Cristiane Gonçalves Dagostim

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3918026924826916
  • Última atualização do currículo em 10/02/2017


Doutora e Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2009), possui graduação em Letras - Português/Inglês - Licenciatura Plena pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004) e graduação em Ensino da Língua e da Cultura Italiana a Estrangeiros - Università Italiana Per Stranieri (2006). Docente da Faculdade Satc - Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina. Professora em caráter efetivo na Escola de Educação Básica João Dagostim. Professora no Colégio Madre Tereza Michel. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino, Língua Portuguesa, Gênero, Análise de Discurso, Metodologia Científica, Psicopedagogia e Dificuldades de Aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristiane Gonçalves Dagostim
Nome em citações bibliográficas
DAGOSTIM, C. G.

Endereço


Endereço Profissional
Associação Beneficiente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina, Faculdade Satc.
Rua Pascoal Meller, 73
Universitário
88805380 - Criciúma, SC - Brasil - Caixa-postal: 362
Telefone: (48) 34317500
URL da Homepage: www.portalsatc.com


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Linguagem verbal e linguagem imagética: funcionamento e efeitos de sentido em práticas de alfabetização e letramento, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Prof. Dra. Maria Marta Furlanetto.
Coorientador: Prof. Dra. Leonete Schmidt.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2009
Mestrado em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: A charge ? funcionamento e efeitos de sentido em atividades escolares: leitura, pesquisa e produção textual,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Dra. Maria Marta Furlanetto.
Palavras-chave: Análise de Discurso; Ensino; Metáfora; Charge.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2014 - 2015
Especialização em Psicopedagogia Clínica. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
Título: O processador de texto como recurso às atividades de escrita.
2008 - 2010
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 480h).
Escola Superior de Criciúma, ESUCRI, Brasil.
Título: Artigo Científico: O uso de processador de texto como apoio a alunos disléxicos nas atividades de produção textual..
Orientador: Andréia Ana Bernardini.
2005 - 2006
Especialização em Literatura brasileira e construção de texto.. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Padre João Bagozzi, BAGOZZI, Brasil.
Título: O poder ideológico da linguagem publicitária à uz da análise de discurso..
Orientador: Ivone Ceccato.
2003 - 2006
Graduação em Ensino da Língua e da Cultura Italiana a Estrang..
Universita Italiana Per Stranieri, U.I.P.S., Itália.
Título: Il linguaggio pubblicitario sotto l´aspetto dell`analisi del discorso nella prospettiva didattica dell´insegnamento della lingua italiana.
Orientador: Marcello Silvestrini.
Bolsista do(a): Unisul; Governo Brasileiro e Italiano, GOV, Brasil.
2001 - 2004
Graduação em Letras - Português/Inglês - Licenciatura Plena.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: A análise publicitária sob o viés da análise de discurso.
Orientador: Ruth de Farias Coral.




