Edinéia Aparecida Chaves de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8173276977353185
  • Última atualização do currículo em 25/05/2018


Possui magistério (1997), graduação em Letras pela URI- Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Erechim, 2002). Também é pedagoga e especialista em Educação Especial. Fez seu PDE na rede estadual de ensino em Análise Linguística durante os anos de 2013/2014. É mestra (2008) e doutora (2013) em Ciências da Linguagem pela UNISUL (SC). Atualmente é professora titular - Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco (SEED/PR). Sua experiência compreende a área de Linguística, com ênfase em produção textual. Ainda trabalha com projetos educacionais envolvendo gêneros textuais no Ensino Fundamental, com Psicolinguística e alfabetização, além de cursos sobre redação escolar e gêneros argumentativos na pós-graduação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edinéia Aparecida Chaves de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA;Edinéia Aparecida Chaves de

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, Iap.
Rua São Lazáro, nº 629
Cento
85835000 - Jesuítas, PR - Brasil
Telefone: (44) 3531231
Fax: (44) 35351236


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em CIÊNCIAS DA LINGUAGEM.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: ANÁLISE CRÍTICA MULTIMODAL DA COMODIFICAÇÃO DE HOMENS E MULHERES EM CAPAS DE CDS DE MÚSICA FUNK, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: JOSÉ FÁBIO RÁUEN.
Coorientador: DÉBORA DE CARVALHO FIGUEIREDO.
Palavras-chave: Análise Crítica do Discurso. Linguística Sistêmico.
2006 - 2008
Mestrado em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: A EXPRESSÃO DA IDENTIDADE FEMININA NO GÊNERO MUÚSICA FUNK: ESTUDO DE CASO EM LETRAS DE CANÇÕES DA FASE ERÓTICA DO MOVIMENTO,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Débora de Carvalho Figueiredo.
Palavras-chave: mulher, identidade, funk.
2007 - 2009
Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA. (Carga Horária: 360h).
Sociedade Educacional de Santa Catarina, SOCIESC, Brasil.
Título: LINGUAGEM E CÁLCULO ATRAVÉS DE JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE ALUNOS COM DÉFICIT EM APRENDIZAGEM..
Orientador: Fernando Wolff Mendonça..
2002 - 2003
Especialização em Educação Com Ênfase em Educação Ambiental. (Carga Horária: 450h).
Instituto Brasileiro de Pós Graduação E Extenção, IBPEX, Brasil.
Título: Educação Ambiental e Formação Docente.
Orientador: José Tarciso Fialho.
2008 - 2011
Graduação em PEDAGOGIA.
Faculdade de Pinhais, FAPI, Brasil.
Título: Bullying escolar: novas faces do preconceito.
Orientador: Eliane Rodrigues.
1999 - 2002
Graduação em Letras.
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2007
Espanhol Básico. (Carga horária: 180h).
Faculdade de Pinhais, FAPI, Brasil.
2005 - 2007
INGLÊS BÁSICO. (Carga horária: 180h).
Faculdade de Pinhais, FAPI, Brasil.
2006 - 2006
Disseminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 80h).
Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, COLÉGIOHUMBERTO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Sou professora da área de português e leciono para o ensino fundamental e médio durante 40 horas. Sou QPM em dois concursos publicos de 20 horas cada. Um concurso é de 2003 e outro de 2009.

Atividades

04/2006 - Atual
Serviços técnicos especializados , Secretaria Estadual de Educação do Paraná, .

Serviço realizado
coordenação do programa Paraná Alfabetizado.
12/2004 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
lingua portuguesa
12/2004 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
língua portuguesa

Colégio Estadual Santa Tereza do Oeste, CESTO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora titular, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2003 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
português


Projetos de pesquisa


2016 - 2016
Projeto de Pesquisa e desenvolvimento de estratégias para análise de dados e produção de relatórios relativos à consulta pública de proposta preliminar da Base Nacional Comum Curricular
Descrição: 1- Desenvolver consultorias nas escolas da rede privada do Paraná e elaborar seminários com o objetivo de acompanhar e orientar as atividades desenvolvidas 2-Consolidação de relatórios analíticos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2005
PREMIO AGRINHO2005, SENAR PR.
2004
PREMIO AGRINHO 2004, SENAR/PR.
2003
PREMIO AGRINHO 2003, SENAR/PR.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA. NOVAS VELHAS MULHERES? REFLETINDO SOBRE OS DISCURSOS DE GÊNERO. In: 3º Jornada Internacional de Estudos do Discurso, 2015, Maringá. Anais-3ª Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 2º Encontro Internacional da Imagem em Discurso, 2015. p. 1-14.

