Gilmar Alves Montagnoli

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6381689345236134
  • Última atualização do currículo em 26/07/2018


É formado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre e doutor em Educação, também pela UEM. Atualmente, é docente na mesma instituição, Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP). Possui experiência na Educação Básica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gilmar Alves Montagnoli
Nome em citações bibliográficas
MONTAGNOLI, G. A.;MONTAGNOLI, GILMAR ALVES

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Teoria e Prática da Educação - DTP.
Av. Colombo, 5.790
Zona 7
87020900 - Maringá, PR - Brasil
Telefone: (44) 30114040
Ramal: 4887
URL da Homepage: http://www.uem.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: JUSTIÇA E CONFIGURAÇÃO SOCIAL: AS ORDENAÇÕES FILIPINAS COMO ELEMENTO EDUCATIVO NA AMÉRICA PORTUGUESA (SÉCULO XVII), Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Prof. Dr. Célio Juvenal Costa.
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Educação, Direito e Religião no Império Português: um estudo do caráter punitivo das Ordenações Filipinas,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Prof. Dr. Célio Juvenal Costa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2010
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2001 - 2005
Graduação em História.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Feedback: aprimoramento e reflexão sobre tutoria. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2013 - 2013
Processo de aprendizagem e comunicação em estúdio. (Carga horária: 4h).
Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Capacitação dos Tutores do Sistema UAB. (Carga horária: 80h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2010 - 2010
Educação a contrapelo: breve análise das pedagogia. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2009 - 2009
O método de Karl Marx. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2009 - 2009
Temas em educação. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2008 - 2008
O palhaço e o jogo. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2008 - 2008
O circo na escola. (Carga horária: 12h).
Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
2008 - 2008
A arte de contar histórias. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40

Atividades

08/2015 - 09/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II
Atividade de Orientação e Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II
03/2015 - 06/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividade de Orientação e Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I
Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I

Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2018 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Teoria e Prática da Educação.
01/2017 - 06/2018
Direção e administração, Departamento de Teoria e Prática da Educação - DTP, .

Cargo ou função
Coordenador da Área de Prática de Ensino - DTP/UEM.
11/2017 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Teoria e Prática da Educação - DTP, .

Cargo ou função
Integrante de comissão de estudo para elaboração de nova proposta de duração para o curso de Pedagogia da UEM..
09/2017 - 02/2018
Direção e administração, Coordenação de Apoio à Educação Básica - CAE, .

Cargo ou função
Coordenador do programa de Desenvolvimento Educacional da UEM - PDE. Portaria n. 766/2017-GRE.
04/2017 - 01/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Formação e Ação Docente: Prática de Ensino na Educação Infantil I
Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil I
Formação e Ação Docente: Prática de Ensino os Anos Iniciais do Ensino Fundamental II
Estágio Curricular Supervisionado no Anos Iniciais do Ensino Fundamental II
Formação e Ação Docente: Prática de Ensino na Educação Infantil II
Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil II
10/2017 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Teoria e Prática da Educação - DTP, .

Cargo ou função
Integrante da comissão do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI/UEM.
04/2016 - 02/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Formação e Ação Docente: Prática de Ensino na Educação Infantil I
Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil I
Formação e Ação Docente: Prática de Ensino na Educação Infantil II
Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil II
10/2015 - 03/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização, letramento e escolarização
Didática: processos de trabalho em sala de aula (Pedagogia EAD)
Didática (Química licenciatura)
Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Formação e ação docente: prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental
Orientação Profissional - Odontologia
09/2013 - 01/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização, Letramento e Escolarização
Educação e Literatura Infantil na Escola
Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil
Formação e Ação Docente: prática de ensino na educação infantil
Planejamento da Prática Docente
Políticas Públicas e Gestão Educacionai
Problemas de Aprendizagem

Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, FAFIPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 20

Atividades

10/2013 - 10/2013
Ensino, PDE, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Avaliação
05/2013 - 09/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar II
Política Educacional Brasileira
Educação e Trabalho
Fundamentos da Educação Infantil
Filosofia da Educação II
08/2013 - 08/2013
Ensino, PDE, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Formação de professores

Centro Universitário de Maringá, CESUMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor EAD, Carga horária: 8

Atividades

04/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica
Teoria e Prática na Educação Infantil

Faculdade Astorga, FAAST, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor universitário

Atividades

02/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Escolar e Planejamento Educacional II
02/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Escolar e Planejamento Educacional I

Escola Expansão (Sapequinha), EXP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof. Ens. Fund: séries iniciais e finais


Núcleo de Educação a Distância da UEM, NEAD, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor orientador, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor do Curso de Pedagogia a Distância, Carga horária: 20

Atividades

10/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia a Distância UEM, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
09/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática: processos de trabalho em sala de aula


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Organização da Atividade de Ensino em Galperin, Davidov e Talizina
Descrição: Autores clássicos da Teoria Histórico-Cultural, como Vigotski, Luria e Leontiev, não tinham como objetivo a elaboração de uma teoria de ensino, portanto, não se ocuparam de investigar e sistematizar ações didáticas adequadas à promoção da aprendizagem em contexto escolar. Essa tarefa coube a outros autores russos, como P. Y. Galperin, V. V. Davidov e N. Talizina, que elaboraram propostas de ensino com base em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Tendo em vista a necessidade de produzirmos conhecimento acerca de uma escolarização que tenha maior impacto sobre o desenvolvimento dos estudantes, consideramos relevante analisar as contribuições desses autores. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivos: 1) Analisar elementos constituintes da atividade de ensino presentes nas propostas de Galperin, Davidov e Talizina; 2) analisar possíveis aproximações e distanciamentos entre esses autores no que se refere às proposições didáticas; 3) extrair das análises definidas nos objetivos precedentes, contribuições para a elaboração de princípios e ações didáticas que sejam relevantes para a educação brasileira; 4) Delinear perspectivas de planejamento da atividade de ensino. . No procedimento de coleta de informações se empregará a revisão de literatura ou investigação bibliográfica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Projeto de Pesquisa Laboratório de Estudos do Império Português
Descrição: O LEIP tem por objetivo congregar professores, pesquisadores e estudantes para o desenvolvimento de pesquisas e de atividades acadêmicas sobre o Império Colonial Português da Época Moderna. A partir deste objetivo geral, o LEIP se propõe: - estimular a elaboração de projetos de iniciação cientifica voltados para o estudo de tema relacionados ao Império Colonial Português. - dar suporte ao desenvolvimento de projetos vinculados a diferentes programas de pós-graduação da UEM voltados para as temáticas do laboratório. - promover cursos de extensão, ciclos de estudos, palestras, mesas redondas, simpósios e demais atividades centradas nos estudos da história do império colonial português. - estimular a produção de material didático (inclusive para o ensino a distância) sobre temáticas relacionadas ao LEIP. - realizar levantamento de fontes visando a formação de um acervo próprio em mídia digital..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
As ordenações filipinas e a organização da sociedade portuguesa no século XVII
Descrição: O tema de estudo deste projeto são as Ordenações Filipinas que foram publicadas pela primeira vez em 1603, durante o reinado de D. Felipe II (1598-1621) e vigoraram em Portugal até o século XIX. A legislação portuguesa do século XV ao XIX era definida pelas ordenações reais, sendo que antes das Filipinas existiram as Afonsinas, de 1446 a 1514, cujo autor foi D. Afonso V (1438-1481), e as Manuelinas, de 1514 a 1603, que remete a D. Manuel I (1495-1521). A importância de tal estudo reside no fato de que as ordenações, regra geral, eram um apanhado de leis que pretendiam reger toda a vida dos portugueses, onde estivessem e, dessa forma, estava presente nesse ordenamento a forma ideal que se prescrevia para a vida individual e em sociedade, ou seja, a organização social lusitana. Particularmente, no que diz respeito às Ordenações Filipinas, a opção pelo seu estudo recaiu no fato de que foram as últimas a serem compiladas e, com isso, regeram a vida colonial brasileira no seu período mais longo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Compreendendo as representações de multiculturalismo curricular de professores de História do ensino fundamental e médio
Descrição: O projeto tem por objetivo investigar as representações de multiculturalismo de professores da Educação Básica de escolas públicas da cidade de Maringá. Após uma revisão da literatura especializada sobre o multiculturalismo na instituição escolar buscando a compreensão de seus fundamentos teóricos e sua aplicabilidade, realizar-se-á uma pesquisa de caráter qualitativo. Os dados coletados junto aos professores devem ser comparados com os conceitos apresentados pela literatura para determinar suas similaridades e diferenças..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2009 - 2010
Projeto de Extensão "Rádio PET-UEM FM 106,9"
Descrição: o objetivo do projeto é, além de divulgar, socializar conhecimentos produzidos pelo Programa de Educação Tutorial (PET) por meio do Rádio..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Médicos da Graça
Descrição: O projeto consiste em levar alegria às crianças internadas no Hospital Universitário e Santa Casa a fim de amenizar seu sofrimento e contribuir com sua recuperação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2010
Projeto de intervenção pedagógica junto à criança hospitalizada (
Descrição: P projeto envolve a atuação de estudantes e profissionais dos Cursos de Pedagogia, Psicologia e Medicina. O objetivo é levar até as crianças hospitalizadas conhecimento em meio a brincadeira para que seu desenvolvimento não cesse em razão da necessidade de atendimento médico. Os envolvidos podem aprender sobre o processo de hospitalização, sobre o desenvolvimento infantil, sobre o brincar e especialmente sobre o convívio com crianças..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2012 - 2012
Projeto de Ensino "Laboratório de Apoio Pedagógico - LAP"
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2009 - 2011
Projeto de Ensino Multimeios e Educação
Descrição: Trata-de de um projeto de ensino que procura congregar interessados em pesquisar e trocar experiências na utilização de materiais pedagógicos em multimeios. Paralelamente, é oferecida monitoria aos alunos com dificuldades iniciais em informática e na plataforma de aprendizagem utilizada em cursos da UEM..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2008 - 2010
Programa de Educação Tutorial - PET
Descrição: O Programa de Educação Tutorial (PET) tem como objetivo apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2007 - 2010
Projeto de Ensino Videoteca Pedagógica
Descrição: o Projeto de esnsino consiste na realização de sinopses de filmes a fim de organizar o acervo do Laboratório de Apoio Pedagógico - LAP da UEM. PROCESSO Nº 1235/99..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista Urutágua (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Prêmios e títulos