Formação Complementar


2016 - 2016
Utilização dos Recursos do Pacote de Aplicativos do Office 365. (Carga horária: 3h).
Faculdade SATC, FASATC, Brasil.
2016 - 2016
Língua Portuguesa e Prática de Produção Textual. (Carga horária: 140h).
Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2016 - 2016
Metodologias ativas de aprendizagem. (Carga horária: 4h).
Faculdade SATC, FASATC, Brasil.
2016 - 2016
Era uma vez uma tartaruguinha. (Carga horária: 4h).
Imaginarte, IMAGINARTE, Brasil.
2016 - 2016
II Encontro de Docentes da Faculdade Satc. (Carga horária: 6h).
Faculdade SATC, FASATC, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Corso di Aggiornamento per Insegnanti di Italiano a Stranieri. (Carga horária: 120h).
Università per Stranieri di Perugia, UNISTRAPG, Itália.
2015 - 2015
Semana Pedagógica 2015-1. (Carga horária: 10h).
Faculdade SATC, FASATC, Brasil.
2015 - 2015
Encontro de Docentes. (Carga horária: 3h).
Faculdade SATC, FASATC, Brasil.
2015 - 2015
Semana Pedagógica 2014-2. (Carga horária: 10h).
Faculdade SATC, FASATC, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Corso di Aggiornamento per Insegnanti di Italiano a Stranieri. (Carga horária: 120h).
Università per Stranieri di Perugia, UNISTRAPG, Itália.
2010 - 2010
Formação de Prof. de Italiano para Estrangeiros. (Carga horária: 100h).
Universidade para Estrangeiros de Perugia, UNISTRAPG, Itália.
2010 - 2010
Estratégias de Comunicação Aplicadas a Docentes. (Carga horária: 24h).
Faculdade SATC, FASATC, Brasil.
2010 - 2010
Estratégias de Comunicação Aplicadas a Docentes. (Carga horária: 24h).
Associação Beneficiente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina, SATC, Brasil.
2010 - 2010
Sistemas de avaliação da ES e o ENADE. (Carga horária: 8h).
Faculdade SATC, FASATC, Brasil.
2010 - 2010
Avaliação Institucional e ENADE. (Carga horária: 8h).
Faculdade SATC, FASATC, Brasil.
2009 - 2009
Spreading Wings. (Carga horária: 43h).
Fisk University, FISK, Estados Unidos.
2009 - 2009
Realinhamento pedagógico da EDUTEC. (Carga horária: 40h).
Associação Beneficiente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina, SATC, Brasil.
2009 - 2009
Pela Excelência da Prática Docente. (Carga horária: 5h).
Sistema de Ensino Dom Bosco, DOM BOSCO, Brasil.
2009 - 2009
Letramento e perspectivas de alfabetização na incl. (Carga horária: 5h).
Centro Sul_Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, CENSUPEG, Brasil.
2009 - 2009
Formação Integrada 2009. (Carga horária: 5h).
Rede Pitágoras, PITÁGORAS, Brasil.
2008 - 2008
Metodologia, Didática de Ensino, Avaliação e Trans. (Carga horária: 16h).
Associação Beneficiente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina, SATC, Brasil.
2008 - 2008
Desen. Hab. Construção de Vínculo com os alunos. (Carga horária: 2h).
Associação Beneficiente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina, SATC, Brasil.
2008 - 2008
Projeto Político Pedagógico: A Identidade da Escol. (Carga horária: 60h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2008 - 2008
Dislexia. (Carga horária: 60h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2008 - 2008
Formação Continuada I. (Carga horária: 2008h).
Faculdades Associadas de Santa Catarina - Faculdades Energia, FASC, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de Formação de Contadores de História. (Carga horária: 20h).
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, SESC, Brasil.
2007 - 2007
IV Fórum para Educadores e Pais. (Carga horária: 10h).
Colégio São Bento - Criciúma, SÃO BENTO, Brasil.
2006 - 2006
Orientação Educacional e Psicometria Escolar. (Carga horária: 240h).
Instituto Pedagógico Teleducativo Superior do Magistério, VERITAS, Brasil.
2006 - 2006
Neuropedagogia: Educação Holística. (Carga horária: 240h).
Instituto Pedagógico Teleducativo Superior do Magistério, VERITAS, Brasil.
2006 - 2006
Pedagogia da Marginalização. (Carga horária: 240h).
Instituto Pedagógico Teleducativo Superior do Magistério, VERITAS, Brasil.
2006 - 2006
Autismo. (Carga horária: 200h).
Instituto Pedagógico Teleducativo Superior do Magistério, VERITAS, Brasil.
2005 - 2005
Trabalhar com o Excel. (Carga horária: 60h).
Targett´s Assessoria e Consultoria Empresarial, TARGETT´S, Brasil.
2005 - 2005
O ato da comunicação. (Carga horária: 30h).
Targett´s Assessoria e Consultoria Empresarial, TARGETT´S, Brasil.
2005 - 2005
O Educador. (Carga horária: 30h).
Targett´s Assessoria e Consultoria Empresarial, TARGETT´S, Brasil.
2005 - 2005
Visão humana e visão profissional. (Carga horária: 30h).
Targett´s Assessoria e Consultoria Empresarial, TARGETT´S, Brasil.
2004 - 2004
Formação Professores de Língua e Cultura Italiana. (Carga horária: 30h).
Centro de Cultura italiana - Paraná/Santa Catarina, CCI - PR/SC, Brasil.
2004 - 2004
Percorsi del Design Italiano. (Carga horária: 20h).
Centro de Cultura Italiana - Paraná / Santa Catarina, CCI - PR/SC, Brasil.
2004 - 2004
Storia dell´Arte Italiana. (Carga horária: 20h).
Centro de Cultura Italiana - Paraná / Santa Catarina, CCI - PR/SC, Brasil.
2004 - 2004
Oratória. (Carga horária: 30h).
Targett´s Assessoria e Consultoria Empresarial, TARGETT´S, Brasil.
2004 - 2004
A Reeducação da Dislexia.
Centro de Cultura Italiana - Paraná / Santa Catarina, CCI - PR/SC, Brasil.
2001 - 2004
Língua e cultura italiana - regular. (Carga horária: 288h).
Centro de Cultura italiana - Paraná/Santa Catarina, CCI - PR/SC, Brasil.
2001 - 2004
Língua e Cultura Italiana. (Carga horária: 288h).
Centro de Cultura Italiana - Paraná / Santa Catarina, CCI - PR/SC, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Seminário de Apresentação Pública de Monografias. (Carga horária: 20h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em I Seminário Regional Aplisc/Unisul. (Carga horária: 8h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Inglês Avançado - Intermediário. (Carga horária: 45h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2003 - 2003
Português Básico I. (Carga horária: 100h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC, SENAC/SC, Brasil.
2003 - 2003
O uso educacional da internet. (Carga horária: 30h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2003 - 2003
Prática Pedagógica e Processos Interativos Humanos. (Carga horária: 30h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Italiano Nível I. (Carga horária: 50h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2002 - 2002
Aperfeiçoamento e reciclagem para prof de inglês. (Carga horária: 8h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Aperfeiçoamento e reciclagem para prof. de Inglês. (Carga horária: 8h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2001 - 2001
Inglês - 1º fase. (Carga horária: 64h).
Centro de Treinamento CTPCI, CTPCI, Brasil.
2000 - 2000
Inglês - Básico. (Carga horária: 64h).
Centro de Treinamento CTPCI - Perform English, CTPCI, Brasil.
1999 - 1999
Windows, CorelDraw, PageMaker, PhotoShop. (Carga horária: 66h).
Centro de Ensino de Informática - Study Data, STUDY DATA, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade SATC, FASATC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente da Faculdade SATC, Carga horária: 20
Outras informações
Docente nos Cursos: Engenharia Mecânica Engenharia Elétrica Engenharia Química Disciplinas: Comunicação e Expressão Metodologia Científica Design Gráfico Disciplinas: TCC Comunicação e Expressão Design Gráfico Disciplina: Língua Portuguesa


