Marcio Oliveiros Alves da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9823936439342229
  • Última atualização do currículo em 19/10/2018


É Graduado em Letras pela UFPA(2008), Licenciado em Pedagogia pela UEPA(2008), Especialista em Filosofia da Educação pela UFPA (2009), Mestre em Educação na linha de Currículo e Formação de Professores pela UFPA (2011) e Doutorado em Educação na linha de Educação, Sociedade e Cultura pela UFPA (2016). Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Organização Social (ECOS/PPGED/ICED/UFPA), e dedica -se aos estudos da Constituição do Sujeito no campo do Discurso narrativo e Dialogismo. Núcleo de Pesquisa sobre teorias, epistemologia e método da educação (EPSTEM/PPGED/ICED/UFPA), e dedica-se aos estudos da Epistemologia da Pesquisa Educacional, Currículo e Formação de Professores. Associado da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação. Associado da BIOGRAPH - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica. Associado da ALB - Associação de Leitura do Brasil. Assessor Pedagógico do Conselho Estadual de Educação do Pará. Professor Colaborador do Curso de Letras PARFOR/UFPA. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Formação de Professores (Autobiografia), Linguagem na Cultura da Prática Escolar, e Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa. Email: haybe28@yahoo.com.br. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcio Oliveiros Alves da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da;Silva


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A Ressignificação da Prática de Leitura dos Graduandos do Curso de Letras PARFOR - UFPA: Território, Subjuntivo e Horizonte Social do Leitor, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Laura Maria Silva de Araújo Alves.
Palavras-chave: Território; DISCURSO; Horizonte Social do Leitor.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação, Sociedade e Cultura.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Mestrado em Educação (nota 04).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: OS DISCURSOS DE EGRESSOS ACERCA DA CONSTRUÇÃO E ESCRITURAÇÃO DA DISSERTAÇÃO ACADÊMICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFPA,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Laura Maria Silva de Araújo Alves.
Palavras-chave: DISCURSO; METACOGNIÇÃO; FORMAÇÃO; EGRESSOS.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2009
Especialização em Filosofia da Educação. (Carga Horária: 405h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A Constituição do Dialogismo em Narrativas Alegoricas Infantis em Bakhtin: Um Estudo das Fábulas Infantis de Monteiro Lobato.
Orientador: Waldir Ferreira Abreu.
2004 - 2008
Graduação em Licenciatura Em Pedagogia.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: O diálogo como medida pedagógica nas E.E.E.F.M Artur Porto, Emaus, e Augusto Montenegro, no enfrentamento da violência escolar..
Orientador: Mario Jorge Brasil Xarvier.
2004 - 2008
Graduação em Letras Português.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: VARIAÇÃO DA MARCAÇÃO DE NÚMERO NO SINTAGMA DO PORTUGUÊS FALADO NA ZONA RURAL DE BELÉM: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE EM SOCIOLINGÜÍSTICA VARIACIONISTA.
Orientador: Orlando Cassique Sobrinho Alves.




Formação Complementar


2010 - 2010
Prática Pedagógica e Ensino de Línguas. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Curso de Extensão Normalização Bibliográfica. (Carga horária: 8h).
Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, NAEA, Brasil.
2007 - 2007
DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL. (Carga horária: 120h).
ESCOLA FAZENDÁRIA ADMINISTRAÇÃO, ESAF, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa, FAPESPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Secretaria Estadual de Educação do Pará, SEDUC/PA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Educação, Carga horária: 30
Outras informações
01 - Atua na Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação do Pará - CEE/PA, avaliando Planos de Cursos 02 - atuou na Formação e Orientação de Professores para atuarem no cadastramento do Sistema de Informação e Supervisão da Educação Profissional e Tecnológica - SISTEC/ MEC, durante os anos de 2008 e 2009, pelo CEE/PA.


Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador, Carga horária: 10
Outras informações
Pesquisador Colaborador do Grupo de Estudo de Criança e Adolescente - GECA/CSSE/UEPA

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista de projeto de iniciaç, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20


Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais, NECAPS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário voluntário, Carga horária: 5
Outras informações
Membro colaborador da pesquisa educacional e integrante do grupo de trabalho: juventude e subjetividade: conflitos, violência e não-violência nos processos sociais


Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador de campo, Carga horária: 30

Atividades

3/2004 - 11/2004
Estágios , Fundação Getulio Vargas - SP, .

Estágio realizado
coleta de campo.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
ministrou a disciplina de Práticas Pedagógicas na Educação Profissional , carga horária de 30 h, no Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Campus de Breves, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Atividade de colaboração no campus da IFPA.


Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Atuou como Docente na disciplina de Avaliação Educacional, com carga horária de 30 horas, no Curso de Especialização em Docência no Ensino Superior. entre 09/2017 a 14/2017, município Belém.