2.
OLIVEIRA. ESTIMULAÇÃO TEMPRANA E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO. In: JELL, 2014, Marechal Cândido Rondom. Anais da 17ª JELL, 2014. p. 1-10.

3.
OLIVEIRA; CARVALHO, T. R. C. V. . Ser periférico na periferia. In: XI Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e II Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-americano, 2013, Cascavel. Anais do XI Seminário Nacional de Literatura, História e Memória. Cascavel, 2013. p. 1-15.

4.
OLIVEIRA. O DISCURSO SOBRE AS MULHERES FRUTA NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO: NOVAS FORMAS DE COMODIFICAÇAO DO FEMININO NA MODERNIDADE TARDIA. In: X CELSUL, 2012, CASCAVEL. Anais do X CELSUL, 2012. p. 1-15.

5.
OLIVEIRA; CARVALHO, T. R. C. V. . LINGUAGEM E LINGUÍSTICA: PERSPECTIVAS E REFLEXÕES HISTÓRICAS. In: 15° JELL-Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Marechal Cândido Rondon. 14ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Marechal Cândido Rondon, 2012. p. 1-7.

6.
MIOTTO, Franciele Siqueira ; OLIVEIRA . A PORNOGRAFIA NA PÓS-MODERNIDADE: MANUTENÇÃO DE DISCURSOS DE GÊNEROS. In: XIII Encontro Estadual de História- A ESCRITA DA HISTÓRIA, 2012, Londrina/ PR. X I I I E n c o n t r o E s t a d u a l d e H i s t ó r i a A N P U H - P R, 2012. p. 884-895.

7.
OLIVEIRA. A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO FUNK: UMA ANÁLISE TEXTUAL ATRAVÉS DA GRAMÁTICA VISUAL. In: 4 ° JORNADA ACADÊMICA DAS LICENCIATURAS DO CTESOP, 2011, ASSIS CHATEAUBRIAND. 4° JORNADA ACADÊMICA DAS LICENCIATURAS DO CTESOP, 2011.

8.
OLIVEIRA. Tecnologia e aprendizagem: diferenças e analogias entre esses conceitos. In: XX CELLIP, 2011, Londrina. Anais do XX Seminário do CELLIP 25 anos. Londrina: UEL, 2011.

9.
OLIVEIRA. Tecnologia na educação: questionando a aprendizagem pelas Tics. In: V Jornada acadêmica das licenciaturas-Letras, 2010, Assis Chateaubriand. 3° Jornada Integrada dos cursos, 2010.

10.
OLIVEIRA. A comodificação feminina na rede de práticas discursivas multimodais que promovem o Funk: um exemplo discursivo da transformação da mulher em um produto sexual e comercial na modernidade tardia. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 9: diásporas, diversidades, deslocamentos, 2010, Florianópolis. Anais Eletrônicos, 2010.

11.
OLIVEIRA. A comodificação feminina através de recursos multimodais. In: IX Encontro do CELSUL, 2010, Florianópolis. Anais do IX Encontro do CELSUL, 2010.

12.
OLIVEIRA. LINGUAGEM E CÁLCULO ATRAVÉS DE JOGOS LÚDICOS: LITERATURA NO ENSINO DE ALUNOS COM DÉFICIT EM APRENDIZAGEM.. In: 4° 4º SLIJSC- SEMINÁRIO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL DE SANTA CATARINA, 2009, Florianópolis. 4° SEMINÁRIO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL DE SANTA CATARINA, 2009.

13.
OLIVEIRA. ANÁLISE LINGUÍSTICA A PARTIR DO LÚDICO: UMA PERSPECTIVA FUNCIONAL DA LINGUAGEM. In: XIX CELLIP, 2009, Cascavel. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Cascavel, 2009.