Colégio Madre Tereza Michel, MTM - MICHEL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Produção Textual e Gramática, Carga horária: 10
Outras informações
Professora do Ensino Médio


Escola de Educação Básica João Dagostim, EEBJOÃO DAGOSTIM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20


Curso e Colégio Energia, CCE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações
Corretora de Redações - Ensino Fundamental e Médio

Atividades

04/2006 - 02/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação, Gramática

Faculdades Associadas de Santa Catarina - Faculdades Energia, FASC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Português Instrumental, Carga horária: 2
Outras informações
Graduação - Sistemas de Informação - Português Instrumental

Atividades

06/2007 - Atual
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental

Gabarito - Curso Preparatório para Concursos, GABARITO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Interpretação e Podução Textual, Carga horária: 4

Atividades

03/2007 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação
Interpretação de Texto

Centro de Cultura italiana - Paraná/Santa Catarina, CCI - PR/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Curso Integrativo Bilingüe - Cidade de Siderópolis Curso Adulto

Atividades

02/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua e Cultura italiana

Prefeitura Municipal de Criciuma, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

04/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua e Cultura Italiana

Escola de Educação Básica Coelho Neto, EEBCN, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professora em Caráter Temporário - ACT

Atividades

08/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Escola de Educação Básica Eng. Sebastião Toledo dos Santos, STS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

02/2006 - 05/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação
Literatura
Língua Portuguesa

Escola de Educação básica João Dagostim, EEBJD, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor em Caráter Temporário - ACT

Atividades

03/2003 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portugresa e Literatura
03/2003 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portugresa e Literatura

Escola de Educação básica Joaquim Ramos, EEBJR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 10
Outras informações
Aplicação do Método da Panlexia para a Reeducação da Dislexia na Língua Portuguesa.

Atividades

09/2004 - 12/2004
Estágios , Escola de Educação Básica Joaquim Ramos, .

Estágio realizado
Aplicação do Método da Panlexia para a Reducação da Dislexia na Língua Portuguesa.

Escola de Educação Básica padre Miguel Giacca, EBPMG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor em Caráter Temporário - ACT

Atividades

05/2005 - 07/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Imagem Laser Desenhos e Artes Gráficas Ltda., IMAGEM LASER DE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arte finalista, Carga horária: 40

Atividades

02/2001 - 02/2004
Serviços técnicos especializados , Imagem Laser Desenhos e Artes Gráficas Ltda., .