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio IV, carga horária de 100h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/ UFPA,Polo Limoeiro do Ajuru, Campus Universitário do Baixo Tocantins/ Cametá.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio IV, carga horária de 100h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/ UFPA,Campus de Breves.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio I, carga horária de 100h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, Campus de Breves, da Universidade Federal do Pará. Atividade de Colaboração no Campus da UFPA.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio II, carga horária de 100h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/ UFPA,Campus de Breves.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 102
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio I, carga horária de 102h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, Campus de Breves, da Universidade Federal do Pará. Atividade de Colaboração no Campus da UFPA.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 102
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio III, carga horária de 102h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, Campus de Breves, da Universidade Federal do Pará. Atividade de Colaboração no Campus da UFPA.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio IV, carga horária de 100h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/ UFPA,município de Abaetetuba.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio I, carga horária de 100h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, municipio de Belém.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio I, carga horária de 100h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, no município de Bragança.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 45
Outras informações
Realizou Estágio Docente como atividade da Pós-Graduação em Educação da UFPA , campus Belém, desenvolvendo atividades em sala de aula, organização de Conteúdos, discussão teórica e orientação de artigos acadêmicos na disciplina - Análise do Discurso - com carga horária de 45h, com a Professora, Orientadora e Doutora Laura Maria Silva Araújo Alves para alunos do mestrado e Doutorado do Curso de Pós-Graduação de Educação da UFPA.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio IV, carga horária de 100h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, município de Gurupá.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 102
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio I, carga horária de 102h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, Campus de Breves, da Universidade Federal do Pará. Atividade de Colaboração no Campus da UFPA.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 102
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental, carga horária de 102h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, Campus de Breves, da Universidade Federal do Pará. Atividade de Colaboração no Campus da UFPA.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio IV, carga horária de 100h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, município de Goianésia.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio IV, carga horária de 100h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, município de Redenção. Ministrou a disciplina de TCC II, carga horária de 60h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, município de Redenção.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 68
Outras informações
Realizou Estágio Docente como atividade da Pós -Graduação em Educação da UFPA, desenvolvendo atividades em sala de aula, organização de conteúdo, discussão teórica e orientação de artigos acadêmicos, na Disciplina - Infância, Cultura e Educação, com carga horária de 68h, no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, campus de Belém, junto com a Professora e Orientadora Laura Maria Araújo Alves.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio II, carga horária de 100h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, município de Redenção.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações
Ministrou a disciplina de Fundamentos da Educação, carga horária de 60h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, município de Tucurui.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 68
Outras informações
Ministrou a disciplina de Oficina de Didatização de Gêneros Textuais, carga horária de 68h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, Campus de Cametá, da Universidade Federal do Pará. Atividade de Colaboração no Campus da UFPA (Baixo Tocantins).

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrou a disciplina de Fundamentos da Educação, carga horária de 60h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, município de Concórdia do Pará. Ministrou a disciplina de Oficina de Didatização de Gêneros Textuais, carga horária de 60h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, município de Marabá.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrou a disciplina de Fundamentos da Educação, carga horária de 60h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, município de Redenção.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrou a disciplina de Fundamentos da Educação, carga horária de 60h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, município de Bujaru. Ministrou a disciplina de Estágio I, carga horária de 100h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, município de Benevides.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrou a disciplina de Oficina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, carga horária de 60h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, município de Redenção.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 45
Outras informações
Realizou Estágio Docente como atividade de Pós-Graduação em Educação da UFPA, campus da Belém, desenvolvendo atividades em sala de aula, organização de conteúdos, discussão teórica e orientação de artigos acadêmicos, na Disciplina - Infância, Linguagem e Literatura, carga horária de 45h, junto a Professora e Orientadora Doutora Laura Maria Silva Araújo Alves para o Curso de Especialização em Educação, Cultura e Organização Social.



Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Intervenção Psicopedagógica: autoestima, autoconceito e dimensão afetiva entre professores e alunos
Descrição: Em uma ação conjunta do Governo do Estado do Pará, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-PA), e da Universidade Federal do Pará, com vistas a fomentar a integração da educação superior, através de estudantes ingressantes da UFPA, e com a educação básica, através de estudantes oriundos de escolas públicas, o presente projeto tem como ponto central apoio psicopedagógico no desenvolvimento do autoconceito acadêmico e a auto-estima entre professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio D. Pedro I, situada no município de Belém. Entre os diversos aspectos envolvidos no processo ensino aprendizagem escolares preocupante no contexto dessa escola está postulado a dimensão motivacional entre professores e alunos. Segundo relatos da Diretora e Equipe Técnica da escola, o estresse ocupacional (Síndrome de Burnout) entre os professores de 5ª a 8ª séries tem sido a problemática mais complexa pois afasta os alunos do ambiente de sala . Constata-se cotidianamente nos professores um sentimento de frustração, exaustão em relação ao trabalho desempenhado, causando uma sensação de inquietação que aumenta à medida que as exigências da sala de aula se acumulam. Muitos se mostram desmotivados, desorganizados e se irritam freqüentemente com os alunos e por qualquer motivo entram em conflito com os alunos. Os alunos, por sua vez, também se sentem desmotivados, desinteressados e se irritam com os comportamentos dos professores que os colocam em constante pressão psicológica, o que leva, muitas vezes, os alunos apresentarem comprometimentos na sua aprendizagem. Enfim, tanto professores com alunos de 5ª a 8ª séries da E. E. E. F D. Pedro I apresentam um conjunto de conflitos que resultam em baixo nível de motivação, de autoconceito e auto-estima.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcio Oliveiros Alves da Silva - Integrante / ALVES, Laura Maria Silva Araujo - Coordenador.
2006 - 2006
O diálogo como medida pedagógica para enfrentamento da violência em determinadas escolas estaduais de ensino fundamental do município de belém
Descrição: analisar as ações de intervenção pelo PRO-PAZ EDUCAÇÃO realizadas em Escolas Estaduais da Região Metropolitana de Belém.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2008
Traços Fonéticos do Dialeto Interiorano da Amazônia Paraense no Português Falado na cidade de Breves-PA: uma perspectiva variacionista.
Descrição: Analisar e descrever os traços fonéticos do dialeto interiorano da Amazônia Paraenses no Português na cidade de Breves/PA.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcio Oliveiros Alves da Silva - Integrante / Orlando - Coordenador.