2014
Aprovação em concurso público para docente, Universidade Estadual de Maringá- UEM.
2014
Aprovação em concurso público para docente, Universidade Estadual de Goiás (UEG).
2014
Aprovação em teste para professor temporário, Universidade Estadual de Maringá- DTP/UEM.
2013
Aprovação em teste para professor temporário, Colegiado de Educação - UNESPAR/Campus Paranavaí.
2013
Aprovação em teste para professor temporário, Departamento de Teoria e Prática da Educação - DTP/UEM.
2013
Aprovação em concurso público para docente, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
2013
Aprovação em teste para professor temporário, Departamento de História - DHI/UEM.
2011
LÁUREA ACADÊMICA (GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA), Universidade Estadual de Maringá- UEM.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MONTAGNOLI, G. A.2018MONTAGNOLI, G. A.; COSTA, CELIO JUVENAL . Educação, Justiça e Configuração Social na América Portuguesa no Século XVII. REVISTA COMUNICAÇÕES, v. 24, p. 149, 2018.

2.
MONTAGNOLI, G. A.2018MONTAGNOLI, G. A.; COELHO, M. P. ; SILVA, D. H. . Processo Civilizador e Educação Escolar: algumas articulações. Comunicações, v. 25, p. 163-175, 2018.

3.
OLIVEIRA, NATÁLIA CRISTINA DE2015OLIVEIRA, NATÁLIA CRISTINA DE ; COSTA, CELIO JUVENAL ; MONTAGNOLI, GILMAR ALVES . Educação Luso-Brasileira: o Colégio de Santo Antão e as Aulas da Esfera. Interfaces Científicas - Educação, v. 3, p. 23-33, 2015.

4.
MONTAGNOLI, G. A.;MONTAGNOLI, GILMAR ALVES2013MONTAGNOLI, G. A.; SILVA, D. H. . Uma Perspectiva Formal e Informal em Pauta: A Relação Educação e Trabalho. Revista Pedagógica (Unochapecó. Online), v. 15, p. 59-71, 2013.

5.
MONTAGNOLI, G. A.;MONTAGNOLI, GILMAR ALVES2011MONTAGNOLI, G. A.. As Ordenações Filipinas e a Organização da Sociedade Portuguesa do Século XVII. Revista Urutágua (Online), v. 24, p. 50, 2011.

6.
COSTA, Célio Juvenal2011COSTA, Célio Juvenal ; LEMES, A. ; MONTAGNOLI, G. A. . Processo Civilizador e Legislação: considerações sobre as Ordenações Portuguesas. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE, v. 1, p. 118-129, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
GRACILIANO, E. C. ; MONTAGNOLI, G. A. . A Teoria Piagetiana e a Prática Pedagógica. Psicologia da Educação. 1ed.: , 2014, v. , p. 69-79.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MONTAGNOLI, GILMAR ALVES; ROCHA, C,P ; SOUZA, A. M. ; MOREIRA, J. A. S. . Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (PROEJA-UEM): relato de Experiência. In: XXII Semana de Pedagogia, 2016, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM, 2016.

2.
MONTAGNOLI, G. A.; SILVA, D. H. . A Coeducação dos Sexos e Método Intuitivo nas Propostas de Reformas Educacionais entre os Anos de 1870 a 1890. In: X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação - COLUBHE, 2014, Curitiba-PR. X COLUBHE, 2014.

3.
MONTAGNOLI, G. A.; COSTA, Célio Juvenal . O caráter educacional da legislação portuguesa do século XVII. In: XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013, Maringá. Anais do Seminário de Pesquisa do PPE, 2013.

4.
PARRILHA, A. ; SOUZA, B. ; COSTA, Célio Juvenal ; MONTAGNOLI, G. A. . Catequese e Educação na América Portuguesa no Século XVI:Manuel da Nóbrega e José de Anchieta. In: XX Semana de Pedagogia da UEM VIII Encontro de Pesquisa em Educação / I Jornada Parfor, 2013, Maringá/PR. Anais da Semana de Pedagogia da UEM, 2013.

5.
MONTAGNOLI, G. A.; COSTA, Célio Juvenal . Algumas Considerações sobre o Papel Pedagógico das Punições no Império Português. In: Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE/UEM), 2012, Maringá. Anais do Seminário de Pesquisa do PPE, 2012.

6.
MONTAGNOLI, G. A.; TOISHIMA, A. M. S. . Algumas considerações sobre o Ratio Studiorum e a organização da educação nos colégios jesuíticos. In: XIV Simpósio Internacional Processos Civilizadores: 'civilização, fronteiras e diversidade', 2012, Dourados MS. XIV SIPC 2012, 2012.

7.
MONTAGNOLI, G. A.; COSTA, Célio Juvenal ; TOISHIMA, A. M. S. ; CRUBELATI, A, M. ; COELHO, M. P. . Os mecanismos de controle das pulsões presentes nas Ordenações Filipinas. In: XIV Simpósio Internacional Processos Civilizadores: 'civilização, fronteiras e diversidade', 2012, Dourados MS. XIV SIPC 2012, 2012.

8.
MONTAGNOLI, G. A.; CRUBELATI, A, M. ; COSTA, Célio Juvenal . Relações entre punição e educação: a 'pedagogia do medo' nas Ordenações Filipinas. In: IX COLUBHE: Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: rituais, espaços & patrimónios escolares, 2012, Lisboa. Atas do IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: rituais, espaços & patrimónios escolares. Lisboa: Porto, 2012. p. 6755-6766.

9.
MONTAGNOLI, G. A.; TOISHIMA, A. M. S. ; COSTA, Célio Juvenal . História da Educação no Brasil Colônia. In: XIX Semana de Pedagogia e VII Encontro de Pesquisa em Educação:?Pedagogo e os Processos Educativos', 2012, Maringá/PR. Anais da Semana de Pedagogia da UEM. Maringá: HUMA Multimída, 2012.