Serviço realizado
Digitalização de Imagens, Arte final, Confecção de Fotolitos, Atendimento ao Público Interno..

Vetor Comércio, Marketing e Serviços Ltda., FOTOLITO, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arte finalista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/1999 - 07/2000
Serviços técnicos especializados , Vetor Comércio, Marketing e Serviços Ltda., .

Serviço realizado
Digitalização de Imagens, Arte final, Confecção de Fotolitos, Atendimento ao Público Interno..


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Literatura Brasileira.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria Literária.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Concurso público - Secretaria de Educação de Santa Catarina - Língua Portuguesa, Secretaria de Educação de Santa Catarina.
2012
Bolsista do Observatório da Educação - A criança com dificuldade no processo de alfabetização e a dificuldade no acompanhamento da turma, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.
2010
Menção Honrosa - Crônica - XI Concurso Literário da Academia Criciumense de Letras, Academia Criciumense de Letras.
2010
Bolsista do Observatório da Educação: Alfabetização com letramento: a formação inicial e continuada e trabalho docente nas escolas da rede pública da região sul de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.
2010
Bolsa de Estudos: Corso per insegnanti d´italiano all´estero, Università Per Stranieri di Perugia.
2006
3º Lugar - Categoria Adulto - Concurso de Poemas, Academia Criciumense de Letras.
2005
Bolsa de Estudos - Itália / Perugia, Universidade para Estrangeiros de Perugia - Itália.
2003
Menção Honrosa - Concurso de Poemas, Universidade do Sul de Santa Catarina.
2002
Prêmio Unisul de Incentivo ao Estudante, Universidade do Sul de Santa Catarina.
2000
Menção Honrosa - Concurso de Poemas, Academia Criciumense de Letras.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DAGOSTIM, C. G.. A charge como gênero discursivo. Jornal Diário Catarinense, Cderno de Cultura (SC), p. 03 - 03, 28 nov. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASTELAN, J. ; DAGOSTIM, C. G. . Metodologia Científica presencial e a distância: um comparativo de desempenho docente e discente. In: Congresso Nacional de ambientes hipermídia para a aprendizagen, 2013, João Pessoa. Anais do 6º Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, de 04 a 06 de setembro de 2013 [recurso eletrônico]: Tecnologias Contemporâneas: Acessibilidade Digital e seus Desafios. João Pessoa: Ideia Editora, 2013. p. CD-ROM.

2.
DAGOSTIM, C. G.. Linguagem não verbal nas aulas de língua portuguesa: hora da diversão ou do aprendizado?. In: SILEL - XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2013, Uberlândia. Edição atual - Anais do SILEL. Uberlândia: EDUFU, 2013. v. 3.

3.
ROSSO, J. C. ; MEDEIROS, D. P. ; DAGOSTIM, C. G. . A Tradução Intersemiótica como ferramenta na criação de projetos de Design de Superfície: Mario Quintana, vida e obra por meio da superfície cerâmica. In: 10° P&D Design ? Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luís. Anais do X Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design: 10 - 13 de Outubro de 2012. São Luís: EDUFMA, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DAGOSTIM, C. G.; FURLANETTO, M. M. ; SCHMIDT, L. L. . Letramento imagético e material didático: relação possível a partir da perspectiva sócio-histórica de letramento e da análise do discurso. In: X Celsul - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2012, Cascavel. X Encontro do CELSUL: Círculo de Estudos Linguísticos do Sul: caderno de programação e resumos, 2012. v. 10.

2.
DAGOSTIM, C. G.. A prática de produção textual a partir do gênero imagético charge. In: I Sielp - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2011, Uberlândia. Cederno de Resumos, 2011.

3.
DAGOSTIM, C. G.. Gênero Charge: estratégias para a leitura e produção textual no contexto escolar. In: I SIMFOP - Simpósio sobre Formação de Professores: infâncias e linguagens em debate, 2008, Tubarão. xxx, 2008.

4.
DAGOSTIM, C. G.. Gênero Charge no Contexto Escolar: Estratégia para o Ensino da Língua Portuguesa. In: CELSUL - Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul, 2008, Porto Alegre. Encontro do CELSUL - Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul. Pelotas: EDUCAT, 2008. v. 8. p. 225-226.

5.
DAGOSTIM, C. G.; Édina da Silva de Freitas ; Eloíse de Souza Alano . Contribuições das sequências didáticas no ensino da língua portuguesa. In: V SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino - Teorias Lingüísticas e Ensino: Possibilidades E Limites, 2007, Pelotas. V SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino - Teorias Lingüísticas e Ensino: Possibilidades E Limites. Pelotas: EDUCAT - Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2007.