14.
OLIVEIRA. Mídia e consumo: a nova identidade dos cidadãos em diferentes gêneros textuais. In: V SIGET- Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2009, Caixias do Sul. Anais ... SIGET. Caixias do Sul: UCS Universidade de Caixias do Sul, 2009. p. 1-11.

15.
Edinéia Aparecida Chaves de. A IDENTIDADE FEMININA NO GÊNERO TEXTUAL MÚSICA FUNK. In: CELSUL 2008, 2008, PORTO ALEGRE. CELSUL 2008. PORTO ALEGRE: EDITORA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS, 2008.

16.
OLIVEIRA. A expressão da identidade feminina no Gênero Textual Música Funk. In: 4º SIGET, 2007, Tubarão. Anais ... SIGET. Tubarão, 2007. v. 4.

17.
Edinéia Aparecida Chaves de. A EXPRESSÃO DA IDENTIDADE FEMININA NAS LETRAS DE MÚSICAS FUNK. In: CELSUL 2006, 2006, PELOTAS. CELSUL 2006. PELOTAS: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELÓTAS, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA. Estimulação Temprana: uma experiência em educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
OLIVEIRA. A comodificação feminina no funk através de recursos lingüísticos multimodais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA. Linguagem e cálculo através de jogos lúdicos: literatura no ensino de alunos com déficit em aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA. A representação feminina nas propagandas televisivas: discursos de manutenção do sexismo. Curitiba, PR: Secretaria Estadual de Educação do Paraná, 2013 (Unidade didática em caderno pedagógico).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA. Fórum social pela alfabetização. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
Edinéia Aparecida Chaves de. Literatura: Métodos e Práticas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
OLIVEIRA. FAD Escrita Notícia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
OLIVEIRA. Práticas na Educação Infantil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
OLIVEIRA. Inteligências Múltiplas e Metodologias de Ensino. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
OLIVEIRA. As inteligências múltiplas na aprendizagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
OLIVEIRA. Narrativa conto de terror. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
OLIVEIRA. A formação docente e as práticas da escrita. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
Edinéia Aparecida Chaves de. Produção e Reestruturação Textual: Encaminhamentos Metodológicos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
OLIVEIRA. Gênero e Diversidade Sexual - REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: NOVOS E MÚLTIPLOS OLHARES. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
OLIVEIRA. Análise Linguística a partir do lúdico: metodologias alternativas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Jornada Internacional de Estudos do Discurso.Novas velhas mulheres? Refletindo sobre os discursos de gênero. 2015. (Outra).

2.
17 ª JELL.ESTIMULAÇÃO TEMPRANA E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO. 2014. (Outra).

3.
16ª JELL-Jornada Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Ser periférico na periferia. 2013. (Outra).

4.
Fazendo Gênero 10: Desafios atuais dos feminismos.A pornografia no gênero musical funk. 2013. (Seminário).

5.
VII Encontro Internacional de Letras: Literatura e Linguística: Linguagens do século XXI.As teorias discurivas e ensino: perspectivas e relações. 2013. (Encontro).

6.
XI Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e II Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-americano.Ser periférico na periferia. 2013. (Seminário).

7.
X Celsul.O discurso sobre as mulheres fruta no Jornal Folha de São Paulo: novas formas de comodificação do feminino na modernidade tardia. 2012. (Encontro).

8.
XIII Encontro Estadual de História: A escrita da História.http://tyronemello.blogspot.com.br/2012/04/xiii-encontro-estadual-de-historia.html. 2012. (Encontro).

9.
XV JELL- Jornada Internacional de Estudos Línguisticos e Literários.LINGUAGEM E LINGUISTICA: PERSPECTIVAS E REFLEXÕES HISTÓRICAS. 2012. (Encontro).

10.
4° JORNADA ACADÊMICA DAS LICENCIATURAS DO CTESOP.A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO FUNK: UMA ANÁLISE TEXTUAL ATRAVÉS DA GRAMÁTICA VISUAL. 2011. (Encontro).

