Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
JARDIM, M.; ALMADA, C. L.; SA, P.. Participação em banca de Flávio Xavier de Brito Paiva. ARRANJO ONLINE: ferramenta online para o aprendizado de arranjo, com foco em grupos de instrumentos de sopro. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PITOMBEIRA, L.; LUCAS, M. V.; ALMADA, C.L.. Participação em banca de Marcel de Castro-Lima. Composição de Suíte para orquestra de sopros a partir de modelagem sistêmica de cinco ponteios do terceiro caderno de Camargo Guarnieri. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALMADA, C.L.; ADOUR, F.; GENTIL-NUNES, P.. Participação em banca de Bernardo Ramos Pinto. A composição para violão a partir da mediação entre textura e técnica. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALMADA, C. L.; SENNA NETO, C.; PITOMBEIRA, L.. Participação em banca de Pedro Zisels Machado Ramos. Formalização de um contracanto pixinguiniano arquetípico: aplicações composicionais. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SA, P.; ALMADA, C. L.; FERRER, M.. Participação em banca de Fernando Novaes Duarte. Bandolim hoje: questões interpretativas e notacionais. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LUCAS, M. V.; ALMADA, C. L.; BRAGA, L. O.. Participação em banca de Rafael Soares Bezerra. Análise, intertextualidade e composição: a criação de Aurora e Arrebol a partir de três canções de Guinga. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALMADA, Carlos de L.; LUCAS, M. V.; CARDOSO, A.. Participação em banca de Desirée Johanna Mesquita Mayr. Os processos criativos de Leopoldo Miguez no primeiro movimento da Sonata para Violino e Piano op.14. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GENTIL-NUNES, P.; LUCAS, M. V.;
ALMADA, Carlos de L.. Participação em banca de Daniel Moreira de Sousa. Perspectivas para a análise textural a partir da mediação entre a teoria dos contornos e a análise particional. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
VENTROMILLA, C.; ALMADA, C. L.; CARNEIRO, M.. Participação em banca de André de Freitas Milagres. Parábola (1973): Uma aproximação entre as ideias de Leo Brower e de Paul Klee. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
PINTO, M. T. P.; RONAI, L.; ALMADA, C.L.; BRAGA, L. O.. Participação em banca de Mário Sève Wanderley Lopes. Fraseado do choro: uma análise de estilo por padrões de recorrência. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
BITTENCOURT, R. N.; ALMADA, C. L.; GROSMAN, M.. Participação em banca de Érico Tourinho Bonfim. A Sonata em fá menor de Rosemary Brown: uma discussão estilística. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALMADA, Carlos de L.; GUBERNIKOFF, C.; GENTIL-NUNES, P.. Participação em banca de Jorge Luiz de Lima Santos. A textura musical na obra de Pierre Boulez. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALMADA, Carlos de L.; SENNA NETO, C.; GENTIL-NUNES, P.. Participação em banca de Fábio Monteiro de Souza. A imagem, timbre e textura no Prélude à L?après-Midi d?un Faune sob a ótica do poema homônimo de Stéphane Mallarmé. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALMADA, Carlos de L.; LUCAS, M. V.; NOGUEIRA, M. V.. Participação em banca de Jorge Luiz dos Santos. Recital de conclusão do curso de Mestrado em Música (composição). 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GENTIL-NUNES, P.; GUBERNIKOFF, C.;
ALMADA, Carlos de L.. Participação em banca de André Codeço dpos Santos. Gesto textural e planejamento composicional. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
TABORDA, M. E.; LEITE, V. D.;
ALMADA, Carlos de L.. Participação em banca de Armildo Uzeda Pires Filho. Grupo de compositores Prelúdio 21: Obras para violão. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Teses de doutorado
NASCIMENTO, H. G.; ALMADA, C. L.; VISCONTI, E. L.; CARVALHO, J. A. L. L.; ANTUNES, G. U. G.. Participação em banca de Eduardo F. de Almeida Lobo. O violão elétrico do Concerto Carioca no.1 de Radamés Gnatalli: estudo histórico, analítico e estilístico visando à interpretação. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.
MOREIRA, A. L. C.; ALMADA, C.L.; IKEDA, A. T.; MACHADO, C. G.; LACERDA, M. B.. Participação em banca de Cibele Palopoli. Violão velho, Choro novo: processos composicionais de Zé Barbeiro. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.