6.
DAGOSTIM, C. G.; Édina da Silva de Freitas ; Eloíse de Souza Alano . O ensino de língua portuguesa por meio de seqüências didáticas estratégicas. In: I SINPEL - Seminário Integrado de Pesquisas em Lingüística, 2007, Florianópolis. Site: http://sinpel.pbwiki.com/Resumos+Comunica%C3%A7%C3%B5es, 2007.

7.
DAGOSTIM, C. G.. O uso da publicidade de estampa como instrumento eficaz no ensino da língua italiana. In: Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2007, Ponta Grossa. Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
DAGOSTIM, C. G.. Letramento imagético e material didático: relação possível a partir da perspectiva sócio-histórica de letramento e da análise do discurso.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
DAGOSTIM, C. G.. Análise do Discurso e letramento: relação possível para pensar as práticas de ensino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
AZEREDO, J. L. ; DAGOSTIM, C. G. . Minicurso: Desconstruindo abismos: unindo filosofia e poesia na construção do conhecimento, projeto 'Nietzsche-zaratustriano'.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
DAGOSTIM, C. G.. Letramento visual e gêneros imagéticos no processo de alfabetização e letramento.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SCHMIDT, L. L. ; AGUIAR, L. C. ; DAGOSTIM, C. G. ; GRECO, M. T. C. ; FURGHESTTI, M. L. S. ; FERNANDES, R. C. . Mesa-Redonda: Alfabetização e Cidadania. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
DAGOSTIM, C. G.; CARDOSO, R. C. F. ; AMARAL, A. S. S. ; ROUSSENQ, C. M. ; SCHUMACHER, M. S. ; BARBOSA, N. R. M. . Seminário de socialização das pesquisas do projeto de alfabetização com letramento: a formação inicial e continuada e trabalho docente nas escolas da rede pública da região sul de Santa Catarina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
DAGOSTIM, C. G.. Letrar por meio dos gêneros textuais: por quê?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
DAGOSTIM, C. G.; KINDERMANN, C. A ; FURLANETTO, M. M . Gênero da mídia impressa e ambiente virtual de aprendizagem: entrevista e conversação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
DAGOSTIM, C. G.. A prática de produção textual a partir do gênero imagético charge. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
DAGOSTIM, C. G.. Gênero Charge: estratégia para a leitura e produção textual no contexto escolar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
DAGOSTIM, C. G.. O gênero charge no contexto escolar: estratégia para a leitura e produção textual. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
DAGOSTIM, C. G.. Dislexia: um problema oculto na sala de aula. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
DAGOSTIM, C. G.; Édina da Silva de Freitas ; Eloíse de Souza Alano . Contribuições das seqüências didáticas no ensino da língua portuguesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
DAGOSTIM, C. G.; Édina da Silva de Freitas ; Eloíse de Souza Alano . O ensino de língua portuguesa por meio de seqüências didáticas estratégicas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
DAGOSTIM, C. G.. O uso da publicidade de estampa como instrumento eficaz no ensino da língua italiana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FERNANDES, F. M. ; MWEWA, C. M. ; DAGOSTIM, C. G. . O verso do anverso: teoria, crítica e literaturas africanas. Unisul, 2012 (Resenha).

2.
DAGOSTIM, C. G.. Alan Turing entre a Lingüística e a Informática 2007 (Resenha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
DAGOSTIM, C. G.. Assessoria na elaboração do Livro Pensamento Vivo - volume XVIII e revisão final. 2013.

2.
DAGOSTIM, C. G.. Assessoria na elaboração da Revista Quiz Michel - 2a volume. 2013.

3.
DAGOSTIM, C. G.. Consultora Ad Hoc na avaliação de projetos de pesquisa submetidos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2012.