10.
MONTAGNOLI, G. A.; TOISHIMA, A. M. S. ; CRUBELATI, A, M. ; COSTA, Célio Juvenal . O Papel Pedagógico das Punições no Império Português. In: XIX Semana de Pedagogia e VII Encontro de Pesquisa em Educação:?Pedagogo e os Processos Educativos', 2012, Maringá/PR. Anais da Semana de Pedagogia da UEM. Maringá: HUMA Multimída, 2012.

11.
CRUBELATI, A, M. ; MONTAGNOLI, G. A. ; COSTA, Célio Juvenal . A Esrita da História na Obra De Magistro de Tomás de Aquino. In: XIX Semana de Pedagogia e VII Encontro de Pesquisa em Educação:?Pedagogo e os Processos Educativos', 2012, Maringá/PR. Anais da Semana de Pedagogia da UEM. Maringá: HUMA Multimída, 2012.

12.
MONTAGNOLI, G. A.; COSTA, Célio Juvenal ; TOISHIMA, A. M. S. ; LEMES, A. . Questões de Gênero e Sexualidade no Período Colonial: explorando as ordenações portuguesas. In: II Simpósio Internacional de Educação Sexual (SIES/UEM), 2011, Maringá. II Simpósio Internacional de Educação Sexual - II SIES, 2011.

13.
MONTAGNOLI, G. A.; COSTA, Célio Juvenal . Considerações Sobre a Legislação Portuguesa do Século XVII: possibilidades analíticas. In: Seminário de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) - 2011, 2011, Maringá/PR. Anais do Seminário de Pesquisa do PPE, 2011.

14.
MONTAGNOLI, G. A.; COSTA, Célio Juvenal ; CRUBELATI, A, M. ; LEMES, A. . História do Direito Português no Período das Ordenações Reais. In: V Congresso Internacional de História, 2011, Maringá/PR. Anais do Congresso Internacional de História (CD-Rom), 2011.

15.
MONTAGNOLI, G. A.; COSTA, Célio Juvenal . As Ordenações Filipinas e a Organização da Sociedade Portuguesa do Século XVII. In: X jornada de Estudos Antigos e Medievais - II Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2011, Maringá/PR. Anais da Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2011.

16.
MONTAGNOLI, G. A.; COSTA, Célio Juvenal . Reflexões Sobre o Direito Português no Brasil Colônia. In: XVIII Semana de Pedagogia da UEM; VI Encontro de Pesquisa em Educação, 2011, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM, 2011.

17.
MONTAGNOLI, G. A.; CRUBELATI, A, M. ; COSTA, Célio Juvenal . Reflexões Sobre a Escrita da História. In: XVIII Semana de Pedagogia da UEM; VI Encontro de Pesquisa em Educação, 2011, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM, 2011.

18.
MONTAGNOLI, G. A.; COSTA, Célio Juvenal . A Organização da Sociedade Portuguesa Compreendida a partir da Legislação do Século XVII: um estudo das ordenações reais. In: V Encontro de Pesquisa em Educação, XVII Semana de Pedagogia da UEM, III Jornada de Gestão Escolar, 2010, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM, 2010.

19.
MONTAGNOLI, G. A.; HERNANDES, D. K. . Literatura e Letramento: uma articulação necessária. In: V Encontro de Pesquisa em Educação, XVII Semana de Pedagogia da UEM, III Jornada de Gestão Escolar, 2010, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM, 2010.

20.
MONTAGNOLI, G. A.; PUBLIO, C.B. ; OTOFUJI, M. . Limites e possibilidades da atuação do pedagogo: experiência de um estágio em gestão. In: IV Encontro de pesquisa em educação, XVI Semana de pedagogia da UEM, II Jornada de gestão e4scolar: a, 2009, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM, 2009.

21.
MONTAGNOLI, G. A.. Multiculturalismo: o que é isso, professor (a)?. In: IV Encontro de pesquisa em educação, XVI Semana de pedagogia da UEM, II Jornada de gestão e4scolar: a "formação do professor e intervenções pedagógicas humanizadoras", 2009, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM, 2009.

22.
MONTAGNOLI, G. A.; DAMBRÓS, A.R.T. ; TOISHIMA, A. M. S. ; MIRANDA, A.C.T. ; PUBLIO, C.B. ; CIDADE, D.S. ; KWIATKOWWYJ, H. C. ; OTOFUJI, M. ; BONDARENCO, Priscila Freire ; CUSTÓDIO, Tatiana ; VIDOTTI, Thaís Tono . Violência doméstica contra crianças: diagnóstico e intervenção. In: IV Encontro de pesquisa em educação, XVI Semana de pedagogia da UEM, II Jornada de gestão e4scolar: a "formação do professor e intervenções pedagógicas humanizadoras", 2009, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM, 2009.

23.
FAETI, P. ; CALSA. Geiva Carolina ; MONTAGNOLI, G. A. . Multiculturalismo: Pesquisa Acadêmica e Prática Pedagógica. In: 17º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL - COLE, 2009, CAMPINAS - SP. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil, 2009.

24.
MONTAGNOLI, G. A.; OTOFUJI, M. ; CALSA. Geiva Carolina . Gênero e Materiais Didáticos: representações de gênero observadas em livros de matemática. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SEXUAL, 2009, MARINGÁ. ANAIS DO SIES - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SEXUAL DA UEM, 2009.

25.
MONTAGNOLI, G. A.; CALSA. Geiva Carolina . Multiculturalismo: algumas reflexões acerca da necessidade de sua compreensão por parte dos educadores. In: III Encontro de Pesquisa em Educação, I Jornada de Gestão Educacional e XV Semana de Pedagogia - Pedagogia 35 anos: História e Memória, 2008, Maringá/PR. Anais do III Encontro de Pesquisa em Educação, I Jornada de Gestão Educacional e XV Semana de Pedagogia - Pedagogia 35 anos: História e Memória, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MONTAGNOLI, G. A.; CALSA. Geiva Carolina . Compreendendo as representações de multiculturalismo entre acadêmicos dos cursos de licenciaturas. In: Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 2008, Campo Mourão. Anais ... EPCT (Impresso). Campo Mourão: Editora Fecilcam, 2008. p. 09-366.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MONTAGNOLI, G. A.; SANTOS, M. S. T. . Educação Sexual nas Escolas e o Professor bem Informado: uma alternativa para lutar contra o abuso sexual infantil. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SEXUAL, 2009, MARINGÁ. ANAIS DO SIES - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SEXUAL DA UEM, 2009.

2.
MONTAGNOLI, G. A.; DAMBRÓS, A.R.T. ; MIRANDA, A.C.T. ; PUBLIO, C.B. ; CIDADE, D.S. ; KWIATKOWWYJ, H. C. ; SANTOS, M. S. T. ; OTOFUJI, M. ; BONDARENCO, Priscila Freire ; ARAUJO, R. C. ; CUSTÓDIO, Tatiana ; VIDOTTI, Thaís Tono ; ROSIN, S.M. . Violência/Abuso Sexual Infantil: algumas reflexões necessárias à prática docente. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SEXUAL, 2009, MARINGÁ. ANAIS DO SIES - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SEXUAL DA UEM, 2009.