ALMADA, C. L.; GUBERNIKOFF, C.; LUCAS, M. V.; GENTIL-NUNES, P.; PITOMBEIRA, L.. Participação em banca de Desirée Johanna Mesquita Mayr. DEVELOPING VARIATION IN JOHANNES BRAHMS OP.78 AND LEOPOLDO MIGUÉZ OP.14 VIOLIN SONATAS. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALMADA, Carlos de L.; GENTIL-NUNES, P.; SALLES, P. T.; ALVES, A. S.; VOTTA, R.. Participação em banca de Joel Miranda Bravo de Albuquerque. Simetria na música pós-tonal. Rede de projeções por inversão.. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.
BOREM, F.; ALMADA, C.L.; FABRIS, B.; NUNES, M.; GARCIA, M.. Participação em banca de Leonardo Barreto Linhares. Os choros de Belini Andrade: estilo composicional e suas implicações na performance musical. 2016. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
BARRENECHEA, L.; NOGUEIRA, M. V.; ALMADA, C. L.; BOSISIO, P.; SANTOS, J. W.. Participação em banca de Mariana Idebski Salles. Ciência na Arte - Arte na Ciência: Aplicação de Coneitos Técnicos-Interpretativos e Didáticos em Obras para Violino e Piano de Marcos Raggio de Salles. 2016. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, C. A.; LANZELOTTE, R.; FAGERLANDE, M.;
ALMADA, Carlos de L.; BARRENECHEA, S. A.. Participação em banca de Mayra Pereira. A circulação de instrumentos musicais no Rio de Janeiro. 2013. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
LUCAS, M. V.; CICHELLI, R.; LEVIN, R.; GUBERNIKOFF, C.; LEITE, V. D.;
ALMADA, Carlos de L.. Participação em banca de Neder Nassaro. A experimentação como poética musical e suas notações. 2011. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Qualificações de Doutorado
PITOMBEIRA, L.; ADOUR, F.; ALMADA, C.L.. Participação em banca de ALEXANDRE DE SOUZA FERREIRA DA SILVA PINTO. JOGOS MUSICAIS: o jogo como estratégia composicional. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PITOMBEIRA, L.; ADOUR, F.; ALMADA, C.L.. Participação em banca de HELDER ALVES DE OLIVEIRA. MODELAGEM GESTÁLTICA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALMADA, C. L.; PITOMBEIRA, L.; GENTIL-NUNES, P.. Participação em banca de Érico Tourinho Bomfim. Musicologia da mediunidade: investigando a música atribuída ao espírito de Franz Liszt pela médium compositora Rosemary Brown. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GENTIL-NUNES, P.; ADOUR, F.; ALMADA, C. L.. Participação em banca de Sérgio Vitor de Souza Ribeiro. A poética composicional de Marcos Alan. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALMADA, C. L.; LUCAS, M. V.; GENTIL-NUNES, P.. Participação em banca de Desirée Johanna Mesquita Mayr. Developing Variation in Johannes Brahms Op.78 and Leopoldo Miguéz Op.14 Violin Sonatas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
NOGUEIRA, M. V.; PIEDADE, A.; ALMADA, C. L.. Participação em banca de William Fernandes de Souza. COMPOSIÇÃO E PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS DO CHORO: ESTUDOS DE CASO RIO DE JANEIRO 2017. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LUCAS, M. V.; ALMADA, Carlos de L.; PINTO, M. T. P.. Participação em banca de Pedro Paiva Garcia de Sá. Interpretação de Obras Brasileiras Inéditas para Tímpano Solo. Análises e Sugestões Interpretativas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
NOGUEIRA, M. V.; PINTO, M. T. P.; ALMADA, Carlos de L.. Participação em banca de Júlio Merlino. Processos de formação de sentido musical na improvisação jazzística. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Qualificações de Mestrado
PITOMBEIRA, L.; ADOUR, F.; ALMADA, C. L.. Participação em banca de Leandro Chrispim Pires. Modelagem Sistêmica das Cartas Celestes I-III de Almeida Prado para a geração de repositórios composicionais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALMADA, C. L.; ADOUR, F.; PITOMBEIRA, L.. Participação em banca de Pedro Zisels Machado Ramos. Estudos estruturais em contraponto de Pixinguinha: ritmo e contorno melódico. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PITOMBEIRA, L.; ALMADA, Carlos de L.; GENTIL-NUNES, P.. Participação em banca de Gabriel Mesquita. A acústica da influência: uma recomposição da intertextualidade na música. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PITOMBEIRA, L.; ALMADA, C. L.; GENTIL-NUNES, P.. Participação em banca de Marcel de Castro Lima. Composição de "Suíte para orquestra de sopros" a partir da modelagem sistêmica de cinco ponteios do terceiro caderno de Camargo Guarnieri. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LUCAS, M. V.; ALMADA, C. L.; BRAGA, L. O.. Participação em banca de Rafael Soares Bezerra. Análise, intertextualidade e composição: a criação de Aurora e Arrebol a partir de três canções de Guinga. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