4.
DAGOSTIM, C. G.. Assessoria na elaboração da Revista Quiz Michel. 2012.

5.
DAGOSTIM, C. G.. Assessoria na elaboração do Livro Pensamento Vivo - volume XVII e revisão final. 2012.

6.
DAGOSTIM, C. G.. Assessoria na elaboração do Livro Pensamento Vivo - volume XVI e revisão final. 2011.

7.
DAGOSTIM, C. G.. Coordenação de Mesa de Comunicação Científica do 4º SIGET (Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais).. 2007.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ZAPELINI, C. S. M. ; SCHLICKMANN, M. S. P. ; CUSTODIO, R. L. B. ; DAGOSTIM, C. G. . Práticas pedagógicas e alfabetização: desafios contemporâneos. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MWEWA, C. M. ; DAGOSTIM, C. G. ; AZEREDO, J. L. . Arte e Educação: pesquisa, extensão e experiências estéticas nos diversos contextos da arte e da educação. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
DAGOSTIM, C. G.; CARDOSO, R. C. F. ; AMARAL, A. S. S. ; ROUSSENQ, C. M. ; SCHUMACHER, M. S. ; BARBOSA, N. R. M. . Seminário de socialização das pesquisas do projeto de alfabetização com letramento: a formação inicial e continuada e trabalho docente nas escolas da rede pública da região sul de Santa Catarina. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
SCHMIDT, L. L. ; AGUIAR, L. C. ; DAGOSTIM, C. G. ; GRECO, M. T. C. ; FURGHESTTI, M. L. S. ; FERNANDES, R. C. . Alfabetização e Cidadania. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
DAGOSTIM, C. G.. Gênero da mídia impressa e ambiente virtual de aprendizagem: entrevista e conversação.. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
DAGOSTIM, C. G.. Formação das Olimpíadas de Língua Portuguesa. 2016. .

2.
DAGOSTIM, C. G.. Formação continuada nos anos iniciais do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação. 2014. .

3.
NEUBERT, P. S. ; DAGOSTIM, C. G. . Metodologia Científica. 2012. (Revisora de Conteúdo de livro didático).

4.
QUEVEDO, S. R. P. ; DAGOSTIM, C. G. . Comunicação e Expressão. 2012. (Supervisora de conteúdo de livro didático).

5.
FURLANETTO, M. M ; KINDERMANN, C. A ; DAGOSTIM, C. G. . Gênero da mídia impressa e ambiente virtual de aprendizagem ? entrevista e conversação. 2011. (Coordenação de mesa-redonda no SIMFOP. (Extensão)).

6.
BURIGO, L. ; Lara, L. L. ; DAGOSTIM, C. G. . Com o carvão mineral, há 50 anos esta história começou. 2009. (Editoração/Livro).

7.
DAGOSTIM, C. G.. Dislexia: o perigo oculto na sala de aula. 2008. .

8.
DAGOSTIM, C. G.. Formação de Professores de Língua Italiana. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
DAGOSTIM, C. G.. 8º Concurso da Academia Criciumense de Letras - Entrevista com a professora Cristiane Gonçalves Dagostim e os alunos premiados no concurso. 2007.

2.
LETRAS, A. C. ; DAGOSTIM, C. G. . Academia Criciumense de Letras - Revista Academica VIII. 2006 (Poema - Precisando de Silencio).

Demais trabalhos
1.
DAGOSTIM, C. G.. Brisa. 2003 (Poema) .

2.
DAGOSTIM, C. G.. Um sonho sonhador. 2003 (Poema) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DAGOSTIM, C. G.; CECHINEL, A.; CABRAL, G. S.. Participação em banca de Daiane da Rosa Fregúlia. Representações do espaço escolar nas obras O Ateneu, de Raul Pompéia, e Os Rios Profundos, de José Maria Arguedas. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário de Educação Transdisciplinar e XII Encontro de Psicopedagogia. 2016. (Seminário).

2.
3º Encontro das Academias de Letras do Sul de Santa Catarina. 2013. (Encontro).

3.
Conferência: "Flusser com Freud - tradução, sujeito e cultura". 2013. (Outra).

4.
III Selep - Seminário de Leitura e Produção Textual.Um recorte ipsis litteris: leitura, pesquisa e produção textual a partir do gênero charge. 2013. (Simpósio).

5.
Língua natural e processos de tratamentos e conversões de registros de representação semiótica em matemática. 2013. (Outra).

6.
Qualificação de Projetos de Dissertação. 2013. (Outra).

7.
SILEL - XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Linguagem não verbal nas aulas de língua portuguesa: hora da diversão ou do aprendizado?. 2013. (Seminário).

8.
SILEL - XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística. 2013. (Simpósio).

9.
VII Seminário educação, imaginação e as linguagens artístico-culturais e III circuito de oficina do arte na escola - polo UNESC. 2013. (Seminário).