Projetos de extensão


2014 - 2015
Letramento acadêmico e prática docente: uma proposta de formação cooperativa dos alunos-professores do Curso de Letras Língua Portuguesa - Parfor/UFPA, pólo Belém.
Descrição: o objeto de estudo e a constituição das ações de ensino de Língua Portuguesa e Literatura do Professor em Formação no Curso de Letras - habilitação em Língua Portuguesa, Pólo Belém, capaz de caracterizar os estudos e as atividades de intervenção junto a comunidade de alunos/professores. Isso se transformará em esforços acadêmicos em estabelecer uma rede dinâmica de interação com a linha deste projeto - Linguagem, Identidade e Formação Docente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcio Oliveiros Alves da Silva - Integrante / Herodoto Ezequiel F. da Silva - Integrante / BORMANN, Laura Viviani dos Santos - Integrante / JAILMA DO SOCORRO UCHOA BULHÕES CAMPOS - Coordenador.
2013 - 2014
A Formação do Curso de Letras - Língua Portuguesa - PARFOR/PA: Uma proposta de ressignificação dos saberes e das práticas de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura no Polo Belém, turmas de Redenção e Benevides.
Descrição: O projeto visa realizar ações de extensão e pesquisa acerca da ressignificação das práticas de ensino de Língua Portuguesa PARFOR/UFPA, considerando as naturezas de concepções e práticas de ensino. E o objeto de estudo e a constituição das ações de ensino de Língua Portuguesa e Literatura do Professor em Formação no Curso de Letras - habilitação em Língua Portuguesa, capaz de caracterizar os estudos e as atividades de intervenção junto a comunidade de alunos/professores. Isso se transformará em esforços acadêmicos em estabelecer uma rede dinâmica de interação com a linha deste projeto - Linguagem, Identidade e Formação Docente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcio Oliveiros Alves da Silva - Integrante / Herodoto Ezequiel F. da Silva - Integrante / ALVES, Laura Maria Silva Araujo - Integrante / JAILMA DO SOCORRO UCHOA BULHÕES CAMPOS - Coordenador.
2011 - 2012
WEBQUEST: formação e experimentação no ensino de Línguas.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marilucia Barros de Oliveira em 21/12/2017.
Descrição: O trabalho tem como objeto de estudo a experiência de elaboração e aplicação de Webquest no ensino de Línguas. Incidimos, desse modo, sob referente objeto a ação de promover a formação e as experiências pedagógicas por meio de procedimentos de webquest para o ensino na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Com a seguinte problemática: como ocorre a experiência de elaboração e aplicação de Webquest no ensino de Línguas na Escola de Aplicação da UFPA? Opta-se pelo caminho metodológico da Pesquisa - Ação. Espera-se que os professores tenham um website por meio do qual interajam com seus alunos no sentido de desenvolverem competências em relação ao uso de gêneros textuais próprios do suporte digital e que utilizem o website para postar atividades de webquests, consequentemente, os professores passaram a construir outras Webquests no sentido de fomentar o uso orientado das informações disponíveis na rede para a pesquisa escolar de maneira que transformem informação em conhecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2011
Letramento digital: inclusão e prática docente
Descrição: A inovação tecnológica pode manifestar-se por meio de inovação em processos que caracterizem novos modos de fazer que otimizem ações e que, impliquem, por sua vez, mais produtividade. A inovação que se manifesta aqui diz respeito a novos modos de fazer, mais especificamente de pesquisar, do lado do aluno, e de elaborar, orientar as atividades de pesquisa, tendo como objeto as inforamções da internet, do lado do professor. Esse procedimento inovador denomina-se Webquest que tem como objetivo construção de atividades de pesquisas cujas informações advenham da Web. A inovação sobre esse novo procedimento caracteriza-se ainda pelo uso de Gêneros textuais ao final dos produtos que surgem a partir das tarefas realizadas com uso de informações coletadas da Internet. Geralmente, o trabalho de pesquisa escolar, embora muito usual na escola, não é produtivo, pois professores e, consequentemente, alunos, não sabem como proceder à coleta de dados nem sabem manusear as informações que encontram na rede. Por outro lado, essas tarefas mal orientadas tem fomentado o Ctrl c, Ctrl v. A webquest se constitui uma tecnologia de ensino que inviabiliza esse comportamento, fomentando a autoria e a colaboração..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Letramento Digital e Prática Docente.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marilucia Barros de Oliveira em 21/12/2017.
Descrição: O projeto tem como objetivo de fomentar o ensino de Gêneros Textuais por meio do uso adequado de ferramentas tecnológicas, logo se caracteriza por uma natureza de ensino e extensão. Esse pertence ao Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológicas - PAPIM 2009.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2010
Busca Orientada na internet: uma alternativa para a pesquisa escolar.
Descrição: Este projeto é de natureza de extensão acerca do desenvolvimento de procedimento de atividades de ensino de Língua na WEB por meio da Formação Docente da E.E.E.M. PAES de Carvalho e experimentação e acompanhamento das atividades dos docentes junto aos alunos da referida escola..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcio Oliveiros Alves da Silva - Integrante / Herodoto Ezequiel F. da Silva - Integrante / Marilucia Barros de Oliveira - Coordenador / Joaquim Maia de Lima - Integrante / BORMANN, Laura Viviani dos Santos - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Ensino-Aprendizagem em Lingua Materna.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia da Pesquisa.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Professor Homenageado, Formandos do Curso de Letras - habilitação Língua Portuguesa, Coordenação do Curso de Letras PARFOR/UFPA., UFPA.
2014
Professor Homenageado, Formandos do Curso de Letras - habilitação Língua Portuguesa, Coordenação do Curso de Letras PARFOR/UFPA., UFPA.
2008
Concurso Público para Especialista da Educação, SEDUC/PA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, H. E. F.2018SILVA, H. E. F. ; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da . O ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PARFOR LETRAS. REVISTA TRAMA (UNIOESTE. ONLINE), v. 14, p. http://e-revist-60, 2018.