GENTIL-NUNES, P.; ADOUR, A.; ALMADA, C.L.. Participação em banca de Filipe de Mattos Rocha. estruturas Musicais e Hibridação no Jongo da Serrinha. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GROSMAN, M.;
ALMADA, Carlos de L.; GENTIL-NUNES, P.. Participação em banca de Érico Tourinho Bonfim. A sonata em fá menor de Rosemary Brown: Uma discussão estilística. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PITOMBEIRA, L.; GENTIL-NUNES, P.; ALMADA, C.L.. Participação em banca de Rodrigo Balthar Furman. O corpo como instrumento: composição musical a partir da captura de gestos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GENTIL-NUNES, P.; GUBERNIKOFF, C.;
ALMADA, Carlos de L.. Participação em banca de André Codeço dos Santos. Planejamento composicional a partir de dados da Análise Particional. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GENTIL-NUNES, P.; LUCAS, M. V.;
ALMADA, Carlos de L.. Participação em banca de Daniel Moreira de Sousa. Contornos musicais e as progressões texturais: uma aplicação composicional. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALMADA, Carlos de L.; CARDOSO, A.; LUCAS, M. V.. Participação em banca de Desirée Johanna Mesquita Mayr. Os processos criativos de Leopoldo Miguez no primeiro movimento da Sonata para Violino e Piano op.14. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALMADA, Carlos de L.; GUBERNIKOFF, C.; GENTIL-NUNES, P.. Participação em banca de Jorge Luiz de Lima Santos. Textura musical na obra de Pierre Boulez. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALMADA, Carlos de L.; LUCAS, M. V.; GENTIL-NUNES, P.. Participação em banca de Fábio Monteiro de Souza. Imagem, timbre e textura no Prélude à l'après-midi d'un faune. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
TABORDA, M. E.; LEITE, V. D.;
ALMADA, Carlos de L.. Participação em banca de Armildo Uzeda Pires Filho. Grupo de compositores Prelúdio 21: Obras para violão. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
PITOMBEIRA, L.; ADOUR, F.; ALMADA, C. L.. Participação em banca de Ivo Senra.Recital de Conclusão de Curso de Graduação em Composição Musical.
2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Composição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PITOMBEIRA, L.; VIDAL, J.; ALMADA, C. L.. Participação em banca de Hugo Braga.Recital de Conclusão de Curso de Graduação em Composição Musical.
2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Composição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PITOMBEIRA, L.; VIDAL, J.; ALMADA, C. L.. Participação em banca de Hugo Braga.Recital de Conclusão de Curso de Graduação em Composição Musical.
2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Composição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PITOMBEIRA, L.; ALMADA, C. L.; ADOUR, F.. Participação em banca de Max Kühn Barcellos da Rocha.Participação como membro de banca de avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Composição Musical na UFRJ.
2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Composição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PITOMBEIRA, L.; ALMADA, C. L.; ADOUR, F.. Participação em banca de Claudia Usai Gomes.Participação como membro de banca de avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Composição Musical na UFRJ.
2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Composição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PITOMBEIRA, L.; ALMADA, C. L.; ADOUR, F.. Participação em banca de Rodrigo Valente Pascale.Participação como membro de banca de avaliação de Recital de Conclusão de Curso de Graduação em Composição Musical na UFRJ.
2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Composição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SCHUBERT, A.; ALMADA, C. L.; COHEN, S.. Participação em banca de Felipe Portugal.Participação como membro de banca de avaliação de Recital de Conclusão de Curso de Graduação em Composição Musical na UFRJ.
2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Composição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SCHUBERT, A.; ALMADA, C. L.; VERZONI, M.. Participação em banca de Rômulo Cardoso de Lima.Recital de Conclusão de Curso de Graduação em Composição Musical de Rômulo Cardoso de Lima.