11.
Inteligências Múltiplas. 2011. (Oficina).

12.
XX CELLIP.Tecnologia e aprendizagem: diferenças e analogias entre esses conceitos. 2011. (Seminário).

13.
3ª Jornada Integrada dos Cursos UNIMEO CTESOP.Tecnologia na Educação: Questionando a Aprendizagem pelas TICs. 2010. (Outra).

14.
FAZENDO GÊNERO 9: DIÁSPORAS, DIVERSIDADES, DESLOCAMENTOS.A COMODIFICAÇÃO FEMININA NA REDE DE PRÁTICAS DISCURSIVAS MULTIMODAIS QUE PROMOVEM O FUNK: UM EXEMPLO DISCURSIVO DA TRANSFORMAÇÃ DA MULHER EM UM PRODUTO SEXUAL E COMERCIAL NA MODERNIDADE TARDIA.. 2010. (Seminário).

15.
IX CELSUL- CIRCULO DE ESTUDOS LINGUISTICOS DO SUL.A comodificação feminina no funk através de recursos lingüísticos multimodais. 2010. (Encontro).

16.
V SIGET- Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.MÍDIAS E CONSUMO: A NOVA IDENTIDADE DOS CIDADÃOS EM DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS. 2009. (Simpósio).

17.
XIX CELLIP.ANÁLISE LINGUÍSTICA A PARTIR DO LÚDICO: UMA PERSPECTIVA FUNCIONAL DA. 2009. (Seminário).

18.
A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE IDENTIDADES: RAP E JUVENTUDE URBANA. 2008. (Outra).

19.
CELSUL 2008. A IDENTIDADE FEMININA NO GÊNERO TEXTUAL MÚSICA FUNK. 2008. (Congresso).

20.
FAZENDO GÊNERO-Corpo, Violência e Poder.A imagem da mulher nos CDs funk. 2008. (Seminário).

21.
4º SIGET _Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.A expressão da identidade feminina no Gênero Textual Música funk. 2007. (Simpósio).

22.
I SIMPEL.Uma Leitura de Imagens: a expressão da identidade feminina nos CDs Funk. 2007. (Seminário).

23.
33rd international Systemic Functional Congress. 33rd International Systemic Functional Congress. 2006. (Congresso).

24.
CELSUL.A expressão da identidade feminina nas letras de músicas funk. 2006. (Encontro).

25.
UNISUL CONTEXTO E V SEMANA INTEGRADA DAS LICENCIATURAS.A EXPRESSÃO DA IDENTIDADE FEMININA NO GENERO MUSICAL FUNK. 2006. (Encontro).

26.
Segunda Semana de Letras. 2000. (Encontro).

27.
SENELP. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA. CELSUL. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Thiara Colombo Ferreira. Uma conversa sobre a dislexia. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - União Educacional do Oeste Paranaense. Orientador: Edinéia Aparecida Chaves de Oliveira.

2.
Juliana Souza Maria. O desenvolvimento e a inclusão da criança com dislexia no ensino regular. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graducação em Psicopedagogia) - Uniao Paranaense de Ensino. Orientador: Edinéia Aparecida Chaves de Oliveira.

3.
Bruna Serafim Cinti. GAGUEIRA: UMA ABORDAGEM ANALÍTICA DAS PRINCIPAIS TEORIAS ETIOLÓGICAS E SUAS VERTENTES COM ÊNFASE NO AMBIENTE FAMILIAR E ESCOLAR. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graducação em Psicopedagogia) - Uniao Paranaense de Ensino. Orientador: Edinéia Aparecida Chaves de Oliveira.

4.
Leonice de Andrade. Qualidade de vida para o deficiênte visual. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Centro Universitário Leonardo da Vinci. Orientador: Edinéia Aparecida Chaves de Oliveira.



Outras informações relevantes


Fui aprovada em três concursos públicos municipais no estado do Paraná entre 1999 e 2002. Também  no concurso público para professora estadual do Paraná em 2003 e em 2007. Atualmente trabalho com assessoria de professores, cursos sobre os gêneros textuais no ensino, preparação para o ENEM com cursos de redação escolar e com o gênero artigo científico e monografia, nas faculdades



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 9:55:30