2.
ALVES2014ALVES ; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da . A Prática de Leitura dos alunos de Letras - habilitação Língua Portuguesa. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. VIII, p. 2259-2264, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, Marilucia Barros de ; SILVA, H. E. F. ; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da . Formação de Professores e Recursos Tecnológicos: em relato de experiência no ensino superior. In: SARMENTO - PANTOJA, Tânia; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas. (Org.). Multiplicidade do Discurso. 1ed.Belém: Editora Açaí, 2010, v. 1, p. 35-44.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. O estudo das práticas de leitura na Formação de Professores. In: 1ª Reunião Cientifica Regional Norte da ANPED, 2016, BELEM. Políticas Públicas e Formação Humana: desafio para a Educação na Panamazônia, 2016.

2.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. O discurso narrativo do leitor como reelaboração cultural provisória. In: III Seminário de História da Infância na Amazônia e V Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação, 2016, BELEM. III Seminário de História da Infância na Amazônia e V Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação, 2016.

3.
ALVES ; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da ; CORREA, L. S. F. ; OLIVEIRA, C. V. C. P. . A Infância em processos Judiciais:um estudo discursivo sobre o caso do menor Joaquim Manoel da Silva em Belém do Pará de 1895. In: III Colóquio de Pesquisa da Linha Educação, Cultura e Sociedade, 2015, BELEM. III Colóquio de Pesquisa da Linha Educação, Cultura e Sociedade, 2015.

4.
ALVES ; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da . A Prática Discursiva da Leitura: o posicionamento do sujeito - Leitor na entrevista Biográfica. In: III Colóquio de Pesquisa da Linha Educação, Cultura e Sociedade, 2015, BELEM. III Colóquio de Pesquisa da Linha Educação, Cultura e Sociedade, 2015.

5.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; LOZADO, E. P. . Gênero Carta: o estudo do Léxico nas produções de alunos do 6º ano.. In: II Colóquio de Letras da FALE/CUMB, 2015, Breves. II Colóquio de Letras da FALE/CUMB "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENSINO, PESQUISA, TEORIA.", 2015. p. 130-137.

6.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; ALVES . A Constituição da Prática de Leitura: um estudo do discurso das professoras em suas memórias. In: II Seminário de História da Infância na Amazônia e o IV Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação, 2014, Belém. II Seminário de História da Infância na Amazônia e o IV Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação, 2014.

7.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; ALVES . Os discursos de egressos acerca da construção e escrituração da dissertação acadêmica do Programa de Pós - Graduação em Educação UFPA. In: XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2014, Natal. XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2014.

8.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; ALVES . Compreensão das Atividades Discursivas de Alunos Egressos. In: I Seminário de História da Infância na Amazônia e III Colóquio do Sujeito, Cultura e Educação, 2012, Belém. I Seminário de História da Infância na Amazônia e III Colóquio do Sujeito, Cultura e Educação, 2012.

9.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; SILVA, H. E. F. ; OLIVEIRA, Marilucia Barros de ; BORMANN . Busca Orientada na Internet: uma alternativa para a pesquisa escolar. In: VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, 2010, Pau dos Ferros. VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Pau dos Ferros: Queima-Bucha, 2010.

10.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; SILVA, H. E. F. ; OLIVEIRA, Marilucia Barros de ; BORMANN . Letramento Digital: inclusão e prática docente. In: VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, 2010, Pau dos Ferros. VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Pau dos Ferros: Queima-Bucha, 2010.

11.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; LEAL, I. . O GENERO DISCURSIVO CARTILHA INFORMAÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: UMA ANÁLISE DE INTERTEXTUALIDADE EM BAKHTIN. In: VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULARES, 2009, BELÉM. VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULARES, 2009.

12.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; ABREU, W. F. . O PRINCÍPIO DIALÓGICO DA LINGUAGEM NAS FÁBULAS INFANTIS DE MONTEIRO LOBATO.. In: VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULARES, 2009, BELÉM. VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULARES, 2009.

13.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; XAVIER, M. J. B. . O DIÁLOGO COMO MEDIDA PEDAGÓGICA PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA EM ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BELÉM. In: II CONGRESSO AMAZÔNICO SOBRE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS, 2006, SANTARÉM. II CONGRESSO AMAZÔNICO SOBRE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; TRESCASTRO, L. B. ; LIMA, M. S. P. . Simpósio 'A mediação nas práticas discursivas: o estudo sócio-histórico na Formação de Professores '. In: X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2015, BELEM. X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2015.

2.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. Busca Orientada na Internet: uma alternativa para a pesquisa escolar. In: 12ª Jornada de Extensão da UFPA "Na Ilharga da Universidade", 2009, Belém. 12ª Jornada de Extensão da UFPA "Na Ilharga da Universidade", 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. O estudo do Diário de Aula na Disciplina de Estágio no Curso de Letras.. In: VII Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas., 2018, BELEM. VII Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas., 2018.

2.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. ESTÁGIO NO CURSO DE LETRAS: O ESTUDO BASEADO NAS ANOTAÇÕES DO DIÁRIO AULA.. In: VI Congresso Latino - Americano de Formação de Professores de Línguas, 2016, Londrina. ESTÁGIO NO CURSO DE LETRAS: O ESTUDO BASEADO NAS ANOTAÇÕES DO DIÁRIO AULA., 2016.

3.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. Os efeitos discursivos manifestados pelo sujeito - leitor em processo de Formação Docente. In: IV Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade, II Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade, 2015, Fortaleza. IV Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade, II Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade, 2015.