10.
Efeitos de sentido do discurso do educador sobre as emoções manifestas pelas crianças. 2012. (Outra).

11.
I Jornada Pedagógica 2012 - SINEPE/SC e ANEC/SC. 2012. (Outra).

12.
IV SIMFOP - Simpósio de formação de professores: currículo, escola e conhecimento. 2012. (Simpósio).

13.
IV SIMFOP - Simpósio de formação de professores: currículo, escola e conhecimento.Análise do Discurso e Letramento: relação possível para pensar as práticas de ensino. 2012. (Simpósio).

14.
O discurso feminista e sua relação com a concepção de feminino na Psicanálise. 2012. (Outra).

15.
Seminário de socialização das pesquisas do projeto de alfabetização com letramento: a formação inicial e continuada e trabalho docente nas escolas da rede pública da região sul de Santa Catarina. 2012. (Seminário).

16.
V EDUCS e II Seminário Internacional "Literaturas Africanas, Gênero e Cidadania.Letramento visual e gêneros imagéticos no processo de alfabetização e letramento. 2012. (Seminário).

17.
V EDUCS e II Seminário Internacional "Literaturas Africanas, Gênero e Cidadania. 2012. (Seminário).

18.
V Simpósio Internacional e VIII Fórum Nacional de Educação - Os Desafios da Educação na Pós-modernidade. 2012. (Simpósio).

19.
X CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul.Letramento imagético e material didático: relação possível a partir da perspectiva sócio-histórica de letramento e da análise do discurso. 2012. (Outra).

20.
1º Encontro Sul Catarinense de Psicopedagogos. 2011. (Encontro).

21.
A falta, o excesso e o estranhamento na constituição/interpretação do corpus discursivo. 2011. (Outra).

22.
A leitura crítica e o aporte da análise crítica de gêneros. 2011. (Outra).

23.
Análise do discurso: pesquisa e ensino. 2011. (Oficina).

24.
A prática pedagógica na educação básica: cenários e desafios. 2011. (Outra).

25.
As novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. 2011. (Outra).

26.
Competências finais de egressos de um curso superior tecnológico: análise sob a ótica da linha francesa do discurso. 2011. (Outra).

27.
Encontros e desencontros na dramaturgia do século XiX: um olhar sobre o gênero em Amélia Smith e Casa de Bonecas. 2011. (Outra).

28.
Estética e Política: modos de pensar a cultura. 2011. (Oficina).

29.
Exílio e experiência feminina nas literaturas africanas de língua portuguesa.. 2011. (Outra).

30.
III Simpósio sobre formação de professores: tecnologias e inovação na educação básica.Letrar por meio dos gêneros textuais: por quê?. 2011. (Simpósio).

31.
I Jornada Pedagógica 2011 - SINEPE/SC e ANEC/SC. 2011. (Outra).

32.
Semana de qualificação de projetos. 2011. (Outra).

33.
Simpósio sobre Formação de Professores ? SIMFOP. 2011. (Simpósio).

34.
As estruturas de sentido no horário nobre: análise das personagens Flora e Donatela na telenovela A Favorita sob as perspectivas da classificação das personagens e da semiótica narrativa. 2010. (Outra).

35.
Cartografias dos territórios discursivos. 2010. (Outra).

36.
De despropósitos e peraltagens: a leitura e a escrita literária e os (des)arranjos com as palavras. 2010. (Outra).

37.
Dificuldade de Aprendizagem - Ensinar ou Aprender? Os novos desafios.. 2010. (Oficina).

38.
I Jornada Pedagógica 2010 - SINEPE/SC e ANEC/SC. 2010. (Outra).

39.
Sistemas de avaliação da educação superior e o ENADE. 2010. (Outra).

40.
Avaliação Institucional e ENADE. 2009. (Outra).

41.
Feira do Livro de Criciúma. 2009. (Feira).

42.
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Docência. 2009. (Outra).

43.
I Jornada Pedagógica/administrativa - 2009 - SINEPE/SC e ANEC/SC. 2009. (Outra).

44.
I Seminário de Dificuldades de Aprendizagem - Dislexia em Foco. 2009. (Seminário).

45.
Jornada Pedagógica 2009: Pela excelência na prática docente. 2009. (Outra).

46.
O gênero artigo de opinião do programa Escrevendo o Futuro: estudo de caso. 2009. (Outra).

47.
O gênero e o trabalho com o texto na escola. 2009. (Outra).

48.
VI Encontro Catarinense de Psicopedagogia. 2009. (Encontro).

49.
VI Encontro Catarinense de Psicopedagogia - Oficina do origami: Instrumento de diagnóstico e intervenção psicopedagógica. 2009. (Oficina).

