Marcio Oliveiros Alves da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9823936439342229
  • Última atualização do currículo em 03/10/2018


É Graduado em Letras pela UFPA(2008), Licenciado em Pedagogia pela UEPA(2008), Especialista em Filosofia da Educação pela UFPA (2009), Mestre em Educação na linha de Currículo e Formação de Professores pela UFPA (2011) e Doutorado em Educação na linha de Educação, Sociedade e Cultura pela UFPA (2016). Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Organização Social (ECOS/PPGED/ICED/UFPA), e dedica -se aos estudos da Constituição do Sujeito no campo do Discurso narrativo e Dialogismo. Núcleo de Pesquisa sobre teorias, epistemologia e método da educação (EPSTEM/PPGED/ICED/UFPA), e dedica-se aos estudos da Epistemologia da Pesquisa Educacional, Currículo e Formação de Professores. Associado da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação. Associado da BIOGRAPH - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica. Associado da ALB - Associação de Leitura do Brasil. Assessor Pedagógico do Conselho Estadual de Educação do Pará. Professor Colaborador do Curso de Letras PARFOR/UFPA. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Formação de Professores (Autobiografia), Linguagem na Cultura da Prática Escolar, e Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa. Email: haybe28@yahoo.com.br. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcio Oliveiros Alves da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, Marcio Oliveiros Alves da;Silva


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A Ressignificação da Prática de Leitura dos Graduandos do Curso de Letras PARFOR - UFPA: Território, Subjuntivo e Horizonte Social do Leitor, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Laura Maria Silva de Araújo Alves.
Palavras-chave: Território; DISCURSO; Horizonte Social do Leitor.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação, Sociedade e Cultura.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Mestrado em Educação (nota 04).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: OS DISCURSOS DE EGRESSOS ACERCA DA CONSTRUÇÃO E ESCRITURAÇÃO DA DISSERTAÇÃO ACADÊMICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFPA,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Laura Maria Silva de Araújo Alves.
Palavras-chave: DISCURSO; METACOGNIÇÃO; FORMAÇÃO; EGRESSOS.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2009
Especialização em Filosofia da Educação. (Carga Horária: 405h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A Constituição do Dialogismo em Narrativas Alegoricas Infantis em Bakhtin: Um Estudo das Fábulas Infantis de Monteiro Lobato.
Orientador: Waldir Ferreira Abreu.
2004 - 2008
Graduação em Licenciatura Em Pedagogia.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: O diálogo como medida pedagógica nas E.E.E.F.M Artur Porto, Emaus, e Augusto Montenegro, no enfrentamento da violência escolar..
Orientador: Mario Jorge Brasil Xarvier.
2004 - 2008
Graduação em Letras Português.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: VARIAÇÃO DA MARCAÇÃO DE NÚMERO NO SINTAGMA DO PORTUGUÊS FALADO NA ZONA RURAL DE BELÉM: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE EM SOCIOLINGÜÍSTICA VARIACIONISTA.
Orientador: Orlando Cassique Sobrinho Alves.




Formação Complementar


2010 - 2010
Prática Pedagógica e Ensino de Línguas. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Curso de Extensão Normalização Bibliográfica. (Carga horária: 8h).
Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, NAEA, Brasil.
2007 - 2007
DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL. (Carga horária: 120h).
ESCOLA FAZENDÁRIA ADMINISTRAÇÃO, ESAF, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa, FAPESPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Secretaria Estadual de Educação do Pará, SEDUC/PA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Educação, Carga horária: 30
Outras informações
01 - Atua na Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação do Pará - CEE/PA, avaliando Planos de Cursos 02 - atuou na Formação e Orientação de Professores para atuarem no cadastramento do Sistema de Informação e Supervisão da Educação Profissional e Tecnológica - SISTEC/ MEC, durante os anos de 2008 e 2009, pelo CEE/PA.


Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador, Carga horária: 10
Outras informações
Pesquisador Colaborador do Grupo de Estudo de Criança e Adolescente - GECA/CSSE/UEPA

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista de projeto de iniciaç, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20


Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais, NECAPS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário voluntário, Carga horária: 5
Outras informações
Membro colaborador da pesquisa educacional e integrante do grupo de trabalho: juventude e subjetividade: conflitos, violência e não-violência nos processos sociais


Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador de campo, Carga horária: 30

Atividades

3/2004 - 11/2004
Estágios , Fundação Getulio Vargas - SP, .