4.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; OLIVEIRA, Marilucia Barros de ; SILVA, H. E. F. ; BORMANN . A ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM): RESULTADOS PRELIMINARES. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIATOLOGIA E SOCIALINGUÍSTICA, 2012, BELÉM. II CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIATOLOGIA E SOCIALINGUÍSTICA, 2012.

5.
SILVA, H. E. F. ; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da ; OLIVEIRA, Marilucia Barros de . Webquest: formação e experimentação no ensino de língua. In: I Seminário Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes, 2012, Belém. I Seminário Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes, 2012.

6.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; SILVA, H. E. F. ; OLIVEIRA, Marilucia Barros de . ?Olhando no espelho?: o discurso de memoriais de docentes quanto ao uso dos recursos tecnológicos.. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIO NA AMAZÔNIA, 2011. III Congresso Internacional de Linguística e Literatura na Amazônia, 2011.

7.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; SILVA, H. E. F. . Ensino de Língua Materna: trabalhando o fazer e o aprender das normas tecnologicas educacionais. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIO NA AMAZÔNIA, 2009, Belém. II Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. O estudo do Diário de Aula na Disciplina de Estágio no Curso de Letras.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; ALVES . A PRÁTICA DE LEITURA DOS ALUNOS DE LETRAS - HABILITAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; SILVA, H. E. F. ; ALVES . A prática de leitura de Relatório de Aprendizagem: apropriação do sujeito sobre o texto escrito. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; OLIVEIRA, Marilucia Barros de ; SILVA, H. E. F. . Webquest: FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, H. E. F. ; OLIVEIRA, Marilucia Barros de ; BORMANN ; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da . Letramento Digital: inclusão e prática docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; OLIVEIRA, Marilucia Barros de ; SILVA, H. E. F. ; BORMANN . Busca Orientada na Internet: uma alternativa para a pesquisa escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. Busca Orientada na Internet: uma alternativa para a pesquisa escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. O DIÁLOGO NO TRABALHO PEDAGÓGICO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA E A FILOSOFIA BUBERIANA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. "Busca Orientada na Internet: uma alternativa para a pesquisa escolar". 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. Parceria entre os Saberes da Universidade e os da Escola. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; SILVA, H. E. F. . O Papel da linguagem nas atividades de trabalho: um estudo sobre a interação empresa/cliente nas organizações bancárias. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; SILVA, H. E. F. . Violência nas escolas: a linguagem como medida preventiva. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. Alfabetização na Universidade: ambientalização metodológica dos discentes à leitura acadêmica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. Produção textual para o vestibular. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. Construção de Projeto de Pesquisa em Turmas de EJA. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
CAMPOS, J. S. U. B. ; SILVA, H. E. F. ; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da . Ressignificação dos saberes e das práticas de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. O PARFOR Língua Portuguesa e Experiências de Docência Superior. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. Metodologia de Pesquisa no Ensino de Língua Portuguesa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. Jerome Bruner: as contribuições da psicologia cultural na formação da autobiografia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. A produção da aula durante o processo de formação do professor no Curso de Letras. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ALVES ; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da . minicurso - 'Metodologia de Pesquisa Aplicada à Educação Básica'. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Minicurso para o Congresso Internacional de Estados Linguísticos e Literários na Amazônia).

5.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; Conceição . A Cultura dos Indivíduos. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Seminário).

6.
BORMANN ; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da ; SILVA, H. E. F. . Webquest: Formação e experimentações no ensino de línguas.. 2012. (Relatório de pesquisa).

7.
OLIVEIRA, Marilucia Barros de ; SILVA, H. E. F. ; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da ; BORMANN ; LIMA, Joaquim Maia de . Letramento digital: inclusão e prática docente. 2011. (Relatório de pesquisa).

8.
OLIVEIRA, Marilucia Barros de ; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da ; LIMA, Joaquim Maia de ; BORMANN . Letramento Digital e Prática Docente. 2011. (Relatório de pesquisa).

9.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. Busca Orientada na Internet - Webquests. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
BORMANN ; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da ; SILVA, H. E. F. ; LIMA, Joaquim Maia de ; OLIVEIRA, Marilucia Barros de . Busca Orientada na Internet: uma alternativa para a pesquisa escolar. 2010. (Relatório de pesquisa).

11.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. Compreensão e Produção do Gênero Oral mediadas por Ferramentas Tecnológicas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. Redação dos Vestibulares: reescrevendo a redação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; AMORIM, D. ; FONSECA, M. J. C. F. . O SOPRO. 2006. (Editoração/Outra).

14.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; XAVIER, M. J. B. . O diálogo como medida pedagógica para enfrentamento da violência em determinadas escolas estaduais de ensino fundamental do município de belém. 2006. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, E. M.; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. Participação em banca de Adinaura Dantas de Oliveira.A Leitura como objeto de Ensino: um olhar sobre a Proficiência dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II na E.M.E.F. Peixe Boi, Anajás/PA. 2018.

2.
PEREIRA, E. M.; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. Participação em banca de Ivanete Pereira Martins.Gênero Textual: Fábula como ferramenta Didática para o aprimoramento da Leitura de Texto Escrito.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

3.
PEREIRA, E. M.; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. Participação em banca de Denílson Pereira Lima.Seminário Escolar: um olhar sobre as Práticas de Ensino a partir das considerações de Docentes de Ensino Fundamental II.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Pará.

4.
SANTOS, F. E. A.; SILVA, H. E. F.; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. Participação em banca de Maria das Graças e Terezinha de Oliveira.O poema como recurso pedagógico no 9º ano do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

5.
CAMPOS, J. S. U. B.; SILVA, L. B. C.; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. Participação em banca de Lenilda Costa Carneiro.O ensino aprendizagem de literatura no ensino médio: A percepção acerca da prática docente em literatura no primeiro ano.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Federal do Pará.