3.
ROSIN, S.M. ; BERTOLLETI, V.A. ; DAMBRÓS, A.R.T. ; MIRANDA, A.C.T. ; PUBLIO, C.B. ; CIDADE, D.S. ; MONTAGNOLI, G. A. ; KWIATKOWWYJ, H. C. ; NEVES, J. A. ; SANTOS, M. S. T. ; OTOFUJI, M. ; ARAUJO, R. C. . Aprender Brincando: os princípios para um futuro sustentável. In: 6º Fórum de Extensão e Cultura da UEM, 2008, Maringá. Anais do 6º Fórum de Extensão e Cultura da UEM, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
MONTAGNOLI, G. A.. Educação, Processo Civilizador e Controle dos Impulsos em Norbert Elias: Perspectiva de Análise da América Portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MONTAGNOLI, GILMAR ALVES. Educação Jesuítica no Século XVI: O Colégio de Santo Antão e a Aula da Esfera. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MONTAGNOLI, G. A.; BRITO, A. P. ; SIMONI, A. B. . Alfabetização e letramento: desafios e possibilidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MONTAGNOLI, G. A.; SILVA, D. H. . A Coeducação dos Sexos e Método Intuitivo nas Propostas de Reformas Educacionais entre os Anos de 1870 a 1890. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MONTAGNOLI, G. A.; SILVA, D. H. ; COELHO, M. P. . Processo Civilizador e Educação Escolar: algumas articulações. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MONTAGNOLI, G. A.. Considerações Sobre os Mecanismos Pedagógicos da Legislação Portuguesa Vigente no Brasil Colônia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MONTAGNOLI, G. A.; COSTA, Célio Juvenal . O caráter educacional da legislação portuguesa do século XVII. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MONTAGNOLI, G. A.. Educação, direito e religião no Império Português. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MONTAGNOLI, G. A.. Os Jesuítas e a Expansão Portuguesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MONTAGNOLI, G. A.; COSTA, Célio Juvenal . Algumas Considerações sobre o Papel Pedagógico das Punições no Império Português. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MONTAGNOLI, G. A.; COSTA, Célio Juvenal ; CRUBELATI, A, M. . Relações entre punição e educação: a 'pedagogia do medo' nas Ordenações Filipinas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MONTAGNOLI, G. A.; TOISHIMA, A. M. S. ; COSTA, Célio Juvenal . História da Educação no Brasil Colônia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MONTAGNOLI, G. A.; TOISHIMA, A. M. S. ; CRUBELATI, A, M. ; COSTA, Célio Juvenal . O Papel Pedagógico das Punições no Império Português. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MONTAGNOLI, G. A.; COSTA, Célio Juvenal ; CRUBELATI, A, M. . A Escrita da História na Obra De Magistro de Tomás de Aquino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MONTAGNOLI, G. A.; CRUBELATI, A, M. ; TOISHIMA, A. M. S. ; COSTA, Célio Juvenal ; COELHO, M. P. . Os mecanismos de controle das pulsões presentes nas Ordenações Filipinas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MONTAGNOLI, G. A.; TOISHIMA, A. M. S. . Algumas considerações sobre o Ratio Studiorum e a organização da educação nos colégios jesuíticos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MONTAGNOLI, G. A.; TOISHIMA, A. M. S. . Discussão do filme 'Escritores da Liberdade'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
COSTA, Célio Juvenal ; MONTAGNOLI, G. A. ; LEMES, A. . Processo civilizador e legislação:considerações sobre as ordenações portuguesas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MONTAGNOLI, G. A.; COSTA, Célio Juvenal . Considerações Sobre a Legislação Portuguesa do Século XVII: possibilidades analíticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
COSTA, Célio Juvenal ; CRUBELATI, A, M. ; MONTAGNOLI, G. A. . A História da Companhia de Jesus em Portugal no Século XVI: considerações sobre Inácio de Loyola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MONTAGNOLI, G. A.; COSTA, Célio Juvenal . As Ordenações Filipinas e a Organização da Sociedade Portuguesa do Século XVII. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MONTAGNOLI, G. A.; COSTA, Célio Juvenal ; CRUBELATI, A, M. ; LEMES, A. . HIstória do Direito Português no Período das Ordenações Reais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MONTAGNOLI, G. A.. Considerações Sobre a Sociedade Portuguesa do Século XVII: um olhar para a legislação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
MONTAGNOLI, G. A.. O Direito Português no Período Colonial Brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

25.
MONTAGNOLI, G. A.; CRUBELATI, A, M. ; COSTA, Célio Juvenal . Reflexões sobre a Escrita da História. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
MONTAGNOLI, G. A.; COSTA, Célio Juvenal . Reflexões Sobre o Direito Português no Brasil Colônia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MONTAGNOLI, G. A.. Relatos acerca das experi~encias vividas por egressos do curso em suas defesas de TCC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
MONTAGNOLI, G. A.. Filme: "Deans: um grito de justiça". 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
MONTAGNOLI, G. A.; HERNANDES, D. K. . Literatura e Letramento: uma articulação necessária. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
MONTAGNOLI, G. A.; COSTA, Célio Juvenal . A Organização da Sociedade Portuguesa Compreendida a partir da Legislação do Século XVII: um estudo das ordenações reais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
MONTAGNOLI, G. A.. A legislação portuguesa e a organização da sociedade colonial brasileira: um estudo sobre as ordenações reais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
TOISHIMA, A. M. S. ; MONTAGNOLI, G. A. ; COSTA, Célio Juvenal . Os jesuítas e suas ações pedagógicas na América Portuguesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
MONTAGNOLI, G. A.; DAMBRÓS, A.R.T. ; MIRANDA, A.C.T. ; PUBLIO, C.B. ; CIDADE, D.S. ; KWIATKOWWYJ, H. C. ; SANTOS, M. S. T. ; OTOFUJI, M. ; BONDARENCO, Priscila Freire ; ARAUJO, R. C. ; CUSTÓDIO, Tatiana ; VIDOTTI, Thaís Tono ; ROSIN, S.M. . Violência infantil e seus segmentos teóricos: a relevância do trabalho educacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
FAETI, P. ; CALSA. Geiva Carolina ; MONTAGNOLI, G. A. . Multiculturalismo: Pesquisa Acadêmica e Prática Pedagógica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
MONTAGNOLI, G. A.; PUBLIO, C.B. ; OTOFUJI, M. . Limites e possibilidades da atuação do pedagogo: experiência de um estágio em gestão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
MONTAGNOLI, G. A.. Multiculturalismo: o que é isso, professor (a)?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
MONTAGNOLI, G. A.; DAMBRÓS, A.R.T. ; TOISHIMA, A. M. S. ; MIRANDA, A.C.T. ; PUBLIO, C.B. ; CIDADE, D.S. ; KWIATKOWWYJ, H. C. ; OTOFUJI, M. ; SANTOS, P.A. ; BONDARENCO, Priscila Freire ; CUSTÓDIO, Tatiana ; VIDOTTI, Thaís Tono . Violência doméstica contra crianças: diagnóstico e intervenção. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
MONTAGNOLI, G. A.. Compreendendo as representações de multiculturalismo entre professores da educação básica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
MONTAGNOLI, G. A.; DAMBRÓS, A.R.T. ; TOISHIMA, A. M. S. ; MIRANDA, A.C.T. ; PUBLIO, C.B. ; CIDADE, D.S. ; KWIATKOWWYJ, H. C. ; PEREIRA, L, K, I. ; OTOFUJI, M. ; SANTOS, P.A. ; BONDARENCO, Priscila Freire ; ROSIN, S.M. ; CUSTÓDIO, Tatiana ; VIDOTTI, Thaís Tono . Problemas de Aprendizagem: fatores relevantes no processo de aquisição da língua. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
MONTAGNOLI, G. A.; DAMBRÓS, A.R.T. ; TOISHIMA, A. M. S. ; MIRANDA, A.C.T. ; PUBLIO, C.B. ; CIDADE, D.S. ; KWIATKOWWYJ, H. C. ; PEREIRA, L, K, I. ; OTOFUJI, M. ; SANTOS, P.A. ; BONDARENCO, Priscila Freire ; ROSIN, S.M. ; CUSTÓDIO, Tatiana ; VIDOTTI, Thaís Tono . Estudos sobre a História da Alfabetização. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
MONTAGNOLI, G. A.; SANTOS, M. S. T. . Educação sexual nas escolas e o professor bem informado: uma alternativa para lutar contra o abuso sexual infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
MONTAGNOLI, G. A.; CALSA. Geiva Carolina ; OTOFUJI, M. . Gênero e materiais didáticos: representações de gênero observadas em livros didáticos de matemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
MONTAGNOLI, G. A.. Políticas públicas e violência infantil: alguns apontamentos educacionais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
MONTAGNOLI, G. A.; DAMBRÓS, A.R.T. ; MIRANDA, A.C.T. ; PUBLIO, C.B. ; CIDADE, D.S. ; KWIATKOWWYJ, H. C. ; SANTOS, M. S. T. ; OTOFUJI, M. ; BONDARENCO, Priscila Freire ; ARAUJO, R. C. ; CUSTÓDIO, Tatiana ; VIDOTTI, Thaís Tono ; ROSIN, S.M. . Violência/abuso sexual infantil: algumas reflexões necessárias à prática docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
MONTAGNOLI, G. A.. O QUE É MULTICULTURALISMO? REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
MONTAGNOLI ; MONTAGNOLI, G. A. ; DAMBRÓS, A.R.T. ; TOISHIMA, A. M. S. ; MIRANDA, A.C.T. ; PUBLIO, C.B. ; CIDADE, Denis Sanches ; KWIATKOWWYJ, H. C. ; OTOFUJI, M. ; SANTOS, P.A. ; BONDARENCO, Priscila Freire ; ROSIN, S.M. ; CUSTÓDIO, Tatiana ; VIDOTTI, Thaís Tono . Discussão do documentário: Nascidos em bordéis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

