.
XIII Seminario de Iniciação Científica da UFPI.XIII Seminario de Iniciação Científica da UFPI. 2004. (Seminário).

46.
.DIÁLOGO COM A CIDADE. 2002. (Simpósio).

47.
.I ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA E III ENCONTRO NORDESTE DE HISTÓRIA ORAL, CIDADE, HISTÓRIA E MEMÓRIA. 2002. (Encontro).

48.
.I FÓRUM ESTADUAL DE INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR. 2002. (Outra).

49.
.I ENCONTRO DE PESQUISADORES DO CCHL. 2001. (Encontro).

50.
.VIII CICLO DE CONFERÊNCIAS CLEMENTE FORTES. 2001. (Outra).

51.
.V FÓRUM DE DEBATES DA BASE DE PESQUISA: Piauí e as Novas Realidades: Estudos Sociais Rurais e Urbanos. 2000. (Simpósio).

52.
.VI SEMANA DE HISTÓRIA DA UFPI. 2000. (Outra).

53.
.VII CICLO DE CONFERÊNCIAS CLEMENTE FORTES. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRITO, H. B. O.. I Encontro de Pesquisa em Letras. 2017. (Congresso).

2.
BRITO, H. B. O.; OLIVEIRA, A. ; COSTA, A. C. S. . II Encontro ?Articulações Estéticas: Cinema, Literatura e HQs em Debate. 2015. (Congresso).

3.
BRITO, H. B. O.; OLIVEIRA, A. . I Encontro ?Articulações Estéticas: Cinema, Literatura e HQs em Debate. 2014. (Congresso).

4.
BRITO, H. B. O.. II Semana de Letras de Floriano. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Valdenice Maria Mendes Ribeiro. IDENTIDADE E MEMÓRIA: A CONSTITUIÇÃO DO NEORREGIONALISMO LITERÁRIO BRASILEIRO ATRAVÉS DAS PERSONAGENS FEMININAS NA ESCRITURA das obras: Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios e Cabeça a prêmio de Marçal Aquino. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. (Orientador).

2.
Marília dos Reis Siva. MÍMESIS E DISCURSO LITERÁRIO: o Desejo Mimético nas obras Neorregionalistas de Francisco Dantas. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. (Orientador).

3.
Rosa Maria Dias dos Santos. Mímesis e Narrativa na Literatura e no Cinema: um estudo comparativo sobre a influência do regionalismo literário nas produções do cinema contemporâneo brasileiro. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. (Orientador).

4.
Josineide Carvalho Costa. A CONSTITUIÇÃO DO NEORREGIONALISMO LITERÁRIO BRASILEIRO ATRAVÉS DAS CONFIGURAÇÕES DO ESPAÇO NAS OBRAS Coivara da Memória e Cartilha do Silêncio de Francisco Dantas. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Santana da Conceição Miranda Filha. A presença feminina no regionalismo na obra coivara da memória, de Francisco Dantas. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras/ Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

2.
Joanice da Conceição Miranda. O entrelaçamento entre silêncio e memória na obra cartilha do silêncio de Francisco Dantas. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras/ Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

3.
Natália Eugênia Almeida de Sousa. A autonomia das personagens femininas em beira rio, beira vida e a filha do meio quilo, de Assis Brasil. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras/ Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
RAMIDIO LEITE DA SILVA REIS. LITERATURA E FILOSOFIA: DIALOGOS DA FILOSOFIA MORAL DE MACINTYRE NAS OBRAS DOM QUIXOTE DE MIGUEL DE CERVANTES E O IDIOTA DE DOSTOIESVKY. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

2.
Gisele Morais Alves. IDENTIDADE E MEMÓRIA: A CONSTITUIÇÃO DO NEOREGIONALISMOLITERÁRIO BRASILEIRO ATRAVÉS DAS PERSONAGENS FEMININAS NA ESCRITURA DE FRANCISCO DANTAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

3.
Sayara Saraiva Pires. Cinema e Literatura: um estudo comparativo sobre a autonomia das personagens femininas nas produções do cinema contemporâneo brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

4.
Mariany Lopes Ferreira Coelho. MÍMESIS E DISCURSO LITERÁRIO: o desejo mimético na Tetralogia Piauiense de Assis Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

5.
JEANE MARIA DA COSTA. O DESEJO MIMÉTICO DE RENÉ GIRARD, NA OBRA FOGO VERDE DE PERMÍNIO ÁSFORA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

6.
THAÍS QUEIROZ RODRIGUES. O DESEJO MIMÉTICO EM DOM CASMURRO DE MACHADO DE ASSIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

7.
RAFAEL DO NASCIMENTO COSTA. DESEJO MIMÉTICO EM QUINCAS BORBA DE MACHADO DE ASSIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

8.
Marinete Costa de Miranda Ribeiro. O DESEJO MIMÉTICO EM ESAÚ E JACÓ DE MACHADO DE ASSIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

9.
EMANUELLA LUCHESY CUNHA SILVA. A METÁFORA DA RESISTÊNCIA NA OBRA A FESTA DE IVAN ÂNGELO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

10.
ANA PAULA PEREIRA DA SILVA. QUATRO-OLHOS DE RENATO POMPEU: UM OLHAR RESISTENTE, FRAGMENTADO E ALEGÓRICO ATRAVÉS DA LOUCURA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

11.
LEYDIANE MARIA DE SOUSA. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NO ROMANCE PACAMÃO DE ASSIS BRASIL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

12.
Natália dos Santos Pedreira. Leitura na escola: a impotância das metodologias desenvolvidas em sala de aula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

13.
Eliene da Silva Sousa. Os textos da literatura infantil no processo de aquisição da leitura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