6.
LOUREIRO, I. R.; CAMPOS, J. S. U. B.; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; FERNANDES, H. F. G.. Participação em banca de Izabelly Reis Loureiro.Atividades de Letramentos dos alunos - professores do PARFOR/UFPA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

7.
SILVA, H. E. F.; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; EWERTON, F.. Participação em banca de Isabel Cristina e Nillia Glaubene.Flores mortas de Milton Pereira Lima: uma contribuição para o fomento da interpretação de texto 9º ano na Escola Municipal Maria da Conceição Corrêa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

8.
SILVA, H. E. F.; SANTOS, F. E. A.; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. Participação em banca de Adriana Ferraz e Lucélia Miranda.A Leitura Literária no Ensino Fundamental: uma proposta metodológica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

9.
SANTOS, F. E. A.; SILVA, H. E. F.; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. Participação em banca de Antônia Cleovânia e Kátia Simone.A importância da literatura na Formação Integral dos alunos da 2 série do Ensino Médio da Escola Estadual Deuzuita de Querioz. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

10.
SANTOS, F. E. A.; SILVA, H. E. F.; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. Participação em banca de Eula Facundes e Edwirges Silva.A Literatura infantil como forma de interpretação com o universo real e imaginário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

11.
SANTOS, F. E. A.; SILVA, H. E. F.; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. Participação em banca de Elaine Costa Pereira.O trabalho com narrativas orais na 4ª etapa (7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental ) do EJA em uma escola municipal de Santa Maria dos Baneiros. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

12.
SANTOS, F. E. A.; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; DANTAS, M. S.. Participação em banca de Irlene Alves e Maria Nilva.A importância da leitura no processo de formação de leitores críticos: um estudo de caso com alunos do 6º ano B da escola municipal de ensino fundamental Maria da Conceição Corrêa Redenção/PA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

13.
SANTOS, F. E. A.; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; DANTAS, M. S.. Participação em banca de Maria Rosa e Maria Francisca.O Gênero Música no ensino e aprendizagem de alunos do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

14.
SANTOS, F. E. A.; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; DANTAS, M. S.. Participação em banca de Rosivaldo da Silva Alencar.Alfredo ? O homem da Amazônia ? Na Obra Primeira Manhã de Dalcídio Jurandir.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

15.
SANTOS, F. E. A.; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; DANTAS, M. S.. Participação em banca de Valderes França Nunes Alves.Dificuldades e perspectivas quanto ao ensino da gramática normativa brasileira: uma análise com alunos do 6º ano da Escola Municipal Maria Conceição Corrêa na Cidade de Redenção/PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

16.
SANTOS, F. E. A.; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; DANTAS, M. S.. Participação em banca de Josina Barbosa dos Santos.A importância do ensino e aprendizagem com o Gênero Conto de Fadas na construção da leitura dos alunos do 6º ano da Escola Jader Fontenelle Barbalho.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ALVES; ARAÚJO; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. Processo Seletivo da Especialização em Educação, Cultura e Organização Social. 2009. Universidade Federal do Pará.

Outras participações
1.
Silva. I Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão. 2017. Universidade Federal do Pará.

2.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. XVIII Jornada de Extensão Universitária. 2015. Universidade Federal do Pará.

3.
XAVIER, M. J. B.; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. I Seminário Gênero, Sexualidade, Educação e Gerações. 2015. Universidade Estadual do Pará.

4.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. XVII Jornada de Extensão Universitária. 2014. Universidade Federal do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Estadual para Revisão das Normas que regulamentam o eexercício da Docência no Estado do Pará.. 2018. (Encontro).

2.
Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação.. 2018. (Outra).

3.
1ª Reunião Cientifica Regional Norte da ANPED.O Estudo das Práticas de Leituras na Formação de Professores. 2016. (Outra).

4.
III Seminário de História da Infância na Amazônia e V Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação.O discurso narrativo do leitor como reelaboração cultural provisória. 2016. (Seminário).

5.
VI Congresso Latino - americano de Formação de Professores de Línguas. ESTÁGIO NO CURSO DE LETRAS: O ESTUDO BASEADO NAS ANOTAÇÕES DO DIÁRIO AULA.. 2016. (Congresso).

6.
III Colóquio de Pesquisa da Linha Educação, Cultura e Sociedade.A Infância em processos Judiciais:um estudo discursivo sobre o caso do menor Joaquim Manoel da Silva em Belém do Pará de 1895. 2015. (Outra).

7.
III Colóquio de Pesquisa da Linha Educação, Cultura e Sociedade.A Prática Discursiva da Leitura: o posicionamento do sujeito - Leitor na entrevista Biográfica. 2015. (Outra).

8.
IV Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade, II Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade.Os efeitos discursivos manifestados pelo sujeito - leitor em processos de Formação Docente. 2015. (Outra).

9.
X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Simpósio "A mediação nas práticas discursivas: o estudo sócio-histórico na Formação de Professores ". 2015. (Congresso).

10.
Congresso de Leitura do Brasil. A PRÁTICA DE LEITURA DOS ALUNOS DE LETRAS - HABILITAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA. 2014. (Congresso).

11.
Encontro estadual do Ensino Médio. 2014. (Encontro).

12.
Encontro Estadual do Ensino Médio. 2014. (Encontro).

13.
III Encontro Estadual de Conselheiros Municipais de Educação. 2014. (Encontro).

14.
II Seminário de História da Infância na Amazônia e o IV Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação.A Constituição da Prática de Leitura: um estudo do discurso das professoras em suas memórias. 2014. (Seminário).

15.
XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Os discursos de egressos acerca da construção e escrituração da dissertação acadêmica do Programa de Pós - Graduação em Educação UFPA. 2014. (Encontro).