47.
MONTAGNOLI, G. A.. "Brinquedos com materiais reutilizáveis: uma alternativa para um futuro sustentável". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
MONTAGNOLI, G. A.; DAMBRÓS, A.R.T. ; MIRANDA, A.C.T. ; PUBLIO, C.B. ; CIDADE, D.S. ; BENTO, F. S. ; KWIATKOWWYJ, H. C. ; NEVES, J. A. ; SANTOS, M. S. T. ; ARAUJO, R. C. ; BERTOLLETI, V.A. ; ROSIN, S.M. . Violência doméstica contra crianças:algumas reflexões. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
ARAUJO, R. C. ; BERTOLLETI, V.A. ; CIDADE, D.S. ; DAMBRÓS, A.R.T. ; KWIATKOWWYJ, H. C. ; MIRANDA, A.C.T. ; MONTAGNOLI, G. A. ; NEVES, J. A. ; OTOFUJI, M. ; PUBLIO, C.B. ; ROSIN, S.M. ; SANTOS, M. S. T. . A indissociabilidade da pesquisa, ensino e extensão: a experiência do PET-Pedagogia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

50.
MONTAGNOLI, G. A.; DAMBRÓS, A.R.T. ; MIRANDA, A.C.T. ; PUBLIO, C.B. ; CIDADE, D.S. ; KWIATKOWWYJ, H. C. ; NEVES, J. A. ; SANTOS, M. S. T. ; OTOFUJI, M. ; ARAUJO, R. C. ; ROSIN, S.M. ; BERTOLLETI, V.A. . A culpa é do Fidel. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

51.
MONTAGNOLI, G. A.; CALSA. Geiva Carolina . Compreendendo as representações de multiculturalismo entre acadêmicos dos cursos de licenciaturas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
MONTAGNOLI, G. A.; CALSA. Geiva Carolina . Multiculturalismo: algumas reflexões acerca da necessidade de sua compreensão por parte dos educadores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
MONTAGNOLI, G. A.; DAMBRÓS, A.R.T. ; MIRANDA, A.C.T. ; PUBLIO, C.B. ; CIDADE, D.S. ; KWIATKOWWYJ, H. C. ; NEVES, J. A. ; SANTOS, M. S. T. ; OTOFUJI, M. ; ARAUJO, R. C. ; ROSIN, S.M. . A indissociabilidade da pesquisa, ensino e extensão: a experiência do PET-Pedagogia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
MONTAGNOLI, G. A.; DAMBRÓS, A.R.T. ; MIRANDA, A.C.T. ; PUBLIO, C.B. ; CIDADE, D.S. ; KWIATKOWWYJ, H. C. ; NEVES, J. A. ; SANTOS, M. S. T. ; ARAUJO, R. C. ; OTOFUJI, M. ; ROSIN, S.M. ; BERTOLLETI, V.A. . A indissociabilidade da pesquisa, ensino e expensão: a experiência do PET-Pedagogia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

55.
MONTAGNOLI, G. A.; DAMBRÓS, A.R.T. ; MIRANDA, A.C.T. ; PUBLIO, C.B. ; CIDADE, D.S. ; BENTO, F. S. ; KWIATKOWWYJ, H. C. ; NEVES, J. A. ; SANTOS, M. S. T. ; ARAUJO, R. C. ; BERTOLLETI, V.A. ; ROSIN, S.M. . Usando a imaginação com materiais recicláveis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MONTAGNOLI, G. A.. Membro da omissão eleitoral para a escolha do chefe de Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP). 2014.

2.
MONTAGNOLI, G. A.. Atuou na mesa receptora de votospara as eleições de Coordenação, Coordenação Adjunta e Conselho Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM - Gestão 2012-2014. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COSTA, Célio Juvenal ; MONTAGNOLI, G. A. . Os jesuítas e a expansão portuguesa. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
MONTAGNOLI, G. A.. Laboratório de Estudos do Império Português. 2013. (Rede social).

2.
MONTAGNOLI, G. A.. Laboratório de Estudos do Império Português. 2013. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
MONTAGNOLI, G. A.; ARAUJO, L. N. . Avaliação institucional e da aprendizagem: considerações necessárias à formação docente. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MONTAGNOLI, G. A.. Leitura e Escrita na Educação a Distância. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MONTAGNOLI, G. A.; TOISHIMA, A. M. S. . Considerações sobre Educação e Trabalho na Sociedade Capitalista. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MONTAGNOLI, G. A.; GHELLERE, F. C. . O Ensino de Ciências e a Formação do Pedagogo: falando de Astronomia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MONTAGNOLI, G. A.. Minicurso: Educação, História e Cultura no Brasil Colônia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MONTAGNOLI, G. A.; TOISHIMA, A. M. S. . Minicurso: O Método Pedagógico dos Jesuítas: explorando o Ratio Studiorum. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
MONTAGNOLI, G. A.. Orientações acerca da utilização da plataforma moodle. 2010. .

8.
MONTAGNOLI, G. A.; ROSIN, S.M. ; DAMBRÓS, A.R.T. ; TOISHIMA, A. M. S. ; MIRANDA, A.C.T. ; PUBLIO, C.B. ; CIDADE, Denis Sanches ; KWIATKOWWYJ, H. C. ; OTOFUJI, M. ; CUSTÓDIO, Tatiana ; VIDOTTI, Thaís Tono . Minicurso: Violência doméstica contra crianças: diagnóstico e intervenção. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
MONTAGNOLI, G. A.; CIDADE, D.S. ; SOUZA, F. ; KWIATKOWWYJ, H. C. ; OCHOA, P. C. A. . "Médicos da Graça Visitam o Sarau". 2008. Teatral.

2.
MONTAGNOLI, G. A.; ARAUJO, R. C. ; BENTO, F. S. ; CIDADE, D.S. ; DAMBRÓS, A.R.T. ; KWIATKOWWYJ, H. C. ; MIRANDA, A.C.T. ; NEVES, J. A. ; OTOFUJI, M. ; PUBLIO, C.B. ; ROSIN, S.M. ; SANTOS, M. S. T. . "A regressão do amor". 2008. Teatral.

3.
MONTAGNOLI, G. A.. "E Zeus criou as musas". 2007. Teatral.

4.
MONTAGNOLI, G. A.. "O aluno é o patrão". 2007. Teatral.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
MONTAGNOLI, GILMAR ALVES; MAIO, E, R; MOLINA, A, A; CAMPOI, I, C; CALSA. Geiva Carolina. Participação em banca de Márcio de Oliveira. Políticas Públicas e Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes: Planos Municipais de Educação do Estado do Paraná como Documentos de (Não) Promoção da Discussão. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Qualificações de Doutorado
1.
TERUYA,T, K; MONTAGNOLI, GILMAR ALVES; CORDOVA, M, T, W; NICODEM, M, F, M. Participação em banca de Gislaine Gonçalves. Documentos Oficiais de 1853-1888 sobre a Criança Negra na Província do Paraná. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História e Historiografia da Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
COSTA, CELIO JUVENAL; MONTAGNOLI, GILMAR ALVES; CUNHA, M, T, S; FRANÇA. F, F; MOREIRA, J. A. S.. Participação em banca de Gislaine Aparecida Valadares de Godoy. Marquesa de Alorna: Pioneira de uma Educação Feminina Emancipadora. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MONTAGNOLI, GILMAR ALVES; ROSIN, S.M.; MAIO, E, R. Participação em banca de Camila de Oliveira Fonseca Santoni. O Papel da Psicopedagogia diante dos Conflitos entre Família e Escola. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
MONTAGNOLI, GILMAR ALVES; ROSIN, S.M.; MAIO, E, R. Participação em banca de Janaína Marques. O Papel da Motivação para a Aprendizagem de Crianças da Primeira Fase do Ensino Fundamental. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
MONTAGNOLI, GILMAR ALVES; MAIO, E, R; OLIVEIRA, Márcio. Participação em banca de Jackson Manoel Matos da Cunha. O Desenvolvimento da Aprendizagem de Crianças Violentadas. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
MONTAGNOLI, GILMAR ALVES; MAIO, E, R; OLIVEIRA, Márcio. Participação em banca de Juliana Aparecida de Araújo Nascimento. Psicopedagogia: Questões de Gêneros e Sexualidades no Âmbito Escolar. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
MONTAGNOLI, GILMAR ALVES. Participação em banca de Daniele Mayumi Sasaki. A Importância da Análise do Desenho com Enfoque no Processo de Aprendizagem e no Desenvolvimento da Criança. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
MONTAGNOLI, GILMAR ALVES. Participação em banca de Suzi Maria Nunes Cordeiro. TDA/H e Possíveis Equívocos: Algumas reflexões Psicopedagógicas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