14.
Conceição de Maria Silva. Práticas pedagogicas do ensino da leitura na 3ª série do ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

15.
Jacira Pereira Oliveira. Importancia da literatura ifnantil como instrumento para despertar o hábito de ler em alunos da 2º série/manhã do centro de educação comunitário do Mocambinho. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

16.
Marlene soares Pereira. Práticas Docentes no Ensino da Leitura na Escola Básica: um estudo de caso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

17.
Maria de Lourdes Melo Neta. Formação de Alunos Leitores nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

Iniciação científica
1.
Janne Kellen Rodrigues de Araújo. MÍMESIS E DISCURSO LITERÁRIO: o desejo mimético nas obras Neorregionalistas de Francisco Dantas. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

2.
VALDHEHANNY DE MOURA CARVALHO. LITERATURA E FILOSOFIA: DIALOGOS DA FILOSOFIA MORAL DE MACINTYRE NAS OBRAS: O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO E ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA E DE JOSÉ SARAMAGO. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

3.
VIVIANA FERREIRA DE BARROS. IDENTIDADE E MEMÓRIA: A CONSTITUIÇÃO DO NEORREGIONALISMO LITERÁRIO BRASILEIRO ATRAVÉS DAS PERSONAGENS FEMININAS NA ESCRITURA DE MILTON HATOUM. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

4.
Gisele Morais Alves. IDENTIDADE E MEMÓRIA: A CONSTITUIÇÃO DO NEOREGIONALISMOLITERÁRIO BRASILEIRO ATRAVÉS DAS PERSONAGENS FEMININAS NA ESCRITURA DE FRANCISCO DANTAS. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

5.
Camila da Costa Silva. Os possíveis diálogos entre literatura, cinema, identidade e memória através dos cineclubes no enfrentamento do regime ditatorial brasileiro das décadas de 60 e 70 em Floriano.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

6.
Sayara Saraiva Pires. Mímesis e narrativa na literatura e no cinema: um estudo comparativo sob a influência do regionalismo literário nas produções do cinema contemporâneo brasileiro. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

7.
Mariany Lopes Ferreira Coelho. MÍMESIS E DISCURSO LITERÁRIO: o desejo mimético na Tetralogia Piauiense de Assis Brasil. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

8.
RAMIDIO LEITE DA SILVA REIS. LITERATURA E FILOSOFIA: DIALOGOS DA FILOSOFIA MORAL DE MACINTYRE NAS OBRAS DOM QUIXOTE DE MIGUEL DE CERVANTES E O IDIOTA DE DOSTOIESVKY. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

9.
Gisele Morais Alves. IDENTIDADE E MEMÓRIA: A CONSTITUIÇÃO DO NEORREGIONALISMO LITERÁRIO BRASILEIRO ATRAVÉS DAS PERSONAGENS FEMININAS NA ESCRITURA DE FRANCISCO DANTAS. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

10.
Krizyanne Sabina Nascimento Teixeira. Os possíveis diálogos entre literatura, cinema, identidade e memória através dos cineclubes no enfrentamento do regime ditatorial brasileiro das décadas de 60 e 70 em Teresina. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

11.
Natália Eugênia Almeida de Sousa. Identidade e Memória: a constituição do Neorregionalismo literário brasileiro através das personagens femininas na escritura de Assis Brasil. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

12.
GISELE MORAIS ALVES. IDENTIDADE E MEMÓRIA: A CONSTITUIÇÃO DO NEOREGIONALISMO LITERÁRIO BRASILEIRO ATRAVÉS DAS PERSONAGENS FEMININAS NA ESCRITURA DE FRANCISCO DANTAS. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

13.
Camila da Costa Silva. Os possíveis diálogos entre literatura, cinema, identidade e memória através dos cineclubes no enfrentamento do regime ditatorial brasileiro das décadas de 60 e 70 em Floriano. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

Orientações de outra natureza
1.
Thaís Amélia Araújo Rodrigues. As Contribuições de José Guilherme Merquior para a Canonização da Poesia Modernista Brasileira: Geração de 22.. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

2.
JANAIRA CAROLINE DA SILVA RODRIGUES. Monitoria de Teoria Literária II. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

3.
MARÍLIA DOS REIS SILVA. Monitoria de Teoria Literária II. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

4.
MARÍLIA DOS REIS SILVA. Monitoria de Crítica Literária. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

5.
Gisele Morais Alves. Monitoria de Crítica Literárai. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

6.
Sayara Saraiva Pires. Monitoria de Teoria Literária. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

7.
Natalia Eugênia Sousa de Almeida. Monitoria de Teoria Literária. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.

8.
Jessica. Monitoria - Disciplina Portugues Instrumental. 2011. Orientação de outra natureza. (Direito) - Associação Piripiriense de Ensino Superior. Orientador: Herasmo Braga de Oliveira Brito.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BRITO, H. B. O.2016BRITO, H. B. O.. A configuração do Neorregionalismo Brasileiro. Boletín Galego de Literatura, v. 49, p. 1-25-25, 2016.


Cursos de curta duração ministrados
1.
BRITO, H. B. O.. REFLEXÕES SOBRE A LITERATURA NEGRA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRITO, H. B. O.. II Semana de Letras de Floriano. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


Atuo basicamente entre nas áreas: Direito, Literatura e História. Ministrando aulas, conjuntamente, nos cursos superiores correspondentes ao campos tanto a nível de graduação como de pós-graduação. Além de desenvolver pesquisas relacionadas a Produção Textual no Ensino Superior, Literatura Negra, Literatura, História e Gênero e Historiografia Brasileira e Direito Constitucional.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 20:58:18