16.
Fórum de Conselhos Estaduais de Educação das Regiões Norte, Nordeste e Centro - Oeste. 2013. (Outra).

17.
II Encontro Estadual de Conselhos de Educação. 2013. (Outra).

18.
IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da Amazônia. 2013. (Congresso).

19.
Palestra "Cartografia de Memórias: patrimônio, culturas e poderes na Amazônia". 2013. (Outra).

20.
I Encontro de Conselhos Municipais de Educação do Estado do Pará. 2012. (Encontro).

21.
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIATOLOGIA E SOCIALINGUÍSTICA. A ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM): RESULTADOS PRELIMINARES. 2012. (Congresso).

22.
I Seminário de História da Infância na Amazônia e III Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação.Compreensão das Atividades Discursivas de Alunos Egressos. 2012. (Seminário).

23.
I Seminário Linguagens, Tecnologia e Práticas Docentes.Webquest: FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUAS. 2012. (Seminário).

24.
I Seminário PARFOR Letras Língua Portuguesa - Tema: Linguagens e Educação na Amazônia.O PARFOR Língua Portuguesa e Experiências de Docência Superior. 2012. (Seminário).

25.
Seminário de Intercâmbio.Discussão sobre o autor Stuart Hall. 2012. (Seminário).

26.
XXV Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários dos Conselhos de Educação. 2012. (Outra).

27.
FÓRUM DE CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORTE. 2011. (Outra).

28.
III CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIO NA AMAZÔNIA. ?Olhando no espelho?: o discurso de memoriais de docentes quanto ao uso dos recursos tecnológicos. Marilucia Barros Oliveira (UFPA). 2011. (Congresso).

29.
Encontro Formativo Interno do CEE-PA. 2010. (Encontro).

30.
VII Colóquio Nacional de Professores de Metologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura.Letramento Digital: inclusão e prática docente. 2010. (Outra).

31.
12ª Jornada de Extensão da UFPA "Na Ilharga da Universidade".Busca Orientada na Internet: uma alternativa para a pesquisa escolar. 2009. (Outra).

32.
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIO NA AMAZÔNIA. ENSINO DE LÍNGUA MATENA: TRABALHANDO O FAZER E O APRENDER DAS NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. 2009. (Congresso).

33.
III DIÁLOGOS CURRICULARES.O DIÁLOGO NO TRABALHO PEDAGÓGICO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA E A FILOSOFIA BUBERIANA. 2009. (Encontro).

34.
IV Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e I Congresso Internacional sobre Linguagem e Tecnologia online. "Busca Orientada na Internet: uma alternativa para a pesquisa escolar". 2009. (Congresso).

35.
Reunião Plenária dos Fóruns Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação da Região Norte. 2009. (Outra).

36.
VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULARES.O GENERO DISCURSIVO CARTILHA INFORMAÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: UMA ANÁLISE DE INTERTEXTUALIDADE EM BAKHTIN.. 2009. (Seminário).

37.
VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULARES.O PRINCÍPIO DIALÓGICO DA LINGUAGEM NAS FÁBULAS INFANTIS DE MONTEIRO LOBATO. 2009. (Seminário).

38.
I Seminário Estadual do Ensino Fundamental "Concepções, Políticas e Práticas para um Ensino Fundamental Democrático e Popular no Estado do Pará". 2008. (Encontro).

39.
XIII SEMANA ACADÊMICA DO CCSE.Metodologias e Técnicas de Leitura, Escrita e Apresentação Oral dos Trabalhos Científicos. 2008. (Outra).

40.
XVI SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS DA UFPA-SEMAL.Webquest cidadania: o poder da argumentação. 2008. (Outra).

41.
59ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC. 2007. (Outra).

42.
XII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DA UEPA.OFICINA: metodologia e técnicas científicas: um fazer na composição de leitura, escrita e aprsentação dos trabalhos científicos. 2007. (Outra).

43.
XII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DA UEPA.MINI-CURSO: O gênero discursivo folder bancário como proposta de ensino aprendizagem língua materna. 2007. (Outra).

44.
I ENCONTRO PARAENSE DE ESTUDOS LINGÜISTICOS E LITERÁRIOS. 2006. (Encontro).

45.
III FORPEEXP: EDUCAÇÃO, SAÚDE,CIÊNCIA E TECNOLOGIA.. 2006. (Outra).

46.
III SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CURSO DE MESTRADO EM LETRAS.O PAPEL DA LINGUAGEM NAS ATIVIDADES DE TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE A INTERAÇÃO EMPRESA/CLIENTE NAS ORGANIZAÇÕES BANCÁRIAS. 2006. (Seminário).

47.
XI SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DA UEPA.MINI-CURSO: Alfabetização na Universidade: ambientalização metodológica dos discentes à leitura acadêmica. 2006. (Outra).

48.
XIV SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS. 2006. (Outra).

49.
ATIVIDADES DE PRÉ-CONGRESSO IBERO-AMERICANO:CORPORIEDADE E CIDADANIA SEM VIOLÊNCIA. 2005. (Congresso).

50.
CORPOREIDADE E CIDADANIA SEM VIOLÊNCIA. 2005. (Oficina).

51.
EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMZÔNIA EM DEBATE. 2005. (Oficina).

52.
I OFICINA DE LITERATURA PARA O PROCESSO SELETIVO SERIADO DA UFPA.. 2005. (Outra).

53.
I SEMINÁRIO MULTILETRAS "ENSINO E APRENDIZAGEM DE LITERATURA". 2005. (Seminário).

54.
XIII SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS/UFPA. 2005. (Outra).

55.
X SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DA UEPA. 2005. (Outra).

56.
I CICLO DE PALESTRAS SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2004. (Outra).

57.
IV SEMINÁRIO ANUAL DO GEPIA - PESQUISA E DESAFIOS DA GESTÃO DE POLÍTICAS PARA FAMÍLIA, INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA. 2004. (Seminário).