7.
MONTAGNOLI, G. A.; MIRANDA, P. R.; YAEGASHI, S. F. R.. Participação em banca de Suzi Maria Nunes Cordeiro. TDA/H e possíveis equívocos: algumas reflexões psicopedagógicas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

8.
MONTAGNOLI, G. A.; MIRANDA, P. R.; YAEGASHI, S. F. R.. Participação em banca de Daniele Mayumi Sasaki. A importância da análise do desenho com enfoque no processo de aprendizagem e no desenvolvimento da criança. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, N. C.; MONTAGNOLI, GILMAR ALVES; COELHO, J, P, P. Participação em banca de Maria isabel da Silva.Disciplina de História no 5º Ano do Ensino Fundamental: Análise de um Livro Didático. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
PINGOELLO, I.; MONTAGNOLI, GILMAR ALVES; RODRIGUEIRO, C, R, B. Participação em banca de Tainara de Oliveira Jacomasse.O Aluno Síndrome de Down na Educação Regular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
CROCE, M. L.; MONTAGNOLI, GILMAR ALVES; GOMES, M, A, O. Participação em banca de Amanda da Silva Barbosa.O Pedagogo na Gestão Democrática da Escola: Papéis e Funções Observadas no PIBID. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
MONTAGNOLI, G. A.; CINTRA, E. P. U.; PINGOELLO, I.. Participação em banca de Dayane Dutra Simôes.Medicalização x Educação: reflexões sobre o uso da Ritalina/metilfenidato no Braasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
LIMA, R.; MONTAGNOLI, G. A.; CROCE, M. L.. Participação em banca de Juliana Rodrigues Alves.Educação nos Espaços Urbanos: o fenômeno "rolezinho". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
NEVES, I. C.; MONTAGNOLI, G. A.; PINGOELLO, I.. Participação em banca de Jéssica M. Martins da Silva.A Afetividade nos Desafios da Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

7.
MOREIRA, J. A. S.; MONTAGNOLI, G. A.; OLIVEIRA, N. C.. Participação em banca de Kelly dos Santos Mendes.A Desvinculação das Receitas da União e suas Implicações para a Educação Básica no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

8.
MOREIRA, J. A. S.; MONTAGNOLI, G. A.; OLIVEIRA, N. C.. Participação em banca de Danieli dos Santos Guirro.Breves Considerações Sobre a Política de Formação de Professores Alfabetizadores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

9.
CINTRA, E. P. U.; MONTAGNOLI, GILMAR ALVES; PINGOELLO, I.. Participação em banca de Dayane Dutra Simes.Medicalização X Educação: Reflexões sobre o Uso da Ritalina/Metilfenidato no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

10.
PINGOELLO, I.; MONTAGNOLI, G. A.; TEIXEIRA, E. M. A.. Participação em banca de Fabíola dos Santos França.A influência Familiar no Comportamento Agressivo Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

11.
MONTAGNOLI, G. A.; BOGATSCHOV, D. N.; CANTOS, J.. Participação em banca de Rhuan Petterson Fort.Expressões Pedagógicas Primordiais do Lúdico na Educação Pueril em Erasmo de Roterdã. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá - Cianorte.

12.
MONTAGNOLI, G. A.; GODOY, G. A. V.; CANTOS, J.. Participação em banca de Rozana Francisca de Oliveira.O Professor de Educação Pueril em Erasmo de Roterdã. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá - Cianorte.

13.
SILVA, C. A. M.; ARRIEIRA, C. A.; MONTAGNOLI, G. A.. Participação em banca de Maria José de Assis Elias.O lúdico na educação infantil: algumas reflexões. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

14.
MONTAGNOLI, G. A.; RODRIGUES, E.; COSTA, Célio Juvenal. Participação em banca de Joicy Melo.Artigos e editoriais no Paraná de 1980:um estudo sobre o Jornal da Educação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

15.
MONTAGNOLI, G. A.; MOREIRA, J. A. S.; OLIVEIRA, C. M.. Participação em banca de Priscila Fernanda Pires.Política de ampliação do Ensino Fundamental para 9 anos no Brasil: avanços ou retrocessos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

16.
MONTAGNOLI, G. A.; YAEGASHI, S. F. R.; LAZARETI, L. M.. Participação em banca de Patrícia Luiza de Oliveira.Gravidez na adolescência: repensando o papel da família e da escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

17.
MONTAGNOLI, G. A.; GRANDINI, L.; YAEGASHI, S. F. R.. Participação em banca de Maryelle Raiane Pereira.A Contribuição do Educador no Desenvolvimento Moral da Criança: o Trabalho com regras em Sala de Aula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

18.
MONTAGNOLI, G. A.; YAEGASHI, S. F. R.; GRANDINI, L.. Participação em banca de Camila Fernandes.A Autoridade dos Pais e Professores de Crianças Pequenas: Relação Escola e Família. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CANTOS, J.; RODRIGUEIRO, C, R, B; MONTAGNOLI, G. A.. Comissão de avaliação para promoção docente. 2018. Universidade Estadual de Maringá.

2.
MONTAGNOLI, GILMAR ALVES. Entrevistas no processo de Seleção de Tutor a Distância para o Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado. 2017. Universidade Estadual de Maringá.

3.
MONTAGNOLI, GILMAR ALVES; VOLSI, M,E,F; SILVA, E,E,; RODRIGUEIRO, C, R, B; ALTOÉ, N; COSTA, L, P; HIROSE, K; MOREIRA, J. A. S.. Comissão do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI. 2017. Universidade Estadual de Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Conferência Internacional: O Enfoque Histórico-Cultural em Questão. 2018. (Congresso).

2.
IX Seminário do Grupo de Pesquisa "Educação e Processo Civilizador: Leituras e Diálogos com Norbert Elias". 2017. (Seminário).

3.
Jornada Pedagógica em Espaços Não-Formais de Educação: Curitiba e Cidades Históricas do Paraná. 2017. (Outra).

4.
XIV Seminário de Pesquisa do PPE e I Seminário de Integração entre Graduação e Pós-Graduação. 2017. (Seminário).

5.
A Didática Desenvolvimental da Atividade: os sistemas Galperin-Talizina, Zankoviano e Elkonin-Davidov. 2016. (Outra).

6.
A Didática Desenvolvimental da Atividade: Os Sistemas Galperin-Talizina, Zankoviano e Elkonn-Davidov. 2016. (Outra).

7.
III Evento do Método e Metodologia em Pesquisa na Abordagem do do Materialismo Histórico-Dialético e da Psicologia Histórico-Cultural. 2016. (Encontro).

8.
XXII Semana de Pedagogia da UEM - Alfabetização para Além das Letras. 2016. (Encontro).

9.
I Ciclo de Estudo em Pedagogia Hospitalar. 2014. (Encontro).

10.
II SIMDES - Seminário do Dehscubra - Espaço, cultura e instituições no Império Português dos séculos XVI ao XVIII. 2013. (Simpósio).

11.
XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2013. (Seminário).

12.
Curso de Cinema e Educação.Discussão do filme"Escritores da Liberdade". 2012. (Outra).

13.
IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 2012. (Congresso).

14.
Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação. 2012. (Seminário).