Estágio realizado
coleta de campo.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
ministrou a disciplina de Práticas Pedagógicas na Educação Profissional , carga horária de 30 h, no Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Campus de Breves, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Atividade de colaboração no campus da IFPA.


Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Atuou como Docente na disciplina de Avaliação Educacional, com carga horária de 30 horas, no Curso de Especialização em Docência no Ensino Superior. entre 09/2017 a 14/2017, município Belém.


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio IV, carga horária de 100h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/ UFPA,Polo Limoeiro do Ajuru, Campus Universitário do Baixo Tocantins/ Cametá.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio IV, carga horária de 100h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/ UFPA,Campus de Breves.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio I, carga horária de 100h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, Campus de Breves, da Universidade Federal do Pará. Atividade de Colaboração no Campus da UFPA.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio II, carga horária de 100h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/ UFPA,Campus de Breves.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 102
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio I, carga horária de 102h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, Campus de Breves, da Universidade Federal do Pará. Atividade de Colaboração no Campus da UFPA.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 102
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio III, carga horária de 102h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, Campus de Breves, da Universidade Federal do Pará. Atividade de Colaboração no Campus da UFPA.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio IV, carga horária de 100h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/ UFPA,município de Abaetetuba.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio I, carga horária de 100h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, municipio de Belém.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio I, carga horária de 100h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, no município de Bragança.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 45
Outras informações
Realizou Estágio Docente como atividade da Pós-Graduação em Educação da UFPA , campus Belém, desenvolvendo atividades em sala de aula, organização de Conteúdos, discussão teórica e orientação de artigos acadêmicos na disciplina - Análise do Discurso - com carga horária de 45h, com a Professora, Orientadora e Doutora Laura Maria Silva Araújo Alves para alunos do mestrado e Doutorado do Curso de Pós-Graduação de Educação da UFPA.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio IV, carga horária de 100h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, município de Gurupá.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 102
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio I, carga horária de 102h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, Campus de Breves, da Universidade Federal do Pará. Atividade de Colaboração no Campus da UFPA.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 102
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental, carga horária de 102h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, Campus de Breves, da Universidade Federal do Pará. Atividade de Colaboração no Campus da UFPA.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio IV, carga horária de 100h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, município de Goianésia.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio IV, carga horária de 100h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, município de Redenção. Ministrou a disciplina de TCC II, carga horária de 60h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, município de Redenção.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 68
Outras informações
Realizou Estágio Docente como atividade da Pós -Graduação em Educação da UFPA, desenvolvendo atividades em sala de aula, organização de conteúdo, discussão teórica e orientação de artigos acadêmicos, na Disciplina - Infância, Cultura e Educação, com carga horária de 68h, no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, campus de Belém, junto com a Professora e Orientadora Laura Maria Araújo Alves.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estágio II, carga horária de 100h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, município de Redenção.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações
Ministrou a disciplina de Fundamentos da Educação, carga horária de 60h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, município de Tucurui.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 68
Outras informações
Ministrou a disciplina de Oficina de Didatização de Gêneros Textuais, carga horária de 68h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, Campus de Cametá, da Universidade Federal do Pará. Atividade de Colaboração no Campus da UFPA (Baixo Tocantins).

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrou a disciplina de Fundamentos da Educação, carga horária de 60h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, município de Concórdia do Pará. Ministrou a disciplina de Oficina de Didatização de Gêneros Textuais, carga horária de 60h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, município de Marabá.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrou a disciplina de Fundamentos da Educação, carga horária de 60h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, município de Redenção.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrou a disciplina de Fundamentos da Educação, carga horária de 60h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, município de Bujaru. Ministrou a disciplina de Estágio I, carga horária de 100h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, município de Benevides.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrou a disciplina de Oficina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, carga horária de 60h, no Curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, PARFOR/UFPA, município de Redenção.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 45
Outras informações
Realizou Estágio Docente como atividade de Pós-Graduação em Educação da UFPA, campus da Belém, desenvolvendo atividades em sala de aula, organização de conteúdos, discussão teórica e orientação de artigos acadêmicos, na Disciplina - Infância, Linguagem e Literatura, carga horária de 45h, junto a Professora e Orientadora Doutora Laura Maria Silva Araújo Alves para o Curso de Especialização em Educação, Cultura e Organização Social.



Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Intervenção Psicopedagógica: autoestima, autoconceito e dimensão afetiva entre professores e alunos
Descrição: Em uma ação conjunta do Governo do Estado do Pará, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-PA), e da Universidade Federal do Pará, com vistas a fomentar a integração da educação superior, através de estudantes ingressantes da UFPA, e com a educação básica, através de estudantes oriundos de escolas públicas, o presente projeto tem como ponto central apoio psicopedagógico no desenvolvimento do autoconceito acadêmico e a auto-estima entre professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio D. Pedro I, situada no município de Belém. Entre os diversos aspectos envolvidos no processo ensino aprendizagem escolares preocupante no contexto dessa escola está postulado a dimensão motivacional entre professores e alunos. Segundo relatos da Diretora e Equipe Técnica da escola, o estresse ocupacional (Síndrome de Burnout) entre os professores de 5ª a 8ª séries tem sido a problemática mais complexa pois afasta os alunos do ambiente de sala . Constata-se cotidianamente nos professores um sentimento de frustração, exaustão em relação ao trabalho desempenhado, causando uma sensação de inquietação que aumenta à medida que as exigências da sala de aula se acumulam. Muitos se mostram desmotivados, desorganizados e se irritam freqüentemente com os alunos e por qualquer motivo entram em conflito com os alunos. Os alunos, por sua vez, também se sentem desmotivados, desinteressados e se irritam com os comportamentos dos professores que os colocam em constante pressão psicológica, o que leva, muitas vezes, os alunos apresentarem comprometimentos na sua aprendizagem. Enfim, tanto professores com alunos de 5ª a 8ª séries da E. E. E. F D. Pedro I apresentam um conjunto de conflitos que resultam em baixo nível de motivação, de autoconceito e auto-estima.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcio Oliveiros Alves da Silva - Integrante / ALVES, Laura Maria Silva Araujo - Coordenador.
2006 - 2006
O diálogo como medida pedagógica para enfrentamento da violência em determinadas escolas estaduais de ensino fundamental do município de belém
Descrição: analisar as ações de intervenção pelo PRO-PAZ EDUCAÇÃO realizadas em Escolas Estaduais da Região Metropolitana de Belém.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2008
Traços Fonéticos do Dialeto Interiorano da Amazônia Paraense no Português Falado na cidade de Breves-PA: uma perspectiva variacionista.
Descrição: Analisar e descrever os traços fonéticos do dialeto interiorano da Amazônia Paraenses no Português na cidade de Breves/PA.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcio Oliveiros Alves da Silva - Integrante / Orlando - Coordenador.


Projetos de extensão


2014 - 2015
Letramento acadêmico e prática docente: uma proposta de formação cooperativa dos alunos-professores do Curso de Letras Língua Portuguesa - Parfor/UFPA, pólo Belém.
Descrição: o objeto de estudo e a constituição das ações de ensino de Língua Portuguesa e Literatura do Professor em Formação no Curso de Letras - habilitação em Língua Portuguesa, Pólo Belém, capaz de caracterizar os estudos e as atividades de intervenção junto a comunidade de alunos/professores. Isso se transformará em esforços acadêmicos em estabelecer uma rede dinâmica de interação com a linha deste projeto - Linguagem, Identidade e Formação Docente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcio Oliveiros Alves da Silva - Integrante / Herodoto Ezequiel F. da Silva - Integrante / BORMANN, Laura Viviani dos Santos - Integrante / JAILMA DO SOCORRO UCHOA BULHÕES CAMPOS - Coordenador.
2013 - 2014
A Formação do Curso de Letras - Língua Portuguesa - PARFOR/PA: Uma proposta de ressignificação dos saberes e das práticas de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura no Polo Belém, turmas de Redenção e Benevides.
Descrição: O projeto visa realizar ações de extensão e pesquisa acerca da ressignificação das práticas de ensino de Língua Portuguesa PARFOR/UFPA, considerando as naturezas de concepções e práticas de ensino. E o objeto de estudo e a constituição das ações de ensino de Língua Portuguesa e Literatura do Professor em Formação no Curso de Letras - habilitação em Língua Portuguesa, capaz de caracterizar os estudos e as atividades de intervenção junto a comunidade de alunos/professores.