2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Composição Musical) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PITOMBEIRA, L.; ALMADA, C.L.; ADOUR, F.. Participação em banca de Adriel Viturino.Recital de Conclusão de Curso de Graduação em Composição Musical de Adriel Viturino.
2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Composição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PITOMBEIRA, L.; ALMADA, C.L.; ADOUR, F.. Participação em banca de Lucas Chaboudet.Recital de Conclusão de Curso de Graduação em Composição Musical de Lucas Chaboudet.
2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Composição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SCHUBERT, A.; ALMADA, C.L.; FUX, L.. Participação em banca de Thiago Moreira Brito.Recital de Conclusão de Curso de Graduação em Composição Musical de Thiago Brito.
2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Composição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SCHUBERT, A.; ALMADA, C. L.; RACHID, Alexandre. Participação em banca de Noel Hansen do Nascimento.Recital de Conclusão de Curso de Graduação em Composição Musical de Noel Hansen do Nascimento.
2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GENTIL-NUNES, P.; MERLINO, J.;
ALMADA, Carlos de L.. Participação em banca de Hugo Chiaradia.Recital de Conclusão de Curso de Composição Musical.
2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Composição Musical) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GENTIL-NUNES, P.; LUCAS, M. V.;
ALMADA, Carlos de L.. Participação em banca de Lucas Pinto Braga.Recital de Conclusão de Curso de Graduação em Composição Musical.
2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CAESAR, R.;
ALMADA, Carlos de L.; COHEN, S.. Participação em banca de Marcílio Rufino.Pontuação vermelha.
2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Composição Musical) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
NOGUEIRA, M. V.;
ALMADA, Carlos de L.; HERZOG, J.. Participação em banca de Rodolfo Iriarte Tortima.Recital de Conclusão de Curso de Graduação em Composição Musical.
2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Composição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
NOGUEIRA, M. V.;
ALMADA, Carlos de L.; RACHID, Alexandre. Participação em banca de Leandro Moraes.Recital de Conclusão de Curso de Graduação em Composição Musical.
2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Composição Musical) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GENTIL-NUNES, P.;
ALMADA, Carlos de L.; DANTAS, Paulo. Participação em banca de Lurenço Vasconcellos.Recital de Conclusão de Curso de Graduação em Composição Musical.
2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Composição Musical) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
LUCAS, M. V.;
ALMADA, Carlos de L.; KORENCHENDLER, D.. Concurso público para professor doutor efeitvo de Instrumentação e Orquestração, Contraponto e Fuga e Harmonia.
2014. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALMADA, Carlos de L.; LUCAS, M. V.; NOGUEIRA, M. V.; GENTIL-NUNES, P.; PITOMBEIRA, L.. III Concurso Nacional de Composição da Escola de Música da UFRJ.
2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CARRASCO, C.;
ALMADA, Carlos de L.; FREITAS, S.; HASHIMOTO, F.; SCHROEDER, J.. Concurso Público de Professor Doutor, MS-3, nas disciplinas de Arranjo e Harmonia.
2011. Universidade Estadual de Campinas.
GENTIL-NUNES, P.; NOGUEIRA, M. V.;
ALMADA, Carlos de L.. Concurso para professor substituto de harmonia e composição.
2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALMADA, Carlos de L.. Concurso Público UFRJ 2009 para músico técnico-administrativo violonista (prova prática).
2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Outras participações
GENTIL-NUNES, P.; ALMADA, C. L.; BARROS, F.; BITTENCOURT, P.; ALVARES, S.; SCOVINO, F.; AUGUSTO, A. J.. Participação como membro de comissão de credenciamento e recredenciamento do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2018.
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ROCHA, C. S.; ALMADA, C. L.; FONSECA, D. R.; HARDERCHPEK, R. C.; CARDOSO, R.. Participação como membro ad hoc de comissão avaliadora do Prêmio CAPES de Teses 2018, de âmbito nacional.
2018.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
ALMADA, Carlos de L.; MATTA, A. P.; NUNES, J. A.. Membro de banca avaliadora da 39a Jornada de Iniciação Científica da UFRJ.
2017.
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALMADA, Carlos de L.; NOGUEIRA, M. V.; HOLMES, B.. Processo Seletivo para Professor Substituto do Departamento de Composição da Escola de Música da UFRJ.
2016.
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
NOGUEIRA, M. V.;
ALMADA, Carlos de L.; FAGERLANDE, A.. Concurso de Composição para Quinteto Experimental de Sopros.
2010.
Universidade Federal do Rio de Janeiro.