15.
XIV Simpósio Internacional Processos Civilizadores: "civilização, fronteiras e diversidrsidade"ade. 2012. (Simpósio).

16.
I Simpósio do Dehscubra (grupo de pesquisa "Educação, História e Cultura: Brasil, séculos XVI a XVIII). 2011. (Simpósio).

17.
Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE)-2011. 2011. (Seminário).

18.
V Cine PET-Pedagogia: Discutindo Educação. 2011. (Outra).

19.
V Congresso Internacional de História. 2011. (Congresso).

20.
XIII Ciclo de Palestras para se Pensar Educação. 2011. (Seminário).

21.
X Jornada de Estudos Antigos e Medievais e II Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais. 2011. (Congresso).

22.
X Jornada do HISTEDBR: "História da Educação: intelectuais, memória e política". 2011. (Congresso).

23.
XVIII Semana de Pedagogia da UEM; VI Encontro de Pesquisa em Educação. 2011. (Encontro).

24.
II ciclo de atividades UNIPET. 2010. (Outra).

25.
IV Cine PET_Pedagogia: discutindo educação. 2010. (Outra).

26.
V Encontro de Pesquisa em Educação, XVII Semana de Pedagogia da UEM, III Jornada de Gestão Escolar. 2010. (Encontro).

27.
XIII SulPET - Encontro dos Grupos PET da Região Sul. 2010. (Encontro).

28.
4ª Jornada Paranaense dos Grupos PET. 2009. (Encontro).

29.
I Café Pedagógico: Alguns Apontamentos Históricos e Metodológicos sobre a Alfabetização. 2009. (Outra).

30.
I Fórum de Assistência Estudantil. 2009. (Outra).

31.
III Cine PET - Pedagogia: Discutindo Educação. 2009. (Outra).

32.
I Simpósio Internacional de Educação Sexual - SIES. 2009. (Simpósio).

33.
IV Encontro de pesquisa em educação, XVI Semana de pedagogia da UEM, II Jornada de gestão escolar:. 2009. (Encontro).

34.
V Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2009. (Outra).

35.
XI Ciclo de Palestras para se Pensar Educação. 2009. (Seminário).

36.
XII Encontro dos grupos PET da região Sul - SulPET. 2009. (Encontro).

37.
"VI Fórum de Extensão e Cultura da UEM". "Áprender brincando: os princípios para um futuro sustentável". 2008. (Congresso).

38.
Ambientação da comunidade de usuários do Hospital Universitário de Maringá. 2008. (Outra).

39.
Arte e Neuroplasticidade: uma experiência com escultura em argila. 2008. (Oficina).

40.
Casa de areaia: as diversas linguagens que compõem um filme. 2008. (Outra).

41.
I Ciclo de Atividades UNIPET - Aquecimento Global. 2008. (Outra).

42.
II Cine PET-Pedagogia: Discutindo Dducação. 2008. (Outra).

43.
II Fórum das Licenciaturas da UEM. 2008. (Seminário).

44.
III Encontro de Pesquisa em Educação, I Jornada de Gestão Educacional e XV Semana de Pedagogia - Pedagogia 35 anos: História e Memória. 2008. (Encontro).

45.
III Jornada Paranaense dos Grupos PET. 2008. (Encontro).

46.
I Workshop: Brincadeiras em Ambiente Hospitalar. 2008. (Outra).

47.
Mini-curso: "o circo na escola". 2008. (Oficina).

48.
Mini-curso: "o dia do professor e a lei de 1827". 2008. (Seminário).

49.
Mini-curso: "o palhaço e o jogo". 2008. (Oficina).

50.
Mnini-curso: "Distúrbios de aprendizagem: memórias de duas décadas de pesquisa". 2008. (Seminário).

51.
X Ciclo de Palestras para se Pensar Educação. 2008. (Seminário).

52.
XIII Encontro Nacional dos Grupos PET. 2008. (Encontro).

53.
XI SulPET - Encontro dos grupos PET da região Sul. 2008. (Encontro).

54.
XXVI Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) - Extensão: Educação e Cultura. 2008. (Seminário).

55.
I Encontro científico do CCH - As ciências humanas e as políticas públicas na Pós-Modernidade. 2007. (Seminário).

56.
II Encontro de Pesquisa em Educação - V Jornada de prática de ensino - XIV Semana de Pedagogia da UEM:. 2007. (Encontro).

57.
IX Ciclo de palestras para se pensar a educação. 2007. (Seminário).

58.
Mini-curso: Formação Humana e Educação. 2007. (Encontro).

59.
VI Encontro da ANPHLAC (Associação Nacional de Pesquisadores de História Latino-Americana e Caribenha) e X seminário de História da UEM. 2004. (Encontro).

60.
X Seminário de Pesquisa do Departamento de História e I Fórum do Programa de Pós-Graduação em História: As faces de Clio. 2004. (Seminário).

61.
I Seminário Internacional de História. 2003. (Seminário).

62.
VIII Seminário de Pesquisa em História: História, Acervos e Fontes. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MONTAGNOLI, G. A.. Seminário de Atividades PDE - Turma 2016. 2017. (Outro).

2.
MONTAGNOLI, GILMAR ALVES. III Evento do Método e Metodologia em Pesquisa na Abordagem do Materialismo Histórico-Dialético e da Psicologia Histórico-Cultural. 2016. (Outro).

3.
MONTAGNOLI, G. A.. XXII Semana de Pedagogia da UEM - Alfabetização para Além das Letras. 2016. (Outro).

4.
MONTAGNOLI, G. A.. XXI Semana de Pedagogia da UEM - "Educação Escolar: Aprendizagem e Desenvolvimento". 2014. (Outro).

5.
MONTAGNOLI, G. A.. Coordenador de Sessão de Comunicação - XXI Semana de Pedagogia da UEM. 2014. (Outro).

6.
MONTAGNOLI, G. A.. III Jornada de Estudos Pedagógicos da EaD/UEM. 2013. (Outro).

7.
MONTAGNOLI, G. A.. Seminário de Pesquisa do Programa dePós-graduação em Educação. 2012. (Outro).

8.
MONTAGNOLI, G. A.. Coordenador de Sessão de Trabalhos no Evento de Extensão XIX Semana de Pedagogia da UEM. 2012. (Congresso).

9.
MONTAGNOLI, G. A.. II Jornada de Estudos do Curso de Pedagogia a Distância da UEM:a formação do professor na educação a distância. 2012. (Outro).

10.
MONTAGNOLI, G. A.. Curso de Cinema e Educação. 2012. (Outro).

11.
MONTAGNOLI, G. A.. XVIII Semana de Pedagogia da UEM - Educação e Escola: saberes e práticas e VI Encontro de Pesquisa em Educação. 2011. (Outro).

12.
MONTAGNOLI, G. A.. Coordenador de Sessão de Comunicação: XVIII Semana de Pedagogia da UEM. 2011. (Congresso).

13.
MONTAGNOLI, G. A.. I Jornada de Estudos do Curso de Pedagogia a Distância da UEM. 2011. (Outro).

14.
MONTAGNOLI, G. A.. Coordenador de Sessão de Trabalhos no Evento de Extensão XVII Semana de Pedagogia da UEM. 2010. (Congresso).

15.
MONTAGNOLI, G. A.. I Simpósio Internacional de Educação Sexual - SIES. 2009. (Congresso).

16.
MONTAGNOLI, G. A.. I GinCAPED. 2009. (Outro).

17.
MONTAGNOLI, G. A.. XI Ciclo de Palestras para se Pensar Educação. 2009. (Outro).

18.
MONTAGNOLI, G. A.. III Cine PET - Pedagogia Discutindo Educação. 2009. (Outro).

19.
MONTAGNOLI, G. A.. I Café Pedagógico: Alguns Apontamentos Históricos e Metodológicos sobre a Alfabetização. 2009. (Outro).

20.
MONTAGNOLI, G. A.. III Encontro de Pesquisa em Educação, I Jornada de Gestão Educacional e XV Semana de Pedagogia - Pedagogia 35 anos: História e Memória. 2008. (Congresso).