58.
OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUES: MÓDULO COERÊNCIA TEXTUAL. 2004. (Oficina).

59.
OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: MÓDULO NORMA CULTA/REGRAS DE ESCRITA. 2004. (Oficina).

60.
OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA- MÓDULO COESÃO TEXTUAL. 2004. (Oficina).

61.
CURSO DE EXTENSÃO "ASPECTOS MORFOLÓGICOS E ANATÔMICOS DE VEGETAIS SUPERIORES". 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. 1ª Reunião Cientifica Regional Norte da ANPED. 2016. (Outro).

2.
ALVES ; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da . III Seminário de História da Infância na Amazônia e V Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação. 2016. (Outro).

3.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; XAVIER, M. J. B. ; ALVES . I Seminário Gênero, Sexualidade, Educação e Gerações. 2015. (Outro).

4.
ALVES ; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da . III Colóquio de Pesquisa da Linha Educação, Cultura e Sociedade. 2015. (Outro).

5.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. IV Encontro Estadual de Conselhos de Educação. 2015. (Outro).

6.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. XIV Reunião Plenária Nacional do FNCEE. 2015. (Outro).

7.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. II Encontro com Municípios para discutir Planos Municipais de Educação. 2015. (Outro).

8.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. Encontro dos Municípios para finalizar seu PMEs. 2015. (Outro).

9.
BORMANN ; CAMPOS, J. S. U. B. ; SILVA, H. E. F. ; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da . I Jornada de Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. 2014. (Outro).

10.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; ALVES . II Seminário de História da Infância na Amazônia e o IV Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação. 2014. (Outro).

11.
MENEZES, S. M. C. ; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da . Fórum de Conselhos Estaduais das Regiões Norte, Nordeste e Centro - Oeste. 2013. (Outro).

12.
MENEZES, S. M. C. ; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da . II Encontro Estadual de Conselhos de Educação. 2013. (Outro).

13.
MENEZES, S. M. C. ; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da . Jubileu de Ouro do Conselho Estadual de Educação do Pará. 2013. (Outro).

14.
ALVES ; Conceição ; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da ; ARAÚJO ; Pinto ; Hage . I Colóquio Internacional de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade,. 2012. (Outro).

15.
OLIVEIRA, Marilucia Barros de ; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da ; BORMANN ; SILVA, H. E. F. . II CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIATOLOGIA E SOCIOLINGUÍSTICA. 2012. (Congresso).

16.
ALVES ; ARAÚJO ; SILVA, Marcio Oliveiros Alves da . I Seminário de História da Infância na Amazônia e III Colóquio do Sujeito, Cultura e Educação. 2012. (Outro).

17.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria da Consolação Trindade Galdino. Letramento Literário do Poema nas cartas do Leitor dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Marcio Oliveiros Alves da Silva.

2.
Eliana do Carmo e Josiane da Costa. Artigo de Opinião: estudo da intertextualidade em artigos de opinião nas produções escritas de alunos de 9º ano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Marcio Oliveiros Alves da Silva.

3.
Ivone Silva Galvão e Marinalva Ferreira de Oliveira Virgolin. Histórias em Quadrinhos: a prática de leitura dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola no município de Redenção/PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Marcio Oliveiros Alves da Silva.

4.
Maria Eunice da Silva. Intertextualidade: um estudo das produções escritas dos alunos com deficiência intelectual no Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Marcio Oliveiros Alves da Silva.

5.
Adelice Pereira e Silvania dos Santos. Contos de Memoriais: um estudo dos tempos verbais nas produções de alunos no 9º ano do Ensino Fundamental no município de Rio Maria/PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Marcio Oliveiros Alves da Silva.

6.
Érliane Costa Pereira Macedo. O Leitura do Diário de aprendizagem dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Marcio Oliveiros Alves da Silva.

7.
Julielma Nobre e Rosa de Oliveira. Narrativa de Aventura: a prática de Leitura dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola no município de Santa Maria das Barreiras/PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Marcio Oliveiros Alves da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; ALVES . A PRÁTICA DE LEITURA DOS ALUNOS DE LETRAS - HABILITAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da; SILVA, H. E. F. ; ALVES . A prática de leitura de Relatório de Aprendizagem: apropriação do sujeito sobre o texto escrito. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. Metodologia de Pesquisa no Ensino de Língua Portuguesa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da. 1ª Reunião Cientifica Regional Norte da ANPED. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Monitor voluntário nas atividades de observação do ambiente escolar, principalmente da sala de aula; participação na elaboração de materiais didáticos; e auxílio em sala de aula em momentos das atividades pedagógicas, inclusive a prática de ministrar aula, com carga horária de 60h, tendo alcançado o aproveitamento excelente, na Instituição Sistema Teorema de Ensino

Foi monitor - voluntário na disciplina de Recursos Tecnologicos no ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará, no primeiro semestre de 2008, esta monitoria contabilizou uma carga horária de 136 horas.

Aprovado no concurso público para a SEDUC/PA Edital nº 130/08 - Especialista em Educação, em que passa atuar como assessor pedagógico na Câmara de Educação Básica, no Conselho Estadual de Educação do Pará, desde 2008 até o ano vigente.

Ano 2017: aprovado no Concurso para Professor Substituto da Disciplina de Didática (Departamento de Educação Geral), Edital 94/2017 - CCSE da Universidade do Estado do Pará (UEPA).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 12:35:04