50.
CELSUL - Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul.Gênero Charge no Contexto Escolar: Estratégia para o Ensino da Língua Portuguesa. 2008. (Encontro).

51.
Desenvolvendo Habilidades para a Construção do Vínculo com os Alunos. 2008. (Outra).

52.
Dez anos de proposta curricular se Santa Catarina: desdobramentos e desafios. 2008. (Outra).

53.
III Unisul Contexto: Universalidade do Conhecimento.Dislexia: um problema oculto na sala de aula. 2008. (Seminário).

54.
Investigando práticas de letramento com base na análise crítica do discurso e na linguística sistêmico-funcional. 2008. (Outra).

55.
I SIMELP ? SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA.O gênero charge no contexto escolar: estratégia para a leitura e produção textual. 2008. (Simpósio).

56.
I SIMFOP - Simpósio sobre Formação de Profesores: infâncias e linguagens em debate.Gênero Charge: estratégias para a leitura e produção textual no contexto escolar. 2008. (Simpósio).

57.
V Fórum de Pais e Educadores do Colégio São Bento. 2008. (Encontro).

58.
4º SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.. 2007. (Seminário).

59.
I SINPEL - Seminário Integrado de Pesquisas em Lingüística.O ensino de língua portuguesa por meio de seqüências didáticas estratégicas. 2007. (Seminário).

60.
IV Fórum para educadores e pais "excelência em educação - um desafio atual". 2007. (Outra).

61.
V SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Endino - Teorias Lingüísticas e Ensino: Possibilidades E Limites.Contribuições das seqüências didáticas no ensino de língua portuguesa. 2007. (Seminário).

62.
XVIII CELLIP ? Seminário de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná.O uso da publicidade de estampa como instrumento eficaz no ensino da língua italiana. 2007. (Seminário).

63.
VII Concurso Literário da Academia Criciumense de Letras.Eu preciso de silêncio. 2006. (Outra).

64.
A Literatura Italiana na Contemporaneidade. 2005. (Seminário).

65.
Formação de Professores de Língua Italiana. 2004. (Oficina).

66.
I Seminário Regional APLISC/UNISUL. 2003. (Seminário).

67.
Seminário de apresentação pública de monografias. 2003. (Seminário).

68.
I Concurso Literário. Semana Temática do Curso de Letras.Um sonho sonhador. 2002. (Outra).

69.
II Ciclo de Conferência e Debates - Língua e Ensino. 2002. (Outra).

70.
Semana integrada de artes - UNIARTES. 2002. (Outra).

71.
I Concurso Literário da Academia Criciumense de Letras.Brisa. 2000. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Dienifer Tournier Warmling. Tradução intersemiótica das capas do livro Limite Branco, publicadas entre 1970 e 2014. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Associação Beneficiente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina. Orientador: Cristiane Gonçalves Dagostim.

2.
Arnaldo Raupp Coelho. Análise das capas da revista Placar sob o ponto de vista retórico e semiótico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Faculdade SATC. Orientador: Cristiane Gonçalves Dagostim.

3.
Monique Martins Longaretti. John Mayer em design de superfície: inspirações para padrão de superfície para óculos de sol e suporte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Faculdade SATC. Orientador: Cristiane Gonçalves Dagostim.

4.
Caroline Marenco do Canto. Infografia animada: recurso visual aplicado ao estudo da literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Faculdade SATC. Orientador: Cristiane Gonçalves Dagostim.

5.
Thâmis Regina Ferreira Leandro. Design de superfície para indústria têxtil: da semiótica a Pedro Bandeira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Faculdade SATC. Orientador: Cristiane Gonçalves Dagostim.

6.
Guilherme Laitano. A música no design de superfície de calçados femininos: tradução intersemiótica de letra de músicas para estampas baseadas no movimento Pop Art. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Faculdade SATC. Orientador: Cristiane Gonçalves Dagostim.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ZAPELINI, C. S. M. ; SCHLICKMANN, M. S. P. ; CUSTODIO, R. L. B. ; DAGOSTIM, C. G. . Práticas pedagógicas e alfabetização: desafios contemporâneos. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SCHMIDT, L. L. ; AGUIAR, L. C. ; DAGOSTIM, C. G. ; GRECO, M. T. C. ; FURGHESTTI, M. L. S. ; FERNANDES, R. C. . Alfabetização e Cidadania. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


Corretora de produções textuais: ensino fundamental e médio.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 10:02:56