21.
MONTAGNOLI, G. A.. Arte e Neuroplasticidade: uma experiência com a escultura em argila. 2008. (Outro).

22.
MONTAGNOLI, G. A.. II Cine PET-Pedagogia: Discutindo Educação. 2008. (Outro).

23.
MONTAGNOLI, G. A.. X Ciclo de Palestras Para se Pensar Educação. 2008. (Outro).

24.
MONTAGNOLI, G. A.; DAMBRÓS, A.R.T. ; MIRANDA, A.C.T. ; NEVES, J. A. ; SANTOS, M. S. T. . III Sarau do Curso de Pedagogia: "Uma luz do chão". 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Renata Pedroso Leonel. A Aprendizagem Humana na Perspectiva da Teoria Histórico-Cultural: Contribuições à Atuação em Psicopedagogia. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

2.
Zedequias Vieira Cavalcante. Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Centro Universitário de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

3.
Ecione Caetano de Paula. O Ensino Profissionalizante para o Adulto: desafios e possibilidades. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR) - Centro Universitário de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

4.
Daliah Alves Coelho Trevisan. Tecnologias na Educação: a importância da inserção das tecnologias no processo educacional. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Centro Universitário de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

5.
Daiana Gobbo Lopes. A Atuação Docente Frente ao Uso Crescente da Internet em Sala de Aula. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Centro Universitário de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

6.
Aline Pinto Rodrigues. O Processo Ensino e Aprendizagem e a Formação de Professores para o Ensino Superior com Ênfase em Saúde. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Centro Universitário de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

7.
Karine Bueno Vargas. Educação Ambiental: o ensino que reflete na realidade. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Centro Universitário de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

8.
Rodolfo faria Brumate. Ensino Superior no Brasil: uma reflexão sobre as problemáticas atuais. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Centro Universitário de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maiara Beatriz Ferreira Balbino. A Utilização da tecnologia em Ambiente Escolar e os Desafios da Organização do Trabalho Pedagógico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

2.
Camila da Silva Cavassani. O Lúdico e o Desenvolvimento Infantil: Contribuições da Perspectiva histórico-Cultural. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

3.
Kátia Maiara Abad da Cruz. As Contribuições do Estágio Curricular Supervisionado para a Atuação Docente no Ensino Fundamental: Reflexões com Base na Visão dos/as Formandos/as do Curso de Pedagogia da UEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

4.
Glícia Elen Pelizer Alves. Educação de Jovens e Adultos e teoria Histórico-Cultural: Por uma Aprendizagem que Promova o Desenvolvimento Humano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

5.
Letícia Valéria Bazani. A Alfabetização na Nova Base Nacional Comum Curricular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

6.
Ana Paula Venâncio Seraphim dos Santos. O Papel da Afetividade no Desenvolvimento Cognitivo na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

7.
Ivone Maximo Feijó. Limites e Possibilidades da Educação de Jovens e Adultos: das vivências aos estudos teóricos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

8.
Patrícia da Silva Taldivo. A Atuação da Companhia de Jesus no Brasil Colônia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

9.
Gabriela Gonçalves Matheus. A Literatura Infantil no Processo de Alfabetização e Letramento: desafios e possibilidades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

10.
Adriana Pires Pinheiro. A Importância da Leitura nas Séries Iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

11.
Francielle Cassiano Pimenta Sousa. A Violência nas Escolas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

12.
Eunice Mota de Oliveira. A Importância da Afetividade na Interação Professor-Aluno. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

13.
Géssica da Silva Teodoro. Literatura: O Despertar da Criança para o Prazer em Ler. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

14.
Janete Mendes da Silva Silvestre. Família e Escola: Uma Parceria em Favor do Educando. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

15.
Sara Hungaro Lazaretti. Educação Sexual nas Séries Iniciais no Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

16.
Patrícia Karla da Silva Mantovi. Qual a importância da Literatura Infantil no Desenvolvimento da Criança?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

17.
Alessandra Alves Portella Machado. Relação Família e Escola e sua Influência no Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

18.
Mariana Emília Salesse. Contribuições dos Contos de Fadas na Formação do Leitor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

19.
Cleuza Fernandes da Silva. A Importância dos Jogos Pedagógicos na Sala de Aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

20.
Cleonice Aparecida Raphael da Silva. Pedagogia Histórico-Crítica e Interdisciplinaridade: Uma Proposta para o Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

21.
Claudia Valéria de Melo Freitas Alves. A Contação de História e as Atribuições na Formação de um Bom Leitor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

22.
Aparecida Miranda. Contribuições da Avaliação Diagnóstica nas Séries Iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

23.
Carlos Wesley de Oliveira. O Ensino de Música na Educação Infantil: Desafios e Possibilidades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

24.
Adriana Patrícia Nachbar. A Importância da Literatura Infantil na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

25.
Edna Pereira da Silva Sanches. Pesquisa Histórica Sobre a Formação da Família: Relação Família-Escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

26.
Dinaran Josiane Vida Aristides. A Importância do trabalho com a Consciência Fonológica na Educação Pré-Escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

27.
Carmem Rodrigues Teixeira. Como Auxiliar Portadores de TDAH para a Aprendizagem Escolar?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

28.
Moacir Mariano Barbosa Filho. A Importância do Brincar e a Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Uma Análise Documental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

29.
Marcela Justo da Silva. Bullyng nas Escolas: Prevenção e Combate à Prática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

30.
Patrícia de Morais Lopes Pereira. Autoridade Docente: Abordagens e Posturas Diante da Violência Escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

31.
Solange de Souza Costa. O Papel do Professor e as Metodologias Utilizadas na Escola Hoje. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

32.
Vanda Maria da Silva Diogo. O Papel do Pedagogo Junto ao Professor Alfabetizador. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

33.
Mara Lucia Dariva Orlandi. Aluno Autista: Um Desafio para o Professor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

34.
Natiele Quirino Bento. A Agressividade Infantil no Âmbito Escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

35.
Viviane Giselli de Almeida Farias. Família e Escoa: Parceiros no Processo de Desenvolvimento da Criança. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

36.
Silmara Neves Marchioni. Pedagogia Hospitalar: Formação e Atuação Docente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

37.
Ivonete Aparecida Vilela da Silva. Novas Tecnologias Digitais e a Educação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

38.
Adenilson José de Solza. Implantação e Fechamento das Escolas Rurais no Estado do Paraná e Município de Siqueira Campos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

39.
Cristiane Mary Pereira dos Santos. A Importância da Família no Processo de Acompanhamento da Aprendizagem da Criiança. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.

40.
Leandro da Silva. Indisciplina a Escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gilmar Alves Montagnoli.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MONTAGNOLI, G. A.2018MONTAGNOLI, G. A.; COSTA, CELIO JUVENAL . Educação, Justiça e Configuração Social na América Portuguesa no Século XVII. REVISTA COMUNICAÇÕES, v. 24, p. 149, 2018.

2.
MONTAGNOLI, G. A.2018MONTAGNOLI, G. A.; COELHO, M. P. ; SILVA, D. H. . Processo Civilizador e Educação Escolar: algumas articulações. Comunicações, v. 25, p. 163-175, 2018.



Outras informações relevantes


- Foi membro do Centro Acadêmico do curso de Pedagogia (CAPED) da Universidade Estadual de Maringá de agosto de 2008 até agosto de 2010.


- Atuou como monitor no evento de extensão "II Encontro de Pesquisa em Educação - V Jornada de Prática de Ensino - XIV Semana de Pedagogia da UEM: 'violência na escola e da escola' ", realizado no período de 05 a 10 de novembro de 2007.


- Atuou como monitor no seminário "FERA COM CIÊNCIA 2008"- Módulo Maringá, realizado de 25 a 29 de agosto de 2008.


- Atuou como monitor da "I GinCAPED", uma gincana organizada pelo Centro Acadêmico do curso de Pedagogia (CAPED) com o objetivo de integrar acadêmicos do curso.


- Atuou como monitor no projeto de extensão: "PET com as escolas" desenvolvido pela União dos Grupos PET da UEM (UniPET) por meio da Pró-Reitoria de Ensino.


- Atuou como monitor no Evento de Extensão "IV Encontro de Pesquisa em Educação, XVII Semana de Pedagogia da UEM, II Jornada de Gestão Escolar: ' A Formação do Professor e Intervenções Pedagógicas Hmanizadoras" (2009).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 15:22:34